Sempre achei essa discussão uma tolice, muito embora, em poucos casos, seja pertinente.
O melhor esquema sempre dependerá do material humano disponível. No caso do Barcelona, que tem à disposição Neymar, Suárez e Messi, claro que é o 4-3-3.
No caso do Flamengo, que não têm três atacantes deste nível, mais do que claro está, e hoje, nesta vitória de 3 a 0 sobre o Boavista, ficou provado que povoar melhor o meio de campo rende um resultado melhor. O meio, composto por Cuellar, Arão, Alan Patrick e Mancuello, foi o responsável pela posse de bola superior a 70% no primeiro tempo. Como tudo estava engrenadinho, as chances de gol foram criadas, e a vitória aconteceu com facilidade.
A cobrança de falta de Mancuello, no primeiro gol, uma pintura… Apesar de ter feito gol, aliás, presente do goleiro do Boavista, Guerrero continua devendo…
Cirino, ao contrário, vai subindo de produção e, como confiança em futebol é quase tudo, a tendência é melhorar ainda mais. Afinal, Cirino é o artilheiro do time no campeonato.
A semana inteira sem viajar, e consequentemente havendo tempo para trabalhar e descansar, também foi fator a ser destacado na boa atuação de hoje.
Agora, basta o Volta Redonda não vencer o Fluminense, amanhã, em Volta Redonda, para que tenhamos quase que a certeza da classificação.
Portanto, é bom não se deixar trair na frente da telinha. Amanhã, não é dia de secar… A derrota do Fluminense seria uma tragédia…
Um lindo domingo a todos.
Caro Kléber! O time jogou bem, mesmo considerando que fosse o Boa Vista! Devemos lembrar que tínhamos 11 jogadores defendendo no nosso campo de ataque! A questão de esquema no atual elenco é o 4.4.2! Observe que a entrada de um jogador mais pensador tipo Mancuello e o bom equilíbrio do Alan, mantém uma posse de bola mais segura e jogando para frente! A saida do Sheik ajudou para! Ele destruia muito os bons ataques! Acredito que ainda falta segurança no gol, na zaga e na lateral esquerda! Uma pena que teremos que depender dos outros para nos classificar! Passando, imagino que seremos campeões! A todos, um Abençoado final de semana! SRN
Grande amigo Chico!
Nunca tive nenhuma dúvida, que o melhor esquema para o ATUAL elenco que temos, seria o 4-4-2.
Se bobear, o 4-5-1…
Vou mais longe! Assim que Muryci chegou e implantou o 4-4-3, afirmei que não daria certo.
Por uma razão óbvia. Quem tem Cirino, Guerrero e Sheik, todos em péssima fase, é evidente que nada aconteceria.
Teimosia do técnico, que nos tirou inclusive da disputa da Liga.
O deserto entre Cuéllar e a linha do meio de campo, era evidente.
Nada mais claro, que tirar um atacante (?) e, povoar o meio com mais um meia.
Na verdade, apenas Arão e Cuéllar marcam. Os outros cercam…
Lá atrás, pela década de 60, tínhamos o romântico esquema 4-2-4.
Carlinhos e Nelsinho, Carlos Roberto e Gérson, Zito e Mengálvio, Piazza e Dirceu Lopes, Dudu e Ademir da Guia etc…
Com a implantação do futebol-força, criamos o 4-4-2, 4-1-3-2, 4-5-1 (Flamengo 81)…
Fim do futebol romântico, começo da marcação por todo o campo.
Isso ficou muito claro, com a seleção da Holanda em 1974, sob o comando do genial Rinus Michels
Evidentemente, quem tem Luizito, Neymar e Messy, não precisa adotar um esquema cauteloso. Se der tudo errado lá atrás, o Barcelona ganha de 10×9…
Assim como Santos, Cruzeiro e Botafogo na década de 60…
Portanto, pelo que temos, e como temos, sem dúvida alguma o 4-4-2 é o esquema mais apropriado para nosso ATUAL elenco.
