Embora, até agora, o Flamengo não tenha anunciado oficialmente, de Portugal vem a notícia de que o auxiliar técnico Domènec Torrent é o novo treinador.
Ontem, um querido amigo, e ex-dirigente rubro-negro, fez a seguinte – e perfeita – colocação:
“Essa escolha significa: prefiro um cara que foi assistente do melhor técnico da década, mas nunca trabalhou como técnico no continente europeu, do que qualquer técnico latino-americano em atividade 🤔…”
A pergunta é simples: Todos os treinadores sul-americanos são tão ruins a ponto de serem preteridos por um auxiliar técnico europeu que jamais teve a responsabilidade de dirigir um time medianamente importante?
Se o Flamengo sequer tentou Gallardo, Renato Gaúcho, Rogerio Ceni, Bielsa, Sampaoli, Fernando Diniz, Mano Menezes e por aí vai e, opta por um europeu que jamais foi protagonista, nem teve a mínima responsabilidade e compromisso com a conquista, não estaria com uma pá auxiliar decretando o enterro de todos os profissionais sul-americanos?
Vou repetir. Só não tem tudo para dar errado pelo fato do nosso elenco ser excepcional, mas que fica a sensação de que estamos dando sopa para o azar, lá isso fica…
Todos os treinadores sul-americanos são tão ruins a ponto de serem preteridos por um auxiliar técnico europeu que jamais teve a responsabilidade de dirigir um time medianamente importante?
SIM !
Com todo respeito, não vislumbro nenhum treinador sul-americano disponível com capacidade de dar continuidade ao trabalho do JJ. Por sinal, na época de sua chegada foi duramente criticado também sob esta mesma ótica.
Poxa Kleber, vc contratou o Apolinho, que eu amo , mas que nunca foi técnico na vida …
Exatamente isso!!
E vejo que o Flamengo está no processo de internacionalização da marca, e vejo muito complicado trazer um técnico mesmo que mediano que trabalhe na Europa devido a toda essa situação que assola a humanidade.
Então nesse caso estamos trazendo o auxiliar do melhor técnico do mundo, e convenhamos muitos queriam que o João de Deus continuasse.
E não quero acreditar que o cara que trabalha a décadas com o Guardiola não pegou nada e não aprendeu nada.
Mas….nesse caso se der certo não será competência do treinador e sim a qualidade do elenco!!
É difícil de compreender!!
Exatamente.
Bem lembrado !
Aquilo sim, foi um absurdo!
Diego, amigo,
Disponível estão todos. Todos têm uma multa rescisória e o pretendente não é qualquer um, é o Flamengo.
Queridos amigos,
Vamos olhar por outro ângulo!
Não é verdade que os técnicos sul-americanos e em especial os Brasileiros estão mortos e enterrados, é a safra!
Coutinho, Telê, Zagallo e etc…. No momento não existem mais.
Querido Presidente, sou seu fã, mas Ceni, Mano, Diniz… Não roda, (sei bem que foi exemplo).
Imagina a pressão sobre esses caras? Após fantástico trabalho Mister.
Sejamos racionais, Gallardo não vem, ele é um mito no River, está de olho na Europa.
No Brasil somente o Renato, mas que erradamente irritou a torcida ano passado. Eu gosto muito dele, jogou aqui e tem provado ser o cara, no Mengo seria um pulo para a seleção canarinho. Mas fica pra frente, esse casamento um dia vai acontecer.
Essa busca pelo estrangeiro ao meu ver, não passa pela arrogância e muito menos tiro no escuro.
Esse departamento de inteligência do Flamengo tem funcionado. O Clube, não se preparou para a saída do Mister, mas os departamentos estão funcionado com velocidade e poder de resposta, assim como para as contratações de jogadores.
E fica a dica, essa dupla Braz e Spindel esta iluminada!
A final da Liberta é no Maraca. Eu duvido que esse dupla não estará fazendo de tudo pelo tri da América!
Lima foi apoteótico, imaginem RJ? Será o apogeu!
SRN
Com todo o respeito, pelo que entendi a questão não é de nacionalidade, mas sim a forma e estratégia de jogo, além disso Mano Menezes estar entre as opções dos treinadores não dá! Da forma como ele saiu do Flamengo, deveria impedir que fosse citado em qualquer lista! Apenas uma opinião!
