A esta altura do campeonato, ante as circunstâncias, até que seria razoável. O problema é que nem isto podemos ter certeza.
Um Maracanã em tarde de gala e o time em tarde de matar de raiva. Como sempre afirma meu amigo Michel Assef, a torcida é o que há de melhor no Flamengo…
Levei um susto ao saber da escalação com Sheik e Mancuello. Achei que o meio pecaria na ocupação dos espaços e, não deu outra.
Os combatidos Éverton e Gabriel, acabaram fazendo uma enorme falta. No primeiro tempo, o Corinthians jogou em cima do lateral Pará, que avançou como sempre, só que, sem ninguém para cobrir os seus avanços.
Jogo difícil de ser comentado. Ao Flamengo não faltou vontade. Faltou futebol e organização.
Como o futebol é louco, Emerson, que deveria ter sido substituído no intervalo, por pouco não vira herói fazendo o terceiro gol, no finalzinho do jogo.
Dia de falta de inspiração, fora e dentro das quatro linhas.
Não seria justo não destacar Guerrero. Fez o que pôde.
O Maracanã merecia um retorno mais feliz, mais inspirado.
Vida que segue…
Meu querido KL, sábias palavras. Reafirmo, nosso bravo ZR não tem tamanho para encarar uma Libertadores. Claro, tem mérito em arrumar minimamente nosso time. Mas levou um banho hoje do Osvaldo.
Enfim bola pra frente. Temos que garantir o G3.
Uma observação final : espero que a turma pare de criticar tanto o Guerrero.
Forte abraço
Banho?
Estatísticas do Footstats:
Posse de bola: 59,90% Flamengo x 40,10% Corinthians
Finalizações certas: 9 Flamengo x 3 Corinthians
Passes certos: 384 Flamengo x 203 Corinthians
Desarmes: 20 x 20
Escanteios: 13 Flamengo x 2 Corinthians
O Zé não entra em campo pra acertar a cabeçada do Guerrero, o chute do Sheik, a defesa do Muralha, etc.
MAs deveria treinar jogadas ensaiadas,formações alternativas,montar um time que seja mais agressivo mostrando o básico de triangulações,e pelo menos jogadas treinadas ,não ficar jogando acachapantes 41 cruzamentos, com o time que mais gastou em contratações no ano.
Não visse o jogo então. Flamengo criou 500 oportunidades. Os números dizem por si. Quanto a formações alternativas, pega o discurso dele após o jogo, aliás o de antes tbm.
Quando ele botava o time no 4-4-2 reclamavam, com 4-3-3 reclamam, no 4-5-1 reclamam. No final que tava no 4-2-4 também reclamam.
Repito, treinador não joga, não chuta em gol, não cabeceia sozinho na pequena área e nem pula num chute fraco.
Caro Henrique,
Discordo quando vc diz que “treinador não joga, não chuta em gol, não cabeceia e pula num chute fraco”. Questão de lógica amigo, qual o papel do treinador? Treinar esses fundamentos. Treinar, treinar, treinar e inovar, ensaiar jogadas não previsíveis durante um jogo. Indiretamente podemos dizer, sim, que treinador faz todas essas coisas mencionadas acima por exigir dos atletas que as aperfeiçõem. Não vemos isso acontecer. Temos domínio nos números do jogo mas não no resultado final. Isso as vezes, nem sempre isso ocorre. Contra o São Paulo isso pode ser facilmente constatado.
O problema que vejo aqui é que criticar atitudes do Zé Ricardo tem feito alguns amigos entenderem como detestarmos nosso técnico. Não se trata disso. Cobrar é preciso, nunca ao comodismo. Se vc entende que o Zé está bem preparado para ser nosso treinador, é sua opinião, respeitamos. Mas os resultados no campo mostram um Flamengo sem criatividade quando tem a posse de bola. Minha opinião, ok. Não espero que todos concordem com ela. Esse papel é do treinador.
Pessoalmente, meus posts anterior dizem isso, não acreditava no título, mas sim em Libertadores. Ocorre que Libertadores é muito mais dificil que nossos campeonatos. Que ele melhorou o time, ninguém é cego para negar isso. Mas convenhamos, pior do que estava não tinha jeito.
Como nosso presidente colocou aqui outro dia, ele, Zé Ricardo, não indiciou nenhum dos atletas a sua disposição. Ele herdou esse elenco e deu uma cara a ele. Temos que dar esse desconto a ele.
