Após o jogo contra o América Mineiro, em que a vitória era fundamental para uma definitiva aproximação aos líderes do Brasileirão, que tropeçaram no sábado, o nosso time entrou em campo com apenas dois jogadores titulares, fato que gerou contundentes críticas a Renato Gaúcho.
Os comentaristas mais severos continuam não perdoando Renato e, reviveram o seguinte – contundente – depoimento de Jorge Jesus:
Nosso profundo observador dos temas rubro-negros, Anderson Santos, no seguinte comentário – curto, pragmático e indagativo – levanta a bola para inevitável discussão:
O prato está na mesa. Estamos diante de duas estratégias distintas. Uma defendida e colocada em prática com sucesso por Jorge Jesus, e a outra, em que, sem sucesso, Renato implantou no Grêmio e agora repete no Flamengo.
Vou começar. De cara, entrar em campo em um jogo importantíssimo com apenas dois titulares deixa de ser uma decisão isolada do treinador. O tema é institucional e, como tal, tem que passar por aqueles responsáveis pelo futebol do Flamengo, ou seja, vice de futebol e presidente do clube.
O argumento apresentado por Renato, afirmando que por ter muitas opções torna-se necessário o rodízio, pode fazer um certo sentido. Só que houve um exagero. Uma coisa é se poupar por motivo médico este ou aquele jogador. A outra é colocar em campo quase que um time inteiro reserva.
O Flamengo, com todo respeito a quem pensa diferente, só afirma sua superioridade sobre todos os demais times pelo fato de ter dois jogadores excepcionais na criação. Sem Éverton Ribeiro e Arrascaeta, o nosso time fica do tamanho de Atlético-MG e Palmeiras. Como Arrascaeta não poderia jogar, julgo ter sido um grande equívoco Éverton Ribeiro ter sido poupado.
Além disso, há o lado psicológico. Quando um time quase que totalmente reserva é colocado em campo, a sensação que fica no ar para todos é a de que o jogo tem, na melhor das hipóteses, importância relativa…
Em síntese, deixando o caminho aberto para meus amigos e companheiros comentarem, estou muito mais para o que prega nosso doce e inesquecível Portuga. Em campeonato pra valer, que vale um tri inédito, poupar só por absoluta necessidade.
Agora é com vocês…
Anderson,
Parabéns por suas colocações, além de mais que pertinentes, são incontestáveis.
Kleber,
Sou a favor de poupar ou preservar aqueles atletas que não se encontram em boas condições oferecendo risco de contusões.
Mas, sou completamente contra vc desfigurar o time é acima de tudo não dar a devida importância a um Tricampeonato inédito.
O Brasileiro é a única competição em que normalmente o melhor vence, no mata mata tudo pode acontecer.
Acho que no jogo de ontem assim como no jogo anterior a direção não conseguiu transmitir ao grupo o quanto era importante aquelas partidas, o time atuou sem vibração, não passou emoção
Abraço
Acompanho integralmente o Rada
Vou me encaixar no pé desse tema. Rada , Octavio e eu…
Estamos falado de uma situação absolutamente reincidente. De um treinador que adota esse expediente desde muito. Ninguém pode esquecer das suas escolhas quando estava no Fluminense.
“Vamos passear no Brasileiro e levantar a Libertadores”…
Perdeu a decisão pra LDU no Maracanã e por pouco não caiu no Brasileiro…
No Grêmio, foi tema de inúmeros debates sobre não priorizar o campeonato nacional.
Resultado! Nunca venceu nenhum…
Correndo atrás do Galo como estamos, muita sacanagem a escolha do fanfarrão em poupar… até o goleiro.
Portanto, a direção deveria colocar em pratos limpos, o que significa a importância das três competições para o clube.
Caso haja algum asterisco por parte do Renato, a porta que entrou é a mesma que deve sair…
Fiquei muito puto ontem com as “desculpas” do fanfarrão. Como se a gente não conhecesse sua cabeça.
Acompanho o relator e competente e simpático Radamés!
SRN
Nosso Anderson bateu na tecla, o mister Jorge Jesus teve química com FLA e o FLA com ele, que é um excelente treinador, taticamente é top, respira futebol nos poros, pensa futebol 24 horas por dia, é o único, na minha opinião, que dá títulos ao Flamengo.
Ele ganhou Brasileirão e Libertadores e não descansava 8 jogadores titulares, agora, com resultado feito, descansava os jogadores que ele via que precisava, não é como o Renato, que até David Luiz, que chegou agora, nem o convocou.
Enfim, é o único treinador nestes últimos anos que põe o Fla a jogar bem, a marcar golos e sofrer menos golos, se não corrermos atrás ainda vai parar a concorrência, se lembrem a Leda vem aí como presidente do Palmeiras e lá a grana não é problema.
Caro Xico,
Eu não sei qual a possibilidade de trazer Jorge Jesus de volta.
Acho pouco provável, que nesse momento, ele venha para o Flamengo ou qualquer outro time da América do Sul.
Isto posto, se houvesse qualquer chance, pagaria a fortuna que fosse, para trazê-lo.
Nem Renato e nem qualquer treinador brasileiro está a altura desse elenco do Flamengo.
Problema maior nem é poupar ou não poupar.
Problema do Renato é que ele não sabe treinar. Quanto mais treina, pior o time fica.
