Há muito tempo tenho o saudável hábito de pedalar, seja ao ar livre, sempre na Lagoa ou, na bicicleta ergométrica, que é item obrigatório em casa.
Na bicicleta ergométrica, se não há a paisagem, em contrapartida a televisão é meio que parte do processo. Como não estou no Brasil fica mais difícil conciliar, pois não consigo colocar no ar o Bom dia Brasil, nem o Redação SporTV.
Parti então para uma solução óbvia, qual seja, encontrar algo interessante no Netflix. Procurando, dei de cara com uma foto de Maradona e o título “Maradona no México”. O resultado foi surpreendente…
Na bicicleta vi dois episódios e coloquei no pause. Banho rápido e voltei para a TV, onde fui emendando os seriados até o final. Quem ama o futebol ficará absolutamente encantado com o que verá. Simplesmente fascinante a passagem de um dos maiores astros do futebol mundial, como treinador, por um clube, cujo nome é Dorados, que estava em último lugar no primeiro turno da segunda divisão do campeonato Mexicano.
Não vou me alongar em respeito a quem ainda não viu, pois tudo é absolutamente surpreendente e emocionante.
O seriado mostra como é mágico o futebol, desvenda alguns mistérios, como a própria alma de Don Diego Armando Maradona e como é importante um dirigente ousado e carismático.
Alguns conceitos que tenho comigo sobre futebol ficaram muito mais solidificados, sendo que os principais são:
1 – No futebol, para uma equipe ser vencedora, corpo e alma têm que caminhar juntos;
2 – Há seres iluminados que fazem a diferença;
3 – No futebol, confiança é quase tudo;
4 – No mata-mata, jogar o segundo jogo em casa é uma baita vantagem;
5 – Quando você imagina que já tinha visto tudo no mundo da bola, surge o novo, o surpreendente. Para o bem ou para o mal…
Enfim, principalmente nesta época do ano em que os corações ficam mais sensíveis, para quem ama o futebol, ver “Maradona no México” será um presente de Papai Noel atrasado.
Vou assistir Kleber.
Boa dica. Obrigado
César
Orejuela; Thuller;Marí e Renê
Thiago Maia; Diego Ribas e Reinier
Vitinho; Pedro; Pedro Rocha
#Tirando o Vitinho Lexotan……….#gostei
Confesso que fiquei preocupado com essa investida no Thiago Maia, esse menino foi muito bem no Santos, só que no longínquo 2016, depois nunca mais apresentou o mesmo futebol e quase não entra em campo na França. Fico com medo só de lembrar o outro volante contratado nesse modelo que foi Rômulo, um fiasco. Disse aqui que tem um excelente volante doido para sair do Palmeiras, Bruno Henrique, na minha opinião é o melhor volante do Brasil ao lado do Gerson.
Outro jogador que veio do Santos, Gustavo Henrique, acho até que vale a aposta, mas não foi nem de perto o destaque na zaga do Santos, o grande zagueiro foi Lucas Veríssimo, esse sim, um baita zagueiro.
Mas, vamos aguardar, tomara que esses jogadores vinguem da mesma forma que foi em 2019.
José Rogério,
E valendo destacar que o campeonato francês, onde esse jogador nunca deu certo, tirando o bilionário PSG, têm nível um pouco melhor do que a nossa série B… Campeonato de cego!
Mandaria facil uma proposta no Guerra para a crefisa, com salarios escalonados ao jogador, serve pra gente esse rapaz.
A contratação consumada é de altissimo nivel, a outra que ainda nao foi anunciada, é excelente.
Acertando o jogador do cruzeiro, so faltara o centroavante, e claro, acertar o gabigol.
Boa noite Presidente
Ainda nos está devendo a informação que viria no final do ano que cairia como uma bomba!! Acho que ficou sabendo no casamento do Roger Flores.. Tinha alguma coisa com o Galvão Bueno na história.. Estou curioso até agora.
Abraços
SRN
Pablo
Oi Pablo.
Já foi informado aqui antes, você deve ter perdido. A notícia só sairia se o Flamengo ganhasse do Liverpool. Assim sendo, não houve novidade.
Abraços
Boa noite, concordo totalmente com o comentário acima do José Roberto em relação ao desempenho da zaga do Santos em 2019. Alem so citafo por você tem a questão do histórico de lesões do Gustavo Henrique. Por outro lado vejo nosso time com a estratégia de “poupar” neste momento, até porque poderemos ter que gastar uma fábula pelo Gabigol, nossas contratações tem sido em oportunidades sem compra do passe.
SRN
FLAMENGO X GLOBO : Briga de cachorro grande que pode mudar o futebol brasileiro.
Em janeiro de 2016 o então presidente Bandeira de Melo, rompido com a FFERJ, mediante confusão generalizada no arbitral daquela ano, já tinha proposto jogar o carioca com um time alternativo.
Consultada pelo Flamengo a Globo não se opôs. A FFERJ por sua vez, não só foi contrária, como ameaçou multar o Flamengo por um valor maior do que teria direito pelo contrato da Globo.
