Certa vez, sem que tivesse dado causa a um lamentável episódio em que uma pessoa faleceu, por conta de uma infeliz coincidência, um amigo acabou sendo envolvido no processo que parecia simples, mas em função dos oportunistas de plantão, acabou se transformando em situação perigosa para ele.
Quando, procurado por ele – e após ouvir todo relato da história – aconselhei que contratasse, com urgência, um “Escritório peso pesado”, pois senti gravidade na evolução do caso. Este meu amigo seguiu meu conselho e, graças ao desempenho profissional dos advogados deste escritório, o final do filme foi justo para ele.
Conto este caso para alertar o nosso pessoal do Flamengo. A tragédia no Ninho está tomando contornos estranhos, onde as consequências poderão ser graves.
Nesta guerra, onde há oportunistas de plantão que, com o objetivo de aparecer, transformam nariz de porco em tomada, as consequências podem ser graves. Infecção não se trata com aspirina. O momento requer antibiótico potente, pois há sérios riscos que podem comprometer a saúde.
Após uma série de barbaridades que estamos tomando conhecimento, como a proibição da entrada de jovens de até 17 anos no Ninho, que lá só iriam treinar e, ante a de hoje, em que a prefeitura ameaça fechar o nosso CT, sugiro – com extrema urgência – que a nossa diretoria entregue o caso a um “Escritório peso pesado”, pois o que se imaginava doloroso, mas de soluções normais, está começando a trilhar um caminho perigoso.
Ontem, no Maracanã, até em mandado de prisão para dirigentes rubro-negros foi comentado, como algo que está sendo articulado.
Estamos em guerra. E este tipo de guerra é para quem é do ramo. Já dizia minha avó Corina: “Quem avisa, amigo é!”.
Kleber, Egon e amigos, depois de alguns dias volto a comentar aqui, confesso que não tive forças para tecer um comentário sequer antes, tamanha foi minha perplexidade.
Falar sobre a dor imensurável dos familiares é chover no molhado, aliás, perder um ente querido e ter depressão é a mesma coisa que disse o saudoso Boechat que era ateu, mas, com o sentimento da depressão chegou a acreditar no inferno. É isso, morte e depressão, são as duas piores coisas que se pode existir, são quase sinônimos, sendo uma, a física, e a outra a morte em vida. E o pior, a morte de alguém querido pode levar a depressão, ou seja, os familiares estão submetidos às duas piores coisas da vida ao mesmo tempo. Tempo esse que vai cicatrizar a ferida, mas não vai reparar a dor da perda.
Mas gostaria de me ater a instituição Flamengo, repito, instituição, também vítima, pois ao andar pela rua vejo o descrédito ao qual o Fla chegou, os comentários, os piores possíveis, o povo com raiva da instituição centenária, com setores da mídia também não foi diferente, o baque final foi a reportagem do fantástico, creio que todo flamenguista deve ter morrido de vergonha, além de mostrar os dirigentes do Flamengo fugindo das perguntas, demostraram com argumentos técnicos as falhas do clube, da prefeitura e do estado, acontece, e era previsível, que o foco maior ficou logicamente em cima do clube, não parou por aí, a reportagem ainda mostra um belíssimo CT que o Atlético/PR tem faz tempo, em que além da excelente estrutura, oferecem todo o aparato social, incluindo cursos de inglês, e ainda um monitor e assistentes responsáveis por fiscalizar 24 horas as crianças através de câmeras. Além do descrédito, imagem arranjada e antipatia que o clube sofre, o próprio CT tão glorificado por nós flamenguistas entra em descrédito, já vejo até piadinhas infelizes surgirem. Querem mais? A informação é que o Fla estava prestes a assinar com um baita patrocínio, logicamente, o negócio naufragou dado a péssima credibilidade que o clube passou a carregar. Se vier um patrocínio, será um valor bem longe do que antes se imaginava, ninguém vai querer ter a imagem ligada a um desastre, é inevitavel.
