Em meio a um início de semana com excelentes perspectivas, em que Diego já treina (e bem) com bola e, jogar contra o Santos amanhã, com o clube paulista como mandante, mas o jogo não sendo na Vila, o que convenhamos é pra lá de bom, os temas polêmicos surgem em questionamentos feitos pela imprensa ao presidente Eduardo Bandeira de Melo.
O primeiro tema, diz respeito à folha salarial do Flamengo ter atingido um patamar superior a sete milhões e meio de reais. O que muitos podem achar um absurdo, acho que o presidente “canetou”com o exato sentimento do tamanho do Flamengo.
Ora bolas, se não há finalidade lucrativa, onde o prazer único de milhões de rubro-negros reside exclusivamente na conquista, se o clube pode pagar, qual é o problema? Ora, francamente…
O segundo tema, a meu conceito, difícil defender. O presidente afirma em entrevista, que em 2009 ficou definido o processo olímpico e, nele, a impossibilidade de não utilização do Maracanã e Engenhão, e que esta diretoria só assumiu em 2013.
Meu presidente, aí não. Com todo respeito, período suficiente para se encontrar uma situação até de emergência, que poderia ter sido a arena montada pelo Botafogo ou, a opção do Fluminense pelo campo do América. De qualquer forma, mesmo no “projeto cigano” a caravana rubro-negra vai seguindo e, já muito próxima do líder do campeonato.
Ainda sobre este tema, excelente a iniciativa da diretoria em brigar até a última gota para que o Maracanã já possa ser utilizado no final de setembro. Para o torcedor e para o time, nada melhor poderia acontecer.
Kleber, com todo respeito, mas o Bandeira disse na mesma entrevista ao Sportv que o combinado era o Maracanã estar disponível até maio. No final do ano passado é que inventaram essa história de fechar o ano todo. Aí o Flamengo tentou Volta Redonda, mas não deu certo.
O presidente Bandeira também trouxe a grande notícia que tentará voltar ao Maracanã em 25 de setembro contra o Cruzeiro. Já estou na contagem regressiva.
E outra ótima notícia foi trazida na Globo.com acerca das finanças do clube que nunca estiveram tão bem. Esse Bandeira é um monstro como dizemos em Florianópolis.
Segue o link: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/post/balancete-do-flamengo-confirma-reducao-da-divida-e-situacao-de-liquidez.html
Muito se discutiu a passividade dos clubes com o fechamento do Maracanã no início do ano. Tinham contrato e não valeram do seu direito para obrigarem o Consórcio a operacionalizar jogos no estádio. Pois bem, o que o EBM esta dizendo é isso, uma mudança de posicionamento, “Temos contrato em vigor, e queremos exercer esse direito de jogar no estádio”. Por parte do estado uma realidade, o estado esta sem comando, Dornelles aos 85a não tem saúde para administrar o estado. O grupo do ex-governador Cabral (responsável por esse estado de caos no estádio) esta totalmente esfacelado, então a construtora não tem muito o que ganhar. O Flamengo contratou recentemente um alto executivo da administração do Maracanã, esse foi o stater que o EBM apertou! O clube tem agora um profissional do estádio com expertize para operacionalizar, o “apoio da prefeitura”, mas a omissão do estado preocupa(desde que o Pesão saiu de licença). Acendam as luzes por favor!
Pezão, corrigindo, sorry
Presidente, qual a capacidade da Rua Bariri? Porque não comprar aquele estádio e capacita-lo para receber 30 mil pessoas? E construir no futuro um estádio com a capacidade que a nação merece. Com cem mil lugares. Saudações rubro negras!!!
Já deu esse assunto de estádio provisório Cláudio, já atravessamos 2/3 da travessia e demos sorte pois a estratégia do EBM deu razoavelmente certo. Ela se baseava em premissas que os presidentes de Botafogo e Fluminense não podiam se apoiar, afinal o Flamengo tem bom e excelente público em várias praças (exceto Volta Redonda né?). Assim para a dupla Flu e Bota, construir estádios provisórios era a única alternativa, a do Flamengo não! O avião esta saindo da tempestade de nuvens de densas, em excelente altitude e velocidade.
