Companheiros,
Gostaria muitíssimo que déssemos uma parada para necessária reflexão. Tenho aqui notado que, até nas entrelinhas, começa a ficar flagrante a irritação de alguns quando não há coincidência de opiniões e isso me parece profundamente desrespeitoso.
Após a reunião do Conselho Deliberativo que, por maioria, reprovou a nova camisa do Flamengo, um querido amigo fez o seguinte comentário: “Que derrota da diretoria, hein?” Argumentei, dizendo que vejo de modo diferente. Ao executivo do clube compete propor, o que foi feito. Se o que foi proposto não agradou a maioria dos conselheiros, não há nenhum demérito para quem apresentou a ex-futura nova camisa. Isto faz parte do “modus operandi” do clube. Que siga o jogo…
Noto que estamos caminhando para uma polarização com respeito ao treinador. Só que os direitos são iguais para quem o admira e para quem o considera um auxiliar com grife. Há de se respeitar qualquer tipo de opinião, caso contrário, corremos o risco de estar pregando a censura. O que não tem cabimento é alguém ser recriminado por pensar diferente. Que negócio é esse?
Isto é tudo que abominamos.
Pessoalmente, não teria contratado Domi, o que não quer dizer que por isso tenha o direito de crítica, quando não for pertinente. Aliás, de minha parte as críticas são pontuais, como a última, no equívoco de esconder Gérson durante 45 minutos de jogo.
No mais, torço por ele, como por quem quer que esteja vestindo nossa camisa. E, tenho a certeza de que todos os companheiros do blog pensam desta forma.
Dito isto, que cada um tenha o direito de dizer o que pensa e, que seja respeitado. Discordar, pode. Desde que, com educação, bons argumentos e sem ironia.
Já que falamos em polêmica, vamos mergulhar na da vez. Leio aqui muitas críticas pelo fato do contrato de Diego Alves ter sido renovado. O argumento é no sentido de que isto virá inibir, ou retardar, o crescimento do jovem Hugo.
Lá vou eu para o outro lado, com os seguintes argumentos: a diretoria acertou. Já vi esse filme e, dele participei. Clemer foi importante para Júlio César, como Diego Alves será para Hugo. Além disso, há a velha e sábia máxima de vovó Corina: “Quem tem um, não tem nenhum”.
Com estes dois, estaremos sempre bem protegidos, seja quem for o número 1.
Para concluir este post, resgatando o tema original, esta é apenas a minha opinião que, pode ser perfeitamente contestada, desde que, com educação, bons argumentos e sem ironia…
Perfeito amigo Kleber. Concordo com tudo.
Somos donos de uma única causa: ver o FLAMENGO VENCER.
SRN
Vejo a questao financeira, como grande oponente na renovação de Diego Alves.
Pelo que foi informado por alguns Youtubers, Diego Alves já ganha em torno de 700 mil o que deve ser verdade, pois veio da europa e as luvas da compra devem estar inclusas.
Porém , a renovação por mais 2 anos, com certeza com mais luvas e um aumento salarial , fatalmente esse valor ira beirar 900 mil a 1 milhao.
2020 foi um ano de muitas percas financeiras para o Flamengo, desde o não contrato de televisao do campeonato carioca, passando pela falta de bilheteria, redução do sócio torcedor , mal investimento em jogadores como Léo Pereira e Michael, somente os dois custaram 13 milhoes de euros e não tivemos nenhuma venda do nivel de Reinier, Paqueta e vinicius Jr.
Talvez hora de tirar o pé um pouqinho e rever se no mercado não há um bom goleiro, com experiencia e com melhor valor. Acredito que seria muita grana por um bom goleiro.
Massssss… apenas um bom goleiro, um milhão; você tem sem dúvida, o melhor goleiro do país.
Com relação a Hugo Souza, muito potencial, talvez do nivel de Julio César, mas não sabemos até que ponto um longo periodo na reserva lhe seria benefico, pois Diego Alves ao contrario de Clemer, não parece ser adepto a reserva ou em reconhecer falhas, vide caso Dorival . Sem contar, Diego Alves, tem comprovadamente uma séria deficiencia em sair do gol. Por quase um milhão, tem que ser completo.
Forte Abraço Presidente.
Discordo Liliano,
Não pagamos pelos direitos, somente salário alto, compatível com a categoria do goleiro.
A experiência dele será fundamental na campanha da Libertadores, além de falar espanhol fluentemente e ser um dos líderes do grupo.
Concordo com o Kleber, quem tem um…..
SRN
Com relação a renovação do Diego tb concordo.
Mas espero que o Domenec tenha habilidade em conduzir esta situação. Pois o Neneca está nas graças da torcida, e pelo que li o Diego será titular contra o furacão, ou seja, o sarrafo subiu muito. No seu primeiro erro a torcida cairá em cima dele e do dome pedindo o Neneca de volta.
Já em outras situações parece( digo parece) que o Neneca será titular.
E aí espero que o Diego tenha humildade em aceitar.
Enfim, que saibam conduzir bem a situação para o Flamengo não sair perdendo.
SRN
Recado dado, recado atendido, Presidente.
A questão do Diego Alves é bem simples: que quem tenha sentado à mesa com ele tenha deixado claro que ele não titular absoluto.
Não dá pra esquecer aquele bafafá criado por ele na época do Dorival Jr.
Se a conversa tiver sido nesse sentido, fazendo vê-lo a excelente fase do Hugo, não vejo problema em renovar o contrato.
SRN!!!!
Caros amigos do blog,
O momento de reflexão é realmente oportuno! Estamos vivendo um momento tenso em nível global onde observamos polarizações surgindo acerca de diversos importantes assuntos. Intolerância e desrespeito estão sendo cada vez mais frequentes. Sinto muito que as divergências de opiniões tenham caminhado para uma exacerbação dos ânimos, logo aqui nesse blog que tem sido um grande companheiro durante toda essa pandemia.
