São Paulo 2 x 1 Flamengo
Por onde começar?
Será pela arbitragem. A CBF anuncia, como se fosse a descoberta da roda, que a arbitragem brasileira mudará de patamar em função da perseguida – e agora alcançada – profissionalização.
Nosso país é curioso. Ser profissional não é dominar a matéria, e sim ter um contrato ou uma carteira assinada.
O árbitro Wilson Pereira Sampaio deve ter um padrinho muito forte na CBF, pois consegue ser indicado para apitar na Copa do Mundo. Neste jogo, foi decisivo: no último lance, ignorou um pênalti claro em Arrascaeta. O VAR, corporativista, não fez o seu papel. Ridículos!!!
Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa.
Início de temporada pior, impossível!
Planejamento equivocado da nossa comissão técnica, culminando com a possibilidade de o clube disputar um quadrangular no Campeonato Carioca para evitar um rebaixamento estadual. Pior ainda: ignoraram que o time teria um desgaste maior jogando mais partidas do que aqueles que estarão disputando o título.
Depois da derrota para o Fluminense, derrota na estreia do Brasileiro para o fraquíssimo time do São Paulo.
O que faltou no Campeonato Carioca se repetiu na estreia da competição mais importante do país. A vitória, a perseguição pela conquista, em segundo plano. Primeiro, o malabarismo equivocado, a estratégia errada.
O melhor time possível não começou o jogo. As alterações atenderam à tal da minutagem, e não ao interesse vital, que é a vitória.
Em síntese, jogamos três pontos pela janela.
Será que estamos nos achando?
Se isto estiver ocorrendo, corremos sério risco.
Fora de campo, vamos bem. Há quem entenda que Paquetá custou muito, que, aos 28 anos, será pouco provável outra venda para o futebol europeu.
Respeito quem pense assim; porém, penso diferente. Paquetá representará conquistas que tornarão o Flamengo mais forte e, consequentemente, aumentarão seu faturamento. Sem falar no institucional. Nossa torcida, gigante, seguirá crescendo.
Enfim, é isso. Começando tropeçando nas nossas próprias pernas.

Faz 40 dias que o Flamengo jogou a final do Mundial. Teve férias e 3 jogos em sequência, mas para os sabichões ninguém mais presta. E se não ganhar o título domingo é crise. Bizarro, ridículo!
Arrascaeta, Jorginho, Léo Ortiz não acertaram dois passes, não ganharam uma disputa. É o preço que se paga pela competência do Flamengo até o fim de 2025. Esse nosso calendário vai complicar os melhores do ano passado. Ou acham que nossos craques estão sem raça? Pelo amor de Deus né.
Infelizmente é dar tempo ao tempo.
Flamengo demorou demais a voltar de férias. Até Corinthians e Vasco que jogaram até 21 dezembro voltaram antes.
Deveriam ter voltado no dia 07.
Ano de sacrifício.
Esse time já era pra estar jogando.
Risco de repetir 2023 existe.
Diferentemente do Flamengo, Kleber voltou muito bem de férias.
Perfeito em todas colocações.
6 J 4 d em 2026 já perdemos quase a metade dos 11 jogos que perdemos em todo 2025.
Ano começa muito mal.
Físico, técnico e tático.
Felipe Luiz precisa ter a segunda nota.
Se forçar tanto, estoura o elenco todo. Planejamento em 2025 foi fundamental pro Arrascaeta ter seu melhor ano da carreira.
Henrique até entendo a necessidade da pré temporada .
Porém 2026 é uma temporada diferente.
Serão 6 meses , parada de um mais de um mês pra copa, campeonato brasileiro vai o ano inteiro, começando em janeiro e o Flamengo tem o bônus de duas taças logo agora, janeiro e fevereiro.
Então, era sacrificar 5 dias de férias, como fizeram Vasco e Corinthians, colocar jogadores como Diogo goleiro, Everton Araújo, Allan, Michael, Royal além de Wallace Yan para jogar o carioca desde início e contra o Vasco, todos titulares, incluindo arrascaeta e jorginho em campo.
A temporada requer sacrifício e um planejamento diferente que uma temporada normal.
Times de São Paulo estão bem a frente fisicamente, mesmo com times inferiores tecnicamente, se for esperar até março pra entrar em forma , brasileiro já pode ter ido embora.
Flamengo morreu fisicamente domingo e ontem.
O que explica um jogador do talento de leo Ortiz voltar tão mal fisicamente e tecnicamente ou arrasaceta e jorginho tão fora de forma? O caso arrascaeta é mais irritante, porque claramente está mais pensando mais na copa nesse momento que no próprio flamengo, pelo planejamento.
Volto a frisar, Flamengo deveria ter sacrificado 5 dias de férias, que seria reposto em junho e deveria ter colocado uns 5 a 6 reservas pra estar junto ao sub 20.
