A liminar concedida pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, autorizando o retorno de público nos jogos do Flamengo, foi o estopim para uma crise sem precedentes no futebol brasileiro.
Os outros dezenove clubes comunicaram aos dirigentes da CBF que não entrarão em campo para a rodada do final de semana, pelo Campeonato Brasileiro.
Estes clubes questionam a decisão do presidente do STJD ignorando os regulamentos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, que inibem a presença de público tendo como base o princípio da isonomia, que garante igualdade em qualquer prática esportiva.
Como exemplo citado pelos clubes, o Flamengo jogaria pelo Brasileiro e Copa do Brasil contra o Grêmio, com público no Maracanã, e sem público na Arena do Grêmio. Desta forma, estariam sendo agredidos os regulamentos dos campeonatos e o princípio de igualdade, obrigatório em todas as atividades esportivas.
Os juristas consultados afirmam que o presidente do STJD errou duas vezes. Primeiro ao conceder a liminar e, por último, tomar a decisão monocrática, não encaminhando o pleito do Flamengo para o pleno.
Em síntese, após o papelão mundial no caso ANVISA, agora a provável paralisação do principal campeonato do país.
O futebol brasileiro vai de mal a pior.
PAPELÃO À VISTA!
Flamengo é Flamengo.
Covardia dos clubes
Por isso se apequenam
Isonomia merece sim ser respeitada, porém o princípio do futebol é jogr COM PÚBLICO se alguns governantes preferem continuar TENTANDO tumultuar agravando a pandemia que já reduziu há tempos
Sem falar no BRT, areas comerciais cobertas como restaurantes, cinema e teatro já funcionam há tempos
E cabe aos clubes buscarem alternativas pra jogarem com público
Nas cidades onde os órgãos sanitários permitirem, tal como Flamengo fez jogando diversas vezes em BRASILIA
SIMPLES ASSIM CD CLUBE QUE ENTENDER QUE DEVE JOGAR COM PÚBLICO QUE BUSQUE UMA VIDADE ONDE SEJA PERMITIDO.
Palhaçada !!!!
SRN
O futebol e o entorno SOCIAL.
Quando o futebol sai de campo e vai para os tribunais fica burocrático demais.
Eu sabia que isso iria estourar nos instantes pré-jogo. Esse tipo de situação fica muito no fio da navalha e nesses casos nem sempre vale a pena o risco .
Como dizem ; Combinado não é caro.
Se os clubes assinaram o regulamento, tem mesmo é que cumprir e faze-lo ser cumprido.
Isso que existe no Brasil de desrespeitar normas, leis ou regulamentos é um anti-progresso em todas as áreas.
Temos que aprender, enquanto SOCIEDADE, a elaborar, respeitar, cumprir e FISCALIZAR nossas NORMAS, sejam elas; políticas, esportivas, sociais, religiosas, econômicas, etc ..
Não é preciso ser um jurista para entender que prevalece sempre a lei maior. Quem é a CBF para definir se haverá ou não público? Cabe exclusivamente aos municípios essa decisão, de acordo com o STF., nesses tempos de pandemia.
Por que a CBF não questionou a decisão da Conmebol na Libertadores? Ali também não há isonomia.
Politicagem pura e simples. Não é por acaso que a maioria dos clubes brasileiros estão quebrados.
Perfeito João:
Há que se separar duas coisas bem distintas:
1 – Politicagem, picuinha, pobreza de espírito dos clubes
2 – A saúde : Vivemos ainda tempos de pandemia, e parece que isso foi deixado inteiramente de lado.
Estava esperando por esse post, meu caro Presidente. Há uma indignação geral dos clubes contra o Flamengo. Isso é perigoso. Flamengo não joga sozinho. Tem gente comparando Landim com Eurico Miranda. Todos queremos que as coisas voltem ao “normal”, mas essa atitude do Flamengo, embora legal, não tem sido aceita pelos demais clubes, já que ainda há governos que não concordam em liberar público nós estádios, o que que desequilibra o campeonato.
Esse assunto ainda vai render muito.
Ao inimigo o rigor da lei, aos amigos…… tudo pode.
Quando jogamos desfalcados por culpa da CBF aí não tem problema. O Atlético MG jogou com público contra o River. Já os argentinos não puderam, mas nesse caso ninguém fala nada. É a tal hipocrisia da covid se o cara pega a doença no metrô, ônibus, etc indo para o trabalho aí não tem problema, mas se o infeliz pega no estádio aí é o fim do mundo. A covid é seletiva?