Isso tudo só aumentou a vergonha de um clube que se vangloria de ter inaugurado um novo CT cheio de “fru-fru”, adesivos, estátuas e etc… Em 2019! Coisa que diversos clubes no Brasil possuem faz tempo! Dar boas condições aos jogadores não é exclusividade de ninguem,
tirando os 3 do RJ todos possuem um belo CT. Vamos convir que, para um clube do tamanho do Fla, é uma vergonha ter apenas agora um local, afinal, o valor do módulo foi 25 milhões, isso é o que o Fla paga por um Rodrigo Caio da vida. A verdade é que nos orgulhamos excessivamente por algo básico e comum no futebol que é possuir um CT.
É difícil apontar culpados, mas a princípio, minha impressão é que a culpa é geral, da prefeitura, do Estado e do Flamengo, que nem sequer alarme de incêndio e sistema de proteção tinha, algo tão básico. Mas quem carregará a culpa quase que por inteiro será apenas o Fla, afinal, a prefeitura, estado e a política em geral não tem crédito com a sociedade desde que me entendo por gente. E bom deixar claro que qualquer um que aponte o dedo não tem crédito para criticar, pois todas as áreas do Brasil seja esportiva, industrial, social ou cultural vem sofrendo ano após ano com tragédias sem fim. O que mais me entristece agora é a péssima comunicação do Fla com a imprensa, sem responder perguntas e arranhando ainda mais nossa imagem. Me impressiona também a ausência da cúpula da gestão passada na qual receberam 30 multas.
Perguntas pertinentes e piadinhas ridículas são ouvidas nas ruas:
“O Fla não é rico? Como não poderia ter, no mínimo, saída de emergência, alarmes de incêndio, sistemas de proteção? Isso custa tanto assim? Custa mais que vidas?”
” O clube do cheirinho só se f***, gasta dinheiro pra c****** para ter um time que não ganha nada, passa vergonha, tem CT que pega fogo e continuam sem estádio. Novamente só ficaram no cheirinho, de queimado….”
Me pergunto, com esse ódio crescente em algumas pessoas de nossa sociedade aonde vamos parar?
Gostaria apenas de dizer que TODOS os CT’s de clubes no Brasil estao em situação irregular. O que a Globo mostrou como a oitava maravilha com professor de ingles, bale e yoga, nem alvara tem! Saudade da epoca que quem ganhava jogo era jogador. Hoje dizem que e CT. So sei que vc pode ter o melhor CT do mundo, mas se tiver Abel de tecnico vai dar ruim. Se eu fosse a diretoria contrataria um escritorio cascudo tb. Vai ter nego preso. Isso e certo.
Exatamente Alexandre, mas veja, como o desastre aconteceu no Fla, a culpa recairá por inteiro na instituição, é inevitável, e mesmo os outros apresentando irregularidades, incluindo a própria sede da prefeitura, não importa, pois com o fato consumado no nosso clube, só o Flamengo perderá, aliás já perdeu, perdeu um baita patrocínio master que estava prestes a fechar, perdeu credibilidade, teve a imagem seriamente arranhada, vejo indignação do povo nas ruas com o clube, vejo setores da imprensa apontando ferozmente o dedo, vejo os abutres fazendo piadas infelizes. Basta esse do post acima, lendo o twitter a hipocrisia é unânime.
Amigo, recuperar uma boa imagem será mais difícil que os esforços da gestão passada para mudar a impressão do clube, vejo pessoas olhando para o Flamengo como olham um político corrupto fugindo das perguntas ou como olham a Vale após a tragédia mineira, não sei se conseguiremos nos recuperar plenamente como instituição, o pessoal do marketing e comunicação terá um trabalho muito difícil pela frente, o patrocínio no baita valor que se esperava e já estava sendo costurado se foi, como noticiado no jornal O Globo. Portanto não só o marketing, mas o financeiro terá de se mover, afinal,gastamos 150 milhões, boa parte ainda será paga, as carências no elenco permanecem e a maior delas está na comissão técnica, mas isso não é novidade para mim, o corneteiro aqui alertou faz tempo, desde que Paulo Pelaipe foi desenterrado vi que coisa boa não viria, pois não é o que o Fla precisa no momento que vive hoje. Pergunto, não eram os gritos e cobrança de Abel que resolveriam os problemas?
