O que vou aqui colocar, com absoluta certeza, vai desagradar à maioria esmagadora de quem acompanha este blog, mas por uma questão de justiça e, até mesmo de homenagem à competência, não posso deixar de dizer o que penso.
Nos comentários do último post, os companheiros e amigos, Helder, Nino e Daniel Made, repetiram o que vem sendo uma tônica, não só neste blog, como na visão de quase todos os rubro-negros.
No nosso mundo vermelho e preto há uma conclusão lógica com relação ao ódio pelo Flamengo, nutrido pelo presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda. Na verdade, e venho acompanhando isto não é de hoje, Eurico Miranda talvez tenha criado e desenvolvido a mais bem sucedida jogada de marketing na história do Clube da Colina.
Na época em que era vice-presidente de futebol, e nesta época era eu profissional de rádio, Eurico Miranda conseguiu começar a transformar o mapa da paixão envolvendo os clubes do Rio de Janeiro. Com sua postura agressiva de “ódio” pelo Flamengo, a torcida rubro-negra – que tinha diferenças divididas por Fluminense, Botafogo e Vasco – passou a canalizar todo o sentimento de rivalidade em cima do Vasco da Gama, quase que polarizando e, reduzindo a “guerra” para apenas dois clubes. Com isso, a importância do Vasco passou a ser infinitamente maior, crescimento este alimentado pela própria torcida do Flamengo.
Sempre é bom lembrar, e em várias palestras fiz esta colocação, que a força do Flamengo, a enorme popularidade do Flamengo, era construída por três clubes: Botafogo, Fluminense e Vasco, que tinham o Flamengo como o maior rival. Ao contrário, a torcida rubro-negra dividia a sua “bronca” entre três clubes. Isto, até o surgimento do fato novo, qual seja a ação do marqueteiro Miranda que, em última análise, fez com que o seu clube ocupasse o lugar anteriormente habitado por três.
Esta jogada de marketing, independentemente do que já foi aqui dito, fez com que o Vasco da Gama, desde o finado Clube dos Treze até os dias de hoje, tivesse comercialmente o mesmo, ou quase o mesmo, tratamento dado a Flamengo e Corinthians.
Enquanto dirigente fui, sabedor da estratégia marqueteira vascaína, sempre que me perguntavam qual era o grande rival do Flamengo, dizia que não havia um grande rival e que, o Flamengo sim, era o grande rival de todos.
Hoje, quando o torcedor do Flamengo deixa escapar sua ira contra o presidente do Vasco, até entendo. No fundo, não deixa de ser, de forma indireta, um reconhecimento a uma inteligente jogada de marketing. Só fico triste quando quem entra nessa é um dirigente do Flamengo, pois aí concluo que, por falta de sensibilidade e, de conhecimento de causa, este dirigente deveria estar era na arquibancada…
Resumo da ópera: que nenhum torcedor do Flamengo leve tão a sério o “ódio” do presidente do Vasco por tudo que seja vermelho e preto…
Discordo dessa aí, Klebão.
Discurso p promover um clássico e, até uma rivalidade, é uma coisa. Pode ser considerado mkt.
Tentar, de todas as formas, prejudicar o flamengo nos bastidores é outra. Vimos, há poucos dias, q ele tentou “roubar” nossa cota de TV, exigindo da Ferj que aplicasse uma multa ao Fla.
E esse é só um dos exemplos, poderia citar outros tantos (agora estão tentando colocar o fla p jogar no mesmo dia do jogo da 1a liga).
Na minha opinião, de mkt ele não tem nada, ou muito pouco. Considero um grande mal ao futebol.