Sobre o Dome, não acho que tenha sido um erro da diretoria. Uma pessoa que tenha trabalhado nos maiores clubes do mundo por 10 anos auxiliando o Guardiola obviamente possui conhecimento de futebol e tem algo de diferente para acrescentar ao futebol brasileiro. Para mim isso é bem claro! Ainda que o nosso treinador seja bem remunerado, entendo que o Dome está sendo corajoso em vir para um outro país, em tempos de pandemia, para encarar o desafio de assumir um clube como o Flamengo após Jorge Jesus. Além disso, o nosso treinador tem se comportado de forma digna e respeitosa. Na vida todos estão em buscas de oportunidades e o Flamengo está dando essa chance ao Dome para mostrar o seu valor, de fazer o seu voo como comandante e não mais como copiloto. Os resultados do nosso treinador até o momento estão sendo satisfatórios apesar de todas as críticas, adversidades e de alguns deslizes.
Concordo, em parte, com a renovação do Diego Alves. Renovaria por apenas um ano. Seria o tempo para o Hugo ir amadurecendo, melhorando o jogo com os pés, saídas do gol, ganhando mais maturidade, confiança e conhecimentos táticos para orientar o sistema defensivo.
Também respeito as opiniões diferentes!
Vamos ter calma!
Seremos campeões!
Saudações!
Quanto ao Diego Alves concordo , deveria ter contrato renovado apesar de não achar ele um super goleiro tenho que dar o valor que o cara merece, ano passado nós salvou em alguns jogos importantíssimos na campanha do BI da América principalmente contra o Emelec no Maracanã e Grêmio na Arena, fez uma defesaça num arremate do Cebolinha que teria complicado nossa vida.
Já disse aqui e repito que o César não pode mais ser goleiro do Flamengo. O Hugo está jogando muito, mas e e se machuca, é convocado (tem Olimpíadas em 2021), é suspenso, entra em má fase? Bota o Diego Alves, experiente, rodado, líder. Simples!
Foi assim com Clemer e Júlio Cesar.
Espero que esse ambiente aqui não vire a FlaTT onde não se tolera nada. A vida não pode ser 8 ou 80 e mesmo bem, o Flamengo não vai ganhar tudo. O esporte tem mais derrotados do que vencedores, afinal, dos 20 clubes da Série A, 32 da Libertadores, 100 da Copa do Brasil, somente um sairá vencedor em cada competição.
Saiu a lista dos relacionados para o jogo de amanhã!
Iria de 4-4-2:
Hugo
Isla
Thuller(Noga)
Natan
F Luis
Arão
Gérson
ER
Vitinho
BH
Pedro
SRN!
Uma pergunta: O que os amigos pensam sobre F Luís no lugar do Vitinho? Pode dar certo?
Meu camarada Andre!
Iria de 4-4-2:
Hugo
Isla
Thuller(Noga)
Natan
F Luis
Arão
Gérson
ER
Vitinho
BH
Pedro
* Nessa escalação trocaria o Thuler pelo Gustavo, apesar da falha.
* No lugar do Vitinho, já entraria com Daniel Cabral, por causa da suspensão do Arão pra domingo.
É bom jogador…
O mesmo 4-4-2 do amigo…
É isso aí Kléber,concordo com tudo ! Bom apesar de não ser tao fã do Dome ,pq inventa muito,apesar que já melhorou bastante,tirando essa de Gerson na esquerda , torço demais que de certo, e reconheço que achava pior ,mas as coisas estão se encaixando. Acho que ainda falta um jogador criativo para o meio campo e um volante, para compor elenco,com essas duas contratações o time buscará com certeza de maneira mais fácil os títulos . Quando falo isso é por causa das convocacões .
Sobre as polêmicas acho que já se esclareceu tudo…em relação ao jogo de amanhã,entrar com time forte pra fazer um bom resultado que de tranquilidade pra volta….não esquecendo que a maldita CBF já nos desfalcou para as quartas….quer apostar que no sorteio será contra um paulista ?
Diogão!
Rasteiro no canto…
1 – Hoje, Hugo está melhor que Diego.
2 – Diego não vai aceitar em hipótese alguma, ser banco do Hugo.
3 – R$1.2 milhões para um goleiro, se não for o Manuel Neuer, nem pensar.
4 – Concordo! Quem tem um, não tem nenhum.
Por outro lado, não vejo mais espaço para Diego no Flamengo. Por que essa demora em aceitar uma renovação, quando já vai pra 36 anos?
5 – Sempre tive vários questionamentos sobre o goleiro, apesar de entender que estamos falando de um jogador vitorioso. O fato de JAMAIS sair do gol, me incomoda profundamente. Em 18 jogos com Abel, tomou 12 gols de cabeça dentro da pequen área. Já deu…
6 – Não renovaria e tentaria Ivan da Ponte.
7 – Obrigado por tudo e siga em frente, meu cao Diego…
Egon, amigo!
Estava pensando que a renovação ficaria próximo dos 700 mil por mês, salário atual do Diego Alves!
1.200.000 por mês em dois anos de contrato a conta passará dos 30 milhões de Reais incluindo outros encargos.
Pensando bem é um valor muito alto!
Acho corretíssimo os Conselheiros se reunirem com o Setor Financeiro para deliberarem sobe a renovação.
Um abraço!
SRN!
Também sou da opinião de que deveríamos renovar com o Diego Alves até 2021 apenas. O problema era ele querer.
