Circula na internet uma pesquisa que aponta o Flamengo como o clube mais odiado do Brasil.
Acho que as pessoas que dirigem o clube deveriam se aprofundar no tema e partir para uma profunda reflexão.
Pelo fato de sempre ter sido um clube popular, com atingimento e liderança em todas as classes sociais, não é de hoje que o rubro-negro é invejado. Até porque o termo “arco-íris” criado há décadas, por si só, já colocava o Flamengo de um lado e, os demais clubes de outro.
Flamengo já foi sinônimo de modismo, quando do surgimento da FAF, onde os títulos eram comemorados no Régine’s, onde da caipirinha e da cervejota, implantamos a champanhota. O Flamengo era visto, além de força popular, como uma instituição cheia de charme e bossa. O Flamengo era invejado.
Nas quatro linhas já tivemos momentos tão marcantes – ou mais – do que temos hoje. A nossa superioridade técnica e os inúmeros títulos conquistados por Zico e Cia… fizeram do Flamengo um modelo. Era um timaço que tinha o maior jogador do Brasil e um dos melhores do mundo, que ganhou tudo que se possa imaginar, com raro talento e humildade. Zico e sua turma e, por conseguinte o Flamengo, viraram referências, olhados sempre como algo desejado, impossível de ter. Éramos invejados.
Na cartolagem, modéstia inteiramente à parte, nunca faltou charme e tão pouco, humor.
O Urubu, de veneno do arco-íris, foi transformado em símbolo do clube. A favela, gritada como ofensa do outro lado da arquibancada, se transformou na moradia dos nossos corações rubro-negros, tendo virado tema musical. Já ganhamos campeonato com um empurrãozinho do ladrilheiro, estrategicamente empurrado para o campo de jogo. Já tivemos até um porta voz, o grande e saudoso Babão, nomeado, exclusivamente, para qualquer assunto que dissesse respeito ao presidente vascaíno, Eurico Miranda.
Enfim, o humor, a picardia, a criatividade e, o charme sempre caminharam juntos com o Flamengo. Também por isso… éramos invejados.
Muito me espanta e preocupa o fato de estarmos, aos olhos do arco-íris, deixando de ser invejados para ser odiados.
Aí reside o problema. Este fato merece sim, imediata profunda reflexão por parte de quem dirige o clube, até porque, se o nosso maior patrimônio é a nossa torcida, coladinho, em segundo lugar, vem a nossa imagem.
Não estaríamos passando para o mundo uma imagem de arrogância?
Refletir e consertar isto e, com urgência, é preciso.
Ah, o Fla x Flu? Com todo respeito, estou aceitando apostas. Minhas fichas, todinhas, estão prontinhas…
Kleber,ódio e amor são sentimentos limítrofes …
SRNs.
Grande presidente.
O ódio e a inveja caminham juntos.
O Flamengo é o mais Querido do Mundo
Quem tem a certeza que nunca vai alcançar o adversário só tem dois caminhos : O ódio e a inveja.
CID MONTENEGRO.
Natal / RN
Adorei o post.
A arrogância e beligerância que já conhecíamos internamente, extrapolou os muros da Gávea🤦🏻.
Não é possível que, até pela faixa etária, não tenham nada aprendido com Che Guevara: “hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”…
A diretoria, infelizmente, é cercada por bajuladores, todos do tipo “yes man”.
Só que o problema de todo circo principia quando o trapezista começa a achar que voa. PQP!
Boa noite!
Concordo plenamente com você, Kléber!
Desde o episódio com os meninos no Ninho do Urubu, a atual diretoria vem demostrando arrogância, soberba e extrema ganância.
O futebol, antes de ser um negócio, é um esporte popular que desperta paixões. Não adianta nada o Flamengo querer navegar sozinho.
A boa fase serve para faturar? Sem dúvidas! Porém, também é hora de ganhar mais torcedores, de ter uma torcida lotando os estádios fazendo uma festa ainda mais bonita, de ser respeitado e admirado.
