Em recente post, falei da minha intuição de que, por motivos familiares e, ante a possibilidade de proposta de um grande clube português, o nosso vitorioso Mister acabaria ficando por lá.
Nosso companheiro do blog, José Carlos, conselheiro do Benfica e gerente do Hotel Fênix Lisboa, acaba de me enviar mensagem, a qual respondi.
Divido com vocês o nosso diálogo, na torcida que a minha intuição esteja equivocada.
Amigo, ao ler o seu blog sobre nosso parceiro PATRICIO, e amigo JJ, concordo consigo de ele não voltar, mas nunca por assédio do Porto ou Benfica, e te explico: Benfica não vai mandar embora o Bruno Lage e o campeonato não vai terminar como tal.
Época passada foi campeão e o presidente do Benfica não lhe vai dar um salário de €2,500 bruto por ano, o Porto está sem grana intervencionado pela UEFA com o fair play financeiro, o assunto do JJ, e ele está só no Rio, a família dele está lá, ele sabe que melhor do que época passada do título campeão mundial então, não lhe vai faltar clubes europeus, ele não gosta nunca gostou de ser emigrante, é um grande treinador, um dos melhores para mim, melhor que passou pelo futebol brasileiro, vai ser bravo, amigo.
KLEBER e mais não há mais nenhum portuga igual a ele, JJ só há 1, ele e mais nenhum.
José Carlos
Amigo,
Concordo, em gênero, número e grau. O nosso doce portuga Jorge Jesus, é único.
Tenho por ele apreço, admiração e gratidão. A minha intuição diz que, até em função deste momento louco que vivemos, com o coronavírus infernizando nossas vidas, que o aspecto familiar e os amigos de fé – sem eles não se vive – devem pesar para que o nosso Mister fique na Terrinha. Apenas um palpite. A torcida é para que ele morra treinador do Flamengo.
Espero que tenha me explicado.
Fortíssimo abraço.
Kleber e amigos, o José Carlos( também chamado passarinho), é um ser humano admirável, doce como todo bom Portuga e benfiquista de corpo e alma, como tal, apaixonou-se pelo Flamengo!!! Conselheiro do Benfica, sempre nos dá as “ boas dicas” sem comprometer sua condição de conselheiro. Temos uma amizade de mais de 20 anos e, com certeza, é um dos grandes amigos que cultivo e convivo em Portugal!!! Abraço. Luiz Guilherme Barbosa
Torço para ele continuar no comando técnico, mas assisti o presidente Landim hoje na Fox
Ele quer muito dinheiro. Aumento de 55% e todas as gratificações já existentes. Ao nível da moeda hoje, acho quase impraticável. Nos resta torcer.
Muito obrigado pela Honra e distinção e logo aqui no Blog de um ex Presidente do Flamengo e de grandes e ilustres Rubo Negros.
Obrigado Dr.Kleber Leite e meu especial amigo Dr.Luiz Guilherme.
Abraço meus queridos amigos!
Boa noite !
Ele vai voltar sim e renovar com o Flamengo.
Podem anotar.
SRN
O que JJ viveu no Flamengo até agora impressionou até ele mesmo. Ele já admite não ter mais esperança de dirigir um grande clube grande capaz de lhe permitir ganhar a Premier League.
Todos amamos nossas famílias. Mas também amamos trabalhar. E o esporte é apaixonante. É muito difícil se montar times como esse do Flamengo capaz de emendar um título após outro. Não tenho dúvidas que JJ sabe disso. É a chance que ele esperava para ganhar muitos títulos internacionais. Em Portugal só se fala em JJ e Flamengo. Ele nunca viveu isso de forma tão intensa. Acredito que isso vai pesar na sua decisão.
Amigos,se êle fêz uma proposta ao FLA,com aumento de 55%,como dizem,há uma manifesta vontade de renovar,ou,o que êle pede é para a direção do FLAMENGO não aceitar.
Continuo com a “enquete”,quem seria o substituto ? Egon,votou Gallardo.
Abs.
Ainda que o Flamengo não tenha condições financeiras de chegar aos números que Jorge Jesus peça, e dizem que ele pede 7 milhões de euros por ano e o flamengo oferece 6 milhões de euros por ano, acredito não ser esse o problema.
Se Benfica e Porto não podem lhe dar um salário de 2,5 milhões por ano, significa que já estamos oferecendo mais do que o dobro para ele ficar. E ficar para ser treinador de um time que tem tudo para ser protagonista o ano inteiro e em todas as competições do continente.
Será que o coronavírus foi capaz de mexer com o emocional do doce portuga? Eu o vi se emocionar quando anunciou seu “contágio” e o vi se emocionar novamente, quando anunciou o seu “não contágio”.
Não é fácil passar por isso sozinho. Então creio que a saudade de casa, dos amigos e da família pode pesar, muito mais do que o dinheiro.