Trabalho duro para Landim.
Certíssimo e oportuno, Presidente! A situação se torna mais grave com o malfadado episódio do VP jurídico na coletiva de hoje. Mostrou-se totalmente despreparado para enfrentar a maior crise do Clube em todos os tempos. A liderança maior do Clube, seu Presidente, deve assumir de imediato o controle da situação. E já está muito atrasado e tímido. Seu VP jurídico deveria ser afastado e substituído por alguém mais experiente com a assesoria de terceiros como sugerido em seu comentário. É o nome da Instituição wue está em jogo. Não é hora de “afagos” políticos. Sinto-me à vontade para opinar, pois fiz parte da chapa. Arrependido, ainda não, mas muito preocupado!
SRN
Caro Kléber e amigos,
Sensação de momento extremamente delicado. Conjuntura delicadíssima: sociedade sem rumo procurando “bode expiatório, oportunistas, ódio e inveja centenária do Flamengo e infelizmente um passado de arrogância que deixou as portas abertas para retaliações.
O momento é de UNIÃO dos flamenguistas. Compreensão de que não é o momento de querer mudanças no futebol. Uma crise adicional pode levar a consequências muito negativas. Vamos nos unir nesse momento, abraçar o time e treinador (mesmo aqueles que nunca gostaram do Abel como eu) e deixar eles trabalharem em paz. É o momento de apoiar essa nova diretoria que certamente está atônita com a imensidão de problemas que foram criados anteriormente. O momento é de defender nosso CT, erramos e consertaremos nossos erros, mas SEM LINCHAMENTO. Atire a primeira pedra quem for livre de pecados. Seja prefeitura, torcidas, mídia e sociedade civil.
E como sugere Kléber Leite à diretoria: “contratar um escritório peso pesado”
VAMOS DEFENDER NOSSO PATRIMÔNIO!
SRN
Perfeito. Muito sensato e é disso que precisamos no momento em relação ao time. Não é momento de se pensar em troca de técnico. Como bem colocou, não se pode ter mais uma crise
Vale frisar aqui que, apesar de uma errônea comunicação com a imprensa, o que acaba dando um tom de descaso propagado nos programas oportunistas, tenho certeza que a diretoria e mais especificamente nosso presidente Landim, estão tomando todas as providências, assumindo responsabilidades e dando assistência para os familiares e amigos das vítimas. Quem conhece o presidente sabe a figura ímpar que ele é.
Lamentavelmente, nosso vice Rodrigo, já que se disponibilizou a falar com os repórteres poderia ter ficado até o fim pois, repito, sair no meio da coletiva só aumenta a impressão de descaso, que tenho certeza que não está acontecendo. Foi uma tremenda bola fora para a imagem institucional.
Custa tanto organizar documentos, laudos, demonstração de auxílio aos familiares, pois sei que esse auxílio está sendo dado, dar eventuais explicações e entregá-los para um porta-voz comunicar adequadamente aos repórteres?
Isso ajudaria a demostrar que o clube está agindo e assumindo responsabilidades, de fato está, mas é preciso demonstrar, pois abutres, desculpem o termo, estão gritando aos sete ventos críticas ferozes aos diretores, presidente e ao próprio Flamengo como instituição.