A iniciativa de transmitir jogos através da Fla TV pode propiciar uma receita bem alta ao Flamengo. No entanto, é preciso verificar com transparência todas as negociações relacionadas com essas transmissões.
O bom humor, a cordialidade, o respeito pelos adversários e pelos torcedores deveriam ser objetivos primordiais.
Espero que a sensibilidade alcance os dirigentes do Flamengo para que não seja manchada a linda história centenária do nosso clube do coração .
Abraços!
SRN!
Lamartine Babo quando inseriu no nosso hino “Vencer, vencer e vencer sabia do DNA sentimental da rubronegritude. Essa atitude de se ter um compromisso com a vitória traz em si o antagonismo do perdedor. E quem perde deve entender que ali na derrota se aprende o caminho da vitória. Agora quando o perdedor não é bom aluno , ele se perde mais uma vez. E então só lhe resta o ódio. E o ódio é um veneno que mata a quem o tem e usa.
KLEBER, você é muito sensivel e perspicaz, além de inteligente.
Sacou rápido a arma da competência na área da comunicação, puxou o gatilho e acertou em cheio na arrogância desnecessária de Bap e Cia limitada.
Assino embaixo.
Ótimo.
Peguei prá mim.
MEU TEMA ESTA FOCADO NO MISTER KLEBER
Setá que ele realmente ficará ???
O clube deveria pedir ao MISTER pra se pronunciar publicamente
Ou a FLATV ontem deveria ter perguntado
Perderam uma grande oportunidade jornalística de esclareceram o tema
Tentando ignorar e ou esconder o problema
ATE O M.BRAZ saiu pela tangente dizendo que:
“sento no ônibus na 1a fileira na mesma direção do MISTER e que ele não falou nada:
TEM QUE COBRAR DELE UM ESCLARECIMENTO
” ele não falou nada” ……
Ñ EXISTE isso
SRN
Caro Kleber, Excelente o seu texto. A boa malandragem carioca é a marca registrada da nossa imensa torcida. Vc conseguiu captar com muita competência o espírito do que é “ ser Flamengo”. Picardia, gozação e alegria são nossos atributos. Viva o Mengão!
Amigo Kleber, Perfeita a análise que vc , com muita competência , conseguiu produzir no “post” de hoje. De fato, o Flamengo é a marca da picardia, da gozação, da boa malandragem do carioca. Arrogância, soberba e falta de respeito nunca foram a nossa marca. Viva a maior torcida do mundo. Como vc já vaticinou algumas vezes, em 3 partidas podemos perder uma, jamais mais de uma, para o time do Fluminense.
Sinto muito presidente, mas venho afirmando aqui ha tempos sobre isso e notei que os amigos que escrevem aqui, evidente que exceto alguns, gostam de demonstrar soberbas com numeros, com desdem de adversários, como se o futebol houvesse começado agora e nós na dianteira. Muitas vezes falei aqui que a atual direção era comandada por gente sem o minimo respeito ao ser humano e a marca meninos do ninho foi sempre lembrada e nem sequer respeitada por muitos. As vezes tive a impressão que eu era o errado, pois acostumado fui desde os anos 60 frequentar maracanã com mais de 150 mil pessoas e agora as pessoas tresloucadas porque o Maracanã tinha 60 mil torcedores. Antes eramos 150 mil sentados em cimento quente, de pé numa geral, debaixo de sol ou chuva e eu na época de Petropolis, ainda tinha que subir a serra, para ir para casa, mas vinha dia de semana e fim de semana assistir. Estou para dizer que a direção atual poucos, pouquissimos frequentaram o Maracanã. Se moradores do Rio, sabiam onde era o Maracanã, mas nem imaginavam como era de verdade. A marca Flamengo está ao
chão e como eu disse dias atras, se no campo o time demonstra força, na direção, existe um amadorismo sem educação nunca antes visto. Hoje assisti o presidente em tres emissoras ser chamado de Eurico do Flamengo e quer me parecer, uma injustiça com Eurico, pois Eurico era extremamente inteligente e fez o que esta fazendo agora Landim: desafiou a Globo, maior parceira do clube. A força o lançou ao chão, nunca mais venceu eleição politico partidaria. Podia ter solicitado alteração no contrato, sem ir para meios de comunicação e muito menos naquele senhor la de Brasilia, posar com “olhar” apaixonado. Que os dirigentes sejam mais profissionais e pensem no Flamengo, porque a torcida não aceitará que denuncias, surjam de uma hora para outra, como ja aparece sobre o presidente do clube no O Glomo coluna do Jardim. Enquanto os problemas forem com ele, ele resolva, mas…
Muito. bem colocado…agora os flores esqueceram q foram anos rei do tapetao…
A soberba, a arrogância, a prepotência nunca fizeram parte da historia do Flamengo.
