Para começar, uma sugestão e uma opinião.
A sugestão para o Flamengo x Vasco de domingo, tendo como “gancho” a paz nos estádios, é do amigo Pedro César de Oliveira Filho. Diga aí Pedro…
“(…) Quanto à política de convívio no Maracanã por que não se explorar inserir do estádio, tipo leste inferior q cada sócio torcedor q levar um sócio do outro time tem a bonificação de um mês do plano, ou após levar um sócio torcedor rival junto ao clássico sobe de hierarquia no plano ou ganha um brinde bacana!! Imagina uma política de interação entre os sócios torcedores tendo como pano de fundo a instituição da harmonia e do fortalecimento do futebol carioca!! Pode dar algum resultado!!!”
A opinião, é do nosso amigo e parceiro de sempre, Carlos Egon Prates:
“Meus 3 clássicos marcantes, pela ordem de emoção.
1 – Flamengo 3×1 Vasco – 2001 – Gol de Pet (Carioca)
2 – Flamengo 1×0 Vasco – 1978 – Gol de Rondinelli (Carioca)
3 – Flamengo 1×0 Vasco – 2006 – Gol de Juan (Copa do Brasil)
Ainda sobram 14 decisões pra escolher. Em TODAS… pemba no Bacalhau…
Meu juiz pra esse jogo, seria o paulista Luiz Flávio de Oliveira.
Disparado, o melhor árbitro da atualidade.”
De minha parte, algumas dúvidas e, confesso, dividido pelos meus distintos momentos como rubro-negro (torcedor e dirigente).
O GOL MAIS EMOCIONANTE – Em 1978, o de Rondinelli, de cabeça, em córner cobrado por Zico, no finalzinho do jogo. Estava atrás daquele gol, coladinho à rede. Quase enfartei… O coração parecia que ia sair pela boca… (ver aqui)
O JOGO MAIS IMPORTANTE – O último jogo, o terceiro da final do Carioca de 1981. Bom lembrar que o Vasco venceu os dois primeiros jogos decisivos. O Flamengo saiu daquela vitória histórica num Maracanã mágico, direto para o aeroporto do Galeão. Ali, começava a jornada que levou o Flamengo ao Título Mundial em Tóquio. Esta vitória, que redundou na conquista do Campeonato Carioca, foi o gás para a conquista do Mundial. Se o resultado tivesse sido adverso, a história poderia ter sido outra. Aprendi que, no futebol, confiança é quase tudo… (vídeo com o jogo na íntegra aqui)
Como dirigente, muita emoção nos gols de Luisão, Obina e Juan, nos dois jogos finais da Copa do Brasil de 2006. E como detalhe curioso, o gol mais bonito não valeu: o gol foi de Doval, que driblou desde o meio de campo todo o time do Vasco. Em decisão absurda, o juiz José Marçal Filho anulou o golaço, alegando que um jogador do Flamengo estava impedido. Este foi o maior absurdo que já vi no futebol (reportagem abaixo).
E o seu jogo mais importante? E o mais emocionante? E o gol mais bonito? E maior decepção?
Estamos esperando para ler e, curtir e aprender.
Me lembro deste gol anulado pelo José Marçal, estava no maraca….um absurdo total e absoluto….
BEM!!!!
* O gol mais emocionante, foi sem dúvida alguma o de Pet na final de 2001. Aos 43, e onde entrou, só mesmo com assopro de São Judas. (Ver vídeo abaixo)
* O jogo mais importante, foi a final da Libertadores (1981) contra o Cobreloa no Uruguai, quando vencemos por 2×0.
No gol de falta do Zico, sai de casa e só voltei 3 dias depois…
* O gol mais bonito que já vi, infelizmente, não temos nada com isso.
Roberto Dinamite de voleio contra o Botafogo (1976), após dar um balão no zagueiro Osmar, dentro da pequena área. Uma pintura!!!
* A maior decepção! Essa foi de lascar…
Flamengo 0x3 América do México em 2008 pela Libertadores.
Até hoje detesto amarelo….
* Não poderia deixar de mencionar, o Fla x Flu de 1983.
Encontro sempre com o Deley no Clube Aquidabã em Angra. Nem cumprimento…
Aos 45, foi com requinte de crueldade.
QUANTO AOS “ASSALTOS”…
* Fluminense 2×1 Bangu em 1985. Faltando 3 minutos pra encerrar a partida, Vica não só deu uma gravata no Claudio Adão, como também uma rasteira.
Apenas os dois dentro da grande área. O empate daria o campeonato ao Bangu.
O ex sócio-atleta do Fluminense, José Roberto Wright passou lotado…
* Flamengo 0x1 Botafogo na decisão de 1989. Maurício empurrou Leonardo na cara de todo mundo, só o juiz não viu.
“Casualmente” o presidente do Botafogo, era o doce Emil Pinheiro…
* José Marçal validou um gol do Fluminense contra o Botafogo (Lula) numa final, que foi um verdadeiro espanto escândalo.
Marco Antônio empurrou Ubirajara pra dentro do gol e Lula fez.
NÃO DEIXEM DE ASSISTIR ESTE VÍDEO. É DE ROLAR DE RIR…
SE CONTAR, NINGUÉM ACREDITA. É O VÍDEO DO SÉCULO…
https://www.youtube.com/watch?v=ujBEik01YrA
HERNANE
“O Flamengo é um clube que tenho carinho enorme, que me recebeu de braços abertos. Felizmente, consegui retribuir, em campo. Se eu tivesse a possibilidade de escolher, voltaria para o Flamengo sim”.
Como não recebemos um centavo do Al Nasr, o que estão esperando????????
Bom, para falar a verdade na minha infância e juventude os clássicos com o Botafogo e o Fluminense tinham um sabor especial, maior do que os jogos com o Vasco.
O Botafogo porque até surgir a geração do Zico e Junior o Flamengo era freguês e o Fluminense em virtude de sua força no tapetão. Com o Vasco era tudo normal, fora o fato de ser o Clássico dos Milhões.
O Eurico Miranda inteligentemente foi quem tentou elevar o status do seu clube, o colocando num patamar igual ao Flamengo, tentativa inútil obviamente, mas serviu para distanciar o Vasco do Fluminense e Botafogo.
Bem, os meus 3 jogos:
1 – o do Gol do Pet, Mengo 3 x 1
2 – em homenagem ao Michel Asseff o do Ladrilheiro, Mengo 2 x 1
3 – o gol do Rondineli, Mengo 1 x 0
E o gol mais bonito na minha opinião, foi um em que o Tita fez de cabeça encobrindo o goleiro Leão, acho que foi em 79, Fla 3 x 2 no Vasco
Abraço a todos!!
Meu jogo inesquecível: Fla x Flu do gol de barriga! Simplesmente sensacional! Eu estava lá e posso afirmar que nada tiraria aquele título do Fluminense!
Gol mais bonito: O do saudoso Washington (driblou meio time), em cima do Vasco da Gama.
Jogo mais emocionante: Flu x São Paulo, pela Libertadores 2008! Aquele jogo ficará para sempre na memória dos que estavam presente. Jogo épico!!