Este futebol é apaixonante pela imprevisibilidade.
Quando começamos a roer as unhas, com o nosso time ficando com dez jogadores em função da pouco inteligente ação de Isla, que já tinha cartão amarelo e forçou sua expulsão, eis que, como por milagre, com um jogador a menos, o time não só se encontrou como deu um banho de bola.
E não foi só o fato de ficar reduzido a dez jogadores. Ficamos também sem nosso decisivo Bruno Henrique, que saiu com estiramento muscular.
Em síntese, quando tudo caminhava para dar errado, um show de bola em goleada de 4 a 0, histórica…
Aconteceu de tudo!!! Gol de Bruno Viana, show de Michael e gol, também, de Rodinei.
Éverton Ribeiro fez um segundo tempo espetacular!!!
Michael, independentemente de ter sido um azougue para a defesa do Grêmio, foi um baita guerreiro, correndo o campo todo, suando a camisa com rara competência.
Curioso este time do Grêmio. Saca Rafinha da lateral direita para a esquerda, pois anunciaram o jovem Vanderson como o mais promissor lateral direito do Brasil. Vanderson não jogou nada e Rafinha, na esquerda, pior ainda. Fraquíssimo o time gaúcho. Não é por acaso que namora a zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Tendo 4 a 0 de dianteira, com um mínimo de juízo, a semifinal é logo ali, contra Atlhetico Paranaense ou Santos. No primeiro jogo, o time paranaense venceu por 1 a 0, em casa. Tudo pode acontecer na “Vila famosa”…
Agora, virar a chave, pois no sábado pegamos o Santos. E, dadas as circunstâncias, será vencer ou vencer…
Noite linda, onde o improvável vestiu rubro-negro…
O jogo dos “renegados”: gols de Bruno Viana, Michael, Rodinei e Vitinho.
Tem o dia dos craques e tem o dia dos desprezados e dos mal amados.
De se notar que o Gustavo Henrique foi perfeito!
Pior do jogo: isla
O melhor: Michael, pela raça e pela luta incansável.
Essa vitória épica ficará para a História.
SRNs
Depois do que eu vir hj,eu não critico mais ninguem,afirmo e já afirmei aqui Diego Ribas tem que ir para o banco.Isla nao merecia ser expulso.
Explico,Vandersom vez coisa pior antes e nâo foi expulso.Concordo que o chileno pela rodagem que tem,foi muito juvenil.
Toda vez que Diego sai, o time melhora!
Agora, deve ser difícil barrar ele e manter o vestiário. Jorje Jesus teve “a sorte” da lesão dele…..
4×0 em Porto Alegre, quanta mudança de 3 anos para cá. Antes sempre tomávamos um sacode jogando no Sul, hoje demos uma bela goleada com gols de Bruno Viana, Michael, Rodinei e Vitinho, num jogo decisivo. Eu diria que esse raro fenômeno é igual cometa Harley ou ganhar na Mega Sena.
Que partida de Michael e Vitinho, para mim os melhores em campo. Vitinho em poucos minutos fez um gol e deu duas assistências maravilhosas. Everton Ribeiro jogou bem no segundo tempo, atuando mais centralizado, mas perdeu um gol numa das raras assistências perfeitas de Michael.
Tão improvável que com Bruno Viana e Rodinei em campo, com um jogador a menos, e não tomamos gol. Noite iluminada do nosso Mengão.
Parabéns ao Renato Gaúcho que mexeu perfeitamente no time no segundo tempo.
SRN
OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS
Que noite, meus amigos rubro-negros. Que noite!
Há muito que se falar sobre esse jogo espetacular, mas antes de mais nada, há que se reconhecer a capacidade do nosso treinador. Ele foi o maior responsável por esse resultado histórico do Flamengo Malvadão. Em português claro, da arquibancada: o Renato é FODA!
Um primeiro tempo estranho do time. Diego muito mal, prendendo o jogo. Arrascaeta abaixo. Bruno Henrique sai lesionado. Um juiz MUITO safado amarelando o nosso time todo e deixando os caras baterem. O idiota do nosso lateral, péssimo (pra variar), foi expulso aos 43. Tudo apontando para um segundo tempo muito complicado. O Villani estava animadíssimo com tudo isso.
Uma coisa me fez ter uma esperança nessa escuridão: Arão e GH foram pro vestiário batendo boca. Isso é coisa de quem quer ganhar, de quem está PUTO – e esse é um combustível muito poderoso, ainda mais em um clássico tão tradicional como Flamengo e Grêmio. É a tal força anímica.
Todos nós sabíamos que o Renato teria que substituir para recompor a defesa. Muita gente (inclusive eu) achava que seria o Michael seria sacrificado.
Mas o Renato manteve o Micha, para garantir o contra-ataque e também a recomposição, tirando o craque do time (que estava apagadíssimo). Também botou o Thiago Maia no lugar da enceradeira que veste a camisa 10. Foi cirúrgico.
O time voltou mordendo, voltou querendo jogo, encurralando os gaúchos no campo deles e criando jogadas agudas de contra ataque.
Bruno Viana fez seu primeiro gol – e que gol. O primeiro humilhado, era ali exaltado com um gol tão importante. Flamengo com um a menos, abriu o placar contra o Grêmio em Porto Alegre.
Um contra-ataque maravilhoso do Michael, Thiago Maia, Gabigol e Everton Ribeiro – quase produziu um gol de placa. Não saiu o gol, mas já dava para sentir o cheiro do segundo gol. ER7 merecia fazer, até ali ele comandava o time no segundo tempo.
Na jogada seguinte, um passe maravilhoso do Vitinho para o Michael fazer 2 x 0 nas costas do Rafinha. Mais um humilhado sendo exaltado. Um jogador que TODOS nós quisemos fora do Flamengo. Micha foi recuperado pelo Renato e é importantíssimo para o time.
Uma jogada bonita pela esquerda de Michael com Vitinho. Sobra a bola para o Little Victor fazer um cruzamento CINEMATOGRÁFICO na cabeça do Rodinei, que meteu um lindo gol de cabeça (novamente nas costas do Rafinha). Vitinho e Rodinei, dois humilhados foram abençoados com esse gol. Os humilhados, enfim…eram ali exaltados.