Aí, pra mim foram os erros.
Aquele cartão de visitas contra o Vasco deu uma falsa impressão de que o Flamengo já estava em boas condições físicas na temporada. Claramente ainda está bem abaixo, o que faz a equipe errar acima do normal e conceder muitos espaços aos adversários. O pouco tempo de preparação está cobrando um preço nesse início de ano, normal. É usar mais quem já está num estágio avançado na preparação física e dar minutos aos poucos para os demais. Domingo já vale taça.
Querido Kleber , que bom q o nosso blog voltou e com sábias palavras.
Minutagem é o raio que o parta !!!!!! E se falarmos de minutagem, parece que o Plata não participa. Infelizmente.
Começamos o ano de forma equivocada : todos os rivais colocaram seus times em campo antecipadamente.
E nosso treinador continua teimoso : Plata , BH e Lino.
Finalmente, o que é mais caro, custo benefício? 41mm de euros pelo Paqueta, ou 22mm pelo Lino, ou absurdo maior 9mm de euros pelo Royal?
Gostaria de ouvir o Boto.
Saudações
“Nosso país é curioso. Ser profissional não é dominar a matéria, e sim ter um contrato ou uma carteira assinada”.
Como sempre, disse tudo o nosso Presida eterno, Kléber Leite.
Flamengo conseguiu ser roubado contra um time entregue às baratas, com presidente “impichado” e chefe do futebol que pediu demissão. Enquanto isso o Palmeira já foi ajudado hoje. O ano promete.
Presidente BAP, o Sr havia garantido que desejava diminuir a faixa etária do plantel e que só contrataria gente de até 26 anos, no máximo.
O Paquetá já tem 28 anos e, após um contrato de cinco (!) anos, já terá 33. Conforme o Sr dizia, e com toda a razão, jogador veterano descapitaliza o investimento e desvaloriza o ativo. Então, a que se deve essa mudança de opinião e de postura de sua parte?
Poderiam ter contratado, com o dinheiro despendido, uns dois grandes jogadores ao invés de um (que, no fundo, é apenas o clássico jogador “médio-bom” pois, dando-se uma olhada nas estatísticas nos últimos cinco anos, nada nos números justifica o valor pago) por uma fortuna totalmente fora da realidade do futebol brasileiro, e embasados em uma pretensa identificação dele com o clube. Dispor de muito dinheiro e gastar mal não é uma boa administração.
O Sr poderia ter comprado o passe de uns dois jogadores, inclusive e sobretudo um centro-avante para ser reserva e, eventualmente, revezar com o Pedro.
Mas não: preferiu repatriar quem daqui já saíra há anos.
Isso, de repatriamentos, não costuma dar certo em lugar algum e, no Flamengo, ocorreu dando certo apenas, e só, em raríssimas exceções, tais como as do arqueiro Renato, do Nunes, do Junior e do Zico.
Não marcaria o pênalti. Mas se o lance é contra o Flamengo, TODOS marcariam e achariam um ABSURDO se não fosse marcado. Todavia, vergonhoso perder pra um time que disputará pra não cair…
-3 pontos que farão falta lá na frente
Caros amigos,
Jogadores visivelmente fora de sua forma técnica, física, o que era natural.
O que não foi natural foi o enorme salto alto europeu com o nosso técnico encarou esse jogo!
Teria que ter mais humildade de entrar com a cavalaria completa desde o inicio, definir o jogo e depois administrar.
Para piorar, tirar Cebolinha, até então melhor jogador do time em campo, e logo a seguir Pedro, sinceramente não sei por quais devaneios viajou o nosso técnico?
Plata deve ter alguma ligação desconhecida com o Felipe Luiz, não é possível que não tenha saído!
Alexandro é um enganador, pior em campo!
Pulgar na minha opinião é um botineiro, limitadíssimo tecnicamente. Jogamos o primeiro tempo topo sem um armador no time!
Ao ponto do Cebolinha vir para o meio para armar o jogo! “Pode isso Arnaldo?”
Plata e Carrascal como armadores, esquece! Varela tentando jogar como ala, fechando pelo meio e tomando bola nas costas….Sinceramente!
Sobre o lance do possível pênalti, discutível! Não vi contundência, e contato faz parte do jogo
e o zagueiro teve lá as suas manhas…
Fisicamente foi pênalti, houve contato! Tecnicamente, não se marca pênalti em um lance desses.
Entretanto se fosse o Palmeiras, com esse árbitro, era pênalti certo!
Felipe Luis não deve assistir o jogo, só pode. Léo Ortiz está horrível e ele nada faz. Vitão foi contratado para quê ? Tirar o Cebolinha que vem sendo o único a criar chances no ataque. Isso é coisa de quem está com os olhos fechados. E já vim que a insistência no Lino esse ano vai continuar.
