📷Alexandre Durão

Zico, Arthur, vitória e segunda-feira preocupante

Antes de falar sobre o jogo, que vi aqui em Paris, gostaria de registrar um momento mágico que mexe com todo rubro-negro e, também, quem não tenha este privilégio, mas tenha sensibilidade. E, claro, falar da importância desta segunda-feira na vida da nossa paixão comum.

Radamés Lattari, extraordinário rubro-negro e presidente da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), relatou momento único na Vila Olímpica, onde Zico, nosso rei, como embaixador do Brasil nesta olímpiada, foi fazer uma visita. Lá, foi surpreendido pela emoção de um atleta brasileiro, de nome Arthur, cracaço no vôlei de praia, que hoje esbanjou talento, ao lado de seu companheiro Evandro, na bela vitória sobre a dupla austríaca.
Arthur, o do vôlei, assim foi batizado em homenagem de seus pais ao maior ídolo de nossa história. O encontro foi comovente, com Arthur chegando às lágrimas ao encontrar alguém tão importante na sua vida.
O encontro fez um bem enorme. Arthur estreou na Olimpíada jogando uma partida impecável.

O segundo tema é a nossa preocupante segunda-feira.
Não vou me alongar. Prefiro registrar aqui no blog, para leitura e avaliação de todos, o requerimento feito pelo sócio benemérito Siro Darlan, ao presidente Rodolfo Landim.


 

REQUERIMENTO Nº 12
Ilmo. Senhor Rodolfo Landim
MD. Presidente do Conselho Diretor e do Clube de Regatas do Flamengo
SIRO DARLAN DE OLIVEIRA, sócio benemérito nº 001220 e FLA TRADIÇÃO & JUVENTUDE, reunidos em Assembleia Virtual no dia 16 de julho, abertura do XXXIII Jogos Olímpicos de Paris, representado por seu Secretário Geral SIRO DARLAN, vem, observados os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade, eficiência, responsabilidade social, gestão democrática e profissionalismo, que devem nortear a administração do Flamengo, atendendo o que determina o artigo 19, III do ECRF, visando “apresentar sugestões de interesse do FLAMENGO, ou que contribuam para o seu engrandecimento e perenidade” respeitosamente, ouvidos os demais poderes do Clube de Regatas do Flamengo, requerer o seguinte:  
Tendo em vista a Assembleia Extraordinária convocada para o dia 29 de julho, vem manifestar seu integral apoio à construção de um estádio para o Clube de Regatas do Flamengo.
Contudo desejamos que essa aquisição seja feita com a mais absoluta responsabilidade social e que a aquisição do terreno que abrigará nosso tão sonhado Estádio, atento à capacidade e estabilidade financeira do Clube de Regatas do Flamengo, conquistada com o trabalho e apoio de muitos. Para tanto prezamos a manutenção ilesa do patrimônio do clube e de seus associados com o intuito de manter a autonomia e independência da maior instituição esportiva do País.
1. Desejamos ainda repudiar veementemente qualquer tentativa de implantação de SAF no Flamengo, seja a que título for. Que o Flamengo seja 100% dos rubro negros, cada vez maior e mais forte!
2. A convocação divulgada pelos meios de comunicação de convocação das torcidas organizadas para promover pressão aos Conselheiros votantes dá bem o termômetro eleitoreiro dessa convocação. Trata-se de um Alcaide vascaíno que jamais beneficiara os interesses do Flamengo e uma Administração em fim de mandato querendo eleger seu sucessor. Ingredientes de interesses privados que em nada beneficiará o Flamengo.
3. Ética é a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar uma atitude. O que justifica sob o ponto de vista ético um dirigente em fim de mandato onerar as contas do clube, deixando a conta a pagar para seus sucessores. É a ética que proíbe políticos em fim de mandato assumir compromissos que possam prejudicar o ente administrado. Todos queremos um estádio para o Flamengo, mas que seja com responsabilidade administrativa.
4. A lei de Responsabilidade Fiscal em seu artigo 42, dita que “É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Parágrafo único. Na determinação da disponibilidade de caixa serão considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar até o final do exercício.  Nos últimos oito meses do ano, por exemplo, a administração é proibida de se comprometer com novas despesas que não possam ser quitadas dentro do mandato, conforme prevê o artigo 42”. Isso é um princípio ético de toda administração.
5. NOTE-SE que o edital de licitação prevê a possibilidade de o preço fixado em 138 milhões ser alterado a critério de novas avaliações e caso o Flamengo não pague a diferença, perderá o sinal adiantado. Quem arcará com esse prejuízo? Tem algum estudo projetando o aumento desse valor? Ou seja, estamos comprando um imóvel que não se sabe qual o valor…. 
6. Além do mais é sabido que o terreno foi utilizado por vários anos por uma empresa de gás, portanto para descontaminar esse espaço por lei são necessários pelo menos 5 anos. Logo, o Flamengo não cumprirá o edital que prevê cinco anos para a construção do Estádio.
7. Outra curiosidade é responder onde está o projeto do estádio, ou assinaremos um cheque em branco para o Presidente que está de saída para que construa o estádio que quiser e da forma que desejar?????
8. Se discordar, a Caixa recebe o principal e pode pleitear o restante judicialmente. Isto já está sendo feito em outra área do Gasômetro, onde foi construído o terminal Gentileza. Ao fixar no edital que o valor do lance terá de ser pago à vista. Se discordar, a Caixa recebe o principal e pode pleitear o restante judicialmente. Isto já está sendo feito em outra área do Gasômetro, onde foi construído o terminal Gentileza. Antes, o Flamengo se dispôs a pagar R$ 250 milhões pelo terreno, mas a Caixa recusou a oferta sob a alegação de que a área vale duas vezes mais, diante do potencial construtivo. São valores mobiliários emitidos pela prefeitura do Rio, detidos pela Caixa.
Como se comprova, a oposição dos requerentes é sempre propositiva e em defesa dos interesses do Clube de Regatas do Flamengo, e assim prosseguirão, visando trazer alegria e felicidade aos apaixonados pela Nação Rubro Negra, que deseja o respeito a seus direitos.
Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024

 


 
Espero que todo rubro-negro que faça parte do Conselho Deliberativo entenda que, acima de qualquer compromisso pessoal, afetivo, por vaidade ou comercial, está o interesse real do Flamengo. Está o futuro do Flamengo.

O jogo:
Flamengo 2 x 0 Atlético-GO

Primeiro tempo muito bom, onde em cada bola perdida havia uma reação imediata. Surtiu efeito, pois o time do Atlético Goianiense mal conseguia respirar.

Pedro, no intervalo, concedeu entrevista dizendo ser impossível manter ritmo tão intenso. Comentário preciso, pois até fazer o segundo gol, nosso time sofreu o desgaste da marcação precisa e impiedosa dos primeiros quarenta e tantos minutos. O segundo gol veio em boa hora. Depois, foi só administrar a vitória.
Arrascaeta, talento puro. Houve uma enfiada de bola para o lateral direito uruguaio, que foi coisa de cinema.
Gerson, mais uma vez, perfeito. O dono do jogo.
No mais, ninguém desafinou…

Se não for observado nenhum tsunami interno, o título de Campeão Brasileiro chegará bem antes da rodada final.