Amigos queridos do blog,
Estou transformando o último comentário do companheiro DANIEL G, nesse post que merece – pela forma e, principalmente, pelo conteúdo – a atenção de todos nós.
Diga aí, DANIEL G…
“ENTENDAM A BURRICE QUE É O FLA BRIGAR COM A GLOBO
Os amigos perceberam a tremenda ignorada da Globo na libertadores? Vou ser sincero, adorei! Explico, tendo a Globo como parceira o Flamengo teve exposto embarque, desembarque, horas de festa, um Jornal Nacional praticamente inteiro dedicado ao Flamengo, uma baita equipe de jornalismo nos 7 cantos do país cobrindo o evento, um programa “Profissão Repórter ” dedicado integralmente ao nosso clube, expondo patrocinadores e prestigiando a nossa marca com excelente audiência por todo país. Agora, o Jornal Nacional deu mais ênfase no título da Chapecoense que do Palmeiras, a matéria do título durou míseros 5 minutinhos, diferente de um programa inteiro praticamente dedicado ao Fla em 2019.
Outro fato curioso, tivemos 2 clubes paulistas na final e a audiência do SBT em SP foi de 25 pontos, acontece que, na GLOBO, o Flamengo deu 33 com picos de 40 na própria terra da garoa, ou seja, um time carioca deu mais ibope que 2 paulistas, no RJ a Globo com o Flamengo deu 45 com picos de 50, a diferença é colossal!
A cobertura do título do Palmeiras no jornalístico “SBT Brasil” deu míseros 7 pontos, já o Flamengo no Jornal Nacional em 2019 foi quase 30 em SP. O Brasil inteiro viu e contemplou nossa vitória, e esse alcance foi graças ao próprio alcance da TV Globo no país. Resumo, graças ao SBT, o Palmeiras teve menos repercussão, menos ibope, menos exposição que o Flamengo na Globo.
Só para vocês terem uma noção, os 25 pontos do SBT dados na final da libertadores é uma audiência tipica de um jogo do “paulistinha” numa tarde de domingo na Globo kkkkkkkk
A Globo, emissora carioca, compreende melhor o futebol fora das fronteiras de SP, já o SBT, emissora paulista, costuma puxar apenas sardinha para lá, pois toda sua estrutura fica baseada por lá, diferente da Globo que tem estrutura em quase todas as capitais. Vejam que coisa ridícula fizeram com Benjamin Back, montaram um programa que só fala de clube paulista, parece uma BAND com o Neto.
Então amigos, entendam a burrice que essa diretoria do Fla fez em quebrar um contrato do Carioca na TV Globo, teve jogo do Flamengo no SBT que perdeu pra reprise de novela! Perdemos milhões de reais nessa brincadeira ridícula política e ideológica.
Não existe emissora melhor para o futebol que a Globo. Ver SBT, BAND e outras emissoras paulistas, que acham que só existe Corinthians, SPFC e Palmeiras, cuidando do futebol, dá nojo, basta ver o programa de Neto, Milton Neves e cia. Que sirva de aprendizado!
DANIEL G”
EM TEMPO
Acabo de receber esta curta e bela mensagem do nosso doce Portuga, com auspiciosa
notícia.
“Amigo, hoje foi primeiro dia que a febre baixo, estou melhor. Grande abraço. Obrigado!
Não preciso falar mais nada , só dar os parabéns ao Daniel G ,nota 10 !
Prezados, acho que é pertinente o comentário, mas não se esqueçam que a Globo perde o mesmo tanto ou mais que o Flamengo, vejo que os dois devem chegar a um consenso e não colocar que o Flamengo é o culpado sozinho.
Meu caro Daniel G, belíssimo texto, apreciei muito!
Eu já tive esse pensamento tbm, assim como tbm sou contra o clube ter inclinações políticas ou preferências particulares do presidente Landin, sou contra.
Isto posto tbm sou contra nos rendermos ao “jornalismo faccioso”, intelectualmente desonesto, militante o qual se transformou a grande mídia brasileira. O que importa hoje não é o fato e sim a interpretação que se dá dele, isso é simplesmente ignóbil.