Presidente, ainda na semana, aqui no espaço um amigo rubronegro, advogado, dizia que a estratégia de dirigentes não darem “a cara” para falar sobre o assunto, seria uma estratégia errada que estava levando à opinião publica e a midia em geral colocar problemas em lugar que nem existiriam e hoje começa a confirmar tal previsão. Sumiram como se vidas pudessem ser encobertas coim escudo do0 maior clube do país. Desde o primeiro instante eu tambem achei estranho comportamento do presidente do clube, deveria ele convocar direção anterior e seus dirigentes atuais colocando todos em uma coletiva, respondendo aos reporteres. Mas os genios que o aconselham e deve ter sido o vice atual, um genio igual ao pai, vao levar o clube à bancarrota. Só não ve quem não quer que a opinião publica está totalmente contra o clube, especialmente depois que saiu conversa de ar condicionado com “gambiarra”. O presidente atual tem culpa? Sim, evidente que tem, pois eles passaram dezembro dentro do clube e deveriam ter verificado documentos, pois não compraram ninguem na epoca e só iam dar entrevistas, sendo que o atual vice queria ver como torrar 100 milhoes rapidamente e conseguiu, começando na aquisição do Rodrigo Caio, carissimo. Deveriam ter transferido tudo para o ct novo. Evidente que a culpa dele é de poucos dias, mas a direção anterior maior culpada, entregou o ct pronto. Esta tudo errado, não pagaram nem multas. Esse papo de que vamos assumir coisa e tal, é para boi dormir, pois é a lei e terá que ser cumprida quando decidida. Correto o senhor, quando orienta contratar advogados competentes, porque tudo que foi feito vai ao ralo se não cuidar com zelo.
Caro amigo,
Muito bom este alerta pois estou me sentindo de freira em festa de puta.
Hoje mesmo fiz um alerta nesse sentido para alguns amigos que fazem parte da gestão e sua espetacular coluna foi na veia.
SRN
Prezados,
Ainda não perceberam que por detrás da caça ao Flamengo (como instituição) estão INTERE$$ES outros??? A tragédia do Ninho serviu como cortina para o MAIOR CRIME que este país já viu, o rompimento da barragem da Vale.
Hoje tiveram reuniões em que a Vale recusou todas as propostas do MP sobre indenizações, ou seja, quem quiser que vá para a justiça, assim como ainda estão as vítimas de Mariana que sofrem com infindáveis manobras protelatórios processuais… Viram alguma notícia destacada na mídia sobre isso??? Nada! Apenas uma notinha no final da página.
Já o Flamengo, que desde o início se apresentou para as autoridades e apoia os familiares da vítimas, minimizando o sofrimento, cabe o massacre institucional…
Não estou dizendo que o Flamengo não teve culpa e/ou responsabilidade pelo evento, TEVE MUITA, mas o enorme nome da instituição faz esconder as cagadas de gente MUITO mais poderosa.
Excelente abordagem. Tb penso o mesmo. Gistaria de dizer apenas que a omissão do Landim em defender o clube nas primeiras horas colocou gasolina nestes ataques. Ele poderia ter enfatizado a investigação, realçado o apoio as familias, o papel social que o Flamengo cumpre exemplarmente ha 100 anos, enfim, poderia ter botado a cara. Agora, nem acho q vale a pena pois como vc disse, o julgamento ja foi feito.
Eh Kleber,se o Abelao ainda ajudasse em vez de aprontar aquela retranca vergonhosa…a hora da correção de rota esportiva e institucional eh agora!
Bom dia presidente e amigos, poucos dias atrás, tres dias depois do fatidico acidente, postei comentário criticando, ou melhor, discordando da estratégfia de defesa do Flamengo que ao afastar-se momentaneamente do problema junto ao público, estava fazendo consolidar culpabilidade extrema, com a MIDIA, vendendo a ideia de irresponsabilidade, de pouco caso, de falta de comando e o pior, de falta de respeito com autoridades constituidas, como MPT, MP, PMRJ, TJ e principalmente com a sociedade. Disse no post que a estratégia para mim era rui, porque via no dia a dia acumular-se criticas sem que alguem colocasse a “cara” na frente para defender o clube. Agora como advogado, militante há mais de 20 anos em tribunais, tenho convicção que o clube, seus dirigentes falharam terrivelmente e podem esperar o pior em termos punitivos e pecuniários. bDeveria o clube ter utilizado advogados especialistas, deveria o clube ter manidestado-se oficialmente pela voz do seu presidente, deveria o clube ter dado inicio ao cumprimento de deveres que não foram cumpridos como pagamento das multas, como atender à prefeitura para regularizar a