Amigos,
Talvez a distância e a disponibilidade de um tempo maior para ouvir, ler e refletir, tenham influenciado para que eu aqui coloque o quão importante é neste momento dar um crédito de confiança a quem dirige o nosso time e aos próprios jogadores.
Pessoalmente, acho que Renato poderia ter sido mais feliz na escalação e nas alterações nos dois últimos jogos, porém, isto pertence ao passado e, como tal, já era…
Importante também lembrar de algumas situações em que o treinador fica em uma sinuca de bico. Exemplo: Léo Pereira vinha jogando bem. Gustavo Henrique, pelo que li, diz que prefere jogar pela direita. E aí? Que outra solução teria Renato, senão escalar a zaga que entrou em campo contra o Atlhetico?
Outra coisa: pode não parecer, mas o tempo de convívio para um treinador é fundamental para que decida com precisão. Renato ainda está engatinhando no Flamengo e a falta total de conhecimento de causa tem o seu preço. Provavelmente, se a convivência tivesse sido maior, Andreas não teria sido escalado na função de ponta de lança ou, como os “modernosos” dizem, terceiro homem de meio.
Houve quem criticasse o fato de o treinador ter escalado quem jogava pelos lados, ter o pé trocado. Éverton Ribeiro, canhoto, na direita. Michael, destro, na esquerda. Como ambos têm a tendência de cortar para o meio, estariam criando facilidade para a retranca adversária. Em tese, é um bom argumento, sem dúvida!
O problema é que, Éverton Ribeiro adora atuar pelo lado direito e Michael, desde o tempo do Goiás, pela esquerda. E mais: na maioria esmagadora das vezes, inclusive contra retrancas mais severas, deu certo.
Aí, apesar da boa tese, como criticar o treinador?
Temos um problema muito maior do que o Atlético Mineiro. Para nós, vida ou morte no Fla-Flu e morte ou vida na quarta, pela Copa do Brasil. Na sequência, o Atlético Mineiro, pelo Campeonato Brasileiro.
Cuca pode se dar ao luxo de poupar seus jogadores decisivos, na quarta, contra o Ceará, guardando seus coringas para o encontro contra nós, sábado seguinte. Pedreira!!! Para nós…
Por tudo isso, proponho fé e muita paz para este Fla-Flu. Crédito de confiança para todos, mesmo!!!
Arrascaeta, fora. Pelo que soube, sem Gabigol e com Pedro.
Seja com quem for, vamos confiar?
Temos ou não, o melhor elenco do Brasil?
O momento pede paz e…confiança!!! Sem ambas não vamos a lugar nenhum.
Concordo com tudo presidente e como comentei anteriormente este blog é de torcedores do Flamengo
e não modinha que só quer tumultuar com politicagem
Renato era o melhor para vir para o Flamengo. Faz excelente campanha, mesmo com todos os desfalques. O time é outro com relação ao periodo de Ceni. Acho que ele se enganou na escalação do Andreas, mas precisamos entender que ninguem conhece esse jogador ainda. Eu sou contra a atual administraçao e votarei na oposição, mas jamais, em tempo algum, seria covarde de torcer quanto pior melhor. Eu discordo da maioria, acho o Atletico Mineiro o melhor time atualmente, pois nunca jogamos completo. Mas seremos campeoes da libertadores e da copa do Brasil. Brasileiro infelizmente nao. A distancia é enorme.
Qualquer coisa diferente de 2021 ter ido pro ralo e ficar só no Carioca vai me surpreender. Facilitamos muito dentro e fora de casa contra times medianos e pequenos. Só o Bragantino nos roubou cinco pontos. O melhor elenco do Brasil tem que ter um técnico e comissão técnica a altura. Sigo na torcida. SRN.
Concordo Paulo. Eu não contrataria Renato e técnico brasileiro nenhum no momento.
Mas o Kléber tem razão, vamos dar crédito, ter paz e apoiar.
Afinal pertencemos a mesma família.
SRN
Sigo na torcida.
