Neste momento de clausura, por mais forte de espírito e cabeça que alguém possa ser, há um momento em que, inevitavelmente, o coração vai ficar apertado, até porque, há nesta grande confusão em que estamos vivendo um componente que, na realidade, é o que maltrata mais. Trata-se da incerteza.
- Continuar a clausura ou tentar voltar, mesmo que aos poucos, à normalidade?
- Quem pega este vírus está imune ou pode pegar de novo?
- Quem já contraiu o vírus e está curado, ainda assim, pode ser um transmissor da doença?
- Quando haverá testes para todos?
- Qual dos testes é confiável, o rapidinho, ou o que leva dois dias para o resultado?
- Isto só terá fim quando uma vacina for descoberta?
- A vacina mais rápida levou cinco anos até chegar ao povo. Será que esta poderá bater o recorde?
- Sem vacina, até que ela chegue, o mundo viverá mascarado?
Enfim, estas são algumas das questões que, vez por outra, fazem o coração ficar apertado.
E quando isto ocorre, o melhor remédio são as boas lembranças que, no fundo, trazem o sublime recado de que vale qualquer tipo de sacrifício para se manter vivo.
Cada um de nós, com absoluta certeza, tem o seu elenco de inesquecíveis momentos de vida que justificam toda e qualquer batalha para que novos momentos iguais possam ser vividos.
Vou deixar aqui um deles que nos une, alimenta nossas almas e nos dá força para encarar seja que vírus for.
Ia esquecendo: falei hoje com o nosso doce Portuga, que está muito bem ao lado de sua família em Lisboa e me garantiu que aqui estará no final do mês.
Falamos sobre o mundo novo que se avizinha em função deste vírus e, me pareceu ele ser sabedor de que, por um bom tempo, a realidade será outra.
Confessou estar saudoso de tudo e de todos. Disse a ele que a recíproca era verdadeira e, aproveitei para encaixar o trecho mais marcante do Pequeno Príncipe, obra maravilhosa de Antoine de Saint-Exupéry:
“Tornar-te-ás responsável por tudo aquilo que cativares”
Ele entendeu…
Ia esquecendo 2:
Como não registrar a data marcante para dois grandes rubro-negros, Marcos Braz e Jorge Rodrigues, o Jorjão.
Vida longa e PARABÉNS!!!
Boa noite !
Em que pese o coração está apertado e temeroso, na verdade o isolamento social está acabando no Brasil.
Inúmeras cidades interioranas já voltaram ao ritmo normal.
O vírus fará sua seleção natural indubitavelmente e perderemos muitas vidas, infelizmente.
SRN
Eu como flamenguista estou me sentindo envergonhado com a entrevista do ex presidente Eduardo Bandeira De Melo e agora com a nota oficial emitida pelo clube, isso demonstra que a política vale mais do que as vidas que se foram, muito triste
Paulo Gabriel, amigo
Não fique envergonhado não, essa atual diretoria desde que assumiu não faz outra coisa a não ser perseguir o Bandeira. Já tentaram até expulsá-lo do clube, além de abertura de um impeachment. Lembra? É apenas um pequeno troco. Mas, logo logo virá a perseguição novamente. Essa turma do BAP tem pacto com o poder. Ou seja, poder, ganância, dinheiro….nem que para isso venda a alma ao diabo.
O Bandeira e todos os envolvidos tem responsabilidades….e mais cedo ou mais tarde cada um pagará sua conta.
Já ia esquecendo….olha sö o que o Landim e aliados tem feito com as famílias dos garotos da tragédia….sangram as familias e a instituição e nós torcedores. Isso é coisa de gente das trevas, agente do mal.
Com respeito, grande abraço.
SRN
Kleber
Incertezas? Esse é o pior remédio.
Kleber, só uma perguntinha boba: será quando o Landim vai reduzir o salário dos atletaa? PSG, Juventus, Barcelona e os outros grandes clubes da europa já o fizeram. Ou será que Landim e BAP acha que os torcedores acreditaram que o empréstimo que foi pego no santander foi para Fluxo de caixa? Será mesmo? Ou o dinheiro do empréstimo foi pego principalmente para pagar O athletico e o náutico? Ou o clube está assumindo um erro de mesmo sem receita ter pago os jogadores e comissão técnica de forma integral? Mesmo a lei autorizando a redução de salário ou até a suspensão de contrato. Até quando Essa diretoria vai continuar com essa soberba e achar que diante de uma crise sem precedentes vai continuar acreditando em papai noel e saci Pererê?
Que noticia triste que saiu no Ge.com….o massagista Jorginho esta no CTI em eatado grave. Que Deus todo poderoso interceda por ele e por todos, que nesse momento, estão em situação muito dificil.
