Longe do Brasil, leio que foram indiciados pela polícia, o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello e mais oito ou nove, dirigentes e funcionários rubro-negros, pela tragédia ocorrida no nosso Ninho.
Este é um tema complexo e, como tal, requer muita responsabilidade na apuração dos fatos.
Quem aqui me acompanha tem a noção exata de que sempre defendi a tese de que o presidente do clube, para muitos, tem a obrigação de bater o córner, sair correndo e fazer o gol de cabeça.
Não é assim que a banda toca. Por isso, o Flamengo tem para cada setor, um vice-presidente e, cada vice-presidente tem diretores, como colaboradores responsáveis. Isto sem falar nos funcionários.
O que de bom nos deixou claro Eduardo Bandeira de Mello?
Respondo: DIGNIDADE E RESPONSABILIDADE.
Acho que não preciso dizer mais nada. Imputar responsabilidade por esta tragédia, a quem foi, do princípio ao fim do seu mandato, digno e hiper responsável, é uma injustiça que não tem tamanho.
Enviei mensagem de apoio irrestrito para Eduardo. Com absoluta certeza, falando por mim e, por quem conhece um pouco de Flamengo.
Força Eduardo! O Flamengo justo e do bem estará ao seu lado. Sempre!
POSTEI ESSE COMENTÁRIO EM OUTRO POST.
ESTOU APENAS COLANDO MINHA OPINIÃO SOBRE…
“A Polícia Civil do Rio de Janeiro indiciou por homicídio doloso EDUARDO BANDEIRA DE MELLO, ex-presidente do Flamengo, e outras seis pessoas pelas mortes de dez atletas no incêndio no Ninho do Urubu, CT do clube, no dia 8 de fevereiro deste ano.”
Os indiciados:
Danilo da Silva Duarte, engenheiro da NHJ
Edson Colman da Silva, técnico em refrigeração
Eduardo Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo
Fábio Hilário da Silva, engenheiro da NHJ
Luis Felipe Pondé, engenheiro do Flamengo
Marcelo Sá, engenheiro do Flamengo
Weslley Gimenes, engenheiro da NHJ
Cabe uma perguntinha, mesmo sendo leigo juridicamente falando.
Como o fato aconteceu em fevereiro e, Landim assumiu praticamente em Dezembro, por que a atual gestão também não é arrolada?
ANDERSON respondeu no mesmo post.
“Juridicamente a atual gestão poderia sim ser arrolada, uma vez que tivemos 2 incidentes antes do evento final, que foi o incêndio.
Tivemos um evento primeiro que foi a manutenção periódica de todas as unidades de ar condicionado.
No evento segundo, tivemos troca de peças em unidades específicas de ar condicionado.
Evento final foi o incêndio.”
Juridicamente a atual gestão poderia sim ser arrolada, uma vez que tivemos 2 incidentes antes do evento final, que foi o incêndio.
Tivemos um evento primeiro que foi a manutenção periódica de todas as unidades de ar condicionado.
No evento segundo, tivemos troca de peças em unidades específicas de ar condicionado.
Evento final foi o incêndio.
Mas como culpar a atual gestão, se o próprio Eduardo se diz que como presidente, não era conhecedor do que fora feito tecnicamente no alojamento?
Juridicamente também, a única possível saída inocente, é que o Flamengo tinha em suas dependências um equipamento alugado.
Sendo assim, cabe a defesa desqualificar o homicídio doloso – aquele que trata de clara e manifesta intensão de matar – para homicídio culposo – que são norteadas pela negligência, imprudência ou imperícia.
Nesse caso, negligência, imprudência ou imperícia, de quem ?
De quem alugou(Flamengo) ou de quem prestou o serviço de aluguel (NHJ) ?
Aqui o Flamengo pode ser arrola nas 3 questões ou em uma delas.
Se for arrolado com imperícia ( que é a falta de habilidade específica para o desenvolvimento de uma atividade técnica ou científica) pode ser inocentado tanto o clube, quanto o seu presidente e demais associados do clube.