Micha seguia ENDIABRADO, fazendo fumaça dentro da área do Grêmio, levou um carrinho criminoso. O juiz – que permitiu o Grêmio bater o jogo todo – não tinha dado. Aliás ele já não tinha dado um pênalti absurdo do Kanneman no Everton Ribeiro. Foi preciso o VAR corrigir a lambança desse ladrão. Pênalti batido perfeitamente pelo Vitinho. Um dos mais humilhados merecidamente sendo ali exaltado. Vitinho tem feito excelentes partidas e tem sido muito decisivo em alguns jogos importantes como no domingo passado. Vitinho fechou o caixão do Grêmio e botou o Flamengo na próxima fase da Copa do Brasil.
Que partida fabulosa do Everton Ribeiro, do Michael, do Thiago Maia, do Filipe Luís e do Vitinho.
Uma última consideração. Nós passamos pelo menos 20 anos jogando para empatar em Porto Alegre. Contra o Grêmio perder de 1 ou 2 era lucro. O Flamengo mostrou hoje que é um novo time. Um time que cansou de ser humilhado e tem sede de vingança. Um time que foi muito humilhado e que merece demais ser exaltado.
QUATRO A ZERO em Porto Alegre. Jogando com um a menos. Os caras batendo até na sombra. Um juiz safado.
Obrigado, Professor Renato Portaluppi. Muito obrigado.
Como é bom ser Flamengo!
S.R.N.8
Grande Marcello! Perfeito comentário! É por isso que eu sempre falo que, por mais que reclamemos da atuação ruim de algum jogador, ele não está no time por acaso. Prova de que o Renight tem ao menos a sensibilidade de perceber em quem ele pode confiar, ou seria pouco inteligente de apostar em números que nunca saem…
Acho importante ver gols desses 4 jogadores. Vitinho e Michael, pelo desempenho recente, absolutamente merecidos. Bruno Viana e Rodinei para dar talvez alguma tranquilidade para que possam desenvolver um futebol melhor. Com o imponderável sempre em ação (ex: contusão do BH, Arrascaeta mal) é importante termos jogadores que possam entrar e, se não são substitutos no mesmo nível técnico, que o sejam em outros quesitos e arrumem o time. Pontos para Thiago Maia, Vitinho e Michael, principalmente.
Falar sobre F. Luís é chover no molhado. Desnecessário reafirmar o craque que temos em campo.
Os demais, bem, sem serem destaques absolutos. Destaque negativo para o Isla, mas, numa noite de sorte, acabou até dando muito certo.
Queria que o jogo adiado do Brasileiro contra o Greminho fosse no mesmo estilo, dando sacode e pegando os 3 pontos para encostarmos lá em cima.
Mas agora é comemorar o resultado e ficar ligado para o jogo do fim de semana contra o Santos e para o jogo de volta semana que vem em casa. Jogar com seriedade e sem falhas já será um grande passo para as semis da Copa do Brasil.
SRN8!
Pequena correção: jogo de volta não na semana que vem, mas em 15/09.
SRN8!
Amigo Marcus, costumamos a ter a mesma visão de jogo.
Eu concordo com tudo que você falou sobre o valor do grupo e vou adiante:
13 jogos
11 vitórias
1 empate
1 derrota
41 gols pró (3,15 por jogo)
10 gols contra (0,77 por jogo)
O Renato está DOUTRINANDO. Botou a Ferrari pra andar novamente.
Espero que parte da torcida pare de espinafrar o nosso treinador e aceite as suas opções táticas. Reparem como muitos times estão com o DM lotado. É importante rodiziar – e isso não significa abrir mão de um campeonato. Estamos fortes nas 3 frentes: SEMI de Libertadores, (praticamente), SEMI da Copa do Brasil e brigando as primeiras posições do Campeonato Brasileiro com 69 pontos para disputar.
Lá vamos nós pra Vila Belmiro. Outro lugar que em anos passados, era muito raro fazermos 3 pontos. O vento mudou. O Flamengo vai favorito pra enfrentar o Santos.
Abração e…
S.R.N.8
Belo texto, Marcello!
Critiquei Renato no último jogo pelas substituições tardias, porém desta vez ele foi perfeito. Também critique Michael por não render contras defesas fechadas, mas reconheço que com espaço para o contraataque ele é diferenciado.
Mais um jogo do mengão para ser guardado na memória! Primeira vez que eu vejo um time com um a menos golear o adversário e FORA de casa.
Everton Ribeiro merece menção honrosa. Fez o que dele se espera no segundo tempo. Colocou a bola embaixo do braço e disse: esse jogo é meu!
Por fim, não sei se foram as circunstâncias do jogo, no entanto, a dupla de volantes Arão e Tiago Maia mostrou solidez defensiva. Será que a substituição de Diego por Tiago Maia geraria o equilíbrio ataque/defesa que tanto precisamos?
Ahh Ramon,
Eu acho que o Tiago Maia tem que ser titular pra ontem. Ele faz o time andar e também dá consistência defensiva. A sua entrada foi um dos principais ingredientes para a virada do jogo, porque nós passamos a ganhar as disputas do meio de campo e os seus passes verticais abasteceram ER7, Micha e Gabigol.
Maia é um grande jogador, que infelizmente teve uma contusão seríssima. Se não fosse isso, estaríamos vendo o Diego jogar muito eventualmente e por 15 minutos.
Chegou a hora.
Grande abraço e…
S.R.N.8
Comentário irretocável. Nada mais a declarar. Apenas apreciar esse Flamengo.
SRN
Vitinho pra mim foi o melhor duas assistências e um gol, já merece ser titular no lugar do Everton Ribeiro.
Qualquer um e entenda um ouco de futebol, viu isso. Mas os torcedores do Michael viram outro jogo.
Vitória GIGANTE no sul
4 X 0 com menos 1
2o tempo perfeito
MATHEUZINHO, FL, ER THIAGO MAIA e VITINHO jogaram mto
MICHAEL taticamente tbm importante
Mengoooooo !!!!
Durante o jogo li em faces, instas e twitters comentários de torcedores experts em futebol e que tem o espiriro do Roger Flores dizer que o Flamengo fazia o pior jogo dos últimos tempos. Resultado da partida: 4 a zero Mengão, com menos 1 em campo.Futebol são 90 minutos, bidús! .Esses pé frios de plantão se esquecem que isso aqui é Flamengo, P….!