Eu não desistiria dele para o ano que vem. Ainda continuaria apostando nele, mesmo que ainda continuasse a ser um crítico dele quando entendesse que algo não saiu bem por sua decisão naquele jogo específico, até porque ele não erra sempre. Todos os técnicos erram. Ele também é humano e pode tomar algumas decisões que nós, torcedores, talvez não concordemos.
Um grande abraço.
Caro Henrique vimos outro jogo : defesa completamente desprotegida, time atacando somente por um lado do campo, centralizando jogadas e 28 bolas alçadas. Acho que o nosso ZR tem méritos , mas é pequeno para uma libertadores.
Concordo. Talvez sinal disso, seja a torcida aplaudir o time no final da partida.
Perfeito, Henrique!
Tomamos 95% dos gols pela direita. Digo isso faz tempo.
Jorge só pode jogar de lateral com alguém cobrindo suas subidas. Não volta nunca. Sem Everton, Jorge não existe…
No 2° gol deles, o cara estava absolutamente livre. Nenhuma marcação. SEMPRE assim. Pelo lado do Jorge…
Everton tem um papel importantíssimo no esquema. Além de válvula de escape, ajuda muito o peladeiro.
Quando não joga, aquele lado é uma verdadeira avenida.
AMIGOS henrique,Anderson e Egon.É o seguinte:
Foram 500 oportunidades criadas com absurdos 41 lançamentos,só isso que faz,parece que não tem nada treinado fora disso,e, a probabilidade de erro é muito grande com esse estilo,até pq se não o futebol se resumiria a isso e sairia gol toda hora, jogador chuta com os pés,não com a cabeça,de 41 apenas uma entrou no meio de um bate rebate.Guerrero sente saudades dos time armados por Mano e Tite,onde ele recebia bolas na medida,fruto de jogadas,passes rápidos no teço final,e teve seu melhor rendimento,aqui é só chuveiro.Você viu os gols do Corinthians,certo?Taí um exemplo bem sucedido.
Quanto a formação,a questão central ñ é isso,é que ele não utilizou/criou/treinou sistemas alternativos,isso é fato! Desde que entrou só usou o esquema de pontas q ficou previsível,manjado,improdutivo e quando sai disso que em tese era p melhorar a produção ofensiva,não melhora pq ele não sabe fazer um time diferente disso,que seja decisivo e agressivo na hora de decidir,com jogadas trabalhadas,triangulação,amplitude,nada como o investimento feito manda.Até a compactação adquirida foi pro espaço.
QUANTO AOS TÉCNICOS DISPONÍVEIS O MERCADO ESTÁ RUIM,EU PREPARARIA MELHOR O ZÉ P O FUTURO,FINANCIARIA CURSOS,MANTERIA ELE NA COMISSÃO PARA GANHAR MAIS EXPERIÊNCIA E CAPACIDADE,E BUSCARIA TÉCNICOS COMO DORIVAL JR e ROGER MACHADO, SÃO BOAS OPÇÕES NO MOMENTO,ASSIM COMO CUCA E MANO(Q MAIS UMA VEZ DEMONSTRA UM BOM TRABALHO NO CRUZEIRO) DEPOIS DE AS COISAS SE CONSOLIDAREM,DARIA AUTONOMIA E GARANTIA A ZÉ PARA FAZER SEU TRABALHO,OQ Ñ TEVE DESSA VEZ E TALVEZ POR ISSO TENHA TIDO UM TIME TÃO “COVARDE” E INOFENSIVO COMO ESSE,SEM REPERTÓRIO NENHUM. O FLA COMETEU ERROS SUCESSIVOS DE PEGAR TÉCNICOS QUE JÁ NÃO VIVIAM SEU MELHOR MOMENTO,É PRECISO ANALISAR O MERCADO,NÃO PELA GRIFE,MAS PELO MOMENTO.
Família Drummond,
Fineza, digam o nome do “Grande” treinador para o Flamengo.
Não há! A única unanimidade é Tite. O restante está na Europa.
Esse é o problema dos cartolas brasileiros. Nunca acreditam em inovação/renovação. E recorrem à medalhões – que até podem dar certo num curto prazo, mas com o prazo de validade também marcado. Eis o motivo do nosso futebol estar ultrapassado.
O time, ontem, apresentou uma péssima recomposição defensiva sim. O treinador pode corrigir. No entanto, depende da cabeça – inconstante – dos jogadores que, ao invés de acompanhar a bola, devem acompanhar o jogador que corre loucamente em direção ao gol. Isso é consciência tática. E, consciência, cada um tem a sua.
