VALEU, ROMÁRIO!!!

Parece que foi ontem. Eleito presidente, com a autoestima do torcedor rubro-negro bastante maltratada, tinha a certeza absoluta de que só uma sacudidela gigante recolocaria o Flamengo no seu caminho natural. Costumo enfatizar para os amigos que o segredo básico para ser dirigente do clube mais popular do nosso continente é ter a noção exata do seu tamanho. Esta premissa básica foi responsável pela maior contratação da história do futebol brasileiro. Romário foi o veículo para uma verdadeira cambalhota na vida do Flamengo. Toda a transformação que perdura até hoje teve, em Romário, a sua fonte de inspiração.

Durante quatro anos, de forma ininterrupta, todas as obrigações do clube foram honradas. Os 600 funcionários e todos os profissionais do futebol passaram a conviver com uma nova realidade: a de receber, religiosamente em dia, o mês trabalhado. Em síntese, a dignidade foi retomada.
O quadro social saiu de seis mil para quarenta mil sócios. Ali nasceu o “sócio-torcedor”, através da campanha “Seja Sócio”. Ali nasceu o “sócio off-Rio”. Ali nasceu a Fla TV, cujo nome de batismo foi TV Interativa. Ali nasceu uma estrutura de marketing que possibilitou receitas inimagináveis à época.

Como exemplos:

1 – Romário custou quatro milhões e meio de dólares, em que o Flamengo não colocou um único centavo. Um pool de empresas garantiu o projeto. O retorno de cada uma delas, através da garantia de mídia na programação esportiva de rede de televisão, além de usufruir da imagem do maior jogador do planeta;
2 – O jogo de estreia de Romário rendeu aos cofres rubro-negros, de forma líquida, um milhão e meio de dólares, não incluído o direito de transmissão;
3 – Os novos contratos propiciaram novas contratações, pagas pelos parceiros, como o caso da Umbro, que possibilitou a vinda de Lúcio, revelação do Campeonato Brasileiro, além de garantir o retorno de Bebeto.

Há muito mais em questão, fruto da chegada deste furacão chamado Romário. Como as imagens valem mais do que um milhão de palavras, me despeço, agradecendo a Papai do Céu e a São Judas Tadeu por momento de divina inspiração, e saudando meu eterno “Baixinho” pela honra de ter participado de sua extraordinária história de vida, anunciando para quem não viu, a linda matéria do Globo Esporte, em homenagem ao aniversário de 30 anos da maior contratação do futebol brasileiro.


OBRIGADO, ROMÁRIO!!!