Fluminense 0 x 1 Flamengo
Como demorou, hein? Uma quantidade absurda de gols perdidos, principalmente no primeiro tempo, até o gol de Pedro que, a bem da verdade, quase segue a sequência, pois a batida do pênalti, de bom, foi que a bola entrou. Quase ficamos no zero a zero, que seria injusto.
Quero começar pelo gol. Que personalidade, simplicidade e eficiência tem o nosso goleiro. Alguma defesa milagrosa? Não! porém o que transmite de confiança ajuda e, como ajuda. Estou fazendo esta observação em um jogo no qual o adversário não deu um chute ao gol.
Nosso time é muito bem arrumado. Não entendo como Tite possa sofrer críticas, depois de tantas malas sem alça jogando títulos e mais títulos pela janela.
Neste jogo do festival de gols perdidos, não houve nenhum destaque individual. Gerson, ainda assim, pelo talento, sempre aparece um pouco mais.
O lance do pênalti teve enorme importância futura, pois vai ajudar Bruno Henrique a readquirir confiança.
O time mais desfalcado deste Campeonato Brasileiro é o líder. Isto quer dizer o seguinte: o nosso elenco é muito bom e, o nível de quem conosco compete é muito baixo. Este título de Campeão Brasileiro só não virá se houver um tsunami capaz de paralisar o campeonato.
Com todo respeito…
Amanhã, vamos falar de importante medida protetiva aos interesses da maior paixão popular deste país. O Flamengo jamais terá dono.
Fica Titi não,devagar Tite vai mostrando sua competência,não morro de amores por ele,mais ele é competente,esse goleiro está queimando minha língua,nunca gostei dele,mais está transmitindo muita confiança,e segue a sina de perder gols,e o Pedro batendo pênalti,que lástima.
Caro Kleber e amigos,
O Tite é de fato um grande técnico.
No passado eu tinha menos admiração devido o consumo exagerado da língua portuguesa e do dicionário.
Como não tenho o perfil de guardar rancor, mágoas ou raiva, são coisas do passado.
Mas um detalhe: sempre achei que o Wesley não vingava como jogador. Hoje, fez uma grande partida, assim como o Gerson, um verdadeiro maestro.
Independentemente do último lugar, sempre respeito muito o Fluminense e o Diniz, na sua filosofia. A questão é que a filosofia dele com André, Marcelo, Ganso e Árias, é algo bem diferente do atual conjunto.
Acredito que o Fluminense sobe na tabela.
Minha única preocupação hoje foi a quantidade de gol perdido. Uma coisa é perder gol. Outra coisa é o adversário lhe dá o gol e você não querer fazer.
Foi o quarto jogo e faltam cinco sem os selecionados.
Agora, vamos encarar o Juventude.
Que consigamos mais uma vitória.
Estou gostando muito da equipe. É um time que luta muito em campo.
Valeu continuar na liderança.
SRN
Pedro perde gol debaixo das traves. Ah, se você o Gabriel!!!
Lorran perde gols. Ah, se fosse o Gabriel!!!
Gerson perde o gol. Ah, se fosse o Gabriel!!!
Luiz Araújo não acerta um chute no gol. Ah, se fosse o Gabriel!!!
Pedro bate muito mal o pênalti. Ah, se fosse o Gabriel!!!
Realmente Pedro é intocável, mesmo não jogando nada e se não fosse o pênalti, já seriam 4 rodadas sem colocar a bola pra dentro. Se fosse Gabriel teria sido substituído no intervalo.
Marcos, estou 100% contigo. Mas remamos contra a maré!
Um clube que fatura todo ano mais de 1 BI tem a obrigação de contratar um centroavante de peso, daqueles que metem a porrada pra dentro do gol quando está de frente pra baliza, sem firulas. E o pênalti? Quase mata a gente do coração! Por um pentelhésimo o entregador de paçoca não defendeu.
Duas palavras que resumem tudo: parabéns Tite!
Se empata hoje, os críticos injustamente colocariam na conta dele, mas a verdade é que Tite armou o time perfeitamente, estratégia excelente. Flamengo deu um show de bola, mas faltaram os gols.
SRN
O Flamengo foi superior, apesar de errar na finalização.
Considerando a maratona de jogos e o caminhão de desfalques, excelente!
O Fluminense não teve chance de gol.
SRN
Kleber,
Perfeita a sua visão do jogo, o pênalti batido pelo Pedro foi para matar qualquer um do coração, definitivamente, ele não é um batedor nato, a comissão técnica tem que rever essa situação, pois em qualquer dia pode comprometer um jogo importante.