Falta ao Sr. ou futuro Ministro Landim humildade e ACIMA DE TUDO HUMANIDADE.
Apenas acrescentar isso ao perfeito comentário de Rodrigo Sena.
Kléber leite e amigos ,de una coisa eu sei, se o Flamengo for disputar um campeonato de boneca trate de ganhar , porque se perder a repercussão é as críticas são enormes, hoje não fale em outra coisa , o fluminense venceu o Flamengo, teve até comentarista que falou que fluminense botou o Flamengo na roda, coitado desse comentarista não entende nada de futebol.
O Flamengo sempre foi odiado e isso é justamente consequência da inveja. Sempre foi dessa forma. No Brasil todo os torcedores de outros clubes odeiam o Flamengo.
Concordo Kleber, com sua análise sobre a diretoria refletir.
Mas vou um pouco mais adiante, essa reflexão vale também para o Jorge Jesus…., anda falando muita besteira e motivando os adversários…
SRN
Meus caros, eu procuro acompanhar cada palavra que posso a respeito do Mengão por toda a internet e posso afirmar categoricamente: o arco-íris já tem ódio do Flamengo faz muito tempo. Eles alimentam a narrativa da FlaPress (o que, pra mim, sempre pareceu mais o oposto disso – só vejo notícia adversa ao Flamengo e suporte aos demais), de que a Globo é que faz o Flamengo grande por conta das cotas de TV maiores (não aceitam enxergar que, no mercado, que dá mais visibilidade, recebe mais dinheiro mesmo), além de outras coisas. Isso sem falar que os “comentaristas” de TV e internet já perceberam que falar do Flamengo dá Ibope, mas que falar mal dá mais Ibope ainda! E a razão, para mim, é simples e óbvia: uma notícia negativa do Flamengo repercute bem no arcoíris e, obviamente, mal entre nós, rubro-negros. Com isso, o engajamento é grande, pois temos os “prós” e os “contras” consumindo esse tipo de notícia sobre o Flamengo. Reparem bem em como as chamadas de sites grandes, ainda que sutilmente, falam negativamente sobre o Flamengo e enaltecem os demais, mesmo os que sabemos que não estão em patamar de nos achincalhar de forma alguma. Isso é nítido e precisa ser filtrado pelos leitores urgentemente, especialmente pelos flamenguistas que, por discordarem de atitudes da diretoria (muitas das quais eu mesmo não concordo, mas não vou jogar contra o clube Flamengo NUNCA – diretoria passa, Flamengo fica!) acabam por fomentar ainda mais esse achincalhe diário a que somos submetidos atualmente.