Só Jesus na causa
Viva o Flamengo sempre!!!
Denis, amigo,
Após fazer a conta do prejuízo que esta pandemia causará, não restará ao Flamengo outra alternativa, qual seja remanejar o que vai pagar, em função do que arrecadará.
Todos passarão por isso. Este exercício será obrigatório.
Ainda assim o nosso problema será menor, pois continuaremos a faturar mais do que
os outros clubes. Mesmo assim, terá o Flamengo que se adaptar a este novo mundo. Claro que, seus profissionais, também!
Denis meu caro, vou te explicar alguns detalhes, para que assim como muitos, você não caia em fake news.
1 – Você deve ter lido em algum lugar que boa parte dos clubes, e o Flamengo está incluso nisso, colocaram seus jogadores em férias do dia 1 de abril até 20 de abril.
Uma vez em férias, o clube tende a ter por baixo 40% de desconto em sua folha, uma vez que nessa condição, não se paga o direito de imagem.
2 – Desde o momento da reestruturação do Flamengo que começou em 2013, o clube sempre manteve o processo de pegar empréstimos bancários para aliviar o fluxo de caixa. Portanto essa é uma prática normal ao nosso clube e que ainda que você não acredite, independe da crise do momento.
3 – Atlhetico e Náutico foram avisados que não receberão seus créditos em data acertada, como provavelmente o Arsenal pode não ficar com o Pablo Mari. Como poderemos não receber todas as cotas parceladas de atletas no Ninho que foram vendidos nas datas acertadas.
Parafraseando Kleber Leite, Vento que venta lá………………..
4 – Não há soberba caro amigo. Por hora o que pode ser remanejado já o foi.
Abraços ! ! !!
Caro Anderson,
Pelo que me consta No orçamento de 2020 não está previsto empréstimo para Fluxo de caixa. Agora, não é porque desde 2013 se pega empréstimo que vai continuar esaa política a vida toda. 2020 não era para tal e aí veio essa crise que obrigou o clube a ir ao mercado pegar dindim. Sinceramente, não acredito que seja para Fluxo de caixa e sim para pagar contas: athletico, náutico e etc, até porque estamos sem dinheiro de bilheteria, diminuição e muito da grana do CT, adidas atrasada, tvs reduzindo as cotas e por aí vai. Agora, readequação de salários não é fake News e sim uma realidade daqui pra frente e isso serve para todos….sem exceção, será a nova realidade do mundo. A sociedade não suportará e cobrará tamanha disparidade de salários. Com esa paralização estamos descobrindo que existem outras prioridades e o futebol não está inserida nela. Portanto, ou os clubes e jogadores e profissionais do futebol se adaptam a nova realidade ou o futebol não terá mais espaço. O covid 19 só veio fazer um alerta….para o nosso bem. A desigualdade em todo mundo é muito grande.
Com todo respeito, grande abraço.
Continuar a clausura ou tentar voltar, mesmo que aos poucos, à normalidade?
R – Continuar a clausura
Quem pega este vírus está imune ou pode pegar de novo?
R – Ninguém sabe ainda.
Quem já contraiu o vírus e está curado, ainda assim, pode ser um transmissor da doença?
R – Retransmitir só se for possível a re-contaminação.
Quando haverá testes para todos?
R – Não haverá
Qual dos testes é confiável, o rapidinho, ou o que leva dois dias para o resultado?
R – Nenhum teste rápido é confiável. Todos apresentam margem de erro maior que 25%
Isto só terá fim quando uma vacina for descoberta?
R – Provavelmente não. Passaremos apenas a ser assintomáticos.
A vacina mais rápida levou cinco anos até chegar ao povo. Será que esta poderá bater o recorde?
R- Esta é a pergunta que vale 1 bilhão de dólares.
Sem vacina, até que ela chegue, o mundo viverá mascarado?
R – Sim !
Abraços
Prezados,
Me desculpem, mas É TUDO MUITO “CHUTE”, NINGUÉM SABE DE NADA…
Como já escrevi aqui anteriormente, só tenho lido baboseiras, todo mundo “achando” alguma coisa, entre estes médicos, políticos, autoridades de estado, fisioterapeutas, preparadores físicos, epidemiologistas, enfim TODOS, ninguém sabe de NADA !!!
Kleber, você sim postou aqui um texto correto, onde só constavam PERGUNTAS, DÚVIDAS e INCERTEZAS, é isso mesmo, isso é o que nos resta nesse momento, infelizmente apenas isso…
Ficar aqui no Blog, como em qualquer outro lugar tentando elucubrações sobre possíveis respostas, me desculpem mas é pura idiotice.