Outra pauta é a complexabilidade da renovação da concessão da Rede Globo junto ao Governo Federal, que ocorrerá em 2022! A atual situação é que a emissora não terá condições (tributárias) de renovar a concessão, o que deve parar no Congresso Nacional, uma bela briga.
Minha opinião pessoal é seria um belo serviço ao pais que a Globo sumisse, mas o fato concreto é que leis (Marketing e Retransmissão de Sinal) apequenem cada vez mais a emissora, é o fim de um ciclo.
Assim, esse negócio de ser subserviente a Globo é pauta anacrônica meu caro, estamos assistindo a emulação de um novo futuro.
Saudações!
Grande Nino, sem fazer análise sobre fatores políticos ou jornalísticos, apenas dei luz ao aspecto esportivo. Críticas a parte, vejo o Grupo Globo como um dos menos bairristas, enquanto nas outras emissoras com sede em São Paulo, vemos Milton Neves, Neto e cia arrotando bairrismo, na Globo sempre tivemos nosso merecido espaço. Óbvio que a Globo não estará imune a eventuais críticas na área esportiva, que é o objeto de análise, mas as outras TVs por carecerem de estrutura nacional e terem apenas suas dependências em SP, fazem programas paulistas e transmitem aquilo em rede nacional, vide a Band.
Vou dar um desconto para o SBT que está começando agora com Benjamin Back, mas espero que nossa diretoria que possui contrato com o SBT, exija espaço e representantes rubro-negros no programa esportivo do canal, pois, pelo que vi até agora, aquilo virou mais um programa bairrista dos clubes da terra do Tietê, veja as pautas e os convidados. O Fla precisa ter seu espaço já que tem sua marca exposta na emissora tanto na Libertadores, como no Carioca. Ou o amigo espera alguma cobertura vinda de Neto e Milton Neves sobre o flamengo? Portanto, que o SBT corrija seu rumo para não virar uma Band, prejudicando a cobertura do Flamengo. E que a diretoria coloque em pratos limpos e com transparência o quanto é vantajoso fazer negócio fora da Globo, se tiver vantagem financeira e de exposição, ótimo! Veremos.
“Palmeiras campeão da Libertadores”
Um sonoro estrondo para nós! Lembrando que o Palmeiras esta na final da Copa do Brasil tbm, o qual tbm é favorito contra o Grêmio. No Brasileirão estão a 10 pontos do Inter, mais improvável.
Mas o fato concreto é que esse título apequenou o feito do Flamengo em 2019, e os jogadores já haviam previsto isso a pelo menos duas semanas atrás.
Em minha opinião esse titulo do Palmeiras será um dopping branco na determinação do elenco rubro negro na conquista do Brasileirão.
Semanas atrás eu havia escrito que a única chance de sermos campeões seria um movimento de “anarquia” dos jogadores em relação ao Rogério Ceni.
Última coletiva do Ceni após o jogo contra o Grêmio tinha um ar de tristeza, uma expressão de que fora traído! O que era totalmente antagônico do que ocorrera em campo. Mas em campo, até que ponto o que ocorreu foi determinação do técnico ou auto determinação dos jogadores em se auto orientarem sozinhos?
Tivemos casos explícitos do Gérson contrariando instruções a beira de campo do Ceni, o Ceni pedindo moderação no posicionamento ao Arão e não sendo atendido, ou seja meus amigos, o Ceni ainda manda, mas são os jogadores que estão jogando em campo.
Saudações!
Os dois grandes se morderam e os PEQUENOS GANHARAM com a briga e fugiram com a linguiça.
Esse pode ser o resumo dessa disputa COMERCIAL, GLOBO x Flamengo. AMBOS perderam e o FUTEBOL BRASILEIRO e carioca, também. Vejam o medíocre apelo dessa final. De bom mesmo somente a taça, o gramado e o estádio.
