O grande rubro-negro Alexandre Póvoa fez um longo depoimento, em que o objetivo era defender o “COMITÊ DE FUTEBOL”, segundo ele, erroneamente chamado de “CONSELHO GESTOR DO FUTEBOL”.
Entre as virtudes apontadas, faz ele duas indagações. A primeira, deixa no ar a pergunta: “Quando, em épocas passadas, um jogador da importância de Guerrero seria contratado sem que a notícia tivesse vazado?”
Resposta: Amigo Póvoa, vou citar dois, entre inúmeros, e dois jogadores em épocas distintas, que em termos de importância, deixam Guerrero no chinelo.
Paulo César Carpegiani desembarcou num jatinho, num domingo pela manhã, no aeroporto Santos Dumont. Ninguém sabia. Este foi o primeiro gol da FAF.
Romário teve sua contratação “costurada” durante um mês, sem que ninguém tivesse conhecimento. Neste caso, estamos falando, à época, do melhor jogador do mundo.
A segunda pergunta que Alexandre Póvoa deixa no ar: “Quando, em épocas passadas, ante o perigo do rebaixamento, não teria se cometido loucuras, com contratações que comprometeriam a saúde financeira do clube?”
Resposta: Em 2005!!! Neste ano, faltando nove jogos, os matemáticos de plantão afirmavam que o Flamengo tinha 93% de possibilidades de cair. Nenhum, eu disse, NENHUM jogador foi contratado, até porque, as inscrições já estavam encerradas. Muitas “providências” foram tomadas num curto espaço de tempo, e o milagre aconteceu. Seis vitórias e três empates.
O nome pouco importa. Pode ser conselho gestor, ou comitê de futebol. Tenha lá o nome que tiver, atrapalha, sim! Futebol, meu amigo, é para ser desenvolvido por pouca gente e, gente do ramo…
Você, que é uma das mais encantadoras e competentes figuras deste novo Flamengo, por favor, pare de achar que a nossa paixão de 120 anos foi descoberta pela chapa azul.
Aonde acho este depoimento dele?
Sobre as 2 perguntas que ele deixa no ar, vários sites davam a informação da negociação entre Guerrero e Flamengo 1 mês antes. Aliás, dele, do Elias, Renato Augusto, Robinho… a diferença é que o Guerrero veio e outros jogadores não vieram. E é sério mesmo que a lógica é que ter várias pessoas com essa informação ajuda a manter o segredo?
Sobre contratar sobre pressão por causa de rebaixamento, o Eduardo da Silva, 31 anos, reserva na Croácia e no Shaktar, com perspectiva de 2 meses para estar 100% fisicamente, ser contratado às pressas por 400 mil mensais durante a pausa da Copa do Mundo após o Fla ser goleado por 3 a 0 pro Cruzeiro e na zona de rebaixamento foi algo planejado desde o início do ano? Então tá…
E só pra deixar claro, não vejo nada demais em informações de contratações vazarem. Pela grandeza do Flamengo, é meio utópico imaginar segredo absoluto.
Também não vejo mal em se reforçar um time que está mal das pernas, basta ter criatividade e sensibilidade. Ibson e Fábio Luciano em 2007 e Álvaro e Maldonado em 2009 são bons exemplos. Vejo esses exemplos como o menor dos nossos problemas no futebol.
Caro Kléber! Coloquemos na sua conta o extraordinário Sheik, esse sim, o pouco provável que virou idolo e ganhou tres campeonatos brasileiros! Entendo que nao seja algo notavel o silencio das contrataçoes e sim, seus efeitos colaterais! Neste caso, temos um soma de receitas que não servem de cura nem com muito treinamento! SRN
A vaidade é um grande defeito e essa boa gente que dirige o Flamengo, tem aí o seu calcanhar de Aquiles.
Nosso competente responsável pelo enorme sucesso do basquete, poderia ter ficado calado…
No momento que Roberto de Andrade AFIRMOU que Guerrero não interessava mais ao Corinthians, TODO mundo sabia que ele iria para o Flamengo.
Inclusive, até concentrado com a seleção do Peru, vários torcedores tiraram fotos com ele, vestidos com o Manto.
O silêncio do nosso Executivo e do nosso Samaritano, não convencia ninguém na época. A mídia inteira não só cravava a contratação, como até mesmo os empresário do atacante.
