Ainda no Uruguai, bem cedo, fui acordado pelo primeiro dos três jornalistas portugueses que me procuraram. Pela amizade, afinidade e admiração, com e por Jorge Jesus, sondavam se tinha eu conhecimento da possibilidade do nosso Doce Portuga retornar ao Flamengo. A todos e, posteriormente aos companheiros brasileiros, afirmei que JJ tem um compromisso e um objetivo com o Benfica. O compromisso é o seu contrato até o meio do ano que vem e, o objetivo, ir o mais longe possível na Champions. Portanto, neste momento, para Jorge Jesus retornar ao Flamengo, só um milagre de São Judas, com o apoio irrestrito de Papai do Céu…
Com os jornalistas de Portugal foi ventilada a possibilidade de Jorge Jesus dirigir a Seleção Brasileira. Disse e, repito que, esta é uma possibilidade até óbvia e fascinante. Sabemos que Tite, independente de resultado, não ficará no comando da Seleção após a Copa. Sabemos que, na CBF já é encarada, com naturalidade, a possibilidade de um treinador estrangeiro ser convidado para o cargo. E, já sabemos que Jorge Jesus conta com a admiração de cada 11 entre 10 brasileiros, inclusive, os que dirigem ou têm influência na CBF. Portanto…
E quem será o nosso treinador? Como há uma eleição no sábado, duvido muito que tenhamos algum fato novo com a rapidez que a nossa torcida espera. Como planejamento requer tempo, quanto mais cedo isto for definido, melhor. O importante é que quem venha tenha personalidade para introduzir modificações necessárias e flagrantes em nosso elenco, envelhecido e carente em algumas posições.
Sem a mínima intenção “de ensinar o padre a rezar a missa”, como as opções estão abertas, acho de fundamental importância se ignorar o papo com os procuradores e ir para um “tête-à-tête” com os candidatos ao cargo. Papo olho no olho, tirando a pulsação real, para que a decisão ocorra com critério, reduzindo, pois, a margem de erro.
Em síntese, o nosso futuro ou, o ano de 2022, começará a ser definido nesta decisão. Portanto, todo cuidado é pouco…
Já convidou o JJ para o natal?
O meu plano está de pé !
—————-
Dizem as más linguás, que se JJ cair na Champions, provavelmente não entra 2022 no Benfica…… e aí as portas se abrem novamente.
————————————
Pérola do TT
De ontem pra hj, saiu:
– Gérson chorou e disse que esta louco pra voltar pra casa
-Pablo Marì vê com bons olhos retorno ao Flamengo
– Empresário de JJ está no RJ, para conversar com Marcos Braz
Vocês querem fuder o psicólogico do Flamenguista??
Gerson fez um golaço hoje no Olympique. Se o JJ cair na Champions, deve jogar a Europa League que mudou de nome. Mari, David Luiz, Rodrigo Caio? Acho mais fácil o Arsenal, que pagou uma boa grana, emprestá-lo ou tentar revendê-lo a times europeus.
Sobre a saída/venda do Rodinei, acho que a torcida do Flamengo deveria se mobilizar e pagar a passagem só de ida para os EUA. Diretoria poderia mandar um jogo de camisas para os norte-americanos.
Na minha lista ainda estariam César, Leo Pereira, Bruno Viana, Arão, Kenedy, Victor Gabriel, Piris da Mota, Isla.
César tbm nao vai ficar
Bruno Viana tbm não
Arão, vc é louco de mandá-lo embora ( kkk)
Vitor Gabriel e Piris, devem sair se tiverem propostas
Cara, eu gosto do Arão, mas acho que precisamos renovar um pouco o time. Bota ali o Tiago Maia, o Gomes, o Hugo Moura. Acho que o Flamengo precisa mudar um pouco algumas figuras no elenco. Falei até da saída do Everton Ribeiro, mas pensando em dinheiro, negócio, vale deixá-lo até a Copa 22 e depois vendê-lo.
Eu tenho uma teoria que o Arão é o jogador mais menosprezado da história do Flamengo!
Bernardo,
Acompanho a sua teoria. Acho o W. Arão um jogador muito regular, além de ter um preparo físico privilegiado – nunca se machuca. Lógico que não é nenhum craque, mas não vejo no futebol nacional um jogador de qualidade muito superior.
e vou mais longe, pra mim, foi o craque do Brasileirão 2020.
O Charlotte FC negocia a contratação de Rodinei, do Flamengo. O clube dos EUA fez proposta de compra e aguarda uma resposta.
O lateral-direito, com contrato até dezembro de 2022, soma 181 jogos pelo clube, com 9 gols e 19 assistências.
