Não quero aqui enveredar por discussões históricas. Há quem defenda a tese de que, historicamente, o povo brasileiro nunca foi de questionar, de defender os seus direitos. Não quero me aprofundar, pois isto traria um outro tipo de debate, e esta não é, no momento, a nossa intenção.
O nosso tema é bem localizado. Neste domingo teremos dois jogos no Rio de Janeiro, ambos, no mesmo horário. Flamengo e Corinthians jogam no Maracanã, enquanto que, Vasco da Gama e Internacional jogam em São Januário.
Meu amigo Cacá, tricolor, envia mensagem alertando para o perigo de dois jogos envolvendo torcidas rivais, com distância de menos de quatro quilômetros de um para o outro. Argumentei que, em função da pandemia e consequente ausência de público, não havia muito com que se preocupar. E fui além, lembrando que Flamengo e Vasco nunca estiveram tão juntos, em uma mesma torcida. Afinal, a torcida pelo Vasco é o sopro de esperança para todos.
O que aqui está colocado tem como base o equilíbrio, o bom senso e a civilidade, porém, estamos cansados de saber que no mundo da bola isto pode ser relativo.
Em síntese e, tendo a segurança como prioridade, marcar estes jogos no mesmo dia e horário, em estádios quase colados um ao outro, não deixa de ser arriscado. Os malucos estão por aí, inclusive no futebol.
Outro detalhe que chama a atenção é o horário. Quatro da tarde, o mesmo para os dois jogos. Aí, um bico duplo em tudo que vem sendo regra nos campeonatos brasileiros. Primeiro, a obrigatoriedade dos jogos no mesmo horário tem sido norma somente na última rodada, o que não é o caso, pois estamos na antepenúltima. Pior de tudo é o segundo bico que estão dando no que vem sendo respeitado. Jogos à tarde, no verão, só podendo começar a partir das 17h. Por acaso o verão acabou?
Muito me espanta o silêncio conformista e omisso de todos. Dirigentes, médicos e jogadores, que sequer questionam, passam a sensação de seres alienados, desligados, desconectados.
E por favor não venham durante o jogo reclamar do calor infernal, do risco à saúde e da impossibilidade de um bom espetáculo em função do calor sufocante.
A omissão de todos tira este direito. Quem cala consente.
Ainda bem que tivemos quase que uma semaninha inteira para trabalhar, pois a previsão para a hora do jogo é de trinta e cinco graus à sombra, com sensação térmica de quase dez graus a mais.
Que loucura…
Tens razão, jogar com o maçarico ligado é complicado, esgota o físico rapidamente.
Quanto a violência entre torcidas, quero acreditar que nada vai acontecer.
PS: Rodinei deve jogar contra o Flamengo na penúltima rodada, com isso o Inter terá de pagar 1 milhão de reais.
1 – Segundo o Clima Tempo, o tempo fica nublado e previsão de chuva às 16:00.
2 – Concordo! Sem torcida tudo fica mais complicado.
Acontece, como ocorreu recentemente entre a Mancha e Gaviões.
Por incrível que pareça, não tinha jogo entre eles.
3 – Será que Rodinei merece esse desfalque nos cofres do Inter?
Tenho opinião divergente sobre o tema.
Se emprestou, não deveria ter essa cláusula no contrato.
Egon, vou te falar que nem sei quem é o lateral reserva, só se o cara for muito ruim mesmo, algo insuperável, pois chama atenção realmente a insistência em Rodinei e ainda preferem pagar a multa, enfim, vamos ver se confirma, mas parece que vai ser isso mesmo.
Carlos,
Com o devido respeito a sua opinião, ela só tem lugar até a página 10, antes de chegar o capítulo da Lei do Ex! Rs
Grande abraço!