O Gérson assumiu a postura de craque desse time atual, com méritos. Venho enaltecer um jogador por demais criticado, o WESLEY, com uma raça acima da média, incansável, ganhando todas as jogadas, e ainda salvou o Fla quando um jogador do Flu ia ficar cara a cara com o Rossi, ele veio de trás do jogador e bateu-lhe a carteira. E tem jogado bem a alguns jogos. Só pecando nas conclusões. Nesse quesito, diga-se de passagem que o Lorran, também, errou tudo, embora não tenha jogado mal. SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRA!!!
Não consigo ser tão otimista quanto o Kleber. Hoje ganhamos do lanterna do campeonato com um pênalti bem “Mandrake”, pois achei falta do Bruno Henrique no jogador do tricolor.
E fomos derrotados pelo Botafogo, no Maracanã, com o time completo e o Tite já estava há um tempo no comando. Não somos imbatíveis.
Acho que vamos oscilar muito ainda, mas sem dúvida temos algo que só a gente e o Palmeiras tem: Uma base forte que pode reforçar o time/plantel quando perdemos jogadores importantes.
Prezados,
Mais uma vitória durante o bizarro período de Copa América… Confesso que imaginava que o time iria perder pontos nesses primeiros jogos, mas os resultados estão excelentes.
Estou gostando da vontade de vencer que esse grupo adquiriu. É o que me anima.
Eu vivi para ver e dizer aos 4 cantos que Wesley foi o melhor em campo nas duas últimas partidas.
Assim como o amigo Francisco, estou aprendendo a entender e aprendendo a gostar de Tite. Ainda não tenho uma opinião formada, ms acho que o meu ranço inicial, findou.
Tendo isto posto, começo a enxergar o desgaste do time. Não foi só o menino Lorran que tomou as decisões erradas nas finalizações.
Vinte dias atrás demos de 6 no Vasco. Depois disso, já são 5 jogos e com o elenco super limitado.
Chegamos a 4 jogos com ( Copa América) com 83% de aproveitamento.
É continuar nessa pegada até o fim! E ponto.
No final , veremos quem tem mais pontos.
Meu caro Anderson, será que realmente estamos preparados para fazer uma declaração tão temerária como essa?
“Wesley melhor em campo” ?
Sendo melhor ou não, o garoto calou a boca dos seus detratores, que com muita razão o criticavam.
Caro Nino, quando vejo os acertos do menino Wesley, nos desarmes e na boa colocação defensiva, lembro de você e aquela tal proposta de estágio do Barcelona.
Vamos ganhar um dinheiro!
Rapaz era uma mixaria de proposta afinal, 1mi de Euros.
Agora depois desse enrolation acho que pedimos uns 5mi de Euros…kkk
Gerson mais uma vez calado a boca de muita gente. Ganhamos do lanterna. Era obrigação! No mais, só assino embaixo do que escreveu o Marcos Antônio da Silva.
Kleber,
Rossi chegou tímido, mas vem se soltando no espírito argentino, de não aceitar a derrota, isso contagia em volta…
Eu não esperava essa performance do time nesse período, mas uma grande alegria, vamos brigar até o fim, mtos gols depois dos 40 é um indício bom…
Kleber meu querido, saudações rubro negras, “O FLAMENGO JAMAIS TERÁ DONO”.
“Ele não!”
Existe uma teoria que se baseia em uma projeção do futuro próximo do futebol brasileiro.
Nela a injeção de dinheiro das SAFs na compra de jogadores será tão brutal, que mesmo times que teoricamente não necessitassem de SAF se tornariam para equilibrar a balança.
Eu sinceramente até acredito na concretização dessa teoria, mas com a exceção de Flamengo, Corinthians e talvez o Palmeiras (que já é uma SAF em outros termos).
Primeiro que estes clubes tem um potencial de faturamento incalculável. Segundo que Landin projetar um valor máximo estimado de 5bi para o nosso Flamengo, além de ser uma piada desnecessária, é ignóbil para um clube que fatura 1.3bi anual.
Agora mesmo o Flamengo vai colocar 170mi no leilão de desapropriação do terreno do gasômetro. Acho que nem a tia Leia com seu banco (de usura) tem esse dinheiro disponível em cash.
Como a compra desse terreno esta intimamente ligado a ambição de SAF do Landin no Flamengo, aguardemos novidades!
Vamos ver, ao contrário das minhas projeções, o prefeito vai publicar a desapropriação do terreno nessa 2a feira. Ou não!
boa noite rapaziada, já vinha falando isso ha algum tempo, o Wesley é nosso desafogo, velocidade , raça, muita disposição e se apresenta para o jogo, temos que dar moral para esse menino. sei que as vezes é meio burrinho, afoito, mas quem é bom nessa posição no Brasil ? hoje poderíamos ter goleado o fluminense, não podemos perder tantos gols assim, mas vamos a luta, tem mais 5 partidas sem o time titular. parabéns Tite por ter um time equilibrado e firme, mesmo com tantos desfalques !