Muito me incomodou essa história dele só ficar à disposição pra jogar essa semana, depois da renovação. Semana passada tava curado, de repente apareceu uma dor no joelho. Por mais que seja verdade, pegou mal.
E o Kleber tem razão: quem tem dois tem um, quem tem um não tem nenhum.
Embora minha orelha não esteja vermelha pelo puxão, acho que agora vamos nos aprumar e remar na mesma direção. É o certo na minha modesta opinião.
Também sou da opinião de quem tem 1 nao tem. Nenhum. Tem q renovar c Diego e pronto, teremos 2 grandes goleiros, a titularidade o treinador decide. Quanto ao Dome, acho q ele tem colocado em prática sua maneira de trabalhar e tem q respeitar, criticando quando errar. Eu oor exemplo tenho ficado bolado c ele na demora p substituir, o jogador as vezes ta mal ou cansado e ele substitui o cara faltando 5 min, e complicado, mas aposto no Dome, seremos.campeoes c ele, nao sei se ganharemos tudo , ate pq e difícil, mas vamos beliscar pelo menos uma das disputas, seja Brasileiro, Copa do Brasil ou Libertadores, abraços amigos !!!
Quanto ao Diego Alves, confesso que não sei o que seria melhor…. Como é a relação dele com os outros jogadores? Como é a vida dele dentro do Fla? Será que a diretoria pensa em uma multa para ele ir para a China , Japão ou EUA???
O que me deixa “preocupado” é de onde o Fla anda tirando dinheiro…. Torcida não vai ao jogo, provavelmente sócio torcedor caindo….. E as Tvs, como vão ficar? E os patrocinios??
O Diego Alves ainda não renovou contrato, está aguardando o aval da Diretoria Financeira, parece que está havendo um impasse quanto o valor. Agora a respeito do Dome acho que ele é um treinador em evolução, tem equivocado algumas vezes. Para mim ele tem um grande diferencial ” valoriza a base” e isto é muito importante, resgatou “craque o flamengo faz em casa”. Concordo com o Geraldo que afirma que o Flamengo precisa de um meia criativo, quanto ao volante acho que Dome irá utilizar João Gomes e Daniel Cabral. Inicialmente eu era contra o rodízio, agora entendo que foi de fundamental importância para não termos mais jogadores no departamento médico do que já temos.
Caro Kleber e companheiros de Blog,
Sinceramente não vi e não entendi o tanto que se falou aqui no Blog em relação a uma possível divisão, a possíveis sub grupos, a falta de respeito, a atritos generalizados, repito, sinceramente não constatei isso em nenhum momento e de ante mão, caso tenha partido de mim alguma colocação que tenha gerado um possível desconforto a algum dos companheiros, com certeza foi um MAL ENTENDIDO ou talvez um equívoco meu na elaboração do texto…
Como já citei aqui anteriormente, estou há 2 anos e meio morando em Portugal e saibam todos que hoje, com as facilidades que a internet e os meios de comunicação nos oferecem, o que me possibilita a assistir todos os jogos do nosso Flamengo (muitos, madrugada a dentro), e também acompanhar praticamente em tempo real a todas as informações do Mengão, nada disso consegue minimamente substituir uma IDA AO MARACA, ESTAR NAS CATIVAS E PODER GRITAR MENGO, MENGO, MENGO !!!
Mesmo com o citado no parágrafo anterior, saibam que o que mais encurta minha distância geográfica hoje do meu querido Flamengo é o espaço aqui do Blog, onde podemos democraticamente emitir nossos comentários, concordar e discordar com os comentários de outros grandes rubro negros, enfim É ATRAVÉS AQUI DO BLOG QUE ME SINTO UM POUCO NO MARACA !!!
Não sei se recordam, mas fui eu que aqui no Blog lancei o bordão “DEIXEM O PORTUGUÊS TRABALHAR”, bem lá no início do período do JJ no nosso Mengão, quando ainda muitos reclamavam do mesmo, eram contrários à contratação de um estrangeiro, principalmente no meio da temporada, e ainda vieram no início alguns maus resultados, a eliminação na Copa do Brasil, para o mesmo Athletico PR de amanhã, a derrota para o Emelec (quando também o chamaram de “Professor Pardal”, por ter escalado o Rafinha no meio de campo), ainda assim SEMPRE o defendi aqui, pois entendia que sua bagagem seria um diferencial, por achar que os técnicos brasileiros estão muito, mas muito atrasados, defasados, desconectados do que está em voga do futebol atual…
Hoje, temos o Domènec, que realmente nunca foi um técnico de expressão, vale ressaltar que o JJ também não o foi, pois chegou a sua maior conquista apenas aos 65 anos aí no nosso Flamengo, o JJ sempre foi um técnico reconhecido apenas em Portugal e mais nada, mas eu nunca tive dúvidas que ele estava muito à frente dos brasileiros, como tenho hoje PLENA CONVICÇÃO QUE O DOMÈNEC TAMBÉM ESTÁ.
Da mesma forma que acreditei no JJ, acredito no Domènec, da mesma forma que apoiei o JJ, também apoio o Domènec, DA MESMA FORMA QUE PEDI CALMA, CAUTELA E TEMPO PARA O JJ, PEÇO HOJE CALMA, CAUTELA E TEMPO PARA O DOMÈNEC, simplesmente isso!!!
Ressalto, que mesmo não tendo um carreira consolidada de técnico principal, não podemos desprezar o fato de ele ter trabalhado diretamente com o Guadiola por 10 anos, com certeza ele tem conteúdo, conhecimento e isso o credencia, pelo menos a meu conceito.
