Palmeiras 2 x 1 Flamengo
Para começar: O João sempre teve razão ao afirmar que futebol é momento e este deve ser o critério básico de qualquer treinador. Renato Gaúcho foi conservador ao escalar o time e profundamente infeliz nas decisões em jogo tão importante.
Arrascaeta não deveria ter voltado para o segundo tempo. Demorou demais para ser sacado. Aliás, colocava insistentemente a mão na coxa, sinalizando para o treinador – que tardou a entender.
Na lateral esquerda, Filipe Luís sem ritmo era o mapa da mina. Incrível que Renato não tenha colocado Ramon no banco. Muito mais agressivo e insinuante do que Renê.
Michael demorou a entrar e quando ocorreu foi para o lado direito, onde não rende o mesmo que pelo lado esquerdo.
E o Kenedy, hein? O normal não teria sido a entrada de Vitinho?
Óbvio que a lambança de Andreas praticamente definiu o jogo. É o que sempre digo: o fator sorte, em jogos equilibrados, é decisivo. O. Porco estava com a bunda virada para a lua. Deu tudo certo. Aliás, muito mais do que eles esperavam…
Michael teve a bola do jogo. Ali pintou que o jogo seria escrito com tinta de cor verde…
O árbitro, um banana. Pesado, fora de forma e conivente com a cera palmeirense, que começou ainda no primeiro tempo.
Triste ver esta fantástica torcida do Flamengo, que goleou a do Palmeiras, sair decepcionada do Estádio Centenário. Segundo meu amigo Jesus Gutierrez, que comandou para CONMEBOL a venda de ingressos, a torcida do Flamengo foi o dobro da do Palmeiras nas arquibancadas e no hospitality, 90% dos presentes eram torcedores rubro-negros.
Esta torcida merecia muito mais competência, dentro e fora do campo.
Tenho quase que a certeza de que enquanto encaminho este post, Renato deve estar entregando o cargo. Há certas coisas na vida que quando passam do ponto, melhor parar…
Entregamos o ouro! Aliás, este ano não temos feito outra coisa…
Melhor elenco do Brasil, mas terminamos uma final de Libertadores tendo Renê e Matheuzinho como laterais. Que merda…
Sabe o que é o pior de tudo? Estamos desperdiçando uma das melhores gerações do Flamengo, o time vai se envelhecendo.
Concordo com o Kleber, mas sejamos sinceros, faltou competência desde o início. Um elenco desses é um desperdício na mão de treinadores ruins, de comissão técnica ruim, de departamento médico ruim.
Me respondam, o que o Fla trabalhou para furar retrancas como Cuiabá, Paranaense, etc…???? Sempre faltou repertório amigos, isso é pedra cantada. Andreas falhou, mas o jogo tem 90 minutos.
Agora não adianta entregar o cargo!!!
Esse infeliz que nunca mais pise no ninho!!!
Amigos desculpe mas para mim vamos lá
Marcos Braz se perder não é o fim do mundo
Renato tem outro time do outro lado querendo também
Renato vestido de azul
Renato errando em tudo de novo
Vamos parar tudo e começar do zero
Fora Isla, Diegos, Arao, Vitinho, Michael, Kennedy que nem devia ter vindo vamos lá outra coisa JJ é Jesus não Deus
É só eu que entedi que esse treinador resolveu prejudicar novamente nosso time. Quando poderia ter colocado vitinho,ele coloca kenedi,e pedro só faltando 10 minutos. Se vingando pela demissão.
Não Lucas, ele só é ruim mesmo, simples assim, assim como a maioria dos treinadores tupiniquins.
Qualquer porcaria da Europa com o mínimo de bom senso nada de braçada aqui.
Só uma questão Renato Gaúcho e Marcos Braz para mim os culpados.
Qdo o comando diz :
” Quem mto quer, nada tem ”
” Se perder não é tragédia ” o ano foi bom…
A linguagem tá colocada, nós sofremos por paixão, nenhum time no mundo vence, em qualquer área da vida, segmento, se o comando fala bem alto que a vitória não é o fim… Não SERÁ com absoluta certeza.
Escrever nesse momento, só tendo MTA paixão…
SRN
Frase de um torcedor:
“Quem não trabalha para ganhar tudo, não ganha nada!
Hoje o Renato Gaúcho terminou de pulverizar a história que construiu no Flamengo como jogador. Claro ele já vinha fazendo isso ao longo dos anos, especialmente quando começou a tirar onda com o JJ. Mas hoje foi a pá de cal. É arrogante, despreparado e burro. Que jamais volte a trabalhar no Flamengo.
Prezados.
Esfriando a cabeça aqui…
O nosso gol surgiu do imponderável, uma jogada de talento do Gabriel com o Arrascaeta. Depois uma boa dominada do Michael, mas com finalização ruim.
O time é o que dizíamos, não tem variação tática e não sabe o que fazer com a bola contra times fechados… O ótimo treinador do Palmeiras (que é excelente ao que propõe fazer em campo = defender) deu um passeio tático no Renight.
Na parte final do jogo havia um buraco entre nossa defesa e o ataque, o meio de campo ficou perdido com a péssima entrada do Kenedy (esse rapaz deve ter algum padrinho forte no Flamengo. Como pode custar 1.6 milhões ao mês???).
O lado “bom” é que agora fica evidente a necessidade de renovação: saída da Diretoria de futebol, saída do Departamento Médico, da preparação física e do limitado treinador.
No campo devolver o Bruno Viana, o comum Andreas (100 milhões o valor de compra, não vale metade), o Kenedy, o Rene e principalmente o EVERTON RIBEIRO, que mais uma vez some em jogos grandes.
Por fim: incrível como GABIGOL aparece em decisão. Merecia mais uma vez marcar o nome na história!
Mudanças são necessárias!
Como sempre, Diego, concordo com tudo o acima escrito por você.
A
Grande Diego,
Nem sempre concordamos, mas dessa vez você foi cirúrgico.
Uma derrota dessas, da forma que foi, sabendo-se que era o único título restante ao Flamengo…é para gerar mudanças SIM.
Um time que toma uma goleada para o Athletico Paranaense dentro do Maracanã, que perde o Campeonato Brasileiro para o Atletico Mineiro, perdendo pontos para times de várzea e que faz o papelão que fez ontem…é preciso parar o bonde.
Há muito que ser feito.
– – –
20 comentários aleatórios:
1) Fora Renato. Imediatamente. Boa sorte no Grêmio, provavelmente na Série B.
2) Completa renovação de quadro no departamento médico, fisiologia e preparação física.
3) Bruno Viana, adeus. Até nunca mais.
4) Isla, adeus. Até nunca mais.
5) Diego Alves, deu um probleminha aqui na renovação. Tchau…
6) Diego Ribas, se você quiser, está contratado como coach motivacional. Devolve a camisa 10, que ela será usada pelo Arrascaeta.
7) Filipe Luis, vamos organizar a sua despedida para o primeiro semestre. Você agora será o assistente técnico permanente do Flamengo.
8) Andreas, até acho bom jogador – mas nunca irá se recuperar da imagem que decidiu a Libertadores de 2021. É muito improvável a sua contratação, mas isso depende do nosso novo técnico.
9) Renê, obrigado pelos serviços prestados. Adeus.
10) Kenedy, não deu certo. Pode devolver. O salário é alto demais para ser um jogador tão sem utilidade no time. Abre espaço na folha.
11) Everton Ribeiro. Os árabes ainda querem? Se quiserem, pode sair negócio. Se não quiserem, começará 2022 no banco de reservas.
12) Gustavo Henrique, Leo Pereira precisam sair também. Jogadores lentos, falham sucessivamente.
13) Michael, você não vai ter férias. Vai treinar finalização com os jogadores da categoria de base de agora até fevereiro. Podemos dar uma folguinha no Natal e no Reveillón, mas tem treino pra você no dia 26/12 e no dia 02/01.
14) Tiago Maia, favor intensificar as aulas de francês: você provavelmente irá disputar a Ligue 1 com a camisa do Lille.
15) Vitor Gabriel, tchau e pode levar o goleiro Cesar junto.
16) Marcos Braz também já deu. Não é capaz de cuidar do vestiário, muito menos do staff técnico (preparação/fisiologia/DM). Paneleiro, egocêntrico – um Eurico Miranda pós moderno. Eu gostaria de ver o Leonardo nessa função. Sei que está no PSG, mas pode ser um desafio fantástico para esse ilustre rubro-negro.
17) O que mesmo o mudinho Juan faz no Flamengo? Obrigado. Adeus.
18) Precisamos pelo menos de um goleiro, um lateral direito, dois ou três zagueiros, de um lateral esquerdo, de um ou dois volantes e de dois meias. O trabalho precisa começar AGORA.
19) Que tal uma conversinha com o Mister e com o Gallardo, para começar o ano de 2022 imediatamente?
20) Seria importante uma renovação de quadro na Diretoria. Gostaria de ver Wallim, Claudio Pracownik e outros que faziam parte do embrião da chapa azul no comando. Importante manter o padrão de governança, do ponto de vista financeiro – mas está fazendo falta um Presidente que bote a cara de verdade e que não seja uma marionete do Bap.
Há muito que ser feito.
S.R.N.8
Se o Arrascaeta não estivesse em campo, o gol de empate não seria feito. Ele criou e marcou enquanto esteve em campo. O Renato evidentemente não errou nesse aspecto. O Michael entrou somente para perder aquele gol (Sei que não era uma bola tão fácil como muitos imaginam).
Na minha visão, o Renê jogou bem acima do esperado. Não acho que o Ramon teria feito melhor.
O Renato errou de forma flagrante ao colocar o Kenedy em campo. Esse cara não joga nada. Pode devolver.
Sempre critiquei o Andreas aqui, mas hoje ele estava impecável até pecar feio. Que infelicidade!
Kleber
A PIOR DERROTA Ñ FOI HOJE
Precisamos de uma reformulação total
AQUELE CICLO DE 2019 ACABOU
Desde da estrutura com profissionais da retaguarda
Jogadores ( geração 85, ER )
PRECISAMOS DE UM GESTOR URGT
Ñ POSE UM EMPREGADO DEFENIR PRIORIDADES EM NENHUM SEGMENTO
SRN
HC
Que tristeza, mas temos que saber que entramos com 3 jogadores a meia bomba para uma decisão, Felipe luis, Arrascaeta e Bruno Henrique, é muita coisa. Precisamos urgentemente de um lateral esquerdo , Felipe Luis já deu, só anda fora de forma por causa de contusão , os reservas são fracos, até esse Ramon que muitos enche a bola, não vejo nada , e o Renê é muito fraquinho .Treinador maluco, colocar Kenedi no jogo, tá de sacanagem, Everton Ribeiro infelizmente já era , não vem jogando nada a muito tempo, pelo menos sair dessa função de jogar aberto e retornar ao meio campo. Toda vez que o time tá perdendo o treinador enche o time de atacante , nunca deu certo e o cara continua com essa mania, chega , outro treinador pra ontem !
Sim, amigo Haroldo, mas no futebol do Flamengo os empregados (os jogadores), comandados pelo sr.diegoribas e seus acólitos evangélicos, manda e desmanda nos “patrões” que, tão generosos e bonzinhos, renovaram os contratos deles todos.