O Flamengo segue colhendo os frutos de seu planejamento de merda para 2026. O Sub-20 foi um circo de horrores no ano de um possível tricampeonato enquanto o time principal talvez esteja apto somente para uma pelada de seniors. Fora Boto. Fora FL e suas convicções. Controle de carga e minutagem é o cacete.
Egon na escuta …??? !!!
Prezados,
Até concordo com controle de cargas, mas para isso você não pode ter no elenco um grupo de atacantes que não sabe finalizar: Plata (apesar do gol – agira sósegundo semestre), Cebolinha ciscador, o bailarino Carrascal, Luiz Araújo e o muito ídolo (mas que já deveria ter aposentado) Bruno Henrique.
Desde o ano passado é nítido que a fragilidade do elenco esta na produção dos tais atacantes “pontinhas”. Vejam o gol que o Carrascal perdeu… Vimos isso várias vezes no ano passado com os outros.
Já que tem dinheiro para caramba, qual a dificuldade de encontrar um atacante que tenha utilizado botas ortopédicas quando criança???
Pênalti claríssimo!!
O fracasso do sub-20 nos deixou numa situação de total pressão. Jogamos contra o vasco com jogadores com 8 dias de treinamento de pré-temporada. Ganhamos dando show e todos acharam que bastaria colocar o time titular que ganhar de qq um. Esquecemos que do outro lado haverá sempre um time jogando uma final para nos ganhar. Aliado a isso, não podemos esquecer que estamos em pré-temporada jogando valendo 3 pontos! Arrascaeta e Jorginho, fizeram seu primeiro jogo ontem!! Jogaram 30/40 minutos. E não se pode exigir dos demais que estejam jogando por música e em plena forma. Flamengo foi o último time a se apresentar por conta do mundial de clubes.
2 derrotas seguidas do Flamengo é motivo de espanto e alarde. Algum inimaginável. Só mostra o quão enorme o Flamengo está. OTO PATAMAR É POUCO.
Pela primeira vez Filipe Luís sofreu duas derrotas consecutivas e já é motivo suficiente para pedir sua demissão. Que loucura! Que nosso presidente tenha mente fria e racionalidade para cuidar do nosso clube de forma profissional, porque se for olhar os torcedores, o Flamengo vai viver na lama da loucura, pagando multa rescisória de treinadores.
O time está voltando agora, primeiro jogo de alguns jogadores e outros totalmente fora de forma e ritmo de jogo, o que sem dúvidas prejudica a performance. Mas acredito muito no trabalho da comissão técnica e da diretoria, que já deu ótimos resultados ano passado. Esse ano será mais difícil, sempre é mais complicado manter a competitividade, porque há um relaxamento natural das pessoas.
SRN
Ficou incrível o comentário e dissertação.
Concordo 100%!
Prezados,
Não vejo grande “prejuízo” em jogar o quadrangular para rebaixamento no Estadual…
Serão 04 times (o Flamengo + os 3 piores pequenos) em jogos de ida e volta, só cai um time. Dos 06 jogos, basta jogar com o time reserva dos profissionais em duas ou três partidas, depois colocar o sub-20 para fechar dependendo da classificação.
Andrew; Royal, Danilo, Vitão e Ayrton; Ewerton, Allan, algum sub-20, Luiz Araújo, Michael e outro sub-20… Se não ganhar desses timecos, pode dispensar esses caras todos.
Também acho.
O grande problema do Brasileiro começar mais cedo é que o Fla sempre demora pra pegar no tranco. Normalmente jogamos bem lá por abril ou maio. Aí já se foi o primeiro turno….
Começo de temporada, para piorar o retorno foi curto demais. A bem da verdade todos os gols sofridos foram por erros individuais, o FL precisa conversar e cobrar do time mais empenho, e principalmente, mais foco. Erros individuais são problemas de concentração ou de técnica, o que não é o caso. O time num contexto não foi mal, parece que ainda tem jogador que está de férias. Uma puxada de orelha deve resolver em grande parte.
AVANTE MENGÃO!!!
Planejamento ruim. Resultados medíocres.
Amigo Kleber,
Considerando que a última partida do ano em 2025 foi 18 de dezembro.
Como vc planejaria esse janeiro de 2026 ?
Por gentileza, para entendermos melhor.
SRN
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
Assim que marcamos o gol, começou a sessão de salto alto. O próprio Pulgar errou um calcanhar na lateral esquerda, instantes depois. Posso estar enganado, mas tive a impressão que ele planejava matar a bola, dentro da área para o Ortiz e acabou em assistência para o adversário. Bem diferente da lambança anterior do Royal.
Por qual razão cruzamos tantas bolas altas na área adversária ontem, se nosso centroavante é inexistente neste fundamento?