situação e junto ao corpo de bombeiros, umas das instituições de maior credibilidade no país, mas não, preferiram ficar falando que o clube não ia FUGIR DE SUAS OBRIGAÇÕES: CARO LEITORES, não há como fugir, os bens estão aí e as rendas podem ser penhoradas em caso de descumprimento. O momento já passou, mas o prewsidente tem que assumir o com,ando da operação, colocar os “pingos nos is” e dar paz ao clube e as familias enlutadas, sem contar os 40 milhões de flamenguistas que estão chorando por dentro. Era para o sr Landim ter convocado sua diretoria, convocado a direção anterior para explicações publicas e quando colocar alguem para falar sobre o caso, seja pelo menos bem educado, pois conhecedor do assunto vemos não ser. O clube na administração Bandeira, montou um dos melhores departamentos na area trabalhistas entre clubes do país e necessita urgente da contratação de advogados experientes na área criminal, da criança e adolescentes, além de escritorio com experiencia em litigios com orgãos publicos. É fato, é bem claro que a falta de respeito do cluber para com a prefeitura, MP e etc, acabou pore prejudicar e muito, mas também é fato que o “caso” Ninho do Urubu, colocou para baixo do tapete, casos que estavam incomodando gente importante, como com relação à Brumadinho e até mesmo ao filho de um politico de alta patente, envolvido em falcatruas. Ninguem comenta mais nada, só o Ninho é manchete, pois a direção deixou acontecer e agora não sabe lidar, como vimos na entrevista desastrosa do vice presidente que recem assumiu.
Concordo Kleber, o que a mídia está fazendo com o Flamengo é de dar ódio, esquecendo que Flamengo forma atletas a 123 anos e tem um papel na sociedade fundamental.
Concordo com o Kleber, porém, amenizo as previsões pessimistas dos caros amigos do blog.
Independente do cenário, a situação requer, de maneira óbvia, tratamento profissional, no que tange ao apoio jurídico. Isso já deveria ter sido providenciado.
Um dos aspectos que me parece claro, à medida que a diretoria ainda não deu uma ampla e esclarecedora coletiva à imprensa, é que todas as abordagens e causas, tem como responsáveis, os membros da gestão anterior. O foco da diretoria é tentar mostrar que o alojamento era seguro, que havia disjuntores e os containers era anti-chamas. Mas, o foco não é esse. O que vem sendo batido, são as irregularidades, como a falta de alvará e multas no CT, como se isso fosse a causa do incêndio.
A falta de um posicionamento do clube, que vem sendo martelada na imprensa, resolve-se à medida que se constituir uma banca de advogados, conforme sugestão do Kleber.
São esses advogados que deverão se pronunciar à imprensa, à exemplo de qualquer situação em que haja conflito. São os advogados, com saber jurídico e político, que devem fazer as exposições e mediações com o poder público.
Feito isso, marcar urgentemente uma coletiva:
1) Expor que, no projeto do CT novo, para ganhar tempo, já aprovou junto à Prefeitura, o estacionamento. Por isso, na última consulta aos laudos, o local já aparece como estacionamento, diante da demolição do alojamento que aconteceria em 30 dias.
2) Expor que já está sendo providenciado o cumprimento das exigências municipais para regularização da situação do alvará, bem como, criação de estrutura específica para apoio e acompanhamento do meninos do Ninho.
3) Demonstrar que o local tinha os componentes de segurança, tais como, ar condicionado revisados, disjuntores individuais e, se conseguir um laudo técnico e provar, demonstrar os sucessivos picos de luz como possíveis causadores do incêndio.
4) Apresentar um cronograma de indenização às famílias. Isso me parece urgente, mesmo que posteriormente possa ser alterado. A grosso modo e com variações caso a caso, eu proporia um salário mensal de 50 mil reais a cada família durante 20 anos. Isso representa 500 mil mensais e mesmo que fosse 100 mil a cada família, representaria 1 milhão, o que convenhamos, não é nenhum abalo às finanças do clube.
5) Finalmente, apresentar mesmo que, como uma idéia, um projeto de melhoria e refinamento das instalações do CT a curto, médio e longo prazo. Para isso, ser acompanhado de um arquiteto que poderia fazer as exposições, inclusive com um projeto de paisagismo que precisa urgente, além de tudo o que possa representar reforço na segurança.
São 5 pontos essenciais, que arrefeceriam a sede de informações da imprensa e que poderiam permitir que todos dessem sequência ao seu dia a dia.
