Este pensamento do extraordinário Nelson Rodrigues cai como uma luva no momento exato em que o Flamengo anuncia Domi – já assim batizado pela nossa torcida – como seu novo treinador.
A meta era Jardim, porém, como nos disse aqui no blog – diretamente de Lisboa – nosso amigo Xico, Jardim só quer saber do Principado e, ninguém o tira de lá. A outra alternativa era o ex-treinador do Rio Ave, Carvalhal, que, também em Portugal resolveu ficar.
A partir daí, eram duas as alternativas. Contratar o único europeu possível, no caso Domi ou, pegar o avião de volta e tentar um treinador sul-americano.
Domi foi o escolhido. Esta decisão, de cara, levanta uma séria questão. Estão nossos treinadores tão ultrapassados a ponto de serem preteridos por um profissional cuja maior conquista foi a de ter sido auxiliar técnico de Guardiola por dez anos?
Desculpem, mas o espírito do jornalismo está em mim. Além disso, embora seja o blog carregado em vermelho e preto, há independência para se dizer, com educação, o que se pensa.
Desculpem os que entenderam diferente da qual tenha sido a minha intenção, que foi, realmente, provocar a discussão. Até porque, seria insuportável conviver com todos pensando da mesma forma. E aqui nem é o caso do contraditório, e sim, de se discutir um tema importante provocado pela opção por Domi.
E querem saber? Pelos comentários, pelos zaps e pelos telefonemas que recebi, a maioria expressiva de quem é Flamengo quer distância dos treinadores brasileiros. Influência, ainda, do doce Portuga, ou realmente nossos profissionais ficaram pra trás nas ideias e nos conceitos?
Se a segunda hipótese, ou até mesmo uma mescla das duas, for a realidade, algo precisa mudar, quem sabe até, no próprio comando da Seleção Brasileira.
Com o elenco que temos, não há como não se manter a forma de jogar. O time é muitíssimo bom do goleiro ao ponta esquerda.
Domi, da escola de Guardiola, tem os melhores ingredientes possíveis para sua receita predileta dar certo. O improvável é dar errado.
Que seja bem-vindo e que tenha sorte nesta empreitada tupiniquim.
Se ele foi contratado então agora faz parte de nós, da nossa paixão e do nosso amor , quando ele estiver comandando o time em campo não estará sozinho , estaremos juntos. Só nos resta dar apoio incondicional e torcer para sermos campeões brasileiro e buscar o tri da libertadores.
Isso aí
Agora vamos torcer e apoia-lo
Até pq o M. Brás é um homem de sorte ( e até o que é pra dar errado acaba dando certo )
Tentou contratar o PABLO não conseguiu, trouxe o GABIGOL
Namorava o RODRIGUINHO , aí veio ARRASCAETA
DEDÉ era sonho, acordamos com PABLO MARI
Pensou no MARIANO, e fechou com RAFINHA
Queria o maluco do BALOTELLI, acabou trazendo PEDRO
Viajou pra contratar JARDIM ou CARVAKHAL e volta com o GUARDIOLA JR
NO FIM DÁ TUDO CERTO !
M.BRAZ TEM ESTRELA
SRN
Show!!! Seu comentário sobre o Marcos Brás está perfeito. Só acrescentaria um ingrediente: ele foi revelado, como dirigente, pelo nosso eterno presidente KL.
O técnico está escolhido. Ex auxiliar do Guardiola .Seria o ideal ? Não .O melhor seria o Guardiola .
Pelo que li ,seguiu critérios aprovados e decididos em estilos de jogo e característicasesta técnicas semelhantes a aquelas adotadas pelo treinador anterior Jorge Jesus.
Os responsáveis por
está escolha ,o Vice de Futebol Marcos Braz e o Diretor Técnico Bruno Spindel, realizaram o seu trabalho visando, na sua ótica , o melhor para o Clube .
Pode não dar certo?Lógico que pode.Mas eles tem a seu favor um crédito
adquirido durante o ano de 2019 ,com contratações acertadas ,inclusive do treinador português .Não li ,nem ouvi ,nessa oportunidade ,nenhuma referência à mentalidade tacanha ,colonialista e ligada a alguma administração anterior.
Procurei em jornais portugueses,espanhóis e até ingleses e também não achei referência desrespeitosa a esses dirigentes
Podemos dizer que o sucesso do ano anterior foi apenas sorte? Claro que sim.
Mas a sorte ,tem ciúme da competência .Geralmente não a larga.
Outros dizem que tem até inveja.
é isso aí “mohammed” braz!
você está certíssimo!! fez a escolha com base em critérios, em continuidade de um trabalho excepcional, feito pelo JJ.
o novo técnico é uma aposta? sim…mas isso está longe de ser um problema. diferente de outros medalhões, o dome QUER vir treinar o nosso Flamengo – e isso vale muito. alguns já falaram aqui de assistentes que deram certo, de nomes que viraram grandes técnicos no flamengo: claudio coutinho, carpeggiani, carlinhos, etc.
nós temos a obrigação de apoiar o nosso novo comandante e torceremos muito para que o time nos dê muitas alegrias, como foi em 2019.
manda um abraço para o abdullah spindel aí!! grande amigo e rubro negro raiz. parabéns pelo excepcional trabalho que vocês estão fazendo! ambos estão em OTO PATAMÁ!
já solta essa fumaça branca da chaminé e façam todos uma ótima viagem de volta pra casa!
SRN 7
Caro amigo Kleber,
Sou apenas um torcedor apaixonado pelo Flamengo e longe, muito longe de querer entender ou opinar sobre um técnico. Não tenho conhecimento para isso, apenas aprecio um futebol bonito e bem jogado.
Tive a paciência de pinçar algumas frases(sem citar autoria) entre 30 e 31 de maio de 2019 sobre uma possível contratação de um novo técnico no lugar do Abel…… Aí vão:
“Sou a favor da contratação do Joel Santana para assumir até a parada para a Copa América e depois efetivá-lo no lugar do Pelaipe, o qual exerce papel de figurante.”
“Entre o Renato Gaúcho e esse português, o qual já li que é egocêntrico e isso não dará certo no Flamengo, acredito que não há comparação.”
“Porém, vamos ao que interessa, espero que a diretoria do fla tenha juízo e não contrate o português, acho ariscado e nosso mengão não está em momento de arriscar nada.”
“Jorge Jesus é um treinador ultrapassado.”
“Não acho q JJ tenha predicados para dirigir o Flamengo. É muito garganta, não é ousado e ganhou no Benfica pq ninguém deixa de ganhar Campeonato Português no Benfica. Tem q ser muito ruim para isso!”