O Flamengo acabou cedendo, pois naquele momento, brigar com a Globo e a federação, juntas, não parecia algo inteligente, até porque, a renovação do triênio 2017/18/19 tinha acabado de ser assinado com a Globo.
Mas desde então o próprio Eduardo de Melo tinha anunciado que o triênio 2020/21/22 seria bem diferente.
A matéria abaixo explica bem o ocorrido na ocasião – Vale muito ler e entender.
https://colunadofla.com/2016/01/flamengo-recua-por-tv-globo-e-vai-usar-time-principal-no-carioca-2016/
Pois bem amigos. 2020 chegou e a briga voltou.
Todos sabem que por conta do calendário de 2019 ter se estendido por conta da disputa do mundial de clubes, o Flamengo, por força da legislação do trabalho é obrigado a dar 30 dias de férias.
Só que em 2020 o problema foi agravado ainda mais. É o carioca que começa em janeiro, a Supercopa disputada em fevereiro e a Libertadores que começa no início de março. Só que as ferias dos jogadores que disputaram o mundial, termina dia 23 de janeiro.
Para piorar, por conta do calendário, o time principal será substituído pelo time sub 20.
Acontece que em janeiro o time sub 20 disputa a Copa São Paulo (copinha) e mais um problema se apresenta na longa lista já existente para 2020.
Resolver todos esses pepinos, tem que ter pulso forte e disposição de desagradar a muitos.
O primeiro ponto é que o Flamengo em nota oficial comunicou que não participará da copinha. Isso desagradou a Federação Paulista, que é quem organiza a competição e a Globo.
A federação em conversas anteriores cita o regulamento que prevê multa de 20 mil reais e a possível exclusão de 5 edições da competição.
A Globo também gritou e muito. Não pela desistência da copinha, pois nessa competição não há contrato de exibição, mas pela certeza que essa atitude levaria o Flamengo a disputar o carioca com o time sub 20.
AGORA DEU-SE A MERDA COMPLETA….
O Flamengo desagradou a Federação Paulista, a Globo e claro a FFERJ.
E onde entra Bandeira de Melo nesse rebú?
Pois é… soma-se a isso tudo o atual momento de renovação do cota de exibição do carioca.
O Flamengo agora pleiteia equiparação das cotas de tv com as cotas de SP.
Na terra da garoa, os quatro grandes recebem cotas de 27 milhões pelo campeonato paulista, e é exatamente o mesmo valor que o Flamengo deseja para disputar o carioca.
Há quem diga que nunca será equiparado. Mas como os quatro grandes do Rio ganham 15 milhões pelo carioca, a diretoria do Flamengo acredita que qualquer valor abaixo de 24 milhões é um bom motivo para comprar e permanecer com essa briga com a Globo.
Só que temos que olhar essa situação pelo lado da Globo também. Se o Flamengo não participa do carioca com o time titular, de cara a Globo economiza 15 milhões e, ainda diminui a cota dos outros três grandes para 12 milhões. Sendo assim, em tempos de crise, economiza 24 milhões no carioca. Pagaria 60 milhões pelos quatro grandes e vai pagar 36 milhões pelos três grandes do Rio.
Vamos combinar que um clube que pretende ter arrecadação recorde de 1 bilhão e que nesse ano de 2019 distribuiu 70 milhões em premiações para jogadores / comissão técnica / funcionários, 15 milhões a menos no orçamento ( que por sinal já está previsto na prévia do orçamento para 2020 ) sai na urina.
E é justamente aí que tudo pode mudar no calendário dos estaduais por todo o Brasil.
Guardada as devidas proporções e cada calo específico que cada clube tem, 15 milhões não fazem falta ao Flamengo como 2,5 milhões não fazem falta ao Atlhetico PR. Por lá Mário Celso Petraglia a anos já bateu o martelo afirmando que por essa quantia prefere que seu clube tenha uma pré temporada digna e assertiva para toda a temporada.
Agora imaginem quando todos os times grandes de cada estado começarem a se atentar para isso.
Os quatro grandes do RJ e SP……mais os dois grandes do Rio Grande do Sul e de Minas. Mais os grandes do nordeste e claro o Atlhetico do PR.
Das duas, uma:
Ou as cotas sobem, ou o interesse dos clubes grandes pelo estadual acaba, e se isso acontecer, de fato os estaduais tem data de validade para acabar.
A ideia de um modelo de negócio novo pata as transmissões de tv parece estar mudando em todo o mundo.
A ordem agora é investir em equipes de tv próprias e alugar o horário de exibição nas redes de tv aberta. Esse é o modelo usado pro exemplo, pelas religiões de matriz evangélica.
Contudo, esse não é o caminho para esse ano, para o ano que vem e, nem para daqui a 5 anos. Todos esses equipamentos são muito caros, precisam ser importados em sua maioria. Mas é um modelo de negócio que está batendo nas portas de todos os clubes do Brasil e do mundo.