Discordo de algumas escolhas do ZR sim. Não começaria com o Mancu. Mas, também, ninguém esperava tanta disposição do Corinthians. Destarte, também discordava de toda a postura do Flamengo dos treinadores que por ali passaram recentemente: Muricy, Oswaldo, Luxemburgo… Apreciava o trabalho do Dorival, mas a besteira [absurdo] num contrato, o afastou.
Concluindo, o técnico não erra passes, como o Diego errou; nem cabeceio, como o Guerreiro errou; muito menos o chute que o Sheik errou.
Por fim, próxima rodada definirá a corrente que nos levará no mar do brasileirão. Resta aos bons e rubro-negros torcerem pelo inacreditável [título] e/ou garantir a também sonhada libertadores que não almejávamos no início do campeonato.
Concordo muito…
Vou mais longe! Pra 2017, Deveriam contratar pelo menos 10 próteses de pés certeiros.
Como os caras perdem gols na cara do goleiro!!!
Sobre o título do post, vice… se caprichar muito.
Empatar com o Corinthians é até um resultado comum. Mas perder pra baba do Inter após fazer 1×0… quebrou na junta.
Essa foi 10, caro Egon. Contratar 10 próteses de pés certeiros.
Concordo em gênero, número e grau.
Se não abrir o olho será ultrapassado pelo Galo/MG. Porque o titulo já é do Palmeiras, até porque as arbitragens tem ajudado eles…Já o Flamengo , parece estar sentindo o cansaço das viagens, jogadores como Arão, Pará , Rever ,M.Araujo, o veterano Sheik e o anêmico Jorge estiveram esgotados fisicamente, rendendo muito pouco! Alias , não gostei da escalação de Sheik, e como se machuca o tal do Mancuello ! Já o anêmico Jorge, a diretoria não pode pensar duas vezes em vender o garoto, porque há muito tempo que não corre , não divide bolas, não dá carinho, tá morto !Num jogo que até o Muralha foi mal, Flamengo perdeu dois pontos fáceis !
Jogo tenebroso. Meio campo que não marca. Ainda bem que Guilherme foi expulso, caso contrário perderíamos o jogo, tantas vezes os zagueiros ficaram no mano a mano com o ataque do Coríntians.
Muralha mais uma vez, na minha opinião falhou, mal colocado no primeiro gol. Não sabe sair em bolas altas.
O técnico é realmente inexperiente. Oxalá esteja errado, mas já fomos longe demais com esse time.
De bom, a torcida, Guerreiro, pelos gols, Réver, pela raça e só.
O time caiu muito de produção, não tem preparo físico, ou corre errado.
O que salvou mesmo o ano foi jogarmos fora as calculadoras….
Nem vou perder tempo comentando o que já até cansei. Mas me sinto na obrigação de registrar novamente: contra o Galo, tudo o que não poderia acontecer, é jogar com diferença de apenas dois gols. Como o jogo contra o Figueirense começou agora, e é imensamente provável que o Atlético vença, nenhuma dúvida: voltaremos de BH em terceiro lugar.
Enquanto isso, o Santos ficará a apenas dois, também, do Flamengo.
Portanto, fique a lição: o estádio do Maracanã NÃO joga e NÃO escala o time do Flamengo.
Estou com imensa vontade de dar um pulinho, no Rio, pra conversar com o Zé Ricardo. De coração aberto, sem recriminações.Até com agradecimentos, inclusive. Mas é que certas coisas, tenho a certeza, são desnecessárias aprender na Europa.
Saudações,
Carlos Cazé.
Seu comentário foi perfeito e lúcido. O time correu se doou acho até que está reestreia mexeu com os nervos dos jogadores.Perdemos vários gols no fim depois da troca pelo Arão.A torcida reconheceu a dedicação dos jogadores.Não da para adivinhar que o Mancuello que não apareceu em campo e o Sheik só apareceu no final do jogo.E detalhe ainda arrumamos um gol em claro impedimento.O Zé Ricardo colocou o time para frente e infelizmente não deu certo.Vida que segue e vamos ao jogo seguinte.
Pois é amigos, um time claramente mal treinado nessa semana, impressionante que Zé decide colocar Sheik no time,que nunca jogou um jogo inteiro nesse campeonato, coloca uma formatação que pouco usou no campeonato num jogo desses.
