Independentemente de que idade tenha o torcedor rubro-negro, duvido que a pergunta que cada um fique fazendo para si mesmo, não seja essa: “O QUE É ISSO?”.
E, vai ser difícil explicar, até porque, aqui mesmo no blog, são cabeças maravilhosas que opinam e, com certeza, as respostas serão muitas, ou melhor, as explicações para esta fase divina não terão limites…
Vou começar e rolar a bola para vocês. Por favor, acreditem: No intervalo do jogo, com 90 pontos assegurados – recorde que dificilmente será batido – e, com o jogo praticamente ganho, nosso doce Portuga reclamou. É isso mesmo. Reclamou! Achou a postura do time no primeiro tempo incompatível com o que fora predeterminado.
Aí, começa a minha resposta. Há comando e…extraordinário comando!!!
Isto serve para estes 6 a 1.
Para o campeonato, algo bem mais amplo:
1 – Dirigentes sérios e comprometidos com a instituição;
2 – No futebol, quem é do ramo. Pode parecer simples, mas não é. Marquinho Braz e Paulo Pelaipe, que são rigorosamente do ramo, são, Éverton Ribeiro e Arrascaeta, fora das quatro linhas.
Sorte? Claro!!! E, quem sobrevive e se consagra sem ela ?
Oito contratações no ano e 100% de aproveitamento? Isto é inimaginável. Pois é. Conosco, aconteceu…
Junto a tudo isto, cai do céu no nosso colo, nada menos que Jesus e, se não bastasse, tendo Deus como auxiliar.
A química foi fatal. Positivamente para nós e, a extrema tragédia para o arco-íris.
Quando o repórter perguntou ao nosso capitão Éverton Ribeiro, após a goleada sobre o Avaí, se este resultado era um recado para o Liverpool e, ouviu de nosso cracaço que antes da final haveria um adversário, tive a enorme sensação de que estamos prontos para a nossa batalha maior.
Amigos: Como rubro-negro, nunca fui tão feliz.
Obrigado a todos que contribuíram para esta magia, para este céu em vermelho e preto!
MENGOOOOOO!!!
Nobre presida,
Realmente um momento mágico. Uma subida inimaginavel de sarrafo. Confesso que nem em meus melhores sonhos imaginaria isto.
Que essa chama da vitória que aquece o nosso MENGÃO não se apague nunca.
O que sempre foi bom, agora é excelente.
Até Doha!
Prezados,
Me admira o nível de comprometimento deste elenco e comissão técnica. Após as conquistas os caras poderiam entrar e jogar de qualquer maneira, sem pegada, que ainda assim seriam aplaudidos, mas optam por RESPEITAR o Flamengo e sua torcida.
Presidente Kleber, se o Sr. que viveu quase dentro do campo, nossa fase áurea e diz que cono rubro negro nunca foi tão feliz, quem sou pra discordar??
Marcos Brás ja demonstrava em 2009 que.tinha muito conhecimento e o principal, mostrou ser pé quente.
Pelaipe em 2013 na fase das vacas fitniss conquistou uma copa do Brasil, que diríamos agora com todas as condições?
Esses atletas hoje no Flamengo , atingiram um nível de profissionalismo, que nao sei por nao ter informações de bastidores, até mesmo acima do nosso maior time de 81.
Pelo visto, seriedade, determinação e vontade de vencer, não faltam.
Prestaram atenção no primeiro gol? A quanto tempo nao tínhamos jogadas ensaiadas?
Já prestaram atenção que dificilmente nossos escanteios são lançados direto na área?
E os sucateados treinadores brasileiros reclama que com jogos quarta e domingo nao da pra treinar.
E os mais jovens ,influenciados por jornalistas modinhas dizem que um time nao pode jogar direto duas vezes por semana, querendo que poupem jogadores a toda hora.
Mérito ao meu ver principal por isso tudo?
Jorge Jesus.
Ele fez essa revolução.
Fantástico, perfeito e incomum.
Mérito pela contratação: Marcos Brás
Que no mandato do Bandeira , jamais teve qualquer oportunidade.
Pobre Bandeira, plantou, regrou, fez florescer, crescer…mas já soube colher.
Era do ramo..e muito.
Porém jamais foi do outro ramo.
Jogadores extraordinários e um técnico exigente, conhecedor de futebol. Mas não se pode menosprezar o comando. Comando e quase tudo e este tem sido excepcional, por equilibrar cobranças e regalias na medida certa, por combinar ousadia e segurança na dose exata.O Flamengo pode continuar fazendo história até 2021 se não relaxar.
Everton demitiu o Marco Silva q é um técnico de ponta. Tenho certeza que Spindel e Marcos “Traz” estão atentos.
A alegria de ser rubro-negro. SRN.
Marco Silva vinha fazendo um trabalho sofrível, foi goleado, e por isso foi demitido. Isso demonstra que não é só o futebol brasileiro que demite no meio do campeonato!
Reinier é bola. Esse cara fede a gol. Os números dele no campeonato são absurdos para quem joga no máximo 60 minutos. Com um pouquinho de sorte ele passa o “fazedor de parede” em gols no Brasileiro. Tem estrela. Vai longe. Que saibamos aproveitá-lo, pq não vai ficar muito tempo. Produz muito, de forma decisiva e sua multa e inferior a do malabarista Talles Magno. 35M para um garoto de 17 anos, com esse talento e com esse potencial de decisão e merda, desculpem a expressão.
“Amigos: Como rubro-negro, nunca fui tão feliz.”
EITA!!!!
Fala isso não, Amoreco…
Diria eu, que já fui muito feliz em duas oportunidades!
Ahhhh! Aquele time de 81 me fez chorar inúmeras vezes…
E com um asterisco importantíssimo.
Os times que jogavam contra nós, ERAM centenas de vezes melhores que essa barangada de hoje.
Até pra ganhar dos Viceínos, era um osso.
Posso afirmar: VOLTEI A SER FELIZ COMO NA DÉCADA DE 80…
Exatamente Egon, olhe o nível dos adversários que pegamos! Avaí, Corinthians, Cruzeiro, etc… todos numa draga em campo! Acho que só podemos salvar aí o Athetico do Paraná no excelente trabalho de Tiago Nunes e o Santos de Sampaoli que jogou de igual pra igual conosco no Maracanã e vencemos com o coelho da cartola de Gabigol.
E quando olho para o elenco do Santos chega dar pena, o melhor do time é o venezuelano Soteldo de um metro e meio, os caras contam com Pará e cia…. Que horror, por isso Sampaoli vai sair de lá, ele mesmo disse que quer ser campeão, com esse elenco não dá, já fez milagre em ser vice com esse time.
Presidente, continuo achando que Gabigol continua, mas entre ele e o Mister, fico com o Mister. Esse senhor deu uma aula de futebol. Trouxe para cá o que perdemos há mais de 15 anos. O Brasil praticava um futebol de segunda linha e ele fez o que era feito antigamente. Precisamos dele, nem que custe caro, mesmo porque caro é pagar e receber produto ruim.
Egon, irmão e querido amigo,
Muito bom ler o seu comentário. Escrevi que “ como rubro- negro nunca fui tão feliz”. Você, em contra partida lembra do nosso time do início da década de 80 e, complementa, dizendo que naquela época, independente do talento do nosso time, os adversários eram superiores aos de hoje. A sua análise é perfeita. E, a partir dela reformulo a minha colocação sem que isto represente qualquer demérito ao nosso time atual.
Aí vai: “ Como rubro-negro, desde que me entendo por gente, nunca me senti tão superior” .
Que tal?
Forte abraço, querido irmão..
Grande, enorme, colossal… GURU!
“Aí vai: “ Como rubro-negro, desde que me entendo por gente, numa me senti tão superior”.
Tenho absoluta certeza – até pela cabeça brilhante que o irmão carrega – que o que Bruno Henrique propala para os 7 ventos, partiu de você, na orelha dele…
ESTAMOS EM OUTRO PATAMAR…
O retrovisor ficou pela estrada…
Caro Kleber
Só tem duas maneiras de alcançar o objetivo maior da vida que é a felicidade: ou é pelo amor ou pelo dor. Nós, escolhemos o amor. Os outros, a dor.
Portanto, somos felizes por natureza, porque somos o próprio Amor.
O ano comecamos errado e eu e alguns colegas sempre deixamos claro que ABEL era uma péssima escolha. Porque não conhecia o DNA do Flamengo, ser torcedor do arco-iris e estava passando por um problema familiar. Mas o BAP, que não é Flamenguista, teimou e bancou o aposentado Abel e o resultado todo mundo sabe. Como pode um técnico deixar a Arrascaeta mo banco de reservas? Além disso, esse blog questionava porque o Flamengo gastou tanto dinheiro com Arrascaeta se já tinha vitinho, Bruno henrique que jogava pelo lado esquerdo.
E aí surge o Marcos Bráz, o presidente BAP autorizou o Marquinho e o secretário Landim a negociar com o JJ. A partir daí só alegria….Os que defendiam o Abel começaram a torcer contra mas foram engolidos pela energia que o Portuga trouxe. Foi embora a depressão e veio a ação.
Trabalho intenso, cobrança, fim da mordomia e mais responsabilidades. Em síntese, mais profissionalismo.
Hoje o resultado tá aí. O Flamengo não joga, dar espetáculo….é o espetáculo.
Hoje é fácil comentar mais diziam que o problema não era técnico…..então era o quê?
Viva o Flamengo sempre!!!!
SRN
Apesar de acertar 100% nas contratações , a melhor contratacao , foi a do técnico . Eu não tenho dúvida nenhuma q sem o Mister dificilmente estaríamos jogando este futebol e não teríamos ganho as duas competições , pode até ser q o Brasileirão pelo nível dos jogadores o título viria , mas Libertadores não ganharia . Fica Mister !!!
Ai Jesus! Ai love you!!!
Faltou pouco ou quase nada a acrescentar no seu comentário.
Acho mesmo que de fato deu a famosa ” QUÍMICA” entre dirigentes, comissão técnica, jogadores e torcida.
E essa QUÍMICA é meio que inexplicável. Quando acontece realmente tende a deixar tudo mágico.
Só sendo muito louco para abandonar esse momento histórico e favorável (me refiro a JJ e Gabigol)
Mas a vida é cheia de paixões e infelizmente, passam.
Anderson,
“Só sendo muito louco para abandonar esse momento histórico e favorável (me refiro a JJ e Gabigol)’.
O JJ é alimentado por desafio, a partir do momento em que venceu todos (Brasileiro e Libertadores) SE surgir algo que o desafie, por natureza ele irá… Se fosse para ficar em “momento histórico e favorável”, estaria até hoje no Benfica…
De todo modo, só acho que o Flamengo perde essa figura em caso de oferta de algum clube europeu com condições de conquistar título importante. Não consigo visualizar o JJ, inquieto do jeito que é, indo para algum time médio do campeonato Inglês para lutar por meio de tabela…
O Gabigol é parecido, embora ache que ele aceitaria propostas de times médios…
Caro Kléber e amigos!