Aluga-se por falta de conhecimento técnico e científico específico.
De qualquer forma, a meu ver, não é uma notícia boa para ninguém.
“Acho que não preciso dizer mais nada. Imputar responsabilidade por esta tragédia, a quem foi, do princípio ao fim do seu mandato, digno e hiper responsável, é uma injustiça que não tem tamanho.”
Vou um pouquinho mais além!
Lembro que na época, Bandeira queria ajudar no que fosse possível – já na gestão do Landim – e ELES nem escutaram.
Bandeira ressaltou que, no dia da tragédia, enviou uma mensagem ao presidente Rodolfo Landim se solidarizando e oferecendo ajuda, caso necessário.
– Mandei mensagem me solidarizando, lamentando e me colocando à disposição, caso sentisse necessidade de eu ajudar em alguma coisa. Mas o fato de eu ter oferecido ajuda, se necessário, implica que eu seja convidado. Até porque, essas questões operacionais, muitas vezes, passava distante da minha atividade. Me sinto bem representado pelo (Flávio) Wileman (ex-vice jurídico) e (Alexandre) Wrobel, que foi um verdadeiro herói nas construções do CT, e que também tem ajudado bastante.
Apoio totalmente o presidente Kleber e o amigo Egon. Faço deles minhas palavras..
Umas coisas dessa decepciona nos torcedores…. o bandeira fez tanto pelo flamengo e é tão perseguido..tem gente que nao tem coração…
Amigo Jeremias!
Para ALGUNS, o órgão coração, nada mais é que aquele “reloginho” que nos impulsiona.
Completamente desprovido de caráter, bondade e, integridade…
Nem estou questionando o cara que foi presidente do Flamengo por seis anos. Mas sim, a cumplicidade nos momentos bons e ruins, de alguém que faz parte da história do Flamengo.
Foi realmente omisso com Kleber! Mas a grandeza de dar as mãos quando a coisa aperta, é justamente o que diferencia os vários tipos de “coração”…
“A gente todos os dias arruma os cabelos: por que não o coração?”
Alguém é responsável e esse alguém é a instituição Flamengo que deixou os meninos a toda sorte (ou falta dela). Simples assim. Sem monitor, sem saída de emergência e sem treinamento básico para em casa de uma situação similar buscar socorro. Crianças que tiveram seus sonhos tolhidos pelo descaso, ganância. Uma lástima que o meu Flamengo está até o pescoço envolvido.
Meus caros,
sou de uma época em que o Ministério Público era discreto, mas ele perdeu a timidez e passou adorar um holofote e no holofote do futebol nada brilha mais do que o Flamengo. Abraços.
Quando ficamos livres do babaca chamado Paulo Schmitt – o rei dos holofotes – agora chega o MP pra substituir….
OPORTUNIDADES & NEGÓCIOS..
Embora não seja o assunto, o artilheiro Luciano do Fluminense (15 gols) não entrará em campo na próxima rodada, para não completar o 7º jogo…
Existe uma proposta de um clube brasileiro e não poderia jogar, caso jogue contra a Chapecoense…
Preço do passe fixado, é quase o salário do Gabigol…
“Emprestado pelo Panathinaikos (GRE) por três anos, Luciano tem sua opção de compra fixada em 500 mil euros (R$ 2,2 milhões). No ano passado, o Fluminense chegou a se movimentar para tentar realizar a operação e ter o jogador em definitivo, mas com a crise financeira, não conseguiu.”
Com 26 anos, seria uma belíssima contratação…
Embala e manda por Sedex, Lincoln e Vitor Gabriel pro Flamengo do Piauí…
Caro Egon, eu achava o Luciano quando surgiu no Corinthians muito bom!! No Fluminense nao vejo mais futebol nele que no Vitor Gabriel!!
Mas, pensando a curto prazo, opção boa e barata, que trás sombra ao Gabigol, que com certeza tem mais experiencia que Vitor Gabriel a curto prazo!!