Ok, vou dar um exemplo: o Flamengo voltou a treinar, o que temos nos jornais? Espionagem com drone e “Flamengo treina clandestinamente e sem aval das autoridades”. Após isso, os outros clubes saem às pressas para a imprensa dizendo que não voltam a treinar/jogar em tempo algum por conta da pandemia e de compadecimento para com as vítimas desta. Quando o Carioca foi autorizado a retornar, o Flamengo foi considerado o “malvado”, pois não se importa com a pandemia e blablablá. Novamente os outros aparecem para se negarem a jogar e passam a afrontar e denegrir o Flamengo sem o menor pudor (vide o Montenegro). O Flamengo jogou no Maraca? Ah, pessoas estão morrendo no hospital do lado. Enfim, essa série de notícias as quais todos leram. Mas bastou o flor EMPATAR conosco e vencer as penalidades e… TCHARAM! O campeonato é alegria do povo carioca! É folclórico o time mais fraco vencer o mais forte! É bem feito para o Flamengo! Venceu o bem contra o mal! O flu conquistou o Mundo, chegaram a escrever! Ah, sim: comemorar título aglomerado e dar entrevista SEM MÁSCARA (Sr. Mário Bittencourt – hipócrita-mor) pode. O que não pode é o Flamengo jogar e ser campeão. Isso, para mim, só mostra a seguinte narrativa: Flamengo é obviamente maior que todo mundo, logo, se ganha, é mau, é assassino, fascista, taxista, diarista etc. Mas, se o Flamengo perde, é ótimo, maravilhoso, justo, bem feito para o Flamengo e por aí vai.
E o que mais me incomoda nisso tudo: tem flamenguista que não enxerga esse movimento e, diante do que julga ser “honesto”, toma o partido do adversário. E torno a repetir: não é questão de concordar ou não com a diretoria. Diretoria não entra em campo, não afeta performance, não perde gol, não bate penalidade mal. A diretoria pode afetar o time não pagando os jogadores ou tomando atitudes contra os mesmos. Os jogadores não jogaram mal em represália à diretoria, isso é LENDA. Não consigo acreditar que tem flamenguista que realmente acredita nessas patacoadas. Isso é o que atualmente, de fato, me preocupa e me parece ser a real questão desse suposto “ódio” que, como escrevi acima, não é novidade. Isso só foi, agora, transformado em mais uma manchete contra nós, o que comprova, mais uma vez, o meu argumento.
Sobre as finais, meus palpites são 2×0 no domingo e 4×0 na quarta-feira!
SRNs!
PS: Jesus não sai. Esse é só um grande desejo da mídia anti que eles vão alimentar.
Queria entender pq as pessoas estão cobrando tanto um posicionamento do Jesus, ele tem contrato por isso não tem que vir a público dizer se fica ou sai. Que assunto mais chato.
Com o advento do inepto capitão sem cérebro os morcegos sairam das cavernas, muitos deles estão no flamengo atual. Arrogancia, desprezo pela vida alheia, racismo, misogenia e por aí vai…
Saudade de um flamengo onde a geral fazia a alegria.
“…flamengo da dona de casa, do povo sofrido, de toda nação…” era uma vez flamengo.
Perfeito Kleber!
A nossa diretoria deveria ter um zelo maior com a imagem do clube, pois qualquer pessoa que goste do bom futebol para pra assistir e admirar o futebol jogado pelo Mengão. E isso faz crescer ainda mais o número de torcedores.
Não faltam exemplos no futebol brasileiro que mostram como o ódio de torcedores rivais e/ou apaixonados pelo futebol podem prejudicar um clube, vide Fluminense e suas viradas de mesa, Vasco do Eurico, Corinthians do Andrés Sanches, São Paulo de Juvenal Juvêncio e os seus sucessivos mandatos, entre outros…
Não consigo entender. A mania de perseguição. É normal que clubes que estejam em destaque seja alvo de torcidas adversárias. Normal e salutar. O que não é normal é o uso de esperteza, malandragem para auferir vantagens, como voltar treinar sem autorização, com claro prejuízo para quem respeitou normas e determinações. Eu viajo muito, afinal sou piloto em aviação comercial e vejo perseguição ao Flamengo. Aliás, ouvia sim muita admiração, até que dirigentes uniram -se ao atraso, expondo o clube. Daí, de dias para cá, elogios ao time, criticas à esperteza e/ou malandragem. Ouço radio em todas as capitais, até em São Paulo o clube era elogiado. Aí veio o acidente no Ninho e começa aparecer críticas ao comportamento diretivo, falta de sensibilidade e respeito ao proximo. Pouco mais de um ano depois, a nalandagem de araque está de volta. Os espertos trocaram 18 milhões na mão, por menos de 4 voando. São considerados grandes empresários. Um estava levando a sky p buraco e o outro juntamente com Eike levou uma potência ao chão. Com toda sinceridade o que o clube n consegue é tocar seu marketing. O Flamengo tem um grande vice de futebol que segura os pepinos. Não estou preocupado com estadual. Estou sim preocupado com JJ. Se for para ir, libere logo e corra atrás de alguém. Eu iria até as do tec do River, sabendo que vem mais décadas e decadas e nenhum técnico fará o que JJ fez: mais títulos que derrotas.
