Inimaginável, no continente europeu, uma final da Champions sendo disputada daqui a vinte e poucos dias, em cidade onde o pau estivesse comendo, sem que transferida para outra cidade já estivesse.
A Federação chilena já avisou à Conmebol que acredita que o jogo possa lá ser realizado, MAS NÃO A QUALQUER CUSTO.
E o que isso quer dizer? Simples. Que pode ser que até o dia 23 o problema de segurança já esteja superado, porém, nada é garantido, pois o interesse do Chile está acima do futebol.
Esta colocação é pertinente, coerente, verdadeira. Quem está transformando a decisão da Libertadores em um jogo é a Conmebol, ante tamanha dúvida que toma conta do mundo da bola no nosso continente.
Tudo que começa errado, termina errado. Esta ideia de final única, em um continente muito pobre, sem malha ferroviária, rodoviária pavorosa e aérea, ridícula, foi profundamente infeliz.
Tomara que a Conmebol acorde e deixe de jogar com a paixão dos outros.
Que cancele esta pantomima de final única, marcando um jogo em Buenos Aires e outro no Rio ou, que defina a final única em outra cidade da América do Sul.
Pagar para ver, desta feita, pode dar a maior confusão.
Todos que comandam clubes, federações, confederações e a Fifa estão no ramo para ganhar dinheiro, aliás, muito dinheiro. Por isso aceitam passivamente determinações que são verdadeiras atrocidades. Associação argentina, de futebol e CBF, juntamente com River e Flamengo deveriam bater de frente com a Conmebol e exigir, mas por que não fazem? Sim´lesmente porque todos querem vantagens nem sempre republicanas.
Prezados,
Insana a manutenção do jogo para o Chile. Os caras estão pensando somente nos clubes e na segurança do estádio, esquecem que quem passará perrengue são os torcedores…
Deveriam mudar para o Paraguai!
Kleber… tens absoluta razão e, se me permite , vou um pouco além.
Tal como aqui, a Conmebol usa da prerrogativa de ser a ” dona ” da final. É ela (Conmebol ) quem administra e opera o jogo, dentro e fora de campo.
Isso quer dizer que por exemplo, 50% dos ingressos pertencem exclusivamente a Conmebol e os 50% restantes dividido entre os clubes finalistas.
Fica claro que os interesses da Conmebol em forçar a todo custo essa final no Chile, passa exclusivamente pelo lucro financeiro.
E contra a ganância, meu caro……..pouco pode ser feito.
Flamengo por exemplo, ainda não sabe o dia em que vai poder operar a venda de ingressos que lhe cabe, e nem o preço que vai aplicar.
River Plate por exemplo, teve enormes problemas no dia de hoje em começar a vender seus ingressos.
Abraçossss
“que defina a final única em outra cidade da América do Sul.”
Pessoalmente, prefiro uma final única em país neutro.
Mata-mata, com azar do jogo da decisão ser no Monumental…
Nem pensar!!!!
Existe um forte burburinho que transforma Montevidéu em opção.
Já vimos esse filme contra o Cobreloa em 81… e, na decisão do Mundial, lá estava o mesmo BAT LIVERPOOL…
Vamos que vamos….
Prefiro em partida única a final de 2019, a partir de 2020 que voltem os dois jogos finais. Tradicionalmente nao nos damos bem em mata mata contra time argentino .
Vejo o Flamengo em um jogo único e campo neutro com muito mais chances de conquistar o titulo do que em dois jogos.
Com relação a manter o jogo no Chile, uma estupidez sem limite. Levem para o Uruguai no estadio centenario, se nao estou enganado a data ja será a mesma, 23/11 assim como em 81 e de preferencia que comece no mesmo horario se nao me engano as 21 hs…que o flamengo jogue de camisa rubro negra, calções brancos e meias rubro negras e que o Diego alves jogue de amarelo e se tiver falta na.entrada da area, aos 33 do segundo tempo que diego ribas entre pra cobrar com a camisa 10, mas não que eu seja supertioso..kkkķkkk. somente gosto das coincidências históricas .