Ontem, mesmo ganhando com sobra, arte e técnica, percebi os jogadores combatendo nas laterais, disputando bolas em qualquer espaço e tentando fazer mais gols.
COMPROMETIMENTO. Eu defino o Flamengo com essa palavra, mas, nada seria possível que diante de um grande elenco não tivéssemos um grande líder, um grande conhecedor de futebol. JESUS, esse é o nome do outro milagre.
O FLAMENGO fez o futebol brasileiro ser diferente em 2019 e estou muito confiante no título mundial.
Temos time e ao lado dele, temos JESUS a nos Abençoar.
Fizemos tudo acima do permitido por lei: pontuação, artilheiro, vice, rendas e a maioria dos craques do campeonato. De tudo vamos deixar uma marca difícil de ser quebrada.
Esse time será lembrado com o time do século. Essa será a grande marca.
O FLAMENGO trouxe GRAÇA ao futebol e talvez tenha deixado nossos técnicos brasileiros em outro patamar, no caso, de menos credibilidade.
SRN
“ Como rubro-negro, desde que me entendo por gente, numa me senti tão superior”. Essa frase define o atual Flamengo.
Sem duvida, que a nivel sulamericano, estamos em outro Patamar. É claro , que o Avaí é uma baranga , mas além da tatica e tecnica, esse grupo tem compromentimento e não aceita perder, até a propria torcida esta ficando mau acostumada, ontem houve momentos na arquibancada de impaciencia , com a demora pelo segundo gol…, Enfim , o Flamengo , de hoje, não apenas joga , mas dá espetaculo !
Quanto ao jogo, dizer o que de um time com 7 reservas que faz seis gols no adversário? E poderia ter feito uns 10….; Apenas alguns detalhes:
Portuga poderia ter usado mais titulares e deixar para poupar contra o Santos, seria uma forma de prestigiar a torcida presente;
Lincom precisa fazer uma dieta;
Flamengo precisa treinar cobranças de falta proxima a area, impressionate como um time de alto nivel tecnico não consegue fazer um gol de falta. Seria bom um tal de Zico dar expediente no CT e colocar esse povo para treinar mais…
Que venha o Mundial….
Caros amigos do blog,
O que Romário diria ao Gabigol sobre a renovação de contrato com o Flamengo neste momento?
SRN!
Sabe o que mais me chamou a atenção na partida de ontem? Quando o árbitro apitou o fim do jogo foi fácil fazer a leitura labial de Gérson que disse algo do tipo: “Pô, 44 ainda professor, acabou?” Fiquei realmente ABOBALHADO com tamanho comprometimento, pois qualquer outro time naquela situação ia querer o fim do jogo já aos 25 do segundo tempo… Sabemos que os europeus encaram muitas coisas diferente de nós e SERIEDADE talvez seja a marca principal daquele povo. O que reina no Flamengo hoje é isso: SERIEDADE acima de tudo, literalmente do presidente ao roupeiro. Que assim continue por anos e anos…SRN
Eduardo,
E quando há PRAZER ninguém quer que acabe… A grosso modo, é igual você estar jogando no time bom da pelada, não quer que acabe o tempo do campo. Já quando está no lado dos perebas, já fica pensando na cerveja e no churrasco… kkkk
Isso não é um time, é um sonho.
Era isso que esperamos tantos anos para celebrar, o tal ano mágico chegou, e precisamos aproveitar o momento e não deixar a peteca cair, manter o JJ é o primeiro ponto. Uma das coisas mais importantes no futebol é o encaixe das peças, e essas estão perfeitamente encaixadas, torcer para que se mantenham, pois 2020 poderá ser ainda melhor.
Prezados,
Mais um SHOW DE BOLA, que time, que jogo coletivo, que agressividade, que vontade de ganhar e de fazer SEMPRE mais gols, esse é o nosso Flamengo atual, esse é o Flamengo de Jorge Jesus.
Como sempre dou muito destaque ao JJ, por entender que ele é o grande responsável por esse MOMENTO MÁGICO, hoje vou me permitir citar alguns jogadores que estão muito, mais muito acima da média se comparados a todos que jogam no Brasil, Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Gabriel, Bruno Henrique, Rafinha, Rodrigo Caio e Gérson, juntos ao Mister entendo que representam o OUTRO PATAMAR QUE HOJE O FLAMENGO OSTENTA.
Aproveitando esse MOMENTO MÁGICO, vou fazer uma adaptação ao meu chavão principal:
Sai: >>> DEIXEM O PORTUGUÊS TRABALHAR !!!
Entra: >>> REZEM PARA O PORTUGUÊS FICAR !!!
SRN
Caro Paulo Edson!
Já iniciado o seu pedido. Ele vai ficar, mas, acho que Gabigol vai para outro destino.
Quando eu vi Everton Ribeiro ontem, dá para ter noção de nossoa grandeza. Como joga bola o ER. Além dele tem os demais e time fica quase imbatível.
O ER não pede licença. Ele é mágico.
O Português vai ficar!
Abraço irmão
Em todos os programas de debates, são três perguntas que teimam em aparecer:
1- Mister fica ou sai?
2- Gabigol fica ou sai?
3- Em 2020 algum time poderá ameaçar o Flamengo?
As duas primeiras perguntas já foram exaustivamente debatidas por todos aqui – e em menos de 20 dias, provavelmente saberemos essas respostas.