Pegue qualquer jogo do JJ, depois que o time engrenou, assista o VT e compare com o Flamengo do Renato, do Ceni, do Domenec…
Dá tristeza…
É óbvio que time titular não se poupa, a não ser em algum caso de contusão.Jogador se cansa de quê? Alguém aqui deixa de matar um leão por dia? Com a diferença: não ganha e nem tem os mimos e conforto dos atletas. Se fosse pra poupar alguns jogadores, e não era, que fizesse contra o Grêmio, pois o resultado era por demais vantajoso.Que Renato entenda que Flamengo não é Grêmio. Aqui o lema é Vencer, Vencer e Vencer!
Do alto da minha soberba, (sim, porque aqui no blog, quando se tem opinião diferente da mimizada, que acha que todo jogo há que de dar espetáculo e goleadas independente de quem seja o adversário ou as condições que o Flamengo tenha para disputar um jogo, isso é soberba).
Especificamente nessa semana, eu concordo com a decisão do Renato e da diretoria em poupar jogadores.
Sim, porque eu não acredito que uma decisão dessas, possa passar exclusivamente pela cabeça e o prazer do treinador!
Para começar, poupar não é bem a palavra certa a ser empregada nessas condições. Ou eu e toda a torcida, INCLUSIVE TODOS, acreditemos piamente na comissão médica, ou que tragamos provas do mal exercício empregado neste departamento.
Vou pinçar aqui, uma fração do texto do Kleber:
”Só que houve um exagero. Uma coisa é se poupar por motivo médico este ou aquele jogador. A outra é colocar em campo quase que um time inteiro reserva.”
Então vamos aos fatos:
Diego Alves, Isla, Gabigol, Everton Ribeiro, segundo a fisiologia do clube, com enorme probabilidade de lesões devido a desgastes graças ao excesso de minutagem.
NÃO É MOTIVO MÉDICO?
Vamos nos prender por hora, a esses quatro titulares:
Diego Alves é o segundo em minutagem com 3195 minutos
Everton Ribeiro, é o quinto, com 2479 minutos
Gabigol, é o oitavo, com 2431 minutos
Isla é o décimo primeiro, com 2022 minutos
Mas não podemos esquecer, que esses são os números do Flamengo. Há que se computar os jogos desses jogadores feitos pelas suas seleções, e inclusive, acrescentar nessa lista Arrascaeta e Piris da Motta.
Com esses dados que eu venho colhendo desde o início da temporada, mais a informação do departamento médico AFIRMANDO o possível risco de desgaste e lesões, eu pergunto:
QUEM VAI ARRISCAR A COLOCAR 4 TITULARES NUM JOGO ANTES DE UMA SEMIFINAL DE LIBERTADORES?
Ao contrário do que pensa a Fla-Mimizada, o Flamengo tem em toda a sua história APENAS DUAS participações em Final de Libertadores. Portanto, o jogo de ontem é sim muito importante para quem quer disputar o título nacional, mas o jogo de quarta feira é INFINITAMENTE MAIOR!
O Boca Juniors, tem 11 participações. O Peñarol tem 10. O São Paulo e o River têm 6 cada. Palmeiras e Grêmio têm 5 cada. E o Flamengo dessa mimizada tem DUAS PARTICIPAÇÕES!
Um empate com o América- MG é ruim. Uma desclassificação para o Barcelona é uma tragédia! Todo cuidado é pouco para quem já teve inúmeras decepções em Libertadores. E o jogo da próxima quarta-feira, pode nos abrir uma porta para a história, que é disputar duas finais de Libertadores em 3 anos. Algo que nem Zico conseguiu!
Então, na minha opinião Renato e a diretoria acertaram na tomada de decisão.
Agora vamos aos outros titulares:
Rodrigo Caio, suspenso.
David Luiz se recondicionando, pois não joga desde de maio.
Filipe Luiz e Arrascaeta voltando de lesão.
William Arão que tem a maior minutagem do elenco (3389 minutos) jogou, BH jogou até para que possa melhorar o seu ritmo de jogo.
Falta o último titular. Diego Ribas também voltando de lesão, Thiago Maia e Andreas jogaram.
Aí eu pergunto mimizada: Quem de fato o Renato poupou?
Tendo isso posto, e muito bem posto, onde de fato o Renato errou?
Errou porque o time está nitidamente mal treinado, mal montado. Ontem podemos ver que Renato pergunta ao Renê se está com a perna boa, e o jogador diz que pelo seu setor está complicado.
Pois Renato não fez absolutamente NADA para atenuar o setor esquerdo do Flamengo, até que na última bola, Renê, cansado, exausto, morto, também voltando de lesão, tomou a decisão errada de driblar e acabou acarretando no gol de empate.
Nosso time agora não pressiona a saída de bola do adversário, não sai bem jogando, tem um meio campo totalmente espaçado e estamos refém, de ser um time que joga pelo contra ataque. O Trabalho de Renato vem piorando a cada jogo!
Mas a Fla Mimizada não pode reclamar, pois bem perto de 90% dos frequentadores desse blog imploraram de joelhos a contratação do Renato.
E ainda que o Renato estivesse descartando o Brasileiro, o que ele de fato não está, já não era sabedor de todos, que é nesse expediente que o Renato trabalhou por 5 longos anos no Grêmio?
Será que já acabou o encanto pelo Renato? Em tão pouco tempo?
Parafraseando o Renato:
‘’ É como eu sempre digo’’ Tem uns que assistem futebol, outros ENXERGAM o futebol!