Portanto, o único não sabia era ele. Quê, com certeza, estava cuidando muito bem do nosso BASQUETE…
Em Abril, os empresários do jogador, desistiram de negociar com o Corinthians.
Quanto a 2005, eu tinha dúvidas apenas sobre Diego Souza.
Se não me engano, estava no futebol português (não lembro o clube) e nosso Kleber contratou.
Mas meu xodó nesta campanha, foi sem dúvida alguma nosso Renato Abreu.
Esse, na minha opinião, foi o jogador fundamental para não jogarmos a segundona…
OUTRA grande contratação do nosso presidente. Chegou como lateral, onde treinava em separado no Corinthians, e matou a pau no meio…
SE Póvoa defende o tal Conselho Gestor, a seta indica que está com Wallim. Só falta declarar!!!
Uma tremenda BOLA FORA deste gênio dos Esportes Olímpicos.
O Conselho foi criado, principalmente por não existir um único homem DE futebol na Chapa. Como DETESTAM delegar, descobriram que 10 cabeças daria um Kleber Leite.
Um grande erro que nos custou o abandono total do nosso futebol…
Nessa questão percebo que o discurso de Wallim e da chapa verde está sendo mais coerente. Wallim já admitiu em diversos veículos de comunicação que o conselho gestor de futebol foi um erro e que se eleito este será modificado para um VP de futebol trabalhando no máximo em parceria com o VP financeiro para viabilizar as contratações. A chapa azul do Bandeira insiste nesse erro.
Amigo Bernard.
Por que ale manteve este Conselho, tanto como Vice de Futebol, como Vice de Patrimônio, ATÉ ser exonerado pelo Bandeira?
Teve todo o tempo do mundo, dentro da gestão Bandeira, para detonar este Conselho.
Bandeira é outro!
Apenas de empossar 2 nomes de futebol, Plinio e Godinho, arrumou um Vice de Futebol do REMO…. pra piorar, acumulando…
…APESAR… DE EMPOSSAR
Concordo com você amigo, mas como diz o ditado antes tarde do que nunca para reconhecer o erro. Acho que naquele momento a percepção era outra dentro do grupo fechado, com as críticas evidentes e contundentes por parte de todos, não teria mais como não reconhecer e se propor a mudar.
Caro Kleber, hoje tem uma entrevista muito legal do Godinho no Globo.com e parece que o conselho gestor é e será uma “bandeira” do Bandeira.Inclusive senti firmeza nele , estamos no caminho certo, óbvio que não em relação ao conselho .Quanto as declarações do Póvoa só aumentam a impressão da frieza dos blues ,muita razão e pouca emoção , tem hora que isso é fundamental mas no caso deles passa da medida.
O FLAMENGO TEM O ALAN PATRICK
O SÃO PAULO O ALAN KARDEC
E O VASCO… O ALANTERNA…
BANDEIRA COMPROU PILHAS NOVAS, E O NEGÓCIO JÁ DÁ SINAIS DE EVOLUÇÃO.
HOMEM DE FUTEBOL!
MATÉRIA IMPERDÍVEL PARA TODOS…
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2015/09/godinho-ve-contratacoes-amadoras-no-inicio-da-gestao-no-fla-evoluiu.html
Engraçado, a meu ver, um dos maiores erros de nossa atual gestão, foi a de achar que o elenco que iniciou o ano, recheado de Wallaces( leia-se cabeças de bagre ), alguns indicados pelo “Profexô”, daria conta do recado! Com o tempo passando, e a “vaca indo para o brejo”, começou-se a contratar, e ai, com as competições em curso, fica mesmo difícil montar uma equipe competitiva.
