Quando me perguntam qual foi o melhor batedor de pênaltis do Flamengo, sempre tenho enorme dúvida entre dois jogadores e, se você pensa que Zico é um deles, está enganado.
Os dois mais geniais batedores de pênaltis foram dois canhotos, Renato Abreu e Sávio. O curioso é que batiam da mesma forma. Forte, seco, onde a bola – sempre – ia na direção da rede lateral e, quem tem intimidade com o tema, sabe que quando isto ocorre, nem dois goleiros…
E na cobrança de faltas? Bem, aí claro que todos vão eleger e, com razão, Zico, como o número um. Há também quem vá lembrar de Pet, não pela quantidade de gols, mas por ter feito um que valeu um título. Talvez a maioria não lembre, mas Renato Abreu, talvez tenha sido, pós Zico, nosso mais eficiente cobrador de faltas.
Recebi desta adorável figura folclórica rubro-negra que é o nosso FLA-CAJU, vídeo de qualidade não tão boa, mas que registra o quão foi espetacular Renato Abreu nas cobranças de falta.
Agora, neste momento de clausura, que tal reviver os mágicos momentos que passamos em Lima.
Que delícia…
Muita paciência neste momento de clausura.
CUIDEM-SE!!!
O DINHEIRO e o corona virus.
Sabemos que o dinheiro é um veículo de armazenamento, transporte e proliferação de vírus e bactérias, .mas ainda não vi nenhum especialista tratar o tema, porém acredito que nesse momento DEVEMOS EVITAR MANUSEAR DINHEIRO, mesmo por que as CEDULAS não podem e não são esterilizadas e possuem uma circulação em todos os níveis. Talvez essa possa estar sendo uma das principais formas de transporte e propagação do vírus.
Acredito que usar outras formas de pagamento com cartões, pagamentos “on line”, etc … sao muito nais indicadas para evitar propagacoes.
Parabéns ao Flamengo que DISPONIBILIZOU estádio para ser usado no combate e co trole da epidemia. Espero que outras ENTIDADES sigam na mesma linha e juntem forcas e disponibilizem INSTALACOES, RECURSOS, EQUIPAMENTOS e tudo mais que possa conmtribuir no combate.
PESSO DESCULPAS, sei que o assunto aqui é futebol, porém o momento exige que se use de todos os meios para dar informações e sugestões que possam contribuir com TUDO E TODOS, inclusive assim contribuído para que tudo passe rápido e que possamos voltar a uma vida normal e nisso se inclui o NOSSO FUTEBOL.
Entrando no campo das recordaçoes, estava vendo ontem a final da copa do Brasil 2006.
Nunca fui fã do Ney Franco, mas confesso que o titulo daquela copa foi inteiramente mérito dele. ( E PRINCIPALMENTE PARA QUEM O CONTRATOU ANTES DA FINAL E BANCOU NA HORA CERTA O TIRO CERTEIRO).
O time era fraco em especial o goleiro e os zagueiros, com Fernando,.Rodrigo Arroz, Renato Silva e o melhor dos zagueiros Ronaldo Angelim.
Ney foi brilhante em armar o time com 3 zagueiros, liberandos os ótimos laterais Leo Moura e Juan para jogarem como meias. Jogando em um 3,6,1 variando sempre pra um 5,3,2.
Tambem brilhante, o lançamento de um garoto de 17 anos, Renato Augusto, que me deixou com sensaçao que foi menos em sua carreira do que poderia ser. Tinha muita personalidade para estrear como titular em uma final.
Mas o grande craque desse time era o volante Jonatas.
Cabeça alta, passadas longas, marcava e atacava com muita qualidade. Se.hoje jogasse, com certeza jogaria em um grande clube da Europa .
Renati Abreu completava ao lado do Toro o meio campo.
Viveu seu auge Flamengo em 2006.
Com relaçao aos cobradores de falta..
Zico pra mim imbativel
Seguido por Renato Abreu.
Petkovick era tambem bom cobrador de falta, mas particularmente eu o via como melhor cobrador de escanteios que de faltas. Acredito que ninguem fez.mais gols olimpicos com a camisa do Flamengo do que o gringo chato.