Zé que,por sua falta de repertório ofensivo,se caracterizou por um time de forte marcação com os pontas zagueiros,coloca nada mais nada menos que o vovô Sheik.Um time que nas suas mãos tem dificuldades de produzir ofensivamente,quase não faz gols e agora num jogo decisivo decide fazer uma coisa dessas,resultado: UMA DEFESA ABSURDAMENTE ABERTA,E UM TIME DESTREINADO QUE MANTEVE SUA PÍFIA PRODUÇÃO OFENSIVA,VEJA OS NÚMEROS:
31 BOLAS LANÇADAS NA ÁREA = ISSO REFLETE O TRISTE REPERTÓRIO COM A BOLA DO TIME.
Gostaria de ressaltar que o Corinthians jogou melhor,se defendeu melhor,atacou melhor,principalmente no 2º gol com linda jogada e um sofrível sistema de defesa do Fla,com o venerado M.Araújo simplesmente desistindo de acompanhar Rodriguinho,e no 1ºgol todo mundo sabe que o Guilherme chuta bem de longe,e ninguém o marcou.Um time que deveria estar cansado,levou de 4 do Cruzeiro,e o Oswaldo inteligentemente colocou jogadores renegados pelo pardal Cristóvão,e que sempre achei que deveriam ser titulares: Oswaldo 7 x 1 Zé.Poderia ser goleada.Isso tudo com um jogador a menos.
Daniel G,
Há muito que já víamos falando sobre isso, NÃO TEMOS TÉCNICO !!!
Apenas um reparo no seu correto comentário, foram 41 e não 31, bolas alçadas sobre a área do Corinthians, simplesmente nenhuma criatividade, nenhuma jogada ensaiada, enfim NÃO TEMOS TECINICO !!!!
SRN
Corrigindo: Foram alçadas 41 bolas na área! Impressionante! Fonte:ESPN.
Com a mão do juiz,fugimos de um vexame maior ainda.O que eu já disse nos últimos 5 jogos se confirmou,Cuca será campeão depois de prometer lá no Paulista após uma derrota de 4 para o Água Santa,experiente,sabe oq fazer. Pinçou tche-tche,Roger Guedes,Moisés jogadores até então esquecidos ou pouco conhecidos e soube colocá-los de forma perfeita,nenhum outro jogador do Audax rendeu fora como ele,Cuca soube usá-lo no time,sem falar de Dudu o melhor jogador do campeonato que o Fla titubeou em contratar.
Teve seus problemas, mas soube treinar jogadas,formações alternativas,diferente de Zé que se prendeu no 433 com pontas,e não consegue fazer diferente como vimos hoje.Parabéns ao grande Cuca,que também contribuiu muito para o nosso título em 2009 segundo os próprios jogadores que diziam que Andrade pouco ajudou.
E olha que que Cuca sabe fazer bonito em uma Libertadores,ein!
Já o time de Zé na libertadores cheira à eliminação por um Palestino,Leon da vida, passando vergonha.
Kleber meu maior medo aconteceu nao de te empatado mas sim o time ter sentido o fator maracana aonde couro come a pressao e muito grande . A minha primeira vez no maraca eu como torcedor tambem tremi era um jogo de super copa fla x cruzeiro sem o savio resultado 2 x0 pra nos mas eles tem que acostuma ja foi campeao no maraca com a zaga luis alberto e fabao e no ataque tuta e reinaldo so os com mas de trinta vao lembran saudacoes r.n
Caro Kléber e amigos,
Cheiro de vice ou mesmo de apenas G6. Não quero ser pessimista, não é o meu perfil, mas, ficou improvável, tanto pelo nosso declínio técnico, como também, pela força que demonstra o Palmeiras. Não estamos jogando mal no sentido maior da palavra, no entanto, estamos ficando bem vulneráveis. Como aconteceu no domingo passado, na minha opinião, o Muralha facilitou demais no empate. Não poderíamos ter sofrido um primeiro gol e daquele jeito. Como eu acredito que já exista um abalo psicológico no time, é torcer para o ZR encontrar a melhor escalação. Hoje ficou fácil de perceber porque a preferência por pontas marcadores. Fomos longe nesta competição. Fomos onde podemos ir como os jogadores que temos. Agora nos resta brigar pelo G3. SRN
Agora vai aquela frase manjada por alguns jornalistas esportivos: “Coitado do Guerrero”,jogador tão criticado que nunca foi goleador,e sim de jogos decisivos como o de hoje. Faz milagres com os infinitos chuveirinhos,brigando com raça por cada bola no meio de 2 ou 3.