Nossa gestão, tão admirada, por ter de fato “trazido o respeito” de volta, poderia fazer uma mea culpa, acabar com essa porcaria de conselho gestor, trazer um Kleber Leite para cuidar do que realmente nos interessa, que, com eles, cuidando tão bem da grana, e um grande nome, cuidando do futebol, formaríamos um time IMBATÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Kleber Leite, me permita discordar de você. A contratação do Romário vazou bem antes de ser concretizada… Em 2005, como vc mesmo disse, não foi contratado ninguém pq as inscrições estavam encerradas. Senão, certamente teriam sido feitas tais contratações!! Por fim Kleber, outro ponto que discordo… Póvoa não contesta a paixão de 120 anos, sim a razão! Para gerir o Flamengo, a pessoa deve ser mais racional do que passional… Este é o ponto defendido por ele
É muito difícil tirar uma conclusão correta. Como o companheiro Carlos Egon Prates sempre frisa, o Wallim ficou 2 anos e meio no conselho gestor do futebol. Criticar o Bandeira agora é hipocrisia. Acho os 2 discursos, da chapa azul e verde válidos. A entrevista do Godinho hoje achei sensacional. Se fosse mesmo pra haver uma união de forças, eu manteria o Godinho (planejamento), Plínio Serpa Pinto (futebol), Antonio Tabet (comunicação), Bandeira de Mello (presidente), Rodolfo Lamdim (Vice-presidente), Alexandre Póvoa (esportes olímpicos), Rodrigo Tostes (finanças), BAP (Marketing) e Alexandre Wrobel (Patrimônio). Espero que uma composição com os melhores nomes pras melhores áreas aconteça mesmo depois da eleição. O que me irrita é que eu sei que o BAP por exemplo, mesmo sendo o mais capacitado pra ser vice de Marketing numa futura gestão Bandeira, jamais aceitaria.
To com a tua chapa, Grande Daniel.
Apenas alguns ajustes e fica ótimo.
É uma seleção nível 10.
Ah! Wallim… Vice do Estacionamento…
Essa seria a chapa dos sonhos amigo, vamos sonhar e torcer, quem sabe um dia não teremos essa vitória?
Caro Kleber,
Sou seu fã, mas acho que você se prendeu a dois pontos do excelente texto do Póvoa para criticá-lo. Gostaria de sinceramente conhecer sua análise sobre o denso conteúdo do texto. Sem preconceitos sobre o Conselho do Futebol.
Ele fez uma excepcional análise do estágio do futebol atual e mostrou ter grande conhecimento do assunto, com opiniões super-sensatas. Ele é do meio esportivo, campeão mundial de basquete, cabeça nova do esporte, grande rubro-negro e evidentemente que entende do funcionamento do meio esportivo.A parte que ele diz que o Vanderlei Luxenmburgo ignorou a existência do Jorge não deve ser comentada ? E sobre as divisões de base e o futsal ? Gostaria que vocês opinassem sobre o “grande” texto “enorme” dele e não ficassem fazendo comentários sem ler, como fez o Sr. Egon. Envio abaixo o link enviado pelo Mário Cruz. Para mim, ótimo texto que deveria ser avaliado por qualquer candidato a presidente do Flamengo (infelizmente, o Póvoa e o Tostes, a dupla perfeita, não podem se candidatar). Leiam e depois comentem. Abraços
http://www.eleicoesfla2015.com/2015/09/05/o-modelo-do-comite-de-futebol-eu-sou-a-favor/
Caro Teixeira.
Comentei sobre o texto do Kleber. E NÃO, sobre o do Póvoa.
Meu comentário foi às 9:40 AM, e seu link apareceu às 6:29 PM.
Nosso amigo Daniel, interessado no texto, fez a seguinte pergunta ontem às 10:12 PM.
“Aonde acho este depoimento dele?”
Portanto, apenas Kleber teve acesso ao comentário do Alexandre Póvoa.
Nossos comentários fora pautados nisso…
Não existe nenhuma dificuldade em entender este samba do crioulo doido que é esta gestão.
O histórico do nosso FUTEBOL durante este triênio, é uma prova inconteste, que essa reunião de “caciques” é reprovável. Ou, talvez eles não se interessem em saber um dado importantíssimo. Estamos quase a 100 rodadas sem colocar nossos pezinhos no G4…
Comitê ou Conselho, não altera absolutamente nada.
O que não entendo é, por que só agora Póvoa deixou o Comitê de Futebol?
Como tem raízes na Chapa Original, vai dar uma de Tostes, e voltar ao cargo caso Wallim vença as eleições…
Com tantos Comitês, fica mais complicado entender, porque Bandeira acumulou a pasta de Vice de Futebol por 9 meses e, agora deu lugar ao Biscotto, que no momento acumula a pasta de Vice de Remo…
Enfim, Póvoa nos esclareceu algumas coisas!