Na Europa, os estádios estão lotados. Sabe por quê? Porque lá ninguém quer derrubar presidente da república.
Se perguntarem para 10 juristas a respeito, cada um vai defender uma tese. Ou seja, cada um defende o seu. O grande problema é que a imprensa brasileira joga contra o futebol . Na verdade, ela joga no mundo da hipocrisia.
A fonte secou.
Saudações
Pregam isonomia, mas quando tiram jogadores de várias rodadas por estarem convocados para as seleções, os clubes não abraçaram a causa com o Flamengo, que ficou esfacelado sem seus Principais jogadores.
Isonomia é bom quando convém.
Kleber amigo, tendo o princípio da ISONOMIA posto, ao qual não abro mão, não creio na paralisação do campeonato por dois motivos básicos:
1 – Não é só o Flamengo que detém da exclusividade desta mesma liminar. Além de Cruzeiro e Galo, Goiás e Vila Nova também conseguiram .
Goiás joga no sábado contra o Brasil de Pelotas, às 19 horas, com 1500 pessoas liberadas
Vila Nova já só na terça feira, com o Confiança.
Há quem diga, que Vitória e Bahia, estão prestes a conseguir!
2 – Duvido, que a maior interessada no campeonato, Globo, vai concordar com a paralisação, sem penalizar os clubes onde lhes dói mais: O Bolso
Portanto, se assim os clubes definirem, ao final do ano, o bolo a ser repartido para os desesperados, será ainda menor.
Como quase todos andam mesmo desesperados, duvido que 1 milhão de reais no fim do ano, não façam enorme diferença!
Ps :
O Galo é contra a presença de público, mas vai jogar com o público, se o Flamengo jogar.
O Galo é contra o adiamento da rodada, porque tá em 1° e acha que pode se prejudicar tecnicamente.
Está contra o Flamengo e também está contra os clubes.
Sabe o que o Galo é? Uma piada.
Perfeito, Anderson.
Time idiota.
Jogaremos contra eles algumas partidas nesse segundo semestre. Vai ser uma guerra.
S.R.N.8
Entrevista com Rodrigo Tostes e Gustavo Oliveira, que contam o caminho do Flamengo para superar as próprias expectativas e ter a receita recorde de sua história. Se chegar nas finais, clube tem chance de chegar a R$ 1 bilhão
# Vale a leitura na íntegra
https://interativos.globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/materia/flamengo-diminui-dvida-tem-recorde-de-receita-e-mira-r-1-bilho-no-estamos-satisfeitos
Kleber meu caro, pense tbm no seguinte :
Se o pedido do Grêmio (isonomia: o jogo de ida na CdB não tinha público) for acolhido pelo STJD, acaba qlq pretensão de público no 2ºT do Brasileirão, pois no 1º T, os jogos foram todos sem torcida.
E os clubes estão preparados para não ter torcida até o fim do ano?
Bingo!
Perfeitíssimo Anderson!
Esta sua sacada foi brilhante.
Pura verdade: como ter isonomia se, no primeiro turno, todos os então mandantes jogaram sem seus torcedores?
SRNs
Isonomia é a piada da vez desses clubecos adversários. Até parece que pensam na tal isonomia…
Levaram uma piaba no domingo no campo e ontem outra no STJD.
Vamos, FLAMENGO, contra tudo e todos…
Meus amigos,
Já andei explorando a questão em posts anteriores, quando falei da diferença entre ISONOMIA e ISOLACIONISMO.
O Flamengo está vivendo o melhor momento da sua história dentro das 4 linhas. O time é muito bom. Já seríamos visados por essa razão. Me preocupa a postura fora de campo, onde sistematicamente agimos de forma arrogante. Como bem disse o amigo Helder: “o Flamengo não joga sozinho”. Quem está à frente desse movimento é o VP Geral e Jurídico, Rodrigo Dunshee, que também “conduziu” com frieza a maior tragédia da nossa história no começo de 2019. Sobra inteligência, preparo…mas falta sensibilidade. Isso coloca o Flamengo em uma posição isolada, muito ruim.
A questão da isonomia também tem suas peculiaridades. Estamos vivendo uma pandemia há quase 600 dias. Os clubes perderam uma de suas maiores fontes de receita – que é a bilheteria. Eu entendo que seja natural buscar a retomada – com os devidos protocolos. Isso já aconteceu na Europa, nos USA…lembro perfeitamente da Eurocopa com alguns jogos vazios e outros cheios. Na Inglaterra, em um mesmo final de semana o Manchester United jogou com os portões de Old Trafford fechado, enquanto o Liverpool tinha presença de público em Anfield. A distância entre as duas cidades? 60Km.