A pergunta do momento é: será que alguém pode “roubar” o nosso protagonismo em 2020?
Particularmente eu acho muito difícil, mas é possível…
Primeiro, tem as nossas questões internas. Quem será o nosso comandante? Quais mudanças teremos em nosso plantel de jogadores (quem sai X quem chega)? Será que conseguiremos manter essa “química” tão comentada pelos amigos aqui? Será que manteremos a nossa espinha dorsal, para manter o espírito desse 2019 encantado?
Além dessas questões, tem as questões externas. No Brasil, eu só vejo duas ameaças: Palmeiras e Grêmio – e nos dois casos, seria necessário um belo investimento para poder competir com os nossos talentos. Por isso, acho que apenas o Palmeiras é uma ameaça real. O Grêmio, apesar de ter um time mais certinho, montado nos últimos 3 anos pelo Renato, precisaria de algumas peças, mas não parece que vai ter grana para isso. O Athlético Paranaense aparece bem longe, no retrovisor, assim como o Santos. Outros times grandes como o Corinthians, São Paulo, Internacional, Atletico MG não serão ameaça para nós no médio prazo. No Rio, esquece…
Honestamente, eu acredito que 80% (ou mais) dessa questão tem a ver com a nossa capacidade de manutenção desse time e principalmente do nosso treinador. Se conseguirmos segurar os nossos maiores valores, dificilmente seremos ameaçados.
O que vocês acham?
SRN
Marcello,
E o diferencial do Flamengo é que além do time montado, o clube tem poderio financeiro para RECUSAR propostas à preço de banana (ou seja, só vai sair se for BEM vendido – excetuando o caso do Gabriel, lógico) e com a grana da venda da para repor com jogadores de qualidade.
Ainda assim, do atual elenco só vejo possibilidade de venda do Rodrigo Caio, Gerson e Reinier, os demais já passam dos 25 anos – idade que dificulta o interesse de clubes grandes com considerável potencial financeiro…
Diego,
Acho que o Gabriel está fora.
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/goal-machine-gabigol-revela-vontade-de-jogar-na-premier-league-e-se-diz-mais-maduro.ghtml
O Gerson é um jogador de grande importância no time. Esse seria uma perda gigantesca para nós. Muito difícil de repor. Talvez o Enzo Peres do River Plate, mas que não tem a mesma versatilidade e dinâmica de jogo do nosso coringa – fora o coração 100% rubronegro (que conta muito). O pai dele disse que nunca viu o filho tão feliz e que não cogita uma volta para a Europa por agora. Mas…é claro que existe o risco.
O Caio é um baita zagueiro. É rápido, bom por cima e por baixo, bem habilidoso, identificado com o Flamengo. Provavelmente será convocado para a Seleção Brasileira. Também seria bem ruim perdê-lo, mas acho que não é impossível repor. Tem que vender bem, pra poder comprar um zagueiro realmente de primeiro nível.
Já o Reinier é uma grande promessa. Acho que 2020 é o ano dele. Se o Flamengo conseguir segurar, será ótimo, mas se chegarem com um cheque muito alto, esse não fará tanta falta simplesmente porque ainda não estabeleceu um lugar no time – e o nosso modelo de negócios pressupõe que a gente venda garotos da base para fazer caixa e montar um time competitivo. Faz parte. Com $45MM de euros, a gente pode ir às compras e se divertir bastante.
S.R.N.
Marcello, torço para os dois ficarem, mas acho que JJ SAI e Gabigol FICA!
Sobre quem pode nos ameaçar em 2020? Sem dúvida nenhuma, PALMEIRAS!
Quem tem condições financeiras de contratar, igual ao Fla? PALMEIRAS!
Qual o treinador pode fazer frente,nesse momento, ao JJ no Brasil? SAMPAOLI!
Elenco bom + Sampaoli = Grande chance de sucesso
O maior exemplo é o Flamengo, tem grande elenco e um grande treinador, resultado? Sucesso!
Se o Fla conseguir segurar JJ e Gabriel e o Palmeiras contratar pesado e pegar Sampaoli, o grande duelo de 2020 será Palmeiras x Flamengo – JJ x Sampaoli.
Eu,como diretor, faria o seguinte:
Na impossibilidade de manter o Gabriel, tentaria Cavani, ou mesmo o Ibra, bem lembrado por Egon, mas, nesse caso, seria só por um ano e com salário menor.
Na impossibilidade de manter JJ, iria com todas as minhas forças para tentar Sampaoli, se o Palmeiras já tiver pego, tentaria Gallardo, mas a prioridade 1 seria JJ, prioridade 2, Sampaoli, prioridade 3, Gallardo.
* Só uma observação: O Bragantino não vai brigar pelo título, mas vai fazer muito estrago ano que vem, Botafogo, Flu e Vasco que se cuidem. É um clube empresa, que com a Red Bull vem buscando os melhores profissionais, a RB também comprou o Lipezing na Alemanha, que vem dando muito trabalho para o Bayern, o treinador do Bragantino foi lá para aprender novas metodologias de treino, já que os dois clubes tem o mesmo dono! É bom prestar atenção! Essas empresas podem fazer toda a diferença na aquisição de clubes, os times do interior paulista largaram na frente.
Daniel G,
Tem notícias de que o Palmeiras vai contratar o incompetente Rodrigo Caetano para Diretor Executivo, ou seja, se der certo serão arame liso por algum tempo…
Tens razão, Rodrigo Caetano é dose! Mas se Sampaoli for é para ter autonomia, nenhum jogador seria contratado sem o aval do argentino.