Com relação à interdição, proibição de menores e outras mazelas, os advogados cuidariam de tudo, inclusive com recursos e mandados.
Com relação ao patrocínio, perdido segundo um dos amigos do blog, a exposição do item 5, além de demonstrar responsabilidade e sensibilidade humana, angariaria apoios e simpatias que, certamente, favorecerão futuras parcerias.
Fica aqui, essa minha sugestão e torço para que trilhem os caminhos óbvios que precisam ser percorridos, para que o Flamengo supere esse difícil momento.
Certíssimo e Oportuno como bem disso o amigo Yvan Bayardino, e eu acrescentaria o tema é extremamente pontual.
Mas há um agravante:
O Flamengo falhou em todo o processo de sua comunicação nesse trágico episódio.
Tratar as vítimas e as famílias das vítima, como prioridade é obrigação.
Informá-las pessoalmente com a dignidade pertinente ao caso é obrigação.
Cuidar dos feridos(fisicamente e emocionalmente) é obrigação.
FUGIR DA IMPRENSA, AINDA QUE A MESMA SEJA SUJA, É COVARDIA.
E quando se coloca o barbeiro mor, para ser o primeiro interlocutor de fato, e o mesmo se ausenta da entrevista sem dar respostas, soa ardilosamente ruim para o Flamengo.
O que Rodrigo Dunshee de Abranches fez é VERGONHOSO! SE NÃO SE URINOU NAS CALÇAS, FALTOU POUCO.
MELHOR QUE NÃO TIVESSE COMUNICAÇÃO, A VER O BARBEIRO FAZENDO CAQUINHA. FAZENDO MAIS UMA BARBEIRAGEM DAQUELAS!!!!
Se no primeiro momento eu mesmo sou e fui contra a dar prioridade a mídia, agora isso não faz mais sentido.
Então caro Kleber eu pergunto:
De que adianta contratar o escritório ” P…das Galáxias” se a comunicação com o público, sociedade, órgãos públicos e tudo o mais, é PÉSSIMA???!!!???
Eu ouvi errado, ou a diretoria não disse que ia contratar/contratou também ,um escritório especializado em “GESTÃO DE CRISES”???
Se o fez, fez merda! Não está fazendo a coisa certa.
Vamos deixar que a mídia fomente o que quiser, formar opiniões equivocadas, e tentar reverter isso tudo no Juri????
SUICÍDIO!
QUEREMOS TRANSPARÊNCIA!
O RATO DO LANDIM SE ESCONDE PORQUE?
Vou te dar um exemplo:
“Essas famílias vão se ferrar, e o Flamengo vai conseguir tirar o dele da reta, porque é rico, tem nome forte, e os meninos que morreram são de famílias pobres, que daqui a pouco vão se tornar chatas atrás de dinheiro de garotos que nem sequer eram realidade”. – Flávio Prado / Jovem Pan Sports
O Depoimento/desabafo de Prado é no mínimo escroto para o momento, mas só acontece por falta de transparência do próprio Flamengo em demorar a já dar as respostas que possui até o momento. Ou já adiantar as medidas que vão ser feitas a partir da tragédia.
Então lemos que a Prefeitura quer interditar, mas o Bombeiro emitiu nota dizendo que não há riscos, mas o MP acata o pedido da Prefeitura.
A mesma mídia que cobra o fechamento é a mesma que cobra omissão da Prefeitura.
MAS NINGUÉM VEM A PÚBLICO DIZER COM TODAS AS LETRAS O QUE FALTA PARA O FLAMENGO SE TORNAR REGULARIZADO.
O mesmo MP vem a público e diz que todas as medidas que o Flamengo precisa tomar, são bem entre aspas ” tranquilas e fáceis de ajustar”
Uéeeee… mas com essa frase a Dra que relatou isso na TV, não mostra a gravidade do caso. Então porque interditar???
Vale aqui uma analogia.
Anos atras notícias davam conta que o Mc Donalds servia carne de minhoca. Que nos tanques de refrigerantes da Coca Cola um homem caiu e não tinha como retirar o mesmo.