E só para terminar:
Priorizar a LIBERTADORES, não significa descartar o BRASILEIRO !
Difícil discordar desse texto do Anderson, tão embasado em números e riquíssimo em argumentos.
Vou pegar uma outra diagonal, que é o GRUPO que o Flamengo montou para 2021. Sim, essa era uma questão que a maioria de nós reclamávamos tanto. O grupo de 2019 era bem inferior à esse atual. Talvez até por isso, o Jorge Jesus não fizesse rodízio.
Na Europa, onde o Jorge Jesus é um treinador de médio para pequeno porte, é muito comum o rodízio de jogadores, principalmente em times poderosos, com grandes elencos. O Flamengo contratou, montou um elenco superior aqui na America do Sul – e acho completamente aceitável usar desse expediente.
Em 2019 – ainda com um elenco em construção – ganhamos praticamente tudo com o Jorge Jesus (com exceção da Copa do Brasil, que fomos desclassificados pelo Athletico PR). Foi um momento mágico para todos nós, que saímos de um jejum de títulos absurdo. Poderíamos ter sido Campeões Mundiais. Perdemos porque não tínhamos um bom grupo. Tínhamos um excelente time titular, que chegou destruído fisicamente naquela final contra o Liverpool – justamente por não ter a possibilidade do rodízio.
Tínhamos um jogo às 11:00 com um sol daqueles, 24 horas depois o time estaria embarcando para o Equador, para decidir a vaga numa final de Libertadores. Fora isso, estamos na semifinal de Copa do Brasil e a disputa pelo Campeonato Brasileiro está aberta (acho que faltam uns 18 ou 19 jogos para a gente).
Pelo amor de Deus…que destempero é esse?
Está tudo certo, tudo dentro do planejado para quem está disputando 3 competições e sendo dizimado por convocações inoportunas de seleções sul-americanas.
Em relação ao jogo de ontem, podemos divergir de um ou outro jogador que tenha sido escalado. Eu prefiro o Ramón ao Renê – e teria ido com ele no jogo de ontem, mas não é nenhum absurdo a decisão pelo Renê, para defender a principal jogada do nosso adversário com o Ademir. De uma forma geral, era o time correto – e MUITO SUPERIOR ao adversário.
Já falamos tudo sobre essa partida no post de ontem, não vou ficar chovendo no molhado. O assunto aqui é a discussão sobre o rodízio no elenco.
Para o jogo de quarta, vamos completos. Flamengo chega forte para a disputa (já bem encaminhada) da vaga na final da Libertadores da America. Nossa terceira final – e se Deus quiser, nosso tricampeonato mais valioso.
Em relação aos detratores do Renato, faz parte. Ninguém é uma unanimidade. Acho que o time está oscilando um pouco mesmo, mas ainda assim os números são ótimos.
18 jogos (14V / 2D / 2E)
52 gols feitos
13 gols tomados
Tem alguém com saudades do Ceni ou do Dome?
S.R.N.8
Amigo Penna, vou tbm pinçar só uma fração do seu texto para o diálogo, ok ?
” Na Europa, onde o Jorge Jesus é um treinador de médio para pequeno porte, é muito comum o rodízio de jogadores, principalmente em times poderosos, com grandes elencos.”
Você não pode esquecer que Rafinha, Filipe Luiz, Gérson e Pablo Marí vieram da Europa em julho!!!!
E o amigo, saberia me dizer porque estou fazendo essa ressalva ?
Anderson e Marcello, 2 grandes craques dos comentários desse blog, estou totalmente no time de vcs! O comentário que escrevi no post anterior tem exatamente a mesma linha, a galera cai muito fácil em pilha errada! A primeira vez que o time joga assim e já afirmam que o treinador está largando o brasileiro? Por causa de um empate? O nosso “grande” rival conseguiu apenas UM PONTO a mais do que nós nos últimos 5 jogos e já o tratam como invencível… o Flamengo vai crescer no Brasileiro e ainda vai levar o TRI nem que seja no Photochart, como ano passado, mas vai. Há metodologia sendo empregada, ninguém está tirando ideias do ouvido (ou de outros orifícios não cabíveis de menção) para gerir o elenco. Há muitos fatores sendo claramente desconsiderados por essa ala mimimi que até dá razão a quem diz que começaram a torcer em 2019…
Em outro jogo recente do Brasileiro, não me lembro qual (o nosso amigo Robert certamente acharia essa informação facilmente), eu postei aqui que estavam criticando o Renato por estar abandonando o Brasileiro por ter poupado jogadores. Sabem quantos foram POUPADOS de fato? ZERO. NENHUM. Todos lesionados, suspensos etc. Que poupança é essa?
Como escrevi ontem, não sou pró-Renato (nem sequer treinadores brasileiros, qualquer que seja o nome) e nem fiquei “renatizado” (em tempo: com o perdão a quem se sentir ofendido, mas acho isso constrangedor, para ficar num termo ameno), mas se há algo que sempre busco na minha vida é ser justo. Fiquei revoltado com o empate daquele jeito e com o “jogador profissional” envolvido no lance? Sim, é óbvio! Sou torcedor também, igualzinho a todos os outros. Mas isso não me dá (e nem deveria dar a ninguém) o direito de ser injusto. E, como o Anderson já provou, nenhum jogador foi propriamente “poupado” da partida para descansar pura e simplesmente. Jogador de futebol não é robozinho e nem futebol é vídeo-game. Parece que nem de Championship Manager esse povo que acha isso entende de verdade…
Eu acredito num jogo difícil amanhã, mas que o Flamengo vai para a final da Libertadores. Também acho que passará pelo Ghenérico-PR na CB e acredito sim, muito, que o Flamengo ainda vai beliscar essa tríplice coroa!