Concordo contigo, Egon! Final com ida e volta contra times argentinos (ou não) é sempre a mesma coisa: arbitragem tendenciosa lá e juiz “amarrando” e “picotando” o jogo com faltinhas até a perda total de paciência de jogadores, técnico e torcida! Foi exatamente assim na final da Sula no Maraca. Final única em campo neutro com o mundo todo em cima olhando até a Conmembol fica com vergonha de favorecer os seus patrícios! SRN
Caro Presidente KL,
Outro assunto quente é a regra de distribuição de senhas para aquisição dos ingressos para a final. O fato é que nenhuma solução será bem aceita por mais acertada que possa ser. O que o Sr acha? Vale uma dissertação em nosso blog sobre, não? Grande abraço. SRN
Caro kleber
Diferença entre EUROPA e AMÉRICA DO SUL no aspecto futebolístico.
EUROPA: Regra – evoluir o Futebol, salvo algumas exceções
AMÉRICA DO SUL: Regra: enriquecimento ilicito dos dirigentes, salvo pequenas e pequenas exceções.
Conclusão: basta analisar na história, tanto a CBF, quanto a Conmebol é verificar quais não foram e não é corruptos.
Provável resposta: NENHUM.
Caramba é tão fácil resolver essa situação: um jogo na Argentina, outro no Brasil. Simples. Será tão dificil pensar assim?
SRN
Caso valha a classificação por grupos, a segunda partida seria no Maracanã.
O River foi segundo no Grupo A (10 pontos), enquanto o Flamengo foi primeiro no Grupo D (10 pontos).
De toda forma, qualquer coisa relacionada a Bombonera ou Monumental, é pra passar longe…
Só existe um pequeno probleminha…
De Buenos Aires pra Montevidéu, os hermanos vão a pé…
Quanto a nós, após a escovada nos “imortais”, não podemos num comer um sanduba no Sul… kkkkkkkkkkkk
Aqui em sc podem comer sem problemas algum Hehe,
SRN.
Caro Kléber e amigos!
Acredito que mesmo bom senso passando longe desses pensadores, muito provavelmente o próprio Chile dará sinais de impossibilidade. No momento é trágico. Se amanhã ou depois continuar sendo uma condição perigosa, imagino a disputa em outro país.
Creio ainda que será mantido apenas um jogo. A questão em disputa não é a mudança da regra definida e sim o local da partida caso o Chile permaneça em situação de confronto.
Vamos aguardar e nada mais. Enquanto isso, precisarmos ganhar as próximas quatro partidas pelo brasileirão.
SRN
https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-argentino/noticia/por-fogos-de-artificio-contra-o-boca-juniors-river-plate-e-punido-com-um-jogo-de-portoes-fechados.ghtml
resumo: o river não poderia ter torcida em seu próximo jogo como mandante da libertadores. por isso, eu acho bem difícil dessa final ser disputada em dois jogos.
sendo em um jogo só, como já foi fartamente explorado aqui, existem muitas possibilidades (além do chile). é lamentável que essa definição não saia logo. o prejuízo já é potencialmente enorme – e só aumentará – se for preciso mudar o local do jogo. passagens, hotéis, pacotes…muita gente já investiu as economias – que em muitos casos, não são reembolsáveis.
que lambança!
SRN.
Boa noite!
Infelizmente o que rege o Futebol é o dinheiro! A FIFA e a Conmebol são vergonhosas. Ano passado a Final da Europa League foi em um país que um dos melhores jogadores do Arsenal não pode ir, por medo de ser assassinado. Deram ingressos de graça para a população, pq a venda foi um desastre.
No Chile, todos querem ganhar demais. Hotéis e empresas aéreas cobrando valores absurdos. Para terem uma idéia, fiz uma pesquisa rápida e a passagem para o Mundial está apenas 400,00 mais cara que para o Chile.
Quanto a distribuição das senhas dos ingressos. Vai ser o maior tiro no pé do sócio torcedor. Deveriam colocar um percentual para cada plano. Do jeito que vai ser, acabará todos os ingressos no plano mais caro e na mão de conselheiros, diretores e familiares.
Daniel…..há duas verdades no seu comentário.
1 – Teremos problemas na distribuição de ingressos. Isso é fato.
Mas com 12.500 ingressos somente, em mãos, não é culpa do Flamengo.
Isso não contempla nem a torcida do Flamengo e nem a do River Plate.
Acontece amigo, que de fato, estamos falando de um jogo que tem como bilheteria 4 milhões de dólares.