Entretanto a disputa VERDADEIRA jamais foi entre Globo e Flamengo, esses dois sempre se entenderam bem, especialmente pelos números comerciais envolvidos quando se trata de uma parceria da maior emissora e o maior clube, é sucesso garantido. Na verdade a briga sempre foi entre FLAMENGO X DEMAIS CLIBES DO.RIO + FEDERACAO CARIOCA. É miopia resumir a disputa a Flamengo versos Globo. A disputa entre Globo e Flamengo foi FORÇADA pelos demais clubes cariocas e a Ferj, como resultado brilhante PERDERAM TODOS.
Até hoje a maioria não conseguiu entender os verdadeiros atores e cenarios da disputa. Só conseguem ver a fachada de tudo.
Repito JAMAIS FOI GLOBO X FLAMENGO. Nunca houve essa disputa. O que existiu foi a IMPOSSIBILIDADE de um acordo devido os INTERESSES de TERCEIROS .
Jamais houve Globo x Flamengo.
Exatamente. Precisa esta sua avaliação, amigo Fla D+
SRNs
Sempre achei um péssimo negócio, mas, a diretoria e parte da torcida foram picados pela mosca da cobiça e da ideologia política, que possuem o poder de cegar as pessoas. O resultado está aí…
Concordo, Paulo,
o Fla se diminui em meio a uma disputa ideológica.
Espero que os Atuais dirigentes que cometeram seguidos equívocos que geraram prejuízos financeiros relevantes ao Fla sejam RESPONSABILIZADOS PELOS DESMANDOS.
SRN
Eu também sempre achei errada esta briga com a Globo e o acordo com o SBT para a transmissão das finais do Carioca. Comentei várias vezes que achava um tiro no pé, um movimento que tinha tudo pra dar errado, mas por incapacidade de enxergar o todo( e não só o dinheiro) dos comandantes do clube. Não concordo quando dizem que isso faz parte de briga política, de ideologia , de ficar ao lado do governo contra a Globo etc. Na minha opinião foi apenas pelo dinheiro, acharam erroneamente que a internet daria pro clube mais dinheiro que a televisão, e romperam com a Globo pra ganhar dinheiro na flatv. Parece piada né, mas os “executivos” do Flamengo acharam que o YouTube ia dar mais dinheiro ao clube que a tv globo. Mas esqueceram que a tv globo tem alcance nacional por tv aberta. E o YouTube acessa apenas pequena parte da população brasileira que tem acesso veloz a internet. A esmagadora maioria vê tv aberta.
A visão VARZEANA de alguns FEDERACOES.
O campeonato PAULISTA tera o DIFERENCIAL de ter o CAMPEAO DA LIBERTADORES no seu ELENCO de times que o DISPUTARAO em 2021. Perceberam como se valorizar um ESTADUAL ? Tendo nele um grande campeão.
Quantas vezes nas ULTIMAS DECADAS, o campeonato CARIOCA teve entre SEUS CLUBES um campeão da Libertadores disputando-o e consequentemente valorizando seu poder de mercado e suas COTAS de TV para TODOS ? O mais recente foi o Flamengo. O anterior eu nem me recordo, talvez ainda o Vasco nos anos 90.
Já o campeonato PAULISTA nas ULTIMAS DECADAS teve entre SEUS CLUBES constantemente um campeão NACIONAL, da LIBERTADORES e até MUNDIAL (, Palmeiras, Corinthians, Santos e SPFC seguidamente por anos) entre seus participantes. Tem como não valorizar ? Essa é a razão do campeonato Paulista ter ultrapassado o Carioca em seu valor de mercado. Os títulos NACIONAIS e mundiais foram o motor dessa ultrapassagem. O resto é só não deixar ir pra caixa de brita e fazer os reabastecimentos direitinho.
A Federação carioca e muitos clubes de lá JAMAIS conseguiram perceber como valorizar o campeonato CARIOCA, JAMAIS. Pensam que obrigar clubes a escalar o time principal é o caminho ? Esse ano o PALMEIRAS pode escalar o sub-20 na maioria dos jogos do Paulista e mesmo assim será considerado o campeonato que tem o CAMP. Da Libertadores em campo. PONTO FINAL. Isso sim valoriza.
