Marcelo Cortes

A caminho do troféu papa tudo

Este jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, tem um significado muito especial, pois pode representar a arrancada para algo inédito, qual seja ganhar todas as competições pra valer, a saber: Estadual, Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores – e por que não incluir no pacote o Mundial?
Tenho a sensação de que ultrapassando a primeira barreira (Palmeiras), em tese a mais difícil, o caminho estará pavimentado para o que vier pela frente, não só na Copa do Brasil, como para as outras competições.

O futebol brasileiro é curioso. Jorge Jesus disse certa vez, e com total razão, que no Brasil se comete a loucura de se poupar jogadores na competição mais importante. Vou além: o único campeonato, de turno e returno, onde os concorrentes se enfrentam duas vezes é o Campeonato Brasileiro. No mais, disputamos torneios. Copa do Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes são torneios.

O tão aclamado treinador do Palmeiras, em “lampejo de genialidade”, resolveu poupar jogadores no Campeonato Brasileiro, pensando no Flamengo, em jogo pela Copa do Brasil. De cara, caiu do cavalo, perdendo três preciosos pontos, em casa, para o Vitória, que está no tal de Z4.
Por outro lado, o competente Tite, como manda o figurino, sem poupar jogadores somou três pontos preciosos na tabela do brasileiro que, somados à derrota do principal adversário, colocou seis pontinhos na caixinha, além de entrar para decidir vaga com o Palmeiras pela Copa do Brasil com a moral da tropa elevadíssima.

De qualquer forma, este Flamengo x Palmeiras promete. Imagino um jogo com o Flamengo tendo mais posse de bola, com o Palmeiras jogando no contra-ataque, tentando se manter vivo para a decisão em São Paulo, no seu gramado sintético. Temos time e elenco. Esta é a diferença do Flamengo para todos os seus concorrentes na América do Sul.

Quanto ao sonho de ter o nosso estádio, a primeira etapa foi vencida, com a decisão de que o Flamengo participará do leilão. E, como dizia minha avó Corina, “vontade da maioria não se discute”.
Que ninguém se iluda no sentido de que esta novela será longa. Tomara que, como toda novela que se preze, com final feliz.