As pessoas inteligentes sempre aprendem com seus próprios erros. Exceto Renato, que insiste em priorizar, poupar, coisa que no Grêmio deveria ser normal.Arão no banco? Isla no banco? Vitinho no banco? Victor Gabriel titular? Botar Arão aos 38 do segundo tempo? Como disse Bruno Henrique O Flamengo é outro patamar e todos os títulos são prioridade. Assim ganhamos praticamente quase tudo nos últimos dois anos, principalmente em 2.019 quando Renato tentou desmerecer o nosso técnico na oportunidade. Vejo hoje um treinador que não sabe o que fazer com um elenco tão rico, a ponto de botar um zagueiro de centro avante. Não vejo tática, continuidade. Como Kleber disse concentração já. E vou mais além: já deveria começar hj. O que vem por aí não é tão fácil. O jogo com o Athletico PR não está resolvido. E depois tem o Atlético MG. E na Libertadores tem o Palmeiras, muito superior ao Fluminense. Aqui é torcer sempre pelo melhor, mas caldo de galinha e humildade em reconhecer erros não fazem mal a ninguém.pra fechar só uma cousa: o que acontece com deoto médico e fisiologia? Contusões longas, simultâneas… é preciso cobrar tudo de todos enquanto é tempo.SRN🔴🌑
Amigo o mesmo Andreas que jogou mal como terceiro homem,foi aplaudido de pé no jogo contra o juventude na mesma posição.Mas acho melhor vindo de trás. Time para amanhã. Diego Alves,Islã,Gustavo Henrique,Leo Pereira,Ramon,Arão,Andreas,Everton Ribeiro, Kennedy,Pedro e Michael.
FL,suspenso não joga,RC não guenta muita sequência.
Ramon segue impiedosamente trancafiado em algum lugar do Ninho. Sem sequencia não há como deslanchar.
Vamos seguir o pedido:
Paz, fé e esperança.
E São Judas Tadeu interceda por nós.
Vamos MENGÃO….
Diego Alves; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio e Ramon; Willian Arão, Andreas Pereira e Diego Ribas; Everton Ribeiro, Pedro e Michael.
Para mim seria este o time possível para enfrentar o Flor tendo em conta os suspensos e os contundidos.
Ainda restam alguns poucos jogadores propiciando que tenhamos um banco permitindo umas poucas mudanças táticas de algum interesse : Thiago Maia, Vitinho, o tal do Kenedy com um só “n”, o Rodilindo.
Kleber meu caro, há vezes, que me causa preguiça , mas…….
A torcida do Flamengo é megalomaníaca por natureza, está no sangue, e quanto a isso há muito pouco ou nada a fazer.
Lembro aqui que 80% deste blog pedia de joelhos a contratação do Renato, e eu sempre remando contra a maré contrário a contratação.
Renato foi contratado e, enquanto teve Bruno Henrique, Arraxca, Gabi e ER7 correndo nos cascos, meteu 9 goleadas e fez quase todo o blog se dizer ”Renatizado”
As lesões chegaram e junto com elas convocações, suspensões, datas fifas e ainda assim, Renato manteve o nível de aproveitamento maior do que os 72,88% que o time tem em toda temporada.
Hoje Renato tem no Flamengo desde a sua chegada, 83,83% de aproveitamento. Chegou a ter 89,6% no seu auge.
Os números são ruins?
Alguns vão dizer que futebol não é número, e eu concordo. Mas vamos esquecer as goleadas contra Bahia , Defensa y Justicia, São Paulo, ABC, Internacional, Olimpia 2x , Gremio e Santos
São 9 jogos com no mínimo 4 gols
São 67 gols marcados e 26 sofridos
Saldo de 41 gols
Então doce Kleber, eu queria muito entender, se os 80% de companheiros do blog erraram ao pedir o Renato, quando da sua contratação, ou erram agora quando ele tem números e desempenho que o favorecem extremamente.
Tropeços, queda de rendimento, oscilações, lesões, suspensões, convocações, data fida, equívocos na escalação etc etc etc são NORMAIS no futebol. Fica aqui o meu alerta, pra quem não sabe o que pede, e se esquece de avaliar o MACRO!
