A companheira Patricia Lins exalta o texto divulgado pelo ex-presidente Márcio Braga, com críticas contundentes à Federação e seus dirigentes e, critica quem prega a tentativa de diálogo com a Federação, ou seja, critica o que aqui tenho defendido.
Patricia, querida companheira rubro-negra, como diria o filósofo popular Paulo Cesar Ferreira, “uma coisa, é uma coisa. Outra coisa, é outra coisa”.
Márcio Braga, você, Carlos Egon ou qualquer outra pessoa que não esteja comandando o clube, pode dizer ou escrever o que pensa sobre quem quer que seja. Agora, a pessoa que quando fala ou escreve, é alguém que responde pelo clube, o recado deixa de ser pessoal e passa a ser institucional, tendo, pois, a obrigação de medir as consequências, até porque, está em jogo, sempre, e prioritariamente, o interesse institucional, ou seja, o interesse do Flamengo.
No penta-tricampeonato – 2007, 2008 e 2009 – o presidente do Flamengo era o nosso Márcio Braga, que delegou a mim o comando do futebol, incluindo-se aí, o plano político, ou seja, como conduzir as relações com a CBF e Federação.
Aliás, Marcio delegou e sempre foi ético, respeitoso e cumpridor fiel do que foi acordado quando assumi a vice-presidência.
Convivemos neste período em “céu de brigadeiro” com as duas entidades e, não temos do que nos queixar. Um dia ainda terei oportunidade de contar sobre um episódio em que, não fosse esta boa e saudável relação, neste caso específico com a CBF, o Flamengo teria sua imagem abalada no mundo inteiro. A boa política nos salvou.
Em síntese, o torcedor pode pensar, agir, falar, escrever, como quiser. O dirigente, jamais. Antes de qualquer ação ou reação, deve pensar na consequência institucional. Sempre!
Kleber, uma vez presidente, sempre presidente! É assim que nós o tratamos aqui no blog. Assim, é injusto comparar o nosso eterno presidente Márcio Braga a um torcedor, assim como eu, um mortal! Márcio Braga é imortal…Imaginar que suas palavras não carreguem o peso de sua história institucional no Flamengo, não é uma leitura correta. O fato concreto é que estamos assistindo uma mudança histórica no futebol (penso assim), uma polarização, uma encruzilhada onde a minha expectativa é que o futebol brasileiro mude para melhor.
– ” Um dia ainda terei oportunidade de contar sobre um episódio em que, não fosse esta boa e saudável relação, neste caso específico com a CBF, o Flamengo teria sua imagem abalada no mundo inteiro. A boa política nos salvou. ”
Boa tarde, Kleber.
Sou obrigado a admitir que este trecho de seu post me deixou bastante preocupado. Espero que nada tenha a ver com o episódio da Portuguesa. Mesmo sabendo que o Sr. não fazia parte da diretoria. Mesmo assim, esclareça melhor este trecho.
SRN.
Diego caríssimo, vc faltou a aula de literatura! Fazer alusão a este episódio da Portuguesa é coisa de vascaíno! Lembrando a vc que quem foi ao STJD anquela oportunidade foi o Fluminense, e não o Flamengo.
Ele referiu-se a 2007, 2008 e 2009 e portanto, não poderia ser nada daquela conversa sobre Portuguesa que se não me engano, foi 21013…
Diego, amigo,
Nada a ver com o caso da Portuguesa. Este episódio ocorreu quando era eu vice-presidente de futebol, portanto, entre final de 2005 e 2009. Algum dia, conto.
Forte abraço.
Presidente, obrigado por esclarecer.
Grande Abraço.
Belo gancho para um próximo capítulo. Parece até novela da Globo. Mas, claro, vamos respeitar a vontade do nosso Presidente. Mas, que fiquei curioso, não tenha dúvida! SRN
Meu amigo Egon ta com moral com o Presidente heim!!!!
Mas Kleber a analise esta perfeita sabemos o quanto a politica deve pautar quem esta no poder de algo tão grandioso quanto o Flamengo!