“JJ me parece um aventureiro.”
“Esse Jesus deve estar sem mercado na Terrinha pra vir passear no Brasil e engrossar o índice de desempregados.”
E finalmente um último, de um otimista e vidente:
“Vamos ver se vai a tempo de ganhar o Brasileirão. Eu aposto que sim.”
Dito isso, e a se confirmar a vinda de Domi, seja muito bem vindo e Deixem o Espanhol Trabalhar.
Forte abraço SRN
Leonardo, eu também me lembro de alguns desses comentários.
Espanhol, não.
Catalão.
Isso da um problema danado lá… hauhauhau!
Viva o Mengão!
Grande Leonardo! Fiquei curioso de saber se tinha escrito alguma bobagem no período AJ(antes de Jesus). E não bateu na trave!
Por absoluta falta do que fazer nessa quarentena, voltei ao espaço de tempo que você citou e verifiquei que, além de mim, a maioria dos colegas do Blog era contra a chegada do nosso Doce Portuga, inclusive nosso Guru.
Mas nada comparado a esse absurdo que escrevi
aqui, pelo qual (antes tarde do que nunca) peço sinceras desculpas ao JJ:
“Agora, quem vem? O português que, segundo o Abel, foi o pivô da demissão, não contrataria nunca. Como bem disse o Apolinho, até descobrir onde é o Ninho do Urubu,corre o risco de se perder e cair num córrego daqueles, sendo devorado por um jacaré. Será um novo Rueda: não sabe nada do Futebol Brasileiro e iria demorar a aprender. Até lá já caiu também.”
Rogério Ceni já era bem cotado à época.
O Mundo gira, a Lusitana roda…
Ninguém acreditava no Portuga, só nosso “gajo” Rui que foi profético. Parabéns pra ele!
E, como cantou o Neguinho da Beija-flor: “Obrigado Jesus, agradecemos a você…”
Leonardo e Fernando Roberto,
Lembro, agora envergonhado, de ter criticado o Jorge Jesus após o jogo contra o Emelec, que tomamos gols por falha do tal sistema com “linha alta”, recém implantado na época.
Ainda não adaptado à nova cultura de futebol, que nos fora tão bem apresentada nos meses seguintes, achava aquilo um suicídio e chamei o nosso doce Portuga de “Cristóvão Borges português”… Kkkkk
Está lá, cravado e registrado no nosso blog:
Na minha humilde opinião, sim a grande maioria dos treinadores BR estão ultrapassados. Temos o RG que salva mas já esnobou o Flamengo tempos atrás. O Sampaolli ( q também não é BR) seria disparado a melhor alternativa mas sua multa era 18 mi reais, oq sobrou são Zé Ricardo, Rogerio Ceni, Felipão, ai não dá né.
O ganho de trazer um cara desse vai além de desenhar táticas de jogo veja quanta coisa Jesus mudou no Flamengo, desde logística, quebra se paradigmas como poupar elenco até críticas para mudar o gramado. Esse cara passou pelos melhores aparelhos futebolístico do mundo Bayern, City, Barça então a experiência que ele pode trazer será importantíssima para o Flamengo se manter acima dos rivais BR já trazer um BR seria mais do mesmo.
Aos caríssimos companheiros favoráveis ao Rogério Ceni, respeitosamente indico a leitura de mais um capítulo da série de treinadores brasileiros “A culpa não é minha”…
https://globoesporte.globo.com/ce/futebol/times/fortaleza/noticia/ceni-elogia-postura-ofensiva-do-fortaleza-mas-pede-reforcos-situacao-e-complicada.ghtml
Ou seja, não se trata de nenhuma promessa surgindo, apenas mais um.
SRNs!
Exatamente, só mais um.
Ademais o time do Fortaleza não mantém posse de bola, não marca em linha alta, não exerce pressão na saída de bola adversário… não bem jogadas de triangulações nem pelo meio e nem pelas pontas…. enfim
Respeitando a todos, mas taticamente falando não tem condições nenhuma de substituir JJ.
SRN
Caro Kleber e demais companheiros, na minha visão de quem acompanhou o campeonato de portugal mais de perto por algum tempo, era evidente que JJ chegaria com credenciais. Faltaria “apenas” não ser mal-relacionado com o elenco e ter jogadores que entendessem a filosofia de trabalho e de jogo. Foi o que aconteceu com o perfil “europeu” do nosso elenco em 2019, para além da visível vontade de ganhar que tiveram (e continuam tendo). Por isso, e pela já exaustivamente debatida falta mínima de qualidade de treinadores brasileiros, não só acho o processo seletivo do Flamengo por um treinador extremamente acertado como necessário para que o paradigma quebrado com JJ continue a vigorar no Mais Querido. Se queremos elenco, estrutura e renome internacional, o caminho já está sendo percorrido e será sem volta. Abdicar de tal processo seria uma busca por novamente igualar-nos aos concorrentes locais. Estou otimista com o trabalho do nosso novo treinador, se de fato confirmado está, especialmente por uma razão principal: o elenco se manteve de 2019 para 2020 e o objetivo dele também: repetir ou melhorar a temporada de 2019. Não é pq JJ saiu que eles deixaram de ter, entre eles, um pacto de voltar a vencer a Libertadores e disputar novamente, para vencer, o Mundial.
Nesse novo momento, o fato do Rafinha ser um jogador muito admirado pelo Guardiola e, consequentemente, por seu auxiliar, faz com que o “meio de campo” entre treinador/ comissão técnica e jogadores seja o mais leve possível, como a filosofia de jogo já conhecida pelos jogadores e a não muito diferente do que o novo treinador pratique possa ser até mesclada de forma que as melhores performances sejam atingidas por cada jogador e pelo time conjuntamente. Nem o JJ pensava em manter o time jogando igualzinho, pelo contrário, ele quis aprimorar métodos, buscar alternativas (Michael, Pedro etc.) e melhorar ainda mais o nosso jogo! E mais: o novo treinador vai chegar ávido para mostrar um ótimo trabalho. Para além do mais, o idioma não será problema, já que ao menos metade do nosso elenco fala espanhol…
Para quem diz que ele não fez sucesso nem no futebol dos EUA, apenas me digam 1 jogador renomado que ele tinha no elenco, ao menos 1 que alguém gostaria de ver no Flamengo, por exemplo… e se fosse o contrário? Será que o time americano iria querer algum dos nossos? Talvez só os times titular e reserva…
Enfim, ao meu ver, contra Luxas, Dinizes e Maioneses, acho que não teremos muitos problemas para nos mantermos como o time a ser batido. Se o time conseguia vencer até nas mãos do Abel (com Arrascaeta no banco, a quem lembrar bem…), vencer essa cambada de times vagabundos atualmente existentes no Brasil, não deverá ser com maiores dificuldades. E, aos que apontam o “favoritismo” do galo mineiro por 300 “reforços”, incluindo o Sampaoli, façam-me o favor… qual jogador desses teria vaga no Flamengo? Talvez, forçando um pouco a barra, um zagueiro. Mas isso o Flamengo ainda poderá contratar em breve, eventualmente até melhor. Lembrem-se que o nosso novo treinador é parceiro do Guardiola, isso poderá convencer alguns estrangeiros até mais renomados a jogar no nosso Maior do Mundo.