Sei que o Vitor Gabriel que jogou a Copa Sao Paulo de 2018 jogou muita bola!! Se houvesse mais tempo e paciencia poderia nos render no minimo o mesmo que o Luciano!!
Mas sem duvidas, numa libertadores, mata mata, tem que colocar 1 la, esse ano!! Melhor Luciano!!
Mas da pra gastar um pouco mais e sonhar um pouco mais alto, acho!!
Mas quem ta la que deve saber!! Se há caixa para tanto!! Até porque, segundo JJ, faltam umas 4-5 peças pra fechar o elenco!! Que ele gosta de usar 14-15! Vai sobrar muita cara amarrada depois de 5, 6 rodadas no elenco!! A nao ser que esteja atropelando todo mundo!! O ambiente começa a pesar, porque vai ter medalhão nem fazendo 5 minutinhos por semana em campo, e treinando feito um touro kkkk!!
Meus amigos RICK e MARCUS.
Confesso que não vi Luciano jogando no Corinthians.
Meu temor é justamente não ter um reserva para o Gabigol, visto que recebendo proposta, a Inter pode vender até mesmo sem consulta.
Lá atrás, já tivemos esse mesmo problema com zagueiros. Acabamos com Wallace e César Martins na zaga…
E mais na frente com goleiros. Thiago reserva do Muralha é filme de terror…
Sempre acreditei que a mudança de ares pode dar certo.
O caso do Gilberto, ex Vasco, é um exemplo. Hoje artilheiro do Bahia com 23 gols em 51 jogos.
Quanto ao Luciano, mesmo entendendo perfeitamente os argumentos do Marcus e, de certa forma com muita razão, foco apenas na gorjeta que custa o passe do cara.
Arrascaeta e Gabigol pagam, em apenas um mês de salários..
É um caso muito similar com o que comentei outro dia sobre Anderson Lessa.
Luciano – com todas as carências do Fluminense – é o artilheiro do time com 15 gols em 31 jogos.
Pelo preço, por que não arriscar, se não temos reservas para o Gabigol?
Ninguém, com atestado de sanidade mental em dia, daria R$10,00 pelo Hernane Brocador.
Vou mais longe!
Maxi Lopes – recentemente dispensado pelo Vasco – mesmo com seus 35 anos, jogou mais que o elenco inteiro de atacantes do Clube da Colina, em que o destaque é um lateral-direito anão…
O problema é que o cara gosta mais de uma macarronada que de bola…
Como essa gestão espera por respostas, ao invés de impor limites, nunca sabemos quem está sendo contratado, liberado ou doado.
Já estamos no meio do ano, cheio de compromissos, e continuamos com os mesmos problemas na zaga.
Numa ilha deserta, melhor “casar” com uma macaquinha que fazer um furo numa bananeira…
Beijo no coração dos amigos.
Caríssimo Egon,
Claro que também compreendo os argumentos pró-Luciano. O fato de um jogador ser bom em um clube e não em outro (ou vice-versa) é algo corriqueiro é o próprio Flamengo nos brinda com inúmeros exemplares de cada caso. Nenhuma contratação é garantia nem de sucesso nem de fracasso. As condições é que, somadas, vão dizer o resultado. Pode dar certo? Sim. Mas trata-se, atualmente, de uma completa aposta. Aos 26 anos ainda não disse a que veio? Posso estar redondamente enganado, mas será difícil vingar com essa idade. Sem falar que o real destaque no flu nem jogou contra nós: o tal do Yoni. Esse até promete algo mais, além de ser mais novo e estar em busca de afirmação. É o que falta no Flamengo, pois temos muitos medalhões em meio/final de carreira, que já jogaram na Europa ou não mais o farão nas carreiras. Precisamos de gente em campo que queira mostrar serviço, raça e bom futebol.
Grande abraço a todos e SRNs!
Perfeito!
Só acho que o real destaque do Fluminense, é sem dúvida alguma, o pirralho João Pedro…
Nesse caso é gosto!