Era pra ser 5 x 0. Só Lorran e BH perderam uns 10 gols. No mais, mais um amasso do Flamengo num rival.
Não sei se o Palmeiras terá fôlego, mas a briga pelo título é somente com eles. Dito isso, Flamengo será campeão brasileiro. No entanto, visando a sequência irracional e sem jogadores da Copa América, eu acho que é preciso poupar vários jogadores na quarta-feira diante do Juventude (David Luiz, Gerson, Pedro, BH, Léo Ortiz eu nem levaria pra Caxias).
Henrique, concordo que os caras estão exauridos, mas se não levarmos esses caras vamos jogar com que time? O do Filipe Luiz?
-Concordo com o Kleber.
-Acrescentaria a diferença de postura dos jogadores de 2023 para 2024.
A raça , vontade (atualmente eles dizem outro nome), vibração, comprometimento tem feito a diferença em 2024. Basta ver que está havendo simbiose entre jogadores e torcida.
O Wesley do qual eu sou um dos maiores críticos, apesar das limitações técnicas, está jogando razoavelmente bem, e com muita RAÇA.
Não teve um destaque, mas também não teve ninguém para mandar para a “Cremilda”.
Até o BH jogou bem, apesar de não ter sido brilhante.
Esse é o Flamengo que gosto: VIBRANTE.
Que venha o Juventude…
Vendo elogios a Wesley, sinceramente não consigo ver absolutamente nada nele, a não ser velocidade e disposição, bola não.
Não acertou um único cruzamento, pegou um chute horroroso ao gol, além da velocidade, muita disposição e só. É uma posição muito carente, para um clube que tem condições de contratar , longe , muito longe de ter sido melhor campo.
Tanto Wesley, quanto lorran, mostram a má formação da base do Flamengo, jogadores tem ainda muitos defeitos crônicos, principalmente no.quesito finalização, já Wesley tem deficiências de fundamentos pra posição, não acerta cruzamentos e tem muita dificuldade em domínio.
Lorran demonstrou hoje, muito deficiência em finalizar.
Isso é função da base, esperamos Felipe Luiz possa ajudar nisso.
Não confundam disposição, com boa atuação.
Boas atuação, hoje , mais uma vez; Gerson, jogou muito, ditou o ritmo do time.
Leo Ortiz outra ótima partida, se mostra mais adaptado a posição.
Um pena lesao de Davi Luiz que vive seu melhor momento.
Mal, muito mal hoje, Bruno Henrique, um erro a renovação nos moldes que foi, Ayrton Lucas, muito mal, errou muito.
A parabenizar Tite..
Volto a frisar time com tantos desfalques inclusive dos melhores jogadores e mantém um ótimo padrão de jogo que hoje dominou inteiramente o adversário e se não fosse a já conhecida má pontaria placar seria fácil uns 4×0. Temos um baita treinador.
O time readquiriu a vontade ganhar , em três jogos, gols no final, características de time que não desisti de tentar buscar o resultado, isso é mérito motivacional do treinador.
Jogo dificílimo quarta.
Querido Kleber ansioso pela sua futura postagem:
O Flamengo não tem e nunca terá um dono, o Flamengo pertence aos 40 milhões de torcedores espalhados pelo mundo.
Golpe jamais.
SRN
Ainda mutilado pela mercenária Copa America, o Flamengo voltou a conquistar mais 3 pontos , embora mais complicado que deveria…,
Tudo porque é nitido que nosso adversário passa por um momento complicado internamente , com jogadores nervosos , sem confiança e com time desfalcado de Arias e Andre , esses disparados os melhores do elenco do FlorminenC….
Mas , como não temos nada haver com isso , o Flamengo foi mais uma vez um time muito competitivo e rigido taticamente…E , caso não fosse nossa má pontaria , poderiamos ter feito uns 4 gols… O empate seria injusto.
Destaque positivos para David Luiz, Gerson, Leo Ortiz e Wesley,… já BH27 foi , mais uma vez , o pior do nosso Time .
mas é bom ver o Flamengo jogando com vontade de vencer.
Como o mando de campo era tricolor , essa vitória se torna ainda mais importante, pois na procissão do brasileirão, somar pontos “fora de casa” é fundamental, ainda mais com time desfigurado….
Agora vamos ao “pântano” de Caxias do Sul , mas que se jogar com inteligencia dá pra fazer mais 3 pontos…
Meu caro Kleber, quanto ao jogo, indiscutível nossa superioridade em campo. Só para registrar, o primeiro chute ao gol do Flamengo pelo Fluminense foi aos aos 21 min do segundo tempo. Isso já diz tudo. Mas, como sempre, o Flu sempre foi um osso duro de roer.