SRNs!
Sobre a seleção brasileira, sim, necessário seria um treinador estrangeiro e que não tivesse rabo preso com a CBF. Imaginem um treinador podendo convocar quem quisesse dos jogadores brasileiros o que não faria em termos táticos, técnicos, posicionamento, jogadas etc. Lembrando que a maioria dos grandes jogadores brasileiros selecionáveis joga ou já jogou na Europa, logo, poucos conceitos serão grande novidade…
Eu só penso num time como:
Alisson, Rafinha, Rodrigo Caio, Marquinhos e Filipe Luís; Casemiro, Gerson e ER7, Bruno Henrique, Neymar e Gabigol
E ainda teríamos no grupo: Gabriel Jesus, Coutinho, Firmino, Fabinho etc. Botem quem mais vcs pensarem nessa lista.
Essa galera aí, bem treinada e organizada, joga contra qualquer um de frente…
Mas o ponto do treinador é falta de capacidade em território brasileiro. Nem o que os companheiros aqui achem o melhor dos melhores do Brasil seria capaz, ao menos no presente ou futuro próximo, de tirar o mais alto nível de futebol da seleção brasileira. Considerem um Guardiola com um elenco desses… mas a CBF jamais o fará, precisa do treinador rabo-preso para poder atender interesses.
SRNs!
Se nao tê-los como sabe-los !
Nao lembro o autor da frase, mas realmente temos QUE TÊ-LOS PARA SABE-LOS.
Sempre houve o mito de ” tecnico EXTRANGEIRO NAO DA CERTO NO BRASIL, O NOSSO CAMPEONATO É MUITO MAIS DIFICIL E COMPLEXO QUE OS DEMAIS ……… bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla ……”. Mito esse DIVULGADO e APREGOADO ferrenhamente pelos tecnicos BRASILEIROS.
A verdade é que tecnico é SEMPRE uma APOSTA. No caso dos brasileiros é uma RE-APOSTA ou até RE-RE-RE-REAPOSTA. E ir no joquei e aposrar naquele velho pangare conhecido, afinal o conhecido é mais conveniente.
So deixamos de apostar nacionalmente e internacionalizamos nossas apostas.
O grande impecilho que vejo é o do IDIOMA LINGUISTICO e nao o FUTEBOLISTICO. Mas acredito que o Domenec ABLA BIEN EL ESPANHOL Melhor do que eu com certeza.
Uma coisa é certa; GANHA O FUTEBOL BRASILEIRO COM ESSE INTERCAMBIO. Digamos que nosso cutebol esta aprendendo a falar outros idiomas.
Lembrei da minha saudosa mãe, que dizia sempre….
FILHOS……Se tê-los como sabe-los !
Cutebol ? Agora EU exagerei.
Depois de postar que percebi o erro, troquei o F pelo C e transformei o futebol para cutebol. Foi erro de digitacao mesmo, afinal nosso futebol ainda nao esta tao ruim assim a ponto de temos que trocar o F pelo C.
FOI MAL.
Pegaste muito pesado , doce Kleber.
1 – Primeiro que não se trata de uma unanimidade. Trata-se de uma maioria, o que é muito diferente.
2 – Segundo que tratar a escolha, ou a identificação dessa maioria como “unanimidade burra” se aproxima da famosa “linha tênue” da prepotência.
Concordas?
Não é por aí, doce Kleber.
O que pega nos dias de hoje, é uma massa de torcedores, pelo Brasil inteiro, e não só de rubro negros, descrentes por completo com todos os técnicos brasileiros.
E porque isso acontece?
Isso acontece porque esses técnicos fizeram questão de não se modernizarem durante suas carreiras. Preferem, ou escolheram durante décadas, manter seus empregos e altos salários, vigentes sob o olhar pífio de todos os dirigentes brasileiros.
Se eu não me engano, com a chegada do mais novo treinador estrangeiro, teremos a soma de 4 (20% dos técnicos da série A), e isso cada vez mais, trás esse mal estrar aos profissionais do meio.
No mínimo 20 anos de mesmice no futebol.
São 20 anos de DESSERVIÇOS ao futebol.
E depois de 13 meses mágicos do doce portuga em terras tupiniquins, confesso que me causa estranheza essa sua ” repulsa” por estrangeiros no comando do Flamengo, com tantos argumentos favoráveis.
Não sabemos se vai dar certo outro estrangeiro no Flamengo, como foi o sucesso de JJ.
PODE DEMORAR 38 ANOS PARA ACHARMOS ALGUÉM IGUAL OU PARECIDO….Mas o modelo que queremos, já sabemos, e isso é um ALÍVIO.
AGORA…… de certo, não queremos (ou pelo menos a grande maioria) a mesmice dos treinadores tupiniquins.
E aqui na América do Sul, 3 nomes poderiam ser especulados. Gallardo, Sampaoli e Miguel Angel Ramirez.
Eu me lembro das entrevistas de Renato Gaúcho, dizendo que saiu da praia para ser campeão da Copa do Brasil, com o Grêmio…
Ou das enfadonhas entrevistas do Luxa, querendo se impor como maior técnico de todos os tempos…..
Ou das entrevistas cheias de gagueira, insegurança e falta de convicção do Dourival…..
Ou da prepotência e arrogância de Jair Ventura e Alberto Valentim….
Ou do mal humor crônico de Muricy….
Aí me lembro de JJ trabalhando, exigindo, fomentando, produzindo, enquanto todos os outros técnicos estavam rezando pela sua saída.
E, embora seja esdruxula a saída de JJ, confesso que não me lembro de uma saída de um treinador com tanta festa, homenagem,amizade, carinho, amor e admiração, por parte dos jogadores.
NUNCA VI!
E nesse caso, a simbiose da torcida com Marcos Brás é enorme. Seja lá o nome que ele trouxer, e as notícias dão conta de que será mesmo Domènec Torrent, a torcida vai apoiar.