Abraço, irmão
Ah, tem razão, esqueci dele. Estou devendo ver jogos do flu. E pretendo continuar no SPC e Serasa com essa “dívida”… hahaha.
SRNs!
Fluminense mal das pernas, devendo salário, com time esforçado e nada mais. Aí querem ir buscar esse jogador lá por ser um “destaque”. Depois reclamam que o nível do Flamengo está caindo. Não foi da mesma forma que o Henrique Dourado, que fazia muitos gols e seria uma máquina num time forte como o Flamengo? Deu no que deu. Idem para o Abel, elogiadíssimo pelo trabalho lá. Diziam que ia arrebentar com um elenco forte como o Flamengo. Deu no que deu. Agora querem o Diniz e esse cara aí. Daqui a pouco vão querer buscar destaques no vasco, botafogo, chape, avaí ou csa…
Sobre o que fazem com o EBM, é, no mínimo, ingratidão das grandes. Se ele tem responsabilidade pessoalmente no triste evento, muitos outros tem co-responsabilidade, também pra ficar no mínimo.
Que venha o csa…
SRNs!
Parabéns Kleber,
Quando li no globo.com a matéria do indiciamento do Bandeira,eu tinha a certeza que vc ia fazer um post falando sobre esse assunto e apesar de nunca ter te visto ,sabia a sua opinião.
Parabéns pela lucidez e sua humanidade.
Bjs grande e te adimiro cada vez mais.
Vili e Egon, queridos amigos,
Obrigado pelo carinho de vocês. Não tenho tempo para qualquer tipo de sentimento ruim. Além disso, não abro mão de dizer o que meu coração dita. Daí, na soma dos dois, o último post.
Em tempo: Egon, amigo. Quando li a notícia sobre o Luciano, pensei exatamente igual a você .
Abração para os dois e, mais uma vez, muito obrigado.
Grande Guru!
Infelizmente essa “pingadinha” é uma lástima para o nosso Flamengo.
Nosso amigo VALDINEI tem completa razão…
Mesmo ainda dependendo do MP, nosso presidente Bandeira vai ter que se virar nos 30 para justificar a Polícia o que realmente ocorreu, e seus responsáveis diretos…
“De acordo com o inquérito, o ex-mandatário é incluído no artigo 121 do Código Penal, que trata sobre homicídios. Ao rubro-negro foi imputado o inciso III, cuja redação aborda mortes “com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel”. A pena prevista em caso de condenação é de 12 a 30 anos.”
Fico então com as doces palavras do Rica Perrone sobre o episódio.
“Talvez, vocês meninos, onde estiverem, não saibam. Mas se não realizaram o sonho de se tornarem craques, realizaram uma das páginas mais notáveis do futebol. Vocês uniram as pessoas, torcidas e clubes.”
Kleber, bom dia!
Penso que o Flamengo deveria pagar a defesa de todos os envolvidos. E quando, falo defesa, digo escritório de advocacia peso pesado.
Não é só o nome das pessoas físicas que foram indiciadas, é o nome de nossa instituição que está sendo jogado no lixo.
Apelo para que você, que tem grande influencia e amizade com os ex presidentes vivos, que se juntem e falem com o Rodolfo. Precisamos responder esse absurdo urgente!
abs,
Sergio
PINGADINHAS DE 4 FEIRA –
1 – Tem sido ventilada E COSTURADA, informação nos bastidores que, Bruno Spindel assumirá o cargo de diretor executivo no lugar do Carlos Noval. Com isso, Carlos Noval volta para a base do Flamengo e Spindel assume o posto que já está acostumado a executar.
[ Mais honesto para todos os lados , né ?!?]
2 – A rivalidade em Minas Gerais segue cada dia mais quente. Já não bastasse toda a rivalidade histórica com o Galo, agora o Cruzeiro faz questão de ser protagonista por lá. Toda postagem do clube mineiro, tenta alfinetar de todas as formas o Flamengo.