Parabéns pelo alto nível do debate e vamos torcer que é o que vale! Deixa a crise pros carentes de audiência da TV e YouTube…
SRN8!
Sou ruim no jogo de adivinhar, mas acho que foi porque estavam em início de temporada – enquanto nós na metade.
De qualquer forma, parte desses aí vieram porque não tinham uma proposta para a nova temporada na Europa. Rafinha e Filipe foi um processo de convencimento de mais de 6 meses.
O que aconteceu em 2019 foi um encantamento completo. Técnico, torcida, jogadores e até imprensa. O Flamengo promoveu uma nuvem de alegria contagiante, jogando um futebol de compactação que ainda não tinha sido visto no Brasil.
Depois disso, sabe o que aconteceu? Todo mundo aprendeu um pouco com aquilo, o Mister se mandou e veio uma pandemia mudando tudo.
E cá estamos, com o Renato Gaúcho, disputando 3 campeonatos importantíssimos.
S.R.N.8
Bem embasado pela fala do mauro Cezar no posse
De bola Anderson
É por isso que não devemos esquecer o que chamamos de FONTE…
Caso haja. Claro!
O problema, nesse caso especificamente, não foi colocar o time reserva. Nosso time reserva, em nomes, só perde (um pouco) para os titulares do Atlético. O problema é que o time foi mal treinado.
Ai ai, Sr.Santos…
“Priorizar a LIBERTADORES, não significa descartar o BRASILEIRO!”
Diego Alves está cansado de que?
Acho que ainda não te apresentaram Renato Gaúcho e suas escolhas…
A brincadeira dele no domingo, nos tirou a oportunidade de depender apenas de nós contra o Galo.
Sabe o motivo? Enfrentar um Barcelona paraguaio, em que temos todos os resultados a favor. Derrota, vitória e empate…
Se fizermos apenas um, os caras vão ter que fazer quatro…
Aquele imbecil fanfarrão poupou nove jogadores contra o América, em nome desse joguinho em que temos todas as vantagens…
Vamos combinar! Sabemos que o nome do esporte é futebol, mas perder a vaga na final da Libertadores pra Barcelona da Rua da Alfândega, é melhor morar por lá e nem voltar pro Brasil…
No papel, o time do Flamengo ontem era excelente. Dos jogadores usados, todos seriam titulares em 90% dos times do Brasil. A pobreza do jogo praticado foi o pior de tudo. Estamos focando no ponto errado. Problema não é poupar, mas sim não ter capacidade de jogar dignamente.
Henrique
Então, O problema não são dos jogadores e sim do técnico.
Bingo!
Vou reproduzir o texto do jornalista Cahe Mota da Globo.com
“Uma mentira contada mil vezes continua sendo uma mentira. É importante prestar a atenção. Os “cortes de respostas” que estão tão em moda muitas vezes têm exatamente como objetivo induzir ao erro de interpretação. Não é à toa que o “Flamengo ideal” só entrou em campo oito vezes e quase todas na reta final da temporada de 2019 👨🏽💻✍🏽.
..
A resposta completa do Mister se assemelha muito a que o Renato deu sobre os jogadores que foram “poupados”. E é sempre bom lembrar: o Mister conduziu a reta final de 2019 com uma competição a menos 😉.
..
O debate sobre poupar ou não poupar é válido e democrático. Só que é preciso ter subsídio e ser fiel aos fatos. Fugir da verdade para defender teorias não vale no jogo!”
Prezados
deixo aqui uma pergunta no AR
se o doce Portuga, tivesse no banco Michael, Pedro , Andreas, Thiago Mais , será que não teríamos um revezamento maior?
Idep, Amigo
Não. É perfil do mister não poupar toda hora. Poupar até dar para entender, o problema é poupar oito titulares. Quer poupar? poupe dois, três. Agora, oito é demais. O atletico Mg joga amanhã e só poupou dois e um entrou no segundo tempo do jogo contra o SP. Quando se forma um grande elenco a ideia é ter reservas a altura e não um time titular e outro reserva.
abraço
Acho Renato um bom tecnico, torci para ser contratado, mas discordo de poupar 8 jogadores, depois de perder dentro Maracanã para o grémio também poupando. Diferente de muitos, poupar em futebol visando outra disputa, não é nom negócio. Eu abro mão do brasileiro, titulo máximo no país e disputo para ver se vou à final da libertadores. Daí espero 30 dias para disputar o titulo da libertadores. Pelo menos combinaram com os dois adversarios que iamos poupar para vencer a libertadores? Se perdemos como fica nossa “poupança “? Muito abstrato esse pensamento. Renato fez com que time melhorasse , mas não pode mandar em tudo. Pior que quem conhece o clube la dentro, sabe que vão aceitar, até que venha o revés.
Perfeito, Anderson.
Apenas acrescento: em 2019, JJ não tinha no elenco metade da qualidade de que dispõe o Renight.
Por isso acho que o discurso do Doce Portuga não se aplica em 2021.
De novo: para comparar épocas diferentes, devemos contextualizar.
Só pra lembrar a quem já esqueceu: imaginem se fosse o Pedro – e não o Lincoln – naquela bola no final da prorrogação contra o Liverpool???