Evidentemente que nenhum deles se equiparam ao Gallardo. Não acredito em milagres, vou torcer, embora repita o que vinha dizendo: ninguem, só Deus para fazer o que Jesus fez. Ele vai se dar bem no inicio porque perdendo não terá torcida a incomoda-lo. Nos resta torcer, mas serei bem franco: prefiro esse desconhecido do que o tal Jardim. De tempo ao tecnico para trabalhar, com elenco que temos vamos disputar titulos. Gostaria de ver o time jogando bonito.
Que venha Domènec. Tendo Rafinha como padrinho, já começa bem!!!!
Que seja bem-vindo. Quanto aos técnicos brasileiros, de jeito nenhum. Bolinha prá trás, retranca, poupança de jogadores, mão na cabeça etc! Vade retro!
Thiago, amigo,
Situações e momentos distintos. Apolinho foi um fato fora da curva, onde a tentativa foi pra cima e não para baixo.
Entenda que só estou questionando, se os treinadores sul-americanos são tão incompententes a ponto de serem preteridos por um auxiliar europeu. Só isso.
Como você, continuarei torcendo muito. O que não posso é deixar de dizer o que penso.
Forte abraço.
Acredito que possam ter sim técnicos sul americanos com capacidade. Mas a diretoria optou por um europeu, qual o problema disso ?
Com relação a ser auxiliar europeu, lembro de inúmeros treinadores que o Flamengo já contratou por terem feito trabalhos em times pequenos que em nada credenciava os mesmos a dirigirem o Flamengo e alguns até deram certo mesmo que até a página 2.
Ney Franco, Lula Pereira, Rocha,Edinho, Apolinho, Caio Júnior, Valdemar, Zé Ricardo, PC Gusmão, Barbieri etc etc
Aqui no Brasil só vejo dois treinadores que poderiam fazer um bom trabalho, Diniz ( que diga-se nunca ganhou nada ) e Renato gaúcho.
Eu falo treinadores com tática + ou – parecidas com JJ.
O resto esquece.
Que o Domenec faça um bom trabalho.
SRN
SRN
É impossível não perceber o quanto a qualidade dos nossos treinadores está ruim. Acreditar em Mano Menezes, Rogério Ceni, Fernando Diniz e tantos outros técnicos brasileiros como substitutos de Jorge Jesus, é não enxergar o abismo tático que separa os nossos treinadores, dos treinadores europeus. Não dá, o grande mérito do Flamengo em 2019 foi ver que entregar uma Ferrari pra um mau motorista não adiantaria nada.
Esse endeusamento pelos técnicos europeus definitivamente não me parece ser algo normal. JJ não era nem conhecido no Brasil. Domenec Torrrent a mesma coisa. Este último é outra aposta que pode ou não dar certo. Agora, não posso crer que tudo na América do Sul virou lixo.
Parece que todo mundo já esqueceu a dificuldade que o Flamengo teve para vencer o Fluminense na final do carioca. Olha a disparidade técnica entre os dois times.
Toda escolha de treinador é uma aposta. Nenhum clube escolhe um treinador para ser demitido ou para não dar certo…
Portanto, parabéns a diretoria do Flamengo que fez uma excelente aposta. O mesmo não se poderia dizer se a escolha tivesse sido Renato Gaúcho, Rogério Ceni, Fernando Diniz ou Mano Menezes.
Graças a Deus nossa diretoria não tentou contratar nenhum treinador Brasileiro. Pensar em Mano meneses, Renato, Fernando Diniz, Rogério ceni é no mínimo retroagir. Prefiro esse Espanhol que pelo menos trabalhava com quem sabe de futebol. O cara que era responsável por dar os treinamentos do time do melhor treinador do mundo, não pode ser um zé ruela. O grande problema é que a imprensa, técnicos Brasileiros e etc defendem reserva de mercado para não perder a boquinha. Infelizmente, nossos treinadores só querwm saber de sombra e água fresca. Estudar que é bom…..nada. Até porque são ex jogadores que estão com vida financeira resolvida e portanto não querem saber de se qualificarem. Diretoria do Flamengo, Parabéns!!!