SRN
Eduardo Costa
Caro Kleber, acho que no blog e no grupo sou o único que ainda defende uma conversa entre os ” poderes” e a nossa diretoria , enfim sou um voto pra lá de vencido em todas as esferas. Em hipótese alguma defendo as praticas do Eurico , pelo contrário acho que ele está com tanto espaço e ” cantando de galo” ,mais por despreparo nosso que por méritos dele . Será que em pleno ano de 2016 é tão difícil baixar o voo de um espertalhão como ele??? Enfim , hoje assistindo e lendo os últimos capítulos dessa queda de braço prometi que não comentarei mais sobre isso, só me resta torcer para que nosso presidente Bandeira de Mello esteja agindo com sabedoria com a visão lá no futuro e que nosso Flamengo saia fortalecido desse embate , muito chato por sinal , SRN
Grande amigo Pedro.
A mídia é muito responsável pelos arrotos do EU RICO!
Focas, setoristas etc… morrem de medo do cara. Principalmente, quando entrevistado nas dependências do Vasco.
Jornalistas cascudos, hoje são raros.
Se falasse 1/3 com os “antigos”, com certeza a entrevista sairia do ar.
Aquilo é uma figura repugnante…
Agora, sem a Caixa e a Viton 44… deve estampar como Patrocínio Master, charutos e suspensórios… a varejo…
Concordo com vc Caro Amigo Egon,
Essa criatura é repugnante que muitas vezes não atua nem em beneficio do Vasco mas sim em beneficio dele mesmo! Esse cara é um cancer para o futebol em especial o futebol carioca! Tenta descaradamente prejudicar o flamengo!
Um cara desse não merece credito!
Graaaaaaande Brunão!
1 – Nesta sexta-feira a diretoria vascaína publicou em seu site oficial a íntegra de uma carta enviada à Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) em que o presidente Eurico Miranda pede que Fla e Flu sejam punidos por disputar a Copa Sul-Minas-Rio.
2 – Ferj marca rodada do Carioca para dia de partida do Flamengo na Primeira Liga.
3 – Ferj proíbe jogo do Flamengo contra o Figueirense na Primeira Liga
4 – O presidente do Vasco, Eurico Miranda, confirmou ao deixar o arbitral de clubes realizado nesta quinta-feira, na sede da Federação de Futebol do Rio (Ferj), que haverá uma redução dos valores da cota de transmissão de jogos para os clubes que decidirem disputar a competição sem a equipe principal.
5 – Na reunião desta terça-feira, ficou decidido que os times que participarem de competições não oficiais em 2016 serão multados com o valor da cota integral de televisão e proibidos de disputar todas as competições de base.
ESSAS SÃO ALGUMAS PÉROLAS DAQUELES IMBECIS…
O PRESIDENTE DA FERJ, EURICO MIRANDA, E SEU BABA OVO, RUBINHO ENVELOPE…
Trite isso muito triste!!!
Grande Pedrão!
Pronunciamento simplesmente espetacular do GRANDE MÁRCIO BRAGA. Imperdível…
Show! Muito show…
http://colunadoflamengo.com/2016/03/marcio-braga-chega-de-roubinho/
Kleber, ainda estou digerindo as suas palavras. Mas como não tenho a estatura pessoal de um grande radialista, ex-presidente e benemérito do Flamengo, quero crer que eu é que esteja errado! Para entrar “minimamente” em concordância com seu ponto de vista, o recente histórico derrotas consecutivas do Flamengo para o Vasco em campo me chamou a atenção! Chamou a atenção pela mudança de comportamento de um time do Flamengo perante essa rivalidade. Os jogadores me parecem muito mais mobilizados com a rivalidade, entrando facilmente no jogo de rixa do adversário, coisa que francamente não me lembro de ter percebido nestes últimos anos (Se bem que Nunes, o eterno João Danado um dia disse sobre Flamengo e Vasco: “Guerra é Guerra”).
Eu faço um mea culpa agora sobre o “personagem” Eurico Miranda.
Ama-lo ou odiá-lo? Eis a questão!
Primeiramente odiá-lo é claro, por todas os factoides que ele tem feito contra o nosso clube.
Ama-lo, sim ama-lo, acreditem! Existem motivos:
1987, quartas e finais da Copa União (então módulo amarelo do Campeonato Brasileiro), jogando Vasco e São Paulo em São Januário, tendo Eurico como presidente. Naquele jogo, as chances do Vasco se classificar para as semis eram remotas, uma vitória ou empate do São Paulo classificaria o time paulista, eliminando o Flamengo. A Vitória do Vasco naquela oportunidade viabilizou e nos ajudou a conquista do título de 1987.