P.S1) Ainda não joguei a toalha pelo Tricampeonato do Brasileiro inédito.
P.S2) Plena confiança em nossa classificação na quarta. Um golzinho do Gabigol lá já obriga o (fraco) time equatoriano a fazer 4.
SRN!!!!
Kleber
O grande problema é que a contratação do Renato foi politica e não por capacidade técnica e tática. Aliás, esses atributos ele nunca possuiu. Renato significa um atraso, atraso em gestão de grupo, pois é gerenciador de panelinhas de veteranos. Além disso é um técnico que beira ao ridículo em termos táticos. Digo e repito nosso time desde que saiu o mister JJ só ganha jogos pela individualidades de Arrascaeta, Bruno Henrique, Gabigol e ás vezes Everton Ribeiro. Nosso coletivo é horroroso, pavoroso. O Fortaleza com um time mediano tem um futebol coletivo muito melhor que o nosso. Repito: COLETIVO, não individualidades. Ao contrário do que diz o inscrito do blog Anderson Santos que coloca todos na mesma panela. Nunca vir aqui no blog unanimidade em relação ao Renato mídia gaúcho. Aliás, nem o mister tinha unanimidade. Até o Kleber foi contra a contratação dele à época. No entanto, logo depois com o trabalho dele quase todos nós viramos Mister futebol clube. com o elenco que temos não podemos jogar um futebol de ligação direta. Isso é inadmissível. O problema não é poupar, é saber poupar. Poupar oito atletas e depois falar besteira na coletiva é demais. Thiago ribeiro jogou ontem de camisa 10. Ou o treinador é um gênio ou estou maluco. Como pode deixar o veterano Diego gira gira em campo por mais de 60 minutos sem nada produzir? Aliás, Diego é apenas um ex jogador esforçado. Renê? o que é aquilo meu Deus, porque não coloca o Ramon. Se não gosta do garoto improviso o César, o Pedro ou quem o Marcos Braz. Mas Renê já deu faz tempo. o Hugo até hoje paga pelo erro contra o SP. mas será o Hugo é inferior que o Gabriel Batista. Mas o Léo pereira, Bruno Viana e outros que fazem uma merda atrás da outra continuam com prestígio, já Hugo…. Enfim, só seremos campeões de alguma importante esse ano se Arrascaeta, BH, Gabigol e Everton ribeiro jogarem o fino da bola, pois se depender-mos do nosso jogo coletivo estamos ferrados. como pode um time como Flamengo, com elenco que tem ficar fazendo ligação direta? Arão chuta pra frente, Pedro faz a parede para Bruno henrique avançar. Lamentável.
SRN, isso aqui não é grêmio
Isso aqui é Flamengo!!!
Perfeito Denis Galberto. Concordamos em todos os pontos.
SRNs
Caro Kleber e amigos!
É um tema complexo até de opinar.
O time que jogou ontem era muito superior ao do América e talvez tenha faltado mais explosão da equipe e mais sentimento pela vitória. Não esqueçamos que o jogo foi num horário indelicado e perverso a prática do futebol.
Como faz tempo que tenho simpatia pelo Renato não vai ser agora que mudarei de opinião. O futebol tem dessas coisas e individualmente poucos se salvaram.
Poupar ou não poupar passa por questões de prioridade. O jogo de quarta-feira é pesado e o time precisa estar completo. Acredito que tudo seja prioridade para o Renato, mas empatar com o América nos mantém vivos no brasileiro. Se perder quarta-feira o sonho do tri é sepultado.
A pergunta é: e se a gente tivesse no lugar do Renato, o que faria? Da arquibancada tudo é bem mais fácil.
Se o Arrasca está retornando de uma contusão, imagina se ontem entra um ER e também tem problemas físicos?
Contra o Grêmio não jogamos bem e ontem também não. Tomara que seja apenas uma tensão pré decisão.
Que Deus nos Abençoe quarta-feira.
SRN
Retificando: Onde está escrito Thiago ribeiro, leia-se Thiago Maia.
SRN
A questão não é poupar ou deixar de poupar. Ele Renato pode poupar sim, é uma estratégia aceitável.
A questão é como o time poupado ou não, se comporta em campo( displicente, sem intensidade, passando claramente a impressão de jogar de forma protocolar, lento e demonstrando pouca vontade de ganhar).
Pra mim, a questão principal é essa… e não isso de poupar ou não poupar.
Com JJ o mesmo tirava três ou quatro jogadores mas a exigência dele para manter i nível, continuava, era cobrança o tempo todo, jogador não relaxava. Com Renato Gaúcho não… o jogador passa a impressão de desleixo( no brasileiro )…
Então pra mim a discussão é esta…. e não isso de poupar ou não.
SRN
Paulo e Henrique
Acho que vocês foram no cerne da questão.
O que faltou foi ambição, gana, concentração, tesão….
O comentário do Anderson é aceitável, menos dizer que 90% do blog era favorável ao Renato. Acho que era meio a meio. (Eu o via como única opção).
Vou recordar o que disse neste blog no início do ano:
Nosso principal problema chama-se COPA AMÉRICA E ELIMINATÓRIAS.
Que quarta chegue logo.