Com JJ foi a mesma coisa, Renato praia gaucho e Luxemburgo desceram o sarrafo. Até de velho chamaram o JJ.
Também acho. Todos são apostas.
O próprio JJ muita gente aqui torceu o nariz qd da contratação.
Falar agora que deu certo é fácil.
Também achei que o Flamengo está fazendo uma boa aposta.
SRN
Boa noite a todos
EU Ñ CINTRARARIA ( tem mta teoria e pouca prática, só dirigiu time na terra do Mikey
OREMOS !
Gosto sempre de me posicionar ANTES ( criticar dps é oportunismo )
ESPERO ESTAR ERRADO
Qto aos técnicos daqui se perderam no corporativismo, é total falta de profissionalismo, pq se colocam e preferem estar em harmonia com os jogadores nem sempre profissionais.
BOLEIRAGEM não é mais admitido, ACABOU esse protecionismo.
BEM VINDO
ASSIM MESMO VMS TORCER PELO
“GUARDIOLA JUNIOR ”
SRN
Helder, embora respeite a sua opinião, não vejo endeusamento a técnicos europeus. Acho que nossos dirigentes apenas saíram à procura de alguém que desse continuidade ao trabalho de Jesus. E por aqui não vejo ninguém. Nem mesmo os empregados, e com multas altíssimas, Sampaoli e Gallardo.
Os Fla-Flus não servem de parâmetro pois, por ingenuidade da nossa direção, na minha opinião, não deram um “dá ou desce” que não deixasse contaminar o ambiente às vésperas de uma decisão.
Até o jogo do Volta Redonda o time vinha bem. E os adversários eram tão fracos como o Flu , só não tinham camisa.
E ainda bem que o Flamengo não tentou Mano Menezes, Ceni e Diniz, com todo respeito ao Kleber.
Queridos amigos,
Vamos olhar por outro ângulo!
Não é verdade que os técnicos sul-americanos e em especial os Brasileiros estão mortos e enterrados, é a safra!
Coutinho, Telê, Zagallo e etc…. No momento não existem mais.
Querido Presidente, sou seu fã, mas Ceni, Mano, Diniz… Não roda, (sei bem que foi exemplo).
Imagina a pressão sobre esses caras? Após fantástico trabalho Mister.
Sejamos racionais, Gallardo não vem, ele é um mito no River, está de olho na Europa.
No Brasil somente o Renato, mas que erradamente irritou a torcida ano passado. Eu gosto muito dele, jogou aqui e tem provado ser o cara, no Mengo seria um pulo para a seleção canarinho. Mas fica pra frente, esse casamento um dia vai acontecer.
Essa busca pelo estrangeiro ao meu ver, não passa pela arrogância e muito menos tiro no escuro.
Esse departamento de inteligência do Flamengo tem funcionado. O Clube, não se preparou para a saída do Mister, mas os departamentos estão funcionado com velocidade e poder de resposta, assim como para as contratações de jogadores.
E fica a dica, essa dupla Braz e Spindel esta iluminada!
A final da Liberta é no Maraca. Eu duvido que esse dupla não estará fazendo de tudo pelo tri da América!
Lima foi apoteótico, imaginem RJ? Será o apogeu!
SRN
Para apostar no Rogério Ceni, que como técnico, não ganhou absolutamente nada, com uma passagem ruim pelo SP, e Cruzeiro, ainda prefiro o espanhol, com conceitos modernos de futebol. Vem com aval do Rafinha.
Queridos, não entendo o espanto!!!
Os europeus apostam fortunas em nossos moleques da base sem que nunca tenham se firmado ou , as vezes, sequer jogado no time principal.
Por que fazem isso?
Porque sabem que o “talento” dos nossos jogadores da América do Sul e superior a muitos jogadores profissionais e formados do continente deles, por isso apostam, as vezes perdem, mas quando dá certo compensa .
Então, por que não podemos, aqui em nosso continente, explorar o que eles tem de mais talentoso no futebol do que nós? Nesse caso os técnicos ?!?
Somos brasileiros, mas temos que ser realistas, os dois últimos técnicos campeões do mundo pela seleção foram Parreira e Felipão, nas costas de Romário e Ronaldo , respectivamente.