#Frete por minha conta !
Vojvoda, técnico do Fortaleza, gostou do que ouviu no contato com o Internacional, mas acha que pode receber proposta do Flamengo, e vai esperar.
Nada irá avançar com o clube gaúcho antes da última rodada do Brasileirão.
# Não custa nada esperar, vai que !?!?
Prezados,
“Papo olho no olho, tirando a pulsação real”.
O problema é QUEM conduzirá e avaliará esse papo olho no olho… Na última vez que Marcos Braz e o seu escudeiro (que esqueci o nome) fizeram isso, retornaram com um estagiário espanhol.
Pelo que ocorreu naquela contratação catastrófica de Dome, a nossa dupla de dirigentes mais pareceram duas pessoas que nada entendem de carro ouvindo um mecânico espanhol falando que o problema era na rebinboca da parafuseta.
Diego,
Peralá…tem que entender o contexto…
Pelo que sei, na ocasião do Dome, os dois embarcaram com um orçamento – e antes mesmo de pousar na Europa – tinham apenas 30% do que pretendiam gastar. O objetivo era o Leonardo Jardim – que por conta desse “corte”, Braz e Spindel nem chegaram a conhecer.
Era começo da pandemia, previsões catastróficas em termos financeiros. A torneira fechou. Dias depois vimos aquele episódio do Rafinha…que chegou a fechar negócio por menos do que ganhava quando saiu para a Grécia – e o Tostes cortou as asas do Braz e Spindel.
Quando Dome caiu, seguimos com um orçamento muito restrito para o Departamento de Futebol. Técnicos brasileiros, sucateamento dos profissionais do DM, fisiologia, preparação física…
Podemos até discordar (ainda mais sabendo de tudo que aconteceu), mas o Flamengo trabalhou dentro das suas possibilidades financeiras.
Agora é diferente. O Flamengo sabe que vai ter que abrir o cofre. Pode dar certo, pode dar errado…mas dificilmente vai vir uma baranga da Europa. Estou convencido que teremos um técnico de alto nível.
O maior problema não é uma “incapacidade” dos nossos dirigentes – e sim uma questão financeira.
Abraço.
S.R.N.8
Diego e Marcello , cada um tem sua razão
Diego tem razão, quando questiona quem vai avaliar esse técnico que chegará
É a dupla Pink e Cérebro?
Porque como pode essa dupla contratar Jorge Jesus e Renato Gaúcho ?
Acertaram p crl no primeiro, e erraram p crl ao quadrado no segundo
Na minha opinião, tem que ter uma cobrança séria, no mínimo e, no meu caso, eu mandaria embora os 2
Marcello tem razão pelo seguinte:
De março de 2020 até hoje, a pandemia mudou todo o contexto. Uns para mal, outros para o bem e isso, não pode ser jogado de lado. Está dentro do contexto
Financeiramente por exemplo ,tivemos a maior arrecadação mesmo sem ter bilheteria e sócio torcedor em declínio.
Se em 2019, ano da minha última tabela sobre bilheteria, fizemos 110 milhões, imagina 2022 com bilheteria e sócio torcedor.
Posso quase que te garantir, que se repetirmos o ano esportivo( vice liberta + vice BR + semi CB ) vamos faturar se não R$ 1,5 bilhão, algo muito perto disso…..quem sabe até mais !
Tá na hora de meter a não no bolso, tal qual foi feito em 2019 e ousar com planejamento, a diferença é que hoje, estamos em céu de brigadeiro, quanto as finanças !
Dá sim para ousar e muito !
PLANEJANDO, TUDO DÁ PARA SER FEITO NO FLAMENGO
EU ACREDITO EM MILAGRES!!!!
E DEUS É RUBRO NEGRO
Presidente e amigo Kleber,
Esqueçam o JJ no Flamengo, ele vai cumprir o contrato com Benfica até 31/6/2022. Vai ser campeão nacional e com muitas hipóteses de ganhar a copa portugal e taça da liga, irá ser apurado para a fase seguinte da liga campeões, depois só Deus é que sabe o que irá mais ou menos longe, a partir do dia 1º de julho de 2022 PODERÁ fazer contrato com qualquer time, inclusive renovar com Benfica. Sobre seleção, a diretoria podia querer, mas classe corporativista que é classe treinadores, nunca irá deixar um treinador estrangeiro no cargo de selecionador treinador da seleção brasileira, minha modesta opinião.
Abraço, amigo Kleber
Kleber querido,
Você deve se lembrar que, ainda em 2020, lhe pedi telefone do tal doutor Tanuri para transmitir uma informação que eu havia obtido lendo uma matéria na Folha de SP, ou no Globo, sobre os efeitos danosos que o Vírus do COVID 19 deixava no organismo das pessoas e, sobretudo, dos atletas.