Quanto ao nosso Flamengo não ter dono, bem, acredito que nossa geração não terá o desprazer de ver isso acontecer. Mas acredito que será inevitável que todos os clubes de futebol virem empresas no futuro. Não duvido que não demorará muito para que os governantes tirem dos clubes o caráter social de que hoje usufruem gerando muitos benefícios fiscais.
Vivemos num mundo puramente mercantilista. O crescimento de outros clubes forçará essa tendência. E até por uma questão de competitividade, não tenho dúvidas de que o bilionário mercado futebolístico no Brasil não demorará tanto para ir nessa direção.
Queremos que isso demore, mas, na minha modesta opinião, é um caminho sem volta.
“Não entendo como Tite possa sofrer críticas” (Kleber Leite)
Kleber meu caro, no último jogo contra o Bahia Tite apostou em um meio campo com 3 jogadores, sendo dois jogadores jogando abertos, sendo dois deles jogando mal.
Tite apostou evidentemente no poder da marcação adiantada, como ele fez hoje. Mas só que contra o Bahia isso não funcionou, dada a movimentação do meio campo do Bahia.
Já no meio do primeiro tempo já estava mais que claro para todos no Maracanã que o sistema tático estava errado e precisava ser urgentemente corrigido.
A coisa só melhorou no segundo tempo com a entrada do magnífico Allan que é um jogador de excepcional virtudes, tanto no toque de bola, no instinto de cobertura. Na frente a entrada do Gabriel tbm modificou o posicionamento da marcação adiantada.
O time do Bahia cansou, não teve mais a facilidade de tocar a bola e vencemos.
Mas até a aquela altura do jogo eram pertinentes e claras as críticas ao Tite.
Estou de acordo com vc que Tite não é da estirpe dos treinadores que fracassaram precocemente no Flamengo, ele tem algumas vidas, algumas regenerações, e acredito que no Flamengo ele já esta na 2a vida, no primeiro renascimento.
Não acredito, até por questões pessoais de carreira e políticas no Flamengo que ele chegue a completar as 7 vidas de um gato.
Saudações!
Caro Nino,
O time chegou a jogar com 10 desfalques, enfrentando dois times de G4 e um clássico e fez 10 de 12 pontos possíveis, não sofrendo em momento algum em nenhum jogo. Claro que nenhum trabalho é perfeito, mas fica a impressão que nada que ele faça saciará o ímpeto dos críticos de plantão. Contra o Bahia não tínhamos sequer 3 jogadores de meio aptos a jogar, imagine 4, assim ele soube administrar o tempo de cada um para explorar o máximo de cada atleta. Esse ano temos 3 derrotas: uma na altitude, outra em um clássico e a outra, essa sim absurda, contra o fraco Palestino. Então, na minha opinião, está ficando cada vez mais difícil achar motivos para critica-lo. SRN
Deixem o TITE trabalhar!!!!
Cara, torcedor arroz de festa só sabe analisar o momento, a última vitória.
Parece até que todos aqui esqueceram os recentes sofrimentos que passamos nas mãos do Tite no início do ano.
Felizmente para todos nós ele desistiu daquele maldito jogo posicional. Não abriu mão desse maldito 4 3 3 , mas pelo menos as coisas estão fluindo melhores agora com o jogo associativo.
Então como não criticar o Tite naquele fase? Como?
Agora ele esta fazendo um bom trabalho, demorando um pouco para fazer a leitura do jogo como que ocorreu contra o Bahia, mas em linhas gerais esta acertando.
Seja como for a fase é boa, e é isso que importa!
Desde que o Tite não retorne aos seus conceitos mais fundamentais enraizados por ele desde 2018, estaremos bem!
Saudações!
Cainã,
Claro que o Tite tinha 4 para colocar no meio.
E pior que isso, os três que ele tinha ele ainda espaçou dois, cada um em uma ponta, abrindo ainda mais o jogo para o meio campo do Bahia.
O time do Bahia encontrava sempre um ou dois jogadores soltos para tabelar.
Chegou ao ponto de fazerem um losango de ida e volta na nossa defesa, pq naquela altura com o time na última linha de marcação (como se jogo de basquete fosse), o Flamengo não pegava nenhum rebote.
Poderia ter compactado mais o time, mesmo com o péssimo Lorran, e Luis Araújo jogando mal.
No segundo tempo só a entrada de um jogador mudou toda a panorâmica do jogo, Allan que é um jogador que tem uma intuição na marcação absurda, além de muita categoria.
Ter amassado o demitido Diniz que estava a muito perdido no seu trabalho não foi nenhum mérito. Basta dizer que o Fluminense deu um único chute ao gol aos 21″ do 2o. tempo.
As teimosias do Tite estão lá ainda, em menor grau de intensidade, mas preocupam ainda.