Quanto dinheiro jogado fora com esses contratos milionários para elementos inúteis tais que os diegos, os evertons, os filipes, os kenedys de um milhão e seiscentos mensais.
Perdi as derradeiras ilusões. Desde 1962 acampanhando o nosso Flamengo dia a dia, hoje, aos 68 anos, estou nauseado.
Força amigo André! Infelizmente vamos ter que aturar isso por um bom tempo. O velho terror do cheirinho de volta, o velho oba oba que sempre nos atrapalha e que serve de combustível para os rivais.
Já desativei o WhatsApp e outras redes por um tempo para evitar estresse. Não adianta, o momento é dos caras, duas Libertadores em um ano e possuindo uma real hegemonia desde 2015, nós aqui ficamos contabilizando taça Guanabara e os caras papando Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. Paciência…. Que curtam o momento para lá, só volto para as redes quando a poeira abaixar. Estou com cabeça muito quente para ficar escutando provocação de palmeirense.
Concordo com o post, agora na vida e no futebol, também temos que ter sorte. A bola do jogo aos 42 2o tempo caiu no pé do maluquinho deu no que deu. Tivemos várias chances no segundo tempo e não matamos. O porco não fez nada para ganhar. Dominamos o 2o tempo inteiro. Agora em relação ao treinador é lamentável, até concordei com a saída do BH, mas entrar com Kenedy doeu na alma. Caro Kleber o imponderável também aconteceu, pois não sou fã do Andreas, mas ele era um dos melhores do meio campo. Ano melancólico. O treinador nem deve voltar para o Rio.
– A experiência com Renato Gaúcho acabou. Mais 4 jogos no contrato e deu;
– É preciso rejuvenescer a defesa, especialmente as laterais;
– Obrigado por tudo Arao e Everton Ribeiro. Sejam felizes em outros clubes;
– Devolve o Kennedy.
– Favor rever preparação física e médicos.
Não é de hoje que os times brasileiros tomam vareios táticos nos jogos contra sul-americanos. Somos ruins, mas MUITO RUINS no quesito ciência futebolista. Só existe UM curso no país o tal CBF Academy, isso é no mínimo ridículo!
Escolas de educação física e afins inexistem na preparação de treinadores e demais profissionais do esporte que mais movimenta dinheiro no mundo: falta de visão e burrice!
Tivemos um depto de futebol profissional apenas uma vez na história: o Mister era um Manager na verdade, com a retaguarda de Pelaipe e Braz a coisa funcionou, apenas pelo fato do Mister ter criado uma bolha e afastado TODOS os bicudos do ninho!
Agora, se nem votação à distância querem permitir imagina tirar o Flamengo desse clubezinho Gávea/Leblon, dos amigos dos amigos.
“Agora, se nem votação à distância querem permitir imagina tirar o Flamengo desse clubezinho Gávea/Leblon, dos amigos dos amigos”.
É isso, Eduardo Braga. O Flamengo é um TIME do povo, popular a mais não poder, mas é um CLUBE extremamente elitista, talvez o mais elitista do Rio, incrivelmente o Vasco e o Botafogo são menos elitistas do que a Gávea.
Os donos do Flamengo decidem sempre entre eles, são, como você diz, “os amigos dos amigos”, e nós, o povo, a massa sinceramente amante do Flamengo, somos obrigados a sofrer as realidades que os donos do Flamengo nos impõem.
Acompanho, desde 1962, com meu suado dinheirinho, o meu time pelos estádios todos de nossa cidade. Ia aos subúrbios da Central (Madureira, Bangu) e da Leopoldina (Bonsucesso, Olaria). Ia até a zona rural (Campo Grande, Italo del cima) , tudo para assistiir às jogadas dos meus ídolos, que foram tantos, desde Dida, passando por Silva, até o Galinho.
Mas sempre me decepcionei com nossos dirigentes.
Eles nos traem.
Se alguém de dentro do Rio está dizendo, quem sou eu para “desdizer”! Parabéns pelo brio e por sua paixão que também é de todos nós.
O mais triste é que nada vai mudar.
Mesmo com a saída do renatoportaluppi as coisas deverão continuar mais ou menos iguais, o circo deverá prosseguir.
A atual diretoria irá continuar pois as chapas oposicionistas são todas muito fracas, sem candidatos verdadeiramente competitivos.
Tem um candidato, que eu não conheço, mas que o Anderson disse que, se eleito, acaba com o circo vigente no futebol do Flamengo.
Tomara que ele, Anderson, esteja certo, mas sou cético.
Ricardo Hinrichsen
Chapa Branca – Tem um plano de governo excelente, principalmente no marketing
https://flasemfronteiras.com.br/pdg/
Anderson,
Eu tento me manter apolítico em relação ao Flamengo.
Sou um torcedor comum, apaixonado – e isso me dá tranquilidade para não ter “rabo preso” com nenhuma corrente. Tento seguir assim, até um dia que eventualmente eu tenha algum envolvimento maior, como QUASE aconteceu no final do mandato do EBM, quando cheguei a ter conversas para me envolver com o Marketing do Flamengo – mas tudo não passou de uma sondagem.
Sou profissional de Marketing com 30 anos de experiência como executivo de empresas, de veículos, de agências de publicidade e mais recentemente como sócio de empresas de produção de conteúdo.
Li atentamente o documento do Ricardo Hinrichsen, especialmente a parte de Marketing (121 páginas). Ele passeia por temas interessantes, com profundidade.
Estão ali, questões que eu sempre debati com outros rubro-negros do meu mercado – e fico feliz que finalmente alguém tenha botado uma luz sobre esses temas.
A minha grande questão é que tudo parece um enorme trabalho monográfico, um tanto quanto verborrágico. É uma abordagem técnica, sem haver qualquer tipo de proposta. Lamento isso. Mesmo que eu não vote para escolher o grupo que irá comandar o Flamengo no próximo triênio, eu gostaria muito de saber QUAL É O PLANO, ao invés de ficar nas preliminares. Gostaria de ver NOMES das principais cadeiras.
Ainda assim, bem interessante o material. Obrigado por compartilhar.
Grande abraço e…
S.R.N.8
Verborrágico com certeza, mas o único que enxerga/enxergou temas tão atuais e contundentes para essa era atual do MKTG
Talvez Penna, não tenhamos condições de ver nada disso em prática ( que é o que eu acredito) pois a diretoria atual, seria incapaz de reconhecer este material como de primeira linha.
Hoje eu iria atras de nomes como Amir Somoggi, Felipe Ribbe( hj no Galo) e mais alguns !
Renato muito abatido, acho covardia acusá-lo de clubismo, vi mexidas como aquela várias vezes, após abrir o placar. Ao contrário do que muitos acham não defendo que Renato merece ser linchado, é preciso respeitar o ser humano. Ele é melhor que Jorge Jesus? Não, mas é pareo com muitos tupiniquins, essa é a realidade do Brasil… Levir Culpi, Luxemburgo, Oswaldo, Mano Menezes, tá todo mundo no mesmo balaio.
Se Michael fizesse o gol, e Andreas não falhasse tudo poderia ser diferente. Mas sejamos sinceros, colocar toda a culpa em Renato é covardia, tem muuuuita coisa errada no Flamengo.
Concentrar tudo em Renato é covardia, ele só está lá pois contrataram, os profissionais evangélicos com a mísera experiência de treinar modelos na praia da Barra da Tijuca só estão lá pois contrataram, profissionais da comissão técnica que erram de forma grotesca em relatórios táticos só estão lá pois alguém contratou.
“contrataram profissionais evangélicos com a mísera experiência de treinar modelos na praia da Barra da Tijuca, profissionais da comissão técnica que erram de forma grotesca em relatórios táticos só estão lá pois alguém contratou”.
Você tem razão nisso, Daniel G, mas o fato é que, depois do que ocorreu naquele jogo contra o Grêmio, na terça-feira passada, não é possível que se permita que Renato Portaluppi volte a pisar no Flamengo.
Sim amigo André, mesmo que vencesse do Grêmio ele sairia, mas é muita inocência acreditar que ele saindo tudo vai se resolver.
Francamente…. Impressionante como tem gente que pensa assim.
Renato já é passado, e como ficará nosso futuro? Essa excelente geração está indo embora, a idade vai chegando….
A vitória realmente esconde muita coisa, tirando nossas mazelas de time, treinador e Staff.
O português hoje é o rei do estrategismo na visão dos comentaristas de todas as mesas de debate, como pode?
O cara perdeu o Paulista pro São Paulo, foi eliminado da Copa do Brasil para um time da série C em jogo de ida e volta e aí ganha a Libertadores com um futebol medíocre tomando um banho de bola do Atlético nos dois jogos com direito a perda de penalty e gols de frente a meta, e ontem com esse jogo feio que afasta torcedor do estádio.
Mas ganhou, até os especialistas buscam meios para enalteceram de alguma forma.
Daniel, o Renato tá pagando pela boca. Falou demais nos últimos anos, tirou muita onda e quando teve a nave pra pilotar não sabia nem apertar o botão on. Morreu pela boca merecidamente.
Sim, amigo Renato, faz parte do velho corporativismo brasileiro, sabemos que no Brasil é assim.
Mas continuo afirmando que a culpa não se resume nele, quem contrata não é ele, o Flamengo é um bando no departamento médico, quem contrata profissionais só por serem evangélicos? Quem contrata analistas de desempenho que montam planilhas erradas? Quem contrata fisiologistas que fazem o elenco sucumbir fisicamente?
Algumas constatações de cabeça quente:
Imaginem que o Renato era cotado para substituir o Tite na seleção. Acabou p ele.
Meu irmão Kleber que me desculpe, mas Everton não aparece em jogos decisivos.
Só vi um jogador hoje com vontade de ganhar: Gabigol. Brigou com o juiz, foi glândula. O único que parecia entender o que estava em jogo. Aliás jogo mole.
KENNEDY? Renê? Isla? Mateusinho? Arão?
Uma pena o Andreas mas foi o principal responsável.
No mais , um ano jogado fora . Mais, 200 milhões para ganhar um carioca .
Ah um amigo postou e concordo, nosso fisioterapeutas evangélicos da igrejinha RIBAS E Arão com experiência com modelos na praia da Barra .
Difícil dormir hoje
Ouso, ainda de cabeça quente, concordar e discordar de alguns pontos do comentário do Kleber.
Comentário esse que com certeza foi feito também ainda de cabeça quente.
A escalação de Arrascaeta foi correta na minha opinião e a sua manutenção no segundo tempo mais ainda. Não dá pra prescindir de um jogador da sua qualidade numa final de Libertadores. Voltou no segundo tempo muito melhor e deu um passe perfeito para o gol de empate.
Filipe Luiz também é um jogador diferenciado, tinha que jogar, pela sua inteligência tática e qualidade técnica. E, à exceção do gol do Palmeiras, que pode ser colocado na sua conta, é verdade(mas também com a participação luxuosa do Arão que largou o Veiga), o Palmeiras não criou nenhuma jogada perigosa por ali. Infelizmente sentiu e a entrada do Renê sempre é um desastre, as jogadas morrem nele invariavelmente. E aí concordo que o Ramon no banco, mesmo garoto, seria uma melhor opção.