Essa retomada será gradual, de acordo com as decisões dos Estados e Cidades – e isso não deveria ser confundido com falta de isonomia. É uma questão sanitária.
O problema é que as coisas se juntam, quando trata-se de Flamengo – justamente por não conduzirmos de uma forma amistosa as relações com outros clubes. Essa coisa do Malvadão é ruim demais quando extrapola as quatro linhas e atinge a nossa Diretoria, que assume uma postura inconcebível com o time mais popular e gregário do Brasil.
S.R.N.8
O Santos entrou com uma liminar contra o Flamengo pelo fato do Andreas ter jogado e um jurista no Redação SporTV está dizendo que ele não tinha condições de jogo, pois deveria estar em quarentena, diz ainda que o Flamengo pode perder os pontos das partidas em que ele participou.
Isso é apenas o começo das retaliações que sofreremos pela “simpatia” externada pela nossa diretoria, e o consequente amor que os antis sentem por nós nos dias de hoje.
O FLAMENGO NÃO PODE JOGAR UM CAMPEONATO SOZINHO!!! ORGULHO PELO ACONTECE DENTRO DE CAMPO, MUITA VERGONHA PELO QUE OCORRE FORA!!! Parece que querem criar uma variante rubro-negra do vírus, pqp…..
https://ge.globo.com/sp/santos-e-regiao/futebol/times/santos/noticia/noticias-santos-inquerito-stjd-andreas-pereira-flamengo-quarentena-inglaterra.ghtml
Flavio,
Eu tô na mesma que você: o Flamengo não é uma ilha.
Precisamos ter atenção redobrada com essa Diretoria isolacionista.
Em relação ao Santos, isso é chororô. Acho difícil de vingar. Só virou assunto por causa da história da Anvisa com a Argentina. O Corinthians também pagou o pato com o Willian, que não pode ser escalado contra o Goianiense. O Kenedy ficou fora também pela mesma razão no jogo desse final de semana.
Ainda assim, são exemplos do que iremos enfrentar – por toda antipatia gerada. Fora arbitragens suspeitas, fora falta de maleabilidade da CBF. Vão convocar nossos jogadores e teremos que jogar de dois em dois dias…
S.R.N.8
Amigos Flavio e Marcello
Vejo as coisas da mesma maneira que vocês. Só vejo desvantagens na versão “nós contra o resto”, afinal tudo o que os antis queriam lhes está sendo concedido de mão beijada: motivo para se unirem contra o melhor DENTRO DE CAMPO.
SRN8
O Flamengo está certo.
Esse negócio de união é balela, até hoje o imbróglio da taça das bolinhas não foi resolvido.
O Flamengo fez o que foi acordado entre os clubes, e no final ninguém saiu em defesa do Flamengo em 87. É cada um cuidando de si.
Infelizmente essa é a realidade.
SRN!
Corretíssimo, Adriano Rocha.
Nessa história da taça das bolinhas não são só o xpopóti e os bambis os escrotos. Todos os demais igualmente, inclusive o vice-campeão de 1987, o Internacional.
Está certo que o Vasco, através do Eurico, foi o grande traíra da história (basta ler o excelente livro do Pablo Duarte Cardoso -1987: a História Definitiva, para constatar isso). Mas, e os outros 15 participantes daquela Copa União que preferiram -traindo a palavra dada- “dar” o título a um pequeno clube da segunda divisão, que nunca os ameaçará, a reconhecer MAIS UM título dos inúmeros títulos do maior time do Brasil?
SRNs
Somos 58.615 sócios-torcedores
Amigo Anderson, acredita que chegaremos a ter 150 mil sócios torcedores novamente? Afinal, essa pandemia causou estragos profundos.
Acredito que iremos passar disso.
Creio que no final do Carioca de 2022, já estaremos com 200 mil sócios.
Aí vc vai me perguntar pq no final do carioca?
Pq ai se inicia outro ciclo de libertadores , CB, Brasileiro
Sacou !?!?
O vice-presidente do STJD rejeitou a solicitação de “mandado de garantia” do Grêmio. Público confirmado para Flamengo x Grêmio logo mais no Maracanã.