Essas empresas fizeram campanhas, limparam seus nomes, e se falirem no futuro, não será por esse motivo.
É o que queremos do Flamengo.
Ou o Flamengo faz o que dele todos os Rubro Negros esperam, ou o depoimento do Flávio Prado de escroto, passa a ser visionário.
Daniel G disse num post anterior:
“(…)a reportagem ainda mostra um belíssimo CT que o Atlético/PR tem faz tempo, em que além da excelente estrutura, oferecem todo o aparato social, incluindo cursos de inglês, e ainda um monitor e assistentes responsáveis por fiscalizar 24 horas as crianças através de câmeras. ”
É verdade…. só que o CT deles está tão irregular quanto o nosso, a diferença BARBARA E TRISTE DE ENGOLIR, É QUE NO NOSSO MORRERAM 10.
Se morreram 10 no nosso CT a priori somos responsáveis por isso. (PONTO)
No momento certo e adequado, como bem já mencionou aqui o Kleber Leite, temos que apurar os culpados.
Também conversei com um criminalista e ele fez o seguintes paralelos:
” Um dia um maluco entrou numa escola no interior de Minas Gerais e colocou fogo na mesma. Nela tinham professores e diversos alunos.
Essa escola é responsável por todas as pessoas. Culpar a escola só é possível se for comprovado que a mesma falhou em algum processo cotidiano.
Temos exemplo no USA onde meninos entram nas escolas com armas. A escola falhou na segurança? Então é culpada. Caso contrário ela é responsável.
Diferente do caso da boate Kiss onde o cantor contratado pela casa, fazia apresentações no palco com fogos de artifícios out dor e que era de CONHECIMENTO da casa. Há fogos que podem ser usados dentro de ambientes confinados e sem riscos, os chamados in dor”
Portanto amigos, responsabilidade e culpabilidade são casos distintos.
TEMOS POR OBRIGAÇÃO ESCLARECER AMBOS.
É ISSO QUE TODOS ESPERAMOS.
Anderson, meu irmão rubro negro, tenho a mais plena convicção de que os comentários do Daniel G não são respostas estimuladas pela postagem do nosso Kleber Leite. São coisas arte de e minuciosamente pré preparadas. Abraços.
Adrede.
Anderson, querido,
A minha esperança é que os nossos dirigentes – que não gostam de ouvir – tenham prazer na leitura.
Brilhante e pragmática a sua exposição.
Forte abraço.
Pior de tudo……..é que eu gostaria de não ter ” essa ” razao”!
Oremos, não aguento mais o nome do Flamengo na boca desses desgraçados, e mal intencionados. Flamengo é minha vida, falar mal do Flamengo é mesma coisa de falar da minha família e isso não adimito. Que nossos dirigentes da gestão antiga de a cara pra bater. Srn
Como acontece em todas as tragédias no Brasil, está também passará, não será esquecida, mas passará. Vc veja que a mídia deixou um pouco de lado a tragédia de Brumadinho, para falar da tragédia no Ninho. Tenho certeza que a direção do Flamengo tomará decisões corretas no caso. Hoje está fazendo 1 semana, muito cedo ainda p todos esclarecimentos. Acredito que esta semana o Landim irá se pronunciar. Penso que a intolerância por parte das pessoas é por causa da Mídia, que explora ao máximo todos os acontecimentos, suga do fato, mesmo ainda não tendo provas suficientes de criticar, criticar antes das provas é uma arma da imprensa para dar uma satisfação ao seu público e seus leitores, tipo o que o Flávio Prado escreveu. Ele como jornalista sabe que seus leitores querem ler aquele tipo de comentário, sabe que seus leitores não querem ler que teremos que esperar a investigação e verificar até onde o Flamengo é o culpado. Com certeza , o clube tem culpa, só que que as investigações irão dizer até onde! Eu detesto acusar sem ter provas, sempre procuro saber com mais precisão p poder avisar, acho uma maldade. Você veja o caso do Fantástico , ficou batendo no Flamengo, antes de saber toda a verdade, e ficou en vendo a bola do Athetico do PR sem procurar saber se o CT deles tem o alvará de funcionamento, está é a Mídia brasileira, falar o que queremos ouvir, são oportunistas de plantão !!