Kleber, vc esqueceu-se de incluir o assunto FERJ:
Que volta a baila com força aliás. Estive fazendo as contas, e fora os desaforos do Rubinho (que menininho malvado hein?) que não devem ficar sem resposta (represálias), fora a ambição da Ferj em ser arrendatária do Maracanã (então deve ser desidratada financeiramente), o único assunto de relevância nesta briga do Flamengo e Ferj pelo Carioção é a negociação da redução de 10@ para 5% da cota da Ferj nos jogos do Brasileirão, o resto é bobagem, café pequeno, mixaria. A Ferj da Gama abocanha cerca de 15mi dos clubes no Carioção, perfazendo um total de 3mi e pouco para cada clube. O Carioção hj é um campeonato falido, deficitário, sem apelo de público, então deixem o Rubinho sugar o “sangue” que lhe é vital para sobrevivência, enquanto não são postas em prática as mudanças do futebol brasileiro.
Caro Kleber….faço minhas as palavras do Amigo Henrique com o post acima.
Quero saber se o EBM terá peito para travar a assinatura do contrato de transmissão do CARIOCA 2017/2023. Até o Fluminense ja assinou. Espero que ele cumpra com o que vem falando e não faça como em outros momentos que voltou atrás em sua palavra.
Os outros assinaram pq estão desesperados por dinheiro. Como o Flamengo já vem se preparando a algum tempo para combater a Ferj, está numa situação mais confortável. Pode fazer valer sua força e até mesmo fechar com outra emissora, nada impossível. Esse Rubinho já percebeu que não foi uma boa ideia brigar com o Flamengo.
Essas federações e confederações são puras sanguessugas. Não fazem nada pelo futebol e só lucram para sustentar seus membros com salários absurdos e irreais no Brasil de hoje. Tem mais é que fechar as portas. Os clubes precisam sair da berlinda e assumirem o futebol de vez.
Enqua to existirem presidentes como o Eurico Vice Miranda e o seu fiel seguidor em bobagens ( presidente do botafogo nao lembro o nome) as federações perpetuarão. O flamengo está pregando no deserto… gracas a deus nossa voz é capaz de vencer a barreira dos ventos e dad tempestades de areia e ecoar pelos quatro cantos desse mundo… o Flamengo agora precisa pensar somente nele. Pois todos se juntaram para tentar nos derrubar… mas estão apenas nos agigantando cada vez mais. Não devemos assinar a renovação do contrato de tv para ajudar a ferj. Ficarão sem transmitir e o flamengo e com certeza sofreremos represália por isso… tenho certeza que se colocarmos o time B a ferj fará de tudo para nos rebaixar no carioca. Isso é fato!
Mas temos que ser fortes e o senhor bandeira deve voltar aos trilhos e se distanciar da CBF.
Mesmo se o Fla não assinar, a Globo vai transmitir o Carioquinha, conforme o blog da Gabriela Moreira na Espn(http://espn.uol.com.br/post/618743_globo-paga-menos-mas-aceita-carioca-sem-fla-e-clube-pode-ficar-sem-r-120-mi). Só que aí que fica mais claro ainda a importância do Flamengo. Todos irão perder $ no fim das contas. Seja os clubes pequenos, os nossos rivais e principalmente a FFERJ, que será com certeza o maior prejudicado financeiramente e politicamente, Já que vai poder oferecer menos empréstimos e vai ter sua principal base de sustentação (os clubes pequenos) muito insatisfeitos, já que essas receitas de bilheteria e TV são vitais para suas sobrevivências, e uma hora essa vilanização do Flamengo não vai mais convencer.
O Fla precisa estar de qualquer maneira na Libertadores no ano que vem. Legal ainda será se o Fla estiver na decisão do campeonato carioca. Como transmitir esse jogo?
Kleber,
Entendo que o que precisamos nesse momento e APOIAR NOSSA DIRETORIA, as ponderações foram claras e lógicas, o Maracanã só fecharia em meados de maio e reabriria em final de setembro, logo para que efetuar um investimento financeiro por apenas 3 ou 4 meses??? E ainda, se considerarmos que em agosto não poderá ter jogos, menos se aproveitaria desse investimento.
Outra coisa, tão importante quanto: Estamos a pouco de presenciar um fato inédito, fechar o ano com receita maior que a dívida, quando poderíamos pensar nisso, depois de tantas administrações medonhas como tivemos em nosso clube???