[ Eurico Miranda sempre afirmou que BH era o quintal do RJ. Basta avisar aos amigos do pão de queijo, que se continuar assim, vão se tornar tão pequenos quantos os nossos rivais do RJ… e se depender da adm do Cruzeiro, isso não demora muito]
3 – Já tem gente comemorando nos bastidores da Gávea o discurso de Filipe Luiz. Quando vazou a história de que o jogador tinha dito ”SIM’ ao Flamengo, desde que não recebesse proposta do Barcelona ou do próprio Atlético de Madri. Dirigentes acham que o jogador deu declaração na tv tentando estabelecer possível canal de comunicação com os clubes na Europa.
[ 875 mil Reais por mês – o que equivale a 200 mil Euros, é possível que nem na Europa o jogador receba isso, hoje. Depende ou dependia muito do que será o Brasil e o jogador na Copa América. a meu ver clubes europeus não acreditam no jogador, ou acha o custo benefício alto]
DESTRINCHANDO AS PEGADINHAS
1 – Esse troca-troca do Noval – meu amigo Bigu desde criança – pelo Spindel, é com certeza uma jogada de mestre.
Noval sabe tudo sobre a base, mas é muito tímido – característica pessoal desde menino – para exercer a posição de Executivo.
Já Spindel, que já foi CEO, é muito mais desenrolado e competente para o cargo.
2 – O Cruzeiro de hoje, tá sem moral até pra pedir um pão de queijo fiado…
A debandada da galera da grana tá metendo o pé sem olhar pra trás.
Alfinetar o Flamengo, não passa de um discurso prolixo…
3 – Um pouco acima dei minha opinião sobre a “engenharia” do Departamento de Futebol quanto a contratações.
“Como essa gestão espera por respostas, ao invés de impor limites, nunca sabemos quem está sendo contratado, liberado ou doado.”
4 – Pingadinha Bônus…
Vamos encarar o poderoso CSA sem seis titulares: Diego Alves, Léo Duarte, Diego, Pará, Arrascaeta, Cuéllar, e de lambuja, Trauco.
Segundo o LANCE é com isso que vamos: César; Rodinei, Thuler, Rodrigo Caio e Renê; Piris da Motta, Willian Arão e Everton Ribeiro; Bruno Henrique, Vitinho e Gabriel Barbosa.
Então o Palmeiras ta negociando com o Ramires, e o Flamengo com Arão, acorda Marcos Braz. O Jesus ja treinou ele, seria uma ótima.
Kleber e amigos,
Com o devido respeito à vossas opiniões, mas achei pertinente o indiciamento do EBM e mais oito pessoas. Morreram 10 ( DEZ) meninos naqueles contêineres, haviam irregularidades e falta de regularização do local… Tais condutas, omissões ou negligência tem sim que serem apuradas pelo Poder Judiciário, até para que tenhamos uma resposta efetiva do Estado quanto ao grave ocorrido.
Importante frisar que não estou dizendo que “A” ou “B” são culpados, mas sim que devem ser levados à julgamento, e que eventual responsabilidade seja comprovada através da demanda judicial.
É claro, concordo Diego!
Afinal a culpa é de alguém! E ninguém mais responsável quem consebeu, projetou e construiu os tais alojamentos.
Os tempos mudaram na política, no futebol e nas próprias pessoas, hoje em dia tudo é mais explicito, ventilado, difundido.
Com base nas informações é impossível não emitir opiniões, e isso acontece nas redes sociais, canais e blogs.
Saudações!
Boa noite !
Perfeito Diego sua colocação. Ademais, em uma estrutura organizacional as tarefas são de fato divididas por setores como salienta o Kléber Leite, gerente comercial, administrativo, comunicação, negócios, etc etc
Mas isso não exime o Responsável Geral de culpa em algum caso de erro, acidente ou negligência etc…
No nosso caso, por mais que doa profundamente dizer isso e mesmo tendo certeza que ele nunca teria intenção de colocar a vida dos meninos em risco, mas o Eduardo Bandeira deve sim responder pelo que aconteceu assim como outros demais responsáveis.