E se isso acontecer, entenderei perfeitamente.
O Flamengo pretende dar férias ao seu elenco de 1 de abril a 20 de abril , imagino que isso dê forças para JJ seguir seu trabalho.
Recarregar suas energias, rever toda a família, matar as saudades, pode nos ser favorável à renovação.
Por outro lado e não menos importante, o Flamengo perdeu 20 milhões de reais por ano com a saída de 2 patrocinadores.
No ano passado o BS2 repassou ao Flamengo 17 milhões de reais. Já o Azeite Royal repassou 3 milhões de reais.
Seja qual for o valor que JJ assinará com o Flamengo, é muito maior que 20 milhões de reais por ano, e isso, nos dias de hoje, faz com que o Flamengo tenha um menor fluxo de caixa para oferecer ao doce portuga.
Isso sem contar com os 18 milhões a menos pelo carioquinha.
A Amazon pode assinar e ajudar a reverter tudo isso. Mas ainda não o fez.
A soma desses dinheiro representa apenas 4% do que foi arrecadado em 2019. Ainda assim faz muita diferença, porque todo orçamento é cíclico.
Como não sabemos se o Flamengo vai arrecadar mais com o ciclo de entrada de dinheiro para 2020, é melhor prevenir do que remediar.
Só para dar alguns exemplos:
1 – Hoje o plano de sócio torcedor mostra 117.776 sócios. Já tivemos 151.000.
Por baixo perdemos anualmente 22 milhões de reais.
2 – Esse ano, excepcionalmente, o Flamengo vinha tendo lucro real com a bilheteria do carioca. Pouco mais de 1 milhão até a paralisação.
Mas no ano passado faturamos 40 milhões em bilheteria em toda a temporada.
Será que teremos 36 jogos em casa na temporada como ano passado para alcançar no mínimo, os mesmo 40 milhões de bilheteria?
3 – Se o calendário mudar e tiver menos datas que o ano passado, obviamente o Flamengo e todos os outros times, vão receber menos por direitos de tv e de premiação. Poucas datas, passa a ser menos interessante aos patrocinadores.
Todas essas incógnitas fazem com que o Flamengo não possa esticar a corda para contratar Jorge Jesus pelo dinheiro que o portuga pede.
Mas se o caos financeiro se estabelecer para os clubes brasileiro , o Flamengo tende a ter vantagem. Pouquíssimos clubes terão acesso a linhas de crédito tão baratas quanto aos que o Flamengo utiliza.
Em resumo da ópera doce Kleber, e ainda que tenhamos uma visão transparente das finanças do Flamengo, ainda é muito , muito , muito cedo para definir quais estratégias e caminhos vão ser tomados.
Abraçosssss
Anderson, você disse que já perdemos 20 milhões de patrocínio. O Azeite se pirulitou, nenhuma novidade pelo histórico deles, entramos nessa fria não por falta de avisos.
Mas, a Bs2 já saiu antes da Amazon assinar? E a possibilidade de eles ocuparem a manga, não existe mais?
Abraços
Fernando amigo, o Flamengo ofereceu a manga e o calção.
A manga já estava vaga e o calção ficou vago por conta da saída do azeite.
Creio eu, que o azeite não vai ficar. Nem na manga e nem no calção. Não vão ficar porque alegam que essa crise causada pelo corona vírus prejudicou seus negócios.
Agora para a Amazon assinar, o BS2 tem que sair como patrocinador master.
Não sei dizer se há como fazer um negócio casado do tipo, sai um hoje e entra outro uma hora depois.
Mas nos corredores da Gávea, todos afirmam que a Amazon não deve furar. Vai assinar.
Aguardemos !
Esta faltando INTELIGENCIA a muitos profissionais, e podem ajudar a quebrar a suas fontes de renda e em alguns casos FONTE DE FORTUNA para ELES.
Esse não é o momento de técnicos, jogadores ou profissionais do futebol ou ainda de empresas de shows e EVENTOS SEJAM ELES, ESPORTIVOS OU NAO endurecerem e serem inflexíveis em relação aos seus salários, se forem os resultados serão DEVASTADORES PARA ELES TAMBEM.
Ouvi notícias que os CLUBES estão tentando renegociar com seus atletas um pouco de FLEXIBILIDADE no valor que recebem mensalmente durante esse período de CRISE MUNDIAL, e pasmem dizem que todos estão negando as tentativas dos clubes nesses reajustes. Agindo assim eles estarão agindo de forma burra pois irão matar a galinha dos ovos de ouro deles. Continuarão ganhando muito nesses próximos MESES para inevitavelmente ganharem infinitamente MEBSO LOGO, LOGO, pois os ESPORTES de forma geral irão quebrar, com pouquíssimas excursões como o UFC que provavelmente sofrerá um menor impacto.