Alô Kleber,
vc que adoro um papo no ouvido no vestiário, podia dar um toque no ”maravilhoso” Flores
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
#SabeNada
Afilhado jogando contra claramente… hora de puxar as orelhas!
SRN8!
Rapaaaz! Voadora no calcanhar de Aquiles do padrinho.
Com o pegador de louras agora vou agir como com Bruno Viana, Michael, Rodinei, Vitinho: Nunca critiquei!
kkk
Éverton Ribeiro pos o jogo no braço,grande partida.Vitinho eh um excelente reserva e está cada x mais a vontade.Michael nome do jogo….e os que pedem aposentadoria do Filipe luiz,menos,muuuuuuito menos cornetas…..mengoooooo
Amigos
Segundo tempo magistral.
Diego giras não pode continuar titular desse time. É até uma falta de respeito. Ex jogador. Filipe luis comeu a bola.
Diego = banco de reservas. Thiago Maia não perdeu uma jogada sequer
SRN
Denis, parece que o Thiago Maia está recuperando seu melhor futebol e vai ajudar demais, vai ser titular com certeza! E, com isso, o Andreas vai precisar jogar ainda melhor. Se o fizer, o Thiago Maia não vai querer esquentar banco. Com a disputa, quem ganha é o Flamengo, que vai ter um titular e um reserva em grande nível.
E ainda pode usar o Diego, se necessário. Ter um grupo de 22 jogadores fortes é essencial para um calendário como o do futebol brasileiro.
SRN8!
Denis,
A previsão do médico do Flamengo vai se confirmando, ele disse que o Thiago Maia voltaria, efetivamente, lá para setembro ou outubro, considerando a grave lesão que sofreu. Ontem deu para perceber ele bem mais agressivo nos botes, como sempre foi na carreira.
É um retorno essencial para a consistência defensiva do time.
Quatro gols de São Judas Tadeu. Só pode.
SRN.
O Flamengo tem um toque de bola extraordinário, parece que o yime está treinando.
A união dos jogadores, o conjunto, o querer bem ao técnico, o talento do melhor time das Américas, tudo isso.
Porém o mais importante é a RAÇA.
Seguir firme com cuidado, pois como você disse Presidente, futebol tudo é imprevisível.
Pouco se falou, mas o Renato mexeu bem demais. Contra o Ceará critiquei ele ,pois foi mal demais, mas acertou tudo. Mengo neles !!
Renato, Michael, Vitinho ou Bruno Vianna, quem tem mãos estrela?????
*O maior adversário do Flamengo nessa temporada é ele mesmo !*
*Tem que se superar a cada 3 dias !*
*São jogos direto, devido a está disputando 3 competições diferentes, com deslocamentos de Norte a Sul do Brasil, e também com viagens pra fora do Brasil na Libertadores da América!*
*Essa situação que o Flamengo enfrenta devido ao Calendário do futebol Brasileiro!*
*O mais Otimista dos Flamenguistas a de convir que nossos jogadores são seres humanos e com certeza sentem no Corpo essa Maratona de jogos !*
*Por isso, temos que ser sensatos e vê que o quê esse elenco do Flamengo atual vem fazendo é de encher de orgulho nós torcedores apaixonados pelo nosso Mengão !*
*Parabéns a todo o nosso Grupo, por mais uma Vitória, com muita garra e superação nesta noite de hoje !*
*Orgulho de ser Flamengo !* *Vamos que vamos sempre pra cima deles, mesmo na Adversidades !* *Uma vez Flamengo, sempre Flamengo !!*
*Saudações Rubro Negras à todos !*
❤️🖤
O Flamengo está classificado, para as semifinais da Copa do Brasil,Rodinei ter entrado na partida da libertadores o fez bem,de verdade ele faz parte do grupo,e por fim exorcizou um pouco a chacota da torcida gremista,pelo jogo derradeiro dele no Brasileiro passado, com a camisa colorada contra o Flamengo.
Bruno Viana, fez uma partida segura, e o gol vai lhe dar confiança, Michael faltam fundamentos básicos, que me faz irritar,mas é voluntarioso, útil a equipe, Vitinho o jogador com três anos de casa,e nunca se firmou como titular, a eterna promessa alvinegra,virou eterno reserva rubro negro.
Vitória sensacional,gigante,épica, de ser contada de avós para netos,e para terminar Andreas Pereira chegou, Diego que abra o olho, mas não com o novo reforço e sim com Thiago Maia, pois desde antes da contusão ele era titular.
Sem mais para o momento, estou visivelmente emocionado.
As vezes o cara lá de cima escala!
Caro Kleber e amigos!
Apenas mais uns três minutos de jogos e o Flamengo faria o quinto gol.
Uma vitória que parecia improvável jogando com um a menos, mas muito possível quando todo time embarca na luta do guerreiro Michael. Que partida dele e do Vitinho. Que noite memorável.
Vamos jogar com muita força o segundo jogo. Precisamos passar.
Detalhe: que espírito de força do Gabigol. Que protagonismo de amor ao time.
Desse time pode se esperar tudo, até golear jogando com dez em campo.
SRN
Amigo Chico,
O quinto gol era pra ser do Vitinho (como sempre).
Antes teve o pênalti ESCANDALOSO que o Kanneman fez no ER7 (que faria ali o segundo gol).
Que juizinho ruim!
Grande abraço e…
S.R.N.8
Grande Marcello,
Seus comentários merecem medalha de ouro. Cada vez melhor.
Ontem o Juiz ajudou o Grêmio e mesmo assim não teve jeito.
O Flamengo precisa ficar de olho nele.
Grande abraço
SRN
Só me lembro de ter sentido tanta felicidade num jogo que não valia uma taça, nos 6 x 0 que Zico e cia, no dia de um dos meus aniversários, enfiou no Botafogo, em pleno Maraca lotado. O maraca do cheiro de mijo e da geral.
Ontem foi além da conta.
Já de saco cheio de Diego, assistindo BH escorregar e com um tremendo medo da defesa com GH e BV, eis que surge das trevas, um providencial cartão vermelho que fecha a Avenida Pinochet.