A torcida que estava no estádio, inexplicavelmente se calou após a falha do Andreas e o gol do Deyverson. Sentiu tanto quanto o time. Pelo menos foi essa a impressão que tive pela TV. Aliás, desde o primeiro tempo se ouvia mais a torcida do Palmeiras. Quem esteve lá poderá me desmentir.
Michael demorou a entrar, concordo. E entrou corretamente no lugar de quem nunca joga nada em jogos grandes, o Sr. Everton Ribeiro. Pela direita? Tinha alguém na esquerda que poderíamos tirar pra o menino maluquinho entrar? Bruno Henrique, Arrascaeta? E ele, mesmo pela direita, teve a bola do jogo em seus pés. Chutou mal, não cruzou pro Bruno Henrique. Ali foi perdido o título, o Michael é isso: muita correria, pouca inteligência. Já o Vitinho, claro, deveria ter entrado bem antes. Estava descansado e vem jogando bem. Kenedy? O homem de 1.600.000? Esquece, devolve correndo.
Finalizando, quanto ao juiz, achei excelente a arbitragem. O jogo fluiu, não deu faltinha que os Daroncos da vida dão por aqui, não ficou com a mão no ouvido a roda hora como o Wilton Sampaio, deu cartão quando teve que dar. Uma caída ou outra de jogadores do Palmeiras houve sim, é do jogo(Diego Alves comprova isso sempre), mas nada que se comparasse à cera do Pathético ou do Cuiabá por exemplo que nossos árbitros aturam sem problemas.
Enfim, 2022 começou hoje para o Flamengo. Será que vão cair na real e avaliar melhor o trabalho da preparação físicas, do DM? Só despedir a comissão técnica acho pouco.
Perfeito comentário, mestre Fernando Roberto!
Faltou, apenas, acrescentar que esse e todos os demais títulos perdidos neste ano tiveram origem no verdadeiro circo que é a “administração” do futebol do Flamengo.
Você tem inteira razão, André. E o texto do RMP, que você muito bem postou abaixo, detalha tudo isso.
Fernando, eu vi o mesmo jogo que você.
A bola FÁCIL que o Michael perdeu aos 40 do segundo tempo na cara do Weverton, daria o tricampeonato ao Flamengo. Antes do Andreas, ele é um dos grandes culpados.
Abraço.
S.R.N.8
Presidente, discordo. Se formos todas as vezes que não conseguimos o titulo mudar o tecnico, não conseguiremos nada. Acho razoavel reconhecermos as virtudes do adversário. Tira o Renato coloca quem? Fica facil criticar o Andreas, e ele merece criticas, mas o David Luiz errou ao sair com a bola e entrega-la ao Andreas. Fizemos um primeiro tempo sofrivel, melhoramos na segunda etapa, nada empolgante, empatamos e tivemos a bola do jogo nos pés do Michael. Mas não adianta chorar. Outra coisa nosso elenco está envelhecido. Agora sobre treinador: Rogerio Ceni no Fortaleza era o máximo, no Flamengo mesmo ganhando brasileiro nunca foi respeitado. Renato era o cara no Gremio e veio para o clube devolveu ao time a alegria de jogar. Caiu e começou ser perseguido, ao ponto de alguns colocarem em duvida seu carater, mesmo sem conhece-lo. Eu presidente manteria o Renato, contrataria um zagueiro, um meio campista e um goleiro. Agora terminar com dignidade o brasileiro e ano que vem estaremos disputando tudo.
“o Flamengo é um bando no departamento médico, quem contrata profissionais só por serem evangélicos? Quem contrata analistas de desempenho que montam planilhas erradas? Quem contrata fisiologistas que fazem o elenco sucumbir fisicamente?”
Perfeito, perfeito, Daniel G.
No Flamengo sobra oba-oba, sobra nomear amigos para cargos profissionais, sobra funcionários de baixa qualificação, ficou claro na resposta de Deyverson que os caras utilizaram como aspiração as declarações de parte da imprensa como:
“Vai ser 4×0 pro Flamengo, Palmeiras é fraco demais, técnico horroroso, etc…”
Arão errou demais em ficar apostando placar, que palhaçada é essa. Os caras conseguiram duas Libertadores em um ano e calaram a boca de todo mundo que parece que começou a acompanhar futebol ontem.
O pior de tudo é que na próxima oportunidade o ufanismo volta e não percebem que isso é combustível para motivar o rival…. Eles estarão lá prontinhos para se motivaram com o favoritismo alheio.
Avisei:
COM RENATO NÂO TEM CAMPEONATO!…
O Flamengo nao perdeu hoje, mas sim quando abandonou o profissionalismo no futebol e deixou o modelo amador comandar o futebol…
É bom entender de vez que o time campeão de 2019 era tão bom quanto o de 2021, porem a grande virtude daquele time estava no comando técnico: Jorge Jesus é técnico , Renato não….
Hoje, O Falastrão Gaucho. Levou mais um baile tatico do Portugues Verde….,
alias , Quer ganhar Libertadores??
Contrate um tecnico Portugues!
Quanto ao jogo ? Melhor nem comentar….
Fica uma reflexâo:
Pra quem é contra ou a favor, fica a conclusao:
Na Europa, PSG, CITY e Chelsea , na America do Sul o Palmeiras e no Brasil , o Atletico Mineiro….todos geridos por Mecenas e todos dominam seus respectivos territorios futebolisticos…
Por fim , espero que , se ainda haja algum profissionalismo no Futebol do Flamengo, Renato seja demitido no Uruguai ainda e leve com eles as barangas que vieram da Inglaterra….
Espero que esse elenco de Mercenarios ainda tenha dignidade profissional para garantir a vaga no G4.
Acho que mais esse resultado vexatorio podera influenciar nas eleiçoes do clube.
Estou inconsolável….
Desculpem, só consigo externar isso…
Caro KL e companheiros!
Entendo que ninguém nos superou em 2021, nós entregamos todos as disputas, o lance do segundo gol demonstra claramente meu pensamento do que foi a temporada!
Fora Renato e que revejam a gestão do futebol para 2022.
Obs: Será que o Daniel G é realmente flamenguista?????
E não é que os fiscais do rubro-negrismo sempre aparecem?
Rapaz tá difícil esse pessoal entender, não vou nem buscar todos os alertas que fiz aqui falando rigorosamente o que estamos vendo para não humilhar. Afinal, já estou humilhado o suficiente após o jogo de hoje e confesso que não tenho nem saco para isso.
Flamengo cheio de problemas e os caras que se acham os verdadeiros rubro-negros trabalham como fiscal dos outros.
Acorda amigão!
Daniel G o problema pra muitos aqui é você que fala muito do palmeiras, do super Abel etc… Você tem razão em vários pontos mas isso aqui é um site pra falar de Flamengo, entenda que ficar falando de adversário aqui pega mal. Eu percebo que o torcida do Flamengo Off-Rio costuma falar muito de outros time, tem muitos amigos dos rivais, não veem problema em acompanhar jogo do Flamengo com a torcida arco-iris etc… Teve torcida off Rio que viajou pra Montevideo com tricolor junto, com vascaino junto e os caras falando na cara dura que iam pra secar o Flamengo. Aqui no Rio a rivalidade é muito grande , não tem essa de ser amigo de tricolor , botafoguense, vascaino, pameirense, atleticano , gremista etc… Não estou dizendo que não acontece mas a proporção é infinitamente menor do que da torcida OFF-Rio como você. Então amigo enquanto você falar muito de palmeiras aqui , muita gente vai achar você parte da torcida verde. Abs,
Daniel g eh palmeirense infiltrado Toninho kkkk na vitória ele some mas na derrota aparece MIL vezes kkk
Temos que renovar esse time. Infelizmente, ainda renovaram com Diego, Diego Alves e Filipe Luís.
Não foi porque teve aquela falha bisonha, mas espero que o Flamengo não faça a besteira de gastar tanto dinheiro para comprar Andreas. Jogador comum. Aquele gol de falta, foi só para enganar a gente.
O mais chato, vai ser ver o Atlético ganhar brasileiro e copa do Brasil, e além de ser vice da libertadores, ainda poderemos ser vice do brasileiro. Acaba logo, 2021.
SRN.
Caro Kleber e amigos!
O meu único medo era se tomasse o primeiro gol. Infelizmente tomamos. Sempre falei aqui e podem procurar (Robert) que o Palmeiras é um time de muita força e o nosso não, ou que se diga leve para sermos mais justos. Hoje venceu o futebol força, da retranca e do grito, contra um time técnico, em fase física destroçada e o que é pior, que quase não se fala em campo, não grita e não esbraveja.
Dizer que nosso time é ruim seria desumano. Não é. Podemos dizer que estão quase todos fora de forma ? SIM! QUASE TODOS.
Quando se perde é como um rio quando baixa suas águas e as pedras aparecem. Na derrota tudo aparece e tudo se apobta. Se o Flamengo fosse campeão o Abel estaria na Cruz.
Vamos lá:
-Em decisão não se dá espaço e não se joga machucado (FL)
-Em decisão o time tem que está bem posicionado em campo ( O DL estava de lateral esquerdo e deu o passe para o Andreas que iria ser pressionado). O DL deveria ter percebido, mas nada justifica o grande erro do Andreas.
-Numa decisão não se deve perder gol
-Numa decisão devemos começar cautelosos e fechados. No primeiro gol do Palmeiras tinha uma avenida do lado esquerdo.
É o futebol.
A vida continua, a raiva vai passar e o meu amor ao Flamengo aumentar.
Que se mude muita coisa. Temos grandes jogadores de nomes que infelizmente estão se vencendo. A idade cobra e devemos ter essa consciência.
Pior do que perder uma final é não fazer boas campanhas. Nós Chegamos mais uma vez e uma infelicidade nos tirou o título. Se fosse para os pênaltis a história poderia ser outra.
Agora um recado ao Marcos Braz…meu amigo, não contrate jogadores em má fase. Veja com carinho que na Série B se acha bons nomes.
Apesar de tudo, vamos esperar o Ceará.
Hoje a sorte foi do Palmeiras. Em quase tudo.
Mesmo triste sei que Renato não fica e outras mudanças vão acontecer. O futebol é uma roda gigante.
SRN….
Gente, vamos acordar? Não é possível! Óbvio que Renato vai sair, mas continuam elegendo um único cara como o vilão. A própria torcida pediu o Renato diversas vezes! Igual pedia Rueda e etc..
Pô, acordem! Renato já é passado, pensem no que o Fla deve fazer agora, foram empurrando as deficiências até estourar o problema. Tá óbvio que o futebol mudou, não basta só talento individual. É muita hipocrisia! Vi com meus próprios olhos uma pancada de ufanistas aqui mesmo reverenciando Renato em vitórias completamente enganosas e chamando os outros, como eu, de falso rubro-negro, agora não adianta reclamar. A reclamação e pertinente antes do caldo entornar, mas vocês estavam preocupados com o rubro-negrismo alheio. Perceberam que o momento de alertar é antes da m**** acontecer?