Tudas as atividade que tem no PUBLICO a sua fonte de renda e também como coadjuvantes imprescindíveis no ESPETACULO passarao por uma PANDEMIA FINANCEIRA talvez se tornem um dos segmentos mais criticos nos proximos ANOS.
O que o Flamengo se propõe a pagar ao JJ já é uma fortuna em tempos normais, no cenário atual é FUTURO especialmente então. Se o JJ abrir mao de TUDO que somente o Flamengo proporcionou e poderá proporcionar a ele nesse ano e talvez no próximo, então é vida que segue ….
E momento de FLEXIBILIDADE e adaptabilidade de TODOS, serão meses e talvez ANOS. Quem não for flexível quebrará a cara e financeiramente.
A NATUREZA nos ensina que os SERES E ESPECIES que possuem a melhor e mais rápida capacidade de se adaptarem SOBREVIVEM e são os vitoriosos, os que demoram para ler as mudanças ambientais desaparecem. Isso tem tudo a ver com o momento esse vírus microscópico fara uma seleção econômica, ele irá IMPOR ADAPTACAO.
Quem for inflexível será massacrado pelos efeitos caóticos do POS-VIRUS. O futebol correrá o risco de perder espaço para alguns outros esportes, a concorrência já existia e se aventuraram.
Espero que o VIRUS do EGOISMO não destrua instituições CENTENARIAS como alguns entidades esportivas.
O covid-19 redesenhou o mundo, especialmente no aspecto humano, social e economico o que estamos vendo diariamente é o ESBOÇO daquilo que se tornará e nos tornaremos, forçosamente, queiramos ou não.
Temos que RELER nossa realidade, pois a pandemia a esta REESCREVENDO. Não sejamos analfabetos nessa leitura de NOSSA NOVA REALIDADE.
Todos os profissionais e pessoas tem que reavaliar suas ESPECTATIVAS. NOVOS CENARIOS exigem NOVAS ESPECTATIVAS.
No futebol e em se tratando de aumentos e reajustes não pode haver ganância. O Flamengo tem que fazer o que for melhor para sua READAPTACAO ao caos pos-pandemia ( que ninguém sabe quando e como acabara ).
O FLAMENGO deve traçar cenarios OTIMISTA E PESSIMISTA ou ainda REALISTA.
Um cenário OTIMISTA seria;
– A pandemia durar poucos meses e haver realização do Brasileirão, Copa do Brasil, LibertadoresMundial esse ano.
Nesse caso a renda bruta do Flamengo não cairia tanto
Um cenário PESSIMISTA ou talvez REALISTA seria ;
– Não haver realizacao de campeonato brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e MUNDIAL ese ano.
Nesse caso haverá uma que brutal na renda e provavelmente com a descapitalizacao a necessidade de venda de MUITOS ATIVOS DO CLUBE.
No meu ponto de vista eu veja o Flamengo e Palmeiras como as DUAS situações mais críticas no segundo cenário pois fizeram os investimentos mais milionários traçados prevê do um cenario REGULAR NAS COMPETICOES e poderão ter que amargar um cenario TOTALMENTR IRREGULAR e INCERTO. Cenario no qual as unicas certezas seria as CONTAS E SALARIO A PAGAR.
Não é hora de falar em AUMENTOS e sim de cautela.
Na verdade AUMENTO nesse momento somente se for do planejamento ou da cautela.
Caro Anderson e amigos,
Comigo está tudo bem, busquei minha mãe que agora está em casa comigo
Quanto ao nosso treinador acho no momento impossível fazer uma previsão, ninguém sabe quanto tempo e como vai acabar tudo isso
A única certeza é de que o mundo nunca mais será o mesmo
Abraços Radamés.
Mande um bjo a senhora sua mãe.
Logo tudo passa!
Conjecturas e mais conjecturas… o tabuleiro do mundo mudou! Se existem dois países que precisarão rever TUDO (gastos, empregos, salários, etc.) na Europa são Espanha e Itália. A Espanha saiu cambaleante da crise mundial de 2008 de onde arrastou Portugal consigo. Até agora a terrinha vem navegando bem nessas águas turbulentas atuais (desculpem o trocadilho, foi inevitável) mas as perspectivas não são boas. Clubes e pessoas terão de rever seus conceitos e o que era ontem realidade, passará a ser um sonho para o futuro. Até lá (o futuro) que pode ser semana que vem, mês que vem ou sabe-se lá quando, só nos resta esperar. E para nosso Mister pode valer o ditado: “mais vale o pouco certo ao muito duvidoso…” . Mas há um ponto que o Kleber tocou que é absolutamente imponderável: o MEDO de ter sido infectado, de morrer (“isola”) sozinho e longe de casa pode mudar tudo! SRN
@PVC
A crise do coronavírus e a aparente supremacia do Flamengo poderiam fazer dirigentes oportunistas gritarem a favor do mata-mata. Especialmente pela informação de que a CBF pretende concluir todos os torneios paralisados antes de iniciar o Brasileirão. Mas os 32 presidentes reunidos por teleconferência na quinta-feira (26) unanimemente optaram pela manutenção da fórmula do turno e returno e pontos corridos.