Se a federação carioca algum dia pretender REVALORIZAR o campeonato CARIOCA então a fórmula é simples:
Faça um campeonato, CURTO, ENXUTO que não ATRAPALHE os clubes do Rio nas disputas dos campeonatos NACIONAIS (Brasileiro é Copa do Brasil) e INTERNACIONAIS ( Copa Libertadores, Sulamericana e Mundial ).
A fórmula é essa aí em cima, simples assim. O caminho é literalmente SIMPLIFICAR pra não atrapalhar e não se DESVALORIZAR.
No dia que a Federação Carioca AJUDAR os clubes do Rio a disputar com FORCA TOTAL as competições maiores os CLUBES CARIOCAS voltarão a CONQUISTAR títulos NACIONAIS e INTERNACIONAIS frequentemente. Consequentemente a Federação Carioca e o Campeonato carioca VOLTARAO a ter o PRESTIGIO de ter CAMPEOES Nacional e INTERNACIONAIL RECENTES entre seus DISPUTANTES . A valorização ser A CONSEQUENCIA direta disso.
A Federação Carioca deve ENXUGAR o campeonato para trazer a competitividade NACIONAL e Internacional de volta a SEUS CLUBES.
Deixem a mentalidade de várzea de lado, parem de disputar as moedas, tem possibilidades melhores, enquanto olham prós centavos deixam de erguer um REINADO de ouro para todos.
Sr. Daniel G.
Esse G no final do seu nome corresponde a um GOL DE PLACA . Seu comentário a respeito do FLAMENGO X TV Globo é perfeito. O Flamengo é o maior clube brasileiro em todos os sentido, a Globo, é a maior emissora de TV e, juntos, os maiores do mundo.
O Flamengo perdeu o Bi Campeonato da Libertadora pra ele mesmo, nunca um título foi tão fácil .
A diretoria do Flamengo tem que se render as evidências, colocar os pés no chão e pensar no Flamengo sem politicagem do Planalto Central.
Financeiramente pelo Carioqueta do ano passado a Rede Globo inicialmente ofereceu 18 milhões chegando até 25 milhões
Esse ano o SBT ira nos pagar 14 milhões
Difícil entender
SRN
HC
Haroldo, em 2019 a diretoria errou feio em entrar numa briga em que só tinha a perder. Mas dessa vez, o erro foi amenizado (no carioca) pois além dos 14 milhões, no acordo com o SBT poderemos explorar o YouTube, ou seja, nossa condição melhorou. Mas a birra do Flamengo em ganhar mais que Flu, Bota e Vasco não surtiu efeito, pois o SBT pagará o mesmo para os quatro.
Agora, espero que o setor financeiro do Fla faça o dever de casa e coloque na ponta do lápis se o rendimento SBT+YouTube será mais vantajoso que os 18 milhões da Globo, se for, será ótimo. Caso contrário, terão que voltar para emissora global. Vamos ficar de olho aberto nos rendimentos, aí poderemos concluir algo sobre o Carioca em termos financeiros, depois ainda temos que analisar em termos de audiência e alcance de marca, pois isso também tem de ser levado em consideração.
Se a Globo realmente ofereceu 25 milhões, fecharia com os olhos fechados!
Haroldo,
Vc quer mesmo entender o caso?
A Rede Globo pagava 60mi ao Flamengo e faturava 10x nos jogos do clube, 1o. ponto!
O presidente Rodolfo Landin além de frustrado com as negociações se sentiu coagido pelos modos operacionais negociais da emissora, o popular “dá ou desse”! No caso específico no Brasileirão era “dar” mesmo, pois existe um contrato até 2024.
Por um outro lado havia o interesse do Governo Federal em enfraquecer a emissora, sua desafeto político, o Flamengo embarcou nas proposições do Governo Federal que foram paralisadas pelas “baleias” do Congresso (Sr. Rodrigo Mais), juntamente com quase todas as proposições do Governo Federal (90%).
Por fim, quem é que entende de comunicações, rede de transmissões, negociações esportivas, marketing e etc no Flamengo? Sim, ele mesmo o queridíssimo de todos, Bap vem com as proposições do “streamming” como alternativa ao Cariocão, como sabemos não funcionou!