Que certamente sente saudades do time que os competentes Mano e Tite armou para ele com passes açucarados,que fez ele ser oq não é sua característica nata de atacante participativo e decisivo em jogos importantes se tornar também um: goleador.
Raros cruzamentos por trás da linha de defesa que é sua característica, com um time estático com uns 6 jogadores parados na área esperando chuveiros das pontas,sem nenhuma movimentação para triangulações.
Fiquei com mais pena quando colocou Damião,será que o menino Vizeu não estava no banco para entrar?Não sei.
Agora amigos é Galo no Horto doido pra beliscar o 2º lugar,acho que o cheiro é de 3º lugar,Kleber. E como disse Mario Sérgio:O Fla brincou com Zé ricardo.
Com o Santos na cola e o Botafogo com 1/5 da nossa folha salarial,com nosso caríssimo ataque com gordos salários de Sheik,Damião e Fernandinho que poucos sabem.Acaba o ano sem conquistas e com vexames,disse isso semana passada com duras críticas aqui,mas usando a racionalidade tudo isso era previsível.
É preciso planejar o ano que vem, para evitar nova vergonha, coisa que Cuca já faz no Palmeiras indicando jogadores como Keno e os destaques do Coritiba.
ATENÇÃO! O Fla já titubeou com Keno,jogador de ponta que,no momento,é melhor que Cirino,Gabriel,Sheik e cia juntos. Está me lembrando quando só sondou o DUDU e o PALMEIRAS foi lá e PAPOU, e hj é o melhor jogador do campeonato.
Sexto jogo seguido de um Flamengo sem organização tática. Depois que o time parou de viajar e teve tempo para treinar, a coisa degringolou. Não dá para entender o que houve. O time parou no tempo. Vinha jogando bem, e simplesmente estacionou.
William Arão, como sempre, some contra os grandes. Jorge, que rapaz mais sem noção. Parecia estar em outro mundo. Para variar, outra mudança tática. Cada jogo uma novidade, nem sempre boa.
Além do mais, futebol está ficando uma coisa chata. Mais se fala da arbitragem do que propriamente do jogo, tamanho são os erros cometidos pelos senhores do apito.
O Flamengo vem perdendo para sí mesmo. Não joga bem já há um bom tempo. Nos ultimos cinco jogos só ganhamos dois. Aquela sequência dificil que aqui apontamos está sendo terrível para nós. Não estamos conseguindo vencer mais nem convencer.
Não duvido, caro Kleber, que percamos até a segunda posição para o Galo. Ganhar deles lá não vai ser fácil. Nem no maracanã ganhamos mais.
Parabéns a torcida. Uma linda festa. Apoiou sempre o time.
Kléber, não acho que perdemos o meio por conta da dupla Émerson e Guerrero, mas sim por tentar colocar Mancuelo fazendo a função do Everton aberto nas pontas.
Será que o Zé poderia RESPEITAR mais OS CLÁSSICOS? Pois, está jogando espaçado e perde compactação!
Como o Zé, quer jogar contra time de maior investimento sempre deslocando jogadores para atuar nas pontas, abdicando da marcação do meio campo. O adversário de hoje, colocou um amontoado de jogadores no meio, e ficou fácil demais pra fazer jogadas de infiltração.
Antes de sair pra fazer curso no exterior, ele deve entenda que: “treinadores europeus sabem que o melhor ataque é o sistema defensivo.”
Os jogos do Fla são muito mais difíceis do que do Palmeiras, apesar deles sofrerem pra ganhar os times mais fracos. E pra nós, isso irá durar até o jogo contra o Atl MG, no próximo sábado.
Eu confio no título! Mas ele deve seguir certas regras, rs
Exatamente Robson! Qual o sentido de colocar Mancuello na ponta?
É um absurdo! Todo mundo sabe que ele é segundo jogador de meio para jogar com Arão com Diego mais na frente.Aquele time ideal que fez a melhor atuação do time no campeonato contra a Chapecoense,com:
Jorge Vaz Rever Pará
Araújo
Arão Mancuello
Diego
Guerrero Patrick
Mesmo achando que jogadores como Pará e M.Araújo não podem estarem no time.Tantas contratações pra nada.Essa formação nunca mais se repetiu,e o time não teve alternativa e ficou previsível só com os pontas.
Esse é apenas um dos problemas de técnico sem bagagem.
Como lidava com a base, lá os meninos faziam tudo que ele pedia, mas esquece que no profissional não é bem assim. