Após o triste jogo contra o Fortaleza, recebi centenas de mensagens, em sua maioria, descrentes de um futuro imediato feliz para a nossa paixão comum.
Como estamos em momento tão doce, – a magia do Natal e a esperança de um ano novo pleno de realizações – selecionei duas mensagens. A primeira, de Jorge Jesus, o doce Portuga, que acredita que o Flamengo será campeão:
Amigo, agradeço e retribuo todo carinho que você tem por mim. No futebol nunca se sabe o dia de amanhã, ontem assisti ao jogo do Flamengo em Fortaleza, eu acredito que Flamengo ganhe o Brasileirão. Grande abraço 🤗 🙏!
A segunda, não é de um torcedor rubro-negro. Cacá, meu amigo de infância, que foi muito bom de bola, tricolor, tem o dom de ver o futebol com sensibilidade, simplicidade e objetividade. E, sendo sincero, sempre!
A mensagem por ele enviada, na certeza do meu momento de angústia, tem pinceladas do óbvio que, para nós rubro-negros, talvez não seja tão simples concluir:
Apenas observando…
A grande diferença do Flamengo de hoje para o do ano passado.
1 – O Flamengo do ano passado tinha tesāo de um garotão de 20 anos. O atual, um tesāo de um senhor de 50 anos.
2- O grande líder do time era o Rafinha.
3 – Falando em Rafinha…Isla, Matheuzinho e João Luís, juntos, não jogam o mesmo futebol.
4- Queda de rendimento do Éverton Ribeiro.
5- Preparo físico visivelmente aquém do ano passado.
6- Muitos jogos sem o Gabigol.
7 – Comparação dos técnicos. Um abismo enorme.
8 – Ausência do torcedor. Quem tem mais torcida, obviamente, é o mais prejudicado.Portanto o limite chegou. A hora é essa. Ou se esquece um pouco o estrelismo, ou 2020 vai passar sem brilho.
Obrigado, Jorge Jesus. O seu vaticínio é animador, em momento de muitos questionamentos.
Valeu, Cacá! De minha parte, sua análise é perfeita. Vamos ver o que nossa turma do blog acha.
Agora, aqui pra nós: Ainda não consegui assimilar performance tão infeliz.
Ainda estou sofrendo e procurando entender. Sábado, ridículo!!!
O Mister tinha o grupo nas mãos. Cansei de ler aqui que o Rafinha não era o grande jogador que o mundo acha e que o Isla seria melhor. Nunca. Rafinha alem de tudo era astral altissimo e confiante. O time do mister tinha GABIGOL SEMPRE E ELE É SIM A GRANDE DIFERENÇA DO TIME PARA OS OUTROS TIMES. COM GABIGOL EM CAMPO, ELE PUXA A EQUIPE, ELE CORRE O TEMPO TODO, NÃO FICA PARADO. É diferente do Pedro um grande atacante, mas bem mais parado. O Mister arrumaria vaga para os dois no time. Everton, é um grande jogador, não é um fora de serie, nunca foi. O craque do time é o Arrascaeta. Rogerio se engana ao colocar o Bruno de centro avante, ele precisa de espaço para correr com a bola ou atras dela, devido sua tecnica e velocidade. O Felipe Luis é grande jogador e a diferença dele para seus reservas é imensa. Arão não repete tempos do Mister. Chega de Vitinho como 12 jogador, ele não acrescenta muito pelo salario que tem. Coloca o Michael que ainda temos esperanças e não esqueceu de jogar futebol. Quanto ao Rogerio, o acho tecnico de futuro, e pode vir a ser feliz no Flamengo, desde que não invente, coloque o time para marcar saida de bola adversaria, marcação alta e seja o que tiver que ser, a recomposição é primordial. Times temos o Flamengo e Palmeiras, mas sabemos que tudo tem dado certo para o Saõ Paulo que faz um belo campeonato. O Atletico é inconstante, o Santosa e o Gremio sempre com mudanças na equipe. Agora é remontar a equipe no intervalo para o proximo jogo e treinar muito, dois expedientes de segunda a sabado. Recuperem a parte fisica imediatamente.
Caro Kleber, Muito lúcidas as observações do Cacá. Diria mesmo que são irrespondíveis.
Kleber,
Time sem liderança, desinteressado, apático, um fim de sábado e um domingo muito triste para todos rubro-negro .
Uma observação importante, teu amigo Cacá certamente não conhece os componentes do nosso grupo de WhatsApp Nação Rubro-negra, se conhecesse certamente perceberia que a sua comparação sobre o tesão está totalmente equivocada……
Kleber e amigos
Time sem tesão e um treinador apostando em Jloao Lucas e Pepê.
Treinador q não gosta de acordar cedo ou seja treinos só a tarde : sonho dos jogadores.
Roteiro para dar errado.
Bem! Acho que Jesus foi mais marqueteiro que Diego Ribas…
Com a bolinha que jogamos ontem, vamos entregar as faixas pro São Paulo ma última rodada.
Além da preguiça, em campo, estamos vendo Arrascaeta e Everton Ribeiro, completamente fora so jogo.
Assistindo de dentro…
Quando o que está ruim ainda pode piorar, até penalti estamos batendo em dois toques, fora as bolas com endereço certo, que bate no zagueiro, tira do goleiro e sai raspando do outro lado.
Além do bom futebol, a fase do São Paulo é iluminada.
Entra no ângulo tudo que vai em direção ao gol.
Quanto aos itens do Cacá, existem sim algumas verdades.
Vejo, na ausência do Rafinha e na falta de preparo físico, os mais relevantes.
Mas acrescentaria mais um item.
Após 15 dias de treinamento, com apenas o Brasileiro na pauta, vencemos um jogo atípico e empatamos com uma baba…
A tradução disso é: NÃO TEMOS TÉCNICO…
..
Egonzito amigo….
Aqui nesse blog, Ceni era visto como jovem promissor.
O que aconteceu? Em menos tempo que Dome e tão criticado.
Explica para o papai aqui, que eu to off !
Plaese ! ! ! !! ! ! !
Amigo!
Com 15 dias treinando, só tendo o Brasileiro pra jogar e, jogar o que jogamos em dois jogos, é evidente que a coisa não vai andar mais.
O grande detalhe, é que jogamos com pelo menos sete mágicos do time de 2019…
A conclusão que cheguei, e confirmado por ele mesmo, é que montou o Fortaleza para jogar contra os grandes da tabela.
O problema é que não descobriu o antídoto pra desfazer a arapuca..
Com o elenco que temos, o Flamengo AINDA é muita areia pro caminhão dele…
Ainda é técnico para Goiás, Ceará, Bragantino, Fluminense, Botafogo, Vasco etc…
Ou seja! Do meio pra baixo…
Exato!!!
Já vi gente querendo propor de tudo para o JJ voltar…. Minha pergunta é: precisaríamos oferecer de tudo para ter o técnico do River aqui? Outro ponto: precisaríamos pagar de tudo para um técnico fazer pessoas que ganham 1 ou 1,5 milhão por mês perceberem que no mínimo deveriam se esforçar??? Correr???
É isso aí, grande Egon!
Também fui um dos que defendi a contratação de um estrangeiro, tipo Coudet e Gallardo, mas o momento era difícil para isso, e vi na chegada de Rogério, dos males o menor dentro do BR. Disse que não contrataria, por achá-lo verde, mas achei que poderia ser um boa aposta, ledo engano….
Amigo Daniel!
Um técnico do FLAMENGO, que na entrevista diz que montou o Fortaleza justamente para jogar contra os grandes, ou não sabe o que significa Flamengo ou, deve voltar ontem pro Ceará e continuar por lá, montando esquemas pra ser coadjuvante nas competições e, consequentemente, jogar por uma bola…
Lembro, que até a Copa do Nordeste perdeu para o Ceará..
Até entendo a fase complicada que estamos passando.
Pra fazer um gol de PENALTI é um parto, além do surreal dois toques.
Mas a mesmice e a falta de tesão do time, vai muito além do poderoso Liverpool nordestino que ele montou.
Ceni tem que entender, que podemos pensar o que quiser. Mas nem sempre deve ser falado…
Pra mim, o cara morreu no sábado. Se sou da diretoria, teria anexado uma placa na Gávea logo após o jogo:
PROCURA-SE TÉCNICO….
Egon,
Lembro-me de uma coletiva de JJ explicando o porquê de adorar jogar contra times com 3 zagueiros. Resposta: Durante muito tempo este era o esquema tático por ele utilizado. Então, ele já sabia o antídoto.
Quem sabe daqui a muito tempo, Rogério Ceni saiba o antídoto para a inabalável fortaleza por ele criada.
O Flamengo, ultimamente, está mais para o SESC. Um grande incentivador do programa “Jovem Aprendiz”, sendo que alguns nem são tão jovens assim…
Octavio meu caro!
Como eu já havia escrito no blog anterior, a biografia do Ceni no Fortaleza era maior do que a do clube, no Flamengo isso é infinitamente ao contrário.
Ceni não tem caixa para gerir um vestiário como o do Flamengo, teve jogadores escalando o Renê na lateral direita para vc ter uma ideia.
O Ceni anda puxando o saco do ER em declarações pq sabe que o jogador é o líder do elenco (juntamente com Diego e Felipe Luis) e sem o ER o Flamengo não joga, é outro Flamengo.
Creio realmente que algo aconteceu entre o técnico e o jogador!
Saudações!
Octavio meu caro!
O Ceni já esta naquela fase de procurar jogadores onde ele encontre algum apoio ao seu trabalho.
Tá difícil!
O Isla tanto faz pq não é aceito pelo grupo de jogadores. Com o ER ele não tem coragem de mexer, depois das declarações que deu, vai barrar o ER como? A gente conhece o ER a vários anos, esse comportamento gente nunca viu nele.
Arrascaeta ele já ficou mal tentando puxar o saco do ER na penúltima coletiva. Aliás as coletivas do Ceni são piores do que seu trabalho em campo.
Não tem como cara, duas semanas completas de treinamentos e nada, nenhuma evolução tática, nenhuma melhoria na marcação adiantada, nenhuma proposição de jogadas ensaiadas, nada!
Eu bem que avisei, Rogério Ceni no Flamengo não tinha como dar certo, apesar do entusiasmado apoio dos dirigentes e conselheiros do clube.
Ainda no jogo contra o Bahia o nosso querido Kleber Leite escreveu que o Ceni foi perfeito! Quase cai duro cara! Eu vi outro jogo! E só ganhamos pq os jogadores queriam vingar o Gérson, foi só por isso!
Duas semanas inteiras de treinamentos e duas partidas pífias contra Bahia e Fortaleza, dois candidatos a rebaixamento é bom que se diga.
Saudações!
Caro Kléber e AMIGOS!
Das opiniões vou falar de duas:
1) Seremos campeões segundo JJ: eu penso que não.
O Daniel Alves vai ganhar esse campeonato sozinho. Ninguém está sabendo marcar o SP que no papel não é um time recheado de estrelas. Tem um bom goleiro, um bom lateral esquerdo e um craque que manda em todos os jogos. Para não ser campeão o São Paulo precisa perder Daniel Alves por confusão ou qualquer outra coisa.
É importante dizer ao JJ que o Flamengo não deseja ser campeão.
2) Jogo sem torcida: esse é o nosso maior problema sem dúvidas, mas, os outros clubes também não tem.
Além da falta da torcida o seu amigo Cacá esqueceu de informar que falta um líder dentro de campo. De ER, Diego e Diego Alves juntando os três não dá meio LÍDER.
Vou na opinião de alguns colegas. Ontem existia ressaca.
Também comentei hoje com um amigo. Depois de ontem até um G-4 fica duvidoso.
É importante uma boa conversa com o elenco, lógico, de alguém que tenha comando. Tenho certeza que o KL sabe bem o que acontece dentro de um vestiário. Os salários são muito elevados para se fazer o que foi feito ontem.
SRN
Caro Kléber!
Essa afirmação do JJ está correta somente se ele estiver vindo para o Brasil assumir o Flamengo.
O São Paulo está sendo ajudado pela arbitragem, neste ano tivemos uma dezena de pênaltis cobrados como o do Pedro, somente o nosso foi anulado.
Lances, como aquele de xingamento do Gabi ao árbitro, temos dezenas por jogo, somente ele foi expulso.
Quanto ao RC nem é preciso comentar, técnico brasileiro é isso aí mesmo. Não existe motivos para surpresa.
SRN!
Jorge Jesus quis ser político apenas. Quem viu o jogo ontem não tem essa convicção. Pelo contrário, quem viu o jogo ontem sabe que o Flamengo sequer merecia estar em terceiro.
Quanto ao Cacá, observações perfeitas, principalmente em relação ao técnico e preparo físico dos jogadores.
Mas, na minha opinião, Rogério Ceni piorou o setor ofensivo do Flamengo. Com Dome o time criava muito mais. Arrascaeta e Everton Ribeiro jogavam bem e Isla era um dos melhores laterais direitos do campeonato. Com Rogério não se vê uma jogada com a dupla Everton Ribeiro e Isla.
E Dome não teve tempo para treinar, já Rogério Ceni teve 3 ou 4 semanas cheias para apresentar um futebol ridículo como de ontem.
SRN
Acredito que seu amigo Cacá tem uma visão perfeita em relação ao Flamengo. Este ano com certeza será um ano pra esquecer. Campeão de um campeonato pífio, sem graça que não serve de nada.
Culpo a imprensa por engrandecer o time em vitórias magras, suadas vitórias estás publicadas como se fosse um título, e pra variar com uma torcida apaixonada que acreditou no que leu, achando que estava em 2019.
Nobre Kleber,
Confesso que estou surpreso com a ausência de críticas ao treinador nesse blog.
Será que não são justas?
Quando um, dois jogadores vão mal, a “culpa” é dos tais jogadores.
Quando todos os jogadores vão mal, de quem será a culpa?
Dome deixou um legado de várias goleadas e uma classificação em primeiro na Libertadores, em meio a um surto de covid que afetou quase todo o elenco. Era criticado, com ou sem razao.
Ceni nos legou, até agora, duas eliminações e só. Não teve COVID, tem um time completo em mãos, tempo para treinar, um futebol patético em um jogo que pode ter sacramentado a perda do título e não leio uma crítica contundente como em época recente.
SRN
Amigo Macedo, concordo com seu comentário.
O ponto aqui não é se o Dome era bom, e sim que o trabalho dele foi muito melhor que o do RC mesmo em condições piores, e isso é irrefutável.
No entanto parece que a avaliação geral é complacente com o RC, talvez por ser brasileiro apenas…
Nesse mundo business, não sei se alguém “deixa de ganhar” alguma coisa quando o treinador, empresário e staff é estrangeiro… Somente isso poderia explicar a diferença na avaliação.
SRN!
Marcelo meu caro!
Essa ausência de críticas se deve a extrema boa vontade que boa parte da torcida e dirigentes do clube depositaram no trabalho do Ceni.
Eu pessoalmente nunca tive boa vontade com o Ceni por alguns motivos. 1o. pela absoluta incompatível biografia sãopaulina dele. 2o. pela sua própria personalidade que acho incompatível com a nossa cultura de Flamengo e finalmente pelo óbvio, 3o motivo se tratar de um treinador em afirmação sem nenhum trabalho autoral consolidado, totalmente não recomendado para o momento do clube.
Se era para se ter problemas de gerenciamento de vestiário, era melhor ter trazido o Dorival Jr. , pelo menos o fator técnico estaria garantido.
O fato concreto que nos dois últimos jogos Ceni se comportou muito mal, tomando verdadeiro baile tático do Mano Menezes e até do modesto treinador do Fortaleza.
Ou ele esta muito inseguro ou tem péssima visão de jogo. E os jogadores? Bem os jogadores já perceberam a fraqueza do Ceni. Como não fecharam com o técnico, estão empurrando com a barriga.
Saudações!
Com esse futebol que o Flamengo está jogando deveria treinar de manha, á tarde e a noite, de Segunda a Segunda.Mas acho que os principais responsáveis são os jogadores, não adianta ficar trocando técnico toda a hora. O São Paulo manteve o Diniz e agora está colhendo os frutos. Entendo que nem com Jesus o Flamengo não estaria jogando o futebol do ano passado. Temos que esquecer Jorge Jesus, pois ele não irá voltar e apoiar o treinador que temos..
Caro Kieber
Estou totalmente de acordo com as 8 ponderações.do Cacá. Peço licença apenas para fazer um aditamento ao ítemm 7. O time está incorrendo no mesmo erro fa época do Abel e do Done. Os defensores ficam trocando passes laterais e para trás no campo de defesa. Com isto o time adversário tem tempo de sobra para se posicionar em sua defensiva dificultando os contra -ataques que é um dos pontos fundamentais do time do Flamengo.
Boa noite !
Concordo mas acrescentaria no texto do Caca, que infelizmente perdemos 100 dias no futebol sob o comando de Domenec.
Agora, assim como Kleber ainda não entendi a postura do time sábado.
Outra coisa, RC precisa rever seus conceitos…. achar que Pepê é solução, é dose pra mamute….
Ele é moderno, estudioso, bom de treino etc
Mas vejo o time ainda sem comando, sem cobrança.
Somos torcedores apaixonados mas temos que reconhecer qd necessário o valor do outro.
E neste o São Paulo está sobrando e vou refazer a frase tão dita por todos.
” Pra mim, o São Paulo só perde esse título pra ele mesmo.”
SRN
Macedo, amigo,
Sugiro que você releia o post anterior. Aliás, o post e os comentários.
Forte abraço.
Gente a era Jorge Jesus já passou, agora o que temos é o Rogério Ceni. Não adianta viajar na maionese estamos em 2020 e não em 2019. Precisamos acertar este time com o que temos, mesmo que o Jorge Jesus voltasse o trabalho não seria o mesmo, já vinha caindo pelas tabelas no final do campeonato carioca.
Eu já comentei antes que pra mim o problema é desinteresse da maior parte dos jogadores, recebem uma boa grana , em dia , tem várias mordomias e não tem a torcida no estádio cobrando, entao não estão nem aí. Nao teem gana pra querer vencer novamente , a grande maioria já recebeu aumento. Eu se fosse o presidente do clube chamaria um por um pra conversar no pé do ouvido e deixaria claro que não tá satisfeito com seu rendimento , que esperava mais e que se o fulano não tem mais gana pra vencer é só apresentar uma proposta de clube interessado pagando bem que eu liberaria na hora. O Flamengo não é pra jogador desinteressado.
Kleber, seu amigo Cacá tocou em alguns pontos cruciais, vamos lá:
– Preparo físico muito abaixo do desejado para uma equipe de ponta.
Outro dia ouvi uma discussão num programa de TV sobre o quanto um surto de Covid influencia na performance dos jogadores. Parece que não há nenhum estudo de clubes ou da CBF sobre isso. Caso houvesse, poderia ser muito bem vindo para ajudar a Ciência no tratamento de sequelas da doença, não só dos jogadores como do público em geral. Afinal, eles são testados de três em três dias e monitorados por GPS durante treinos e jogos.
Não é desculpa, é fato. E, palmas ao SP, que não fez política com seu protocolo e, até agora, dá exemplo com apenas um jogador infectado e nenhum jogador passando temporadas no DM.
– O verdadeiro líder do time de 2019 era o Rafinha
Sem dúvida seu amigo foi direto ao ponto: nossos três capitães são bons de mídia, queridos pela torcida, mas na hora que o bicho pega, pra peitar um juiz querendo aparecer às nossas custas, ele faz muita falta sim. E o seu futebol é superior, e muito, aos que ficaram.
– A falta que Gabigol fez em diversos jogos
É notória, sem contar os diversos pênaltis perdidos, perdemos nosso grande goleador em não sei quantos jogos pela contusão.
Juntando isso tudo à falta de comando, às folgas intermináveis, aos treinos começando às 16 h., e temos isso que tá aí .
Lamentável…
A entrevista pós-jogo do treineiro sampaulino foi praticamente idêntica à do Abel Braga após aquela derrota para o Internacional no Beira-Rio.
A rigor só, faltou o treineiro que o marcos braz trouxe (aliás, será que estou enganado ou o marcos braz declarara que se o domenech torrent saísse ele saía junto? Saiu? Não saiu, né?….), pois é, só faltou o treineiro sampaulino dizer que o Castelão “é bem mais bonito que o Maracanã” para ficar igualzinho ao que falara o Abel Braga.
Abel, pelo menos, tem a seu favor, como atenuante pelo besteirol, a idade avançada e o passado. Ceni sequer isso.
Kleber
Com relação as suas obs, digo:
1-Acho a previsão do JJ muito otimista, mas tomara que eu esteja errado.
2-Quanto ao relato do Cacá, ele está 100% certo.
Ontem achei que o RC devia incendiar o time, o que não aconteceu. Ainda não tenho conclusão sobre seu trabalho. O que posso dizer é que até aqui ele a sorte não está ao seu lado.
Vejamos:
1-O Linconl perdeu gol embaixo da trave.
2-O Rodrigo Caio foi precipitado e acaba expulso, e da falta que ele fez originou o gol da eliminação.
3-O Gabi provoca uma expulsão que poderia ter provocado uma derrota.
4-Hugo tenta driblar e entrega o gol.
5-Pedro Bate o penalty com os dois pés.
Acho que ainda não dá para botar na conta do Rogério Ceni.
JR Grilo,
A previsão do JJ é irresponsavelmente otimista, diríamos..rs
Na verdade a comunicação entre um ex-técnico estrangeiro e um ex-presidente benemérito do clube tem lá suas responsabilidades…
Já pensou se ele dissesse o que realmente pensa? O quanto iria ter de impacto?
Saudações!
Time que TREINA tarde PERDE CEDO.
Treinamento tarde é um CONVITE prós jogadores DORMIREM TARDE. Sabe-se lá fazendo o que .
Treino tem que ser as 5 da manhã. Talvez por isso o JJ dava treino antes dos jogos pra evitar as FARRAS NOS DIAS PRE-JOGO. Na verdade ele queria apenas OBRIGAR os jogadores a terem RESPONSABILIDADE pois teriam que treinar CEDO e JOGAR mais tarde. Cadê o tempo pra,farra ?
J.J. tem que dar opinião é sobre o BEM FICA. Ele é técnico de lá não daqui. SABE DE NADA INOCENTE.
Quem mandava no time ERA O GABIGOL.
Vi várias vezes o Jem 201o JJ preparar a SUBSTITUICAO do Gabigol é o Gabigol olhar pra ele dizendo EU NAO. O JJ engolia e substituía outro jogador.O Gabigol mandava, saia e ficava quando queria.
JJ tem que se preocupar em deixar de ser freguês LA EM PORTUGAL.
Lá em está em outro patamar, o de baixo. Lá ele não pula casa nenhuma.
Fla D+ meu caro!
O cérebro do Gabriel esta muito ocupado com vaidades e projetos pessoais para pensar em algum tipo de liderança no grupo.
Os cabeças do time são Diego + Éverto Ribeiro + Felipe Luis e talvez nesse grupo inclua-se o Diego Alves, Rodrigo Caio e o Arão, que são a galera mais madura.
Gérson e Gabriel meio que tem projetos próprios, eu diria.
Comenta-se que Isla não foi bem aceito pelo grupo e que não esta encontrando colaboração do ER para jogar em profundidade.
A panela virou um caldeirão meu caro! Marcos Brás depois de tanto errar no 2o. semestre de 2020 não suportou as críticas e desanimou, o tal do Skinner (é assim que se escreve? Amigo do amigo do amigo) como gerente de futebol é uma piada, Landin dormiu 2 dias no Ninho, ou seja, não tem comando e os jogadores tomaram conta!
Saudações!
O Caca acertou em muitas das criticas. Ele errou em 2. Primeiro nao citou os culpados: a gestao pessima desta diretoria que permitiu que os jogadores assumissem o controle. E segundo, porque provavelmente por ser garoto nao viu os times chilenos, argentinos e uruguaios que jogavam Libertadores dopados correndo mais do que noticia ruim. Logo, hoje nao tem desculpa, com o azulzinho, vale o teorema de Vanderley Luxemburgo da Silva, tem que estar apontado pro céu se o combate for bom. E te digo que aqui em Sao Leopoldo, onde estou de ferias, eles chegam a deixar qualquer um arrepiado se for espada. Hoje, caro Caca, se for lançamento ate garoto novo esta apelando pro doping para nao correr risco, fica a dica.
Que domingo triste, que ressaca…
O jogo contra o Fortaleza revelou um Flamengo apático, sem a menor vontade de disputar o importante oitavo título do Campeonato Brasileiro.
Infelizmente deixamos de depender apenas de nós e precisamos de uma combinação de resultados…
Depois do nosso jogo, eu ainda resolvi ver Fluminense X São Paulo. O Fluminense (nosso próximo adversário) é um time muito fraco, praticamente sem qualidades individuais, mas muito aplicado – é aquele cara que entra na porrada, mas não desiste nunca. Ele apanha, apanha…mas enquanto não for nocauteado, tem briga. Ontem foi assim: brigaram o jogo todo contra o São Paulo. Eu admiro isso: a fibra, a vontade…a raça – ingredientes sempre tão presentes no nosso Flamengo. Do outro lado, um São Paulo, com decisão no meio da semana contra o Grêmio. Pouparam só o lateral direito e jogaram a conta do chá – pra vencer – e desfilaram categoria principalmente nos pés e na liderança do Daniel Alves. É claro que ainda podem perder a Copa do Brasil e até o Campeonato Brasileiro, mas atualmente é um time que mostra segurança e PADRÃO DE JOGO. Oscilam muito pouco (como aconteceu contra o Corinthians, final de semana passado).
Temos Fluminense, Ceará (c), Goiás (f), Palmeiras (c), Athletico PR (f), Grêmio (f), Sport (f), Vasco, Bragantino (f), Corinthians (c), Internacional (c) e São Paulo (f).
São 12 jogos, 6 fora de casa e 2 clássicos. Bem difícil…
Se quisermos ainda disputar, temos que mudar completamente o comportamento, para chegar com chances de título na final contra o próprio SPFC.
S.R.N.7
Situação atual PG Nº JOGOS
São Paulo 56 27
Flamengo 49 26
PRÓXIMOS JOGOS
São Paulo Flamengo
Bragantino F Grêmio F
Santos C Fluminense C
Athletico F Ceará C
Internacional C Goiás F
Coritiba C Palmeiras C
Atlético GO F Athletico F
Palmeiras C Sport F
Ceará C Vasco C
Grêmio F Bragantino F
Botafogo F Corinthians C
Flamengo C Internacional C
São Paulo F
Quais seriam nossas chances?
Zero
Bom dia! Considerando os jogos restantes, a diferença de pontos para o São Paulo e o retrospecto dos dois, considero remotíssimas as chances do Flamengo. Apostaria que o São Paulo chegará na última rodada já como campeão. Vejo como provável adversário do São Paulo o Atlético MG.
Yvan meu caro!
Um dado preocupante, o aproveitamento do Ceni é de 53% em vitórias, a pergunta é a seguinte, seria esse percentual suficiente para conquista da vaga direta na Libertadores?
Eu já estou pensando por esse prisma…
Minha opinião é que as coisas não vão ficar como estão, assim meio barro meio tijolo, ou vão melhorar ou vão piorar!
Saudações!
Amigo Yvan, se o único que pode tirar o título do SP for o Altético-MG, então o SP já está com meio caminho andado, afinal, a diferença dos dois times ficou claro no último confronto. De fato, o amplo e irrestrito FAVORITAÇO ao título é o clube paulista, seria preciso um maré gigantesca de azar para tirar o sétimo caneco do Morumbi.
São Paulo 3 x 0 Atlético-MG.
Meu palpite está baseado nos próximos adversários dos dois, não no resultado da última partida entre ambos. Mas, claro, o São Paulo está com uma das mãos na taça. Pule de 10 na linguagem turfística. E será merecido pelo que vem jogando.
Grande Yvan, infelizmente, por total incompetencia nossa entregaremos a taça para o SPFC no último jogo.
Alem de termos tomado 9×2 nos confrontos, ainda vamos pagar a chacota de dar a faixa de hepta para esse timeco do SP.
Campeonato brasileiro mais fácil da história, e conseguimos entregar facilmente a zebra, porque o SPFC ganha nada desde 2008.
So o Flamengo é capaz disso!!!!
Barca 2021: Cesar, Rene, Joao Lucas, LP, GH, Thuler, Arao, Michael, Vitinho, Lincoln
Possiveis vendas caso o valor seja alto: ER7, Diego,
Que tragam jogadores dispostos a escrever uma nova historia.
Nao aguento mais jogadores preocupados com rede social, dancinha coreografada etc.
Esse Eribeiro de capitão envergonha a torcida, isso é um banana, artilheiro dos gols inúteis e pipoqueiro nato.
SRN
Ou Mister não viu o jogo ou estava sob efeito de vinho português…
Óbvio que a ausência da torcida, muito nós prejudica. Porém outros clubes também são prejudicados. Haja vista o alto número de vitórias dos visitantes…
Nosso maior problema é a falta de comando, dentro e fora de campo.
A seguir nesse caminho, temo pela nossa vaga na próxima Libertadores , o que financeiramente seria um caos..
A entrevista pós jogo de ontem , do aprendiz Ceni, indica que o próprio já está cavando sua volta ao fraco Fortaleza..
Até o próximo jogo serão 11 dias, dos quais usaremos apenas 4 para treinos. Fácil saber o porquê do fracasso semestral do Time do Flamengo..
Fora Landim, Bap e Tanure
Um time que perde tantos pênaltis num ano, não pode ser campeão.
” 7 – Comparação dos técnicos. Um abismo enorme.”
Cacá meu amigo de infância, que foi muito bom de bola, tricolor, tem o dom de ver o futebol com sensibilidade, simplicidade e objetividade. E, sendo sincero, sempre!
Será que finalmente o nobre Cacá lhe fez enxergar que não temos técnicos capacitados no Brasil, ou você doce Kleber, pretende morrer abraçado ao Ceni?
Foi o Ceni que piorou ao sair do Fortaleza e comandar o Flamengo ou o nobre amigo que errou na avaliação de jovem promissor ?
O Flamengo do Done, tinha como elemento chave, jogar em função do seu jogador mais criativo. Arracaeta.
O Flamengo de Ceni, joga em função do seu jogador mais rápido. Bruno Henrique. Acontece que BH nem sempre tem espaço suficiente para jogar em alta velocidade. E quando isso acontece, Ceni tende a espetar ainda mais BH na área junto ao centro avante.
JJ apostava tanto na velocidade quanto na criatividade. Ta aí o abismo mencionado pelo nobre Cacá.
Claro e evidente que tínhamos Rafinha e Mari em 2019. Claro que o Covid-19 atrapalhou muito toda a preparação física e, disso, não há como fingir que não ocorreu. Arrascaeta e o Everton parecem jogar sempre com o freio de mão puxado.
Apesar desses problemas que não são poucos, todos, inclusive todos, esperam ou esperavam mais do Flamengo de 2020.
Todas as vezes em que o Flamengo tinha a obrigação de vencer, não o fez. E o jogo contra o Fortaleza, foi só mais um numa lista enorme, somente nesse segundo semestre.
Para o Flamengo ser campeão brasileiro precisaremos de tropeços sérios de São Paulo e Galo. Hoje não vejo isso acontecendo. Logo, não vejo hoje o Flamengo disputando título.
Mas futebol é um caixinha de surpresas. Vou continuar torcendo sempre, ainda que eu não leve muita fé.
JJ deixou muito claro, pelo menos a mim, que no Brasil só há técnicos ultrapassados.
Abçs
Anderson, acabas de resumir tudo o que penso.
Baita texto, concordo em gênero, número e grau.
Cabe a nós estabelecermos como prioridade ter um trinador inquestionável em 2021.
Concordo com Cacá, a segunda opinião. Isla está horrível. Não joga metade do Rafinha. E por que não Ramon quando Felipe Luís não joga?
Corretas, também, observações sobre Éverton, Gabigol e tesão em baixa.
Kleber a amigos do blog,
Acho que o melhor agora é pensar adiante. Time que deixa 5 pontos no Atlético GO, 2 no Bragantino, 2 no Botafogo e 2 no Fortaleza não vai ser campeão.
Ceni não serve. Confesso que aguardei pelas semanas livres e ver como o time se apresentaria. Claro que esperando uma grande melhora. Ledo engano. Arrascaeta e Everton Ribeiro que são duas peças principais para esse time, completamente fora de sintonia. Começo a me perguntar o que o Ceni treina.
A declaração do Ceni enaltecendo a apresentação do Fortaleza, que fora preparado por ele durante 3 anos, me soou muito amadorismo.
Temos alguns meses a frente pra pensar num bom técnico pra quem sabe poder voltar as glórias. Que desta vez não façam a brincadeirinha de ir até a Europa fazer entrevista com estagiário de treinador famoso.
SRN
Alan,
Eu imaginava que o Ceni chegaria GRANDE no vestiário, cobrando e se impondo no elenco – como aparentava ser a sua personalidade vencedora… Mas o cara chegou nú e de pernas abertas, foi engolido pelo grupo de descompromissados que se tornou o elenco do Flamengo.
Sei que muitos colegas ainda estão presos aos nomes, mas alguns titulares precisam ser negociados, os títulos de 2019 trouxeram acomodação ao elenco.
Jogador brasileiro é assim, poucos conseguem se manter após grandes conquistas.
Perfeito, Diego.
Também estou profundamente decepcionado.
Os jogos contra Botafogo e Fortaleza deixaram evidente a falta de comando.
A apatia e falta de raça do time assusta.
Vou torcer enquanto houver chance, mas admito que não estamos jogando pra conquistar o título.
Esse Flamengo aí não merece ser campeão.
Escrevo isso com um misto de vergonha e decepção.
SRN!!!
Diego,
Concordo com você. O brio do time do ano passado passa longe do que está aí esse ano.
Ceni achei que seria promissor, mas não passa de um bom treinador de time pequeno.
Tomara (duvido na verdade) que os dirigentes já estejam de olhos abertos e planejando a próxima temporada.
SRN
Alan meu caro!
Semana passada vc esta um ferrenho defensor da nossa possibilidade de título e do trabalho do Rogério Ceni, no que discordamos.
Bem vindo ao grupo dos tristes pragmáticos fatalistas de 2020.
Esse ano nem o mais irresponsavelmente otimista rubro negro acreditaria!
Se bem que eu não advogo pela perseguição daqueles que acreditem em milagres.
Um milagre é sempre uma possibilidade, não uma probabilidade.
Saudações!
Grande Nino,
Confesso que realmente eu acreditava que Ceni poderia dar certo. Tanto que em um post pedi a você para me cobrar em 2 semanas. Após esse tempo eu concordo com você, ele não serve.
Pior ainda pra mim foi dar entrevista enaltecendo o próprio trabalho no Fortaleza. Muito amador. Provavelmente vai ser tornar um bom treinador para time pequeno e nada mais que isso.
E pra gente o que sobra é torcer pela vaga na libertadores e pra que os dirigentes comecem a planejar o próximo ano desde já.
SRN
Relaxa galera o ELENCO DO FLAMENGO JA SAIU DE FERIAS FAZ TEMPO.
Tão entrando em campo somente pra bater aquela PELADINHA de fim de ano.
Esse elenco só volta a jogar PROFISSIONALMENTE em 2022. DUVIDAM ?
Não fui um entusiasta da contratação de Ceni. Aqui neste mesmo blog, quando o convite foi feito, eu alertei que Ceni é treinador de time pequeno. Fez água no São Paulo e enterrou o Cruzeiro.Ele chegou com o papo de que ia resgatar o esquema de Jesus. Tudo papo pra torcida. E demonstrou isso até agora.Porque o esquema de Jesus era muito mais que entrar em campo no dia de jogo. Eta treinar full time, almoçar no Ninho do Urubú. Se ele quisesse nesmo resgatar o tal esquena não marcaria treino só pata tarde, e nem marcaria churrasco após coletivo. O time é milionário. O minimo que se exige é entrega total. Todos ganham muito bem. Os maiores salarios do Brasil. Também se quisesse resgatar o esquema de Jesus não ficaria à beira do granado de braços cruzados, com substituições absurdas, assistindo um time apático. O esporro correria solto, a voz do comandante mexeria com os brios. Jogador gosta de ser cutucado, instigado. Jogador detecta quando o técnico é vaselina, complacente. O problema é que o Flamengo não conseguia desmamar de Jesus.Faktou à diretoria a visão que esse tine precisa de um lider, um motivador, cobrador, que não tenha receio de criticar o que está errado com intuito de acertar. E principalmente soubesse dialogar com o staff do futebol.É incrível: o Flamengo já viu o Zico ir embora e não perdeu a passada. Então por que aibda vive órfão de JJ?
Todos estes fatos enumerados podem se resumir em poucas palavras, ” A ausência de JJ”. Simples assim. É só escutar o que o Filipe Luis disse.
Já falei aqui que o fator treinador é a engrenagem principal, é a que destrava todas as outras. E hoje não temos essa engrenagem.
O baixo rendimento do time, o momento ruim de E.Ribeiro, tudo está ligado diretamente ao coletivo que não existe mais, e, sem coletivo, o individual nunca estará em seu máximo. Xingar o baita jogador que é o Everton é uma injustiça monumental, o cara é um dos melhores do Brasil desde 2013. Lembrem-se do fator coletivo!
Concordo com você, Daniel!
Saudações!
Prezados amigos.
Não acredito mais em título. Nos resta torcer por uma vaga direta para a Libertadores.
Se o Flamengo quiser ganhar alguma coisa em 2021, o primeiro ato tem que ser a contratação de um TREINADOR estrangeiro que seja experiente e capacitado, que traga toda a comissão técnica.
Quem fez 2019 foi o Jorge Jesus, MAIS NINGUÉM – pois conduzia este elenco de milionários à ferro e fogo – hoje estão todos acomodados e confortáveis com o paternalismo típico de entregadores de camisa braasileiros.
O Rogério Ceni tem mentalidade de time pequeno. Coloca o João e Renê nas laterais, ficou encantado com o fraquíssimo Pepê e espera ansioso pelo jovem Yuri César, RESERVA (titular em apenas 26% dos jogos) no gigante Fortaleza. Esse menino tem cara de Flamengo, disse o Ceni… PQP!!!
Acho que será necessário cortar algumas “cabeças” do elenco – jogador brasileiro naturalmente se acomoda depois de títulos relevantes.
Fora de campo, já que a Direção eleita não vai mudar, precisam dispensar o Vereador, o Médico e o Jardineiro dos pastos do Maracanã e do CT.
Exato Diego, o sucesso em 6/7 meses de 2019 se resumiu ao fato de ter um treinador de verdade. Simples assim. Afinal, com Abel, já tínhamos um elenco de dar inveja. Com Torrent e Rogério também. Filipe Luís, um dos mais experientes do elenco, cantou a bola, “O que mudou foi JJ”.
Eu iria concentrar todas as forças em Coudet ou Gallardo, investiria pesado mesmo. E também calçaria as sandálias da humildade, a qualquer sinal de soberba, cortaria já na raiz, não pode deixar prosperar a conversa fiada de “hegemonia”, primeiro tem que trabalhar e aí sim os resultados ao longo de 6/7 ANOS vão demonstrar se houve hegemonia ou não. Em 2020 vimos muito ufanismo e pouco trabalho….
Anderson, sabe até quando vai o patrocínio da MRV com o FLA.,valor ?
Apenas por curiosidade minha…Sei que vc tem expertise sôbre estes assuntos…
Rui Vitória,técnico português,estaria sendo “pensado”,para alguma eventualidade ?
Abs.
O patrocínio é de 10 milhões por ano.
Termina em dezembro de 2021
Abçs
Oi Anderson,
Ontem, no Ancelmo Gois, saiu que o contrato se encerra em fevereiro, dentro de dois meses e é de 700 mil reais/mês.
Abraço
————
O Flamengo busca um patrocinador para as costas de sua camisa. A MRV já avisou ao clube que não vai renovar o seu contrato, que rende R$ 5 milhões por mês ao clube. Sai em fevereiro.
(Atualização: o valor do contrato é de R$ 700 mil ao mês. A coluna pede desculpas aos leitores pelo erro)
https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/flamengo-procura-novo-patrocinador.html
Obrigado !!!!!!!!!!
Caros amigos e irmãos do blog!
Todos nós sabemos que onde não existe comando os jogadores tomam conta. E onde os jogadores tomam conta não tem como dar certo!
O exemplo mais notório foi a Democracia Corinthiana, seguidas de outros exemplos menos notórios.
Lamentável chegarmos a esse ponto lamentável!
Brás errou tanto no 2o. semestre de 2020 que sucumbiu as críticas e a pressão interna, a ponto de ser desprestigiado pelo Lanin e desanimar!
O gerente de futebol é o amigo do amigo do amigo, não tem como tbm!
O presidente Landin só aparece quando a coisa esta boa, quando esta ruim ele some!
Enfim o clube parece sem comando e sem uma filosofia, o que é pior!
Notícias dão conta que estão estudando um nome de um novo treinador para 2021. Como sabemos, tem que ter caixa, história, trabalho consolidado, muita moral e muita marra! Caso contrário o grupo janta o cara de palitinhos.
Nesse cenário o nome do Renato Gaúcho aparece, infelizmente! Como 3a ou 4a opção, mas aparece!
Como eu sempre digo nesse blog, “Em balaio de cobras tem-se que saber tocar flauta”.
Saudações!
É, Nino, tenho que dar a mão à palmatória. Quando falei que só precisaríamos jogar cinqenta por cento do que jogamos ano passado pra sermos campeões, você disse que não jogaríamos nem cinco.
Tens razão, o narigudo sãopaulino é fraco. Foi incapaz de furar a retranca que ele próprio criou(segundo ele) e ainda desfez do valor do treinador adversário na partida.
Como disse um comentarista outro dia na TV, que o conhece bem desde os tempos do SP, ele é RC FC.
E eu digo, e só.
Como já está praticamente sacramentado o fracasso no Brasileirão, é preciso corrigir os erros de 2020.
O foco principal deveria ser o TREINADOR. Eu investiria PESADO em Coudet ou Gallardo, pode sair caro? Pode! Mas isso deve ser encarado como prioridade. Há quem defenda que no BR, deveria ser R.Gaúcho, sei lá, pode ser, mas acho que Renato não é técnico de Brasileirão…
Brás e a equipe de futebol compensaram todos os acertos de 2019, com erros em profusão em 2020, como recusar a venda de Vitinho, Lincoln, a caríssima compra de Michael, e a renovação de Diego Alves nos moldes de JJ, ou seja, em 2021, poderemos ser surpreendidos com sua saída a qualquer momento. Não aprenderam.
Mas a principal mudança deverá ser no quesito HUMILDADE, e isso vale para todos, é impressionante que num país volátil como o Brasil, bastaram 6/7 meses de amplo domínio rubro-negro que existiram dirigentes e torcedores de ego infladíssimo, pregando hegemonia, e achando que simplesmente por ter um elenco renomado e caro, qualquer “treineiro” que faça o simples conquistaria tudo, ledo engano. Sinceramente não sei se vai servir de aprendizado, pois o futebol volátil tupiniquim é recheado de hegemonias furadas, se lembram do “tricolor soberano”? Depois de tantos casos, se ainda caíram na mesma armadilha, acho que nada mais pode tirar os ufanistas do salto alto. Sobraram bravatas e conversinhas, e faltou trabalho eficiente.
Que 2021 seja diferente, pois em 2020 sobraram humilhações e goleadas, derrotas elásticas e doídas, como a maior derrota da história da Libertadores e surras impiedosas do SP e Atlético-MG. No meio de atuações tão sofríveis, desorganização tática e defesa “arreganhada” ainda tem quem ache que o motivo do fracasso flamenguista se resuma a arbitragem paulista, melhor parar por aqui…..
A conclusão a que cheguei após a passagem de três técnicos, um vitorioso e duas apostas, não poderia ser diferente da maioria do que aqui pensa os amigos: Técnico, faz, sim, uma baita diferença. Ficou evidente que apostas não dão certo no Flamengo. Incrível que pessoas que vivem o dia a dia do Flamengo, alguns remunerados, não enxerguem o óbvio. Em nenhum lugar do mundo paternalismo costuma dar certo quando o assunto é profissionalismo. Rogério está nos decepcionando pela forma como vem conduzindo o elenco. Falta-lhe autoridade para brigar, questionar e exigir maior atenção e posicionamento durante os jogos. Nunca fui defensor de o Flamengo contratar pessoas com pouca ou nenhuma experiência para comandar nosso elenco. A forma de enxergar o jogo e de os atletas a proporem o jogo são coisas que exigem experiência e acima de tudo ATITUDE para cobrar e exigir dos seus comandados. Acho que o Rogério ainda é uma promessa, mas ainda falta muita rodagem para ter a força e a coragem para dirigir times com muitos medalhões.
Literalmente poderemos passar o ano zerado em títulos, com um elenco até melhor que o anterior, mas sem o carro chefe. Mas a forma como JJ saiu foi também fundamental para entrarmos em declínio técnico e físico. Ninguém da comissão técnica soube dar continuidade ao trabalho anterior. O tipo de censura imposta pelo portuga a qualquer outro que não fosse membro de sua comissão técnica deixou o Flamengo de calças curtas. Isso jamais deveria ter sido aceito pela direção. E o desfalque só não foi maior porque o Dr. Tanure não aceitou o convite do portuga para ir embora junto com eles.
Do céu ao inferno, tudo em apenas um ano.
Com a bola que estamos jogando, a tendência é aumentar a diferença para o SP e brigar por uma das 4 vagas diretas na Libertadores… pra alegria da paulicéia e da imprensa de “Manhattan”, incluindo o abominável Milton das Neves. SRN.
Nem me fale amigo Souza, se tem uma coisa que me deixa indignado é a capacidade desses caras acharem que são os perfeitos em tudo, se acham os donos do Brasil. Para eles a única coisa que existe no país é o feudo deles. Milton Neves é um deles, ficam nutrindo mentalidade da década de 50 e 60.
Definitivamente o bairrismo é uma das coisas mais sem sentido e indigesto no Brasil.
QUARTAS SUB-20 NO SPORTV / SKY 39
FLAMENGO X FLUMINENSE.
GRAMADO DA GÁVEA ESTÁ UM TAPETE.
23 MINUTOS SÓ DA FLAMENGO…
Garotada do Flamengo jogando muito e criando mais ainda. Mas…
1 – Só vale gol bonito e dentro da área.
2 – Fundamento em finalizações é uma tragédia.
Perdem gols assim como os homens de cima.
3 – Lázaro, jogando pedra em santo e nosso goleiro sonha em ser zagueiro um dia.
Tomou gol bobo por deixar a meta quando Noga disputava com o atacante do Flor.
4 – Thiaguinho – ex Náutico – é muito bom de bola.
5 – Os caras chegaram duas vezes. Fizeram um.
Nós chegamos oito e também fizemos um…
Qualquer semelhança não é acaso. kkkkkkkk
Cito o mestre Nino:
“Brás errou tanto no 2o. semestre de 2020 que sucumbiu as críticas e a pressão interna, a ponto de ser desprestigiado pelo Lanin e desanimar! O gerente de futebol é o amigo do amigo do amigo, não tem como tbm!”
e
“Comenta-se que Isla não foi bem aceito pelo grupo e que não esta encontrando colaboração do ER para jogar em profundidade. A panela virou um caldeirão meu caro! Marcos Braz depois de tanto errar no 2o. semestre de 2020, não suportou as críticas e desanimou; o tal do Skinner (é assim que se escreve? Amigo do amigo do amigo) como gerente de futebol é uma piada, Landin dormiu 2 dias no Ninho, ou seja, não tem comando e os jogadores tomaram conta!”
À vista dos fatos e das presentes realidades, o fora Landim, infelizmente e lamentavelmente, só poderá ser para daqui a um ano. Mas o “FORA MARCOS BRAZ E JÁ” necessita ser para ontem.
Rubro-negras saudações a todas (por que será que não tem muié comentando neste blog???!!!!) e a todos
Por sugestão de nosso guru adjunto Egon fui ver o tal Fla-Flu sub-20, embora nao tenha o hábito de acompanhar as categorias de base.
Apesar de constatar que nosso time é bem melhor do que o esforçado Flu, me impressionou a marra desses jovens jogadores que, como os profissionais, parecem achar que liquidarão a fatura na hora que bem entenderem.
Craque a gente continua fazendo em casa, soberba também…
Meu amigo Fernando!
“Craque a gente continua fazendo em casa, soberba também…”
PERFEITA leitura do amigo…
É muuuuuita marra..
Perfeito comentário!