A decisão se baseou em razões técnicas e, principalmente, econômicas. Manter os pontos corridos significará manter as 38 rodadas e, portanto, o mesmo contrato de televisão. Também o mesmo acordo com os patrocinadores.
Enquanto passamos os últimos 17 anos debatendo “eu gosto dos pontos corridos” x “eu prefiro o mata-mata”, desta vez os dirigentes parecem ter entendido que há vantagens inestimáveis no turno e returno. As datas, o número de jogos garantido, os contratos de pay-per-view mantidos, porque o torcedor do Vasco, mesmo brigando contra o rebaixamento, vai querer ver seu time, em vez do jogo do título do rival. É um exemplo hipotético.
Além disso, o formato do Brasileirão ainda não facilitou a hegemonia de nenhum clube. Em 2012, o Fluminense foi campeão pela segunda vez em três anos, ao vencer o Palmeiras e deixá-lo a uma rodada do rebaixamento. Em 2018, o Palmeiras foi campeão brasileiro pela segunda vez em três anos e o Fluminense salvou-se do descenso na última rodada.
Ainda pode acontecer muita coisa, se a pandemia persistir até agosto, setembro ou outubro. Bate três vezes na madeira. Mas, neste momento, os pontos corridos saíram vitoriosos.
————————————-
Tendo isso posto, acabam-se as teorias de conspiração.
Kleber e amigos
A minha intuição e que o nosso Portuga não volta. Ou melhor, volta para apenas pegar seus pertences e despedidas. A questão financeira também pesa, mas ficará em plano de fundo. Ou seja, em segundo plano. Se confirmado será uma tragédia nas proporções do coronavirus. E pensar que teremos que contratar um treinador Brasileiro dá até enjoo. Pois, nesse momento, trazer um treinador estrangeiro será muito complicado, porque os profissionais de fora vão querer ficar com seus familiares por perto, ainda mais quando descobrir que o Presidente do Brasil é um insano, pois não tem respeito algum pela vida das pessoas.
Tomara que nosso fique pelo menos mais uns 20 anos.
SRN
O covid-FINANCEIRO BRASILEIRO e sua contaminação PANDEMICA no BRASIL.
O velhinho, POBREZINBO, enfraquecido e vulneravel SISTEMA FINANCEIRO brasileiro recebeu imediatamente o seu REPIRADOR DE 1 TRILHAO E 200 BILHOES de reais, retirados do dinheiro dos impostos do POVO brasileiro. Como forma de agradecimento imediatamente AUMENTARAM as TAXAS DE JUROS para ajudar a ASFIXIAR O POVO BRASILEIRO, a economia brasileira e a todos.
Talvez a maior ameaça a economia brasileira vira justamente do SISTEMA FINANCEIRO e de seus JUROS MORTAIS. Falam muito sobre o grande impacto do fato da populacao nao estar nas ruas trabalhando, porem a HIPER INFLACAO DAS TAXAS DE JUROS poderá ser a VERDADEIRA e SILENCIOSA ameaça para TODO O BRASIL em especial o pobre.
Muito se tem mostrado a taxa de crescimento e o grande problema advindos dos picos do surto de covid-19. E tem se esquecido da apocalíptica CURVA DE CRESCIMENTO DOS JUROS.
E dizem que falta dinheiro para comprar RESPIRADORES de 11 mil reais para o POVO EM GERAL que irá precisar para não MORRER durante, antes, depois e sempre mesmo depois dessa pandemia. Cada acento do estádio de Brasília custou aproximadamente 11 mil reais, façam as CONTAS de quantos acentos tem o SUPER UTILIZADO e lucrativo estádio de Brasília com seus eventos nacionais e mundiais diários e verão quantos respiradores poderiam ser comprados com o que foi gasto lá.
Talvez o respirador mais CARO e DECISIVO tenha sido destinado ao paciente errado.
O apocalipse BRASILEIRO parece ter sido anunciado com o som de uma trombeta de 1 trilhão e 200 bilhões.
Ser a que liberamos o NOSSO CAVALHEIRO do nosso APOCALIPSE sobre um cavalo de 1 trilhão e 200 bilhões e com uma espada de fogo de JUROS ?
Renato Maurício Prado é um gênio!
Não deixem de ler e, aos com mais de 60 anos como eu, que segurem as lágrimas:
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/renato-mauricio-prado/2020/03/29/na-quarentena-o-duelo-do-fla-81-x-19.htm