Não é fácil para o Domènec, como não seria fácil para qualquer outro técnico, mesmo um técnico consagrado, estar substituindo um técnico tão vitorioso como foi o JJ no Flamengo, as comparações iriam surgir, as cobranças seriam muito maiores, MANTER-SE NA LIDERANÇA É MUITO MAIS DIFÍCIL QUE ALCANÇÁ-LA, não tenham dúvidas disso…
Além disso, chegar num país estranho numa 3a feira e já assumir o time no jogo do domingo, jogar de 3 em 3 dias, ou seja não treinar, ter um surto viral que atingiu todo o time e também a comissão técnica, ter vários jogadores contundidos e convocados simultaneamente, meus amigos É MUITO PROBLEMA PARA APENAS 3 MESES DE TRABALHO…
Ainda assim, somos líderes no Brasileiro, classificados antecipadamente na Libertadores e ainda com a 3a melhor campanha no geral, estamos nas oitavas da Copa do Brasil, e com reais condições de êxito em todas essas competições.
Até agora o Domènec atuou em 22 jogos, dividam esses jogos em 2 grupos de 11 jogos cada e comparem o desempenho dos 11 primeiros com os 11 últimos, é RELEVANTE A MELHORA ACENTUADA dos resultados, em todos os sentidos, gols marcados, gols sofridos, quantidade de vitórias, enfim basta citar que estamos sem perder a exatos 11 jogos.
Claro, também é possível que não ganhemos nada, claro que sim, estamos falando de futebol, e caso isso ocorra, não tenho dúvida em crer que não será apenas por culpa do Domènec, com certeza não será.
O jogo do último domingo contra o Inter nos deixou uma boa lição, realizamos um 2° tempo de almanaque, com 12 finalizações contra 2, com 78% de posse de bola, AMASSAMOS o atual líder do campeonato no seu campo, tivemos lances MUITO discutíveis de arbitragem, merecíamos ter ganho o jogo, alguém discorda???
Mas não ganhamos, entregamos, por falhas técnicas individuais, 2 gols ao Inter e só empatamos aos 50 minutos do 2° tempo, repito ESTAMOS FALANDO DE FUTEBOL…
Já escrevi muito, e já são quase meia noite aqui, amanhã mais um jogo tarde, agora até melhorou, com o horário de inverno por aqui o fuso caiu para 3 horas a mais, ou seja pra mim o jogo vai começar às 0:30 hs de 5a feira, e até estou comemorando essa redução de uma hora… rsrsrsrsrsrsrs
E para não esquecermos…
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
SRN
Gostei de ler o seu relato e me lembro bem do seu bordão. Tenho deixado o espanhol trabalhar, mas também ão deixo de lançar as críticas que julgo cabíveis.
Caro Antônio,
Claro que temos que criticar, como também criticávamos o JJ, por exemplo no jogo contra o Inter, achei que o Domènec mexeu no time muito tarde, ele já deveria ter mexido aos 15 min do 2° tempo, colocando o Michael ou o Pedro Rocha no lugar do Vitinho, até porque mexer aos 42 min como ele fez, de nada adianta…
SRN
Amigo Paulo,
“Não é fácil para o Domènec, como não seria fácil para qualquer outro técnico, mesmo um técnico consagrado, estar substituindo um técnico tão vitorioso como foi o JJ no Flamengo.”
Bem a grosso modo e distante do nível de importância, mas substituir o JJ é quase como qualquer jogador que ousou vestir a 10 após o Zico. MUITO PESO!
Sou crítico dos erros de Dome, mas atualmente sou contra a sua demissão – nem passa mais pela minha cabeça algo do tipo. Em verdade já fui favorável à demissão, principalmente depois do 5 a 0, mas mudei de opinião com a evolução e, também, alimentado por diversos comentários de amigos aqui do blog.
Falando do 5 a 0, talvez eu tenha sido impertinente com você após o jogo, em um dos comentários feitos de cabeça quente. Peço desculpas caso eu tenha sido mala!
SRN!
Caro Antônio,
Claro que temos que criticar, como também criticávamos o JJ, por exemplo no jogo contra o Inter, achei que o Domènec mexeu no time muito tarde, ele já deveria ter mexido aos 15 min do 2° tempo, colocando o Michael ou o Pedro Rocha no lugar do Vitinho, até porque mexer aos 42 min como ele fez, de nada adianta…
SRN
Caros companheiros deste agradável blog,
Eu sintetizo o meu comentário nas palavras do Paulo Edson, pois as minhas seriam muito semelhantes, especialmente na parte sobre polarização e atritos (pelos quais peço desculpas, se algo que escrevi gerou alguma animosidade ou incomodo em qualquer dos companheiros – inclusive se a brincadeira do “Clube do Doce” vs “Clube da Corneta”, para os quais anexei figuras, tenha levado a problemas, que possam inclusive ter sido o motivo da exclusão dessa funcionalidade – para mim era apenas uma brincadeira que intencionava ser sadia, mas natural que pudesse não agradar a todos) e na parte sobre as carreiras e resultados de JJ e Dome.
Sobre a primeira questão, algo que sempre frizo com pessoas próximas a mim, em qualquer ocasião, é que uma mensagem escrita tem muito mais chances de não entregar a “mensagem completa” às pessoas do que uma mensagem falada, pois a pessoa, no caso da escrita, não está nos vendo, não sabe o tom de voz imposto, a reação, enfim, não permite uma percepção completa de como o emitente intencionava expressar-se. Tal fato já pode naturalmente gerar desentendimentos de diversas formas. De todo modo, creio que, se é algo que incomoda ao Kleber, ao Robert, enquanto criador e gestor do conteúdo, ou aos demais companheiros, comentaristas habitués do blog, deve haver a exposição do fato e reflexão por parte dos envolvidos. A democracia jamais saiu de cena por aqui.