Gostaria muito de ter sido por quinze minutos, uma pet de Gatorade para ouvir a conversa que rolou no vestiário no intervalo que, além das substituições deu ânimo ao time para voltar arrasador no segundo tempo.
Vitória que fez chorar, fez rir, fez gritar e parece que está apontando para a tal sorte de campeão que todos conhecemos e que aparece para tirar a vaca do brejo exatamente quando a mesma está quase se atolando.
Bora vê!!!!
Thiago Maia
O Michael foi muito Michael, é jogador raiz, mas o Thiago Maia da a esse time uma coisa que o Gerson não dava que é uma força imensa nos CONTRA-ATAQUE, da uma velocidade e qualidade na chegada que faz muita diferença em jogos como o de ontem, além de outras virtudes. JOGA MUITO.
Não dá pra brincar com esse Flamengo o MENGAO MALVADAO não gosta de marra.
O jogo foi tão diferenciado que não deu pra perceber se o Flamengo SOFREU PRESSAO ou se o Flamengo DEIXOU o Grêmio subir pro seu campo pra abrir espaços nas costas de sua defesa. O segundo tempo da uma ideia do que é esse time, depois que faz o 1°e o 2° GOL o adversário se desespera pois sabe que provavelmente será goleado. Como realmente foi.
Uma certeza temos, jogo do Flamengo é antes de qualquer coisa SURPREENDENTE.
Complementando postagem anterior: e para “castigo” dos agourentos, comentaristas de resultados prontos ou pre resultados, o Flamengo ganhou de 4 a zero e os 4 gols foram dos jogadores mais hostilizados nos últimos tempos: Bruno Viana, Michael, Vitinho e Rodinei. É como diz a Bíblia: Os humilhados serão exaltados.
Meio de campo MAIS VELOZ.
O Renato ontem, dentre outras mudanças, fez uma escolha inteligente. Ele TROCOU um meio de campo habilidoso por um meio de campo VELOZ. Inteligentemente leu corretamente o jogo ao tirar o ARRASCAETA ele estava abrindo mão de posse de bola, que NAO ESTAVA ACONTECENDO, por muita velocidade nas subidas ao ataque. Deu certo o time virou uma grande flexa.
A se ressaltar nesses 4×0 com UM A MENOS ontem é que tivemos alguns erros crassos contra nós, como a falta claríssima dentro da área do Kanemann no ER7 e a porrada para vermelho direto do Vanderson também no ER7. Se o Gabigol é expulso por bater palmas, por cair sentado e por supostamente ter xingado alguém, vai ver os critérios para faltas estão mudando e eu não sei…
Acho salutar que o Flamengo se posicione contra os erros grosseiros cometidos contra nós mesmo após golearmos um adversário, até pra não alimentar a falácia de que somos beneficiados pela arbitragem. Não só raramente somos (não estou falando de erros corrigidos pelo VAR, pois estes passam a ser acertos), como somos absurdamente roubados sistematicamente e ninguém fala nada, nem mesmo o clube se pronuncia. Não deveria ser assim…
SRN8!
Prezados,
Que jogo maluco!!! As circunstâncias criaram o estilo de jogo perfeito para o Michael, contra-ataque contra defesas abertas e desorganizadas.
É para comemorar, mas vamos devagar nos seguintes pontos:
1) Sem ilusão com o Vitinho, ele está há 5 anos no Flamengo e sabemos que é no máximo um razoável reserva.
2) O Bruno Viana é fraco, tem pouca capacidade técnica.
3) Rodinei é perna de pau.
Que fim de carreira melancólico do Rafinha. Reserva para um menino descontrolado, improvisado na esquerda e em um time que vai lutar contra o Z4.
Concordo em gênero, número e grau, Diego.
Nenhum dos 03 servem.
SRN
Diego, mesmo após bons jogos de Vitinho e Michael, é óbvio que nenhum dos 2 servem para o time titular. A questão é que há momentos em que o jogo precisa variar e o time se adaptar a um esquema diferente e foi exatamente isso que aconteceu ontem. Nenhum deles foi titular. O Michael entrou com BH contundido para aproveitar a velocidade nas costas da zaga e o Vitinho entrou pq o ER7 cansou, basicamente.
Quanto ao Bruno Viana, ontem esteve bem e o Rodinei não comprometeu, até pq nem tinha como comprometer. Ainda chegou bem nas costas da defesa para marcar. São características de um jogo atípico em todos os sentidos.
O que quero pontuar no meu comentário é que um time não pode (e NUNCA vai) jogar sempre com os mesmos 11, no mesmo esquema tático, com a mesma qualidade etc. Para esses momentos existe o ELENCO, para dar suporte às necessidades do TIME. Em cima disso é que eu acho que o treinador deve ter tempo para treinar o time em diferentes esquemas, em diferentes propostas de jogo, tudo para se adaptar a QUALQUER adversário. Foi exatamente o que fez o Renight, ao menos no jogo de ontem, quando o Felipão entrou cercando Arrascaeta e o Renight o tirou. Acabou com o esquema de marcação deles e Vitinho e Michael fizeram a festa nas costas da defesa deles.
Temos que parar de achar que tem que ser sempre o mesmo time, o mesmo esquema. Há variáveis que alteram um jogo. Ontem entramos com o melhor time possível, mas perdemos BH machucado, Arrascaeta estava mal, bem marcado e Gabigol sem muitas oportunidades de gol, fora o Isla sendo expulso. Para se acomodar a um jogo tão atípico e completamente diferente do imaginado, o treinador precisa conhecer e confiar no seu elenco. Deu no que deu…
SRN8!
Por isso é o esporte mais apaixonante do mundo, pq é imprevisível.
Não sei o q o Renato falou no vestiário, mas funcionou muito. Mexeu bem demais no time, Arrascaeta ontem não estava rendendo, apesar de q ele em um lance resolve um jogo….. ER7 no 2º tempo foi outro jogador, Thiago Maia poderia ter dado ao menos 1 assistência ontem, mas errou o passe.
Vitinho entrou muito bem, usa as duas pernas muito bem, e ontem estava inspirado. 2 assistências e um gol, se tivesse cartola tinha explodido.
Michael é peladeiro sim, parece um maluco muitas vezes, mas a entrega q ele tem dentro do jogo, nenhum jogador do elenco tem, a vontade de ganhar, intensidade absurda dentro do jogo, não joga a toalha.