Se realmente for assim, vai demonstrar que sampgnoli nao é essa Brastemp toda em termos de contratações, pois Uribe e Pará passaram pelo argentino.
Continuo nao tendo medo nenhum de sampgnoli no Palmeiras.
Santos faz otima campanha ?
Faz.
Assim como fez Dorival em 2016 com plantel inferior aos demais.
O Santos independente de treinador, sempre chega entre os primeiros no brasileiro.
Porque usa muito bem o fator mando de campo.
Luxemburgo.ja.levou Santos a libertadores ganhando somente em casa.
Sampgnoli, desde seu.trabalho.junto ao universidade 2012 e seleção chilena 2015, nada mais fez.de tao espetacular, que merecesse medo.
Santos cansou de tropeçar feio contra times pequenos.
Perdeu tudo no mata mata .
Não vejo em sampgnoli nada que amedronte , mesmo estando no Palmeiras , ao Flamengo atual.
Nada, mas nada mesmo.
Bom ver que o Jesus conseguiu recuperar o Lincoln. Ele é muito novo e sempre foi um atacante promissor, pode render bons frutos tanto esportiva como financeiramente.
Não sei se vamos ganhar o Mundial mas estou muito animado para ver o Flamengo jogando esse torneio. O Brasileiro perdeu a graça e basta empatar com o Santos para defender nossa invencibilidade.
Pensando no ano que vem, primeiros passageiros da barca: Berrio, Piris da Motta e Rodinei.
SRN
Por oportuno, copio o texto abaixo. Apreciem e divirtam-se. Uma pérola de nosso amigo Mulhenberg 👇🏾👇🏾
A Última Sessão De Cinema
Por Muhlenberg | 6 de dezembro de 2019
Foi lindo, mas foi uma despedida. E as despedidas sempre são um pouco tristes. Em mais um feérico espetáculo no Maracanã, com todos os componentes para uma noite inesquecível — a chuva de 5º Ato do Rigolleto que parou na hora certa; as arquibancadas abarrotadas de gente bem vestida e satisfeita; um adversário fraco, porém honroso; uma arbitragem discreta e meia dúzia de gols, o Flamengo cumpriu seu compromisso na 37ª rodada do Brasileiro com o máximo profissionalismo, dando um sacode no Avaí.
Verdade que desde a conquista épica do Heptacampeonato no alto de um trio elétrico, espera-se de todo jogo do Flamengo uma malemolência, um pé mole, uma pegada de casados x solteiros perfeitamente aceitável nos campeões incontestes de duas competições cascudas como a Libertadores e o Brasileiro. O fato das rodadas finais do Flamengo não terem se transformado nos churrascos comemorativos que a tradição preconiza se deve unicamente ao temperamento de aço desse Flamengo de Jesus, que é uma grife exclusiva, mas que continua a ser Flamengo. Um Flamengo que se tornou paradigma.
Esse incriticável Flamengo, que além de jogar bola demonstra respeito ao consumidor, reverência com os mais puros princípios do futebol e uma compreensão acima da média do seu papel no contrato social assinado a sangue com a torcida, só quer nos fazer feliz. Mas mesmo sendo tão bom e tão bem intencionado esse mesmo Flamengo de aço acaba por nos fazer tristes.
Só os mais duros de coração não conseguem compreender como é possível que quase ao fim do annus mirabilis de 2019 ainda exista na face da Terra um rubro-negro triste. Mas eles existem, caminham entre nós, sentam-se ao nosso lado nas arquibancadas, nos abraçam e gritam comemorando gols. Somos humanos, o rubro-negro triste pode ser qualquer um de nós, depende da hora, do local e da circunstância.
Ficamos tristes porque somos animais racionais, sabemos que tão certo quanto o inevitável momento da libitina é o fim cada vez mais próximo de uma temporada memorável. A saudade desse ano mágico tantas vezes prometido e finalmente entregue, que pode ser definida como um sentimento direcionado a um alvo ou momento específico, aos poucos vai se transformando em nostalgia. Que é uma saudade idealizada e meio irreal por momentos anteriormente vividos que jamais será aplacada no campo físico, porque diz respeito somente a uma visão idealizada de passado.
Cada um de nós sabe que 2019 não se repetirá jamais. Poderá até ser superado, mas nunca igualado. Nada mais natural que idealizá-lo. Foi a primeira vez em que o Flamengo venceu um campeonato por pontos corridos como se fosse mesmo um campeonato por pontos corridos. Nada de subversões à lei e à ordem, arrancadas loucas e incertezas como em 2009, quando o Flamengo conseguiu transformar seu jogo da 38ª rodada em uma final com a mesma carga dramática de uma decisão de mata-mata.
Não houve nem traço dessas insanidades dionisíacas em 2019, o Flamengo foi apolíneo e seguiu estritamente o Manual de Instruções. O Flamengo foi malandro rife, jogou com seriedade, pagou em dia e na hora da dura não abriu o cadeado. E a torcida teve que aprender como é que faz pra ser feliz no Brasileiro durante 22 rodadas ininterruptas.
Uma overdose de felicidade à qual nunca estivemos plenamente preparados. O campeonato sequer acabou e o Flamengo já marcou 86 gols. Que costumava ser, até bem pouco tempo atrás, a soma dos gols feitos por nós em dois ou três campeonatos somados. Não temos nem roupa para um evento desse porte.