Grande Kleber, CC para meu parceiro Brunão!!! kkkkkk
SEMPRE me coloquei numa posição muito tranquila, em relação a linha tênue que se coloca nosso presidente.
A criação deste canal e, principalmente o que ele representa para nós, foi sem dúvida alguma uma inovação corajosa, nunca vista.
Entendo e aprovo completamente, a posição intermediária do nosso presidente.
Esta foi sua posição definida, desde a criação do Blog.
Nós podemos tudo, porque nosso tudo não respinga na Instituição Flamengo.
Na verdade, somos a Boca Maldita online, que afagamos ou cornetamos.
Esta é nossa posição!
Concordo com todas as vírgulas e pontos do nosso querido Márcio Braga.
Assim como entendo perfeitamente, situações profissionais absolutamente diferentes entre os dois presidentes.
E outra! Para quem acompanha diariamente o Blog, KL já fez inúmeras críticas a administração da Ferj, CBF, Consórcio Maracanã… e, Flamengo.
Portanto, grandes amigos, tenho certeza que em muitas ocasiões, somos a voz do nosso presidente.
A diferença, é que ele coloca quicando e o resto é com a gente…
Apenas um detalhe!
Antes da criação do Blog, meu sentimento era de admiração.
Hoje, de gratidão!!!
Perguntinha fácil!
Quanto tempo duraria um Blog criado pelo Velhinho Babão???
Se fosse um blog de humor, iria fazer sucesso.
Marcio Braga como presidente foi um vencedor no Flamengo. Tornei-me sócio em 1977 durante a fase da FAF(Frente Ampla pelo Flamengo) que elegeu Marcio, ainda jovem ,presidente do Flamengo. Marcio era um sujeito “brigador”, estourado e conseguiu muitos “inimigos” nos clubes adversários. A época era outra. Marcio Braga era provocador, era tido como “milionário” e em sua chapa havia pessoas bastantes conhecidas do publico e competentes nas suas areas de atuação. Confesso que o admirava.
Flamengo e Vasco em Brasília pela rodada do Cariocão.
O fato mostra um descolamento do relacionamento carnal da Ferj do seu carrapato político Eurico Miranda. As recentes manobras da Ferj contra o Flamengo mostraram uma conta politicamente errada para a Ferj.
– O Flamengo, protestando e aglutinando a opinião pública, mídia, e os clubes da 1a. liga contra a CBF.
– A CBF pressionando a Ferj devido ao mau estar político, mal estar este, que da última vez, chegou as esferas palacianas com a mediação do Ministro dos Esportes.
– A TV Globo pressionando a Ferj em prol dos acordos comerciais firmados para o Carioção e a Rio/Sul/Minas.
Rubinho deve ter olhado e visto que a sua estatura política e de seu aliado Eurico Miranda, não estavam a mesma medida. Ou seja, alguém botou água na fervura!
Caro Nino.
Não seja idiota.Apenas tirei uma dúvida que surgiu devido ao que dito. A partir do momento que fazemos uma declaração e deixamos algo no ar nada mais natural surgirem suposições. Sendo assim, o único episódio que o nome do Flamengo foi citado ( concordo que nada tem o Flamengo a ver com o caso) foi este.Então vá xingar outro de vascaino. Mesmo que o caso não seja este, pela forma que o Kleber falou, é algo grave.Caríssimo Diego, neste caso eu te perdoo duas vezes. Saudações Rubro Negras!!!
Caro Sr Kleber Leite .
Primeiramente cabe-me agradecer-lhe pela atenção dispensada .
Sem querer monopoliar a sua atenção , mas permita-me a retórica .
É perfeita a sua colocação no que diz respeito a conotação que se dá a opinião de um torcedor a daquele que representa institucionalmente o Flamengo . Eu não misturei as coisas . Apenas enalteci as palavras do Marcio Braga e desejei força ao EBM na brava e necessária luta que está travando .
Quanto a preferêncai pelo diálogo , isso , na minha modesta opinião , é imprescindível quando o interlocutor comunga dos princípios morais que tanto se prega país afora . Se é que me entende …
O país passa por transformações , apesar das resistências de muitos .