Tratava-se de uma pesquisa destinada a orientar como promover a volta a atividade dos atletas só aconselhável após dois meses de convalescença. Isto porque as pessoas acometidas de uma seria inflamação nos ventrículos, que diminui enormemente sua capacidade respiratória e circulação sanguínea, importante para o tônus muscular.
Falei com dr. Tanuri aconselhando para ele procura ler essa matéria e até mesmo fazer uma pesquisa científica sobre o assunto. Mas ao que parece não deu a mínima importância à informação, pois continuei vendo Éverton Ribeiro, Rodrigo Caio e outros entrando em campo em condições precárias até hoje.
PS: essa pesquisa foi feita na Inglaterra encomendada por entidades esportivas e clubes, publicada em revistas científicas.
Saudações rubro negras e volte logo porque você faz muita falta no ambiente rarefeito do Brasil atual.
JJ sempre será lembrado no Flamengo. Sempre será o maior treinador da história, em curto período, do Flamengo (os números falam por si). Ele é vaidoso, mas é inteligente. Será sempre lembrado, afagado e nunca mais voltará, pois pode modificar sua história no clube caso tenha alguns tropeços.
JJ tem quase 70 anos e se sair do Benfica vai perambular pelo mundo árabe, EUA, seleções, ganhando rios de dinheiro.
Como torcedor, gostaria muito de ver o Jorge Jesus de volta, mas pensando racionalmente, vejo que 2022 terá um elenco três anos mais velho, mais sujeito a lesões, desgaste, queda de rendimento, etc.
Agora, como torcedor/espectador/amante do futebol e principalmente do Flamengo, quero ver o Gallardo na Gávea. Treinador nível europeu. Os demais portugueses não me encantam por enquanto.
No Brasil, Vojvoda? Já fui mais fã. Na América do Sul, Becaccecce? Torcida e imprensa vão enlouquecer com seus conceitos sobre futebol. Dorival Jr? Na teoria, sim; na prática? Barbieri? A FlaTT enlouquece. Não duvido que venha mais um Dome por aí.
Eu acho que estamos em uma situação favorável para que essa escolha finalmente seja bem feita.
A temporada 2021 está encerrada. Teremos uma eleição no sábado – e o novo triênio começa a partir de Domingo, dia 05/12. Teremos mais de 2 meses para botar o time titular em campo.
Ou seja: dessa vez DÁ TEMPO de escolher o técnico e o staff, de desenhar uma estratégia para 2022, de decidir o que fazer no elenco.
Jorge Jesus nos trouxe uma compreensão sobre o jogo que nunca tivemos antes. Aquele Flamengo de 2019 era irresistível, porque era programado para jogar pra cima do adversário, em bloco. Marcação muito alta, posse de bola, linha de impedimento muito ensaiada. O time jogava de forma agrupada. Era bonito demais de ver.
Acho que é isso que nós queremos de novo: um time que jogue à Flamengo, como o Mister gostava tanto de dizer. Um time obcecado pela vitória, incapaz de recuar, de negociar resultado, de tirar o pé do acelerador.
O nosso português é assim. Por isso não nos serve um Abel Ferreira da vida: o Flamengo não quer jogar como o Palmeiras, esse futebolzinho mequetrefe, amarrado, insosso – que infelizmente deu resultado.
Essa é a real escolha que precisa ser feita: NÓS QUEREMOS UM TREINADOR OFENSIVO, QUE GOSTE DE ESPETÁCULO.
Outra questão fundamental – ainda que possa haver alguma alteração no elenco – esse técnico tem que saber o material humano que ele vai ter em mãos. Um dos problemas do Dome era justamente a mais completa ignorância em relação ao elenco e a insistência no jogo essencialmente posicional.
A conversa com o candidato a treinador do Flamengo certamente passará por questões financeiras e por uma negociação contratual muito bem feita – mas é fundamental gastar um bom tempo falando sobre o time, entendendo as convicções desse profissional – e ele tem que perceber o que ele vai encontrar no Ninho do Urubu a partir de janeiro.
É aqui que mora o perigo!
Braz e Spindel tem essa característica? Acho que não. Esse é o papel de um Diretor Técnico, alguém que tenha uma visão mais apurada do jogo e entenda muito bem sobre a relação do elenco com o treinador, alguém que tenha muita experiência de campo e de vestiário.
Que tal apostar em um novo nome? Que tal dar essa missão para o Filipe Luis?