O presidente Landin ficou com esse ônus de ter jogado 26mi pela janela, e a despeito de ter faturado 600mi, em qualquer empresa teria sido demitido por má gestão!!
A coisa é essa,
Saudações!
Agradeço Kleber, fico lisonjeado, caso queira posso passar a fonte dos dados. Acompanho as questões de mídia desde 2009.
Acho que a questão que devemos ficar atentos é a repercussão e alcance de massa da nossa instituição, afinal, se somos a maior torcida do Brasil, isso se deve, além de nossos históricos jogadores e profissionais, a exposição tanto no Rádio como na TV. E nosso maior patrimônio é esse, a torcida. Os torcedores fanáticos, como nós, irão acompanhar o time independente do canal, porém, é mais valioso comercialmente e institucionalmente atingir aquele que não é rubro-negro, e a TV de maior alcance propicia isso, atingindo o garotinho filho de pais palmeirenses no Paraná, ou a menina, filha de pais torcedores do Vasco em Pernambuco, aí é que se cativa novos torcedores, eu e todos da minha geração da família somos exemplo disso, com origem no Espírito Santo, foi vendo os jogos do Flamengo na Globo que nossos corações viraram rubro-negro, se quebrou o ciclo da família de torcedores do Botafogo. Internet é ótimo, mas vai apenas reforçar o nicho de fanáticos que já temos.
Já disse aqui que tenho dois parentes que são o xodó da família, de 9 e 11 anos, em SP, seus pais torcem para o São Paulo, porém não são fanáticos e nem acompanham direito o futebol, acontece que, como a maioria, assistem o que passa na Globo, e foram um desses quase 40 pontos de pico em SP na Libertadores, pois sabe para qual time eles torcem hoje? Isso mesmo, o Flamengo, esses serão futuros consumidores de produtos do clube, maior jogada comercial que essa, impossível! Maior valorização de nossa marca impossível!
Por fim, tem dos programas que transmitem as repercussões do futebol, na Globo temos o “Globo Esporte” diariamente e o “Esporte Espetacular”, além disso a repercussão pós jogo aparece na liderança de audiência no “Jornal Nacional”, “Jornal Hoje”, “RJTV”, etc, todos atingem o público que nem sempre se interessam por futebol, que talvez nem tenham visto o jogo, mas assistem o jornal. Portanto, é preciso olhar além de questão de cotas, ideologia, etc. O SBT tem jornalismo que no melhor cenário oferece 7 pontos e possui apenas um programa esportivo, o “SBT Arena” comandado pelo excelente Benjamin Back, mas, coitado, era melhor ficar na ESPN, o programa começa quase meia noite e virou um típico programa paulista, os convidados e assuntos se resumem a “terra do rio Tietê”, algo parecido com a Band com Neto e Milton Neves, me desculpem, mas não é isso que quero para o meu Flamengo. Concorrência e quebra de monopólio? Ótimo! Mas que antes as outras emissoras façam um trabalho de qualidade, sem esse bairrismo paulista que beira o ridículo, caso contrário, fica difícil….
Parabenizar nosso amigo Daniel G pelo belo texto e acrescento mais,alguém dúvida que o campeonato paulista só tem a ganhar com isso, pois a a Globo irá vender bem esse produto.Bola fora dos dirigentes cariocas.
Ruim com a Globo pior sem ela…
“SBT bate recorde, mas final da Libertadores perde 21% de alcance sem Globo…”Uol Esporte
Só para reforçar os argumentos.
Marcos, amigo, que fique claro que foi um golaço do SBT, eu, se fosse diretor da emissora faria o mesmo! Investiria em futebol também! Só questiono que é preciso avaliar, sem paixões, o alcance de nossa marca e aí sim analisar se realmente vale a pena a parceria com a TV de Sílvio, além disso cobrar o mínimo de imparcialidade, pois como fica nossa cobertura se a emissora só ficar falando de Corinthians, Palmeiras e SPFC? Que o SBT tá de parabéns, ninguém tem dúvida, foi excelente para emissora, fez tudo certinho e lucrou um caminhão de dinheiro. Sucesso comercial, bateu o Luciano Huck, enfim, se fosse o Sílvio estaria comemorando.