Jorge Jesus só trouxe uma coisa de ruim ao Flamengo….
Uma torcida mimizenta do Caraio !
Aos que se equivocaram na pedida do Renato, favor se apresentarem!
Mea Culpa!
Ou apoiem o técnico que nunca foi grandes coisas, – e quem não sabia, deveria saber antes de clamar pela sua vinda – ou apoiem o time que já provou ser cascudo!
Me dá preguiça !
O que me dá raiva , é que eu não desisto dessa torcida!
PINGADINHA
Para reforçar a presença no mercado chinês, o Flamengo vai jogar o Fla x Flu com o nome dos jogadores em mandarim e também com o patch em referência ao Ano do Boi.
O clássico vai ser transmitido pela TV Chinesa e as camisas vão a leilão a partida.
—————
#AÍ EU BATO PALMAS PARA QUEM TEVE ESSA SACADA!
Volto a afirmar que concordo com todos que falam e escrevem que nosso time merecia um técnico mais capacitado, mais estrategista. Ano que vem, quem sabe.
Só que, há três meses atrás não havia saída: ou continuávamos aturando o Ceni, que não tinha nada a ver conosco (e dificilmente estaríamos na final da Libertadores), ou esperávamos a adaptação de um gringo barato, (tipo Vojvoda ou Crespo), ou iríamos de Renato, que estava fardadinho esperando a vaga. Técnico caro, tipo um Gallardo ou Jesus, nem pensar naquele momento.
Então, pessoal, temos que concordar 100% com o Kléber. O momento é de paz e confiança. Não adianta ficar xingando o Renato em frente à TV ou nas redes sociais. Não existe a menor possibilidade de troca antes da final da Libertadores.
E como bem descreveu o Anderson, o aproveitamento é excepcional, apesar de tudo. Os que repetem hoje a ladainha de que o sucesso do Renato é só devido à qualidade dos jogadores são os mesmos que diziam que o Ceni era muito bom mas que os maus resultados foram devidos aos… desfalques, vejam só que contrasenso!
Os técnicos brasileiros são todos iguais.
Os quatro diferenciados vão voltar a jogar juntos e, exatamente como aconteceu ano passado, vão fazer a diferença na reta final, apesar de tudo e de todos.
Fé!
Seremos campeões!
Se já estava difícil, agora complicou: segundo o GE Pedro não vai mais para o jogo pois voltou a sentir o joelho.
Na minha opinião, Vitor Gabriel não seria apropriado. Melhor entrar com Vitinho, que ao menos possui chute forte, improvisado como atacante de centro.
Diego Alves; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio e Ramon; Willian Arão, Andreas Pereira e Diego Ribas; Everton Ribeiro, Vitinho e Michael.
Em geral, e pela lógica, desde que foi autorizada a substituição de 5 jogadores durante a partida, a proporção tende a ser a seguinte:
2 reservas para substituição por contusões, inclusive a do goleiro, ou por fadiga, cansaço do titular;
3 reservas para substituições táticas.
Teríamos, então, apenas 2 reservas para eventuais substituições táticas: Thiago Maia e o tal do kenedy. O Rodilindo, avançado, pode ser uma substituição tática. Como lateral-direito, no entanto, só entraria por cansaço ou contusão do lateral que estiver jogando de titular, que, no caso, parece que vai ser o Matheuzinho.
Quanto ao Isla, queria lembrar aos amigos que sua posição inicial, quando começou, muito jovem e um verdadeiro desconhecido, na Udinese, era a de volante. Só mais tarde é que passou a ser lateral.
E, olha, como volante, ele era melhor -ou menos ruim, depende do ponto de vista- do que como lateral que não consegue marcar bem. Era um volante distribuidor de jogadas e ia, com frequência, ao ataque.
Não me recordo bem quem foi o treinador que passou-o para a lateral, mas penso que haja sido o inglês Roy Hodgson, mas pode ser que eu esteja confundindo e que haja sido o Alberto Malesani ou o Pasquale Marino. Não lembro.