A dúvida que permanece, fica entre Ederson ou Alan Patrick. O que significa, que AINDA não temos um armador com garantia do INMETRO.
Fora um zagueiro, um reserva de qualidade para o Jorge… e, um segundo atacante que puxe nosso ataque.
Cirino só pode jogar contra times grandes. Terá espaço para correr.
Contra times pequenos que jogam no esquema 9-1, os espaços diminuem…
Abs parceiro.
Asterisco!!! Ontem, pela ESPN, “Amigos de Romário x Amigos de Alex Dias”…
O “Danadinho” derreteu a bola, com gols mirabolantes.
Barrigudo, mais baixinho ainda, senador. O CARA!!!!!
Ah meu amigo Rob! Mais uma desculpa.
kkkk não existe esquema 4-4-3! Com 12 não dá…
Por favor…
…Vou mais longe! Assim que Muryci chegou e implantou o 4-3-3, afirmei que não daria certo…
Ainda podemos contar com tropeço do Botafogo! Seremos campeões!
O nosso maestro, depois de ensaiar, ensaiar, ensaiar a orquestra, viu enfim que ela não ia tocar no 4 3 3, e como foi difícil ele se convencer disso! O Dé hj na Rádio Globo expôs os problemas em que os laterais encontravam, tendo pela frente o Sheik e o Cirino aberto, isto somado ao congestionamento adversário no setor, meio desguardecido e o mais óbvio, a péssima fase dos três homens de frente. Qto ao Cirino, depois do Dé esculacha-lo, dizendo que o “Cirino roubava o Flamengo”, o rapaz resolveu jogar alguma bola! Eu ainda gostaria de ver o Éderson bem adiantado no lugar do Cirino, gostaria de ver isso!
Vc esta certo em parte KL, ao relativizar o sistema, mas não era esse o nosso caso, pois a posição dos jogadores de frente nesse 4 3 3 estava matando o time. Aliás, o ataque, mais do que a zaga é um grande problema, pasmem!
Caro Nino, vou retruca-lo: voce refere-se ao Dé como se fosse um Saldanha em comentários, quando na realidade não tem consistencias em seus comentarios, variando de jogo para jogo. Pasra ele, o modelo certo é o do Botafogo com time de segunda divisão e veremos isso quando o brasileiro estiver em andamento; o Vasco até agora era o “Corinthians” do Rio, mas vc vai ve-lo mudando de ideia na primeira derrota; Sobre o Fluminense ele apenas dizia que achava ter o melhor elenco e já o Flamengo, ele analisou os resultados ruins, quando não precisa ser comentarista na Globo para vermos que enquanto Mancuello estava entrando em campo, o time em 5 jogos tinha 19 gols, e era lider da primeira liga e ia bem em todos os jogos. Com sua contusão, o esquema do tecnico desmoronou pois era em cima dele que girava tudo.Portanto, creio firmemente que o Dé é um comentarista de segunda linha que torce e distorce ao seu bel prazer, assim como o Neto da Band.Aliás, espero que assim como o Flamengo contrate um zagueiro confiavel, a Globo contrate o Apolinho para comentar e cortar as asas de pseudos comentaristas.
Caríssimo Dalmir, concordo com vc em nr. e grau, o Dé e´a ponta mais radical da análise técnica, ele vai imprudentemente além da linha, mas não o reputo com comentarista de 2a linha não, polêmico, controverso eu diria dele! O pessoal da Tupi, tanto o Garotinho quanto o Apolinho são os craques eternos, mas perderam a pegada, o tempo passou! Eu pessoalmente detesto o Benito (o acho um imitador descarado dos bordões do Garotinho, veja ele é o Garotão kkkk), Heraldo Leite eu gosto, mas não o considero conclusivo como o Dé (neste caso do Cirino o Dé estava certo em minha opinião).
Desde a contusão do argentino Mancuello, o Flamengo caiu de produção. Seja por falta dele na armação pelo lado esquerdo, seja pelas faltas e escanteio que ele cobra muito bem, seja por sua simples presença em campo, a verdade é que o time sentiu muito sua falta. Por coincidencia ele hoje retornou e o time fez um primeiro tempo muito bom, mostrando que estamos em condições de lutarmos por algo muito maior. Saimos da primeira liga pela falta dele. Não tenho duvidas quanto a isso.
Caro Kleber,
Não apenas o esquema ou a alteração deste retrata a evolução do Flamengo no jogo de hoje, mesmo contra o inexpressivo Boavista, inexpressivo sim, mas com o qual o próprio Flamengo já empatou nesse mesmo Carioquinha…
Enfim, entendo que o que temos que destacar é o fato de que hoje tínhamos BONS jogadores em campo, me refiro especificamente ao nosso meio campo, ou seja Cuéllar, Arão, Alan e Mancuello, são jogadores que sabem jogar, tem bom passe, bom senso de colocação, enfim com eles juntos o jogo flui, a bola anda e o time como um todo atua melhor… Não podemos ter no time jogadores como Márcio Araújo, que não sabe o que fazer com a bola, como Sheik, que com a idade que está não tem a menor condição de ser titular, talvez um bom reserva, até porque seu jogo sempre foi de velocidade e isso hoje ele, infelizmente, não tem mais…
Agora, não podemos esquecer que precisamos URGENTEMENTE trocar o goleiro, não dá para continuar com o PV (que besteira ele fez no fim do jogo, chutando a bola em cima de um atacante do Boavista) tendo o Muralha no banco, que pelo menos o Muricy dê uma chance ao Muralha para mostrar a que veio…
SRN
Trocar o goleiro? Muralha? Quem é Muralha no Flamengo? Se o muralha fosse bom mesmo, teria batido o PV na pré temporada! Pq então o SPFC que o PV e não o Muralha? Falhar todos falham, mas PV tem crédito!
Eu gostei daquele goleiro do Sport, Danilo Fewrnandes, e você?
Acho que pelo mesmo valor pago ao Muralha, ou menos, daria para tê-lo contratado. Acho que ele viria para ser titular. Bem, agora é tarde mesmo, o Internacional já foi lá e o contrataou.
De bom observador já vimos que o Rodrigo Caetano nada tem.
Meu amigo Helder!
O Flamengo foi ao sul para contratar um goleiro. Errou de clube!!!
O melhor deles, a ponto de ser comparado ao Marcelo Grohe, é sem dúvida alguma o goleiro do Atlético PR. Weverton…
Com 1,90 de altura, sai muito bem do gol e é muito seguro…
Continuo batendo na surrada tecla!
TEMOS QUE TER UM GOLEIRO TOP, a nível de Victor, Jefferson ou Martín Silva.
Este último, juntamente com Nenê, os responsáveis pela boa fase do Vasco.
Fora evidentemente, a grande ajuda dos juízes neste Carioqueta arrumado.
O penalti a favor do Madureira no último jogo, foi absolutamente descarado… até mesmo constrangedor…
“Melhor na partida, o Tricolor Suburbano teve grande oportunidade aos 36 minutos do primeiro tempo, quando Marcelo Mattos errou um passe e deixou João Carlos na cara do gol. O atacante driblou o goleiro Martin Silva, que o puxou pela camisa, e caiu. Pênalti claro, que foi ignorado pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo.”
Esse campeonato já sabemos que o Flamengo não levará. Estranhei quando o Muricy abriu mão também da Primeira Liga colocando um time mixto em campo contra o Atlético genérico pensando no carioca e ainda perdemos para o Volta Redonda. Tem coisas, meu amigo, que, definitivamente, nunca entenderemos o que se passa na mente daqueles que comandam o futebol no Flamengo.
Concordo que Weverton seria uma boa opção. Mas pensei em algo mais dentro da mentalidade daqueles que hoje contratam no Flamengo. Nunca foi objeto de posição contrária aqui nesse espaço da grande maioria que precisamos sim, urgentemente, de alguém que seja inquestionável no gol do Flamengo, e esse alguém passa bem longe de ser o Paulo Victor. Até gostaríamos que fosse ele, mas dificilmente o será.