Jamais vai acontecer, mas gostaria de ver o Brás, no discurso de apresentação do novo técnico a seguinte frase:
“Este é o técnico que o Flamengo apresenta. Pedimos o apoio irrestrito da torcida, já sabendo que uma trajetória igual a de JJ será muito difícil. Mas sem o apoio da torcida é impossível”
E já que o Marquinhos lê muito o blog, espero que leia isso e use a seu favor e a favor do Flamengo.
SE IMPONHA À TORCIDA MARQUINHOS, QUE ELA TE LEVARÁ NOS BRAÇOS!
Falou absolutamente tudo.
Assino embaixo.
SRN
Querido Kleber: clubes cujas administrações estão ultrapassadas, vide Cruzeiro, Vasco, Corinthians e a esmagadora maioria dos brasileiros, que não tem bala na agulha para formar e manter atletas, calendário ultrapassado, CBF ultrapassada e técnicos que acompanham toda esta decadência, além dos pífios resultados da Seleção Brasileira de Futebol profissional em Copas do Mundo já há 14 anos, são as provas cabais de que o Flamengo está mais do que correto quando, na contramão de toda esta porcariada que citei acima, vai em busca de técnico estrangeiro.
Meu preferido sempre foi o ex auxiliar do Guardiola, DOMÈNEC TORRENT.
DEUS escreve certo por linhas tortas.
O aval do nosso Rafinha é ym excelente cartão de visitas. Já deu certo. Marcos Bráz é o cara!!!!!
Anderson, amigo,
Muito provavelmente eu tenha me expressado mal, pois você
assimila as mensagens com facilidade, candura e sensibilidade.
O que estou louvando, agradecendo, é a importância do contraditório, tão importante em qualquer processo democrático. Que soberba é essa quando reconheço fazer parte de uma minoria que tem restrições a contratação de um
profissional que no mundo do futebol não passou de auxiliar?
Que soberba é essa, quando a ele dou boas vindas e deixo mais do que claro que o que temos que fazer é torcer para tudo continuar caminhando bem?
Talvez o que você não tenha captado foi a pertinente bola levantada. Os treinadores brasileiros estão ultrapassados e isso atinge a seleção brasileira? Não parece a você uma discussão válida?
Amigo, tenho muitos defeitos, porém a soberba jamais constou desta relação. Será que você já esqueceu de quantas vezes aqui já confessei ter me equivocado?
Enfim, vida que segue e que o Domi siga a batida do doce Portuga.
Forte abraco
(..) Talvez o que você não tenha captado foi a pertinente bola levantada. Os treinadores brasileiros estão ultrapassados e isso atinge a seleção brasileira? Não parece a você uma discussão válida?
Amigo, tenho muitos defeitos, porém a soberba jamais constou desta relação. Será que você já esqueceu de quantas vezes aqui já confessei ter me equivocado? (..)
Jamais disse que és soberbo……. disse contudo, se aproximar de uma linha tênue, E TALVEZ TENHA EU ME EQUIVOCADO.
E, amigo, se isso te feriu de alguma forma, peço DESCULPAS.
Quanto a seleção, Tite é o reflexo disso. Foi de bestial à uma besta e , em pouco tempo.
De amado a odiado. Porque nunca, hora alguma, mostrou aquilo que o grande público desejava.
Há algum treinador brasileiro, que se possa colocar as duas mãos no fogo, por um trabalho melhor que o do Tite?
O melhor treinador quando o JJ desembarcou em terras tupiniquins, era Renato Gaúcho.
Foram 3 vitórias a favor de JJ e um empate.
10 gols a favor de jj…….3 contra.
Quando o Flamengo aposta num auxiliar para comandar seu esquadrão à um técnico brasileiro, deve ser mesmo um tiro de canhão no estômago para esses profissionais, tão mal fadados.
Paciência. Por décadas essas foram as suas escolhas!
Quanto ao nosso doce Domi……
Já deram até o salário do “homi”
¨600 kg de alcatra por mês” + comissão(3 pessoas) e que não deve ultrapassar 1 milhão de reais.
Se assim for, uma economia de 900 mil por mês / 10,8 milhões por ano.
“Habemos tecnicum”
Uma vez anúnciada a fumaça branca na chaminé da Gávea, habemos tecnicum.
O curioso é que li que os dirigentes do Flamengo irão até Girona para assinarem o contrato com o novo técnico.
É fato curioso não se encontrarem em Barcelona, que fica a menos de 100km de Girona, uma pequena cidade indústrial, mas famosa pelo nome de Salvador Dali.
A considerar que o técnico reside em Girona, que sofre mais influência da França do que propriamente da Espanha, concluímos que o nosso técnico deva ser um catalão. Isso tbm explicaria seu nome francês Domènec Torrent (Dominic Torran).
Na Catalunha não é aconselhável dizer em bom som que todos lá sejam espenhóis…
Saudações!
“Seleção Brasileira”
Já lá se vão 20 anos de insucessos da Seleção Brasileira, e mesmo 2002 a Seleção chegou aos trancos e barrancos com Felipão ao Mundial.
Lembro das terriveis eliminatórias e amistósos pré Copa 2002, nada nos levava a crer em fazer sequer uma razoável campanha.
O fato concreto para essa diretoria rubro-negra é o comparativo, não de resultados somente, mas de critérios, de trabalho, de métodos, entre que o foi a era Abel Braga e Jorge Jesus, é de arrepiar os cabelos.
A excessão de ter escalado Rafinha como meia no jogo de ida em Curitiba pela Copa do Brasil, não me lembro do Mister ter cometido nenhum erro crasso da direção do elenco. E as coletivas do Mister? Sempre irrepreensivelmente impecáveis.
Mas o que nos espanta mais é a comparação dos nosos técnicos com os argentinos, ai é goleada 7×1.
E vamos tirar mais algumas outras conclusões:
Três dos 5 times favoritos ao Brasileirão terão técnicos extrangeiros (Flamengo, Inter e Atlético MG), Palmeiras e Grêmio completam a lista de favoritos.
Saudações!
Nino,
Rafinha foi escalado como meia no jogo de ida contra o Emelec.
https://www.lance.com.br/libertadores/jesus-erra-flamengo-perde-para-emelec-complica.html
Obrigado pela correção!
Kleber, sem desmerecer os treinadores brasileiros, acho que o Flamengo está certo em arriscar. Vimos com JJ como pode ser o Flamengo com padrão europeu, nivelando com os melhores.
É isso que queremos! Disputar o mundo com os melhores!
Torrent, como auxiliar de Guardiola, tem uma experiência que nenhum técnico sul americano tem.
Campeonato espanhol e liga dos campeões com o Barcelona.
Campeonato alemão e liga do a campeões com Bayern.
Campeonato inglês com o City.
