Divulgação/ Fla-Master

Mensagens para o nosso Rei

Doalcei Benedicto Bueno de Camargo, extraordinário narrador e figura humana de sensibilidade indescritível, não se cansava de pregar que toda homenagem deve ser em vida.

Sem a intenção de discutir o ponto de vista que também abraço, que tal ocuparmos este espaço rubro-negro com mensagens para o nosso Rei Zico, completando 70 aninhos de vida?
Vou começar:

GALO AMIGO QUERIDO,

Todas as suas virtudes, como jogador e ser humano, já foram decantadas mundo afora. Não vou ocupar este espaço para relembrar o que todos já estão fartos de saber.

Na verdade, pretendo mesmo é abrir meu coração, dizendo que você foi a pessoa por quem mais torci na vida. Somos contemporâneos, separados por três anos. Vi você chegar ao Flamengo pelas mãos do nosso inesquecível Celso Garcia. Curioso que, até hoje, as pessoas que querem me dar um carinho fazem questão de registrar: “este é o cara que trouxe Romário para o Flamengo. A maior contratação do futebol brasileiro”. Claro que isto me envaidece, mas sempre que posso, complemento: “e o cara que, talvez, tenha mais visto Zico jogar”.

Sim, como repórter de cobertura do Flamengo, nas Rádios Tupi e Globo, estava em todos os jogos, aqui ou em qualquer lugar do mundo. Os narradores e comentaristas alternados. O repórter, o do Flamengo, sempre eu. Que privilégio, que benção de Papai do Céu. Durante tanto tempo, vivendo intensamente, diariamente, minha aposta, meu ídolo, com o manto que me fascina.

Você já parou para pensar o tamanho da sua importância? Vamos pegar, por exemplo, a Espanha como referência, país que tem a população parecida com a da nossa nação, a rubro-negra. Alguém é tão amado, inclusive o Rei, como a nossa nação o ama?
Você tem noção do que você representa para tanta gente, rubro-negros e não rubro-negros?
Você é orgulho e exemplo ao mesmo tempo. Neste mundo meio esquisito em que vivemos, não há quem não reconheça que o jogador e o Homem, com H maiúsculo, foram geniais ao mesmo tempo. Caminharam juntos, sempre! Gênio com a bola nos pés e exemplo de dignidade e humildade para tantas gerações. Seus filhos, seus netos, sua Sandra, seus familiares, babam de orgulho. E não é para menos…

Lá no céu, seu Antunes e Dona Matilde estão puxando o coro do “parabéns pra você”. Aqui, a sua nação o reverencia. Afinal, você é o único Rei que teve unanimidade neste mundo de Deus.
Que ele o abençoe sempre. Não é lindo chegar ao 70 inteirinho para festejar, sabendo ser eterno?
Obrigado por você existir na minha vida. Nem consigo imaginar esta vida sem você. Te amo tanto que já o confundi com o Flamengo. Amor igual.
Preciso dizer mais?

PARABÉNS!
OBRIGADO, POR TANTO E POR TUDO!
TE AMO!