Curtinhas de segunda… feira!

Messi em mais uma de suas cavadinhas (Foto: Getty Images)

Messi em mais uma de suas cavadinhas (Foto: Getty Images)

. Este blog tem sido para mim um aprendizado. Com toda sinceridade, é tão bom escrever e colocar para fora o que está na cabeça e no coração, quanto ler os comentários. E, como se aprende lendo os comentários… Alguns são tão bons e objetivos que não resisto e acabo aqui reproduzindo. Ontem, o companheiro Daniel foi na mosca, de forma inteligente, sutil e bem-humorada, ao afirmar que alguém deveria mostrar um DVD do Messi ao Éverton. E, conclui o Daniel: “Canso de ver ele chutando em cima do goleiro, como no lance de hoje no fim do jogo, e canso de ver o Messi, nas mesmas situações, dando uma cavadinha no goleiro e correndo pro abraço”. Simples, muitíssimo bem observado. Diria mesmo, genial!

Tomara que alguém do futebol leia o blog de hoje. Dica para ser colocada em prática o mais rápido possível.


. Ontem, antes do jogo, fui visitar o meu querido amigo Radamés Lattari no Hospital São Lucas, em Copacabana. Radamés cismou que tem tudo para ser protagonista e galã em alguma novela na Globo e, pra começar, fez uma operaçãozinha que durou quatro horas e meia, para perder alguns quilinhos. Com o nosso Rada, tudo bem, tanto é que depois de amanhã já estará em casa. O curioso neste episódio é que, quase levei o mesmo tempo da operação, na visita ao Rada, para ir da Lagoa até a segunda rua após o túnel da Tonelero, em Copacabana. Para quem não é do Rio, a distância era curtíssima, em que estávamos separados por um morro. Era contorná-lo, via Gastão Baiana e, pimba!!! O problema é que, em função dos preparativos da cidade visando as Olimpíadas, a zona sul foi literalmente fechada, inclusive aos seus moradores. Em síntese, tive que dar uma verdadeira volta ao mundo para visitar o meu amigo, num trajeto que levaria pouco mais de cinco minutos. Engraçado é que hoje lendo os jornais encontrei elogios no noticiário, que dava conta que o domingo na cidade que se prepara para as olimpíadas, havia sido aprovado. Como indagaria meu mestre e ídolo João Saldanha, “aprovado por quem, cara-pálida?”


. Houve quem achasse que terminei o blog de ontem de forma muito otimista, prevendo dias que estão por vir felizes para a torcida do Flamengo. Refleti, após ouvir opiniões em sentido contrário, mas continuo com o mesmo pensamento. Claro que há alguns itens importantes que precisam de confirmação, como por exemplo, o nosso camisa 10 que vai estrear, como disse ontem, ser pelo menos nota 8. Isto ocorrendo, Cirino voltando, e Cristóvão escalando corretamente, dá para ser otimista. Bom lembrar que o quarto colocado na tabela é o Sport, que soma 29 pontos, enquanto que o Flamengo tem 20. Nove pontos, ou três vitórias, a distância que nos separa de imaginar o Flamengo disputando a Libertadores. Uma bela embalada e, já vi e participei deste filme, pode tornar otimismo em objetivo alcançado. Em se tratando de Flamengo, tudo é possível…


. Cristóvão Borges, bastante criticado pelos nossos torcedores, optou pelo retorno de Paulo Victor. Aqui mesmo participamos democraticamente de pesquisa sobre este tema. Eu mesmo afirmei que manteria Cesar, mas é bom não esquecer que, se a maioria pensou como eu, não foi uma maioria esmagadora, muito pelo contrário. A manutenção de Cesar obteve pequena margem de vantagem sobre o retorno de Paulo Victor, o que quer dizer que a decisão era realmente difícil e, como tal, perfeitamente perdoável.


. O que o nosso treinador precisa definir de uma vez por todas, é qual seja a zaga de área titular. Por mim, Samir e mais um, seja lá quem for, até porque, todos os outros são muito parecidos, isto é, medianos. Para não ficar em cima do muro, pelos últimos jogos, e pelo talento de Samir, escalaria Marcelo e Samir.  E a sua zaga, companheiro do blog, qual seria?


. Com o nosso camisa 10 entrando no time, acho que sobra, por uma questão tática, para o Alan Patrick. Canteros e Marcio Araújo, como volantes, o nosso 10, Ederson, fazendo o enganche, Cirino, Guerrero e Emerson Sheik. Tenho minhas dúvidas se Cristóvão vai optar por Cirino ou por Éverton. Qualquer das opções será válida, dependendo do jogo. E que ninguém esqueça que o banco de reservas vai ficar mais “robusto“ e, que neste campeonato, chega quem tem elenco. Você já tem o seu time ideal na cabeça?


. Resumo da ópera: Dependemos do EDERSON. Se o nosso camisa dez, for nota 8, o nosso “Papai Noel” será generoso…