Torrent analisava adversários, montava estratégias, aplicava treinamentos e disputava partidas com os melhores jogadores do mundo.
Imagina a capacidade de quem já enfrentou Real Madrid, Chelsea, Liverpool, Barcelona, Juventus…
É um risco, porque não sabemos como será sua adaptação, mas acho que vale.
Luiz Felipe, concordo muito com o seu comentário. Acho que muita gente se deixa levar pelo jornalismo fanfarrão existente no Brasil atualmente e não percebe o quanto o JJ agregou e o quanto a direção do futebol do Flamengo está agregando em termos de estrutura em geral. Seja na infra-estrutura, no elenco, nos treinadores, na metodologia de trabalho, enfim, em praticamente tudo, estamos, de fato, incorporando o verdadeiro futebol Profissional, com “P” maiúsculo. E isso, para o futebol praticado no Brasil atualmente, não é um feito pequeno. Poucos sequer tentam, uns poucos conseguem algum resultado. O Flamengo, numa primeira tentativa, colheu frutos históricos! Só não levamos a Copa do Brasil e o Mundial. De resto, quem não gostou, como flamenguista, de 2019? Se queremos crescer internacionalmente, profissionalizar a gestão e os processos é o mínimo. O resultado já aparece em campo desde o ano passado. Eu quero mais é que continue assim…
Mas acho que tem quem sinta saudade de treino invadido, 5 trocas de treinador por campeonato, salários atrasados etc. (toc-toc-toc, bate na madeira, isola!)
SRNs!
A PIADA BOA DO DIA ……….
Domenec Torrent é fluente em cinco línguas:
espanhol, catalão, inglês, alemão e Guardiola
Se ele chegar mostrando que sabe Guardiola fluente, acho que vamos repetir ou superar 2019! Hehehe…
Nesse rol aí, acho que só não tem no elenco nenhum jogador que fale catalão. De resto, temos até que não só fala Guardiola como é referenciado pelo próprio como um jogador de amplo destaque!
SRNs!
Anderson,
Essa questão do idioma é interessante. Sempre ouvia que os times brasileiros encontravam dificuldades para se comunicar com o árbitro na Libertadores, pois não sabiam o espanhol.
Agora existe a preocupação com o idioma do treinador e sua comissão técnica.
Considerando este fato, o que até hoje não consigo entender é que não exista nas divisões de base dos grandes clubes brasileiros a oferta por um curso de espanhol/inglês para os jovens… Creio que os custos para contratação de um professor de espanhol/inglês, para aulas dentro do próprio CT, seria ínfimo no orçamento dos clubes (se tiver parceria/marketing com alguma escola de idiomas, sai até de “graça”).
Quanto aos jogadores que já estão no profissional e ganham bons salários, fazer um curso básico de outro idioma deveria ser uma exigência contratual do clube!!!
Também fico com pé atrás com um cara que não tem um trabalho sólido como treinador, porém como o Carile que era auxiliar do tite foi campeão brasileiro, deve se esperar coisas boas de um cara que trabalhou por anos com o melhor técnico do mundo.
Caro Wanderson, apesar de não poder afirmar, creio que todos os treinadores um dia foram auxiliares. Se o “nosso” atual treinador foi auxiliar do Guardiola, não deve saber pouca coisa… ou pelo menos deve saber mais que um auxiliar do Tite…
SRNs!
Olê olê olê olê domè domè
“Os decálogos de Dominic”
Posse de bola (mais posse de foi com o Jesus)
Jogo ofensivo
Pressão na marcação alta (ele usa a média, não a alta como Jesus)
Esquema posicional (poucas variações de posições como Jesus)
“As postergações”
Muita vontade de vir ao Brasil treinar o Flamengo
E o principal, desejo de manter o mesmo esquema de jogo atual do time, que diga-se de passagem, será uma bela mudança em suas consepções de jogo.
Saudações!
WNão creio que os treinadores brasileiros estejam ultrapassados…Mas, nomes como Luxemburgo, Mano, Felipão, RC, RG….. Não tem a mínima condição de flertar pela Gávea….
Vejo essa busca por técnico estrangeiro como marketing e de pressão por resultados.
Será que um técnico brasileiro teria condições de suportar a pressão de assumir um time multi campeão???
Domi é uma incerteza ? O seu currículo é pobre ?? Sim , mas O próprio JJ era uma incerteza….
Espero que o novo técnico tenha sucesso….a cobrança e desconfiava serão gigantes , o Brasileirão já vai começar…..
Kleber e amigos,
Sou ferrenho critico dos entregadores de camisa brasileiros. Acredito que eles sejam bons para treinar times que buscam a sobrevivência, no modelo de jogo de futebol reativo, que visa antes de tudo não perder (faz um gol, coloca 3 volantes brucutus e se retranca). Para treinar o Vasco, o Fluminense, o Botafogo, o Figueirense, o Ceará, esses caras serão bem vistos…
Então, se o objetivo do Flamengo fosse permanecer como “mais um” clube com estilo de futebol que INFELIZMENTE tomou conta do país e comemorar carioca e mera classificação no “G5”, bastaria contratar qualquer técnico brasileiro. Agora, se objetivo é jogar o futebol que se joga nas principais ligas do planeta, o ÚNICO caminho é trazer quem tem experiência nos times dessas principais ligas.
Quanto ao Domènec, é importante afastar por inteiro qualquer comparação com os nossos ex-estagiários (Zé Ricardo e Barbieri)… O espanhol foi auxiliar técnico do melhor treinador do mundo por 11 anos, treinou e conviveu com os melhores jogadores PROFISSIONAIS em atividade; Por sua vez, os ex-estagiários saíram da base direto ao time profissional, sem qualquer experiência com esse tipo de jogo e administração de jogadores badalados.
Nos resta torcer para dar certo, embora o treinador já chegue com a pressão de substituir um dos melhores treinadores da história do clube.
Bom dia !
Kleber e amigos, infelizmente até por nossa cultura futebolística temos dificuldades em entender que o Flamengo neste momento está contratando ideias e não um treinador/personal. É isso que a diretoria procura, ideias semelhantes a forma que o clube entende hoje ser sua filosofia de jogo.
Em assim sendo parece que esta diretoria entende que o Domenec atende a essas ideias…. assim como ela entendia também patender o Carvalhal,Jardim, Miguel Angel, galhardo, sampaoli…. etc
Com relação ao Brasil, não é que aqui não tenham técnicos bons…., tem sim.
Mas para o perfil de jogo implantado hoje no Flampengo a diretoria entende que não tem aqui no momento. É SÓ ISSO GENTE. NADA MAIS.
