Meu querido amigo Gilmar Ferreira, bem antes do Vasco ser recebido por enorme contingente de torcedores na capital do Espírito Santo, me dizia que os clubes do Rio deveriam estar mais atentos a esta praça, que tem demanda reprimida e, consequentemente, sempre superlota os estádios.
O Gilmar tem toda razão. Não lembro exatamente o ano – entre 95 e 98 – o Flamengo lá jogou, se não estou equivocado contra a Portuguesa, pelo Campeonato Brasileiro e, neste jogo ocorreu algo absolutamente incomum. O percurso do ônibus que levava a delegação do hotel até o estádio, foi feito em meio a um “corredor polonês” humano…
É isto mesmo. Era gente que não acabava mais de um lado da rua, outro tanto do outro lado e, no meio, o ônibus que conduzia a paixão de todo aquele povo. Repito, isto do hotel até o estádio, o tempo todo!!!
Esta é uma das mais lindas recordações que tenho do futebol. Estava naquele ônibus e fui testemunha do espanto de Romário ante tamanha idolatria, tamanha paixão…
Este foi um momento mágico, que contribuiu para tatuar definitivamente o coração do Baixinho de vermelho e preto…
Pra quem não sabe, Romário é Flamengo. Mesmo!
Que a torcida do Flamengo é GIGANTE em Vitória não resta dúvida. Agora, me arrisco a dizer que, na ocasião, tamanha idolatria seja de 30 a 40% responsabilidade do baixinho. Lembro a comoção que era a chegada dos maiores do mundo (Flamengo e Romário) onde quer que jogassem. Difícil repetir algo deste tamanho com um ídolo (Guerrero) que não tem nem 50% do futebol e carisma do baixinho.
Grande Rock!!! 50 por cento você foi extremamente generoso meu caro, no meu ponto de vista Guereiro não é e não será ídolo do FLAMENGO !!! Histórias como essa dificilmente voltarão a acontecer , o próprio mundo se tornou mais racional e menos passional , os jogadores hoje tem um comportamento muito burocrático , além do que ,nosso time ainda não tem a cereja do bolo que arraste multidões . Enfim já valeu , recordar é viver!!!! Abraço no amigo .
Não desmerecendo o time e a torcida atual, mas àquela época tínhamos um Romário, trazido por vc.
Dava gosto né
Kleber, Romário foi um gênio da bola, arrebentou na Europa e foi campeão mundial com a Seleção. Qdo veio para o Flamengo na sua gestão, foi um absoluto estrondo sem paralelo no futebol brasileiro até os dias de hoje. Mas os frutos que o baixinho deixou na Gávea foram muito poucos, muito ralos, se não me engano, apenas uma Carioção (o posterior ao centenário). Na época as cores que moravam no coração do baixinho eram o loiro claro, o loiro médio, o negro, o castanho, e obviamente o branco e dourado do futevolei no Viajandão da Barra! Em campo, os lindos e incríveis gols que o baixinho fazia, levavam todos nós ao delírio no Maraca constrastavam com as últimas colocações do clube no Brasileirão….Anos se passaram e então o baixinho deixou a sua marca, só que no clube errado, foi campeão brasileiro pelo Vasco! Imperdoável! Portanto, Romário, é e sempre foi vascaíno! lamento.
Não por acaso, a marcante e profunda lembrança do baixinho pela Gávea empalideceu-se, desbotou-se, tornou-se banal pelo tempo, por absoluta motivação do torcedor em reavivar tais lembranças!
Em tempo, é bom que se faça justiça a um outro cara, esse sim , deixou um título na Gávea (e abriu as pernas em 92 na final Botafogo e Flamengo, pois seu coração sim, era rubro negro), a saber, Renato Gaúcho.
Caro Kléber! Fico feliz em saber que o Romário tem bom gosto! Quanto a jogar no Espírito Santo, vale pela grande torcida e de ser um estado com futebol menos agraciado! Esse ano será de improviso, mas, pode ser generoso nas finanças! SRN
Já que o tema é local para jogar , é hora dw nos unirmos para impedir que o governo do estado , mais uma vez , nos deixe de fora e entregue o Maracanâ para que empresas explorem os clubes cariocas , especialmente o Flamengo .
Só o clamor popular pode nos livrar dease absurdo .
Precisamos do posicionamento firme doa rubro-negros formadorea de opinião , convocando a torcjda para demonstrar a sua insatisfação.
Nâo deizwmos isso ao nas mãos doa atuais dirigentes, pois essea, por si só , não terão força para combater os interesses escusos.
Por favor , sr Kleber Leite, empunhe esta bandeira .
Acho Vitória melhor do que Brasília. Mais próximo do RJ, o Flamengo deveria fixar residência nessa cidade e mandar os seus jogos.