Estou em processo de separação,depois de 18 anos de casado,uma filha de 10 anos e um menino de 3.Enfim com a cabeça a mil,e esse jogo amanhã é teste para cardíacos,mesmo horário.Vamos nessa mengão e vida que segue.SRN
Jogar as 16:00 é loucura, quanto ao Rodnei, ainda tem o jogo do Vasco, e tudo pode acontecer, agora se ele jogar contra o flamengo e o Inter se der bem ( bate na madeira) valeu a pena , mas se perder do flamengo (se Deus quiser) vai ser uma dor de corno perder um milhão. Com Rodnei ,sem Rodnei, temos que passar o carro, e acabar com essa brincadeira !
Amigo Geraldo!
Hoje temos 65 pontos e o Inter 66.
Vencendo o Corinthians vamos para 68.
O Vasco fazendo trabalho o dele, mantém o colorado com 66.
Na “final” detonamos o saci e chegamos a 71 pontos.
Vou pra São Paulo de faixa e aproveito vejo minha filha na Moema…
Vou procurar saber onde a Fla Sampa se amontoa e fico por lá.
Otimista? Não! REALISTA…kkkkkk
….FAZENDO O TRABALHO DELE…
Grande Egon, minha matemática também é essa! Vamos todos juntos na torcida e que São Judas nos abençoe! SRN
Já tomaste a vacina da Oxford Red Label ?
Estou contigo meu querido Egon !
Vale ressaltar que o Inter joga sem seu principal jogador, Patrick, que levou o terceiro amarelo no jogo passado. Não estou levando em consideração os que estão no DM.
Acho que tem a ver com os interesses da TV.
Seja como for, temos que ganhar.
De qualquer jeito!
SRN!!!!
Na verdade a Globo pediu a troca do jogo Inter x Vasco para as 16:00 (seria 18:30) porque esse PODERIA ser o jogo do título caso Inter vencesse o Sport e o Flamengo perdesse para o Corinthians. Se deram mal na aposta e não voltaram atrás no pedido. Interesses, interesses e total DESINTERESSE com a qualidade do produto futebol, uma pena… nosso time sem pernas vai penar jogando essa hora. Mas a essa altura como diria o chulo ditado: “o que é um pum para quem já está…” (desculpem a grosseria da frase mas não me veio nada que melhor explicitasse o momento). SRN
Interesse da Globo e só foi possível isso pela ausência de público, pois a PM não permitiria em caso contrário. Concordk que os jogos, no verão, deveriam começar mais tarde, 18 horas de preferência.
A desculpa que deram para manter os jogos às 16 horas é que não temos mais o horário de verão, sendo que, quando jogavam às 17, no horário de verão, estavam jogando, em verdade, às 16. Faz sentido, mas é péssimo para os atletas.
O Internacional não vai pagar esse valor para escalar Rodinei. É muita grana e o time não está nadando em dinheiro.
SRN
…….E também não estamos falando de um Leandro ou Carlos Alberto……
R$1 milhão é o preço do Rodilindo… kkkkkkkk
Quando ele entrar em campo e enxergar o Manto, vai fazer um golaço contra…
Meu caro Egon, essa do gol contra do Rodilindo me fez lembrar uma cena de um programa do Chico Anysio falando do personagem Coalhada. A cena dizia algo mais ou menos assim:
– Coalhada foi bater um escanteio mas viu muita gente na área e resolveu atrasar a bola para o goleiro, mas esse estava adiantado e sofreu um gol por cobertura.
Lembra dessa??? (kkkkk)
Olha Paulo Henrique, o Inter não esta em situação de economizar não! Além do fato de que estes 1mi pela escalação do Rodnei pode ser pago bem a posterior ao Flamengo!
Se eu fosse presidente do Inter não economizaria estes 1mi não meu caro, seria uma economia com conta errada.
Saudações!
Kleber, falaste tudo.
O que nos resta? Rezar e muito para tudo dar certo e sem violência.
Daniel G meu caro irmão rubro negro,
O risco de confronto entre as torcidas é zero, entretanto o risco de quebra quebra nas portas de S. Januário existe, caso o Vasco perca.