Então, o Isla, sendo o Matheuzinho o titular da lateral, pode ficar como opção tática para a meiúca, já que estamos sem o João Gomes.
SRNs
Caro Kleber e Anderson, sabemos do contexto de contusões excesso de jogos e etc.
Porém em jogos decisivos cabe ao técnico e a estratégia vitória, mesmo com os desfalques temos elenco pra isso.
Amanhã ou hoje é decisão, e elas não se jogam, se ganham.
Amigos rubro negros preparem o coração que hj a perebada vai tá toda junta no maraca.
Não é recomendável dar carta branca para o nosso treinador. Ele tem o hábito de tomar decisões estranhas e tem o mesmo jeitão surrado brasileiro de armar o time (perdemos o padrão de jogo “pegado” e ofensivo). Fica difícil correr atrás dos títulos com convocações, contusões, declínio físico, titulares no banco e um treinador “vacilão”. É uma conjunção de fatores quase impossível de contornar. SRN.
Renato Falastrão Gaucho é mais do mesmo… Taticamente não acresentou nada o time . É técnico de grupinhos e rodinhas de jogadores baladeiros…; TEM uma incrivekl incapacidade de alterar taticamente os times durantes os jogos… Sumiu com João Gomes e Gustavo Henrique que vinham bem , no fim da era RC. Até Vitinho , que vinha dando sinais de sair da UTI , voltou pra lá ….
Mas é o que temos hoje. Vamos torcer para ganhar alguma coisa. E aguardar o fim da temporada e pensar em alguém a altura do nosso Elenco…
Pelo que vejo, se chegarmos com time inteiro na final Libertadores , poderemos ganhar, já Brasileirão e Copa do Brasil quase impossível tirar os títulos do Galo, que investiu pesado e contratou o melhor técnico brasileiro…
Para próxima temporada é pensar também seriamente em refazer todo departamento médico e de preparação física….
E o trio de horrores que veio da Inglaterra também pode por no avião de volta, apesar de que o Kenedy esta tão pesado que, de repente, é melhor ir de navio mesmo….
Será que no Fla X flu , o falastrão gaúcho vai por Gustavo Henrique de centro avante, com as ausências de Gabigol e Pedro??
Eu iria fechadinho, só nos contra ataques e deixava a bola com os Tricoletes, pois eles não sabem o que fazer com ela…
Concordo em 100% com a escalação sugerida pelo André SRN. É uma síntese bem próxima do que pensa a torcida. Mas com certeza o Renight vai pela contramão e discorda do senso comum. Deve inventar alguma desculpa, poupar mais alguns e jogar mais pontos fora até ficarmos definitivamente fora da disputa do Brasileirão.
Obrigado, amigo Souza. Tamos juntos.
SRNs
” E o trio de horrores que veio da Inglaterra também pode por no avião de volta, apesar de que o Kenedy esta tão pesado que, de repente, é melhor ir de navio mesmo…. ”
RSrsrsrsrsrs!!!! Muito boa essa!
Mas, qual seria o “trio” que veio das Inglaterras? Não são só o tal do keNedy e o AndreasPereira? Quem é o tercius?
SRNs
A escalação de hoje está sendo de doer: Renê ao invés de Ramón. VitorGabriel, tendo preterido o Vitinho.
O meio-campo está todo desfigurado: Diego Ribas lá atrás quando deveria estar na armação. ThiagoMaia é quem deveria ser o primeiro volante e AndreasPereira o segundo.
Adeus tricampeonato brasileiro. Só os tricoletes paulistanos é que continuarão a tê-lo.
Pena, porque este ano tinha tudo para ser a nossa grande chance.
SRNs
Estou ficando cansado de ver nosso time com os mesmos erros táticos de sempre, os mesmo erros de bola aérea com marcação individual, os mesmos erros de dificuldade de criação de jogadas, o mesmo time espaçado, Michael sempre sendo um túmulo de jogadas, etc. Se Arrascaeta ou B.Henrique não estiverem presentes para tirar coelhos da cartola a situação vai para o brejo…..