E o Flamengo , para a nossa satisfação , vem dando exemplos e boas práticas e liderando um movimento de moralidade no futebol nacional . Isso tem um preço , mas coragem nunca faltou ao verdadeiro rubro-negro .
Sobre a história sigilosa que diz um dia revelar , so espero que não seja nenhum jogo sujo .
Por oportuno , gostaria de ouvir a sua opiniãi sobre :
– A necessidade das federações estaduais .
– Os 10% cobrados pela Ferj
– A (absurda) proibição de descontos para STs no campeonato carioca .
– Numero de candidaturas máximas nas federações .
– Peso dos votos doa grandes na Ferj .
Agradeço , mais uma vez , a atenção dispensada .
Patrícia, eu não acredito em jogo sujo por parte do Kléber. Diferentemente de muita gente, não acho os dirigentes brasileiros, em sua maioria, corruptos. Acho a maioria incompetente.
Mas por ser algo relacionado á CBF, e que poderia ter prejudicado a imagem do Flamengo no mundo, creio que deva ter sido algo relativo às Libertadores de 2007 e 2008. Provavelmente problemas com documentação em algum país que precisou de alguém da CBF intervir ou perderíamos o jogo por W.O. . Ou algo do gênero. mas jogo sujo, jamais.
Sobre o desentendimento entre Eurico e Rubens Lopes, com o Eurico querendo entrar na Liga (reclamou que o Vasco não foi convidado) e falando que vai fazer o que quiser e não aceitar punição, lembrei do filme ‘Tropa de Elite II’, quando o sargento corrupto resolve assumir o controle do comércio nas comunidades e o narrador diz: “quando o arrego é magro, o amor acaba. tava na cara. bastava eliminar o intermediário.” A minha dúvida é saber quem saiu perdendo nessa, Eurico ou o Roubinho.
Meu caríssimo Made in Daniel.
Quem sai perdendo, com certeza será o Euvírus Zica…
Pelas mãos do Ministro dos Esportes, da Cbf e, principalmente da Globo, nota-se claramente que o Sr. Rubinho está madurinho para declarar amor ao Flamengo.
Apesar da advogada do Vasco ser filha do Rubinho, não podemos esquecer que o Vasco será esquecido ano que vem.
Jogar a Série Submundo, além de ser um preço alto a pagar, até os patrocínios caem pela metade. Caso da Caixa…
Como Rubinho não é trouxa, vai se distanciar a cada dia das loucuras do Euvírus Zica.
Até porque, em 2017 a Liga será oficializada.
Mais uma vez, nosso ex banana venceu mais um round contra Ferj e Babão.
Queriam marcar a próxima fase do Carioca para o dia 9 e 10 de março.
Justamente no dia do nosso jogo pela Liga.
Evidentemente, isso foi ideia do Babão.
Acontece que o nosso carinha de bobo, mandou comprar ingressos e passagens.
Vai acontecer!
Portanto, por enquanto… #bandeiralábarosamaritanomito…..
Queriam marcar a próxima fase do Carioca para OS DIAS 9 e 10 de março.
Kkkkk, como se diz hoje em dia, o Egon é MITO.
Sobre o Bandeira de Mello, realmente é interessante ver ele tendo ficado calado nos últimos dias e os bastidores terem nos favorecido tão claramente. O Eurico, obviamente, falou diretamente com o Roubinho e devem ter tido aquela conversa de Marido e Mulher pedindo o divórcio, já que antes da posição oficial da FFERJ cancelando a reunião para punir Fla e Flu, o Eurico já estava chorando na TV.
Aliás, a FFERJ oficialmente ainda não autorizou os jogos de Fla e Flu. Será que vai sair a ‘autorização’ amanhã? Ou vão deixar pra lá?
Grande Dani!
Com respaldo da senhora que mora no Jardim Botânico (Globo), somos NÓS que vamos oficializar nova Assembléia na ratoeira da Ferj.