Presidente,
Eu acompanho o seu raciocínio…
Não é apenas uma questão de criatividade, bom humor e carisma – que separa a diretoria atual das anteriores. Acho que isso é realmente um abismo e faz muita falta, porque tem a ver com a cultura rubro-negra, um jeito carioca despojado, irreverente. Tem a ver com EMPATIA…
O mundo mudou. As redes sociais, o jeito da sociedade se expressar. Vivemos um ambiente muito mais complexo – e de certa forma…intolerante. Isso ajuda a deixar a nossa imagem mais deteriorada – por razões já exploradas pelos nossos amigos aqui do blog.
Acho que seria legal existir um conselho formado por ex-Presidentes que tivessem uma pauta perene com o Rodolfo Landim. É necessário haver esse tipo de conversa, de ponderação – que não passa por qualquer outro interesse que não seja a imagem e a cultura rubro-negra. Seria valioso e uma enorme chance de corrigir alguns equívocos que essa Diretoria atual comete.
Acho que isso vai se refletir nas próximas eleições do Flamengo. Não é apenas uma questão de vencer, mas também de representar a instituição com seus valores morais e com o seu comportamento gregário.
Há muitas lições a se aprender.
SRN 7
Concordo Marcello F Penna, a ideia é excelente, e deveria ser estudada e implantada, um conselho de ex presidentes e temos muitos ex presidentes felizmentes vivos, diferentes dos outros clubes. O Flamengo é uma nação e precisa estar conectada com a vida, a decencia e a qualidade. Chega de espertezas, chega da malandragem que o Estado do Rio prova todos os dias, quando vemos todos os ex governadores, de 6 eleições para cá, presos, ex presos, e em vias de afastamento. A malandragem carioca, caiu em desuso e tomara não volte mais, a não ser nos bate papos de botecos.
Os DEMONIOs odeiam a biblia . Isso faz da biblia errada ?
O mundo odia o windows ? ? ?
MAS esse mesmo mundo COMPRA e USA O WINDOWS DIARIAMENTE .
Quase 10 bilhoes de habitantes do planeta odeiam o WINDOWS e reclamam dele, MAS usam ELE diariamente e sem ele não conseguiriam nem simplesmente ligar o computador, muito menos usa-lo. Pra quem não sabe, foi o WINDOWS que tornou possivel coisas como o Mouse, internet, touch screen, leitores de codigos de barras, ETC .Vou parar por que a lista é INFINITA. Muitos vao dizer… que burrice é essa eu uso o Linux, ou o Android. Para quem nao sabem esses programas sao ReLEITURAS DO CONCEITO criado pelo WINDOWS . isso sem falar naqueles programinhas que TODOS USAM tendo por baixo deles no subplano o WINDOWS . Quantas pessoas no mundo sabem usar o computador sem um mouse, touch screen, comandos por voz ? Sem o windows os usuarios teriam que saber a VERDADEIRA LINGUAGEM de comando dos computadores que o WINDOWS INTERPRETA e mostra pra elas de uma forma AMIGAVEL, ou seja muito mais simples ou se preferirem traduzida.
99 % das pessoas que falam mal do windows e do Bill Gates nem sequer sabem o que ele é ou o que realmente faz pra ELAS.
Ou seja, a grande maioria nem sequer sabe o que dizem odiar ou por que pensam odiar.
Os lideres sao MUITO ODIADOS esse é um dos precos para se DESTACAR. O amor e o odio andam JUNTOS.