Por outro lado também estou cansado pelo que a CBF também atrapalha nossa vida, isso é um absurdo completo! Confesso que não aguento mais o que a CBF vem fazendo, chega a desanimar.
Nem eu, amigo Daniel G. Mas, também, a nossa diretoria tem lá suas culpas. Será que eles não sabem impor o peso político e popular do Flamengo no cenário do esporte nacional? Será que não tem coragem nessa diretoria para botar o pau na mesa desses caras da cbf?
SRNs
Amigo André, infelizmente em certos momentos nossa diretoria preferiu partir para o confronto com outros clubes inclusive e com a própria CBF…..
Mesmo assim o que estamos vendo ser feito contra o Flamengo foge completamente do bom senso, da isonomia e do profissionalismo. A última coisa que esse campeonato está sendo é isonômico.
Entreguem logo a taça ao Clube Atlético Mineiro, o sonho do TRI acabou não pelo resultado de hoje, mas pelo conjunto da obra inteira. Cabe a nós contar com toda sorte do mundo para que mesmo com essas deficiências táticas que temos consigamos beliscar os outros 2 títulos. Mas com o futebol que temos, é atirar no escuro, pois não vejo favorito….
Renato comentando o mesmo erro de RC,o paulista insistir com Arão na zaga,o gaúcho colocar Andreas fora de posição.Segundo tira Diego coloca Vitinho,devolver Andreas para a volancia e tirar Rene e colocar Ramon.
Como o estádio do Maracanã tar um pasto.
O que Andreas está jogando é de chorar………
Será que não está claro que nessa posição o jogador morreu?
Perdi a paciência. Não importa se virar o jogo (improvável), ele atrapalha. Fora Renato. SRN.
Há exatamente 2 anos nos sapecávamos 5×0 no Renato, nesse mesmo Maracanã. O que isso tem a ver com o presente? Bom, é como se a Alemanha contratasse o Felipão para a Euro 2016! Só isso…
PS: melhor ficar esperto para garantir pelo menos G4!
Não estava claro, amigos, que sem o Gabigordo e o Pedro a única saída era entrar com o Vitinho no comando de ataque? Mesmo sem ser o centro-avante observem como o time melhorou neste segundo tempo.
Quando alguns aqui diziam que o AndreasPereira era um bom jogador, mas um jogador comum, isso é médio, mediano, medíocre (medíocre não é ofensa; a palavra quer dizer tão somente, e etimologicamente, o que é mediano, o que está no meio), a maioria aqui pulava indignada.
Bom e bastante útil jogador para o atual futebol brasileiro. Mas apenas um jogador mediano. Nada além disso. E, em nosso plantel atual, tem de ser titular, como segundo homem de meio-campo. É superior ao ThiagoMaia atual, ao João Gomes e ao DiegoRibas. Mas jogador mediano, não mais do que isso.
SRNs
O time já abraçou a ideia do Renato de deixar o campeonato de lado, está no olhar e na expressão corporal de cada um. O cuidado agora é pra não repetir o jogo contra o Inter!
Mas uma vez Renato mais uma vez escalou mal o time do Flamengo.
E o inútil não sai….
O inútil de quem falei é aquele que chuta mal, é lento, não consegue vencer uma disputa física contra quem quer que seja, não marca ninguém e é inexistente no jogo aéreo…
Suficiente ou será preciso dizer o nome?
Que humilhação, amigos…. Que humilhação…..
Nosso time levando vareio do interino Marcão….
Kenedy paga a folha salarial do Flu inteiro…..
Todas as jogadas em cima do Rene.
Isso não é jogador…..
Kléber, vc não tem o celular do Renato??? Manda uma msg pra ele e pede para ele “perder” 5 minutos da vida dele lendo seu blog e os comentários. Se fizer isso e continuar com o Rene é pq é muito burro.
Ah, o fato de ter feito um gol (que ele queria chutar o outro jogador do Flu) não muda nada.
Vareio tático do Felipe 1 a7 Scolari , do Mauricio Barbieri, do Vagner Mancini, do Jorginho, do Alberto Valentim e, agora, também Marcão.
É o grande stratega Renato Renight.