O futebol treinado pelos dois técnicos eram horríveis !!!! Isso é um fato.
Em resumo: Os técnicos brasileiros SÃO incapazes de realizarem um trabalho equiparado aos europeus? Não! Agora, os técnicos brasileiros ESTÃO incapazes de serem comparador aos Europeus? Sim, é evidente, os resultados mostram isso!!!
SRN!
Em tempo, o Torrent pode dar errado? Claro, futebol não é receita de bolo, é imprevisível.
Mas eu prefiro arriscar acertar do que a certeza do erro.
Espero que dê certo, torço por isso.
E sejamos humildes, o Brasil não produz laterais ( olha a idade dos nossos), centroavantes ( Pedro é rara exceção) e técnicos de qualidade a muito tempo.
Isso vai mudar, acredito, mas não vai ser agora.
SRN!
Caro Kleber,
Discordo. Diante das opções disponíveis, o Braz deve ter ficado na dúvida entre dois espanhóis.
O Torrent demonstrou muita vontade de comandar o Mengão e dar continuidade ao trabalho do Jorge Jesus. Isso conta muito. O cara conhece tática e trabalhou com grandes elencos europeus. Vai dar certo!
Caro Presidente, quando da escolha de JJ você também questionou a escolha da diretoria, apontando inclusive seu preferido na época que era o Cuca. E deu no que deu. Quem disse que o raio não pode cair duas vezes no mesmo quintal?
Técnico brasileiro hoje só se fosse uma aposta em Ceni. O Sampaoli e o Ramirez tem multas pra lá de salgada. E o Gallardo falou logo de cara que não sairia pq ali a questão passa por um processo que ele acredita o levará a presidência do Clube.
Outra coisa, caro presidente, um dos maiores técnicos da História do Flamengo, Claudio Coutinho, jamais tinha sido técnico de um clube de futebol (tinha sido treinador apenas da Seleção Olímpica e assim mesmo por contingências da época), e deu no que deu. Vamos acreditar.
Como falei ontem , k Rafinha elogiou o auxiliar do Guardiola , acho uma ótima indicação , não e um desconhecido e um treinador qualquer , agora futebol e resultado , e com time que temos acho q e só continuar na pegada q estava c k JJ e não inventar q dará tudo certo !!
Presidente, dos nomes citados por você eu tentaria o Sampaolli ou Renato. Confesso que não acreditava no sucesso do JJ quando da sua chegada, a contratação do Estagiário do Guardiola me preocupa ainda mais quando leio que ele virá com apenas dois auxiliares, sem preparador físico, a questão da língua sempre é um dficultador, enfim……
Vamos torcer para que dê certo.
Mengooooo.
Caros amigos,
O sonho de todo jogador é jogar em um grande clube da Europa. Qual jogador vai querer se queimar com um Jorge Jesus ou com um treinador que se formou no Barcelona e foi auxiliar do Guardiola por 8 anos? Nenhum.
Se o Flamengo tivesse um técnico “churrasqueiro” no ano passado, o Gabigol teria entrado em forma e seria tão aplicado como foi com o Jorge Jesus? Não.
Apoio a diretoria por escolher o Domenec. Com certeza ele tem algo a somar no Flamengo. Alem disso, com esse elenco forte e com a fragilidade dos adversários tem que errar muito para não conseguir resultados bons.
Na minha opinião o técnico brasileiro em atividade com o melhor currículo é o Paulo Autuori.
Felipão foi aposentado pelo 7X1.
Confio na indicação do Rafinha!
Domenec na cabeça!
SRN!
Caro Kléber e amigos!
Vejo com tranqüilidade a escolha e entendo que a mesma faz parte de um projeto de um time que tem DNA VENCEDOR e quer continuar assim. Temos elenco e foi definido um nome que era cérebro de um dos melhores técnicos do mundo, sendo ainda, um dos poucos que saíram da mesmice tática. Ser assistente do Pep Guardiola é uma boa referência. Acredito que a decisão foi pensada e tomada com segurança. Acredito ainda que o FLAMENGO admira técnicos brasileiros e com a certeza de não ter o Renato que é o mais diferenciado, resolveu ir a Europa.