Sem jogos, confesso que soua viciado e rever jogos antigos.
A contratação do Ney Franco foi mérito exclusivo de Kléber Leite, me lembro como se fosse hoje.
A parada tbm foi portante pra Ney Franco ajeitar o time antes da grande final.
No momento da parada da copa do Brasil o vice estava jogando melhor.
Mas nas finais fomos melhores e ganhamos com autoridade.
SRN
Prezados
Nosso time atual é EXCELENTE mas em termos de batedor de faltas e bem fraco… Não tem.nenhum especialista no elenco.
Em verdade, hoje em dia não consigo lembrar de um especialista em faltas no futebol nacional.
Verdade, Diego. Neste time de hoje, como já disse o Kleber, falta um Zico. Todos excelentes jogadores, bem acima da média, mas nenhum fora de série.
Como veterano, vou relembrar um dos melhores batedores de falta e pênalti que passou pelo Flamengo: Osvaldo Taurisano, vulgo Osvaldo ponte aérea.
Na foto: time campeão carioca de 1963
Em pé da esquerda para a direita: Murilo, Marcial, Ananias, Luis Carlos, Carlinhos e Paulo Henrique. Agachados: Espanhol, Nelsinho, Airton Beleza, Geraldo José e Osvaldo Ponte Aérea. Foto enviada por Marcus Rouanet Machado de Mello
Yvan, querido,
Com todo respeito, Rodrigues era muito melhor do que Oswaldo Ponte aérea. A tática, daí a escalação, era da retranca. No passado, só um, no Flamengo, nada deve a ninguém, menos, claro, a Zico. Gerson, canhotinha de ouro.
Abracaão.
Meu caro Presidente, não sei a qual Rodrigues se refere. Mas, não importa. Não comentei sobre a capacidade de jogar futebol. Minha referência foi apenas sobre a habilidade na cobrança de faltas e pênaltis, sendo que, nesse aspecto, passou pelo Flamengo sem perder um que seja. Como jogador, apenas mediano. Comparar com o Gerson, canhotinha de ouro, seria sacrilégio. Mas, como recordar é viver, teve um que superou o Gerson e, no mínimo, igualou-se ao Zico: Zizinho. Pergunte ao galo qual era seu ídolo e referência. SRN e cuide(m)-se.
Seguindo a vibe de boas recordações segue o link dos 6 x 0 de 81. Só quem esteve presente, como eu, naquela partida de 1972 e via aquela faixa da torcida do Botafogo em todos os jogos contra o Flamengo durante nove anos, sabe o tamanho do alívio e de mais essa alegria que aquele timaço nos deu.
https://youtu.be/7ciyHwHKGLg
E o Azeite, hein? Quem leu a reportagem da Agência Sportlight já tinha uma noção do que estava por vir. Perdemos a chance de sairmos por cima da carne seca. Não faltaram avisos…
https://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/patrocinador-comunica-rescisao-com-flamengo-fluminense-vasco-botafogo-e-maracana.ghtml
Tínhamos 84,5 milhões na camisa, mas com a possível chegada da Amazon, devemos ficar com 81,5 milhões, já que o BS2 vai sair levando outros 17,5 milhões.
Se o BS2 ficar com o lugar do Royal, ou optar em ficar em outro espaço, as coisas podem até melhorar.
Mas tenho quase certeza que o Royal não ficará.
Agora tem o calção e o ombo disponíveis para novos contratos.
Anderson, pela reportagem do link acima, o Royal já saiu!
Tens razão, eu que me equivoquei no meu texto.
“Mas tenho quase certeza que o Royal não ficará.” gostaria de ter dito ….
Mas tenho quase certeza que o BS2 não ficará.
ABÇSSS
Me lembro com frequência, de uma dessas faltas aí do vídeo. Jogávamos contra o São Caetano, estávamos perdendo 0x2 e não é que o Renato cobrou duas faltas lá do meio da rua e guardou ambas? Aquele time era uma cruz nas costas do nosso exímio cobrador, a tal ponto que as faltas só aconteciam lá na intermediária. Ele salvou a lavoura várias vezes
É , Márcio. Acho que o “Renato Atômico” não foi reconhecido como deveria. Chutava muito!