Bruno Viana, nunca critiquei?! Critiquei sim e continuo criticando pq erra mais q acerta, mas ontem deixou o dele em um momento crucial do jogo.
Esse é o futebol esse é o meu Flamengo!
Caros amigos do blog,
Bom dia!
O jogo de ontem foi fantástico!
Muito feliz com a vitória!
O Flamengo do Renato pode ir longe! Gostei muito da forma como o Flamengo jogou o segundo tempo com um a menos. Tivemos muita velocidade nos contra-ataques.
A variação tática e de sistema de jogo é algo importantísimo! Amassar quando pudermos amassar e contra-atacar em velocidade quando a situação de jogo for propícia para isso.
O Flamengo de 2021 tem mais opções para mudar um jogo do que o de 2019!
O Mengão está deixando a gente sonhar!
Saudações!
jogo muito louco! primeiro tempo um Deus nos acuda!! E um segundo tempo uma aula de futebol!!
Vou deixar uma observação neste últimos 3 jogos… o time não vem jogando bem quanto antes…A melhor partida foi contra o corinthians ainda no 1 tempo…E depois deste jogo o time teve uma semana de treinamentos e foi aí que caiu o rendimento do time.
Antes jogávamos no 442 e até aquele jogo contra o corinthias….A gente via as linhas organizadas e um gabigol e bruno henrique bem próximos….
Depois deste jogo contra corinthians e uma semana de treinos com Renato Gaúcho mudou o esquema do famoso 442 para o 4231 e aí acho que o time caiu um pouco de produção.
Basta notar que o Gabigol tem jogado isolado na frente….que a marcação antes alta e marcação perde pressiona mordendo lá na frente….nao existe mais neste esquema 4231…
Agora eu não sei se foi uma mudança estratégica do Renato por disputarem 3 competiçoes ( brasileiro, copa do brasil e libertadores) por que um time jogar com marcação alta é desgastante… ou é o estilo de jogo do tecnico…esperar mais o adversário…
Porém neste dois esquemas este 2 volante chama Diego….Este é o grande problema atualmente…Diego tem uma certa idade e não consegue marcar….deixando assim um buraco entre as linhas ofensivas e defensivas…
Espero que o 1 tempo contra o gremio seja uma lição para o renato. Que veja meritocracia e saque o diego do time
SRN
Faz sentido Gustavo.
Se for realmente isso então a mudança do
442 para o 4231 favorece mais o estilo de jogo do PEDRO e menos do Gabigol, além de realmente prejudicar a marcava na sai da de Bola do adversário. Mas desgastante mesmo é ter que correr o campo todo ATRAS do ataque adversário.
Para começar, vale dizer que o juiz foi muito mal. Teve a oportunidade de dar um amarelo para cada lado no começo do jogo para baixar a temperatura, mas não fez Depois disso, só deu amarelo para o Flamengo.
No primeiro tempo, só o Bruno Henrique jogou bem. Nosso time estava preso porque o meio de campo não produzia nada. Arrascaeta, um de nossos craques, não acertou uma. Diego nunca acerta mesmo.
No segundo tempo. achamos o 1.o gol.
O time do Grêmio é pavoroso.
O Flamengo melhorou com a entrada do Vitinho, que sempre merece poucas menções da mídia. Ao contrário do Michael, que apesar de jogar muito pouco é aclamado pela mídia (talvez a história de ex-drogado encante parte da sociedade que venera as drogas). Ele tem muita disposição e bom drible. Só isso. Não sabe passar nem chutar. Se o Vitinho me desse 10 passes daqueles, eu faria uns 8 gols. Já o Michael faria uns 4 no máximo. Ainda bem que ontem. foi dia de um desses quatro.
Ver o técnico do 7×1 perder feio para o Flamengo é uma satisfação, pois sou do tempo em que ele mandava seus jogadores baterem no Sávio.
Quanto ao time, acho que o Thiago Maia e o Vitinho devem entrar nos lugares do Diego e do Everton Ribeiro.
Há tanta coisa para se dita sobre esse jogo mas, a grande maioria, o amigo Marcello Penna já o fez no seu texto irretocável
Parabéns amigo!
Não começamos o jogo bem. Nosso primeiro tempo foi muito longe do nosso cotidiano. Não marcamos bem, não criamos bem, mas se Isla destoou tanto, culpa da nossa desorganização total
Acontece que para um time que não tem nenhuma vocação para criar e ser protagonista, ter a superioridade numérica, não adianta nada.
É a velha frase de meu avô que aqui, cai como uma luva:
” Para o mau ”nadador” até os ”pulmões” atrapalham !
Aliados a isso, um técnico extremamente ultrapassado com um elenco totalmente disforme, fez do Grêmio uma presa fácil.
Renato ontem teve um jogo daqueles que definitivamente o fazem subir um degrau na sua carreira. Enxergou um jogo que a grande maioria não percebeu, e escolheu as peças certas para o seu objetivo.
Renato conhece bem o elenco do Grêmio, mas tem em mãos hoje, o Flamengo. Vai ser cobrado, e sempre, para mais jogos como o de ontem.
E o nosso elenco !?!?!?
Elenco é isso mesmo e que infelizmente poucos conseguem enxergar.
Everton Ribeiro que vem sendo muito criticado, talvez ontem tenha feito sua melhor partida no ano.
Teríamos conquistado na noite de ontem uma vitoria consagradora sem Vitinho e Michael ? Provavelmente não!
Mas foram muito criticados e com razão !
Se alguém lembrou de bruno Vianna foi do gol que marcou, pois na defesa ganhou 5 dos 5 confrontos diretos contra os atacantes do Grêmio
Gustavo henriue além de jogar muito bem na defesa, fez belas esticadas para a lateral tanto para Bruno Henrique e Michael sair na válvula de escape, como para Isla, ER7, Matheuzinho e Rodinei.
Diego Ribas e Arrascaeta não fizeram um bom jogo. Mas elenco é isso mesmo! Entrou Thiago Maia e fez um excelente jogo.
Algum amigo viu o jogo entre PSV x Benfica?
O Grêmio me lembrou o PSV, que com um jogador a mais, talvez não fizesse um gol mesmo que o jogo durasse 24 horas !