Nino
Era mais do que obvio que o Alan nao aguentaria 90 minutos e talvez nem 45. Se o torcedor que analisa o momento é arroz de festa, o que fica remoendo o passado é o que? Até o grande Jorge Jesus cometeu erros, basta lembrar a dobradinha Rafinha/Rodinei contra o Emelec e o jogo contra o Bahia em que perdemos de 3-0. No momento tite faz um otimo trabalho, principalmente levando em consideração que o importante da fase atual do brasileiro é simplesmente pontuar para sobreviver. Temos que parar de ver sempre o copo meio vazio.
Novamente Cainã, Tite subjugou o meio campo do Bahia, que é muita bola.
Se os baianos tivessem poder de finalização, saiam com 2×0 no primeiro tempo tranquilamente.
Todo mundo sabe que o Bahia é muito forte no meio campo, mas que morre no 2o. tempo.
Então que sentido faz vc deixar para colocar o Allan na sequencia final do jogo, quando o pior já passou?
Tite e seu pimpolho auxiliar técnico demoraram 60min para fazerem a leitura e correção de jogo.
Tite é treinador pra ficar no Flamengo pelos próximos 5 anos. Muito acima dos demais dentro e fora de campo.
Alguém sabe um site bom p ver estatísticas pós jogo ???
Já tentou o Sofascore?
DETRAN informa:
FICA PROIBIDO USAR O ESCUDO DO FLUMINENSE EM LUGAR DA LANTERNA NO CARRO.
Se fizermos um resumo da Seleção Italiana de 82 pra cá, com muita boa vontade vão sair meia dúzia de linhas.
Nossa Senhora da Bicicleta Sem Freio !
Campea mundial em 2006 com grandes jogadores, principalmente Canavarro, Toti, Bofun, Maldini, grandes jogadores. Tem menos tempo q não é campeã mundial que o Brasil. NÓS PARAMOS NO TEMPO.
Monumental de Antunes
#A Fla TT é Flórida
Anderson meu caro,
Ao que sabemos Landin já se definiu que terá como modelo a verticalidade do Santiago Bernabéu devido ao espaço exíguo (os antis já estão chamando de Santiago Mulambéu), sem obviamente os excessos das riquezas capitais europeias.
A minha visão é que o Estádio do Gasômetro devesse ter a premissa ser um “New Maracanã” (que seria algo próximo ao belíssimo Mané Garrincha), mais moderno, econômico e funcional. Digo isso em prol da manutenção da nossa memória cultural rubro negra.
Como Landin e o Eduardo Paes andaram de mãos juntas esses últimos dias, é de se supor que esse edital de leilão tenha sido bem escrito.
Petralia “feliz” com o Cuca…
E com razão.
Texto com uma cara de fake, danada !
srsrsrs
Olha que o homem vem aqui de vez em quando…
Mas parece que é dele mesmo.
Nessa eu tô com o Euricão das Araucárias.
Quem ia contratar o Cuca depois daquela confusão no Corinthians?
Ingratidão! E um dizendo que o outro perdeu a linha no vestiário.
Jamais saberemos.
Mas que vai ser engraçado ver saidinha do Diniz sob a ótica dos malucos de olhos esbugalhados, ah vai!
“As medidas”
Terreno do Gasômetro – 88mil metros totais.
Santiago Bernabéu – 66mil metros de área construída (85mil pessoas)
Mané Garricha – 83mil metros de área construída (75mil pessoas)
Maracanã – Impressionantes 183mil de área construída.
Tomando-se como base, tem-se a ideia de como será a verticalidade desse projeto do novo estádio.
A grande vantagem do novo estádio é que ele poderá usar próximo do máximo da área disponível, visto que não existem zonas habitáveis de moradias e escritórios ou centros comerciais próximos.
O prefeito deve estar particularmente feliz, pq o estádio vai impulsionar de vez a parceria público privado que é o projeto do Porto Maravilha. Do ponto de vista viário existem obstáculos, mas o projeto do Novo BRT deve se beneficiar em muito, a outra parceria público privada direta e recente do prefeito.
Apesar de eu detestar as alterações que foram feitas no centro do Rio de Janeiro, com inversão de ruas, demolições, VLT e etc, tenho que admitir, Eduardo Paes concorre para ser o melhor prefeito da história dessa cidade (até onde é possível). Algumas áreas da cidade e seu viário estão magnificamente bem cuidadas.
O prefeito como um bom Social-Democrata (A New Left) tem aquela visão dos gestores que tanto caracterizaram a cidade de São Paulo.
Nino,
E pelo que ficou visível, o grande ponto de chegada ao estádio serão as Av. São Cristóvão e Pedro II (além do Terminal) que atualmente estão em estado precário e que serão revitalizadas… Na São Cristóvão há espaço para o público escoar e, considerando os terrenos abandonados, até possibilidade de abrirem estacionamentos e comércios no futuro.