S.R.N.8
Tostão:
“A derrota do Flamengo simboliza o fim de um timaço, que era superior aos outros. Agora, é igual aos melhores. A queda técnica começou antes de Renato Gaúcho e se torna mais evidente a cada jogo. O Flamengo perdeu os títulos da Libertadores, da Copa do Brasil e do Brasileiro.
A partida contra o Palmeiras foi equilibrada, como se esperava. Achei que, quando o Flamengo empatou, o time pressionaria e teria grandes chances de vencer. Continuou igual. Se a terrível falha de Andreas Pereira, que jogava muito bem, fosse de um atleta do Palmeiras, as análises depois do jogo seriam bem diferentes e quem perderia o emprego seria Abel Ferreira. O “se” não joga, mas ele nos lembra que, por pouco, a história poderia ser diferente. O “se” ajuda a evoluir e a relativizar a verdade.
O mediano Deyverson foi o herói da partida e ainda teve mais uma atitude histérica, desta vez, inacreditável, ao rolar no chão após o leve e gentil toque do excelente árbitro nas suas costas.
A incerteza do futebol não anula os acertos e os erros dos treinadores. Não entendo a razão de o Flamengo ter investido tanto em Kenedy, pelo que ele sempre jogou, e por Renato tê-lo escalado no segundo tempo, quando o time precisava reagir.
O futebol é a soma de qualidades individuais, coletivas, físicas e emocionais, da estratégia dos treinadores e dos imprevistos.
Hoje, quase todos os times do Brasil e do mundo possuem jogadores hábeis e dribladores pelos lados. Os canhotos atuam pela direita, e os destros, pela esquerda. Driblam para o centro, para finalizar, para passar ou para cruzar a bola na direção do goleiro. No passado, os pontas canhotos atuavam pela esquerda, e os pontas destros, pela direita. Driblavam para a linha de fundo e cruzavam para trás, para o companheiro que chegava de frente para o gol. O ideal é ter as duas opções.
Imagino que os jovens de hoje brincam e treinam para atuar com o “pé trocado”. Quando eu era menino, canhoto, pensava em ser ponta esquerda. Brincava de driblar para a linha de fundo. Com o tempo, percebi que meu lugar era pelo meio, de onde tinha ampla visão do jogo.
Há mais de 20 anos, critico a exagerada e precipitada valorização, no Brasil, dos jovens promissores, habilidosos e dribladores, que atuam pelas pontas. Enquanto isso, esquecem, há décadas, da formação de meio-campistas, construtores, pensadores e de ótimo passe. São eles a alma, o corpo e o cérebro de uma equipe”.
Amigo André,
Como é bom ler os textos do Tostão. Acredito que seja – da mídia esportiva – o que tem o texto escrito mais enriquecido – claro e objetivo. Como ele escreve bem!
Acompanho o comentário.
Jorge Jesus não vem. E Gallardo provavelmente também não.
Há opções interessantes no mercado europeu e sulamericano.
O que se espera da diretoria é critério para fazer a melhor escolha possível.
Anderson, Marcello Penna e Diego, só lembrando que a pandemia é fator tão crucial a se considerar que, se não fosse por ela, 2020 teria sido com JJ e esse problema sequer começaria. O que aconteceria, nunca saberemos, mas 2020 seria mais um ano de JJ conosco.
SRN8!
concordo
Marcus.
É verdade! Acredito que teríamos ganho o Campeonato Brasileiro de 2020 com mais folga, sem aquele aperto no último jogo. Nas Copas é difícil dizer, afinal, em mata-mata pode ocorrer um jogo catastrófico… Mas ainda assim acho que não teríamos sido eliminados pelo fraquíssimo Racing.
Rapaziada, assistam a esse vídeo! Poucos segundos…Kkkkkk genial!
Poderia ter sido assim… Com a opção de rolar para o Bruno Henrique.
https://youtu.be/fCxLGeQAz14
——————
O Poadcast 194 do GE (spotify), traz raríssimos comentários, esse Cahê Mota junto com Arthur Mulhemberg e outros na mesa passam por assuntos como novos rumos, novo técnico, elenco, torcida e o que nos espera nos próximos anos.
Muito bom! Se possível, não deixem de ouvir!
Já cravei aqui, a década de 20 vai ser de ouro! A começar por 2022.
Obs. Esse Cahê além de sério e bom, me perdoem os Youtubers, mas lá eu não vou!
Alguém acredita em cédula de 3 reais??
SRN
Colorado, clube da MLS, negocia com o Flamengo a contratação de Max, meia que está emprestado ao Cuiabá até o fim de 2021. As conversas estão em andamento, e as partes tentam chegar a um denominador comum. O contrato de Max com o Fla vai até dezembro de 2023.
#Vene