E acreditar que o rogerioceni e o catalão conseguiam ainda ser PIORES que esse troço gremista proveniente do rio grande do sul.
SRNs
Quem é o culpado? Para mim é claro que essa diretoria que trouxe o catalão a peso de ouro, o narigueta a preço de ouro e o Renight a preço de prata.
E que trouxe também o Isla, e o keNedy, o Pedro Rocha, o brunoviana e o leopereira.
Muito triste tudo isso.
Com certeza, tendo em vista a minha elevada idade, não terei mais a alegria de ver o meu Flamengo tricampeão nacional.
Depois deste Flaxflu foi-se a última esperança.
Ainda assim, e sempre
SRNs
SRNs
SRNs
Sei que há torcedores mercantilistas que preferem a dinheirama da taça brasil ou o ilusório prestígio das “libertadores”.
Para este velho rubro-negro, contudo, o campeonato brasileiro é o mais importante.
Como era o campeonato carioca no passado.
Pena.
SRNs
Esqueceu do grande Aguirre! O pior é que não temos nem interino
Verdade, amigo Eduardo Braga. Verdade. Lamentável isso tudo.
SRNs
Amigos que vergonha,Rene e GH não tem a menor condição de jogar no Flamengo, Leo Peneira a mesma coisa.O Fluminense é bem inferior ao APR,se jogar quarta como jogou hj,toma um vareio. ER jogador comum,não chama responsabilidade não falta de Arassca,BH e Gabigol.
O treinador do Palmeiras estudo o Flamengo 24 hs por dia,enquanto o gaúcho nas praia carioca.Pelo o andar da carruagem o RC como treinador dará os únicos títulos do time esse ano.
Amigo Marcos, quem é o RC a que vc se refere? Óbvio q não é o rodrigo caio, que não é treinador.
SRNs
Gustavo Lixo ou Leo Peneira, qual será a maior merda?
A maior é brunoviana
A segunda maior é leopereira
SRNs
Clube Atlético Mineiro, campeão brasileiro de 2021.
O sucesso do Flamengo ficará nas mãos de lampejos de Arrascaeta, B.Henrique e cia no dia 27/11 no Uruguai.
De resto é aguardar.
Renato está conseguindo ser pior do que Domenec e Rogério Ceni, um vexame.
Amigo Paulo, também não precisa exagerar.
Apesar que, se você lembrar, as mesmas viúvas de Domenec no Twitter são os mesmos que defendem Renato…..
Pior do que perder, é perder sabendo que não entregou o seu “melhor”. Mesmo com todas as dificuldades, dava para conseguir mais. Esse treinador não está à altura do Flamengo. É uma vergonha para a história do Flamengo, assim como quem o contratou. Jorge Jesus foi obra do acaso. SRN.
Pura verdade. Perfeito, amigo Souza. Dava, sim, para conseguir mais.
Vergonha. Estou com muita vergonha mesmo.
SRNs
Sim, o portuga foi obra do acaso. essa diretoria é péssima, não acerta uma.
Falo livremente, pois não sou sócio. Fui sócio, no passado, sócio-atleta.
Então, amigo Souza, reitero: nossa atual direção de futebol é um horror.
Jorge Jesus foi pura sorte, ou uma ajudinha lá de São Judas Tadeu. Ou , então, foi ideia do bom Pelaipe.
Não me venha dizer que estamos de cabeça quente. Mas acho que está na hora de mandar o Renato embora, antes que apronte outra e ai o Flamengo cai na copa do Brasil e na Libertadores.
Não custa lembrar que tivemos torcedores comparando Jorge Jesus com Renato! Quem entende o mínimo sabe que os dois não cabem na mesma frase. Outros diziam que era puro pessimismo meu, pois é…….
Viva os números de Renato!
Mas seguindo esse script, viva os números de Abel Braga! Viva os números de Zé Ricardo!
Vão esperando números entrarem em campo, vai…. Observem o jogo, queridos!
É, amigo Daniel G, tem gente que acredita nos números, nas contas…
E não são pitagóricos.
Ainda se o fossem…
SRNs