Anderson, a comparação foi bastante oportuna. Situação bastante parecida mesmo, não tem como discordar. Ambos times fracos, mal treinados e sem força para enfrentarem seus adversários mesmo jogando com um jogador a mais a maior parte do tempo.
Elenco é isso mesmo e, enquanto uns penam, nós temos um muito bom e ainda sujeito à críticas, mesmo depois de vencer por 4×0 fora de casa com um a menos…
SRN8!
Amigo Anderson,
Nós que já debatemos tantas vezes por aqui com opiniões distintas, enfim nos encontramos. Muito obrigado pelo carinho.
Flamengo é isso: é sobre fazer das diferenças a nossa força motriz – e é justamente isso que precisamos nesse momento onde somos sistematicamente atacados pela Rede Globo. O mar de intrigas que muitos comentaristas têm feito sobre o Flamengo, é assustador.
Ontem, por exemplo, depois dessa vitória ÉPICA, desse jogo de futebol espetacular, a Karine Alves do Troca de Passes, teve a cara de pau de tentar levantar o “assunto” Pedro. Lamentável.
O Gustavo Villani também passou o jogo todo torcendo descaradamente pelo Grêmio.
Por essas e por outras precisamos estar blindados contra esse mar de inveja que recai sobre o nosso time. Nós temos que estar fechados com o Renato e apoiar esse grupo incansavelmente. Tenho certeza que parte do que a gente fala aqui, chega no Ninho do Urubu.
Acredito muito que estamos caminhando para o nosso melhor ano de todos, melhor inclusive que 2019. É passo a passo ir construindo nossa jornada, comemorando os resultados. Nós estamos brigando por tudo – e se esse time chegar no Mundial novamente…eu não sei se o Chelsea segura a gente não.
Grande abraço e…
S.R.N.8
Amigos, o melhor de vermos o povo tentar nos secar é que eles ainda terão que nos engolir MUITO e a seco! O Flamengo veio para ser dominante e só mesmo os times de mecenas podem, talvez, nos tirar títulos. Cada vez menos acredito em 2 jogos ruins de um time de chegada com o Flamengo. Em jogo único numa eventual final de Libertadores, acho que o time está escolado para não deixar o adversário chegar, como foi no início contra o River em 2019. Para nossa sorte, acabou como acabou.
Eu acho que estamos em 3 frentes de título e que vamos chegar em todas elas. Quem acha o contrário é só “corneta” querendo dizer “eu avisei”, grande bobagem. O Flamengo tem time e tem elenco para o que está conseguindo. Espero que, nos próximos jogos do Brasileiro, o Flamengo acumule mais umas vitórias para chegar mais perto. Os 2 jogos a menos fora são complicadores, mas vamos vencer!
Abraços e SRN8!
Tudo que eles não querem é o flamengo na final da libertadores
Por mim o isla e o Diego não voltam mais pro time titular, e Vitinho jogando muito.
E outra: ontem não teve show. A vitória foi por um placar bem amplo e nos deixa praticamente na semifinal, mas não vi o espetáculo que muitos estão divulgando. Vi raça, disposição e muita vontade de vencer no 2.o tempo.
Um detalhe talvez tenha passado despercebido ontem: já foi comentado que o Rafinha deu espaço para o gol do Michael, deixou o Rodinei sozinho e fez a falta dentro da área no Michael, tendo “participado” de 3 dos 4 gols do Flamengo. Para quem não atentou, vejam o replay do gol do Bruno Viana e percebam em quem a bola desviou antes de morrer na rede…
SRN8!
Quem fez o pênalti foi o Luis Fernando e não o Rafinha….
Querido Kleber… Mais uma vez vou repetir…Sou seu fã ta?
Voce citou no post anterior a necessidade de um zagueiro ser contratado…
Tinhamos Natan e o mesmo foi de bandeja para o Bragantino…
Porque nao colocar Noga e Otávio? Sempre resolveram… Como está o Samir???
As vezes se busca alternativas estranhas…vide Bruno Viana… Enfim… SRN e um forte abraço querido…
Deu tudo certo ontem
Foi lindo mesmo
Que venha o Santos agora 👍👏
Prezados,
Imaginem se alguém, antes do jogo, falasse para vocês:
1) O Grêmio será melhor no primeiro tempo;
2) O Flamengo terá um jogador expulso, aos 40 do primeiro tempo;
3) O Flamengo ganhará de 4 x 0, com gols de Bruno Viana, Michael, Rodinei e Vitinho.
Qual seria a sua reação? kkkk
Bruno Viana, Michael, Vitinho e Rodinei, Léo Pereira e Gustavo Henrique precisavam de um líder que lhes concedesse a oportunidade de mostrar para a torcida que podem mais. Recuperar jogadores é a cara do Renato.
Gabriel, Ewerton Ribeiro, Arrascaeta e Willian Arão jogam com alegria e prazer. Precisavam de um líder que lhes desse a oportunidade de serem felizes dentro das quatro linhas. Dar alegria aos jogadores é a cara do Renato.
No jogo de ontem, o Flamengo tinha que voltar do vestiário diferente. Ascender a chama da vitória no intervalo é a cara do Renato.
Idolatria, supervalorização, alegria e vitórias são coisas que devolvem o sorriso ao rosto do Renato. Isso tudo o Flamengo e sua torcida entregam de peito aberto.
Os jogadores são a cara do Flamengo, O treinador e sua comissão são a cara do Flamengo e o Flamengo é o FLAMENGO!
Ninguém pode, e nem deve, tirar os méritos do Renato, até pq ele é o treinador. Se perde ou ganha, a conta vai ser sempre dele.
Mas quero lembrar aos colegas do Blog q todos estão esquecendo e um profissional q é, no mínimo, o EQUILÍBRIO para o nosso técnico: o seu AUXILIAR, Alexandre Mendes.
Percebam que o Renato não fez a alteração no 1º tempo, quando da expulsão do Isla. Empurrou para o intervalo para poder ter tempo para trocar “figurinhas” com o seu auxiliar e decidir a melhor estratégia.