Vamos mudar de assunto………..mas sem mudar.
Alguns dos senhores, viu algum repórter, jornalista o qualquer veículo de comunicação se pronunciar a respeito da piadinha sem graça de Gustavo Zupak???
Não dá sob nenhuma hipótese para viver sem a mídia……..ainda que ela seja corporativista…..como sempre!
NOVAMENTE segundo o G1,a prefeitura notificou e multou o clube, a 32a vez. Espero que Landim e sua turma saibam bem o que está fazendo, pois desde que assumiu não mostrou ao que veio.
Alguém chegou a ver a nota oficial do Flamengo?
NOTA OFICIAL DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO
Sobre a entrevista do vice-presidente Jurídico do Clube de Regatas do Flamengo, concedida na tarde de hoje na sede do MP-RJ, gostaríamos de esclarecer que:
1) A entrevista coletiva tinha como regra – definida pelo MP-RJ – concessão de um breve pronunciamento de cada representante das partes presentes, seguido de 3 perguntas para cada entrevistado;
2) Conforme o combinado, foi exatamente isso que aconteceu. Rodrigo Dunshee fez seu pronunciamento e permaneceu na mesa à disposição dos jornalistas presentes;
3) Ao iniciar as primeiras respostas, o porta-voz do Clube passou a ser indagado aos gritos pela repórter Bette Lucchese, que mal deixava que concluísse as respostas;
– Diante desse comportamento pouco profissional da referida jornalista, Rodrigo Dunshee respondeu até mais de 3 perguntas – como fora acordado com a assessoria do MP-RJ, e decidiu a mesa;
4) O Clube de Regatas do Flamengo lamenta a postura agressiva e nada profissional da referida jornalista, que não deveria apelar para uma “técnica” tão rudimentar na apuração da verdade que interessa, acima de tudo, ao Flamengo e a seus milhões de torcedores.
POSICIONAMENTO TV GLOBO
“A TV Globo lamenta o ocorrido e informa que a repórter Bette Lucchese justificou-se, afirmando que estava num ambiente tumultuado, com muitos repórteres disputando o momento de fazer perguntas ao vice-presidente jurídico do clube, Rodrigo Abranches, e que, por esse motivo, para ser ouvida, elevou a voz, sem o objetivo de parecer agressiva. Ela se desculpa se a impressão causada foi esta relatada na nota do Clube de Regatas do Flamengo. E reafirma que jamais teve essa intenção.”
https://sportv.globo.com/site/futebol/times/flamengo/noticia/coletiva-no-ministerio-publico-fala-sobre-novas-irregularidades-no-ct-do-flamengo.ghtml
Caracterizaram um fato que não ocorreu! Bette Lucchese, e o pitbull da globo
https://youtu.be/oIaehvqPXCk
Tudo isso de jornalistas afoitos teria sido evitado se o clube na pessoa de seu presidente e se possivel com ex dirigentes, tivessem mostrado a cara e falado abertamente sobre o tema. Queriam o que? Depois de uma semana do ocorrido, um dirigente aparece e queria que ficassem todos satisfeitos com afirmações tipo decisões administrativas pode ser recorrido e etc? Dá um tempo. Vamos cobrar coerencia da imprensa, mas cobrar que o Flamengo seja bem claro em suas posições. Sou flamengo há mais de 55 anos, portanto defensor do clube, mas dirigentes não podem abster-se de falar nos momentos dificeis e ficar tirando foto quando fazem alguma contratação.. Contrataram agora o negociador da Samarcos…o publico em geral com certeza nos dará apoio…
O problema da atual gestão é muito nítido , ela se coloca como vítima também , está preocupada com o próprio umbigo, não uniu o Flamengo nem tampouco teve uma postura digna, humana . Infelizmente o Flamengo, nós inclusive, iremos sentir e pagar um preço altíssimo por conta dessa tragedia . A partir do momento que não vestirmos a carapuça do erro , tudo só tende a piorar como está acontecendo .