Além disso tudo, ainda fecharemos o ano com um CT (profissional) pronto e com a Gávea recebendo várias melhorias / investimentos. E mais, com um bom elenco no futebol!!!
Para finalizar, repito que precisamos APOIAR A DIRETORIA, DEIXAR AS CRÍTICAS DE LADO E PROCURAR UNIR OS REALMENTE RUBRO NEGROS!!!
2016 tem tudo para ser um ano histórico para o nosso Mengão, tão histórico como 1981 (esse dentro dos gramados) e o atual fora, porém com certeza, 2016 poderá representar o início de um ciclo muito mais vitorioso que a década de 80, quando efetivamente poderemos ter um clube e um time a altura da NAÇÃO RUBRO NEGRA!!!
SRN
Não estou aqui para peitar, para desafiar quem quer que seja. O Flamengo só deve assinar contrato se for vantajoso e justo. O presidente faz uma administração de recuperação financeira nunca vista antes num clube brasileiro. Está de parabens, mas somos torcedores de um clube que tem futebol vencedor e precisa vencer. Espero que ele lute pelo Maracanã e se assim o fizer e conseguir, não tenham duvidas que em pouco tempo seremos o clube com mais sócio torcedor no mundo.
KL concordo com o seu ponto de vista relacionado aos dois temas, quanto a folha o que menos importa é o valor mesma, desde que ela respeite o orçamento do clube, desta forma teremos sempre os compromissos em dia é um time cada vez melhor.
Quanto ao estádio também concordo que tivemos tempo suficiente para encontrarmos uma solução no Rio.
Apenas acrescentaria que deveríamos tentar utilizar as Olimpíadas e suas consequências para adiar algumas partidas.
Caro Kleber, até o dia de hoje não consegui entender a participação do senhor Bandeira de Melo junto a CBF na Copa América. Qual foi o seu intuito real? E em que pé está a relação do clube junto ao Rubens Lopes? Na sua opinião o que podemos esperar de ambos os casos?????
… E nos bastidores do futebol carioca, o que andam falando por aí em relação a atitude do Flamengo em exigir pontos importantes para a renovação do contrato do Carioca? O que estão dizendo os outros presidentes?? E o Rubens Lopes o que tem falado??? Sabemos que o senhor tem uma relação amistosa com todos…
Compartilhe conosco presidente.
Está é mais uma reportagem feita pela excelente repórter Gabriela Moreira da ESPN. Está isponível em seu blog.
http://espn.uol.com.br/post/618743_globo-paga-menos-mas-aceita-carioca-sem-fla-e-clube-pode-ficar-sem-r-120-mi
O que acham amigos???
Mestre Kl.
Nosso Tio Patinhas EBM, abriu seus cofres, acho correto, temos como pagar, os salários estão em dia, temos um elenco cheio de opções, caro, muitos jogadores no brasil e no mundo querem jogar no novo Flamengo. O choro é livre para a torcida e imprensa arco íris…
Em relação as nossas viagens e nossas casas, isso deve continuar, rende muita $$, tio Patinhas adora isso, tem metas e planilhas a cumprir. Nesse ponto ele é muito competente, esta de parabéns.
Daqui a pouco voltamos a nossa casa, na reta final do brasileiro, nessa hora estando no G4… paralelo melhora o nosso CT e corre atrás de uma arena menor na Gávea, o RJ e nossa imensa torcida merece. Arena Arthur Antunes Coimbra, já pensou…
Abs de Natal.
Caro Kleber, concordo contigo, se o flamengo estivesse mal no campeonato o tema do estádio no Rio seria ainda mais complicado, essa é a uma verdade, a outra é que a sorte resolveu soprar pro nosso lado e com ela o cheirinho do HEPTA… foi só o Bandeira realmente delegar e prestigiar nosso futebol que as coisas começaram a modificar, melhor pra nós…parabéns a toda diretoria e rumo ao HEPTA !!!