A saída do Diego Ribas era óbvia, já que, além de não está bem, já estava amarelado e fez uma falta no fim do 1º tempo, que poderia ter recebido o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho. Tirar ele e colocar o Matheuzinho ia deixar o meio campo mais exposto, já que Everton não tem característica de marcação. Tirar o Michael ia matar nosso contra ataque. A escolha ficou entre Everton e Arrascaeta, os dois criadores do time e que não estavam bem.
A escolha pela saída do uruguaio com a entrada de T. Maia (tinha dúvidas se ele poderia optar pelo Andreas) foi importante e certeira. Equilibrou o meio campo e manteve a válvula de escape com o Michael aberto, nas costa do jovem lateral do Grêmio. Foi o xeque-mate do jogo.
Portanto, não podemos deixar de enaltecer a importância do Alexandre Mendes, que é um baita profissional, desde o tempo do Grêmio.
SRN!
Marcos Braz já falava isso em 2029, Carloto.
2019
Cadê o EGON?
Alguém viu?
Saudades dos textos do meu mestre!!
S.R.N.8
Saudades do Egon
ALo Robert, dá uma conferida lá no Egon e ve se ta tudo bem , pf !
CONTESTADOS 4 x 0 Grêmio.
Assiti a um filme ontem: “A Noite dos Renegados”.
Recomendo muito.
SRNs
Só me recordo de dois jogos que me emocionassem e entusiasmassem tanto: um 4 x 3 sobre o Vasco, em novembro de 1963, quando viramos um resultado negativo contra nós de 0x 2.
E o 3 x 1 contra o Botafogo em julho daquele mesmo ano, logo após a humilhação do 0 x 3 da decisão do campeonato de 1962 contra o mesmo Botafogo.
Em ambas as vitórias o dono das partidas foi o injustamente esquecido Aírton Beleza.
SRNs
Andre, mais recentemente, em 2010, metemos um 5 x 3 no Flu depois de 1 x 3 no primeiro tempo, com um show do Imperador. Foi muito bom!
Esse jogo deu nova prova de que o discurso do time 1 ao 11 não tem mais cabimento. É preciso elenco e todos jogam. Thiago Maia, Matheuzinho e principalmente Michael e Vitinho jogaram muito. Os titulares abaixo, os “reservas” deram conta do recado.
Henrique, eu sempre bato nessa tecla. Pensar num time do 1 ao 11, quem deve entrar no lugar de quem, não pode ser o foco do treinador. O Flamengo precisa ter, ao menos, 22 jogadores TITULARES, ou seja, 22 jogadores treinados, bem fisicamente e prontos para estarem no time titular sem que ele perca a característica de algum jogador que esteja ausente daquela partida. Ontem foi dia de Vitinho e Michael, mas não significa que precisam entrar no 11, significa que estão entre os 22, pois entraram e corresponderam quando o time precisou. É assim que funciona.
Para além disso, é sempre importante lembrar que o time que termina a partida NUNCA é o mesmo que a começa. Na mínima hipótese, haverá 1 substituição. Isso para não falar em eventuais mudanças táticas.
E um adendo: não dá pra prever antecipadamente como cada jogador vai se comportar numa determinada partida. Alguém apostaria antes do jogo em Arrascaeta apagado e Vitinho e Michael salvando o dia? Duvido… Mas é para isso que serve o elenco cada vez mais encorpado que o Flamengo tem e precisa continuar melhorando.
SRN8!
Temos dois times na minha visão.Time A DA, Islã,GH e LP,FL,Arão,TM,ER,Arrasa,Gabi e BH.Time B GB,Matheuzinho,Noga,BV e Ramon,Andreas,DR,Kennedy,Michael,Pedro e Vitinho.Sem falar em Rosinei,Rene,Piris e RC machucado.JG pode ser vendido.
Marcos Bensan, o time pensado dessa forma é irreal. Nunca jogará só o time A, nem nunca só o time B, pensar dessa forma é ilusório por diversos motivos. Vide o comentário que repliquei ao Henrique acima.
SRN8!
Caro Marcos… Andreas não é primeiro volante nao ein…
Quanto a essa questão de possuirmos 3 times é complicada e relativa, pois faltam-nos centro-campistas, sobretudo para substituírem Arrascaeta e Everton Ribeiro que estarão com suas respectivas “seleções”.
Senão, vejamos:
Time titular: DiegoAlves; Isla, Rodrigo Caio, Leo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Bruno Henrique
Time reserva: Gabriel Batista (César), Matheuzinho, Gustavo Henrique, Bruno Viana e Renê; Piris da Motta, Andreas Pereira, e Diego ; Vitinho, Michael e Pedro
Terceiro time: César ou Hugo; Rodinei, Noga, Otávio e Ramón; Daniel Cabral, João Gomes, Max e Lázaro; Vitor Gabriel e Kenedy.
SRNs
Temos muitos atacantes e poucos meias de criação, salvo o Arrascaeta e o Everton Ribeiro.
SRNs
Corrigindo, pois melhor assim:
Time reserva: Gabriel Batista (César), Matheuzinho, Gustavo Henrique, Bruno Viana e Renê; Diego, Andreas Pereira e João Gomes ; Vitinho, Michael e Pedro
Terceiro time: César ou Hugo; Rodinei, Noga, Otávio e Ramón; Piris da Motta, Daniel Cabral, Max e Lázaro; Vitor Gabriel e Kenedy.
Ou seja, não dá para nos desfazermos de João Gomes, salvo se vier um outro meia e se promovermos o promissor Daniel Cabral.
SRNs
André não viaja amigo, nenhum time é montado ou pensado assim!
O melhor de ser Rubro Negro é a FlaTT
Muito legal o que os nossos ídolos falaram sobre as “farpas” que o Mister lançou sobre o Renato.
Leiam em: https://www.uol.com.br/esporte/colunas/marluci-martins/2021/08/26/idolos-do-flamengo-apoiam-renato-em-resposta-a-jesus.htm
O Renato ontem foi extremamente elegante na coletiva pós jogo, quando perguntado sobre o assunto.
S.R.N.8
Grande Marcello!