No Brasileiro de 2019 trocamos a nossa tradicional insanidade tão flamenga de chegar na última rodada precisando de três pontos, por um avanço tranquilo, meticuloso e ininterrupto tabela acima. Demonstrando uma serenidade até pouco rubro-negra, mas perfeitamente ajustada aos que tinham a certeza de torcer pelo melhor time, disparado. Em 2019 o Flamengo sobrou, excedeu, exuberou, estuporou recordes, arrombou parâmetros, colocou o sarrafo onde jamais se imaginou que se pudesse alcançar. Foi Flamengo até demais.
2019 ainda não acabou mas, para usar uma expressão corrente, ficou marcado na história. Um ano absolutamente genial para o Flamengo, cuja única falha até aqui, em conformidade com os mais psicopatas dos critérios de gula, cobiça e luxúria atualmente autorizados, foi só deixar na mesa uma Tacinha Guanabara e um Copinha do Brasil. Perdas minúsculas, que se reduzem à insignificância diante de tudo que foi conquistado.
Talvez sejam os anos gloriosos como 2019, assim como devem ter sido 39, 44, 55 e confirmadamente foram 80, 81, 82, 83, 87, 92, 2001 e 2009, os maiores responsáveis por alguns dos traços mais pitorescos e característicos na cultura mulamba. Como a confiança inabalável na capacidade do Flamengo, a tendência a superestimar essas capacidades e a certeza religiosa de que o Flamengo é o maior do mundo.
Afirmações que sempre foram classificadas como loucura e fanfarronice nos anos mais atrozes do Menguinho Pocotó. Quando o rubro-negro, em ousado desafio à lógica, as continuava a endossar. Mas que ao fim de uma temporada sem mácula como a de 2019 acabam por soar racionais e ponderadas. E é aí que mora o perigo. No seu conto de 1844, O Sistema do Doutor Tarr e Professor Fether, Edgar Allan Poe advertia que “Quando um louco parece completamente lúcido é o momento de colocar-lhe a camisa de força.”
Poe, que morreu em 1849, não tinha nenhuma obrigação de saber que 51 anos depois de escrever seu conto só haveria no mundo uma vestimenta capaz de conter os loucos sensatos, a camisa do Flamengo. Quando estamos devidamente contidos em nossos Mantos Sagrados a sensatez pode até ser aleatória, mas a loucura é certa e garantida, assim como nossa elegância.
Quando optar por ser Flamengo, posicionamento político-filosófico-religioso que já possui como atrativo encantos intangíveis e etéreos que anulam as grandezas contabilizáveis, adquire também o apelo racional por ser o Flamengo indiscutivelmente o melhor, vivemos aquela Era Flamengo de aço e dominação há muito profetizada.
É a época em que o rubro-negrismo eclode espontâneo e indomável no seio dos arcoirismo, a desafiar arraigadas tradições familiares. Tradição, Familía e Propriedade têm pouco poder para impedir ou intimidar um flamenguismo puro que se originou sem pecado. Quem quiser fechar com o certo que aproveite, o muro está baixo. Assim caminha a humanidade e a Nação se expande.
O Flamengo x Avaí, por maior que tenha sido a alegria proporcionada pela goleada, pela entrega do time em um jogo que teoricamente não valia nada e pela deferência do time ao povo flamengo carioca, proporcionou também sua dose de tristeza. Foi como uma última sessão de cinema, a última praia das férias, a última valsa no Baile na Ilha Fiscal. Quando o Flamengo voltar a pisar no sacrossanto gramado do Maracanã, em 2020, já não será o mesmo Flamengo, assim como nós não seremos os mesmos.
Vai ser muito difícil superar o Flamengo de 2019. Tão ou mais difícil do que superar o Flamengo de 1981. Difícil, mas não impossível. O segredo é saber querer, não ter medo de liderar e saber sonhar mesmo quando não nos deixarem. Dizia o nobre norueguês Guildenstern, amigo-rato do príncipe Hamlet: – A verdadeira substância da ambição é a sombra de um sonho.
Jorge Jesus é o principal agente desta mudança. Potencializou o futebol de Arão, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. É bom lembrar que, antes dele, a defesa do Flamengo tomava gol em quase todos os jogos, especialmente em bolas aéreas. Um zagueiro da 2ª divisão espanhola e outro que chamavam de “criado pela avó” viraram a melhor dupla defensiva do país.
Aí vieram três peças fabulosas: Rafinha, Filipe e Gerson.
CT de qualidade, DM top, salário em dia, credibilidade, torcida apaixonada, Maracanã cheio. Só faltava um start para o negócio funcionar e finalmente foi assim em 2019.
Segundo especulações no TT, a diretoria do Flamengo ofereceu ao Jorge Jesus, 500 mil euros mensais. São 6 milhões de euros por ano.
Algo perto de 2,2 milhões de reais, mensais.
Até aí tudo bem, acho que o Mister merece e valorizou-se no mercado.
O problema é que ninguem disse se o Mister aceitou.
Se aceitar, o contratinho vai até 31 de dezembro de 2020.
Se o Gabigol não ficar, aí eu confio que o Mister ache um jogador que seja tão bom quanto.
Aguardemos, pois as especulações dão conta que o anuncio pode ser feito antes do mundial.
Esse é o dinheiro mais bem investido de todos…
Com o Mister à frente do Flamengo 2020, eu acredito que estaremos no caminho de novas conquistas e de subir ainda mais o sarrafo para manter o nosso time em “oto patamar”.
S.R.N.
Vergonha do jurídico do Flamengo, que recorreu da decisão da justiça de pagar R$10.000 a 13 famílias, vítimas do infeliz incidente ocorrido no nosso Ninho, até que se estebeleça uma indenização definitiva.