“O CASO FERJ”
Depois do Fluminense, foi a vez da Rede Globo se posicionar ao lado da Ferj. Recentes notícias dão conta que a emissora aceita pagar de 25% a 30% a menos os valores propostos em contrato. Ao meu ver esta posição sinaliza uma posição da emissora a favor da Ferj. Obviamente a emissora quer algum tipo de acerto no Carioção, mesmo tendo em vista a não transmissão dos jogos do Flamengo. A Globo propõe baixar de 12mi para 9mi as cotas dos clubes, e tudo ficaria remediado sem o Flamengo. Penso o seguinte, se é para fecharem sem o Flamengo, com a Globo aceitando um Carioção com o time B do Flamengo, penso que o clube deveria estudar os benefícios e consequência de “desfiliação da Ferj”. Tenho certeza que a federação paranaense aceitaria o time B do Flamengo de bom grado. Ai vejamos se esse contrato da Globo prosperaria?
Como agravante do caso, temos o assunto Maracanã. Não sabemos ao certo quais as forças influenciaram a escritura do edital de nova licitação do estádio, assim, qualquer medida mais drástica do clube só poderá vir após a feitura do edital do Maraca.
Me parece que neste assunto do Maraca, o Flamengo perdeu em um 1o. momento sua parceria com o Fluminense, que se junta a Ferj, outra postulante como arrendatária ao estádio.
Agora fica oficial, são todos os clubes da 1a. e 2a. divisão do futebol carioca + a FERFJ + a Rede Globo, contra o Flamengo. Rubinho tem em seu apoio ainda as outras federações nacionais (excetuando-se as participantes da 1a. liga supõe-se) e neutralidade desfaçada (pq é pró Ferj) da CBF. Rubinho procura costurar apoio nas esferas federais tbm, como consta sua recente visita ao ministro dos esportes (atual) semana passada. Esta claro que os próximo arbitrais da Ferj contemplaram medidas que interferiram em contratos atuais e futuros do Flamengo. Aliás o que é certo é que a Ferj vem procurando interferir na vida do Flamengo de qualquer forma. #não assina flamengo
Mas estou compartilho de sua opinião…
#NaoAssinaFlamengo
Nino, o grande problema de se desfiliar e filiar-se a outra federação será o fato de aue perderemos o direito a vaga na copa do brasil. Teremos que disputar o estadual da nova federação desde sua última divisão e galgar cada degrau. O Flamengo é do Rio…e o melhor a fazer é derrubar essa corja toda aí… a Globo quer assinar mesmo sem o Flamengo pois está com medo do EI se aproveitar da situação. Para a Globo é melhor garantir 3 grandes do que nao ter ninguém. A FERJ com certeza vai nos punir caso nao assinemos. E podem esperar que seremos rebaixados para a serie B do Rio como represália.
Ben colocado Diego.
O que ninguém comentou é que se o Flamengo estiver na Libertadores e Sul-Minas-Rio vai haver conflito de datas com o estadual, logo de qualquer forma vai com time misto pro estadual e irá enfraquecê-lo. Bandeira tem esse trunfo nas mãos e como sabe que não terá como jogar 3 competições na mesma época, age para peitar a FERJ e barganhar com a Globo.
E outra, construir um estádio para 30 mil pessoas gastando quase 1 bilhão como Corinthians e Palmeiras é desvantagem. Mais vale usar o Maracanã que cabe 78 mil pessoas e já está pronto.
Sobre a FFERJ, esse ano já teve o Fla pedindo autorização pra disputar os jogos amistosos. Ano que vem a FFERJ vai travar? Vamos jogar a Primeira Liga na marra? A Globo vai comprar os direitos da Primeira Liga de novo?
Acho que o time B do Fla é muito bom pra disputar o Cariocão. Paulo Vitor, Pará, Juan, Rafael Vaz e Chiquinho; Cuellar, Trindade, Alan Patrick e Adryan; Leandro Damião e Éderson. Ideal seria jogarmos com Sub-20
Se eu tiver errado, por favor me corrija: Na briga do Fla-Flu contra a federação, Kleber Leite a conselhou o presidente a não confiar totalmente no Fluminense, pq no passado ele incentivou uma ruptura e no final “roeu a corda”.
Fluminense “roeu a corda” :
http://espn.uol.com.br/post/618743_globo-paga-menos-mas-aceita-carioca-sem-fla-e-clube-pode-ficar-sem-r-120-mi