Eu até concordo com o que os ídolos disseram, mas penso ser até desnecessário. O debate sobre o Renight ser ou não capaz de superar os feitos do JJ é válido e poderia até servir de motivação para o nosso atual treinador (se é que ele precisa, pois acho que ele quer tanto os 3 títulos na mesma temporada quanto nós). O desnecessário se dá pelo fato do JJ dificilmente ter falado isso como uma crítica velada ao Renight, ele apenas se promoveu, afinal, o Flamengo de 2019 é o trabalho de maior sucesso da vida dele. Óbvio que ele precisa enaltecer esse resultado.
Eu acho que as respostas do Renight nas coletivas mostram um amadurecimento que me faz ter mais confiança no trabalho dele, mesmo eu sendo sabidamente contra treinadores brasileiros no Flamengo com esse nível de elenco. Porém, com o contexto da pandemia limitando a nossa capacidade financeira, talvez o Renight seja o mais aceitável no momento. Acho que seria temerário se ele tivesse assumido em algum outro momento, pois lhe faltava alguma humildade, conhecimento e resultados, que conseguiu nesses 5 anos no Sul. O timeco deles lá deu a ele condição de se tornar um treinador melhor e isso o fez chegar mais maduro e sabendo exatamente do que o Flamengo precisava. Tem dado certo, portanto, vou apoiar.
Acho que o que o Flamengo de 2019 atingiu nunca pode ser esquecido, pois foi o princípio de tudo (claro, lembrando que o processo começou em 2013 com o EBM e só foi possível graças a isso) e foi o que mudou completamente o patamar histórico do Flamengo em todos os sentidos. Hoje somos respeitados até pelos maiores rivais, ainda que não assumam publicamente. Ao se ler coisas pela internet afora, é possível ver torcedores de outros times reconhecendo que o Flamengo é o melhor elenco do Brasil e joga o melhor futebol, para além de ser uma máquina que todos enfrentam com muito respeito. No entanto, o Renight nos trouxe às semis da Libertadores e, muito provavelmente, da Copa do Brasil e estamos virtualmente a 4 pontos do líder do Brasileiro, com totais chances de conquistarmos o ENEA. Não há qualquer terra arrasada no momento e já atingimos minimamente os objetivos esperados para 2021. Agora é buscar mais do que o esperado e acho que conseguiremos!
SRN8!
Marcello e Marcus,
Acho que a imprensa brasileira, como sempre faz, está levando a mensagem distorcida ao Renight e aos “ídolos” do clube (Romário é ídolo do Flamengo?)… Pelo que entendi, o Jorge Jesus falava que o Renato não vai atingir o nível de pontuação no campeonato brasileiro (recorde de pontos) + Libertadores, e de fato acho que isso é impossível de acontecer – ao menos neste ano – com o nível de desempenho que aquele Flamengo de 2019 conseguiu atingir.
E o time de 2021 pode ganhar os três campeonatos, mas acredito que o de 2019 continuará sendo o preferido da galera, pois representou a RETOMADA dos grandes títulos do Flamengo, após anos e anos sem ganhar nada de relevante.
Marcus + Diego,
Eu vi a entrevista do Mister e sim – tinha um contexto a resposta dele. Mas no fundo ele estava sendo arrogante, se colocando até acima do Flamengo para poder dizer que o Renato não conseguiria o que ele conseguiu.
De certa forma, eu acho engraçado. O Jorge Jesus é um personagem mesmo – e essas características que transformaram o Mister em Mito da nossa torcida. A simbiose entre técnico-torcida-time jamais foi como no segundo semestre de 2019.
O Renato foi elegante, supreendentemente humilde. Reconheceu o valor da conquista do português e disse que vai trabalhar com o grupo para conquistar um espaço como ídolo e que ele acredita que vai chegar lá.
A Fla-Magnética nunca fez tanta falta. O Renato já estaria nos braços da galera (ainda mais depois de um período triste com o franjeca) – e SE o Flamengo for Campeão Mundial, o Renato vai na estratosfera da idolatria.
Já pararam pra pensar?
FLAMENGO, CAMPEÃO MUNDIAL.
É muito difícil, mas nós estamos a 5 jogos desse título.
S.R.N.8
Marcello,
No mundo do “se”, SE for campeão Mundial essa geração se transforma na maior da história do Flamengo?
Futebol não é só correria.
O Felipe Luiz e SUA visão TATICA, ganhando jogos dentro de campo.
Vejam o depoimento do Barroca, falando da leitura tática de Felipe Luiz durante uma partida e de como o Felipe Luiz REORGANIZOU durante o jogo a ZAGA e a DEFEZA do Flamengo e neutralizou sua estratégia em um jogo do Coritiba x Flamengo.
https://www.uol.com.br/esporte/videos/2021/07/30/eduardo-barroca-revela-como-leitura-tatica-de-filipe-luis-desmontou-sua-estrategia.htm
Como faz diferença um jogador observar corretamente o posicionamento adversário.
Até o FIM tem um Início.
Evandro Mota para quem não sabe muito do sucesso do Flamengo de 2019 passou por esse nome, pouco falado e povo conhecido.
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.youtube.com/watch%3Fv%3D0nhNSUGEpYA&ved=2ahUKEwi-uuek6s_yAhW1qJUCHcjfBoUQwqsBegQIBxAF&usg=AOvVaw2uTaTxEdVRErXyp42Viqpo
Tudo tem uma MOTIVACAO.
O Muniz ja foi embora?
Já foi sim, Junior, anunciado e tudo…
SRN8!
Não sei se os amigos do blog viram as últimas coletivas do Marcos Braz e queria abordar o assunto.
Antes de falar das coletivas, ao contrário de muitas pessoas, acho Marcos Braz um bom dirigente, pé quente e que esteve no comando dos nossos últimos 3 títulos brasileiros. Não são todas contratações que dá certo, mas ele mais acertou que errou na minha opinião.
Dito isso, sua postura agressiva, ríspida e muitas vezes até com falta de educação nas últimas coletivas me incomodaram bastante. Pode ser por algum problema pessoal, o ambiente no clube ou qualquer outra coisa, mas se não está bem para dar entrevistas, deixe o Bruno Spindel falar de forma moderada, sem essa postura bélica.
SRN
Paulo Henrique,
Esse Dirigente foi mordido pela mosquinha do estrelismo e da soberba.
Paulo Henrique concordo
Inclusive quando teve sangue frio para segurar Michael… Vitinho… Gustavo Henrique… Léo Pereira…
Que hoje estão sendo uteis