Isso é metade do salário de um Berrío da vida. Um clube que faturou quase 1 bilhão de reais ficar de mesquinharia assim me mata de vergonha.
E que ninguém venha aqui defender o indefensável. VERGONHA!!!
Diogo, não fale o que você não sabe.
O Flamengo já pagava 5 mil. A justiça só fez aumentar AGORA, para 10 mil.
Se informe mais.
Piorou então, Anderson. Entrou na justiça pra evitar pagar 65.000 reais a mais por mês. Pra que? Tá faltando dinheiro?
O jornalista Lúcio de Castro, da Agência Sportlight – rubro-negro até a alma – concorda comigo e discorda de você, como deixa bem claro o print anexo. Ele também precisa se informar mais?
Quem tá mal informado, meu amigo? O jornalista investigativo sério ou o cara que copia e cola um monte de coisas e acha que sabe mais que todo mundo?
E moderação, não faltei ao respeito com ninguém, apenas respondi a altura.
Diogo, acho que está faltando capacidade para interpretar texto. O Anderson não disse que o Flamengo se recusou a pagar. Ele disse que o Flamengo já paga! Sendo assim, irá complementar o valor que a Justiça determinou. Simples assim!
Ademais, Lúcio de Castro é um brilhante jornalista mas não é o dono da verdade. E certo que há gente inescrupulosa querendo ganhar com essa situação e Tvz o Lúcio desconheça tais circunstâncias.
Fique tranquilo pq o Flamengo não desamparará tais famílias. A indenização proposta em minuta de acorda e mais do que o dobro da maior já paga em território nacional.
Assim, amigão, fica tranquilo e foca suas preocupações sociais em Mariana e Brumadinho pq lá o bicho tá solto.Ate agora, nego não viu nem cor de ajuda seria é responsável.
Perfeito Anderson!
Diogo, ao que parece, o recurso aconteceu pq o Flamengo já paga R$5 mil para cada família desde que aconteceu o acidente, o dobro do salário pago aos meninos que faleceram.
Assim sendo, conforme determina a sentença, proferida claramente por um juiz anti-flamenguista, o clube informou ao juizo os valores pagos e que teriam sido omitidos na petição da Defensoria Publica, de forma a realizar apenas a complementação do valor que já foi pago ante a possibilidade de sanções por inadimplemento.
Acho interessante buscar a informação antes de atacar o clube. Eu não sei se vc é rubro-negro, mas esse joguinho é de interesse apenas da imprensa anti, que tenta retratar o Flamengo como um clube irresponsável, ignorando os relevantissimos serviços sociais prestados em 124 anos, desde o fornecimento de prestações sociais de responsabilidade do Estado( que usualmente as negligencia) até participações esportivas em competições olímpicas.
O Flamengo não é o fenômeno que é por ter ignorado seus meninos, suas categorias de base. Elas estão na raiz do clube e são motivo de orgulho para todos os legítimos rubro-negros. O que aconteceu foi uma tragedia, não algo fruto de uma negligência ou desídia com aqueles meninos.
Aliás, eu gostaria muito que o MP chegasse a apontar os culpados. Até o momento, as investigações não concluíram se a culpa era do clube realmente. Logicamente, isso não lhe retira a responsabilidade pela indenização, mas Tvz esclareça a situação e evite ataques desnecessários a imagem de uma entidade secular.
O Flamengo é um clube sério, de gente responsável é que não fugira as suas responsabilidades. Não obstante, não será massa de manobra para mal intencionados e oportunistas que buscam lucro fácil às custas de uma tragedia horrorosa.
Finalmente, eu queria muito que a Defensoria e o MP atuassem de forma tão visceral e impositiva nos casos de Mariana e Brumadinho. Lá, até hoje, ninguém viu a cor de um centavo, salvo esmolas a título de ajuda para subsistência. Ao que parece, a inexistência de uma camisa gloriosa pela Vale e a falta de recalques clubisticos a serem resolvidos explicam a discrepância de tratamento. SRN.
65 mil a mais por mês e recorreu, VERGONHA!!!
Paga você então.
Mal ganho isso em um ano. Sou pobre, mas sou honesto e justo.
Diogo,
Não tem como ser “justo” se comentas algo que sequer tem conhecimento técnico, baseando suas conclusões e revoltas em uma publicação na rede social do jornalista Lúcio de Castro, outro leigo…
Uma dica valiosa: Em casos de justiça, SEMPRE aguarde a manifestação da parte contrária…
Fica tranquilo porque o Flamengo não deixará nenhuma vítima desamparada. Concentre suas preocupações em Mariana e Brumadinho. Lá e bicho solto.
Diogo,
Pela notícia o Flamengo sequer foi intimado, tanto que o Jurídico menciona que “O Flamengo não foi intimado dessa decisão, MAS SE lhe for desfavorável e nos não concordarmos vamos recorrer.”… Frase lógica de jurista que ainda não teve acesso aos autos e a Decisão.
A Decisão mencionada foi na esfera trabalhista, mas há enorme discussão de qual Juízo seria competente para julgar a demanda em casos de atletas da base (inclusive o Juiz Trabalhista de origem se julgou incompetente para causa, o que gerou recurso do Ministério Público do Trabalho/MPT, que agora obteve êxito no TRT).
Vamos ver qual será o próximo passo… Que se resolva o mais rápido possível!
Acredito que a nossa hegemonia em 2020 passa pela permanência do JJ . Não vejo ninguém, nem o carequinha irrequieto do Santos, com condições de manter esse grupo focado do primeiro ao último minuto como ele conseguiu.