Saudações RN
Prezado Kleber, a questão é cultural. Não temos um sistema de jogo seguro, o time está espaçado e qualquer time nos coloca em apuros. O resultado contra o Barcelona foi mentiroso e mesmo jogando com praticamente todos os titulares corremos riscos. O time mesmo com os titulares tomou pressão do inter, Ceará e grêmio e agora com o América não conseguiu controlar o jogo. Antes com jj, mesmo não fazendo um bom jogo, tínhamos o controle. Penso que era importante poupar, o problema está no sistema do jogo coletivo, onde tanto com o titulares ou reserva estamos mal. Saudações rubro negras.
A entrevista do nosso técnico me lembrou o Jânio Quadros. Renight nem mesmo tentou explicar porque o time entrou desfigurado no domingo (até o goleiro foi poupado contra o América – tipo Barbieri). Eu já estava esperando o Renight dizer que a escalação de domingo deveu-se a “forças ocultas”.
Não pode passar pano… Se a nação não chiar pesado ele vai fazer de novo. Alguém duvida ?
É mesmo, Souza. Parecia o Jânio.
Meus caros amigos, será q estou enganado ou o Flamengo ganhou goleando até o jogo do Corinthians pq ainda usava das qualidades individuais aliada a pressão no campo adversário.
Foi só esse treinador / animador parar 10 dias p treinar, lembram?, e tomamos um 4 a 0 do inter.
Não temos esquema, não temos jogadas ensaiadas. Dependemos exclusivamente de nossas individualidades.
Podemos ganhar tudo. Aliás ele mesmo , fanfarrão, desmerecia o trabalho do mister. Agora tem que segurar a pressão.
Octavio,
Perfeito. Não podemos tapar o sol com a peneira. Não temos coletivo. Se nossos jogadores, em primazia, Arrascaeta, Gabigol, BH e Everton Ribeiro não resolverem em suas individualidades , estaremos fritos.
SRN
Então, caros Octavio e Denis, o que ambos afirmam é que o Flamengo tinha o futebol insinuante, pressão no campo adversário, intensidade, jogadas ensaiadas etc. como herança do Ceni e o Renato está tirando do time. Entendi corretamente?
Ou será que o ponto que levantam é que os jogadores não precisam de treinador e jogam melhor sozinhos tomando suas próprias decisões?
Ou talvez eu esteja equivocado no entendimento?
SRN8!
Marcus, você entendeu direito.
É isso mesmo que está escrito.
Cada um acha o que quer, né? Fazer o que…
S.R.N.8
Amigo Marcus!
Dos 11 heróis do legado Jorge Jesus, oito continuam na Gávea. Com a contratação da cereja David Luiz, podemos afirmar que nove continuam no Ninho…
Seu penúltimo parágrafo é justamente o que SEMPRE pensei. Técnico pra dirigir um elenco que esteve nas mãos do genial portuga e, com jogadores cascudos, como: Diego Alves, Rodrigo Caio, Filipe Luiz, Arão, Diego, Éverton Ribeiro, Gabigol e Bruno Henrique… se não errar quando entregar as camisas, já está bom…
Típico caso que o técnico pode estragar tudo se inventar pouco….
Na minha humilde opinião, Renato sabe mais que Ceni e Dome. Mas não pode insistir nos mesmos erros em relação ao Brasileiro.
Foi assim no Flor, Vasco e Grêmio. Perdeu muito mais que ganhou.
Se a gestão não tomar nenhuma atitude, a Nação e a mídia vão se encarregar disso.
Nosso time tinha tudo que o amigo mencionou acima, principalmente o sufoco nas saídas de bola do adversário. Dome, Ceni e agora Renato, estão dando esse campo a eles. Vimos isso recentemente contra o América.
Nosso gajo deve estar chutando o balde na terrinha…
Na verdade, após Jesus, não encontramos nenhum técnico que entenda mais de Flamengo que Filipe Luiz…
Pronto! Falei…
Grande Egon,
E respondendo ao Marcus também:
Renato não estragou a herança do Ceni.
Dome e Ceni estragaram a herança do JJ
e como Renato é tão ruim quanto eles,
continua o estrago.
Quanto mais treina, pior fica.
E quanto mais tempo tiver para treinar, pior vai ficar.
Simples assim.
Marcus, amigo!!!
O Caro colega entendeu errado. Onde eu citei o nome do horroroso Ceni?
No meu primeiro texto desse post cito que nós não temos mais coletivo, intensidade, etc desde a época do Mister. Infelizmente, o colega entendeu em outro contexto. Desculpe.
Kleber e amigos sou a fovor de poupar os jogadores que estão com um problema médico, os que estão desgastados etc., poupar o time inteiro é complicado, tinha que levar em consideração que tem 5 substituições, onde poderia substituir escalar mais titulares e substituir alguns no intervalo do jogo.
No mais o que tá pegando mesmo é a nossa forma de jogar , venho postando aqui nesse blog em outras oportunidades, o time tá sem compactação desarticulado.
O Flamengo perdeu 10 pontos que o colocaria hoje com 45 pontos e entendo que a culpa foi do Renato, empatou com o Ceará e o América Mineiro e perdeu para o Grêmio e o Internacional, jogando no Maracanã. Entendo que o Renato até pode poupar alguns jogadores, mas poupar o time inteiro é loucura. E ai vejo Renato muito parecido com Rogério Ceni, teimoso e arrogante. Agora gostaria de dizer ao Renato que ele está no Flamengo e como ele dizia ” o Flamengo é um time de 200 milhões e tem obrigação de ganhar tudo”. Meu caro Renato falar é fácil, realizar é mais difícil, futebol também ganha quem tem bom elenco e trabalha muito.