O Flamengo tem um estádio com um pasto para jogar, um campo no centro de treinamento com um gramado de várzea, uma equipe técnica claramente obsoleta, fisiologia e departamento médico esfolando jogadores, erro grotesco em planilhas de inteligência, enfim, inúmeros erros e vocês acreditam mesmo que basta tirar Renato?
Que a diretoria aprenda a pegar esses 1 bilhão de faturamento e investir em estrutura técnica de inteligência e um treinador capaz… Abrem o cofre para pagar um Kenedy e não investem no básico!
Renato Gaúcho pagou pela língua. E o fez com requintes de crueldade.
Nunca foi fácil fazer o que o Flamengo fez em 2019 com o Jorge Jesus. Nos resultados e principalmente no conteúdo. Nem com R$500 milhões Renato teria capacidade técnica para tal feito.
Mas a sua empáfia, arrogância, e a visível deficiência técnica à beira do campo, fez com que o Flamengo, perdesse todas as competições mais importantes do ano.
Sair dessa temporada sem levar nada para casa, é um golpe duro demais para os torcedores, mesmo aqueles que acreditaram piamente, que com um treinador tão abaixo da crítica, pudesse obter glórias.
Ledo engano.
O animador de vestiário, teve glórias tão curtas quanto a sua humildade. Durou não mais que meia dúzia de jogos. E só!
Não perdemos o jogo hoje. Entregamos o ouro, a um mês atrás quando a diretoria não demitiu o Renato.
Mas a diretoria capitaneada pelo senhor Landim, tem enorme culpa nesse barco naufragado. Começa pela escolha equivocada e termina, empurrando goela abaixo a política feia e suja, presente na Gávea, desde sempre.
Sim. Nada me tira da cabeça que a proximidade das eleições deu vida à Renato. Esticou uma permanência que não existia a menor razão de ser.
O que eu honestamente espero, é que esse preço chegue bem caro nas urnas. Pouco provável, mas é o que eu espero!
E o nosso departamento médico? Filipe Luiz, saiu aos 30 minutos. Arrascaeta e Bruno Henrique, visivelmente fora de forma. Isla, não consegue, de forma alguma, jogar 90 minutos. E Andreas Pereira, a meu ver, errou por cansaço. Extasiado!
Fora isso, um departamento de fisiologia que não conseguiu hora alguma, fazer com que Kenedy entrasse em forma!
Mas vai ter gente argumentando que Renato escalou certo. Mas há gente que acredita em Papai Noel, Saci Pererê, Mula sem cabeça e outras coisinhas mais! Faz parte!
Kleber meu doce amigo, agora, não mais uma pergunta, mas, uma afirmação.
Nunca vale a pena ser omisso. Hora alguma!
Ainda que fôssemos campeões, o preço, é sempre caro demais!
Hora de lamber as feridas
Bandeira de Melo é um dos maiores flamenguistas que conheci, claro ao lado do querido KL, esses que lá estão, apenas “surfaram” nas ondas construídas a sangue e suor dos outros.
Espero que nas próximas eleições sejam expurgados.
SRN!
Querido Kleber sempre respeitarei suas colocaçoes mas achei Arrascaeta mto bem… Um castigo do futebol Andreas ter falhado… David Luiz foi absurdo…pra mim o melhor em campo… E outra a bola do primeiro gol o Diego Alves deu mole… perdemos pelo fator fisico…Palmeiras abriu mao do Brasileiro e se dedicou a Liberta… Nosso Departamento Medico mto amador…. Geraçao 85 obrigado mas ja deu….
Este ano demos vexames na Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores.
Não há somente um culpado. Erramos do roupeiro ao presidente.
Tem muita coisa errada.
A soberba nos contaminou. Nós torcedores, jogadores e dirigentes…
Precisamos de mudanças para 2022.
Seria bom que começássemos pela eleição em dezembro.
Ano para esquecer.
Nas vitórias ou derrotas, o amor ao clube é sempre externado sob o domínio da emoção, do momento, dos resultados dos últimos jogos, especialmente, o do último jogo, o da decisão, o que esconde os erros estruturais dos seus gestores.
Quem trouxe Ceni? Quem trouxe Renato, que pediu demissão, e mesmo assim foi mantido? E o esforço para trazer Kenedy, que entre o custo do empréstimo e salário perde-se 1.600, 000,00 mês?
Fora Landim e Bap. E Braz que assuma seu mandato de vereador do Rio de Janeiro, presente da torcida do Flamengo.
Já que o Flamengo tem fama de bom pagador e campeão de certidões negativas de débitos, quem sabe não consegue um Dinheiro emprestado na CREFISA e contrata um treinador de verdade??
Outros detalhes, nessa Libertadores, ficou claro que hoje o Palmeiras tem a melhor comissão técnica do Brasil, pois ninguem ganha duas Libertadores e uma Copa do Brasil , em pouco tempo.
E ficou claro que o Palmeiras tem a melhor base do Brasil, apesar de nunca ter ganho a Copinha. Além de ter o melhor o zagueiro do futebol brasileiro: Que zagueiraço esse Gustavo Gomes!
Por fim , me espantou ao final do jogo ver alguns jogadores do Flamengo com semblante de quem apenas tinha perdido uma pelada de casados e solteiros…Time de mercenários!
Kleber,
A um ano e meio que essa diretoria vem acumulando erros em vários e importantes departamentos do futebol.
Ano passado conseguiu-se salvar um brasileiro, esse ano não teremos título algum.
Aqui no Flamengo tem um problema em se reclamar , disso ou aquilo, é que na maioria das vezes as correções são piores do que os problemas citados.
Essa é a síntese da gestão do Marcos Brás com a conveniência do Landin.
Fornecimento de Energia Elétrica, Eletrobrás!
Produção de Energia Nuclear, Nuclebrás!
Exploração de Petróleo, Petrobrás!
Falta de Gestão Esportiva, Marcobrás!
Luto rubro negro
Meu caro amigo Kleber,
Perdemos e temos que agradecer ao senhor Renato Gaúcho, horrível tudo que escreveu e tudo certo, não entendo até hoje como esse cara conseguiu ganhar Libertadores pelo Grêmio, tem muito que aprender, e vamos ver se essa diretoria põe os pés no chão e se deixa de vaidades, todos, sem excepcão.
Caro Xico, é um engano comum achar que o Renato ganhou a Libertadores de 2017 , aquilo na verdade foi uma copa Sulamericana disfarçada. Analise : o Gremio enfrentou os seguinte times na campanha inteira : Guarani do Paraguai, Deportes Iquique, Zamora, Godoy cruz, Botafogo, Barcelona de guaiaquil e Lanus . Só equipe do 2º escalão da America do sul, não enfrentou nenhum campeão. Foi ou não foi uma copa sulamericana disfarçada de libertadores ?
Nesse mesmo ano o Flamengo perdeu a final da VERDADEIRA Sul-americana para o Independiente. Eu estava no Maraca, vi ao vivo, não se iluda.
Já o desprezado Bostafogo eliminou uns 3 ou 4 campeões antes de cair pra esse Grêmio. Menos empáfia, por favor. Tem muito disso em nosso vice de hoje. Arrogância. Conivência. Pré potência.
André Luiz,
Eu ia comentar exatamente isso. O Grêmio ganhou a Libertadores mais fácil da história.
É minha gente perdemos. É dolorido, doído demais mas o adversário jogou no nosso erro e como o time erra demais esta ai o resultado. Na minha humilde opinião falta ao Flamengo alguém que entenda de futebol e enxergue o jogo, cantamos a bola aqui varias vezes que o meio campo do Flamengo não tem pegada e não marca bem, consequentemente as coisas acabam saindo mal na defesa, olha o primeiro gol do palmeiras, com o veiga dando pique no meio e Andreas e Arao trotando atrás dele. Futebol hoje em dia requer boa marcação , pegada no meio. Não adianta ter só onze craques e achar que vão resolver a qualquer momento, isso ficou no passado, desde a década de 80 que qualquer time deve ter um sistema de marcação forte, A própria seleção de 82 com 8 ou 9 craques sucumbiu a forte marcação da Italia a grande campeã daquele ano. Agora já era,perdemos. Só nos resta é mandar o Renato embora e trazer alguém que conheça de futebol. Com esse timaço que todos dizem que temos em 2 finais de libertadores só ficamos a frente durante 3 minutos nos 2 jogos, na maior parte do tempo passamos perdendo e pouco tempo empatando. Em 2 partidas completas completas e mais prorrogação da competição mais importante do continente e o Flamengo só ganhou durante 3 minutos. Não é pra se refletir ? Será que este time é tudo isso ? Me arrisco a dizer que times medianos mas com alma rubro negra como o time de 2008-2009 ou o time fraco mais raçudo de 1999 ou outros medianos porem mais guerreiros que este teria mais chance de ganhar essa final do que este cheio de craques porem com 0% de raça da mistica rubro negra.
E pessoal que tal a gente baixar um pouco nossa bola ,deixarmos a arrogância e soberba de lado sermos humildes e pararmos de achar que vamos ganhar tudo(que não vai nunca) e achar que só perdemos campeonatos para nós mesmos como se não existissem adversários ?
Infelizmente não tive grana pra estar presencialmente no estádio,… mas daqui de casa, na minha visão a nossa torcida fez, PELA PRIMEIRA VEZ, VERGONHA no estádio… estavam mais preocupados em fazer stories que cantar e apoiar o time… infelizmente os torcedores mais fervorosos fazem parte, na sua maioria, de classes econômicas que não permitem tal gasto… fomos representados pela FlaLeblon, torcedores blasés que não tem, o que é preciso pra empurrar o time à frente…. SRN
Edmilson, você tem inteira razão. De casa tive a mesma impressão e coloquei isso no meu comentário lá em cima. Pedi, inclusive a que quem esteve no estádio que me desmentisse.
A final única foi feita pra esse tipo de torcedor que você bem definiu. 200 dólares um ingresso mais barato+passagem+estadia só pra classes A e B mesmo.
O povão? Esse já era…
Estava no estádio e foi verdade….tinha uma grande parcela de torcedores que eram os terceirizados,foram pra lá como eh um teatro mas bem gostam de futebol ou acompanham o time,foi uma VERGONHA
Os gringos notaram o que vc falou
Flavio, pode até ser que a torcida que estava presente no Centenário não tenha empurrado como costuma fazer…mas isso aí é comentário de torcedor do River Plate com dor de cotovelo, porque tomaram um BANHO em Lima.
Acho que a torcida de ontem foi um retrato fiel do que o Flamengo fazia em campo – mas há que se reconhecer que a festa dessa semana em Montevideo foi linda.
Já do outro lado, uma torcida covarde, escondida…também que nem o time deles. Jogam na defesa. Se perdem, tudo bem…estavam quietinhos. Se ganham, sacodem a naftalina e aparecem até dos bueiros pra falar de cheirinho. Porcalhada imunda.
O resumo é esse: quando dá errado , até a torcida paga o pato.
Grande abraço.
S.R.N.8
Arthur Muhlemberg:
“Vai ser a tríplice DEScoroa”
“A soberba nos contaminou”. Parabéns amigo JR Grillo, aproveito para deixar um recado importante aqui.