Na minha modesta opinião,acredito que Diniz, Renato, Dorival Júnior e numa linha mais abaixo Cuca, Roger, Tiago Nunes, Zé Ricardo até tentem seguir esse padrão…. o resto esquece.
Volto a dizer estou falando de ideias semelhantes de jogo e não de persona( pessoa ).
Eu apoio a decisão dessa diretoria e torço pra o Domenec fazer um excelente trabalho.
SRN
Senhor Presidente Kleber Leite, permita, é off topic mas importante. Leia, por gentileza, (está disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional): série escrita pelo jornalista Marco Aurélio Barradon Guimarães, o popular e saudoso “Jangada”, intitulada “OS COVEIROS DO FLA”, edições 13328 a 13334, de 20 a 26 de setembro de 1968.
SRNs
O Domènec, na verdade, nem é bem espanhol, é catalão. Menos mal, pois o catalão é mais fácil de entender, e mais parecido com o português brasileiro do que o castelhano.
Eu fico sempre com meu guru, o cara que mais entende de Brasil e de Rio de Janeiro hoje em dia: Washington Rodrigues, o Apolinho. Concordo com praticamente tudo o que ele diz. Na verdade JJ nada criou. É colonialismo mental nosso, e provincianismo, acreditarmos em tal fábula.
O endeusamento de JJ pela torcida dá-se pelo seguinte motivo. Hoje, a torcida que vai ao Maraca não é mais povão; é classe média alta e classe A. Acabaram com a geral e com a arquibancada. Um crime. Fosse ainda o Maraca como nos velhos tempos, com geraldinos e arquibaldos do povão, o JJ não teria sido endeusado como foi. Classe média alta e classe A pouco entendem do riscado. Em geral, com as honrosas exceções de sempre, nunca bateram uma pelada de rua na infância, descalsos e com bola de meia; e traves de paralelepípedos.
SRNs
Amigo André, sou fã do Apolinho e acompanho sempre seus comentários. Ele tem razão em quase tudo que fala e escreve. Só que no Futebol a gente só pode cravar alguma coisa depois que ela aconteceu. Respondi bem humorado ao comentário do Leonardo Strzygowski lá em cima, quando citava uma frase do Apolinho em maio/2019.
Quebramos a cara, graças a Deus!
Pra cima deles Torrent!
SRN.
Apolinho ou esta ficando gagá ou esta com um certo pendor sensurável a fantasias narrativas.
A idolatria Jorge Jesus nada tem haver com fatores sócio-culturais, mas sim a resultados, métodos, entrevistas e digamos assim, um certo encanto que exerce a sua personalidade.
O Flamengo não foi o primeiro e nem terá sido o último a idolatrá-lo e a odiá-lo logo em seguida. Aliás esse parece ser uma constante na vida do tão brilhante como fdp técnico portugues.
Por hora queremos é que ele e o Benfica se F)0fd@wm-se@7$5.r!
“censurável”, corrigindo..
Desculpem: “descalÇos”
“BemQueQueria Futebol Clube de Portugal”
Como pode ser, de amado a odiado em tão pouco tempo?
Não é que os gajos tinham razão? Esse é o fdp do Jorge Jessus.
Saiu a lista de desejos do técnico, são sete jogadores, entre eles BH, Gérson e Rafinha.
Cavani por exemplo, e mais três por lá…
Nem o Leeverpol, O PSG tem dinheiro para comprar tantos jogadores assim, ainda mais em época de Covid, e no caso brasileiro, especificamente do Flamento, in cash.
O doce portuga se transformou em fel para a nação!
A impressão é que o portuga assinou com o Benfica sem saber que é o BemQueQueria Futebol Clube de Portugal.
Saudações!
Os tecnicos brasileiros estao ultrapassados, mestre ? Não gafanhoto. O futebol brasileiro no TOTAL ESTA inclusive os tecnicos.
Quase 100% dos tecnicos ao assumirem a Sel. Brasileira, me parece, passam a sentir a cada partida essa verdade. Ja nao somos mais os professores, passamos para o quadro de ALUNOS tambem. Muitos dos antigos alunos do mundo da bola GRADUARAM. Faz parte.
Na verdade o mestre provavelmente diria ao jovem gafanhoto” gafanhotlo nao é questao de ficar ultrapassado é questao que EQUILIBRIO “. Entao o jovem gafanhoto diria; “Entendi mestre, então agora temos que sentar no banquinho e aprender algumas licoes tambem mestre ?”.
Entao o mestre diria “Gafanhoto a CORRERIA atual do futebol nivelou o futebol e tirou o ANTIGO diferencial do futebol brasileiro que era o drible” .
Então o mestre diria “gafanhoto não entendo, os Flamenguistas deveriam COMEMORAR ter hoje o PODER e a OPCAO de ir a europa escolher um técnico, quando antes tinham que se SUBMETER ao cardápio nacional. ”
Vai uma PAELLA !!!!!
Rei morto é rei posto!
Habemos Doménec (Dominic para os íntimos)
Vida longa (tecnicamente) ao novo técnico da Nação, e que ele a saiba prolongar.
O JJ gostou tanto da gestao do Flamengo que quer fazer do Benfica um Flamengo europeu.
Na lista de nomes do Jj ao Benfica constam nomes do elenco atual e alguns nomes SONDADOS ou MONITORADOS pelo Flamengo.
O Flamengo parece nao ter mapeado as tecnicas do portuga, mas ele por sua vez MAPEOU direitinho as tecnicas do Flamengo.
É o Flamengo exportando know-how
Benfica, porém bem ficar é a questão!
A piada pronta é imaginar que após o início da temporada européia, quando muito futebol, dinheiro, pressões passarem por debaixo da ponte do JJ, ele tenha que enfrentar uma possível não reeleição de seu atual presidente.
Qual é piada? Simples, imaginarmos JJ voltando ao Brasil para dirigir um Palmeiras, um SPFC, um Grêmio, um Corinthians por exemplo.
Saudações!
No minimo COERENTE.
No minimo isso pode ser falado da contratacao de nosso novo candidato a DEVORADOR DE TITULOS.
O Flamengo não contratou um tecnico, contratou a,CONTINUACAO DE SUA FILOSOFIA DE FUTEBOL OFENSIVO E AGUERRIDO.
O Domenec e o Flamengo terão essa grande vantagem de não ver uma RECOSTRUCAO TATICA de um time. Acredito que para a sorte do Flamengo, dos jogadores e do Domenec teremos uma TRANSICAO e uma ASSIMILACAO de alguns detalhes e conceitos.
Brasil e,Espanha, duas escolas de idiomas semelhantes.