Vamos aguardar. O tempo dirá.
SRN
Amigos, óbvio que a principal escolha seriam técnicos com mais experiência. Mas diante do momento de pandemia é compreensível a rejeição de técnicos europeus em vir para o Brasil.
Na América do Sul, vejo somente o Galhardo com condições de assumir o time, com o porém do estilo de jogo do River ser diferente do nosso. A maioria dos técnicos daqui estão desatualizados, além de ser uma pressão enorme colocar um técnico brasileiro no comando do nosso time hoje nesse pós Jesus.
Após torcer o nariz com a chegada do Jesus, até então um desconhecido para no nós, meio da temporada passada, vejo com bons olhos a chegada do espanhol, pois acredito que minimamente ele aprendeu algo com o Guardiola.
Acredito ser uma aposta valida, principalmente se for investido numa boa comissão técnica para o espanhol, assim como era com Jesus.
Alguém aqui questiona a capacidade do técnico Pepe Guardiola? Antes de assumir o Barcelona o Pepe Guardiola havia treinado apenas o Barcelona B por apenas 38 jogos. Será que ao assumir o Barcelona o referido técnico vingou? A história responde essa pergunta. Todos os grandes profissionais, seja qual for a área de atuação, precisaram de um início para brilharem. Vejo que o nosso postulante a técnico teve uma base extremamente sólida ao estagiar por aproximadamente 1 década com o maior técnico da atualidade. Há de se observar ainda, que em seu primeiro trabalho a frente de uma equipe, nosso possível técnico executou um excelente trabalho.
Apostar é preciso. Quem não corre riscos não sai do lugar.
Senhor presidente, acredite, esses caras da nossa diretoria são provincianos, mentalmente colonizados.
O que estão fazendo é simplesmente ridículo.
Aqui na Europa alguns jornais esportivos até caçoam do provincianismo, que se autoimagina cosmopolita, desses atuais dirigentes do Flamengo.
São tacanhos. Nossa diretoria é intelectualmente colonizada, deslumbrada e tacanha.
É lamentável.
Também, de herdeiros mentais da patricia amorim de triste lembrança…Vai se esperar o quê?
SRNs
PS: por favor, leia (disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional): série escrita pelo jornalista Marco Aurélio Barradon Guimarães, o popular e saudoso “Jangada”, intitulada “OS COVEIROS DO FLA”, edições 13328 a 13334, de 20 a 26 de setembro de 1968.
A História se repete. E, já dizia o filósofo barbudo, a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa!
SRNs
Caro André, xará,
Não acho deslumbramento buscar ideias novas em outros países. O intercâmbio de treinadores é comum em outras modalidades esportivas.
O Flamengo tem potencial para ser um dos maiores do mundo mesmo não estando na Europa. Poderíamos ter vencido o Liverpool. Temos potencial para vencer a Libertadores de novo.
Espero que não saia mais nenhum jogador. O time ficou mais fraco sem o Mari.
Um abraço.
SRN!
Verdade, AndréCRF: sem o Mari a saída da defesa para o ataque ficou muito prejudicada. Embora ele fosse bastante lento no combate direto -exigia cobertura, sempre- fazia alguns lançamentos diretos para o ataque de uma precisão digna do Gérson Canhotinha de Ouro!
Esses dois que vieram, Gustavo Henrique e Leo Pereira, não podem ser a ele comparados. O Gustavo Henrique ainda tem uma qualidade, que é o físico, a estatura, o que é importante para um zagueiro central. Mas, aí, o Rodrigo Caio tem de entrar de quarto-zagueiro, pois o GH não sabe jogar pela esquerda. Já o Leo Pereira é fraquíssimo mesmo.
Uma solução (mas é o tal “cobertor curto”) poderia ser a de recuar o Willian Arão para a quarta-zaga. No passado deu certo com o paraguaio Reyes. Talvez pudesse vir a funcionar.
SRNs
Caro André,
Concordo com você. Para mim, o Rodrigo Caio deveria ser deslocado para quarto-zagueiro. Na zaga central colocaria o Thuller ou o Gustavo Henrique.
Leo Pereira precisa mostrar mais.
Um abraço.
SRN!
Bielsa seria o kra