Aizar Raldes/AFP

Rescaldo da aventura em cima do morro

Não bastasse o sofrimento durante o jogo, Tite chegou ao Rio de Janeiro, sendo internado, ainda vítima dos efeitos da altitude.
Tentei falar com Dr. Tanuri. Aguardo ligação dele, na esperança de que nosso treinador tenha pronta recuperação.
Cada vez fica mais claro que o mundo do futebol só entrará nos eixos se houver uma revolução dos clubes.
Nada caminha, nada muda, pois sempre haverá dirigentes reféns.
Exemplo: o calendário para os clubes brasileiros é desgastante, desumano, pelo fato de os campeonatos estaduais ocuparem trinta porcento das datas disponíveis. Por que isto não muda? Pelo fato de todos os presidentes da CBF serem reféns dos presidentes de federações, pois a eleição para presidente da CBF é decidida por elas.
Acredito que o atual presidente da CBF, como todos que o antecederam, saiba que o mundo mudou e que os campeonatos estaduais precisam encurtar. Pensar, ter certeza, é uma coisa. A outra é agir, mudando. Para todos eles, tiro no pé…

Pior do que isso é o que ocorre com a entidade máxima do futebol mundial – como dizia Fernando Calazans – “dona Fifa”, covarde no passado ao sucumbir, sabe-se lá de que forma, aos ditadores da América do Sul, com o auxílio luxuoso de Maradona.
Refrescando a memória: após os resultados de um congresso médico, por iniciativa do Flamengo, alertando para a desigualdade e perigo de se jogar em altitude como a de La Paz para atletas que vivem ao nível do mar, a FIFA bateu o martelo, estabelecendo o limite de 2.500 metros, para qualquer jogo de futebol. O seguimento da história todos sabem. No passado recente a FIFA foi covarde. Hoje, omissa, fingindo que não vê, que não é com ela…
Queria muito ver, se os grandes clubes do continente comunicassem que não mais irão expor seus atletas a esta covardia, o que iria ocorrer…

Para encerrar. Gostei das convocações de Pedro e Gerson, para os dois jogos pelas eliminatórias. Muito bom ver jogadores que atuam no Brasil serem convocados. Esta é a fórmula mágica para reaproximar o torcedor da famosa Amarelinha.
E, bom lembrar que durante este período o Flamengo não terá nenhum jogo programado nas três competições que disputa.

Hora para tudo. Esclarecer, criticar e, também, elogiar.

Em tempo, Dr. Tanuri acaba de me informar que Tite continua em observação, internado no Hospital Copa Star. Que ele se recupere rapidamente.