Paulo Roberto, vc poderia, por favor, citar quais jogadores foram POUPADOS em quais partidas para conhecimento?
SRN8!
Pô,! Os caras deram chutão o jogo todo mas resolveram sair jogando(e logo com o Renê, completamente morto) aos 49 ‘ faltando 3, ganhando de 1 x 0 com um gol espírita do Robozinho.
O Léo Pereira “salvou um lateral” na ponta esquerda e armou um contra ataque dos caras, que obrigou o pobre Matheuzinho a levar um cartão providencial. E ainda acham que ele está progredindo, embora os dois últimos gols de cabeça levamos exatamente onde ele deveria estar.
Lugar de jogador burro é em time médio ou pequeno, nunca no Flamengo.
Só me consola o fato de que sempre que jogamos mal no domingo, arrebentamos na quarta.
Seremos campeões!
Parece que as opiniões são muito parecidas:
O problena não é poupar. O problema é que o time não joga.
Nem com os titulares
Não temos um time. Temos um bando, com jogadores diferenciados . Eles têm resolvido.
Há muito tempo, aliás.
Há chances de ganharmos algo, por causa deles.
Há também grande chance de não ganharmos nada, se só eles não bastarem e precisarmos do técnico.
Então poderíamos economizar o salário de treinador e comissão técnica. Basta deixar os jogadores diferenciados jogarem e tá tudo certo…
SRN8!
No caso de Renato, Ceni e que tais, poderíamos economizar sim.
O Marcelo Fera faria igual, ganhando nem 10% do salário dele.
E pra comandar a resenha e ficar na beira do campo gritando “vamo lá porra”,
o Joel Santana é muito melhor.
O Renato é bem melhor que o Dome. É melhor que o Rogério Ceni. Mas, sem dúvida alguma, é muito inferior ao Jorge Jesus. De qualquer modo, era a melhor opção no momento da saída do Ceni.
Os colegas fizeram excelentes comentários. O que está faltando é jogo coletivo e aquela pressão que asfixia o adversário. O time titular fez alguns bons jogos, porém o coletivo ainda está bem abaixo de 2019.
Desculpem,mas se não tivessemos tomado o gol do America-MG.,não haveria esta discussão tôda.
Todos da defesa falharam,Renê pelo menos 2 vêzes.
Abs.
Sim, Carlos Alberto, concordo plenamente. Bastava a vitória ter se confirmado e não haverá tanto tititi. Mas ainda existiriam as críticas à falta de compactação, intensidade, JJ como treinador… rs.
Nunca se esqueça da turma do “eu avisei”…
SRN8!
Aos que afirmam que o Renato poupou jogadores nos jogos contra Ceará, Greminho, Inter e América-MG, é possível alguém postar uma lista de quem foi POUPADO do jogo? Falo de exclusivamente poupados, não de contundidos, nem suspensos ou outros. Apenas poupados para descansarem.
SRN8!
Amigo Marcus!
Na maioria desses jogos colocou os titulares, com poucas ausências. Só contra o América que poupou 8 jogadores.
Diego Alves
Isla
David Luiz
Filipe Luiz
Andreas – entrou no final
Arrascaeta
Éverton Ribeiro
Gabigol
* Rodrigo Caio estava suspenso.
* E, ao que parece, Diego perdeu a vaga pro garoto, que vai entrar como titular contra o Barcelona.
Lembro ao amigo, que os oito poupados fizeram um apronto no Ninho contra o Sub 20.
Abraço
Aos amigos Marcus Hartfelder e Marcelo Penna
Jorge Jesus não poupava o time por alguns motivos:
O primeiro deles é que Rafinha, Filipe Luiz, Pablo Mari e Gérson vieram da Europa no pós férias. Quando chegaram ao Brasil estavam iniciando a temporada.
Soma-se a isso o goleiro Diego Alves que naturalmente tem menor desgaste e a Willian Arão que é um MONSTRO na preparação física, e temos uma base que não precisa poupar.
Mas vamos lembrar, que diferente deste ano de 2021, em 2019 Jorge Jesus foi eliminado da Copa do Brasil, portanto o calendário ficou um pouco mais ”tranquilo” que o atual.
Só que o calendário de 2021 tem Coid-19 + Eliminatórias + jogos adiados + 3 competições em andamento.
Então amigos, tem um monte de gente, que fala um monte de merd4, sem qualquer embasamento, criando crise onde não existe!
Renato tem o expediente sim, de poupar para privilegiar as Copas. Mas no Flamengo, ainda não o fez.
Quando fizer, aí eu serei o primeiro a meter o pau!