SRN
Após longos seis anos, volta a baila a interrogação que causou escândalo no Futebol Brasileiro…
FLAMENGO NÃO TEVE QUALQUER PARTICIPAÇÃO NO “CASO HÉVERTON”
https://esportes.yahoo.com/noticias/flamengo-nao-teve-qualquer-participacao-no-caso-heverton-090000486.html
Ótima leitura e muito bem elaborada…
Sempre – desde o 1º dia – tive absoluta certeza que saiu um caminhão de grana da casa do Celso Barros (Unimed/Rio) para pagar a queda da Lusa…
“Mandou” e$calar e livrou o Flor de mais uma vergonha nacional.
Diego, amigo,
Tese hipotética: se houver uma tragédia em uma das universidades federais, em que dez jovens tenham morrido, você acha que o presidente da república deve ser indiciado?
Forte abraço.
O caso da UERJ em 2007 é um exemplo.
Na verdade a comoção está atrelada a morte das crianças e, por se tratar de Flamengo…
Aliás! Atualmente, pouco se fala sobre a catástrofe de Brumadinho.
240 mortes e 30 desaparecidos…
Essa responsabilidade não PODE ser esquecida.
Acho que após a eleição do novo presidente, a coisa mudou…
https://oglobo.globo.com/sociedade/na-primeira-nomeacao-para-reitor-bolsonaro-deve-indicar-segundo-colocado-em-lista-triplice-23394552
Kleber,
É totalmente desigual a sua comparação, mas vamos lá:
Obviamente que o presidente da República não seria responsabilizado, mas em última análise o Reitor da Universidade sim. Não só ele como todos do seu corpo administrativo e de projetos envolvido no caso.
No caso da UFFRJ ela até 2018 fora administrada pelo PSOL e PC do B, as quais indicaram a reitoria dessa unidade, então acima do reitor tem o partido político, após esse só o ministro da educação, e após este sim o presidente da república.
Agora creio que ficou mais semelhante com o nosso caso, concordas?
Saudações!
Amigos,
Política, à parte. Nada a ver. Como a presidência da república tem um ministério e, este tem a sua estrutura, em clube não é muito diferente. Presidente eleito, são nomeados os vice- presidentes, cada um, respondendo pela sua área. Em síntese, o vice – presidente de remo, é o presidente do remo!!! E, por aí vai. Cada vice- presidente ou, presidente da área, monta a sua estrutura, amadora e profissional.
Acho que já chegou a hora de entender que o presidente do clube não pode responder por tudo e por todos. Isto é absurdo, injusto e desumano!!!
O presidente de um clube, não bate-o corner, tendo que correr e fazer o gol, de cabeça. Apesar do cargo, apesar do regime presidencialista, as responsabilidades são divididas com todos os vice presidentes, diretores remunerados, diretores não remunerados e funcionários, respondendo pelos seus respectivos setores.
Em uma situação como ocorreu, infelizmente, conosco, denunciar o presidente do Flamengo nada mais é do que uma ação midiática. Sem que haja o presidente do Flamengo envolvido, o interesse perde força de comunicação…
Aí, vem a filosofia do Doalcei…
Só que, neste caso, não há a exceção.
Obra e graça do ser humano. Como ele é..
Kleber amigo, o Brasil polarizou…. não há mais solução. Desgastar-se como fazes, é perda de tempo.
As pessoas formam suas opiniões e conceitos, de acordo com o que lhes convém.
Polarizou a lógica.
Mostra-se o caminho natural das coisas , o racional, mas a moda é contestar tudo e todos ainda que não tenham qualquer lógica embasada.
Dá uma paradinha no próximo ponto, que eu vou descer.
Como és o motorista, sugiro vista garagem, até o próximo assunto. Corres o risco de ser convencido a sair do seu habitual caminho.
Rubro Negro tem q ser estudado pela Nasa
https://www.youtube.com/watch?v=V7TU1QGWa8g