O SBT não tem expertise em transmissão de futebol.
Colocar o repulsivo Téo José para transmissão de jogos do Flamengo foi um exemplo, ou seja, todo mundo indo para a Fox.
Deram tiro de escopeta nos pés.
Saudações!
Ontem eu apoiei o que postou o Daniel. INFELIZMENTE nossa direção usa o clube para vantagens pessoais. A maioria da direção, dos que realmente mandam são ex: um ex Petrobrás, mas não fala ser ex Eike Batista; um ex sky, mas não diz porque saíram com ele e assim por diante. Resolveram mimar um presidente muito mal avaliado pelas Nações com poder econômico e que prezam vidas. Evidente que acharam que fariam o mandatário flamenguista, ministro de energia…era a promessa. Como sempre não cumprida. Creio ser a hora de unir Kleber e Bandeira. Seria solução definitiva.
G , discordo apenas quando diz que o Benjamin Back é excelente. Pra mim é um péssimo apresentador e jornalista.
André, então, tudo é questão de gosto, acho o rapaz irreverente, não fica camuflando quem realmente é. Benjamin foi sucesso de audiência na FOX, líder na TV fechada. Em seu programa se falava dos paulistas? Sim! Mas o Fla também tinha espaço considerável, acontece que ao migrar da FOX- RJ para o SBT, com sede em Osasco-SP, o programa virou uma espécie de “terceiro tempo” com Milton Neves, e isso na emissora com os diretos da Libertadores e do Carioca fica como? Como fica a repercussão do Flamengo em um programa tão bairrista? Portanto, seria fundamental nossos diretores, que possuem contrato com o SBT, exigir espaço e representantes rubro-negros no setor esportivo do canal.
Kléber e amigos do blog,
Excelente tema!!! Obrigado Daniel G, ” G” de Genial rsrs.
O velho aforismo “mais vale um mau acordo que uma boa demanda” não perdeu atualidade.
SRN!
atenção amigos, esclarecendo alguns pontos, não estou aqui para bajular emissora A ou B, sempre gostei do ambiente jornalístico, portanto, diria que tecnicamente o SBT arrasou, lucrou como nunca, atraiu anunciantes, venceu com facilidade o “Caldeirão do Huck”, acertaram em cheio ao apostar na volta do futebol na segunda emissora do país, foi um sucesso comercial para a emissora. A casa fez outro golaço em contratar o talentoso Benjamin Back, mas o programa foi jogado para meia noite! Estão desperdiçando o talento do rapaz para comandar um programa em que o assunto se resume aos três clubes da capital paulista, os convidados são Cicinho, Andrés Sanchez, etc, ou seja, cadê o Flamengo nisso? O primeiro passo é amadurecer e fugir do senso comum com programas que só falam de paulistas, caso contrário vai virar uma BAND do Milton Neves. É excelente para os cofres da emissora, mas ruim para nós. Gosto do SBT, por, diferente da Record, não apelar para um jornalismo que espirra sangue e sensacionalismo. Mas a questão é o futebol.
Parabéns ao SBT pelo golaço estratégico, mas atenção aos clubes, em especial o Flamengo. Cobrem uma cobertura sem bairrismo exagerado!
Caro Nino, os seus posts foram perfeitos, parabéns!
Quanto ao nosso time, parece que os jogadores se cansaram da mediocridade do treinei e tomaram as rédeas do time. Vamos torcer para dar certo!
Quanto ao Sr. Daniel G, acho que este G é de Globo!
Saudações rubro-negras!
Futebol em ritmo de FORMULA YNDI .
Assisto os JOGOS no SBT e fico com a sensação que a qualquer momento o Teo José vai chamar o Maracanã de CIRCUITO OVAL e vai dizer que o time se prepara pro pitstop.
Não sei se isso acontece somente comigo, é quase como tomar sopa de garfo. Vai até sentir o gosto, mas vai sempre ser estranho.
O Teo José é narrador de corrida, no Futebol a narrativa dele fica meio sem ritmo.
Talvez isso, também, explique a baixa audiência.
Acho que a visão do Daniel G é realista, mas também há questionamentos.
Por exemplo, a diferença na audiência em São Paulo da final paulista da Libertadores em relação àquela registrada na final de 2019 foi constrangedora. Mesmo na praça paulista e com transmissão de emissora paulista, os números são muito inferiores aos do Flamengo.
A avaliação de profissionais da área é que o Flamengo sempre foi mal vendido, recebe bem menos do que gera. Em Portugal, o impacto da vitoria do Abel, primeiro titulo dele, foi minimo em relacao ao estardalhaço que fizeram com JJ. Será que a diferença de tratamento se deve somente aos técnicos?
Isso nos leva a um ponto. Será que a Globo oferece um valor justo ao Flamengo pelo valor que ele gera? Vale a pena o Flamengo “se vender” por um preço abaixo do que vale realmente? Será que essa é a melhor estratégia para o Flamengo vender sua marca?
Será que a Globo oferece realmente essa diversificação toda em termos de visão de futebol? Eu acho que não. Aqui eu assisto os jogos pela TV, mas a narração NUNCA. Só ha antis! A visão de futebol da Globo é paulista, completamente, os caras que formam opinião la sao os Cerettos e Rizeks da vida, clubistas e bairristas até a alma(eu ja vi nego no Sportv dizer que Rivaldo jogou mais que o Zico!) ou então os torcedores de outros times aqui do Rio que torcem declaradamente contra sempre como Ledio e Rafael. Como rubro-negro eu cansei de ouvir o tanto de besteira que esses caras falam do Flamengo, sinceramente! Se tem paulista ou anti no programa, eu não assisto e nos jogos, é mute! Pra que vou ouvir o Paulo Nunes recalcado falar um monte de merda?
Infelizmente, o sucesso financeiro de SP se reflete tambem na imprensa em todos os segmentos. Os comentaristas de politica e economia da Globo sao quase todos de SP ou radicados lá, pensam o Brasil como se resumisse a São Paulo. O Brasil, hoje, é hegemonicamente pensado por paulistas em todos os segmentos, da política ao futebol.
Com tudo isso, parece claro que o Flamengo deveria ser menos belicoso em relação a Globo, pois o desenrolar das negociações e dos fatos revela que na verdade interesses de segunda ordem prevaleceram. É claro que a postura de romper com a Globo foi irresponsável pelo evento pandemia que alterou o fluxo de receitas, mas parece óbvio que o Flamengo tem que destravar o valor de sua marca e isso significa, em algum momento, a chance de uma ruptura com a Globo, desde que a alternativa seja viável e segura, o que realmente não aconteceu. Quem sabe o streaming via Amazon e Netflix nao seja um caminho? Eu acho que o futuro está aí porque a TV a cabo é muito mais cara e o consumidor acaba pagando coisa que ele não tem interesse.
Resumindo, concordo com as ponderações do Daniel G, há razão e fundamento no que ele fala, mas há também questões complexas que merecem uma reflexão técnica e NO INTERESSE DO CLUBE. O problema é que não vejo o Flamengo atuando corretamente, não há estrategia definida ou um plano para maximizar as receitas, o que interessa de fato. Eu pensei que com o Bap, especialista em marketing, teríamos uma abordagem competente mas o tempo mostrou que eu estava errado.
Amigos,
Recebi mensagens que, inegavelmente, amenizam o que aqui
é criticado pelo nosso Daniel G. A médio/longo prazo, admito que a briga de hoje possa trazer benefícios, porém, pontualmente, levando-se em conta o momento, melhor teria sido protelar este desencontro com a Globo. Assim continuo pensando.
Que fique bem claro que estamos discutindo pontualmente. Longe de uma avaliação ampla sobre o trabalho desenvolvido pelo nosso departamento de marketing, realmente, de tirar o chapéu…
Como estamos em família, nenhum problema em identificar o que consideramos equivocado. É aquele tal negócio: amigo é
o que diz o que o outro precisa ouvir e não, o que quer ouvir.
E agora, tudo pelo Bragantino!!!
Abraços a todos.