Naquele jogo, o Vasco teve uma estatura esportiva digna de ser registrada na história do futebol sul-americano! Algo, que hj, mesmo após quase 20 anos temos dificuldades de compreender.
As ações objetivas contra o Fla e não a falácia egocêntrica, desenham a minha preocupação com o senhor Eurico.
Se em 95 o senhor designou o querido Babão pra dialogar com Eurico, hoje devido a seu poder na FERJ não podemos ignora-lo.
Um grande abraço!
Caro amigo Leymir.
Este velho babão, é uma ferida exposta para o futebol brasileiro.
De marquwteiro não tem nada. Até porque, também é odiado por grande parte da torcida do Vasco.
Só estou comentando, porque é o Blog do Kleber. Caso contrário, passaria lotado.
Um m**** desses, deve ser ignorado eternamente.
Nem para o Vasco, serve…
O grande problema é que esse dirigente dos vascaidos há muito tempo usa o seu poder político junto ao governo Estadual e Municipal e hoje fomenta junto com a FERJ maneiras de prejudicar o Mais querido, como EBM não tem experiência política do futebol caiu na armadilha de ficar nesse embate e não tem noção do poder político que a nação tem.
Mil desculpas caro Kleber Leite, mas o Eurico é INDEFENSÁVEL….!!!!!
Vi este sujeito aos berros conclamando os torcedores de seu clube, que urravam de dor,a saírem do campo de jogo, por ocasião da queda do alambrado em São Janu no jogo contra o S.Caetano, será que era marketing ? o Eurico é mau…!!! Querer assessorar o pobre e decadente Botafogo no caso Willian Arão contra o Flamengo. Ser assaltado com o produto da renda de seu próprio clube. Querer expulsar o ex goleiro Barbosa de S.Janu na véspera de um jogo decisivo contra o Flamengo, pois o Barbosa lembrava a derrota de 50. São tantas emoções…!!!!
Caro Kleber, gostaria de saber mais sobre sua posição contra os atos da dupla sem-vergonha do futebol carioca Eurico Miranda/Rubens Lopes. Você como rubro-Negro deveria defender a Primeira liga e apoiá-la ( ao invés de criticá-la e defender sua extinção ) pois esses crápulas querem acabar com o futebol carioca e prejudicar o Flamengo de todas as maneiras…
Esperamos que seu apoio ao EBM seja mais atuante. Principalmente neste caso com a FERJ. Pois o EBM não tem firmeza para um embate com esses caras. Sendo assim, esperamos que o Senhor o auxilie e brigue por nós Rubro-negros. Creio que o homem ideal para estar a frente neste embate seria o BAP pois tem peito. Pena o mesmo não poder vir como presidente. Vemos o caso dos patrocínios que estão sumindo da nossa camisa.
Pois é apesar de achá-lo repugnante ele faz o papel dele. Já o nosso representante está de mal com a federação prejudicando o clube que dirige e indiretamente dando força para o repugnante Eurico.
Amigo Renato.
Discordo frontalmente da opinião do amigo!
Afinal, debate é pra isso.
“O papel dele” foi entregar ao Dinamite o Vasco na zona do rebaixamento e, mais uma vez cair ano passado…
Ou seja! No tri-rebaixamento dos vices, Eurico foi responsável direto por 2…
Quanto ao Bandeira, pela primeira vez, alguém levantou uma bandeira contra os mandos e desmandos dos Metralhas da Ferj.
Em que isso foi danoso ao Flamengo?
Estamos jogando a Liga, no peito e na raça, com aval da CBF e do Ministro dos Esportes e, muito bem classificado no Carioca e na Liga.
Na minha opinião, nesses dois meses de mandato, em carreira solo, Bandeira está cumprindo muito bem seu papel de gestor.
Inclusive, com contratações pontuais.