O estádio talvez seja a última chance de revitalizar toda aquela área, que tem terrenos enormes e planos.
Certamente Diego, bem lembrado!
Como em minha opinião a Francisco Bicalho deve ser totalmente descartada como via de acesso.
Existe uma possibilidade de acesso tbm da Praça da Bandeira pela Rua Ceará, entretanto seriam necessárias algumas desapropriações de imóveis antigos.
Meu prezado presidente,
Estamos sendo informados pela mídia que o Flamengo está adquirindo o gasômetro para construção de seu estádio assumindo um compromisso de alto risco dada as circunstâncias que o mesmo está sendo comprado.
Pela desapropriação a Prefeitura do RJ pagará cerca de 140 a 170 milhões a CEF, administradora do fundo que controla aquela área. A CEF insiste que o valor de mercado é de aproximadamente 400 milhões. O Flamengo aceitou pagar 250 milhões mas a CEF não aceitou. Devido ao impasse o governo local resolveu desapropriar e fazer um leilão.
Vale a pena, presidente, obter o terreno dessa forma?
A desapropriação é um poder consentido ao prefeito. Logo não há nada de ilegal.
O ”X” da questão a me ver, passa por duas linhas importantes.
1 – Estar alinhado ao governo do estado, para que este não embargue o que puder e não puder referente as licenças. E eu duvido muito que o governo do estado não queira sua fatia de protagonismo.
2 – Em acontecendo o leilão e pagando o preço, ainda que seja contestado ,judicialmente, a diferença pedido anteriormente pelo fundo, estamos falando de R$ 230 milhões, que podem virar R$ 310 milhões daqui a 3 anos, se hipoteticamente a obra do estádio começasse hoje.
Acredito que tão logo essas duas linhas estejam definidas, o dinheiro dos investidores (name rights e afins) começa a pingar na conta e consequentemente o primeiro tijolo chega.
Vivi exatamente a mesma situação em SP para a construção de uma Mega casa de shows.
Desapropriação, leilão, contestação judicial, acordo judicial e pagamento parcelado.
Complementando o Anderson,
O art. 5º, alínea “N” do Decreto Lei nº 3.365/1941 (que dispõe sobre desapropriações por utilidade pública) considera construção de “estádio” como uma delas.
Art. 5o Consideram-se casos de utilidade pública:
n) a criação de estádios, aeródromos ou campos de pouso para aeronaves;
A favor do Flamengo tem o laudo de avaliação da desapropriação do terreno onde hoje é “Terminal Intermodal Gentileza”, vizinho ao terreno do Gasômetro, que mostra o valor do metro quadrado muito inferior ao que foi pedido pela CEF… Com base nele que a Prefeitura fala em 170M e, por outro lado, o Flamengo ofertava 250M (valor mais alto) pela aquisição direta.
Diego…. ainda tem mais um detalhe.
O terreno do gasômetro ” original”, na verdade, é o terminal gentileza , mais o que hoje sobrou para a construção do estádio.
Quando da desapropriação de parte do terreno pela prefeitura para a construção do terminal, já houve um embate judicial proposto pelo fundo na tentativa de aumentar o valor pago.
Hoje, o Flamengo ”paga” o valor proposto pelo fundo na época, acrescido de valorização comercial e financeira (juros + inflação) e que chega nesses 250 milhões.
Ninguém entende, seja Flamengo, prefeitura e mercado, de onde o Fundo tirou o valor de 400 milhões.
É aí que entra a prefeitura.
Se ela entende em que proprietariado e comprador não chegam a um acordo e que o objeto em questão favorecerá o município, entra a desapropriação.
Contestação judicial no futuro pelo preço talvez seja inevitável, mas hoje, com os argumentos posto, não sei se o fundo ganhará.
Meu nobre Anderson, então conclui-se que de fato a CEF estava tentando tirar vantagem dessa situação. O terminal realmente gerou uma valorização. Até que ponto é o “x” da questão. Essa é minha dúvida, até onde a Caixa vai lucrar com essa valorização. Vc coloca que pode chegar até a 300 milhões. Dada nossa situação financeira atual, e consideranfo que o local é perto do ideal, então vale a pena correr o risco.
Obrigado pelas ponderações sua e do Diego.
Valorização de terreno é uma situação mega complexa.
Vou te contar uma historia que aconteceu com a minha própria família.
Na década de 70, meu avô, sei lá pq, comprou um mega terreno no município de Magé. Algo em torno de 20 mi metros quadrados. Até hoje eu me pergunto o que uma pessoa que nunca mexeu com terra, faria com 20 mil metros quadrados…..
5 anos depois que ele comprou, um sujeito fez uma proposta de compra. O velho fez as contas e não vendeu.