Sobre os nossos treinadores, já é de conhecimento dos companheiros que eu sou imensamente favorável a treinadores estrangeiros no Flamengo. Isso iniciou-se quando passei a reparar que qualquer timeco boliviano, peruano, venezuelano (para ressaltar que se tratam dos mais fracos) podiam ser completas “babas” futebolísticas, mas sabiam dar toques curtos subsequentes de maneira rápida até abrir um pouco o jogo. A falta de habilidade (e outras características mais) fazia com que esses times dificilmente vencessem um time brasileiro, mas há de se notar o quanto o nível deles subiu (ou o nosso caiu – mais provavelmente) a tal ponto que isso passou a já não ser raro de acontecer. O mesmo acontece com equipes europeias, sem falar que, nesse caso, ainda há o “agravante” de que eles sempre foram estudiosos até teóricos e suas buscas por maneiras de enfrentar (e vencer) os sul-americanos demorou, mas surtiu efeito. Também é nítido ver que jogadores brasileiros “fim de carreira” voltaram a jogar no Brasil e o faziam, com uma perna só, melhor que a maioria dos “craques” do território nacional. Ainda assim, nunca consegui virar fã de time europeu ou coisa assim. Já me admirei com grandes jogos de algumas delas (hoje em dia, me chama muito a atenção o preparo e a força absurda do Bayern, que até o Barcelona sapecou sem dó), mas eu sempre fui, contiuo e continuarei a ser somente Flamengo.
Conforme observava cada vez mais tais fatos, via que a força tática cada vez crescia especialmente na Europa e decaía no Brasil, juntamente com a técnica, já que os nossos melhores jogadores eram cada vez mais cedo (e após apenas algumas boas partidas) e acabavam por se firmar. Hoje em dia já há até jogadores na Seleção Brasileira que ninguém sequer sabe onde surgiu ou como apareceu, por exemplo, o Firmino, jogador importante para a nova fase do Liverpool. Com todos esses processos, quando passei uma temporada em Portugal, acompanhava os times locais e foi justamente na última temporada de JJ no Sporting antes de ir para o Oriente Médio, de onde seguiu para o Flamengo. Sempre ouvi falar dele como um nome importante e de muito resultado para o Benfica, mas havia muita crítica também. De qualquer modo, vendo os times portugueses jogarem, é notável que os esquemas são praticamente iguais, o que faz diferença é o poderio financeiro de Sporting, Porto e Benfica, não por acaso os 3 primeiros colocados em praticamente todas as temporadas. Para além disso, há sempre a tentativa dos outros clubes de baterem de frente com os 3 mais fortes e, em alguns casos, o fazem, sempre com jogadas trabalhadas, treinadas, pensadas e bem executadas. Os treinadores portugueses já são uma escola teórica muito forte, a meu ver, e isso se comprova para além de José Mourinho, maior dos nomes recentes. Há times treinados por portugueses em várias ligas fortes da Europa, inclusive a Premier League, onde se não me engano, estão 3 ou 4 treinadores portugueses. Não é (nunca é) por acaso.
Da mesma forma que os portugueses, outros nomes acabam aparecendo em outras nacionalidades, mesmo quando a nacionalidade obviamente não define qualidade. Nesse grupo, destaca-se a algum tempo o Pep Guardiola. Numa visão muito rápida (e talvez até rasteira da minha parte) da carreira dele, ele implementou uma ideologia de jogo no Barcelona, no Bayern de Munique e no Manchester City, o que o faz um dos grandes treinadores da atualidade. E, durante essa parte da sua carreira, tinha ao seu lado, entre outros membros da comissão técnica, o nosso Dome. Concordo que ele não teve oportunidade de mostrar seu trabalho, de treinar um time por conta própria, como está fazendo agora, de obter resultados e credenciais mais importantes, mas passar 10 anos realizando os mencionados trabalhos ao lado do Guardiola já é algo que, diria eu, menos de 5% de todos os treinadores brasileiros possuem na bagagem. E, claro, títulos conquistados acabam servindo como avaliação, mas quantos treinadores vencedores no Brasil não estão a tempos em carreiras simples e vivendo meramente de seus passados enquanto giram por 3, 4, 5 clubes por temporada (vide Luxa e Felipão, principalmente). Os novos que surgem também não possuem bagagem teórica e nem mesmo os ex-jogadores, atuais treinadores, possuem tal conhecimento. Não adianta dizer que “teoria é uma coisa, prática é outra”. No fundo, ambas precisam existir, e o Dome naturalmente experimentou o lado prático, talvez não como “treinador de fato” dos times do Guardiola, mas como parte integrante e diária do trabalho realizado pelo Guardiola, que tem assistentes exatamente pq não pode fazer tudo o que é preciso sozinho, sem auxílio.
Dito isso e, citando também a tabela do Campeonato Brasileiro desde o ano passado, é possível ver que, com um elenco ligeiramente superior aos demais (Santos 2019, Inter e Galo 2020 – Flamengo muito a frente), os treinadores estrangeiros reinam no Brasil (mesmo quando recém-chegados) e não apenas pela colocação do time na tabela, mas por, notavelmente, apresentarem práticas de futebol diferentes, jogadas treinadas, ensaiadas, pensadas e não meramente um “vai lá e resolve, bora time!”, com aquela jogação de xingamentos para lá e pra cá sobre o pretexto de “acordar” o time, de dar algum brio aos jogadores. Balela! Nunca vi ninguém ganhar campeonato no grito…
Uma das coisas que eu sempre desejei ver foi profissionalismo em todos os setores do CRF, não apenas um suposto profissionalismo em campo. Já é possível ver isso no Flamengo, mas os resultados ficaram ainda mais evidantes em 2019, justamente quando tivemos JJ no comando do time. Uma lástima que seus ensinamentos não puderam ser mantidos e utilizados pelo Flamengo, tanto para o time “de cima”, quanto para qualquer divisão de base, mas penso que isso deve estar planejado com o Dome e sua comissão. Ele pode não ser o melhor do mundo, mas, por tudo que acontece no mundo em 2020, por valores financeiros e tudo o mais, penso que alguém que possui os conhecimentos e práticas do Guardiola para implementar não pode ser um mau exemplo de trabalho. Acredito que aquele jogo contra o Palmeiras, quando “descobrimos” tantos jovens em condição de jogar, todo mundo já sabe que há algum dedo do Dome e/ou da sua comissão nos jovens que sobem para o profissional e no dia a dia do sub-20 e demais categorias de base.