Um detalhe que pode facilitar a vida do Domenec no Flamengo é a SEMELHANÇA do futebol jogado no Brasil e na Espanha, tanto nos aspectos taticos, ofensivos e defensivos, como tambem nas filosofias de jogo. Inndependentemente de clubes sao estilos parecidos de pensar o futebol, nao a toa os jogadores brasileiros costumam se adaptar bem ao futebol espanhol, e vice-versa vide o caso de nosso antigo zagueiro Pablo Mari que jogou aqui sem precisar se adaptar. Efeito semelhante a de se se esperar de um tecnico Espanhol.
Pérola da internet (com a qual eu concordo):
se o Marcos Braz acha, eu concordo
se o Marcos Braz fala, eu escuto
se o Marcos Braz erra, eu perdoo
se o Marcos Braz pensa, eu admiro
se o Marcos Braz tem 100 fãs, eu sou um deles
se o Marcos Braz tem 10 fãs, eu sou um deles
se o Marcos Braz tem 1 fã, eu sou esse fã
PREZADO KLEBER:
Discussão esta bastante interessante. Nossos treinadores, estão sim bastante ultrapassados. Qual deles está em atividade e fazendo sucesso fora do Brasil? Emirados Árabes e região, não são referência! Tite na última Copa, tomou um banho de tática, contra a Bélgica. JJ até então um treinador de sucesso apenas em Portugal, revolucionou nosso futebol. Um bom curso de Inglês, uma licença A,B ou PRO, da UEFA, não faria mal a ninguém. Ganharam bastante para isso… Menos pôquer e mais estudo!!
Efeito Torrent:
E não é que o “Gordiola” despachou o Rogério Ceni e foi à final da Copa do Nordeste? Kkkkk
Mais um técnico da “nova geração” a caminho na panela: Mirasol 3 x 2 São Paulo.
“223%” de posse de bola e eliminado por um time que dispensou 18 jogadores durante a Pandemia.
Ainda bem que o Torrent já está encaminhado.
Por falar neste jogo, gostei do lateral direito do Mirasol ,o que gez o gol da vitoria.Será que não seria uma boa para compor elenco no Fla.
Caro Kléber e amigos!
Acredito que o Marcos Braz hoje tão querido pela torcida e jogadores tenha sido uma descoberta do Kléber quando em 2009 conquistou o campeonato brasileiro. Dez anos se passaram e novamente ele volta a conquistar novamente como dirigente e apostando num técnico estrangeiro e pelo trabalho, transformando um homem em ídolo, talvez, o único do Brasil. Não lembro de técnico que conseguiu empatia com as crianças em épocas passadas. O JJ trouxe essa magia para o FLAMENGO e para o futebol brasileiro.
Diante disso, passo a acreditar em qualquer nome vindo através do Marcos Braz, que aos poucos, se transforma no maior dirigente do futebol brasileiro. Sério, competente e me passa a impressão de ser um bom homem.
Quanto a expectativa deixada pelo Kléber quanto a técnico da nossa seleção, algumas vezes aqui disse e vou reforçar. Não tenho admiração nenhuma pelo Técnico Tite. Aqui excluo o homem, pai de FAMÍLIA e cidadão. Como técnico da seleção, acho-o com falas fora do padrão, colocações de palestrantes, exibições de raciocínios totalmente sem lógicas e convocações sem fundamento. Hoje por exemplo, o JJ seria grande opção. Não preciso dizer os motivos. No Brasil ainda é fácil decidir sobre eventuais técnicos para seleção.
1 – Renato: tem chances de dá certo caso tenha mais simplicidade. Hoje acho o unico capaz de valer aposta e ainda assim duvidosa.
2 – Carile: time todo na defesa. Foi um arranjo de ocasião
3 – Felipão: sem comentários
4 – Dunga: sem comentários
5 – Luxemburgo: gosto muito, mas, ego altíssimo e motivação longe das melhores
6 – Mano: 90 minutos reclamando do Juiz.
7 – Cuca: gosto, mas, tem problemas de cuca. Instável ao que me parece
8 – Tiago Nunes: muito bom em grama sintética
9 – Dorival: gosto, mas, jamais seria um nome da CBF
10 – Odair: principiante e acho que será por um bom tempo
11 – Rogério Ceni: esperança para o futuro. Lá adiante.
12 – Paulo Autuori: nem ele mesmo se indicaria
13 – Abel Braga: acredito que a carreira do mesmo está se aposentando
14 – Roger Machado: ficará entre o nordeste e talvez o Grêmio
15 – Ney Franco: inteligente e muito simples
16 – TITE: está na seleção por todos os demais acima não terem condições. Não merece ocupar o cargo, mas, na CBF parece encantar….
Em resumo querido Kléber: se o presidente da CBF fosse o capacitado Marcos Braz, certamente um doce português seria técnico. Ou ele ou outro adoçado mundo afora.
Não falei mais técnicos para não alongar.
Isso também reforça o meu pensamento que fora o Renato, o FLAMENGO teria que buscar alguma coisa lá fora, salvo, quisesse de fato tentar mais uma vez aqui.
O Kléber havia perguntado: será que não temos ninguém por aqui? Olha, vendo ER, BH, Arrasca e outros preocupados em só marcar, poderíamos esvaziar um pouco o Maracanã. Vamos tentar ver o nosso Guardiola 2. Quem sabe não teremos mais um Jesus nos ajudando.
SRN
Segundo UOL e GE já foi contratado nosso tecnico. Parece que o salario dele muito menor do que seria de Gallardo, Carvajal jardim e cia. Uma incógnita, mas tem que dar tempo para trabalhar. Nao era o que eu queria, preferia Gallardo ou Renato Gaúcho. Mas agora temos tecnico. Que de certo.
Francisco,
Onde assino?
Parabéns pelo ótimo comentário!
SRN
Caro Paulo,
Grande abraço. Vamos então adeir a sua mágica frase: DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR. Deu com Portugal e vamos nos preparar para dá certo com a Espanha.
SRN
Francisco, querido,
Opiniões à parte, até porque cada um de nós tem a sua, o seu desenvolvimento de raciocínio foi genial. Na “grama sintética” parei para rir muito.
Muito bom!
Parabéns e, obrigado!
Forte abraço.
( …) 16 – TITE: está na seleção por todos os demais acima não terem condições. Não merece ocupar o cargo, mas, na CBF parece encantar….(…)
Essa foi a frase que me chamou atenção.
Se os outros 15 não servem para a seleção, não servem para o Flamengo.
Anderson,
Foi um tema muito bom colocado pelo Kleber.