Ninguem atira pedra em vidraca quebrada.
Vivemos em um mundo de INVERSAO de VALORES. Ser AMADO nao é = a ser certo. E ser ODIADO não é igual a ser errado. Muitas vezes ser odiado por TODOS ê o preço cobrado para se fazer o Certo .
A LIDERANCA tem seu preço.
Alguem algum dia escreveu ” Toda unanimidade é BURRA ” Nao preciso nem comentar a frase e o contexto. Ou preciso ?
Eramos invejados ? Somos invejados.
Se alguém quer que o Flamengo deixe de ser o mais detestado pelos ADVERSARIOS a receita é muito simples, é apenas rezar pro Flamengo passar a ter miseros 4 mil torcedores.
Somos detestados na EUROPA ? A resposta obvia é, não e a razao é simples nossos FREGUESES estão aqui na america do sul. Se jogassemos a Champions League e fossemos o Barcelona ou o Real também estariamos na lista de mais detestados da europa. Essas duas grandezas andam juntas são indissociaveis.
Esperar amor de coracoes invejosos é muita injenuidade .
Nunca vi uma torcida adversária sair feliz de um estádio depois de sofrer uma goleada.
O choro é LIVRE.
Melhor estar entre os INVEJADOS ou entre os unidos INVEJOSOS ?
Flamengo se desendividando. Flamengo montando super times. Flamengo massacrando adversarios. Flamengo CAMPEAO Brasileiro. Flamengo CAMPEAO DA LIBERTADORES, Flamengo mostrando sua forca ……………
Acham mesmo que isso TUDO seria motivo de amor dos ADVERSARIOS ?
Quanta ingenuidade, Esperavam o que, elogios dos adversarios ?
Faltou essa pesquisa informar que o Flamengo tambem é o clube MAIS AMADO DO BRASIL E DO MUNDO.
Sera que foi algum Flamenguista que fez a pesquisa ? Suspeito que nao.
Numeros e pesquisas são facilmente MANIPULAVEIS. A manipulacao pode comecar já no ENUNCIADO. A forma como as perguntas sao FEITAS ou ORDENAFAS ja abre muitas possibilidades e tambem fecha outras.
Elementar meu caro watson !!!!! Nem sempre foi o mordomo.
Me deixem advinhar os resultaxos dessa pesquisa
1 lugar – Flamengo
2 lugar – Corinthians
3 – Palmeiras ou SPFC ou VASCO …….
Deve ter sido algo assim, ou seja, as colocacoes na citada pesquisa devem corresponder a magnitude de SUAS respectivas TORCIDAS. Ou nao ?
Nao vi a pesquisa, mas …..
Faltam 2 JOGOS pra se ENGASGAR.
Teve jornalista dizendo que o Flamengo foi engolido pelo adversário no jogo passado. O problema é que ainda faltam 2 jogos para eles se engagarem ou terem aquela indigestao de chorar.
1 bilhao para CONTRATACOES ? ? ? ? ?
Dizem que o Bemfica PROMETEU 1 bilhao em contratacoes caso o JJ assine com eles.
Acho que esse BILHAO deve ser pra TENTAR contratar o elenco do ATUAL vice-campeão MUNDIAL INTERCLUBES e atual CAMPEAO DA LIBERTADORES.
Deve ser isso.
Queria só saber de onde o Benfica pretende tirar 1 bi de euros num futuro recente… Não teve até hoje, vai ter agora por que? Como?
Cada um tem seu lado da história para contar. Se fosse contar o meu, seria algo muito parecido:
https://colunadofla.com/2020/07/apos-ataques-presidente-do-flamengo-se-manifesta-e-repudia-nota-de-jornalista-e-estupida-a-defesa-de-que-visamos-lucro/
Realmente os argumentos do Landin sao consistentes e ate mesmo verdadeiramente obvios.
Recomendo para que não viu a entrevista do presidente do Bahia FC no link a seguir:
https://youtu.be/wpj_UUD9MH8