Tivemos Olímpia, Defensa & Justiça e Guayaquil, naquela época quem ousasse alertar aqui os óbvios erros defensivos que via-se em campo era quase fuzilado como fui. A soberba cega! Com soberba encobrimos os defeitos, simples assim, só começaram a enxergar quando os resultados começaram a sumir.
Viu o primeiro gol do Palmeiras por cima de uma defesa completamente desorganizada fazendo marcação individual? Assista novamente! Pois é, eu alertava isso na época. A diferença é que o sétimo colocado do campeonato equatoriano chutava para fora mas estava claro que uma hora o caldo ia entornar e entornou…
Francamente amigo, as vezes me assusta o nível de inocência dos que se auto intitulam “verdadeiros rubro-negros”, esses que agora estão reclamando estavam morrendo de orgamos ao batermos em cachorro morto meses atrás. A culpa é da diretoria, da comissão técnica, da fisiologia, do treinador, mas também pode ser de quem cai nessas armadilhas, quem acompanha futebol faz pouco tempo, tudo bem, dá para entender, mas quem tem o mínimo de experiência poderia suficientemente ficar feliz com as vitórias na época mas sempre alertando para evitar problemas futuros.
Por vezes fui até ofendido, mas fiz minha parte, alertei enquanto ainda tinha tempo para algo. Oba-oba nunca fez bem ao Flamengo, só mascara defeitos.
Coloquem as sandálias da humildade, observem o jogo e não apenas o resultado! Resultado só vai importar numa final, até lá o rendimento é o maior indicativo para observar.
Grande Daniel G! Perfeito!
Pois é amigo André, e o mais assustador é constatar que tem gente que ainda não desceu do salto alto.
INACREDITÁÁÁVEL…..
Não sou admirador do Renato Mauricio Prado. Longe disso.
No entanto, o artigo que ele acaba de publicar é um modelo de precisão, de análise e de verdade. É completo, abrangente e diz e informa tudo o que nós devemos saber.
Leiam:
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/renato-mauricio-prado/2021/11/28/rmp-fracasso-do-futebol-do-flamengo-vai-bem-alem-de-renato.htm
Infelizmente, não consegui “copiar e colar” o texto inteiro.
RMP: Fracasso do futebol do Flamengo vai bem além de Renato
28/11/2021 01h06
Renato Gaúcho teve nas mãos o time de 200 milhões que tanto queria e fracassou nas três competições que disputou. Não tem mais condição de seguir no comando do Flamengo – melhor colocar o técnico dos juniores nas últimas partidas no Brasileiro. E tratar rapidamente de buscar um treinador estrangeiro para o seu lugar. Mas, convenhamos, Portaluppi está longe de ser o único problema do rubro-negro, que precisa de ampla reforma do departamento de futebol, se quiser voltar à trilha de vitórias iniciada em 2019. Desde a saí……….
“a temporada 2021 do Flamengo foi um fragoroso fiasco. Não é admissível que um time com a monumental folha salarial rubro-negra (a maior do continente) perca as três principais competições que disputou. Não há desculpa”.
André, amigo, que texto é esse? Perfeito! Golaço de informações de RMP. Muitas dessas coisas nós alertavamos aqui:
1) Amigos sendo nomeados sem o menor critério técnico.
2) Fequentadores de igrejas evangélicas sendo atributo para contratar profissional.
3) Coordenador saindo para balada com jogadores.
4) Diego Ribas e Cia impondo o fim de treinos em turno integral e concentração para passar mais tempo com a família. Nada contra negociar, mas se quer ficar com a família, aposenta! Já tem dinheiro suficiente! Os outros jogadores de outros clubes passam pelo mesmo! Não sei se isso inclusive também aparenta envolver questões religiosas que esse grupo compartilha, o problema é que ninguém está ali para impor nada. Ou fica, ou vai embora, simples assim.
5) Equipe de inteligência obsoleta colocando Kaneman e Geromel no time do Sport nos relatórios, onde esse povo vive?
6) Departamento de fisiologia e preparação física com profissionais de qualidade duvidosa, afinal, treinar modelo na praia da Barra é bem diferente de um time inteiro.
7) O gramado do Maracanã é um pasto e o do Ninho do Urubu também, que vergonha!!!
André Machado,
O pior é saber que nada disso será mudado… No máximo irão trocar o Treinador e sua comissão, acho pouco provável mudarem a Direção de Futebol. O Maros Braz não tem capacidade e visão para isso.
Essa Diretoria deu uma CAGADA fenomenal em encontrar o Jorge Jesus em 2019, do contrário estaríamos no “cheirinho” até hoje.
Daniel G escreveu pouco mas escreveu tudo. Os 7 pontos são as causas raízes do fracasso na temporada.
E outra, hegemonia do Flamengo e Palmeiras vai acabar, com o projeto de lei de clube empresa aprovado e a criação da liga de clubes com cotas mais equilibradas entre os clubes, teremos mais clubes “milionários” no BR.
Grande Douglas, agora que as coisas tendem a ficar mais equilibradas mesmo, inclusive acabamos de entregar de bandeja um prêmio milionário para o Palmeiras que já possui a Dona Leila inspirada. Menin não vai parar de investir no Atlético tão cedo, e o Flamengo vai ter que suar o triplo para ganhar algo pois essa geração já está em final de ciclo.
Porém, não vejo nem hegemonia do Flamengo, existiu uma boa fase, apenas. Tem gente que considera Florida Cup e Taça Guanabara, paciência. No frigir dos ovos, de 2015 para cá o Palmeiras tem 6 títulos relevantes, média de um por ano, já o Flamengo possui metade disso, 3. Ganhar um título de expressão por ano, isso sim é hegemonia. Tivemos um lampejo de competência com JJ em 2019 e um título na bacia das almas em 2020. Hegemonia por enquanto tá mais para o Palmeiras mesmo.
*Corrigindo, na verdade foram 6 títulos em 7 temporadas, que é o que vale de fato para a conta.
Deixou BH 90 min em campo e põe o Pedro faltando 10 min kkk…vou nem comentar Kennedy….que treineiro
Essa derrota foi construída no inicio da temporada, abrimos mão de ter um Rafinha para a lateral direita, que faz total diferença na lateral, e fomos com tudo no falido estadual causando um desgaste enorme na reta final, precisa se de um lateral esquerdo reserva top, já que por ali, surge as melhores oportunidades Marcelo seria bem vindo, um volante tipo Arthur Vidal ,e se desfazer de alguns nomes, como ,Piris da Motta, Bruno Viana e Rene…A partida ficou a feição para o Palmeiras, incrível, como na partida derradeira da semifinal da Copa do Brasil, após sofrer o primeiro gol no inicio, Flamengo se descontrola e demora minutos, bem mais de trinta para se recompor.
Rueda,Gallardo,Dunga,José Pekerman,são bons nomes para técnico, mais com ou sem Renato deveremos pensar em 2022 a partir de hoje. Uma final de alta nivelação, não pode ter jogadores meia bomba, fomos da euforia ao caos, com o ultimo gol do Bruno Henrique pelo Flamengo, mais naquela mesma partida ele sentiu dores, o que ficou nítido na final continental, esses próximos vinte dias serão de turbulência nos arredores da Gávea, ainda vem eleições por ai.
Cumpriu-se a profecia : “O FLAMENGO só perde… para êle mesmo “. !!!!!!
Abs.
Escrevo de Lisboa. Incrível como as últimas 3 Libertadores foram ganhas por treinadores tugas. Ouvi aqui o JJesus dizer que, apesar do Abel, ia torcer pelo Flamengo, por tudo o que passou no Rio e porque adora o clube. Atendendo à pouca humildade do ‘vosso doce tuga’, espero não ouvi-lo dizer: Ganhou (o Abel) porque foi ao Renato. A mim não ganhava 🙂
Nota: Ontem em Lisboa jogou-se uma das maiores vergonhas a que já se assistiu em futebol. O Benfica jogou contra uma equipa só com 9 jogadores, por causa do Covid. Os dirigentes portugueses, de clubes, federação e Liga, são a maior merda que há, peço desculpa pelo palavreado.
O Flamengo é melhor que o Palmeiras. O jogo ontem correu mal.
Kleber leite amigo o Arrascaeta com uma perna só ainda jogou mais que o Everton Ribeiro que mais uma vez em jogos grandes desapareceu
Concordo plenamente com você, José. O gol e as poucas boas chances saíram de seus pés.
Já Michael, “em bom momento e com confiança”, chutou pra fora a bola do jogo.
Eu fui muito contra a escalação do Arraxca no início da partida.
Eu entraria de cara com Matheuzinho e Michael.
Faria com que a correria desses 2 jogadores proporcionasse ao Arraxca mas liberdade no segundo tempo.
E foi exatamente o que aconteceu. No segundo tempo a marcação do Palmeiras, deu algumas vaciladas , e numa delas, foi o passe para o gol.
Everton Ribeiro, é sempre essa preguiça em jogo grande, tenho que concordar. Ele simplesmente desaparece em jogo grande!
Você tem razão, Anderson. Mas se o Arrascaeta entra no segundo tempo e sente a contusão seriam duas substituições. Nessa o Renight teve um surto de lucidez na minha opinião. E o Arraxca, mesmo a meia-bomba, colocou uma bola na cabeça do Gabigol, outra nos pés do Michael (a bola do jogo), deu o passe pro gol e quase fez um no primeiro tempo. Jogou muito!
Prezados
Jorge Jesus 2019 e Abel 21/22… Mai alguma dúvida de que a Diretoria te que ir buscar um Europeu??? Mas nada de estagiários, sim um treinador experiente (ainda que seja de terceira categoria por lá) que já nadará de braçadas no deserto do futebol tático que se tornou o futebol brasileiro.
Futebol é momento e confiança só? Creio que não, Futebol passa, e muito, por qualidade técnica , frieza e inteligência em momentos decisivos.
E isso, nosso pequeno Michael não tem. Teve a bola do jogo apesar da bagunça que foi o Flamengo ontem, apesar dos descalabros do Depto. de Futebol desde a saída de Pelaipe e Jesus, como bem apontou RMP.
Mas Michael falhou fragorosamente. Foi apenas Michael. O que ele sabe ser, o Menino Maluquinho, folclórico, meme.
Culpa só dele? Claro que não. Mas, apesar do Ceni, fomos campeões brasileiros em 2020. Poderíamos ser tri da América, apesar do Renato.