Li, como sempre com grande proveito, todos os comentários dos sapientes colegas a respeito do assunto. No entanto, a análise que mais se adequa aos fatos (pois opinião/opiniões todos podem ter; já fatos, não) é, a meu ver, a do colega Fla D+ no seu comentário postado às 12:16: “Os dois grandes se morderam e os PEQUENOS GANHARAM com a briga e fugiram com a linguiça”. Realmente jamais houve disputa entra a Globo e o Flamengo, e o que de fato sempre existiu, aqui no Rio -e, mais precisamente, no Estado da Guanabara- “foi a IMPOSSIBILIDADE de um acordo devido os INTERESSES de TERCEIROS; jamais houve Globo x Flamengo”, como bem escreveu o brilhante e percuciente amigo.
SRNs
Caro Kléber e AMIGOS, em especial ao Daniel!
Quero parabenizar o texto do Daniel, que na verdade, está repleto de bom senso e de um conteúdo que reproduz absoluta leitura sobre Flamengo/Globo.
É inegável que cada emissora tem suas grades mais atraentes e outras pouco menos.
De toda sorte do nosso direito de assistir o que quiser, preciso concordar com o texto por completo. A Globo é disparado a que faz a melhor cobertura sobre futebol. Nenhuma emissora conseguirá dá mais visibilidade ao Flamengo ou a outra equipe do que ela. É bobagem pensar diferente. É navegar em mares revoltos ser contra a Globo no futebol. Até sou favorável ao Flamengo querer receber mais do que outros clubes, porém, querer fazer tudo isso numa negociação única não foi a melhor idéia.
O Flamengo passou anos para conquistar outra Libertadores. Passou outros tantos anos para ganhar outro brasileiro, ou seja, não poderia querer que o ano de 2019 lhe servisse de algo absolutamente extraordinário e fora da realidade econômica do Brasil e do mundo.
O tempo passou, perdermos o contrato, ganhamos antipatia e críticas e fechamos com o SBT para depois voltar para Globo (vai voltar).
Claro e evidente que a Globo também perde e muito. É sempre hora para o uso do bom senso. Que uma hora ela chegue e sem orgulho.
Em tempo: o JJ vai ficar bom!
SRN
Queridos, impressionante o Inter, mal começa o jogo e os caras já abrem o placar. Engraçado que o Bragantino não joga assim contra nós. Inter vai batendo a maior sequência de vitórias da história do Brasileirão. E o Galo vai atropelando o Fortaleza.
Impressionante o ritmo de rolo compressor desse Inter, porém entre Inter, Galo e Fla, quem tem a tabela mais fácil é o Atlético-MG, só pegará cachorro morto até a última rodada.
Outra coisa, vocês viram a informação do youtuber Gabriel do canal “paparazzo rubro-negro” que Jorge Jesus deseja voltar para o flamengo? Bastaria o Flamengo pagar o que o português merece, afinal, segundo ele, SPFC e Atlético também estariam interessados.
A situação vai se encaminhando cada vez mais, com o record histórico do Brasileirão atingido pelo Colorado, na verdade esse time gaúcho é que lembra a arrancada do Fla em 2009.
Porém acho o Atlético/MG muito no páreo, já que a tabela restante do clube mineiro é contra todos os cachorros mortos do campeonato.
QUERO DEIXAR REGISTRADO MINHA INDIGNAÇÃO COM ESSE LANCE DO VAR A FAVOR DO INTER! INCLUSIVE NO ÚLTIMO GRENAL, NO ÚLTIMO MINUTO ARRUMARAM MAIS UM PENAL RIDÍCULO!
Parabéns Daniel. Artigo extraordinário. Reflexo da onda de nagacionismo que assola o país.
Daniel G. foi cirúrgico!
Outro ponto: Fabio Faria, atual ministro das comunicações, genro de Silvio Santos.
Baita coincidência!!!
A grande verdade é que enquanto existir politica envolvida, seremos reféns de A ou B.
Temos que continuar fazendo nossa parte, ganhando títulos, fazendo bons negócios com a base e acordos de trasmissão que visem as finanças mas tambem o alcance do Flamengo no Brasil.
SRN