Logistica de “Drive trough” ou “drive in” contra o covid-19.
Pesso perdao para mais uma vez usar o espaco dar uma SUGESTAO aos governantes e entidades privadas.
O GOVERNO FEDERAL, supermercados, farmacias, etc deveriam adotar o sistema de.CERTAS BASICAS em sistema “drive trough” para o abastecimento da população, em especial para as pessoas que tenham dificuldade de locomoção e fazem parte de grupos de risco e VULNERAVEIS e semelhantes.
Os kits de higiene e alimentação já seriam vendidos ou distribuídos PRE-EMBALADOS isso agilizaria TUDO e diminuiria as chances de contágio pois fica fácil higienizar lotes EMBALADOS, e toda a logistica envolvendo a circulacao de pessoas e mercadorias ficaria mais controlavel e racionalizadoe agilizando. Além de diminuir o TEMPO que as pessoas levariam nos locais de compra.
Preferencialmente essas VENDAS ou distribuições desses kits poderiam ser RUA em RUA ou avenidas feito por CAMINHOES carregados com os KITS DE compra RAPIDA COM PRECOS É PRODUTOS pre-FIXADOS, mais uma vez o EXERCITO poderia ajudar nesse sentindo ajudando nessa distribuição para que a população não precisasse se deslocar, ou diminuísse o tempo e a distância desses deslocamentos.
OUTRA opção seria criar pontos de venda / distribuicao tipo os usados pelas lanchonetes americanas onde o cliente FAZ O PEDIDO É RECEBE É REALIZA O PAGAMENTO DE DENTRO DO PROPRIO CARRO.
Vamos usar essa logística de massificação VENCEDORA no combate ao covid-19.
O GOVERNO FEDERAL deveria adotar o sistema de vendas de CESTAS BASICAS e de,HIGIENE no sistema “drive trongh”
Os supermercados poderiam CRIAR os KITS DE ALIMENTACAO e HIGIENE em embalagem única ( Para facilitar a higienizacao) para entrega em domicílio com vendas ” on line” ou por telefone.
Caro Kléber e amigos!
Sei que não é fácil comparar, mas, de forma proporcional, o Renato talvez tenha feito mais gols de falta que o Zico e mais difíceis também.
Salvo engano, o Zico teve muito mais jogos que o Renato pelo Flamengo e dai mais gols de falta. Se for na ponta da caneta de forma proporcional, podemos até passar esse título de grande batedor de faltas para o Renato.
Na verdade, Zico era o Zico e o Renato teve seu auge. Se fosse nos dias de hoje incomodava um pouco o Portuga por uma vaga. Uma boa disputa com o Gerson ou com Filipe Luis.
SRN e muitas ORAÇÕES para se achar o MILAGRE contra o vírus. Vai chegar.
Osvaldo II, o “Ponte-Aérea”, pois vivia voando até Campinas para ver a família, foi o melhor batedor de penalties. Ao menos para mim, que acompanho o Fla desde 1962.
Zicão absoluto, Renato e Pet foram monumentais. Junior também, no final da carreira. Bebeto batia bem, Sávio…eu tive a sorte de acompanhar todos esses grandes batedores jogando pelo nosso Mengão…
Mas, Presidente Kleber…você não pode botar o video de Lima no mesmo post! NÃO PODE…!! 🙂
O coração bate forte, os olhos ficam cheios…que momento, que emoção extrema. Acho que o gol da virada foi o que eu mais vibrei em toda minha vida. Eu literalmente apaguei, desmaiei – e não há uma única vez que eu reveja esse lance, que eu não me emocione de verdade. É ridículo…
SRN7
Olhando os gols de falta do Renato Abreu, que muitos deles nem lembrava mais, tenho a sensação que nós rubro negros não demos a valorização merecida a esse jogador nesse quesito específico de eximio batedor de faltas. É de se aplaudir e o Kléber, realmente, tem razão de o citar como um dos melhores.
Curioso que em um dos gols no vídeo, Petkovic está no jogo e nem se posiciona para cobrar a falta, um grande sinal da competência e habilidade do Renato Abreu nas faltas, com certeza devidamente exercitadas nos treinos.