A mais de 10 dias que saímos do calor extremo para um calor mais ameno. Portanto acho desnecessário a preocupação com o clima.
O que preocupou mesmo foi a solicitação da rede Globo em atrasar o jogo do Inter x Vasco para início depois do jogo do Flamengo x Corinthians.
Como ao que parece a solicitação no foi atendida, vamos para o jogo….
Saudações!
Eduardo meu querido irmão rubro negro,
Eu vi na tabela a umas semanas que a princípio este jogo do Inter x Vasco estava marcado para depois do jogo do Flamengo.
A CBF sabiamente equiparou os horários dos jogos, mas sinceramente, a essa altura não vai fazer diferença nenhuma, visto que os dois times sabem que precisam ganhar desesperadamente, não existe outro resultado do que a vitória para ambos.
A grande questão da rodada é quem vai conseguir de fato vencer seu jogo? Sou mais Flamengo, pois as finais estão aos moldes do DNA desse time do Flamengo, nesse quesito o Inter esta em desvantagem.
Saudações!
Caros amigos e irmãos rubro negros!
O clima (no sentido competitivo e de previsão do tempo) estará perfeito para o duplo confronto de domingo!
Aliás é uma bela coincidência Flamengo e Inter jogarem no mesmo horário a 2km (em linha reta) de distância um do outro.
Outra coincidência incrível é Abel Braga jogar sua sorte contra o seu Vasco, que ele treinou no início do campeonato.
Existem certos fatos que meio que ditam uma matemática do futebol, ou seja, um time grande que toma de 3×0 em casa dificilmente perde seu próximo jogo, especialmente em casa. É hora da reação do Vasco.
No jogo do nosso querido Mengão, prevejo um jogo amarrado por parte do Corinthians, meu palpite é 1×0 com gol de Pedro.
Pedro? E o Gabriel? Bem, em minha opinião existe a possibilidade de Gabriel não sair jogando em função do risco de 3o. cartão amarelo.
Saudações!
Meu caro Kleber,
Não sei como era na sua época quando presidia o maior mundo. Mas por termos ficado reféns das cotas de TV, quem de fato vem mandando no calendário do futebol Brasileiro, e não é de hoje, não é a CBF e os clubes e sim a Rede Globo. Então, ela faz o que quer e como quer na hora de transmitir os jogos.
Entendo que não é exatamente bem um silêncio daqueles que comandam o futebol, e sim uma sumária subserviência aos ditames de quem coloca bilhões no futebol. Enquanto essa dependência existir, dificilmente os clubes terão como peitar as Tvs. Daí entender que a atitude do Flamengo no ano passado buscando ser independente como mandante, pode ter dado um pontapé inicial nesse exdrúxulo relacionamento entre clubes e televisão. Embora os valores oferecidos por outras emissoras ainda seja muito abaixo do que a Globo pagava, como por exemplo pelo campeonato carioca, não tenho duvidas de que esse processo desencadeará uma maior independência dos clubes dos mandos e desmandos da TV.
A Globo, por anos, priorizou o JN e a novela a seguir no horário mais nobre, sendo que somente depois desses dois produtos é que entraria o futebol. Nunca concordei com jogos começando quase dez horas da noite. Isso é loucura. Tanto que em nenhum lugar do mundo isso acontece. Mas a tal dependência dos recursos da TV obriga os clubes a aceitar e a se subjugar aos interesses da TV. Os grandes clubes já conseguem ter receitas que superam as cotas de TV, mas a grande maioria é quase que totalmente refém dessas receitas para existirem. Assim fica difícil peitar quem paga pelo produto.
É complicado, mas vejo a iniciativa do Flamengo como sendo um marco que poderá dar aos clubes a coragem e a comprar essa briga por ligas cada vez mais fortes e com receitas que lhes façam não baixar a cabeça aos interesses tão somente das Tvs.