Lembro, que quando Wallim mandava e desmandava, como vice de futebol, contratou 43 jogadores, dos quais nem 10% permanecem na Gávea.
Dos 9 que Bandeira contratou, 5 são titulares absolutos e, todos jogando bem.
Além, é claro, da contratação do Muryci e dando cara nova ao nosso CT.
Portanto, apesar de pouco tempo para julgamentos, tudo que estou vendo, até o momento, me satisfaz perfeitamente.
A escolha do Botafogo deve-se ao fato de usar São Januário e, ter dívida monstruosa com a Ferj.
Quanto ao Fluminense, está na esteira do que Bandeira peitou.
No link abaixo, uma explanação do que significa Ferj…
SRNs, amigo.
http://esportefinal.lance.com.br/federacoes-estaduais-lucro/
Eu acho, caro KL, que no inicio até ele teve essa ideia com razoavel sucesso. Mas o sucesso, voce sabe, sobe a cabeça. Ter sido vice da gama por muitos anos deve tê-lo deixado muito irritado.
Tenho na milha família torcedores do Vasco. Zoamos e curtimos muito quando um ou outro vence, ninguém fica com raiva ou chateado com as brincadeiras. Mas esse senhor é impensável. Sua arrogância sobrepõe qualquer razoabilidade na sua pessoa.
Não desejo mal a ninguém, nem a ele nem ao clube ao qual ele representa. Desejaria muito que nosso futebol voltasse a ser disputado apenas dentro das quatro linhas. Era bonito ver o maracanã lotado para ver Fla x Vasco. Hoje é uma guerra. Quem a iniciou? EURICO MIRANDA. Isso não é marketing, caro presidente, isso se tornou caso de polícia.
Caro Kléber, suas sempre bem escritas palavras nos passam docemente um aspecto de convencimento, mas, vou seguir outro caminho! Acho que todo marketing de ódio ou de outro sentimento é para esconder o rebaixamento de 2015 para série B e tudo que não foi possível evoluir! Não adianta a promoção de todo essa estampada guerra, quando as balanças do futuro sempre tornam o Vasco cada vez menor e Flamengo maior. Que o Eurico lute para estar na serie A no próximo ano! Tenho dúvidas! A serie B será forte! SRN
Marketing?????
Caro Kleber….. Esse post serve muito bem para o exemplo que vou dar.
O amigo perguntou sobre maçã e quase todos responderam com banana.
A REPULSA À CANALHAS É MUITO MAIOR QUE QUALQUER LÓGICA.
Entende !?!?!?!?!?!?
É pelo mesmo motivo que o Flamengo não joga em São Januário, nao faz acordos com a FERJ e o Bandeira não faz política.
É nisso que acreditamos como “bandeira” da nossa Presidência.
Qto ao seu post eu concordo em gênero número e grau e acrescento que a mídia seja por medo ou por incompetência ajudou e muito para essa situação de Eurico.
Agora levanto a bola para o senhor.
Que marketing é esse que privilegia um único adversário ao nível extremo, mas que o leva a 3 rebaixamentos numa década?
Sim… porque no meio do caminho teve o Dinamite mas o destino fôra o mesmo.
E se tivermos que nos apegar a verdade do seu post, então veremos que o Vasco se apequenou a muiiiiito tempo.
ABÇ#SRN
(…) Precisamos de atitudes: Apoio à Primeira Liga, força política que o senhor possui como poucos e peito. Pois parece que muitos dirigentes tem medo do Eurico. isso é uma vergonha. Preferiram tirar o BAP e cadê os patrocínios??? parace que estão indo junto com ele… ou estou enganado??? O EBM pode ser um ótimo administrador na parte financeira mas não tem peito para enfrentar essa dupla. Precisamos da sua ajuda Kleber!
“A REPULSA À CANALHAS É MUITO MAIOR QUE QUALQUER LÓGICA.”
Canalha, com 2 rebaixamentos entre 3… ainda é pior…
A mídia PRECISA de polêmica, caro Anderson.
Mesmo que esta seja mais circense que interessante.