As 35 apostas e 8 técnicos, fora rescisões e contratações, foram responsabilidade dos muitos Comitês que rondam a Gávea, mas, que juntando todos os componentes, NENHUM deles entende absolutamente nada de futebol…
Exemplo disso, foi a “escolha” dos Comitês em “nomear” Wallim para a pasta de Vice de Futebol”, por quase 2 anos. Deu no que deu! Fiasco TOTAL…
Godinho e Plínio voltaram pelas mãos do Bandeira, já que racharam com a Chapa Original.
Atribuir ao Luxemburgo tal pecha “Comitê do Futebol não sabe nada”, é no mínimo desconhecer a opinião dos sites esportivos e sites sociais.
Está provado e comprovado, que são pessoas muito bem sucedidas no que fazem, estão saneando as finanças do clube… mas são ABSOLUTAMENTE leigos em relação ao carro-chefe do clube.
Lamento te decepcionar, mas fico com os comentários brilhantes do Godinho. Este sim! Um personagem que se identifica com o futebol.
Talvez por isso, tenha pulado fora desses Comitês furados…
Quem contratou Guerrero, foram os Sócios-Torcedores.
Os Comitês… contrataram Carlos Eduardo, Mano, Pelaipe, Diego Silva, Bruninho, Wallace, Chicão, André Santos, Elano, Mugni, Marcelo Moreno, Feijão, Val, Léo, Marcio Araújo, Paulinho, João Paulo… e outras dragas mais…
Até o inicio de 2013, a nova gestão já tinha contratado 26 jogadores.
Póvoa já escolheu sua noiva!
Ainda mais, com um patrocinador tão forte jogando ao seu lado…
O que é ótimo para o nosso vitorioso basquete.
Saudações.
Caros Colegas,
Partindo da premissa que estamos no campo das sugestões para melhoria do Flamengo, em um debate de alto nível, e que devemos ter sempre um plano B, no caso do plano A não dar certo. Gostaria de contribuir com 1 sugestão alternativa. Elaborar 2 abaixos-assinados para promover a aproximação entre ao atual mandatário, Sr. EBM e o ex-presidente Kleber Leite. Deduzo por meio de declaração anteriores, que o ex-presidente Kleber é um admirador do BAP, fato que lhe aproxima da chapa verde. Mas também sei, que enquanto Walin estiver na direção do Flamengo, o ex-presidente Kleber nunca terá espaço no futebol. Sabemos também que o atual mandatário não é do ramo, não tem um vice-presidente de futebol a altura do clube. Então, é aquela velha história: “João amava Teresa, que amava Raimundo, que amava Maria, que amava Joaquim, que amava Lili, que não amava ninguém”. Deste imbróglio todo, sugiro elaboramos 2 abaixos-assinados ou 1 só integrado, os qual serei o primeiro a subscrever:
1- Uma carta de sensibilização ao Presidente Eduardo Bandeira, de modo a promover a contratação de um vice de futebol de peso; neste caso, entendo que a melhor opção seria a contratação do ex-presidente Kleber Leite, é claro se não houverem impedimentos profissionais
2- Uma carta ao Ex-presidente Kleber sensibilizando-o da necessidade do Flamengo em ter um vice de futebol com sua competência profissional e conhecimento do mundo do futebol.
Da primeira tarefa eu posso tentar me encarregar, da segunda não, pois aprendi que antiguidade é posto e que os blogueiros mais antigos, e pessoas mais chegadas devem dar carga neste tema.
Forte abraço a todos,
Alexandre Oliveira,
Caros amigos , li o relato do nosso Alexandre Póvoa e confesso que enxerguei a voz embargada de uma pessoa do bem. Quando se é bem intencionado realmente é mais duro escutar críticas ,ainda mais quando se quer revolucionar e astear uma nova bandeira .Pois bem ….vc mesmo deu a resposta” muito pouco foi feito pelo futebol” , poxa se em 3 anos dessa tal gestão que quer o Barcelona como rival vcs se desentenderam , racharam e mal conseguiram um protagonismo no futebol do Rio vc precisa entender sim nosso sentimento de urgência , já que 3 anos não sao 3 meses muito menos 3 dias .
Bela resposta Sr. Kleber ! Curta o domingo, tome um bom vinho ! Aproveite o feriado…
Gostei muito do seu blog, vou verificar sempre as atualizações. Obrigado e bora mengão!!!