Respeito sua opinião, mas discordo. O Flamengo não é alguém que possa levantar Bandeira contra empresas de comunicações alguma, por não ser exemplo em nada. O ex presidente Bandeira começou o processo de organizar as finanças do clube, mas bastou sua saida, para o clube assumir compromisso que fogem à condição de pagamentos e por isso temos efetuados paramentos com atraso de até 6 meses. A negociação com o Goiás vem sendo quitada com atrasos. Futebol é um produto muito caro e a tal “peitada” na Globo, fez o clube ir atrás de empréstimos de 35 milhões para quitar pendências. Será que foi mesmo dado pontapé inicial para mudanças? A atual direção não tem prestígio entre seus parceiros do brasileiro. Da última vez que tentou 7modificar alguma coisa e o Flamengo tinha razao, teve 19 votos contrários. Só ele votou à favor. Ontem um ex diretor do clube na ultima administração Patricia Amorim, disse p mim que o Corinthians desejava contratar o ex presidente Bandeira para implantar um sistema de recuperação do clube paulista. Hoje já li no GE. De qualquer forma só temos que torcer para que tudo dê certo é sejamos campeões com Ceni e cia. Abs
Caro Rodrigo, o tempo responderá essa questão. Não tem outra forma. O poder que as mídias digitais estão exercendo hoje em dia é irrefutável. Até a toda poderosa Globo começou a enxergar isso e já não vai com tanta sede ao pote querendo abocanhar tudo que é esporte para ela. Nos últimos quarenta anos há como negar que eles dominaram quase tudo? É natural que haja uma separação. Os valores da TV aberta vão cair muito. Os clubes irão buscar outras fontes de renda.
Helder,
Existem amigos no blog que não refutam a extrema importância das mídias sociais ligadas ao Flamengo.
Elas estão dando um banho de análises táticas e notícias. Coisa para deixar qualquer bonitão de programas esportivos da grande mídia no chinelo.
A aqueles que não refutam: “Um oferecimento de Sardinhas 88, Banerj, MotoRádio e Jornal dos Sports”
Saudações!
Helder,
Compreendo o que vc explicou, mas as expectativas estão muito distantes dos fatos concretos.
O presidente Landin fez uma bela cagada administrativamente jogando os 26mi da Globo na lata do lixo.
Em qualquer empresa privada um presidente dar um prejuízo deliberado em 5% do faturamento anual bruto seria motivo de uma reunião de acionista para uma menção, destituição ou demissão do cargo.
Landin esteve muito mal misturando o Flamengo com visões ideológicas e partidárias, onde se levantou até a lebre que o nosso presidente pudesse ter intenções na política no futuro, colado a figura do atual presidente da república, o qual sou eleitor, é bom que se diga.
No ponto de vista comercial e técnico ele tbm foi mal assessorado na questão do “streaming”, provavelmente pelo Bap, que é o cara o business de comunicações!
Saudações!
Meu caro Nino, lembremo-nos que quando dessa decisão não havia indícios de pandemia. Foi um risco calculado. Não sou fã dessa diretoria, já explicitei isso aqui. Mas não podemos negar que eles são profissionais muito bem sucedidos e tentam levar um pouco dessa experiência a uma situação diferente, já que os clubes de futebol são amadores e portante são regidos por estatutos bem diferentes ao de uma empresa comercial cujo objetivo único é obter lucros, certo.
Não acho que eles fizeram bobagem, erraram sim, mão não podemos deixar de creditar boa parte desse erro ao imprevisível. Quem poderia imaginar que o mundo seria afetado por uma doença infecto-contagiosa que obrigaria a população a se isolar? Isso precisa ser levado em conta.