São 50 mil ingressos a US$ 80.
Fazendo a conversão para o Real, são 16 milhões!
É claro que a ganância faz parte desse jogo. Não nos resta dúvida.
2 – Não podemos esquecer que , embora um pouco mais difícil, há sim 25 mil ingressos que vão ser vendidos no site da Conmebol.
Isso não agrada aos clubes. Esperamos que ano que vem possa ser revisto e retomado a fórmula antiga.
Abraços!
Prezados,
NENHUMA NOVIDADE…
FIFA, COMEMBOL, CBF, AFA, FEDERAÇÕES ESTADUAIS, enfim qual a diferença entre essas entidades???
Nenhuma, são todas iguais, formadas por dirigentes esportivos, que lá estão com o simples objetivo de se locupletarem…
Assim é aí no Brasil, como aqui na Europa ( exemplos: Blater, Platini…), como em qualquer outro lugar do mundo, INFELIZMENTE UMA INCOMPETÊNCIA SÓ !!!
SRN
Eu sempre tento pensar se prefiro a final única em campo neutro ou como todas as outras fases da disputa da Libertadores (2 jogos, cada um no estádio de um dos times) e nunca consigo chegar a uma conclusão a respeito. Do ponto de vista afetivo, obviamente é muito melhor ver seu time jogar ao vivo e a cores em casa e ver o outro jogo na TV (ou até ir ao estádio adversário, se for po$$ível). Mas, do ponto de vista racional, a decisão é a decisão, é diferente, tem a questão do “todos querem ver” (mesmo os antis, estejam certos), o alcance de nível continental (até mundial, eu já diria), enfim, tem uma atmosfera diferente mesmo. Caber no estádio, mesmo com os 2 jogos, não caberia todo mundo de qualquer maneira. E, sobre ir a outro País para ver o jogo em campo neutro, é talvez até mais seguro do que um de nós que eventualmente fosse ao Monumental acompanhar uma das partidas, caso a final tivesse 2 jogos.
Claro que o melhor é que se marque o jogo em campo neutro num lugar mais acessível, caso de Santiago. Não fossem os acontecimentos recentes, estaria tudo certo. Pior se um dia resolverem marcar um jogo desses pra La Paz ou Caracas. Ou, pior ainda, como foi no ano passado, com o jogo na Espanha!!! Isso sim é um completo absurdo! No continente, ainda vá lá, mas botar a final da Libertadores na Europa é dose… tanto quanto eu acho absurdo a Champions ser decidida na Ásia, mas os interesses comerciais (de toda sorte) bancam isso. Inclusive, é líquido e certo que a Conmebol quer exatamente a mesma coisa com a Libertadores. E a ascenção dos clubes americanos só vai ajudar nesse sentido, pois sempre haverá gente em condição de pagar para ver esses jogos, sejam torcedores ou não. A paixão das pessoas pelo futebol está claramente sendo usada para uns e outros enriquecerem, basta ver como já acontece na Europa. A elitização vai chegar ao continente americano, é só questão de tempo até termos os clubes SA’s, os comprados por fundos de investimentos etc.
Em suma, não adianta achar ruim: a final vai ser um jogo só e em campo neutro com número de ingressos limitado e tudo muito caro. Quem puder, vai, quem não puder, assiste TV. Sou da TV.
SRNs!
Se transferirem para Montevideo os torcedores do River vão agradecer…
Se a Conmebol estivesse só preocupada com grana faria a final em dois jogos…
Vamos torcer para que a população chilena se acalme nas próximas semanas e para que o Palmeiras tropece em mais dois jogos …
Novembro com dois títulos….
Mengoooooo
Kleber !
Será que vale a pena arriscar vidas por uma Taça?????
Flamengo já tem 10 gotas de Sangue em seu Manto, NÃO precisa de mais…..
Flamengo e maior que isso, deveria bater de frente e não jogar no Chile, que seja em outro local, ou em 2 jogos..
SRN…
FLAMENGO X GRÊMIO / LIBERTADORES
Os 63.409 pagantes que foram ao Maracanã para assistir à goleada do Flamengo sobre o Grêmio por 5 a 0, nesta quarta-feira (23), no Rio de Janeiro, pela Libertadores, geraram uma renda bruta de R$ 8.150.645,00, a terceira maior de clubes no País na história. A arrecadação só fica atrás de duas partidas realizadas em 2013.