Kleber, acho que a derrota que entregamos ( e isso é que me dó mais) tem um saldo: chegou a hora definitivamente do Flamengo fazer o “mea culpa”.E de uma forma geral.A começar pelo topo da pirâmide.Não somos mais o que éramos.De 2.019 para cá a gente vem vibrando a cada vitória e reclamando a cada derrota.Na verdade temos um time que envelheceu.Temos jogadores que o corpo não suporta mais o tranco.E outros jogadores que perderam o brilho.E outros jogadores que nem deveriam estar no nosso clube, porque estão bem abaixo da nossa média.Quando falo da “mea culpa geral” começo pela condução do futebol.Não dá para uma semana se dividir entre estar um ou mais dias na câmara de vereadores e outro, sabe lá quando, no clube.Nós já trabalhamos pelo Flamengo e sabemos que servir ao Flamengo é se entregar de corpo e alma, como você dizia: Inspiração + transpiração.Com isso criou-se vícios de relacionamento entre jogadores, amolecimento de condutas, panelinhas, grupo de fulano, sicrano, e assim vai.Temos jogadores amáveis, a quem devemos momentos de glória, mas que não tem mais condições físicas como Felipe Luis, Diego Alves, Ribas, Rodrigo Caio, e outros além dos 30 e tantos, de atuar pelo Flamengo.Temos uma relação de jogadores que podem atuar nesses clubes comuns, mas não tem qualidade de jogar em um clube com uma folha de 200 milhões.Foram contratações mal feitas e que custam muito caro, tipo: o Kenney ganha mais que o Gabigol.Como pode? Quanto ao técnico outra observação; o Brasil está muito mal de técnicos de futebol há pelo menos 2 décadas.O Renato, antes de vir, era o sonho dourado.Vamos mandá-lo embora? Botar quem? Fernando Diniz, que era o técnico das novidades táticas, o cansado Dorival Junior.Ah, sim, podemos tentar o técnico do Athlético porque “ele é formidável”.Todos são até chegar no Flamengo, um caldeirão efervescente, cheio de cobranças.de repente será mais um a durar alguns meses como tem sido desde JJ foi embora.Enfim, penso que o Flamengo precisa se reciclar.Trazer sangue novo, gente que some dentro do campo, à beira do campo, e na gestão.Não somos mais o que fomos, essa é a realidade.Ou caímos na real, ou vamos passar 2.022 comm o “status” de melhor elenco, mais talentoso, mas cansado e pagando micos como o de ontem quando entregamos o jogo para um time que estava mortinho, cansado de tanto que correu.Apenas uma observação, discordo que o renato deveria ter tirado o Arrascaeta no intervalo.Os principais lances de finalização e gols perdidos saíram do pé dele, inclusive do gol que fizemos no segundo tempo.Deperdício foi manter ER7 que há muitos meses só tem feito figuração.No mais que tiremos proveito dessa derrota para voltarmos mais fortes em 2.002, porque somos Flamengo, insuperáveis, a gente enverga algumas vezes mais não quebra, ao contrário da torcida arco íris que está sorrindo, embora viva em permanente desgraça.
Para encerrar lembro da triste coincidência do passe de David Luiz para Andreas, lance idêntico ao que Toninho Cerezzo fez na Copa de 82, e resultou no gol de Paolo Rossi.O beabá do futebol é claro: não se cruza uma bola na frente da área, porque o atacante do time adversário vem de frente e pega zagueiro ou quem estiver parado..Para infelicidade do Andreas, que recebeu uma bola quente, tropeçou..o suficiente para o atacante do Palmeiras que estava colado no lance tomar a bola e acabar com as nossas esperanças, justamente quando o Palmeiras estava no bagaço.Enfim.
Mesmo nas goleadas cansei de dizer nesse blog, o time é mal treinado e uma hora a casa cai.
Cansei de dizer.
O time é mal treinado, esse palestrante de vestiário não tem a minina condição de treinar esse time do Flamengo com esses jogadores.
Aliás no Brasil ninguém tem. Talvez e muito talvez, o Tite… o resto ninguém tem.
Precisamos de um treinador tático, treinador de verdade…
A perda do título dói muito, mas vamos ser sinceros pessoal, era esperado.
Time mal treinado, Filipe Luiz, Arrascaeta, Pedro, BH tudo meia boca.
E do outro lado um time taticamente muito consciente.
SRN
Paulo, amigo, mas tinha gente aqui mais preocupada com o “oba-oba” do que com o próprio time, quem não dissesse que estava tudo em “mil maravilhas” era chamado de “falso rubro-negro”.
E o pior de tudo é que após o Flamengo sofrer a maior derrota de sua história esses caras tem a capacidade de vir aqui grotescamente soltar risinhos e fiscalizar a paixão alheia. Duvido muito da capacidade desse tipo de gente ler um texto e saber interpretar. Esse que hoje tem a pachorra de vir aqui fiscalizar os outros é o mesmo que até pouco tempo atrás estava tendo orgasmos com Renato, que morra abraçado com Portaluppi e tamanha incompetência do futebol, ficar aqui criticando depois do caldo entornar é moleza!
O Flamengo acaba de perder o maior dos títulos e os caras tem cabeça para isso? Ou é falta do que fazer ou é falta do que eles chamam de “rubro-negrismo”.
Desculpa amigo mas Tite nunca prefiro o Dorival a ele
Sabem o que é necessário para o Flamengo se tornar aquilo que queremos? Jorge Jesus se tornar o vice presidente de futebol. Não há ninguém que tenha passado pelo Flamengo com uma visão mais ampla e estratégica de futebol do que ele, além de ter entendido bem o que significa ser Flamengo.
Penso que para 2022 a estrutura do futebol deveria ser:
Vice Presidente: Jorge Jesus
Diretor: Alexandre Mattos
Gerente: Paulo Pelaipe
Alexandre Mattos? Que São Judas não permita isso!
Bruno Spindel é melhor?
Flamengo fez o que dele se esperava, o Palmeiras idem. Os diferenciais foram a sorte do lado de lá e o erro do lado de cá. Claro, isso sem esquecer o óbvio ululante: treinador brasileiro pra elenco europeu não funciona.
SRN8!
Não vi ninguém falando do David Luiz, mas na prorrogação de uma final de Libertadores e o cara me pega uma bola na lateral e toca pro último homem, que tava pressionado e de costas pro campo?
Flávio, mesmo pressionado, o Andreas teve toda a condição de fazer tudo, menos o que fez. Já estava morto, a perna fraquejou, e o resto a gente já sabe.
Melhor ficarmos com os culpados que já temos, na minha opinião.
Diego Alves: Fez uma boa defesa, mas se estivesse inspirado poderia pegar uma das duas bolas que entraram. O desespero final indo para a área adversária foi totalmente desnecessário, pois o seu ponto fraco é justamente a bola aérea É mais fácil eu ganhar na loteria que ele fazer gol de cabeça na final da Libertadores. Nota 4,5.
Isla: Jogou o seu feijão com arroz habitual na defesa. Nada fez no ataque. Não comprometeu. Nota 4,5 .
Matheuzinho: Jogou seu futebolzinho habitual de muita correria na frente e só. Nota 4,5.
Rodrigo Caio: Jogou com disposição, mas quase entregou o ouro em um momento. Nota 5,5.
David Luis: Foi bem na defesa e ainda ajudou o meio e o ataque em alguns momentos. E só para esclarecer: alguns injustamente estão lhe atribuindo a culpa pela falha do Andreas. Nada a ver O passe foi bem feito. Nota 7.
Filipe Luis: Não dá para avaliar o que não existiu. Já fez grandes finais pelo Flamengo, mas ontem ele praticamente não entrou em campo. Sem nota.
Renê: Entrou numa fogueira. Jogou muito bem na parte defensiva. Anulou todas as jogadas ofensivas do Palmeiras pelo seu setor. Atuou com muita vontade e superou nesse jogo toda a carga negativa e descrença que a maior parte da torcida deposita nele. Nota 6,5.
Arão: Marcou e distribuiu as bolas com a eficiência e a garra habituais. Nota 6,5.
Andreas: Marcou muito bem, distribuiu bem o jogo, atuou com vontade, porém, numa infelicidade rara, entregou a bola do jogo para o adversário. Nota 1 (Seria 7,5 sem a falha decisiva).
Everton Ribeiro: Não criou nada. Uma das piores atuações dele. Não deveria ter voltado para a segunda etapa. Nota 2,5.
Arrascaeta: Voltando de contusão, foi o mais lúcido do time. Criou as melhores chances do time e ainda marcou os adversários na medida do possível. Nota 8.
Bruno Henrique: Perdeu um gol no primeiro tempo e só. Não foi sombra do espetacular jogador que colocou o Flamengo na final de ontem. A parte física parece ter sido decisiva.
Gabigol: Lutou, perdeu gols e fez um belíssimo gol. A bola entrou no único espaço livre entre a trave e o goleiro. Nota 8.
Michael: Fez o que sabe fazer. Dribla muito bem e chuta muito mal. Poderia ter saído de campo consagrado se tivesse feito aquele gol nos minutos finais. Praticamente só participou desse lance nos vários minutos em que esteve em campo. Nota 3.
Kenedy: Até tentou alguma coisa, mas me parece muito limitado e sempre perdido em campo. Nota 3.
Vitinho: Entrou tarde e pouco tocou na bola Sem nota
Pedro: Entrou tarde e pouco tocou na bola Sem nota
Renato Gaúcho: Escalou bem o time, demorou demais para mexer e fez uma substituição que bagunçou o time na prorrogação. O Michael deveria ter entrado no lugar do Everton Ribeiro logo no início do segundo tempo. O Kenedy deveria ter ficado no Brasil. A entrada dele bagunçou taticamente o time. O Vitinho deveria ter entrado no lugar do Bruno Henrique para jogar toda a prorrogação. E o Pedro deveria ter entrado antes também. Nota 3.
Futebol é momento
Há quem acredite que um ou outro jogador, jogando a meia bomba, faça a diferença!
Numa final, pesada, jogando mais de 90 minutos, pouco provável!
Anderson,
Arrascaeta fez a diferença. Filipe Luis e Bruno Henrique ontem não fizeram. Mas você já deve ter visto o Bruno Henrique desequilibrando vários jogos.
Eu não disse que não o colocaria para jogar.
Só disse que eu não começaria com ele !
Só espero que os torcedores bobalhões de sempre não façam mais vergonha ao tentar bater em técnico e jogadores. E também seria ótimo evitar que esses analfabetos tentem rabiscar algo nos muros da Gávea.
No esporte, deve-se saber ganhar e perder. Isso é básico!
Concordo!
Muitos erros, mais do que acertos com uma equipe de primeira linha e com patrocínios maravilhosos …
Na estrutura do futebol criaram muita desavença com os clube co irmãos a nívea estadual e nacional e com a CBF nem se fala …nosso Presidente queria também aceitar nomeação para ser um dos interventores da CBF, de uma decisão judicial q foi cassada e sabedor da proibição pela lei Pelé …fora outras que tomou …a dispensa no final do ano de 2019 de Paulo Pelaipe para mim foi o começo de tudo …um absurdo …e também não foram hábeis de manter JJ…contratação de estagiário , Cêni…sem contar com a saída de diversos profissionais da fisioterapia fisiologia e da comissão técnica “permanente “ …com isso vieram contusões de atletas ao meu ver pelo binômio calendário apertado x estes profissionais da estrutura…
Volta Pelaipe e estes profissionais…Fora isso o Porco teve sorte de campeão apenas
Será que ainda existe a tal proposta concreta de 8mi de Euros pelo Everton??
Posso ajudar na vaquinha da mudança dele….
QUEREM RENOVAÇÃO?