Mais 4 anos se passaram e o sujeito fez nova proposta. E o velho não vendeu.
Acontece que nesses 9 anos, o comprador estava arrematando todos os terrenos grandes na área e isso chamou a atenção do meu avô. Quem é esse cara que está comprando tudo?
Se esse comprador continuar arrematando tudo na região, como vem fazendo, não demora muito e o meu terreno ficará praticamente dentro do dele.
Ainda assim, mais 3 anos se passaram até que o comprador voltou e fez nova proposta. Dessa vez o meu velho disse que iria pensar, mas já estava esperando por ele.
Até esse ponto da história, o terreno tinha valorizado o considerado normal para a época/região/mercado. Algo na casa de 9% ao ano.
Entremos aqui na matemática que eu amo.
Imagina que se meu avô tivese comprado esse terreno por R$ 100,00……12 anos depois, pelas valorização de mercado naquela época na região, meu avô chegou ao valor de R$ 280,00.
Como esse terreno era o ultimo grande lote, meu avô pediu mais que o dobre. Pediu R$ 600,00 e enfim, vendeu.
Hoje a valorização imobiliária, gira em torno de 2 a 3%. Considerando que o terminal gentileza alavancou um pouco mais, chegaríamos a 4 % ao ano.
Só que a desapropriação do terminal foi a 3 anos atras. Estamos falando no máximo de 15% de valorização. Bem diferente da época do meu avô que em 12 anos, triplicou o valor de mercado e sextuplicou no valor de venda.
Num embate judicial, isso vai contar e muito, para quem souber explorar esses fatos.
E bons advogados, sabemos que o Flamengo tem!
PS: Quer saber quem era o comprador do terreno do meu avô? A antiga Sendas.
Foi nesses terrenos comprados e depois agregados que a Sendas montou sua fazenda de hortaliças para a sua rede de supermercdos.
Boa! Acho que ele deveria ter trocado por um percentual de ações. Teria ficado milionário.
Anderson meu caro,
O fundo como proprietário pode pedir o quanto quiser pelo terreno, mesmo que esteja fora da realidade, como é o caso.
Uma vez desapropriado a história muda completamente, pois o juiz vai definir o valor do terreno em consideração ao valor de mercado do momento, e não em uma projeção (irreal) para 10a como esta fazendo o Fundo.
Vc está redondamente enganado.
O potencial coeficiente de valorização é o mais importante.
O tema do estádio não deveria levantar pautas eleitorais da nossa política, mas exceto se for para mostrar que todos estão comprometidos para este ganho histórico para o clube.
Deveria ser a prioridade de todos os candidatos: executar sem hesitação o projeto do estádio do Flamengo.
Porque não é o estádio de Landim e cia. Poderá ter até a pedra fundamental, uma ou outra placa de inauguração ou agradecimento a ele e seus pares — sejamos justos, é até mandatório.
Mas, no fim, é o estádio do Flamengo. Do que nos une há anos: um dos pleitos mais históricos da nação rubro-negra.
Tal como a Libertadores de 19 fora: um pleito histórico, e reconquistado.
Claro, havendo projeto consistente financeiramente, não há porque ser contra.
Se nos falaram no fim de 2012 e início de 2013 de que iríamos ter algumas dificuldades iniciais no futebol, a fim de estabilizar e melhorar o clube, para ele ter dívidas organizadas e futuramente atingir seu potencial.
E passamos por este processo até 10 anos depois termos 2 Libertadores, 2 Brasileirões, 2 Copa do Brasil, 1 Recopa, 2 Supercopas e sei lá quantos mais Estaduais…
Se nos falarem agora que podemos ter dificuldade financeira nos próximos anos, com times menos competitivos, para que tenhamos o estádio do Flamengo…
Eu não hesitaria em compreender (como não hesitei 10 anos atrás). Agora imagine que se nos falarem que nem dificuldades financeiras vamos ter…
Por mais que quem tenha falado lá atrás e agora seja o mesmo grupo político… Gente, não é hora de política. É hora de união rubro-negra, do rubro-negrismo imperar.
“O Flamengo perde para ele mesmo”, que não seja assim.
Que sejamos o que alguns rivais históricos falam há anos, como o ex-presidente Kalil do Atlético MG: que nos organizemos mais, nos fortalecemos mais. .
De acordo amigo Thiago, o estádio será patrimônio do clube e não de um dirigente especifico. Vejo muita vaidade em determinadas situações.
Tite esta fazendo um belo trabalho, tomara que o time permaneça consistente.
Nem de dirigentes, nem de políticos oportunistas e muito menos da já tão deturpada social democracia, chegou a ser engraçado! Enquanto o prefeito deita e rola com nosso futuro terreno, o “ilibado” Governador, aguarda pacientemente a sua vez.