Se um clube como o Flamengo, que tem 150 mil sócios torcedores e arrecada líquido 50 milhões de reais, pode arrecadar no mínimo 10 vezes mais. E é nesse novo dinheiro que os clubes tem que mirar.
Estamos falando de no mínimo 500 milhões de reais. ISSO É OUTRO PATAMAR!
Os dados já foram lançados e vai dar o salto quem estiver mais estruturado financeiramente e puder investir no novo modelo de negócio.
Um país que tem 70% da população interessada em futebol, não pode mais ficar refém de uma única emissora de tv.
Abraços !
Anderson, ótima reflexão!
Do meu lado, acredito que essa tendência dos grandes times se comportarem como canais de mídia poder evoluir em uma velocidade muito maior…
O problema de produção não é tão crítico quanto parece (existem produtoras capacitadas para isso) – e também temos os players digitais (Google/Facebook), assim como os VOD’s (Netflix, DAZN etc) que podem ajudar a acelerar ainda mais esse processo, considerando que a internet tem capacidade de cobertura. O desafio aqui é montar um “bundle” interessante financeiramente para botar em pé não apenas as transmissões, como outros conteúdos relacionados aos clubes. Mas tem jogo!!
Ou seja: nesse cenário, as TV’s terão que correr muito atrás, para não perderem um dos seus maiores filões de audiência que são os times de futebol.
Mas, para mim, o primeiro passo é realmente ampliar o escopo dos projetos de “sócio torcedor” para envolver torcedores que não estão buscando apenas preferência/descontos em ingressos dos jogos. É aí que a coisa muda de figura completamente, porque os times passam a deter a relação com os torcedores/audiência. Esse é o GRANDE ativo, principalmente do nosso Flamengo, com os seus 45MM de torcedores.
Mais uma vez, parabéns pelo seu excelente artigo.
SRN7.
Anderson, para o bem do futebol tomara q os estaduais acabem. Sobre Flamengo fazer sua propria transmissão o problema é entrar em acordo com a outra parte, por exemplo, se tiver jogo entre Fla e Pal quem tem os direitos do Palmeiras tem q aceitar, aquela TV de Portugal canal 11 mesmo ficou sem transmitir varios jogos do Fla porque a outra parta não aceitou ( Atletico Pr, Santos e Palmeiras) por exemplo não aceitaram. O ideal é acabar com o monopolio, os clubes se organizam em liga e vendem sem intermediarios pra quem quiser , por exemplo Globo e Record podem comprar simultaneamente e acabar com direito exclusivo, como acontece na primeira liga Inglesa.
Acabar com o monopolio e com intermediarios ( CBF e Federações estaduais) além de subir monstruosamente as cotas vai estimular a concorrencia das transmissões, que por sinal as transmissões da Globo são um fiasco, não respeitam rituais como a entrada dos times em campo, quando os times vão entrar em campo q é o momento mais bonito metem uma tela na frente mostrando escalação, pessimo posicionamento das cameras , narradores e comentaristas horrendos muitas das vezes clubistas, a Globo em termos de transmissão parou no tempo. Felizmente a Conmebol tem evoluido bastante nessa parte, ta longe de ser uma UCL mas tem conseguido vender a Libertadores para varios paises. A propria Liga Mexicana é muiittoooo mais profissional q a nossa.
Kleber, Maradona será sempre um personagem interessante. Vou assistir com certeza!
Uma pena não jogar a Copinha, mas entendo que a diretoria age certo no caso. E para nosso time sub 20 campeão de tudo, o Carioca profissional será um excelente rito de passagem para a categoria.
Quem sabe não conseguimos reforços valiosos para a temporada feitos na nossa base?
Adoro o time de 2019, mas é uma pena não ter nenhum titular da base. Os jovens saem muito cedo…
Vale apostar em Yuri, Lázaro, Ramon, Hugo, Wendel…
Sem contar Thuler, Vinícius, Lincoln e Reinier.
Esses dois últimos devem acabar sendo vendidos até o meio do ano. Acho que o Lincoln não agrada muito a torcida, mas tem mercado.
SRN
Anderson,serei o mais simplista nesta questão.A Globo poder pagar mais e o FLA pode receber menos.Se não houver acôrdo,perdem os dois.
Acho que com 20 milhões,sòmente para o cariocão,podendo o FLA mesclar os seus times,sub-20,reservas,base,etc.,e claro,o time principal para clássicos.ficaria bom.
O FLA tem um orçamento pesado para 2020.O item “televisão” prevê uma arrecadação de 283 milhões.!!!!
Mas,se vender 2 ou 3 atletas,Reinier por exemplo,vai haver um suporte financeiro muito bom para a proposta orçamentária.(venda de jogadores 80 milhões).
Eu acredito que o acôrdo saia,ao apagar das luzes.
Que acha ?
Abs.
Balotelli e Bem Arfa? Será?
Feliz Ano Novo a todos!
SRN!