“Morreu na contramão atrapalhando o trânsito”…
Esse é o “carisma” do Senhor Babão…
Esse senhor é um mal pro futebol Brasileiro tanto que, metade da torcida do Vasco não o suportam, é um ser repugnante .
Euminto, hoje deita e rola, as únicas medidas tomadas no seu mandato foram:
Rebaixar o Vasco pela terceira vez.
Entoar discurso de ódio contra o Flamengo, fazendo assim uma guerra declarada entre os torcedores.
Transferir toda a renda do clube para a sua conta
Rejeitar as promessas das categorias de base.
Contratar jogadores ultrapassados.
Brigar com a imprensa.
Afastar patrocínio do Clube.
Irritar a Torcida.
Conseguir colocar a logomarca do vice-líder de audiência SBesTeira no uniforme do vasco.
Patrocinar Rubinho Barrichelo nos campeonatos que lhe renderem o bi-vice na formula 1 kkkkkkkkkkk
Meu Graaaaaande Parceiro Allex!!!
O enxoval tá caminhando… kkkkkkkkkkkkkk
Irmão esqueceu de um detalhe importantíssimo, também na conta do Euvírus Zica…
Criticar abertamente o ex mandante do Vasco Roberto Dinamite, quando na verdade conseguiu a proeza de cair 2 vezes em 3 oportunidades.
A moral dele, tá no charuto. Dispensável quando vira cinza…
Por isso ele é quem é! Até nós flamenguistas damos atenção para esse babão! Estamos aqui perdendo nosso tempo falando dele! Ele se fez às custas do maior do mundo, por favor, o vice nunca será o Flamengo!
Caro Kléber, eu acho que a ‘Fase 1’ da estratégia de marketing do Eurico funcionou, já que o Flamenguista tem muito mais gana em vencer o Vasco do que os outros rivais, a imprensa dá espaço maior ao Vasco por causa desse rancor rubro-negro e o clube dele cresceu na nossa aba, com ele criando a alcunha de ser ‘o maior rival do Flamengo’. Primeiramente, é triste ver um clube crescer assim. Imaginem o nosso Fla criar uma campanha de Marketing dizendo ‘Somos o maior rival do Palmeiras’. Ou seja, impensável. O Fla é grande por si só. Mas enfim, deu certo pra eles durante uns 15 anos, entre os anos 90 e anos 2000.
Mas aí alguns questionamentos: O Clube dele, durante toda sua gestão, ficou quebrado. Na gestão Roberto Dinamite tentou-se cobrar dele por danos ao clube, mas assim que ele voltou ao poder perdoou a si mesmo. Foi deputado durante 2 mandatos. Se entranhou tanto na política futebolística, que mesmo durante seu período fora da presidência do Vasco, continuava frequentando a FFERJ e até administrando o Duque de Caxias. Ou seja, manteve-se em evidência política. Não vejo nada disso como ‘Marketing’. Brigar para que 8 milhões de reais do Flamengo seja distribuído entre outros clubes. Isso passa por completo de uma ‘ação de marketing’ e espero que nossos dirigentes atuais respondam à altura. E pra finalizar… O clube dele, após esse ‘marketing’, conseguiu sim ser o mais odiado entre os Flamenguistas… e tricolores cariocas. E tricolores paulistas, gaúchos, pernambucanos, Santistas, Cruzeirenses… o Vasco é o time mais antipático do Brasil. Sua rejeição, com Eurico no poder é gritante. O Vasco se transforma naquela criança que todo mundo adora quando não aparece na festinha. Todos choraram quando a Portuguesa caiu. Todos ficaram aliviados quando o Vasco caiu. Os patrocinadores fogem de lá. Que empresa quer pagar muito e se associar a um clube que é o Pária do Brasil?
Desconfio muito do sucesso desse ‘marketing’.
Beleza, Dani!
Marqueteiro de verdade, é o presidente Josep Maria Bartomeu do Barcelona.
Não aparece nunca, mais o time… sempre…
EU RICO, é justamente o exemplo vivo, de como afundar uma Instituição centenária.