No primeiro jogo contra o Palmeiras no Maracanã me chamou muito a atenção o Rafinha pressionando a saída de bola dos caras aos 49′ do segundo tempo, com 3 X 0 a favor.
Ninguém por aqui vai conseguir isso, duvido muito.
Quanto ao Gabigol acredito que deveria ficar. Por ele mesmo. Foi fundamental nas nossas conquistas, é claro. Mas durante muitos jogos sobrevivemos(e bem) sem ele. Mas ele dificilmente conseguirá fazer o que fez esse ano em qualquer clube do mundo.
Vamos continuar surfando a onda como disse o Portuga, enseja o que Deus e Jesus quiserem!
KLEBER , IRMÃO e AMIGOS ,
Tem uma máxima na experiência da vida que diz , na hora certa , no lugar certo , com todos envolvidos ,fazendo o certo , tudo vai acontecer , na medida certa .
Uma administração com uma TURMA de primeira eleita em DEZEMBRO de 2018 , sob a liderança de LANDIM , já com a experiência de terem sido os pioneiros e autores da recuperação financeira em 2013 , com a participação de quem sabe futebol como MARCUS ,acrescida a vinda de um TREINADOR com a pele do nosso DNA e sua equipe de profissionais qualificados , que com competência ,ousadia e paixão, formaram e aprimoram e um plantel , devidamente contratado na medida das necessidades de cada função, escolhidos por um conjunto de qualidades , e formando ao mesmo tempo uma nova geração de jovens atletas , que se alguns foram muito bem bem vendidos , como VINICIUS ,PAQUETÁ, VIZEU , LÉO ,JORGE , JEAN LUCA , reposições ocorreram e que estão a aprender com o MISTER , a aprimorar qualidades ,como LINCOLN ,RENIER , THRULER , VINICIUS , LÁZARO e outros , já incorporados na UNIVERSIDADE do URUBU .
Aliado a isso tudo ,considerem o notável FARO da nossa enorme NAÇÃO em perceber todo esse momento , e então apoiá-los desde os momentos mais difíceis , como os colocando nos ombros e os levando , nos cantos , nas costas e no coração para as grandes conquistas .
Vale lembrar :
A FLÓRIDA COUP , A TAÇA RIO , O CAMPEONATO CARIOCA , A LIBERTADORES , O HEPTA e seus RECORDES inigualáveis .
E LÁ VAMOS COM TUDO PARA O KATAR .💪🥊⚽️🙏👏
Com os PRÊMIOS conquistados em torno de U$ 20,0 milhões de dólares e já assegurando participações LUCRATIVAS , como nas finais do mundial de CLUBES no KATAR , e na próxima LIBERTADORAS de 2020 ,cuja decisão será em Novembro no MARACANÃ, e com nosso MENGÃO já GARANTIDO no pioneiro MUNDIAL DE CLUBES em 2021 , na CHINA , tudo isso VINDO a acrescentar mais outros milhões de dólares , todos eles ACIMA dos orçamentos das receitas recorrentes , já bem eloquentes , proporcionando a valorização da nossa MARCA e seus efeitos de cada vez mais LUCRATIVA , e com a dívida PAGA , é partir para o ABRAÇO , e para as GLÓRIAS, por COMPETÊNCIA.
E mais , com o SÓCIO TORCEDOR a bater recordes e com público nos ESTÁDIOS e no MARACANÃ lotados em 100 % de sua capacidade em TODOS os seus JOGOS , tal como ocorreu esses ano.
E , esfreguem as mãos rubro-negras e calculem o quanto vai VALER o direito de distribuição da nossa IMAGEM ,no BRASIL e no EXTERIOR , justo nesse momento , em que nós nos liberarmos de antigas escravidões sofridas ao longo dos anos e que , AGORA , com os canais de INTERNET , aumentando e valorizando ainda MAIS a sua distribuição.
KLEBER dizia em 1995 com ROMÁRIO , exatamente como MARCIO afirmava conosco em 1987 com RENATO GAÚCHO ,ou DELAIR com PET em 2009 , ou a turma da FAF em 1978 com TEPET , MOREIRA LEITE , ANTONIO AUGUSTO e outros HERÓIS de GUERRA com CARPEGNIANI , com também PAULINHO DANTAS e VINICIUS FRANÇA com o retorno de JUNIOR em 1991 ou , PRINCIPALMENTE , quando HELAL em 1985 trouxe de volta nosso DEUS dos gramados , o ZICO , que com APOIO de TODOS , AFIRMAVAM e PROVAVAM que , lugar de FORA DE SÉRIE é no FLAMENGO pois , nossa QUERIDA TORCIDA paga e ainda deixa o troco mais valioso de todos , AS CONQUISTAS .
Portanto , preparem-se para o novo PATAMAR ,que o nosso filósofo BRUNO HENRIQUE , na sua calma enternecedora nos anunciou.
Vamos confiar em toda essa turma que lá está, e saber que , quem tão bem soube nos levar a esse patamar , vai com toda essa experiência adquirida e esses recursos em franca expansão, saber conduzir as melhores decisões pois , são eles também , RAÇA , AMOR e PAIXÃO .
FICA GABIGOLLL , ⚽️⚽️FICA JESUSSSSS 🙏🙏🙏
🙏👏💪❤️🖤🇵🇹🏆🥇🦅🥂⚽️😃👏🙏
MENGOOOOOOOOO🔴⚫️🔴⚫️
JOCA
A opinião do Marcelo Courrege também é uma besteirinha…