Ao final deste post, me desculpo novamente, dessa vez pelo “livro” escrito. Espero que quem conseguiu chegar ao fim da leitura não tenha concluído que perdeu seu tempo… =)
Em tempo: sou adepto do “quem tem um, não tem nenhum”. Prefiro Diego Alves no time rodando com o Hugo do que ter que depender dos demais goleiros disponíveis no momento…
E vamos Flamengo! Seremos campeões!
SRNs!
Tudo muito certinho, amigo Paulo…
Nossas escolhas são legítimas.
Até onde sei e li, em momento nenhum houve desrespeito a qualquer participante do blog.
Quanto a renovação do Diego parece que o financeiro orientou pela reabertura das negociações visando a renovação, valores acordados não foram aprovados, entendo que seja necessária a permanecia dele, desde que dentro dos padrões para um bom goleiro em final de carreira.
Muito oportuna a abordagem quanto ao respeito as opiniões.
Caro Egon,
Totalmente DE ACORDO !
SRN
Acredito que a renovação com Diego Alves será benéfica, desde que ele aceite revesar a titularidade com Hugo. Acho que Diego Alves pode jogar durante a semana e Hugo nos finais de semana, tranquilamente.
Não vi nenhuma falta de respeito entre os membros do blog, mas pode ter acontecido e eu perdido. Fundamental mantermos o bom convívio aqui, até mesmo por estarmos unidos por um amor maior, nosso Flamengo.
SRN
Amigo Paulo.
Jesus substituiu Abel num tremendo voo cego da diretoria.
Tenho absoluta certeza que dos 45 milhões de torcedores, nem 1% conhecia o trabalho do gajo em Portugal.
Apesar de ler muitos sites por dia, eu não tinha nenhuma informação sobre.
Nos 25 dias que teve assim que chegou, passamos por alguns apertos. Contra Atlético Paranaense, Emelec nos dois jogos e, uma chinelada vergonhosa do Bahia.
Nunca critiquei! Até porque, pior não poderia ficar…
Hoje, apesar de todos os pesares que estamos passando, estou otimista quanto a escolha da diretoria, mesmo sabendo que foi mais um voo cego.
Entendo, que mesmo não assumindo o protagonismo como técnico, só o fato de acompanhar um gênio por mais de 10 anos, e ser campeão de tudo que disputou, tem meu aval mesmo sendo quase uma aposta.
Erra como todos, acerta como muitos. Mas após cair de paraquedas na Gávea, julgo que seu aproveitamento seja pra lá de positivo. Os números provam!
Como não critiquei Jesus assim que chegou, não seria justo ser diferente com Dome.
Jesus foi Deus pra nós. Espero que seu substituto alcance o mesmo sucesso…
Tô na torcida…
Egon, por ter morado em Portugal alguns anos antes, eu acompanhei a última temporada do JJ no Sporting antes dele ir para o Oriente Médio, de onde “caiu” no Flamengo. Eu já sabia que o Flamengo melhoraria muito com ele, apesar de não imaginar quanta felicidade ele nos daria em 2019. Eu acho que, se formos falar por nacionalidade, o que absolutamente não define características – apenas observação, acho que os portugueses estão com uma escola de treinadores muito bem fundamentada, com representantes na Premier League, na França e em outros mercados europeus e até fora da Europa. No meio disso, JJ nem é um grande nome, ele se beneficiou, também, do próprio trabalho e dos resultados no Flamengo. É eterno, está na nossa história e nada vai mudar isso.
Para mim, o grande “problema” do Dome é, além de ser tão desconhecido no Brasil quanto JJ era e não ter treinado nenhum grande clube, é simplemente ser o sucessor do Portuga no nosso “Ano Mágico”. Porém, se conseguir implementar bem sua filosofia, pode até superar JJ nesse aspecto e, no ano seguinte, teria ainda mais estofo para continuarmos subindo de patamar.
SRNs!
Espero realmente que Diego renove seu contrato e assuma a titularidade. Por mais que nosso goleiro Hugo venha tendo grandes atuações, Diego é um goleiro multi campeão.
Acho que Hugo vai aprender muito com ele.
Fica aqui uma pergunta: Pq Hugo era o quarto goleiro do Flamengo ? Hugo vai brilhar, só que precisa de mais experiência, e se tratando de um jovem goleiro, ainda tem muiro caminho a percorrer. Nada contra o Hugo, inclusive vi jogar alguma a vezes nas categorias de base.
Só que acho o Diego um grande goleiro, talvez só Raul ganhou título mais importande do que ele, que foi o mundial.
Com relação a camisa, além de feia, estava fora do estatuto devido às 18 listras em forma de bandeira tremulando.
Quanto às divergências, elas vão sempre acontecer. Valeu para lembrar que o objetivo aior aqui é o Flamengo.
Tenho lá minhas dúvidas se algumas defesas que o Hugo fez, Diego Alves faria.
Concordo com o Egon. Hugo hoje está muito melhor que Diego.
Mas não renovar com Diego é ter a certeza que mais cedo ou mais tarde César vai jogar, e isso é um perigo.