Vamos aguardar, vamos ORAR, vamos nos resguardar, isso sim é o que efetivamente nos resta de sensato para esse momento.
SRN
As pessoas estão confundindo ou não querem entender: O Flamengo não tem dinheiro em espécie, ele tem crédito e tem valores à receber e não está recebendo, inclusive de potenciais parceiros, portanto a dificuldade é de todos. Como contador e economista tive o cuidado de olhar nosso balanço e dou plena razão ao amigo Denis, não consta nada sobre dinheiro da rede bancária, portanto falta dinheiro para que o clube não sofra paralisia. O clube provavelmente ao pagar o ultimo mes completo, utilizou os recursos que ainda haviam e agora espera, ao assinar em conjunto com os outros 39 clubes das series a e b, a carta dando garantia de disputar todos os jogos contratados com a emissora que a rede Globo efetue algum adiantamento sobre o contrato do brasileiro 2020. Cansei de ler aqui amigos criticando a Rede Globo e agora estão batendo a porta da emissora dos Marinhos e contratualmente bom que se diga, ela não tem obrigação de adiantar nada, porque ninguem sabe o que ainda pode vir, nem sequer se haverá brasileirão. Portanto alguem falou de soberba da atual administração é a mais pura verdade. Nós torcedores não podemos desmoralizar nossos principais adversários porque eles são os parceiros mesmo que em campos opostos que nos levam ao grande prazer com o futebol. Ninguem aqui no Rio tira sarro de palmeirense e sim de vascainos, tricolores e botafoguenses. Somos a grande equipe do momento e talvez\ tenhamos que abrir mão de alguns jogadores e se bobear do JJ, POIS O QUE ELE PEDIU, NO MUNDO ATUAL É IMPAGÁVEL. SE EMPRESAS DE AVIAÇÃO JÁ ESTÃO DE BICO ABERTO, IMAGINE NOSSO CLUBE.
Kleber e amigos, a realidade é que estamos tateando no escuro com uma única certeza: o mundo não será o mesmo depois dessa tempestade.
O mundo ainda está tateando por soluções ainda sem resultados práticos.
Restaurantes, cinemas , teatros terão um bom tempo para se redefinir. Toda a estrutura de entreterimento vai mudar.
No futebol, acredito que a orgia de dinheiro abundante acabou. A realidade será outra e aos que forem capazes de se adaptar mais rapidamente, certamente serão os vitoriosos.
Saudações
Octavio, eu concordo 100% com você.
Mas eu fico aqui pensando, em termos práticos. O Flamengo renovou quase todos os contratos dos nossos craques – em patamares muito altos – em função de uma outra realidade de composição de receitas.
Imagina chegar agora pro Gabigol ou no BH e propor uma redução de 50% no salário fixo deles. Será que o Mister topa ouvir uma contra proposta dentro dessa nova realidade?
Eu acho que é EXATAMENTE ISSO que tem que ser feito.
Essa é a hora de ter gelo no sangue – e BOAS IDÉIAS na cabeça.
Por que não repensar o projeto de remuneração, reduzindo significativamente o valor fixo e oferecendo participação nos lucros (como qualquer grande empresa oferece para os seus principais talentos)?
Poderia até ser um plano de 12 meses, com retorno gradual aos salários antigos, conforme a composição de receitas seja reestabelecida aos patamares anteriores.
Fora isso, um trabalho mais sério de exploração de imagem, de licenciamento – pode render royalties ao clube e aos jogadores.
É preciso sentar com a Globo e revalidar o modelo, de uma forma construtiva – abrindo possibilidades de outros caminhos de monetizar o conteúdo. Não dá pra ser na base da arrogância…
Uma coisa é certa: seja qual for a “nova realidade”, o Flamengo tem toda chance de ser o time de maior arrecadação. Por isso, essa minha proposta mantém os nossos jogadores com salários muito acima dos outros – e no médio prazo voltar a ganhar até mais do que estavam ganhando.
SRN 7
Quando falei do Bandeira de Melo, não estou aqui defendendo a atual diretoria e muito menos o vice presidente , ele pode não valer nada, eu só acho que não precisava dessa polêmica . O Bandeira foi maravilhoso como presidente , mas não precisava mexer nesse vespeiro, agora é imprensa e adversários jogando pedra no flamengo . O meu sonho no momento é que essa diretoria resolva esse problema porque já passou da hora .
Geraldo, concordo integralmente com você.
Criticar a entrevista do ex-presidente como fiz nos comentários do post anterior não quer dizer “alinhamento automático”(pra usar termo da moda) com qualquer espectro político do Clube.
Não acompanho, desconheço e portanto não comento política do clube. Não escolho lado, elogio quando entendo que é devido e critico da mesma forma qualquer lado que mereça.