Ta aí , pra quem interessar, o meu controle pessoal, de minutagem
Fácil entender, que os primeiros da listas, exceto o Arão, foram os ”poupados”
3389 Wilian Arão
3195 Diego Alves
2863 Filipe Luiz
2720 Bruno Henrique
2479 Everton Ribeiro
2438 Matheuzinho
2433 Diego Ribas
2431 Gabigol
2398 Michael
2088 Vitinho
2022 Isla
1893 Arrascaeta
1870 Gustavo Henrique
1850 Pedro
1828 João Gomes
1691 Léo Pereira
1681 Bruno Viana
1623 Rodrigo Caio
1249 Gérson
1184 Renê
1080 Gabriel Batista
1029 Rodrigo Muniz
767 Hugo Moura
670 Ramon
669 Thiago Maia
495 Hugo Souza
458 Pepê
376 Andreas Pereira
319 Rodinei
288 Gabriel Noga
270 Natan
226 Thiaguinho
223 Lázaro
219 Max
68 Yuri de Oliveira
57 David Luiz
53 Daniel Cabral
48 Richard Rios
38 Gabriel Barros
33 Kenedy
32 Mateus Lima
23 Ryan Luka
21 João Lucas
12 André Lucas
11 Vinícius Coelho
8 Vitor Gabriel
3 Piris da Motta
Perfeito Anderson! Falta a galera enxergar esses “detalhes” para entender o quadro completo. Mas não, apenas tiraram sei lá de onde que o Flamengo tem que jogar sempre com o mesmo time (sem trocar ninguém, nem mesmo o Rafinha, o Gerson e o Pablo Marí…) e jogar com intensidade, compactado, goleando por 5 e buscando mais gols etc…
É ÓBVIO que eu também gostaria muito que fosse assim. Só que futebol de vídeo-game é diferente da vida real. Também penso que um treinador estrangeiro (melhor ainda: europeu) faria melhor o aspecto técnico/tático do que um brasileiro, só que a realidade atual é outra e a minha prioridade é ver o Flamengo vencedor e campeão de tudo, sem importar que está na beira do campo comandando o time. Eu detestava o Ceni, mas o OCTA nós levamos com ele. Vou ignorar o título por isso?
SRN8!
É isso, Anderson.
Tô com você nessa.
Além disso, o JJ não poupava porque ele olhava para o banco e havia uma diferença abissal entre titulares e reservas. Os inquilinos do banco de reserva eram: César, Gabriel Batista, Rodinei, João Lucas, Rodholfo, Thuler, Dantas, Renê, Ronaldo, Piris da Morte, Vinição, Hugo Moura, Pepê, Lincoln, Berrío, Lucas Silva, Vitor Gabriel. Tinha também o Vitinho (em má fase) e o menino Reinier que ainda davam pro gasto…
Hoje ainda faltam jogadores para algumas posições, mas é inegável que o elenco melhorou bastante.
Estou chocado com a quantidade de mimimi e de “haters” entre nós. Não tenho procuração de defensor de Renato Gaucho, mas depois de ter passado pelo Dome e pelo Rogerio Ceni, o nosso atual treinador é uma maravilha. Mas assim como você, quando ele fizer presepada, também vou criticar – como qualquer um que quer ver o time vencendo.
So acho lamentável viver sob “fogo amigo” de gente que parece que mora dentro da Fofox ou do Sportv principalmente com aquela Ana Thais Mattos insuportável.
Grande abraço.
S.R.N.8
Muito bem lembrado, Marcello! Essa é outra tecla em que eu bato sempre: o JJ tinha um banco MUITO inferior ao atual. Acho que o pessoal esqueceu como 2019 foi de verdade, tamanho foi o ópio provocado pelo trabalho e pelos resultados do Mister JJ que, claro, serão eternamente elogiáveis. O time “ideal” jogou muito pouco junto, havia sempre BH, Gabigol ou Arrascaeta fora (tanto que o Arrasca voltou no jogo do CINCUM contra o próprio timeco do Renight. Isso para ficar só no básico da resposta…
SRN8!
Grande Kléber,
Poderia enviar essa idéia de marketing/parceria ao Gustavo Oliveira, para se for o caso desenvolver…
Uma Parceria para o naming rigths do CT, com a Land Rover ( apenas sugestão ), onde envolveria pagamento em dinheiro ( o maior da América) e ativações de marcas ;
– 2/3 carros personalizados com a marca Flamengo para serem utilizados no dia a dia, seria show, esses modelos desfilando pelo RJ.
– 12 carros a serem sorteados anuais, um por mês, ao ST, sendo entregues pelos jogadores, numa ativação fantástica de marketing, daria um UPSIDE incrível ao programa de ST, saindo inclusive a preço de custo ao fabricante.
Uma Sinergia extraordinária entre as marcas, a Land Rover colocaria sua marca no mais moderno CT da América e teríamos uma marca Global Premium como parceira.
Land Rover Ninho do Urubu 🎯
Acredito que valeria a pena desenvolver uma idéia dessas, evoluir…
SRN
Prezados,
Se o Renê não falhasse por DUAS vezes no lance do gol, não estaríamos neste tópico. O problema é ter jogadores FRAQUÍSSIMOS no elenco. Esse maluco já está em sua quinta temporada no Flamengo, sempre fazendo merdas e nunca sendo efetivo…
O cara é ruim na defesa e no ataque, ruim no passe, ruim na marcação, péssimo no jogo aéreo (pula de costas para a bola), não sabe correr, é baixo para defesa (1.74) e é um ASNO (era para dar um bicão pra frente). Além disso, é um jogador com pouca ambição e que se contenta em ser reserva… Devemos sempre desconfiar de jogadores que ficam confortáveis no banco de reservas.
Não há qualquer característica útil neste indivíduo para estar no Flamengo! No mesmo barco está o Rodinei e o lesado do Vitinho. Jogadores deste nível não podem fazer 5 anos no maior clube do país!
Impressionante… o cara toma uma decisão arriscada, deu M e a turma quer passar pano. Renight tem que assumir a lambança que fez. Quase ganha o jogo assim mesmo, mas estava levando na sorte, porque achou aquele gol do Michael aos 44. É bom lembrar que um grande fracasso é muitas vezes um “grande ideia” que deu errado. SRN.