Portanto, eu hoje, renovaria com o Diego.
Exatamente esse o ponto, Anderson. Depender de qualquer dos outros 2, caso o Hugo não possa jogar. Sem falar que um goleiro experiente como o DA pode ajudar muito na formação dos jovens goleiros do Flamengo. Inclusive do próprio Hugo. Ou alguém acha que ele já sabe tudo?
SRNs!
Meu querido Marcus!
Com certeza não sabe tudo e, acho que nem mesmo Manuel Neuer, sabe… kkkkkkkk
Mas confesso que adorei essa frase do amigo.
“um goleiro experiente como o DA pode ajudar muito na formação dos jovens goleiros do Flamengo.”
Realmente eles podem trocar algumas experiências, como por exemplo: Hugo ensinar ao Diego Alves a sair do gol.
Tentar colocar na cachola do idoso, que bola na pequena área é dele… kkkkkk
Enorme abraço
Assino embaixo
Amigos,
Sobre o Diego Alves, a minha dúvida é se ele será tão profissional quanto foi o Clemer caso fique no banco. Aquele episódio com o Dorival, embora nunca tenha sido esclarecido, pegou muito mal e me fez criar uma imagem não tão boa do nosso bom goleiro.
Também vou na linha de que é melhor ter dois bons goleiros, certo de que só dispensaria o Diego Alves caso viesse algum outro bom nome “cascudo”, como diz o Mestre Egon.
A falta de evolução do César me incomoda, torcia/torço muito por ele. O seguia nas redes sociais, parece ser um cara super do bem e profissional… Mas, a análise acaba sendo pelo desempenho, ainda mais na função de goleiro.
SRN!
Amigo Diego…
O que aconteceu com César, e de tabela, com o elenco inteiro, já havia acontecido quando ele esteve no Valência e, no começo da carreira no Galo quando disputava a posição de segundo goleiro com o Bruno, já que Danrlei era o titular.
Claramente reincidente…
“Falando do 5 a 0, talvez eu tenha sido impertinente com você após o jogo, em um dos comentários feitos de cabeça quente. Peço desculpas caso eu tenha sido mala!”
Sempre considerei muito os comentários do amigo, com essa… cresceu mais ainda…
Parabéns!!!
Sobre o Diego Alves, minha opinião é clara: muita mídia pra pouco goleiro.
Pra ganhar 01 milhão então, é piada!
Além disso, não respeita os colegas e não aceita banco.
Vai criar problemas, se o Dome for justo e escalar o melhor, que passa longe de ser ele.
Dispensaria sem dúvida e contrataria Ivan ou Tadeu. Sem mais.
SRN
Não resisti a tentação, o Gerson canhotinha jogou é ??? Mas o acho um PESSIMO comentarista, não posso respeitar um cara, que dizia que o Rivaldo não jogava nada, que o Luiz Suarez não jogaria no time dele e que o Luiz Adriano do Palmeiras, é jogador de seleção…
Post muito sensato e ponderado. Como costuma dizer Ronaldo Angelim : Minha maior vaidade é vencer o flamengo vencer ” SRN, volta torcida, volta trio parada dura !
Bom dia! Hoje é nosso dia, estamos todos de parabéns. Dia de São Judas Tadeu e, em consequência, da torcida do Flamengo, de preferência com mais uma vitória. Abraço em todos os rubro-negros, em especial os daqui do blog. SRN.
Parabéns Yvan.
esqueçamos as farpas, e foquemos no nosso amor comum.
Bjos !
E mil desculpas !
Parabéns Anderson e Yvan!
É assim que se faz.
Todos juntos, somos imbatíveis.
Abraços a todos.
SRN
Que beleeeeeeeeeza, titio Yvan e Anderson….
Essa merece um frase supimpa.
“MUITOS DIZEM SER FLAMENGO DE CORAÇÃO, JÁ EU, PREFIRO DIZER QUE SOU FLAMENGO DE ALMA…
POIS O CORAÇÃO UM DIA PARA DE BATER E MORRE. MAS A ALMA É ETERNA, ASSIM COMO MEU AMOR POR VOCÊ: CLUBE DE REGATAS FLAMENGO…..
Felicidade a todos e parabéns pela grandeza dos meus amigos….
Parabéns pelas palavras Anderson.
Como vc sempre diz, isso merece uns doces..kkkkkk
Ato de extrema grandeza.
Na verdade as contestações a esse ou aquele nome sempre ocorrerão. Essa polarização em relação ao nome do treinador é muito normal. Agora, o desmerecimento da figura de Dome é que não acho correto.
O fato dele ter sido auxiliar não o desmerece a meu ver. Muito pelo contrário. Posso citar alguns exemplos daqueles que se tornaram treinadores vencedores e eram completos desconhecidos antes de passarem de auxiliar a técnico efetivo, mas vou ficar só no mais recente: o atual treinador do Bayern de Munique. Isso aquele que bateu o grande Barcelona de 8×2!!! Alguém o conhecia (ou conhece)? Era auxiliar do técnico Joachim Low, que não por acaso, também era auxiliar de Jurgen Klinsmann. Essa cadeia de ascensão é pra lá de salutar. E, cá para nós, NENHUM técnico de primeira linha europeu viria (ou virá) para o Brasil e alguns de segunda ou terceira, disseram não para o Flamengo naquele momento.
Contestá-lo é direito de qualquer um, mas por favor, qual ou quais outras opções? No Brasil? Difícil achar alguém capaz de treinar o Cruzeiro na série B que dirá o Flamengo dos (as) viúvas de JJ! SRN
PS: eu também sou viúvo de JJ. O “TUGA” deixou saudades… mas é passado.