Agora vejo cada vez mais notícias que dão conta de que o Flamengo investirá fortemente na FlaTV por acreditar que seu torcedor vai comprar a ideia de ter um canal direto com seu clube, embora que ainda que utilizado outras empresas como Claro-Net, Vivo, etc. Estamos passando por grandes mudanças no formato de transmissões, caro Nino. Isso é uma realidade cada vez mais contundente. Quem não se preparar vai perder muita receita. As Tvs estão perdendo espaço para as mídias digitais. E você sabe que o investimento nessa área é infinitamente menor do que o feito para gerar imagens pela TV aberta. Não tem volta, amigo. Ou se adapta, ou perderá muito tempo para acordar para essa nova realidade, e com isso muita receita.
Somos a maior torcida numericamente e nossos dirigente, por mais antipáticos que sejam, sabem que há um enorme potencial a ser explorado usando o torcedor como fonte primária das receitas. Se vai dar certo, bem, só o tempo dirá.
Há quem diga que o mundo não voltará ao normal pelos próximos dez anos. Estou falando de cientistas afirmando isso. Qualquer previsão agora é pura ficção.
Pô, Kleber! Nestas condições, a vantagem é nossa e do Vasco. Pois os jogadores de Corinthians e Internacional, devidamente ambientados aos climas de SP e RS, tendem a sofrer muito mais nesse jogo.
E nem estou entrando no mérito da possibilidade de confronto de torcidas…
Vamos usar a nossa altitude!
Esse horário de 16h é cruel. E salvo engano não tem parada para hidratação, como no campeonato carioca.
Esse milhão, acho que a Renata Dan paga. Pra ela isso é TROCO de padaria.
Espero realmente que o INTER gaste esse milhão com o Rondinei.
Eu particularmente, não tenho NADINHA a reclamar, depois de uma RESSUREICAO dessas, tá tudo lindo.
É deixar o INTER chorar e reclamar por nós.
Amigo Junio!
Em nemhum momento esqueci da Lei do Ex. Ela realmente existe.
Mas perder um Brasileiro, com gol de um rubro-negro emprestado, é dose pra mamute enfurecido.
Ainda mais sendo Rodinei…
Pelo Inter, já tomamos gols do Juan e Andrezinho em jogos importantes.
Como meu livrinho só tem 10 páginas, tá tudo no esquema…
Grande abraço
Amigos, falta pouco para o jogo, apesar de mais “fresco” que os outros dias ainda está calor, estou no RJ capital, o termômetro por aqui marca 31°C.
Não sei a sensação térmica.
Talvez se tivéssemos torcida, algum iluminado enxergasse o perigo. Talvez… porque nas diretorias dos clubes está recheado de amadores. ..
Outra dúvida: na nossa diretoria, quem será o cego que aprovou esse final de tabela rubro Negra??? enquanto muitos jogam contra os zumbis Goiás , Coritiba, Botafogo, Atlético GO, Sport, Etc, nos fechamos contra equipes de camisa pesada. Só falta fechar contra Palmeiras , Grêmio e Galo….
Nossa diretoria abusa da incompetência!
Aliás, no campeonato de pontos Perdidos, hoje deverá ser a última chance que a bela moça , chamada sorte, vai nos dar …..
Não acredito que o Vasco perca do Inter…
Lembrando que o Flamengo de Domenec enfiou 5 no Corinthians….
Coloca o Pedro! Tem que matar esse jogo traiçoeiro!
Diego está ficando cansado!
Inacreditável o Vasco.
É amigos…..
Michael?
É amigos, avisei aqui que depender do Vasco é uma tremenda dureza! Quem tem olhos e viu o terror defensivo entre Fortaleza 3 X 0 Vasco sabe do que estou falando, me surpreende os Twitteros acreditarem em vitória de um time que tem defesa esfarelado como o Vasco.
Galhardo volta em grande estilo.
E atenção gol roubado para o Inter, o gol de Rodrigo Dourado está impedido!
Abrsurdooo!
Gol roubado para o Inter!
Impedimento claro!
Landim, cadê você? Esse campeonato me lembra 2016, com o Flamengo com um ponto de diferença é o Palmeiras sendo ajudado pela arbitragem.
Acorda Landim!