Apenas a considerei bastante infeliz e, como você mesmo disse, inoportuna num momento grave como esse que o Flamengo, o País e o Mundo estão tentando vencer.
É isso aí Fernando !
Parece filosófico… A única certeza que temos agora,é que tudo está muito incerto !!! ???
Se cuidem.Saúde para todos !!!!!
Caro Kléber e amigos!
Haveremos de vencer essa pandemia. Nada é fácil, mas, nada também é impossível de ser feito, inclusive uma vacina rápida.
Já temos muitos casos de cura e não podemos desprezar esses avanços e conquistas. Temos grandes hospitais, grandes médicos e grandes cientistas. Lamentavelmente o que não temos no Brasil são grandes homens públicos.
Pandemia, política e palanque. Por incrível que pareça, tudo começa com a letra P. Pobreza também se inicia com a letra P.
Precisamos viver e conviver. Não temos como ficar eternamente presos. Lá vem o P de prisão.
Resido numa capital e trabalho numa cidade do interior. Ao lado do escritório da empresa onde trabalho fica a Caixa Econômica Federal, que diga-se, faz um grande trabalho nesse momento. As 19h00m de hoje já tinha fila formada para atendimento amanhã.
Não podemos PARAR por completo. Como se produzirá o alimento por exemplo?
A capital no meu caso apresenta um número maior de casos e o interior quase não se fala na doença, mas, todos nós usamos máscaras. Precisamos respeitar a doença e junto a isso, encontrar formas de se buscar a necessidade da sobrevivência financeira para não se formar outra pandemia: Paralisia por falta de recursos.
Na vida imagino que tudo é bom senso. Nem tanto o céu e nem tanto a terra. Vamos no equilíbrio. Uma parte pequena nunca parou, inclusive eu que trabalho com alimento.
Então, que essa pequena parte que trabalha e se sacrifica, aos poucos GRADATIVAMENTE aumentadas.
Basta ter responsabilidade.
Basta ter amor ao próximo.
Muitos lugares já dão sinais que podemos fazer esse enfrentamento com cuidados e aos poucos ir retomando outras atividades importantes. Os maiores cenários do problema são ainda nas capitais e por incrível que pareça, no interior onde as pessoas trabalham mais proporcionalmente, os casos são poucos.
Que sejamos fortes, responsáveis e cautelosos.
É um momento para se pensar soluções sem mentiras. Não precisamos de autoridades públicas para contar os mortos, com narrações em busca de piedade ou votos. Precisamos dessas autoridades para dizer o que fazer para encontrar a luz da salvação. Se for para dizer fique em casa, não precisamos de pensadores e sim, de simples mensageiros.
Ainda assim, CONFIO numa SOLUÇÃO pouco demorada. Vou MANTER a minha FÉ sem os políticos politicando. Vou MANTER minha FÉ na medicina, ciência e ORAÇÕES.
Certamente quando tudo passar e vai passar, vou ter certeza que o mesmo P de política é o mesmo P de podridão. Ainda assim, não quero aqui ofender o que é podre. Que a podridão não se sinta ofendida.
Estão certos quando dizem fique em casa.
Estão certos quando se pede para abrir a economia aos poucos.
Ambos com suas razões. Uma PENA, que nós o POVO, somos o resultado desses que estão certos e não se entendem. No final, só nós somos PUNIDOS.
Talvez a nossa cura seja o uso do bom senso e sem o devido terror.
O medo leva ao PÂNICO. O pânico já deixa qualquern um fragilizado.
Vamos VENCER! Com MUITA FÉ!
Abraço a todos! Saudades do Flamengo
Saúde para TODOS nós!
Que em breve possamos dizer: hoje tem gol do Gabigol.
Kleber e amigos
Minha preocupação maior nesse 1o momento é a dificuldade que ESTE NOVO MOMENTO poderá trazer pra renovação do nosso MISTER
Pois o valor que ele pedia antes da pandemia já nos parecia um pouco alto pra nossa realidade mais de 30 milhões ano, AGORA É COMPLETAMENTE INVIÁVEL
Até pq por um bom tempo ( até que a vacina chegue) Ñ HAVERÁ PUBLICO EM JGS e outros eventos
Ñ TENDO PÚBLICO PERDEREMOS APROX 100 MILHÕES DE BILHETERIA ( 35 jgs x 3 milhões) e Ñ RENOVARÃO OS STs que causará outra perda prox a 50 milhões
SERÃO MENOS 250 MILHÕES NO ANO
PRECISAMOS URGT NEGOCIAR E REDUZIR TODOS OS SALARIOS ( outro patamar esse momento)
SRN
Digo 150 MILHÕES A MENOS ( ao invés de 250 que digitei errado acima)