Se queremos brigar pelo Brasileirão se faz urgente a contratação de um zagueiro e um atacante para serem titulares. Nunca vimos o Muralha numa sequencia que nos permita formar um julgamento mais honesto, mas se o Muricy ainda não se convenceu de que ele é melhor que o PV, então não deve ser mesmo. Não tem sentido deixá-lo como reserva se fosse um goleiro melhor. Já pensei que o Flamengo estaria tentando valorizar o PV para uma possível venda pois tem um terceiro goleiro que andam dizendo que quando chegar sua vez será um novo Julio César. Será?
Aguardemos o andar da carruagem, meu caro. Os testes começam para valer é no Brasileirão.
É uma questão de ponto de vista, se você acha que o PV é goleiro para o Flamengo, realmente estamos com problemas, que sorte que acho que você faz parte de uma minoria, basta consultar a torcida para confirmar que a grande maioria deseja essa troca…
E mais, tem um velho ditado que diz: “um bom time começa por um bom goleiro”, infelizmente não temos, há alguns anos, um bom time e por incrível coincidência, também não temos um bom goleiro, talvez um bom reserva…
Em relação ao São Paulo, primeiro espero por uma confirmação oficial de que realmente querem o PV, o que não acredito, mas se o quiserem, tenho certeza que seria ótimo para o nosso Mengão, além disso realmente não temos como saber se o Muralha será o nosso goleiro ideal, mas até por isso entendo que o mesmo deva, pelo menos, ter uma oportunidade de poder jogar uns 3 ou 4 jogos seguidos para que possamos avaliar. Se contrataram e gastaram dinheiro para isso, algum motivo se deve ter para isso é esse motivo não é a certeza de que o PV tem condições de ser o principal goleiro do Mengão.
SRN
Paulo, nosso último grande goleiro foi em 2009 (cujo nome não é digno de que seja pronunciado nesse blog), historicamente, após Cantarelli, nós sempre tivemos excelentes goleiros. Eu não vejo o PV nesse nível, nesse grupo de Filol, Gilmar, Zé Carlos, Júlio Cézar…mas até ai td bem. Eu só não perdoo o PV por ele não ser pegador de pênaltis, de resto eu o aprovo.
Nino,
Verdade, sempre tivemos ótimos goleiros, mas depois de 2009 parece que caiu uma praga na nossa pequena área. Os sucessores do goleiro de 2009 foram extremamente medíocres, e o PV é, DE LONGE, o goleiro com a pior saída aérea e saída com os pés que vi desde 2009. Consegue ser razoável embaixo das traves, mas também leva cada gol bizarro de falta…
Meu caro Presidente, do meu modo de ver, o melhor esquema é quando você coloca os melhores para jogar. Simples assim, desde meus tempos de pelada até pendurar as chuteiras, passando por times mais organizados. Hoje, foi assim, tanto no meio, como no ataque. Duro é quando você tem que optar pelo menos pior, caso do malfadado Wallace e, nem tanto assim, do Paulo Vitor. Mas, de qualquer forma, já demos um passo a frente. Sobre o Flu, barbas de molho. O Fred está fora do jogo para resolver problemas pessoais…
Excelente domingão a todos!
Sou adepto do 4-4-2. O 4-3-3 é só para quem tem M-S-N ou quase isso. Nenhum outro time no mundo tem.
Futebol no Brasil se ganha no meio de campo. Basta observar o Corinthians do ano passado. Os gol vão aparecendo até com certa facilidade a medida que eles vão se entendendo.
Agora que inhaca essa do Guerrero. Ele mata o time lá na frente e o Wallace mata lá atrás.
Continuo não entendendo por que razão contrataram o Muralha.
Bom final de semana a todos.
S R N
Helder, andei vendo os zagueiros que o Flamengo anda de olho (Polenta, Lolo, Kleber e ai vai). Parece que o clube tbm anda a procura de um meia (contrato de empréstimo do AP termina no fim da temporada e a possibilidade de renovação com o clube europeu dono do passe é improvável), e o clube busca um atacante (Fernandinho é brincadeira né), então o clube ainda procura! Ai nesse setor o buraco é bem mais embaixo e os preços bem lá em cima! O caso Guerrero para mim não tem mais jeito, ele perdeu a confiança por vários fatores, e o pior deles me parece que é o ambiente interno com os jogadores do grupo, isso se for fato é fatal! Basta ver as comemorações de gols quando acontecem, ele é literalmente ignorado.
Também acredito que algo estranho esteja acontecendo. O Sheik já se isolou. Muricy parece estar perdendo o vestiário, como se diz na gíria do futebol. Aí amigo, tudo desanda.
o vestiário o Muricy não perdeu não, muito ao contrário, o grupo esta fechado com ele, mesmo errático em seu esquema de jogo 4 3 3, em todo momento ele foi coerente e metodicamente justo com os jogadores, isso faz a diferença! O que ele perdeu foi o status intocável com a torcida e com a crítica, já com a diretoria ele ainda mantém esse status de intocável. Como agora ele voltou ao velho e eficiente Muricy, td parece funcionar melhor. Ainda que Barcelona seja uma cidade linda (apesar, que ver mulher bonita lá seja uma raridade), arquitetônica mente apaixonante, é melhor deixa-la nos álbuns de recordações, não é mesmo Muricy?
Grande Kleber e amigos,
Mesmo na fase das derrotas e empates, eu continuei acreditando no time. Digo isso, pois acreditava que um time em formação precisa mesmo é de tempo para treinar, coisa que não estávamos tendo.
Agora, vem a parte tática, sem treino era óbvio que o Muricy não iria ficar fazendo experiência. O Muricy nunca foi professor pardal, ele sabia que o time não estava rendendo no 433, mas queria era um tempo para treinar e mudar o esquema é algumas peças.
Gostaria de lembrar que essa diretoria que tanto errou no futebol, principalmente na formação da equipe, mostra clara evolução. No jogo de ontem, as contratações mostraram que são reforços, Juan, Arão, Rodinei, Cuellar, Mancuello.
Sei que não são craques e que na verdade os mesmos vieram até como apostas, mesmo assim o retorno até então tem sido positivo.
SRN
Amigos do blog, concordo com meu caro Kleber em tudo como sempre, acrescentando somente que Paulo Victor é um dos piores goleiros da história do Flamengo e que dar a faixa de capitão a um zagueiro sofrível como Wallace é duro de engolir, até pq o Juan é a cabeça pensante da cozinha. Saudações.
Amigo Octavio!
“Paulo Victor é um dos piores goleiros da história do Flamengo”…
Páreo duríssimo com Diego Braço de Jacaré…
Somente um Fotochart de última geração para checar esta dúvida…
E sem falar que o Paulo Victor já é um cara velho (29 anos), ou seja, não vai evoluir mais… Passou 10 anos da carreira no banco de reservas e ganhou a condição de titular por causa da birra do Luxa com o Felipe, caso contrário, continuaria sendo o nosso eterna reserva.
Afinal de contas Nino , estes zagueiros que estamos procurando são bons? Quem é o melhor deles? Abraço .
Pedro, o que esta mais quente nas conversas é o tal do Polenta do Nacional do Uruguai, mas para vc ter uma ideia, nem banco o cara tem pegado na seleção do Uruguai. As melhores opções eram dois zagueiros argentinos (esqueci os nomes), mas a pedida era alta!
Coloquem o Guerrero na zaga. Se lá na frente ele erra todos os gols, ao menos na zaga não fará gol contra!
Apoiadíssimo Diegão!!!
Tremendo zagueiro… kkkkkkkkkk
Boa noite a todos…
Parecem que querem fazer com o PV o mesmo q fizeram com o Marcelo Lomba. Mandaram ele embora e vi e ouvi pessoas falando: “o Flamengo deveria contratar o Lomba”.
Calma pessoal. O time está se encaixando. O objetivo do Fla nunca foi Carioca (tanto q iam jogar com time alternativo) e, muito menos, a Liga, que este ano foi realizada, apenas, para marcar terreno. Não vale nada.
Quanto ao Muralha, teve suas chances. Falhou, também, e defendeu penâlte. Uma coisa é jogar no Figueirense, outra é no Flamengo.
Em resumo: gostei do time ontem.
Agora é vencer o Bangu no domingo e partir pra cima do campeão da taça GB.
SRN!!
Galera não podemos deixar de registrar nossos agradecimentos aos flores. Nos deram uma grande forcinha. Agora só depende de nós.
Terrível ter que dizer isso, mas é a verdade.
Egon, brilhante analise tanto sobre o esquema, quanto a evolução do futebol. Com relação ao esquema eu sempre fui adepto ao 4-4-2. Nosso grande problema é que o definidor da maioria das jogadas não é sombra do que pensávamos. Sempre atrasado e péssimo definidor Guerrero mesmo tendo feito um golzinho ontem é a grande decepção. Murici até que enfim deu o braço a torcer, viu que o primeiro esquema adotado é extremamente ineficaz. Graças a Deus as cadeiras cativas estão caindo. (Sheik, Marcio Araújo, pra não dizer os de sempre). Um fato que todos sabemos, mas ontem foi muito explicito, como é ruim de bola esse Walace. Ele não só ruim zagueiro, é ruim de bola mesmo. Como pode ser profissional??? é muito ruim mesmo. E eu nunca vi na minha vida um time tão acovardado como o Boavista ontem. Não deu um chute no gol. Obs: Sempre criticamos muito mas temos que dar a mao a palmatoria: Cuellar, Mancuello e Arão, realmente foram ótimas contrataçoes. Muito boas mesmo. O problema é quando o Rodrigo Caetano inventa de ir no Grêmio. Precisamos de um goleiro melhor.
“… o Boavista ontem. Não deu um chute no gol…”
Graças ao bom Deus, meu amigo Liliano…
Zaga com Wallace jogando na frente do PV, pode acontecer tudo…
E olha que ele joga com um senhor ao lado, que está dando aula de como se posicionar. Juan.
Cobrindo inclusive, a compulsividade do Jorge, em atacar e voltar andando…
Liliano,
Durante o jogo comentei isso com meu pai, da péssima capacidade de posicionamento e antecipação aos zagueiros que têm o enganador Guerrero. (Que nunca foi artilheiro na carreira e com passagem medíocre pela Europa!).
Eis que, para corroborar com meu comentário, passou um gol do Hernane Brocador, no qual ele se adiantou ao zagueiro e fez um gol de cabeça (pesquisem pelo gol que ele fez no sábado)… É assim que camisa 9 têm que se posicionar e antecipar ao zagueiro!!!
Entre Guerrero e Hernane, prefiro o último, que apesar de também ser caneludo, pelo menos é eficiente em fazer gols.
Qual é o melhor esquema? Ora, melhor é o que faz Ganhar !! Imitar o Barcelona é ótimo, mas precisa ter as peças que lá tem. O 4-3-3 é muito bom, quando se tem no meio campo um Grande talento como Iniesta. Veja a seleção do Dunga, também tenta imitar o time da Catalunha, mas como falta talento no meio, a seleção também sofre pra vencer. E assim é no Flamengo, Sheik , Guerrero e Cirino já são fracos ,e com o meio campo sem talento fica mais difícil ainda. Penso que para o medíocre Cariocão/16 o ideal é jogar no 442, e no brasileirão contra times mais fortes , como Corinthians , Atlético MG,Santos e Inter o melhor é jogar no 451, com somente Cirino lá na frente, e jogando fechadinho para não ser goleado! E, hoje , o que falta ao Flamengo é capacidade tática de variar, dentro do jogo, de um esquema para outro.
Que isso rapaz, está com todo esse medo dos grandes adversários?