Pois é, até para renovar o elenco não é tão simples. Essa diretoria renovou com Diego Ribas, Diego Alves e Filipe Luís antecipadamente, e esses jogadores não ganham nada mal! Isso é, no mínimo,
uma temeridade! Outra coisa, podem esquecer de Diego sendo auxiliar técnico, uma cara que tomou as rédeas internamente influenciando em turno de treino e concentração não pode ser treinador nunca. Dali, apenas Filipe Luis se salva, não para jogar, mas para ser auxiliar, e só.
“Arrascaeta deu a vida ontem, jogou machucado e sem ritmo, mas se matou em campo. Mas o tratamento que a diretoria dá a ele é cozinhar a renovação do contrato e não cumprir o que foi acordado, enquanto renova com jogadores que não tem mais condições físicas de render.”
TT
Concordo em gênero, número e grau. Falou o que eu teria dito;
“Depois que assistir esse video tiru tudo que falei de Renato o nosso time é espetacular temos de deixar de ser suberbos ele ta certo.”
https://youtu.be/NU1QM6ppR2c
Yvan, eu não gosto do Rica, mas tenho que admitir que ele só falou verdades.
Mas com tudo isso, Renato falhou no quesito técnico. Ele não deu a esse grupo de jogadores algo a mais do que já tinham. Não acrescentou nada tecnicamente.
Mas não acrescentar tecnicamente, não significa que as vitórias em sequência, são normais. Concordo com o Rica, mas isso está além e acima do Renato.
O que se cobra e o que se espera do Renato é que ele tirasse um, ou alguns, coelhos da cartola. Isso ele nunca o fez.
Renato nem de longe é o único culpado, mas tem sim suas digitais nesse desgaste. Inevitável!
Se vc ler meu texto acima, falo sobre isso.
Abraços !!!!!!
“Veneno jorrando pelas bocas de quem odeia o Flamengo e se apavora com o risco de uma hegemonia que NÃO se concretiza pela arrogância de parte da torcida e da diretoria, que imaginava ganhar taças sem técnico.
Não caia na armadilha, eles odeiam o #CRF e só querem seu engajamento!”
Belo recado de Mauro Cezar Pereira, tem gente que ainda não desceu do salto, ” basta fazer o feijão com arroz e manter o esquema de JJ que o elenco se garante”, diziam eles. A hegemonia foi pro espaço e demos um caminhão de dinheiro para o já endinheirado clube verde. Lá pelas bandas de MG o tal do Menin não vai parar de investir tão cedo, e o Flamengo, terá de suar o triplo para alcançar algo nas próximas temporadas, dificilmente pegará uma chave molezinha na Libertadores como foi esse ano.
Hora da verdade
Sempre li mas nunca escrevi neste espaço,mas hoje resolvi fazer isso porque parece que o sucesso futuro passa por uma reformulação.
Algumas pessoas aqui escreveram nos ultimos dias textos que eu gostaria de ter escrito como Anderson,Daniel G e Henrique.
O Flamengo precisa rejuvenescer seu time.Da geração 85, apenas o Felipe tem ainda um nível razoável,mesmo assim para jogar 1 vez por semana.
O elenco do Flamengo é limitadíssimo,longe da epopeia que alguns mais exaltados tentaram criar.Dos consagrados,2019 foi o melhor ano da vida para todos eles como Rodrigo,Gabigol,Bruno Henrique e Arrascaeta. Vamos ser sérios e admitir o óbvio, eles são jogadores absolutamente comuns, nada extraordinários, porém capazes de conquistar titulos expressivos se bem dirigidos e treinados e com um comando firme. Dois deles estiveram metidos em namoros e saidas na madrugada com as influencers Carol Portalupi e Ya Burihan em um espaço de 2 semanas da decisão. O futebol hoje é físico e tático, quem não entender isso terá dificuldades. Daí o sucesso do Palmeiras, verdadeira hegemonia no Brasil e na América. Ainda bem que o dvd do Galiotte mostrando como isso se faz está bem documentado na internet e se a empáfia deixar, o nosso omisso Luis Rodolfo poderá aprender gratuitamente.
Quanto a outros jogadores tidos como importantes, creio que acabou para todos eles. Isla,Arão,Everton Ribeiro e Vitinho devem ser considerados parte do passado,já deu para eles,logo,devem ter saida negociada em caso de propostas,principalmente o Isla e o “Desnecessário “ Ribeiro,jogador que engana muitos no Brasil com uma falsa categoria,mas que é um mero coadjuvante.
Quanto a lista dos brucutus que infestam o elenco e devem ser demitidos,ela é enorme. Não vou enumerar todos,apenas faço questão de dizer que uma lista sem Rene,Bruno Viana,Leo Pereira,Rodinei,Kenedy e Andreas é um absoluto desrespeito à torcida, um verdadeiro escárnio.
Como demonstrado acima, nosso elenco não é nenhuma maravilha, é bastante fraco. Não estamos diante de uma Ferrari, como ja foi dito mas de um Gol que bem ajustado poderia dar alegrias ao seu dono.
Quanto a estrutura, eu estive no Ninho ha 3 meses fazendo uma visita. O estado dos campos de treinamento é lastimável, no dia em que fui,a grama em um deles estava mal aparada e com tufos que hospedam mosquitos. Nos corredores vi infiltrações e o chão estava rachado em alguns pontos. A julgar pelo estado da Gavea,sem pintura e com rebocos caindo, nosso Luis Rodolfo não é muito a favor de manutenções.
Quanto a estrutura de pessoal, a reformulação deve ser absoluta. Vou repetir em outras palavras. Não pode ficar ninguém neste departamento de futebol e ligado ao departamento medico e de alto rendimento.Colocar um jogador com menisco lesionado para bater pênalti foi um evento trágico e que não poderá se repetir.
No particular eu acho que não vai acontecer nada.Dado o nível das campanhas de oposição, de uma apatia e subserviência constrangedoras,nosso Luis Rodolfo vai se reeleger na memória de 2019, que eu apelidei de cagada sideral no meu grupo de zap com flamenguistas fanáticos.E é claro que ele vai continuar aparelhando o clube como bem disse o Egon de forma que para tirar essa turma de lá, apenas alguém muito casca-grossa.E ele vai continuar seu projeto de transformar um clube nacional em uma republiqueta dos riquinhos do Leblon, um clube rico e infeliz,com arrecadação de bilhão mas que não tem ideia de como gastar isso para cumprir seu estatuto e sua função de alegrar a imensa e apaixonada torcida.
Eu acho que não há espaço para treinadores brasileiros no Flamengo.Mas tampouco defendo a volta de Jorge Jesus.Ele é um ídolo,estará marcado em nossos corações para sempre,mas ele saiu do barco de forma inapropriada.Apesar de achar que ele é supercompetente eu acho que não deveria voltar.E isso vale para ex-técnicos e ex-jogadores.Quando algo acaba de forma inapropriada,não deve haver o retorno.Nada melhor que uma memória relevante e nostálgica em nossas mentes e corações de torcedores de um clube de futebol.JJ é isso.Mas é fato que o Flamengo precisa de um treinador estrangeiro,com um projeto definido,com um staff de qualidade.Sei que isso é um delírio meu e que não acontecerá pois não tardará até que Luis Rodolfo diga que alguém como Fernando Diniz,Mauricio Barbieri ou Alberto Valentim é jovem e tem a cara do Flamengo.
Quero dar meu apoio expresso ao Daniel G, muito lúcido e crítico sempre,observando os erros e apontando soluções.De gente assim que este clube precisa.
Quero fazer considerações ao nosso Luis Rodolfo, um conselho para que ele tenha mais coragem de aparecer nos momentos ruins.Um lider se diferencia nas derrotas,as vitórias consagram todos,mas nas derrotas todos observam caráter,conduta,exemplo.Que Luis Rodolfo entenda que clube não é empresa e que ele não pode trazer ressentimentos da vida corporativa para a gestão esportiva pois a chance de fracassar e acumular ressentimentos também no esporte é gigante.Arrecadar e nao ganhar é pagar mico, é ser o riquinho come-ninguem da escola e não é isso que queremos para o Flamengo.E,Luis Rodolfo,não esqueça de ver o dvd do Galiotte,ainda não está compilado,mas está disponível e gratuito em vários sites da internet,basta pesquisar,querer estudar e não ser negacionista.Ele construiu uma verdadeira hegemonia e não foi cagada sideral,foi projeto mesmo ainda que custeado por mecenato.O Flamengo fez o mais difícil que era se organizar,pagar credores,readquirir credibilidade,com Luis Rodolfo sendo importante em todo o percurso,mas a arrogância,a sede de poder,a empáfia,o sumiço nas horas difíceis,a necessidade de aparelhar politicamente o clube para se manter no poder,a falta de profissionais de reconhecida competência em todas as áreas mesmo podendo pagar,a descortesia com pessoas que foram fundamentais nesta virada institucional e o absoluto desprezo pelo diálogo com a CBF r Conmebol são as causas desta temporada trágica e da maior derrota da história do clube que será uma chaga eterna.Luis Rodolfo,tenha mais empatia,apareça nas derrotas,mostre que voce sente derrotas, explique,se comunique,defenda seus profissionais nos momentos difíceis se achar justificativa ou demita se não,mas nunca se esconda,fica muito feio.
Essas eleições estão definidas pela desmobilização absoluta da oposição,sem realmente alguém capaz entre os candidatos de assumir o clube neste momento e pelo projeto de poder engendrado que afasta o torcedor do colegio eleitoral restringindo-o ao riquinho do Leblon, e podem marcar o início de uma nova era negra do clube se continuar tudo como está,pois rivais estão se armando.A moleza de 2019,2020 e 2021 não existirão mais.
Paulo Garibaldi, não vou mentir, estou destruído e mal consegui dormir, o pesadelo está longe de acabar na minha cabeça. Agradeço as palavras, eu e muitos amigos tentamos alertar, tem que ter muito “culhão” para criticar, falar dos erros e alertar após um 5×1 no Olímpia, quando todos estavam anestesiados. Ficavam tão preocupados em criticar Abel Ferreira que não viam nossas próprias deficiências, hoje todos estão com uma dor de cotovelo colossal de um portuga que em um ano ganhou o mesmo número de Libertadores que muito time por aí, inclusive o Flamengo. E olha que o Portuga não tem NADA de excepcional, mas isso é suficiente para nadar de braçada, nenhum treineiro brasileiro é melhor que ele.
Sobre a estrutura, eu já sabia que o campo do Ninho do Urubu está um pasto, mas sobre o chão estar rachando e a presença de infiltrações, isso é novidade para mim. Lamentável. Acho que o dinheiro é usado para pagar salários colossais, além de premiações que não fazem cócegas em quem ganha esse tipo de salário. Faltou usar o dinheiro para ter uma estrutura física e estrutura de profissionais competentes, não temos campo de treino, não temos treinador, não temos comissão técnica, fisiologia, etc.
Fico com a informação do Venê Casagrande na época da goleada sofrida no Maracanã pelo Paranaense: ” A diretoria acha que basta pagar salários astronômicos que tudo se resolve, se acomodaram e não investiram em ciência do esporte”. Ou seja, deixa que Bruno Henrique, Arrascaeta e cia tirem coelhos da cartola que tudo vai se resolver…..