Renda líquida para o Flamengo
R$4.924.549,62
Borderô FERJ
E no Mexico, não seria viavel ?
————
Amigo,
Como é seu primeiro comentário, ok, mas vamos colocar o nome real sem apelidos, por favor.
Obrigado,
Robert Rodrigues – Moderador
México!!!!!
Mesmo no Chile, a coisa é pra lá de $algada…
* Categoria 3
Tribuna Norte (Flamengo) e Sul (River Plate) – 80 dólares (R$ 340,00)
* Rio de Janeiro (Galeão) para Santiago (Comodoro Arturo Merino Benítez)
Voo direto – R$ 7.776,00
Uma escala em Buenos Aires (ARG) – R$ 7.017,00
* Quarto para quatro adultos em hotéis três estrelas – R$ 4.644,40 (R$ 1.161.10/pessoa)
* Orçamento mais em conta:
R$ 8.054,30
* Orçamento mais caro:
R$ 12.261,80
De acordo com a comodidade, há opções intermediárias entre as faixas. Há ainda de se somar custos com alimentação e transporte.
Imagina pro México!!!!!
Nosso governador Witzel vai ter que se virar nos 30 pra segurar a “moçada do bem”… kkkkkkkkkkk
Atualização do mestre Egon e suas pingadinhas kkk
Tirar a final do Chile seria pior pra nós! Explico: chilenos e argentinos têm uma rivalidade política, social, futebolística e etc. HISTÓRICA! Portanto na pior hipótese teríamos boa parte da torcida local ao nosso lado (dentro e fora do estádio). Já se transferirem o jogo para Montevidéu será como jogar no quintal de casa para o River… SRN
A final de 2020 já está definida (maracanã), que tal uma permuta?
Faríamos 2019 no Brasil e 2020 no Chile!!!
Perfeito, não acham??????
Acho ótimo!
Combinar isso com os Hermanos, vai ser ruim hem…. kkkkkkkkkkk
Fausto,
Seria maravilhoso para o Flamengo, mas jamais aceito pelos hermanos…
Para ser no Brasil, o único lugar aceitável pelas duas partes seria na Arena do Grêmio ou Beira-Rio, que embora sejam no Brasil, ficam na mesma distância para as duas torcidas (considerando Rio de Janeiro e Buenos Aires como início do trajeto).
Porto Alegre para o Rio de Janeiro: 1.550 km.
Porto Alegre para Buenos Aires: 1.650 km.
(Fonte: Google Mapas)
Diegão!
Beira-Rio, né!
Depois da escovada de 5, vão preparar a Arena para ficar pior que o Afeganistão na época do Bin Bin…
Prezados,
Além de todos os problemas discutidos aqui no blog, vale também registrar que este estádio chileno é horroroso, com a pista de atletismo a arquibancada fica distante pra caramba do campo!! Um Engenhão sem cobertura.
Fausto, excelente sugestão…
AMIGOS!
Confirmado a final no Chile.
SRN
Ranking de sócios-torcedores em números aproximados:
Flamengo – 145 mil
Internacional – 126,4 mil
Atlético-MG – 110 mil
Grêmio – 91 mil
Corinthians – 81 mil
Bahia – 44 mil
Sport – 38 mil
Vasco – 31,6 mil
São Paulo – 31,1 mil
Santos – 30 mil
Fortaleza – 28,3 mil
Athletico-PR – 28 mil (*)
Cruzeiro – 23,5 mil
Botafogo – 21,4 mil
Coritiba – 20 mil
Ceará – 17 mil
Fluminense – 14,9 mil
Náutico – 13,5 mil
Vitória – 13,2 mil
* Números divulgados pelo presidente Mario Celso Petraglia em rede social.
https://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/perto-dos-150-mil-socios-torcedores-flamengo-lidera-ranking-no-brasil-veja-top-20.ghtml
Bom, eu acho que combinado não sai caro.
Se lá no início a “competente” Conmebol decidiu por final unica, em país pré determinado, que ela tivesse pensado na possibilidade de instabilidade de segurança no pais selecionado.
Agora, com a bomba estourada, ela que arque com todas as medidas de segurança para garantir a segurança dos torcedores e atletas.