O que eu mais gosto de ver é jogo de time grande e se queremos nosso Flamengo na ponta e campeão teremos que nos acostumar a ver o Flamengo ganhando dos grandes e não jogando para perder de pouco.
Temos a maior receita do futebol, temos um bom elenco, e não acredite que os outros são tão melhores assim. Veja o São Paulo e o Palmeiras, por exemplo, se classificaram no Paulista arrastados e correm risco na libertadores. O Atlético ontem tomou uma goleada de um time desconhecido nacionalmente. Podemos não ter ainda o time ideal, pois faltam um goleiro, um zagueiro e um atacante que se harmonizem com o resto do elenco, mas temos um time para brigar com certeza. Se isso vai acontecer é outro capítulo.
Presidente,
O 4-4-2 na minha opinião ajuda ate mesmo nossa zaga q fica mais protegida! So discordo do Cirino como titular, embora, tenha feito gols, ainda vejo mais potencial no Emerson do que nele!
Abs SRN!
O bom desse time Bruno é que ninguém se julga um Fred, ou seja, dono absoluto da titularidade. Muricy tem feito eles brigarem pela posição. Tem deixado claro que jogará quem estiver melhor, mesmo que esse melhor não seja ainda o ideal por falta de algumas peças.
Também gosto do Ederson mas ele não tem dado dinamismo ao ataque. Talvez ainda esteja sem ritmo de jogo. Mas é sem dúvida um bom jogador.
Helder, nós vimos pouco o Éderson em 2015, era uma expectativa, uma promessa, nem sabíamos onde ele jogava direito…O que vimo é que ele não é um armador, mas tbm não é um atacante, digamos um meia avançado…Ali na cozinha (meio de campo) ele não joga, imaginar tirar Mancu e AP para ele entrar é impossível, a não em caso de contusão. Ele jogaria no lugar do Cirino, situação difícil perante ao grupo, pois isso nunca foi testado, existem os jogadores da posição, porém dos três: Éverton, Gabriel o Éderson é o melhor, ou seja, o reserva imediato.
Bruno, tem um monte de coisa errada naquele 4 3 3
– Os alterais, não apoiavam pq encontravam uma barreira de jogadores, com Cirino e Sheik ocupando os espaços. Além do fato dos adversários sacarem isso e congestionarem ainda mais o setor. Fora o fato do time acabar jogando com 1 cabeça de área, pois Arão apoia mais do que defende.
– Sem contar pelo fato do adversário colocar 4 (Vasco) ou 5 (Fluminense) no meio e o time perder absolutamente o meio de campo.
O melhor esquema de jogo costuma ser aquele em que vc adapta melhor
os jogadores dentro das suas características.
O Flamengo tem bons jogadores sim e agora temos dois modos de jogar.
E qto a não dar certo o 4-3-3 me parece que as vezes existe é mais uma desobediência tática do que um erro do sistema de jogo.
o esquema 442 é o melhor, continua um time forte no ataque ,com jogadores mais técnicos e com habilidade. sem contar que o Cirino fica com mais liberdade para se movimentar e encostar no Guerrero, a marcação fica mais encaixada e o meio campo mais povoado dificultando o adversário. fica faltando um zagueiro, um craque e mais o Ibison na vaga do canteiros !
Estevam como técnico… fraquinho!!!
Val Baiano como centroavante… fraquinho!!!
Aguardemos pois, o Fernandinho do Barueri, São Paulo e Galo…
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/04/tecnico-de-fernandinho-no-auge-da-dica-se-bota-lo-na-esquerda-vai-voar.html
Atualmente eu iria de 4-5-1
PV
RODINEI- C.MARTINS – JUAN – EVERTON
CUELLAR – ARAO – MANCUELLO – EDERSON E CIRINO
GUERRERO
Contra os grandes 4-4-2. Contra o Vasco 1-10-0. kkkk
Desaprendemos a ganhar do Vaskinho.
Kkkkkkkkkkkkkk
Que isso, querido Helder!!!
A última decisão que eles levaram, eu ainda mamava…