É tudo nosso, meu parceiro!!! kkkkk
O que mais me impressiona, é Bandeirola com aquele passinho de tartaruga com artrose, realizar tudo (ou quase) com a maior tranquilidade…
Nosso maquiavélico Velhinho Babão, vai acabar conversando com a estátua do Almirante ou, jogando pedra em avião…
O que um cara que estampa a logo do SBT numa final de Brasileiro, pode esperar da Sra. Globo?
Arrancaram dos viceínos, não só a Caixa que estavam sentados, como também o copo de mate.
Babau pra patrocínio master, caríssimo Dani!
No máximo, um bacalhau atravessado, a xepa das xepas da Cadeg…
Não vou ser leviano ,já que não sei a realidade dos fatos …mas pelo jeito houve um BELO diálogo entre o FLAMENGO e a FEDERAÇÃO….não temos excelentes noticias no dia de hoje? SRN
Pedro, não nesta ordem…rss
CBF…Ferj, depois CBF…Flamengo, por fim CBF, Ferj, Flamengo. A CBF tem telhado de vidro, esta mais suja que pau de galinheiro, com esferas palacianas, Fifa, Interpol e FBI no rastro…fumar o cachimbo da paz era aconselhável a todos, como apregoou nosso Guru Kleber Leite. Sem bem a tem alguns ai que preferem charutos fedorentos! (Sabem que é né?)
Pedro, não acredito em diálogo entre Fla e Federação. O que acontece é que o Fla tem apoio da mídia esportiva e estamos em ano de eleição.
Este é um blog esportivo, mas não somos alienados. Não vou entrar em polêmica aqui, mas inegavelmente a imagem do nosso governo, federal, estadual e municipal, está muito ruim. Sem falar na imagem da Globo, que vê sujeira respingar nela. Jogar com isso a nosso favor com inteligência é fundamental. Nos últimos dias, vimos nossa Arena poliesportiva sendo aprovada e FFERJ recuando. Acho isso bom, mas ainda pouco. O posicionamento oficial do governo estadual e municipal é de não haver novo estádio no Rio (capital) e do Maracanã ser administrado apenas por empresas e não clubes. Nós precisamos rever isso urgentemente. TODOS os times grandes do país com estádios os ganharam de brinde de suas prefeituras. O Fla é o único que não tem autorização nem pra comprar terreno no RJ. espero que em 2017 o Maraca seja realmente NOSSO e que tenhamos ainda alguma das estruturas olímpicas convertido em estádio para 20 mil pessoas para nós.
Márcio Braga, um dos maiores presidentes da história rubro-negra, cometeu os seus equívocos, mas os acertos foram bem maiores…
Assinado, meu caro Anca!
Anca meu queridíssimo e amado…Pode colocar nos créditos do Márcio Braga ai, a auto-convocação do Kleber Leite no segundo semestre de 2009. O técnico era o até então não badalado Cuca, e a vaca estava indo para o brejo direitinho, com sino e tudo. O “Cúcaiu” (Cuca foi o pioneiro “se SPFC chamar tem jogo”, depois copiado pelo Luxa) e a diretoria bancou o Andrade, o resto da história já sabemos…
Grande Kleber e Amigos,
vejo que nosso eterno presidente escreveu algo que aflorou nossas imaginações. Todos estamos ansiosos por detalhes, mas sempre respeitando a vontade do nosso Kleber.
O que eu realmente acho importante é ver o Flamengo líder nas mudanças positivas. Já, há algum tempo, nosso clube vem adotando boas praticas de administração e agora, boas praticas de moralidade para com o futebol. Só o fato do clube se pronunciar publicamente que não está de acordo com a FERJ e a CBF, já deveria ser algo enaltecido por nós torcedores e pela mídia.
Claro, que o nosso EBM, é um homem que vem demonstrando vontade de mudar a forma que se conduzia o futebol pela FERJ e CBF, porém, a sua aparente tranquilidade e seu tom de voz apaziguador, poderia nos transmitir insegurança, diferente do nosso eterno Presidente Marcio Braga, que sempre fora de mostrar sua indignação publicamente, tentando defender o clube custe o que custar.
Agora, que toda essa politicagem e jogo de interesses “pessoais” atrapalham, sim atrapalham, mas infelizmente temos que saber fazer e conviver!
SRN