Thiago meu caro,
Alguns estudiosos do projeto classificam que o Landin esta sendo pouco transparente em relação ao vários pontos desse projeto.
Landin declara que o clube tem o numerário em caixa da a aquisição do terreno, entretanto sabemos que será necessário muito mais.
Estima-se que o projeto do estádio custe em torno e 1.5bi a 2bi em quatro anos, o que nos levaria a idade das pedras em matéria de gerenciamento financeiro, liquidez e capacidade de investimento no futebol.
Frio mas sem previsão de chuva na hora do jogo.
Menos mal, não enfrentaremos o charco absurdo que enfrentamos da última vez lá.
E desta vez sem Mateuzinho, amigo Fernando. Esperemos que seu substituto tenha uma boa atuação
Fernando meu caro,
O problema é o Tite chegar lá fazendo proselitismo social pelo que ocorreu na tragédia no RS, chorando e etc….
O Tite é uma figura pública Flamengo, deveria se ater a assuntos profissionais e não ficar misturando as coisas.
E qual é o ânimo que ele vai passar para o time numa situação dessas? com ou sem tragédia o campeonato andamento e temos que ganhar esse jogo.
Balela Anderson,
O juiz vai se ater aos fatos.
Esse projeto de ocupação da Caixa com Prédios Comerciais é um exemplo de como o Fundo esta tentando aplicar para cima do Flamengo pedindo atualmente 600mi. Totalmente inconsistente..
Prédios comerciais com o o coeficiente pífio atual de ocupação do Centro do Rio e Porto Maravilha? E ainda para 10a?
Shopping no local?
Nem moradias tem potencial aquela região.
Então os fatos são os fatos.
Mais uma vez, o Fundo perdeu o poder de negociação quando a Prefeitura decretou desapropriação com fins de interesse público. E ainda pior, com o terreno sendo designado para uma atividade específica.
A prefeitura ainda entra com um terreno anexo ao Gasômetro (do outro lado da rua) para a construção de um Centro de Convenções, que entre outros será destinado para ser a Cidade do Flamengo.
Mas os nossos problemas só começam ai, na compra do terreno.
O Landin quer trocar passar a SAF em troca do numerário para construir o estádio, é ignóbil.
Nosso presidente esta sendo pouco transparente propositalmente.
O Flamengo passou uns três anos tentando contratar o volante Walace e nada, de repente o Cruzeiro vai lá e fecha o negócio rápido…
Independente do jogador ser o ideal ou não, há uma dificuldade nas negociações de qualquer peça, jogadores comuns até, tudo é demorado, jajá vão aparecer por aqui Wendel, Claudinho, Oscar, os mesmos nomes que tentam em todas as janelas e nada…
Falta agilidade na turma…
EM LETRAS MAIÚSCULAS PARA OS AMIGOS DO BLOG PRINCIPALMENTE AQUELES QUE ODEIAM O GABIGOL …..
VICTOR HUGO É JOGADOR QUE O GABRIEL….?????
Não venha coma desculpa que é posição
..etc…e tal
ISSO É SIMPLESMENTE COISA DO TREINADAOR
GABRIEL VIROU BANCO DO BANCO
PARABENS AQUELES AQUI DO BLOG DEVEM ESTAR PULANDO DE ALEGRIA
Os adversários já perceberam que esta dupla, A. Lucas – Leo Peneira é o mapa da mina.
Voltem logo Davi Luiz e Mina, pelo amor de Deus!
Davi Luiz e Vina, digo
Amigo Longadata,
D.Luiz e Vinã são titulares absolutos desse time…
Avenida A.Lucas é insuportável, e só vive rindo em campo…
V.Hugo é jogador fantasma, ninguém vê em campo…
Jogo no Sul contra o Juventude é sempre certeza de derrota. Já são 30 anos assim…
Ainda mais com o time esfolado pela Copa America.
Ao que tudo indica o Palmeiras deve entrar em campo já com a faca e o queijo na mão para tomar a liderança.
Parabéns para CBF e quem organiza um campeonato desses, nos obrigando a jogar mutilados por quase 10 rodadas!
Quanto ao nosso time, dada as circunstancias, nao tem nem o que exigir…
Minhas preces para chegar o dia de Abel Ferreira ir embora do Brasil continuam…
Flamengo terá de fazer alguma coisa para a CBF paralisar o campeonato…. Não tem como…..
A diretoria terá de ir ao mercado contratar, pois nao adianta jogarmos mutilados e tendo Carlinhos como alternativa no banco…..
Ou muda tudo isso ou o Palmeiras vai continuar se engordando de uma sacola de Campeonatos Brasileiros. Os caras já vão fazer uma janela de contratações pesada para segundo semestre, nao podemos ficar para trás! Temos que dar o chapeu neles nessas contratações.