Se formos comparar ao pé da letra, veremos que o JJ veio ao Brasil para formar esse bom sentimento de dúvidas e quem sabe da necessidade de uma reciclagem. Nos primeiros jogos do FLAMENGO já percebemos que as questões táticas por aqui estavam ultrapassadas. Não adianta colocar um time todo atrás e chamar isso de linha A ou B. Na verdade precisamos fazer o jogador brasileiro voltar a ser ousado.
Nisso tudo o MITO das crianças em 2019 foi um jogador de futebol (Gabigol). Até nisso o JJ deu sorte de competência.
Abraço
VAMOS PINGAR ……….
1 – E o São Paulo hein?? Que papelão !
Fernando Diniz corre o risco de ser e terna promessa.
2 – Custando 2 M mensais, o Daniel Alves é o pior custo x benefício do futebol brasileiro em muitos anos. Né Não ?!?!?
3 – Caso chegue à final da Copa do Brasil e da Libertadores, e mais as 38 rodadas do Brasileirão, o Flamengo entrará em campo 57 vezes em um período de 200 dias.
4 – Se Carille que era assistente de Tite ganhou o Brasileiro, imagine Torrent que era assistente de Guardiola????
5 – CONFIRMADO:
FlaTV irá transmitir o jogo treino de Flamengo x Olaria com imagens na sexta-feira feira às 9:00h da manhã.
Divulguem
6 – Boa Quinta!
1-) Mais uma prova de que nenhuma promessa está a caminho no futebol brasileiro.
2-) Ué? Estranhei essa afirmativa, pois me disseram que, mesmo jogando na meia, ele foi o melhor lateral do Brasil ano passado… (ironia mode on).
3-) E levantará mais 3 troféus nesse intervalo.
4-) Afirmativa simples, porém valiosíssima. E comparem o elenco, a vontade de ganhar e o empenho técnico e tático do time do Carille na época com o nosso atual…
5-) Show de bola! Sempre bom ver o Mais Querido.
6-) Ótima Quinta!
SRNs!
Nada como uma noite atrás da outra com algumas derrotas no meio.
Curioso ver como Tite passou de uma UNANIMIDADE, anos atras quando se falava em tecnico a uma desunanimidade. Me parece que a Sel. Brasileira se tornou uma guilhotina para os tecnicos. Selecao e outra brincadeira.
A doçura e o diabetes.
Será que a torcida do Benfica tem diabetes ? O DOCE portuga não parece muito palatável por aqueles lados e olha que foram os portugueses que introduziram a cana-de-acucar por essas bandas.
De forma nenhuma eu desejo mal ao JJ na nova empreitada, mas que não será nada fácil, isso é fato gritante… pelo menos ele terá uma boa multa rescisória e poderá desfrutar da companhia dos seus e, tenho certeza, nutrindo um certo arrependimento pela decisão de sair do Mengão ou, ao menos, um lamento profundo por essa triste e preocupante pandemia obrigá-lo a tomar tal decisão. Pelo menos eu acho que esse lamento é parte de todos que aprendemos a admirar a pessoa e o trabalho do JJ.
SRNs!
Caro Kleber e companheiros de Blog,
Infelizmente, o “DEIXEM O PORTUGUÊS TRABALHAR” já é passado…
Agora, o que importa é o “DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!”
Sobre Técnicos brasileiros, concordo com a maioria que estão todos ULTRAPASSADOS e como já citei acima, concordo plenamente com o comentário do Francisco Targino, sobre os mesmos.
Ressalto, que um dos motivos que levaram os Técnicos brasileiros a atacarem o JJ em sua chegada ao Brasil, foi um comentário que o mesmo proferiu, quando ainda estava no futebol árabe, quando disse que “em função da qualidade técnica dos jogadores brasileiros, os Técnicos nacionais não mais se preocuparam com os sistemas táticos, deixaram de evoluir, pois acreditavam que apenas a qualidade técnica dos jogadores seria suficiente”, e isso efetivamente ocorreu por bons anos, porém os Técnicos, principalmente europeus, em função da reconhecida pior qualidade técnica de seus comandados se viram na obrigação de evoluírem taticamente e isso ocorreu e hoje é flagrante a diferença entre Técnicos brasileiros e europeus.
Para não esquecer e já nos preparar para nossa nova era…
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
SRN
Após noite de gala do campeonato paulista, o que os companheiros conseguem tirar dos grandes treinadores Diniz e Luxemburgo? Acho medonho arriscar um auxiliar de Guardiola desconhecido em detrimento de dois baluartes do futebol moderno…
Caro Kleber, com todo o respeito: treinadores brasileiros sequer podemos considerar…
SRNs!
Estou aderindo à campanha:
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
Deu certo com o doce Portuga, dará também com o Dome!
SRNs!
Caro Paulo,
Grande abraço. Vamos então adeir a sua mágica frase: DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR. Deu certo com Portugal e vamos nos preparar para dá certo com a Espanha.
SRN
Francisco, sua análise dos “professores” foi precisa. Aula de visão de técnicos tupiniquins.
Parabéns!
E vamos repetir o novo mantra: “Deixem o Catalão trabalhar!”
Caro Fernando!
Muito OBRIGADO.
Essa apreciação não fere a minha admiração pelos técnicos brasileiros, mas, depois do fenômeno Jorge de Jesus, precisamos ter noção do algo a mais.
Eu observei muito o FLAMENGO pela TV e percebia como o time parecia mágico nos toques de bolas e em vários gols. Parecia ensaio teatral.
Quando começaram as críticas ao JJ, percebi também que tratar o assunto com ciúmes ou inveja aponta para o sentimento de que de fato temos resistência em melhorar.
Vida que segue. Sucesso aos que chegam e aos técnicos do Brasil. Aprender nunca é demais. Reconhecer o valor do outro é um gesto de grandeza.
Meu abraço a você!
Nobre Kléber,
Aprovo demais a contratação. Temos um elenco super campeão e esse novo treinador vem com um padrinho, que é o Rafinha. Esse quesito é fundamental, pois chegará com aval de um dos líderes dos jogadores.
Tem a grife de ter passado em clubes como Manchester City, Barcelona e Bayern, mas não tem a experiência de um JJ, claro.
Enfim, entre as opções de brasucas ou estrangeiros que não querem vir ao Brasil (por vários motivos evidentes), teremos o Domenec.
Que tenha sucesso.
Não dá para falar bem nem mal do cara por enquanto. É aguardar para ver se a estrela de Marcos Brás e Spindel volta a brilhar. Os dois têm crédito de sobra!
Talvez, o espanhol que dirige o Independente del Vale fosse também uma boa opção. Ele fez um time sem grandes recursos se tornar competitivo. O próprio Fla que o diga.