“Confiança obteve liminar do STJD q atendeu parcialmente ao pedido do clube para a liberação de 30% do público em seus jogos na Série B, apenas nos municípios que permitam a presença de público respeitadas todas as exigências sanitárias locais”
O segredo que o Renato Gaúcho nunca contou a ninguém. BOOOMMMBBBAAAA !!!!
Estava vendo uns lances do Robozinho Michael. O que tem de zagueiro com a bunda no gramado não é brincadeira, é ilario. Marcador que subestima o Michael acaba dando aquela arreganhada no gramado, fica aberto igual bailarina, pense num baixinho ensaboado.
O Renato jamais vai mostrar o DVD prós jogadores e a razão eu irei revelar agora.
É que o Renato Gaúcho tem VHS e não DVD.
O Flamengo e os $.$$$.$$$.$$$.$$
Muita gente questiona de onde vem tanto dinheiro no Flamengo ? A resposta é complexamente simples, o dinheiro do Flamengo vem do Flamengo.
Tem muito flamenguista que critica a base dizendo que é péssima. Esses nunca entenderam e jamais serão capazes de entender que foi a base quem pagou uma grande parte daquela dívida de 750 milhões em DIVIDAS do Flamengo e que foi a BASE que ajudou e possibilita o Flamengo ter e manter esse elenco milionários por anos. Grande parte dessa previsão de orçamento de quase 1 BILHAO prevista, tem uma bela parcela justamente com a VENDA de JOGADORES DA BASE esse ano. Não vou nem falar dos anos anteriores.
A base não é importante apenas pra jogar no time principal, base forte tem muitas funções, inclusive a FINANCEIRA. O dinheiro do Flamengo vem de sua GIGANTESCA força sendo bem administrada. Nesse novo seculo DIGITAL, um clube como o Flamengo com base forte, e sabendo usufruir de seus 45 milhões de INTERNAUTAS, tem apenas que não se endividar e os TITULOS serão uma consequência COSTANTE.
O dinheiro do Flamengo vem do ….. FLAMENGO.
Caso seja suspensa (adiada) a rodada do final de semana, Flamengo terá prazo maior para recuperação de Bruno Henrique e Arrascaeta, além de mais tempo de treino para os novos contratados.
# No frigir dos ovos, pode ser até melhor !
Anderson, querido amigo,
Nao podemos deixar de considerar que já temos dois jogos atrasados. Mais um jogo empurrado com a barriga, teremos mais na frente inevitável congestionamento, que pode vir a ser desgastante.
Abração.
Venderam só 6 mil ingressos? Sério isso?
Toda essa antipatia gerada, briga e desgaste pra ter um puta prejuízo no Maracanã em uma disputa já vencida?
Essa diretoria, hein, pqp…
Time de hoje…
Até quando essa midia suja vai sustentar essa bobagem? Os grandes campeonatos de futebol do mundo já tem público…Por mim, abolia até essa falácia de comprovante de vacina …
A maioria dos clubes tem medo , pois sem publico Flamengo esta jogando em alto nível , imagine com torcida empurrando??
E claro, voltará bilheteria …$$$
Vamos viver, alegrar se !
” domingo , eu vou ao Maracana, vou torcer pelo time que sou fã……”
O Rio de Janeiro registrou hoje forte alta no número de mortes por covid. E o número de mortes no Brasil, que estava em queda há mais de 20 dias, já não está mais.
Na europa, aonde voltaram os grandes campeonatos, tá todo mundo com 2 doses, aqui só 35%.
E desacreditar vacina é de algo que eu nem discuto, tomei vacina, e provavelmente todos aqui, a minha vida inteira e desde criança, BCG, pólio, catapora, caxumba etc… Agora, por causa de um negacionista no poder algumas pessoas têm a audácia de questionar vacina.
Quase que o Gabigol deixa o dele, uuuuuuuuhhhhhhh
O freguês hoje não tá querendo negócio.
Parabéns ao Grêmio.
Apagamos a primeira velinha. Imortal só se for na próxima Copa do Brasil, por que nessa já era.
Tenho meus receios quanto ao retorno do público, mas deixo meus parabéns para toda a organização envolvendo o jogo de hj. Se todo jogo for com esse protocolo acredito que a segurança será maior para todos os envolvidos.
Apagamos a segunda velinha.
O juiz sentiu que o Flamengo tinha começado naquele ritmo de golear e resolveu encerrar.
Bom pra todo mundo. O Flamengo tinha começado a dar aquele embalo tradicional nos fins dos jogos, aquela embalada quando a porteira abre.
Sabia decisão do juiz.