Joga um campeonato contra nós, mas esquece dos outros 19.
O resultado é óbvio. Tri rebaixado…
Mestre Kleber Leite, para quem é amante de mkt esportivo, um post diferenciado, uma verdadeira aula. Nesse ponto o Eurico realmente conseguiu o seu objetivo, iludiu a mídia esportiva, dirigentes e torcedores. Levou seu clube a outro patamar.
Esse texto deveria ser debatido em todos os cursos de mkt esportivo pelo Brasil.
Mudando de assunto, estamos aguardando a sua estreia no grupo do whatsapp – Conselho da Corneta ! Apareça…
Abs de Natal.
Amigos, talvez pela longevidade esportiva de nosso querido presidente Kleber Leite e por ter tido alguma convivência com este senhor, Kleber consiga enxergar algo de bom nesse velhaco intragável.
Não conheço um jornalista sequer que tenha feito algum elogio ao Eurico a não ser que tenha sido pago para fazer isso. Juca Kfouri então nem se fala.
O Vasco, sim, merece respeito, mas esse senhor e sua corja, nenhum.
Se isso é um projeto de marketing, ultrapassou os limites da tolerância. Como disse anteriormente, virou caso de policia. A rivalidade não só aumentou como virou antipatia antagônica crítica severa. Isso não é bom para o futebol. Todo jogo do Flamengo x Vasco a guerra começa muito antes de a partida iniciar.
Tem que ter até o aval da policia para acontecer o jogo. É mole.
Caro Kleber Leite, agora (acho que ja posso chamar assim) um querido companheiro!
Sou seu fã desde sua epoca de radialista que com maestria tocava o dia-a-dia de noticias de nosso querido flamengo e com uma categoria impar comandava o Enquanto a bola não rola na Radio Globo! E olha q nem sou tão velho assim! Desde Criança ja te admirava! Como presidente de nosso querido Flamengo então, nem se fala! So pelo fato de ter trazido o melhor jogador do mundo para o Mengão o Sr. Merece uma estatua na Gavea. Mas nessa infelizmente nao posso concordar contigo!
Esse Sr. presidente do Vasco é uma criatura nefasta, que atua em beneficio proprio, tem sede de poder e faz de tudo que estiver ao seu alcance para prejudicar nosso querido Flamengo! Não merece uma linha se quer escrita por alguem tão brilhante como vc!
Abraços!
Grande Brunão!!!!
Até… “Merece uma estátua na Gávea”… te dou inteira razão!
Quanto ao resto, razão triplicada…
Nosso doce, querido, amado KL… se tivesse no programa do Apolinho, iria para o TRONCO, fácil!
Se esse post ficar pendurado por algum tempo, até nosso MASCOTE MANU, vai chutar o balde, a chupeta e o berço… kkkkkkk
É verdade, com todo respeito e admiração ao nosso Presidente, KL, acho que temos vários outros assuntos para desenvolver: estádio, reforços (e o zagueiro que vinha como titular e líder?), eleição para o Conselho Fiscal, nossa casa para o Brasileirão, etc.
Mas este tópico, parei… SRN
Sobre o tema, prefiro a crônica do também ex-Presidente Márcio Braga:
http://m.oglobo.globo.com/opiniao/gestao-desastrosa-do-futebol-18792130?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar
Bons sinais! Egon deixando de chamar nosso presidente de Bandeirola. Agora é só Bandeira. É o homem ganhando moral à medida que o time vai engrenando….Rsrsrs
kkkkkkkkk
Pô Maurão! O cara tá fazendo tudo certinho…
Em breve será Bandeira LÁBARO de Mello.
E… não se espante se o Kalil enfartar.
“Kalil exalta potencial do Flamengo: ‘Arrumado, mandará no Brasil”
kkkkkkkkkkk
Nessa concordo plenamente.
Esse teatro só engana os ingênuos.
Mas o problema é que isso incita também a violência. Muitos podem ter morrido por essa manipulação irresponsável.