Feliz dia de São Judas Tadeu para todos nós! SRN
Eduardo, meu ponto é exatamente o mesmo. Conquistas não são atestado de bom trabalho de treinadores brasileiros. Luxa e Felipão tiveram seus momentos, mas hoje são sombras de si mesmos. O trabalho que importa não é o anterior, é o atual. Diversos nomes fizeram história em alguns clubes e foram muito mal em outros, há uma série de coisas que precisam convergir, como a adaptação dos jogadores, a responsabilidade do clube, a integração de todos os elementos (clube, comissão técnica, treinador, jogadores etc.), enfim, há muito mais do que um mero esquema tático.
SRNs!
Caro Kleber e companheiros de Blog,
ENTÃO, VAMOS FALAR DE FUTEBOL, VAMOS FALAR DE FLAMENGO, VAMOS FALAR DA NOSSA MAIOR PAIXÃO, ISSO É O QUE IMPORTA !!!
Entendo que teremos hoje, ao contrário do que muitos pensam em função da atual fase do Athletico PR, um jogo muito difícil.
Vejo no Paulo Autuori condições de armar um bom bloqueio defensivo e saber explorar nossas deficiências, principalmente em relação à saída de bola e a lentidão defensiva dos nossos laterais, enfim temos que jogar sério, E NÃO ENTRAR EM CAMPO ACHANDO QUE A DIFERENÇA TÉCNICA E DE FASE, NOS FARÁ VENCER, venceremos sim, mas se jogarmos com aplicação e imposição tática.
Temos hoje a volta do Bruno Henrique, que considero fundamental para o nosso estilo de jogo, torçamos para que ele volte BEM.
Também acredito que teremos a volta do Diego Alves, acho até que o Domènec vai trabalhar com o Diego Alves nas Copas do Brasil e Libertadores e com o Hugo Souza no Brasileirão, não sei se é bem o que eu acho, mas é o que eu faria e torço para que o Domènec o faça, pois entendo que assim teríamos 2 BONS GOLEIROS em atividade e ainda, podendo o Hugo aproveitar a proximidade com o Diego para se desenvolver…
Agora temos que destacar um fato: Caso o Diego Alves realmente inicie o jogo de hoje, entrará totalmente PILHADO, com um “caminhão nos ombros” de pressão, se não vejamos, nessa fase invicta de 11 jogos o Hugo atuou em 10 e sempre se saiu MUITO BEM…
Enfim, meu placar para hoje é 2 a 1, quem sabe, com um pouquinho de sorte e um bom contra ataque no final do jogo, um 3 a 1 !!!
E para não esquecermos…
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
SRN
Concordo contigo. Há que se tomar cuidado com o Autuori pois de retranca e contra-ataque ele entende. Haja visto os resultados que ele conseguiu com o time sofrível do Botafogo contra nós mesmos e o CAM!
Atenção e INTENÇÃO serão fatores decisivos nestes dois jogos. SRN
Caro Paulo Edson, vou embarcar de carona em outro dos seus ótimos comentários. Acredito que o BH é fundamental ao time, inclusive digo que a suspensão dele foi o que levou ao empate contra o Inter. Se ele estivesse em campo, Gerson entraria centralizado e BH na posição dele. Daria mais certo. Enfim, “se” não muda nada. Mas fato é que BH é tão importante hoje na Arena da Baixada quanto foi naquele GIGANTESCO 2×0 que fizemos (com 2 gols deles) lá no sintético ano passado. O primeiro gol, inclusive, foi num estilo de jogada parecido com o que sofremos do Inter, pressão na saída de bola e BH cirúrgico para interceptar a bola e jogá-la para dentro. Depois, um passe MÁGICO de ER7 para Rene cruzar e BH meter o segundo de letra!
Sobre goleiros, também acredito que Diego Alves seja o titular na Libertadores, no mínimo. Na Copa do Brasil e no Brasileiro, pode haver rodízio também, apesar de goleiro não necessariamente cansar tanto quanto atletas de linha. Manter 2 goleiros bons com ritmo de jogo é semelhante a ter Gabigol e Pedro voando no ataque. Qual dos 2 escalar? Qualquer um, todos passam confiança. A única diferença é que nossos atacantes poderiam atuar ao simultaneamente…
SRNs!
Amigos, pela sua ligação com o Flamengo e sua importância nós títulos conquistados e também pelo caráter humano, fica aqui o registro de que a situação do nosso ex companheiro Paulo Palaipe piorou e ele está em estado grave. A ele e a toda sua família nossa torcida para que esse pesadelo logo acabe e que vença mais essa batalha. Força Pelaipe.
Fonte: ESPN
Parabéns a todos cidadãos de bom gosto que escolheram o mengo como paixão! Viva o dia do flamenguista e viva São Judas Tadeu, nosso santo protetor!
Diego Alves é um bom goleiro e foi muito importante ano passado, mas nem todos lembram.
Puxando de cabeça algumas atuações decisivas:
1) Grêmio na Libertadores
2) Athletico PR no Brasileiro, fora de casa
3) Emelec pela Libertadores
Um goleiro experiente e com liderança não se dispensa tão fácil. Menos ainda considerando que Hugo pode receber propostas irrecusáveis e precisar sair nas próximas janelas.
Sobre o técnico, KLeber foi preciso. Nem todos tem a mesma opinião. Mas muitas vezes falta tranquilidade para analisar o jogo, as circunstãncias, o contexto e o trabalho do técnico. Por isso no Brasil a tradição é demitir treinadores no meio da temporada. E por isso o Palmeira até agora não conseguiu fechar com ninguém.
Acho que o Flamengo arriscou alto com Domenec. Mas acho isso positivo, afinal, estamos em outro patamar.
SRN