Belo texto Paulo , parabéns . Só queria mencionar algo sobre essa questão que estão trazendo a tona do Flamengo ser clube de riquinho do Leblon. Meu amigo o Flamengo originalmente é clube de elite a mais de 120 anos desde a sua fundação no bairro do Flamengo, é um clube que tem uma sede social no Leblon/ Gávea em área nobre. É por isso mesmo que é tão impressionante um clube quase aristocrata ter se tornado a maior força popular do País, é totalmente fora do normal, mas é isso que o torna uma força descomunal. Se o Maracanã sempre foi frequentado pela massa popular e o clube sempre foi o clube do povo , da favela dos oprimidos etc … Isso se deve apenas a parte esportiva , pois a parte administrativa e que controla o clube é formado por sócios em sua grande maioria das áreas nobres da cidade, a nós meros mortais sempre restou torcer na arquibancada. Eu nascido e criado em Realengo fui mas vezes assitir jogo em moça bonita do que no próprio Maracanã e reconheço que os clubes da minha região que são o bangu( fundado por operário da fábrica de tecidos bangu) , campo grande e madureira são por definição clubes com raiz popular e operária enquanto o Flamengo é clube de elite, mas mesmo aqui na região conheci pouquíssimos torcedores do bangu. Esse clube de elite chamado Flamengo conquistou a alma e o coração da camada mais popular do País de forma arrebatadora.
Paulo Garibaldi, amigo, participe mais.
Concordando ou discordando, somos uma democracia
abçs
Prezados,
Sobre o elenco… Acho importante ter um ou dois jogadores experientes no grupo, pois passam uma melhor visão e são exemplos para os mais jovens. Mas o problema é quando maior parte do time passa a ser formada por jogadores velhos.
Na Europa é comum vermos os grandes clubes se desfazendo de craques históricos, em decorrência da idade e natural queda do rendimento físico e técnico.
O Flamengo vai precisar enfrentar isso, pois não pode se tornar refém de jogadores velhos que fizeram história.
Hoje no elenco temos 6 jogadores que já passaram da casa dos 30 e não aguentam o calendário:
Diego Alves – 36 anos
Isla – 33 anos
David Luiz – 34 anos
Felipe Luiz – 36 anos
Diego Ribas – 36 anos
Everton Ribeiro – 32
Bruno Henrique – faz 31 em dezembro.
E ainda temos o Rodrigo Caio, que apesar de jovem, infelizmente é cheio de problemas físicos.
Não podemos ficar reféns disso. A saída seria não ter renovado com a “geração de 85”: Diego’s e Felipe Luiz. É agradecer e olhar para frente!!!
Temos 7 jogadores*
Diego, o problema é quem vamos contratar e como vamos se desfazer desses jogadores, vários dos citados tiveram contrato renovado….
Aliás, quem será a equipe de inteligência que irá garimpar novos nomes? Afinal, de inteligência não temos rigorosamente nada.
Uma temeridade…
Daniel G.
O ideal seria fazer de forma gradual… Se existisse GESTÃO a oportunidade era não ter renovado com Diego Alves e Diego Ribas (por tabela ainda acabava com esses dois comandantes de elenco). Eu manteria o Felipe Luiz, o considero importante inclusive para o pós carreira.
A tentativa de renovar o elenco até que vem sendo feita, caro Diego, só que dos que vieram desde 2020 poucos se salvaram como Pedro, Tiago Maia e agora o Andreas, sendo que este último ainda gera alguma dúvida em muitos aqui. Como podemos notar, são jovens que vieram justamente para dar uma rejuvenescida no elenco. Infelizmente errou mais do que acertou.
A varinha mágica de 2019 quebrou meu amigo. Sem falar na soberba e nos muitos problemas que vivenciamos esse ano como contusões e jogadores cedidos para a seleção. Pesou no resultado final. E ano que vem isso tende a se repetir.
Sinceramente, eu ainda acho nosso elenco muito bom. O problema, constante, é que depois de JJ ninguém mais chegou nem perto do que ele fez. A comparação é inevitável. Qualquer um que aceitar dirigir o Flamengo vai sofrer críticas duras se os resultados não forem positivos.
Que o elenco é bom pode ser visto pelos títulos disputados. Praticamente, o Flamengo disputou todos eles. Infelizmente não ganhamos nenhum.
Coisas do futebol! Ficamos tristes, claro. Mas esse time ainda é competitivo e com certeza ganhará alguns títulos em 2022.
Minha lista de reforços seria assim, sem um gasto exorbitante:
Gol – Santos (Athletico PR)
Lat Dir – Guga (Atletico MG)
1 zaga – Thiago Heleno (Athletico PR)
Lat esq – não sei
Volante – Lucas Silva (Gremio)
Meia no lugar do Everton – Marinho (Santos)
Ponta esquerda – Ferreirinha (Gremio)
Caro Dr. Leonardo!
A questão é que o Flamengo se interessa muito por empréstimos quase a custo zero.
Um lateral esquerdo seria o Jorge que foi reforçar o Palmeiras. No Brasil temos escassez de laterais.
Caso pudesse sonhar alto, hoje disparado, o melhor zagueiro do Brasil é Gustavo Gomes.
Como Marinho também está avançando a idade, creio que o Scarpa põe ER no banco no primeiro treino coletivo.
No caso do Santos seria goleiro titular.
Vamos aguardar.
Lamentavelmente resolvi visitar os posts passados nas vitórias contra Olímpia, Defensa, Barcelona de Guayaquil, alguns jogos do Brasileirão e o último post antes da fatídica final. Vi muita felicidade, comemorações lindas e emocionantes, algo que é totalmente compreensível e correto, vi outros corretamente comemorando mas, ao mesmo tempo, fazendo alertas, e vi outros distribuindo ignorância e ofensa gratuita como se quem fizesse o alerta estivesse querendo o mal do Flamengo. Infelizmente para esses não estava nada claro a chance do caldo entornar futuramente.
Existem colocações e alertas totalmente pertinentes de mais de quase 4 meses atrás, quando ainda haveria tempo de fazer alguma coisa para corrigir o rumo.
É estarrecedor, quem tiver estômago para visitar esses posts passados, vejam, leiam e percebam que a única coisa em comum que temos é querer o melhor para o Flamengo, porém alguns acham que possuem o “monopólio” disso…
Quantos elogios ao Renato, quanta passada de pano para erros táticos gravíssimos, quantas críticas em cima de quem alertava que uma hora o caldo poderia entornar…. Que lástima!!!!!
Será que agora, mais calmos (mas ainda de cabeça inchada) poderíamos discorrer de forma ponderada e não com o fígado sobre tudo o que vem acontecendo no Flamengo pós 2019?
1. Nosso ano mágico foi contemplado em muito pela sorte: treinador excepcional que caiu do céu (ninguém no Flamengo tinha ido atrás dele), uma Copa América no meio da temporada que permitiu treinamento e adaptação da nova comissão técnica, diretores de futebol (Pelaipe que levantou a lebre JJ e Braz) que dominavam o vestiário e uma virada improvável no jogo final. A partir daí só confusão, a começar pela rasteira dada pela diretoria no caso das premiações culminando com demissões de bons profissionais que haviam sido multicampeões!
2. O futebol se tornou um jogo sofisticado há algumas décadas e no Brasil não se percebeu isso. Se para ser médico, advogado, enfermeiro, chefe de cozinha se exige formação acadêmica por que cargas d’água alguém pode ser treinador de futebol somente com conhecimento acumulado de ex jogador? Os jogadores atuais, principalmente aqueles com passagem europeia, obviamente não compactuam com essa “boleirice” representada pelos Renatos da vida. Quantos de nós já sofremos com professores, supervisores, gerentes, etc, obviamente incapacitados para o cargo e tivemos de acatar orientações e comandos esdrúxulos dados por eles?
3. Planejamento, aí a coisa se complica pois como já escrevi outras vezes o Flamengo é Rio de Janeiro demais! Alguém aqui estaria disposto a passar o próximo ano (ou quem sabe dois) sem títulos, em troca de realizar todo o processo de adaptação de uma nova comissão técnica e do dpto de futebol? Duvido muito…
4. Aqui já foram sugeridos Luxemburgo e até Dunga, a geração 85 sendo execrada, Marcos Braz culpado de tudo e nada disso a meu ver resolve o cerne da questão: continuamos com o mesmo planejamento pífio da era Bandeira de Melo. Líderes em arrecadação e DARFs mas completamente amadores no planejamento de futebol. E por quê? Simplesmente porque ninguém entende realmente do jogo, suas táticas, história, treinamentos e tudo que cerca o o futebol. Como contratar um treinador qualificado se não se conhece o que seria essa qualificação?
5. Lembro de ter lido quando o time de Renato aplicava goleadas, algo do tipo: “não se deixem levar por comentários de falsos rubro negros como Mauro Cézar, Bernardo Ramos, André Rocha que só buscam likes e engajamento!” Pois é, não é que eles tinha razão! Eles e não a velha guarda ultrapassada das rádios Tupis e demais cariocas da vida, ou o Sr. Renato Maurício Prado que execrava Ceni e endeusava o ridículo Renight. Essa imprensa tacanha, assim como nossos treinadores, desconhecem muito do que o esporte futebol se tornou: business multimilionário e por isso exige preparo e respeito por cada mínimo detalhe. Esse pessoal não sabe nem o que é a Première League, sua origem, tudo o que cercou a sua criação, chamam de campeonato inglês!
6. Agora falam em Gallardo ou no português do Braga mas alguém acredita que dariam as chaves do CT para o novo treinador além de carta branca para atuar sem intervenções indevidas? Além é lógico, de um contrato longo (03 anos no mínimo), multa rescisória alta e em dólar ou euros? Difícil acreditar nisso… afinal viviam chamando Ceni de Professor Pardal quando ele tentava alguma coisa fora do óbvio.
7. E por último, alguém conhece algum local que apresente serviços de excelência pagando a seus funcionários, equipe, staff chamem como quiser, salários inferiores aos praticados pelo mercado e pelos concorrentes? Pois é… a reportagem de Cahê Mota do GE escancara talvez o que haja de pior nesse Flamengo, Brasil demais, Rio demais, a mentalidade “da casa grande” de salários nababescos aos jogadores e CEOs mas tratamento ridículo dispensado aos alicerces do nosso time de futebol! O surgimento das SAFs já é uma realidade e times como Athletico Paranaense já se adequou a essa realidade. Times já ricos (Bragantino, CAP e logo, logo o próprio Palmeiras/Crefisa) se tornarão bilionários. Não têm sede social, piscinas, ginásio, esporte amador etc, possuem estádios próprio e tenderão a se tornar imbatíveis nos seus projetos de conquistas pois terão “donos” (acionistas) a quem prestar contas de tudo o que se faz, de certo ou errado! Não acho que as SAF seja o ideal para o Flamengo, mas pensar com a seriedade e retidão de uma é mandatório.
Conjecturas e utopias, talvez tudo escrito aqui não passe disso. Mas vale nem que seja só como desabafo nesse domingo de ressaca…
Quer dizer que o único jogador lúcido e criativo do time, tinha que ser sacado no intervalo, foi isso mesmo que li…????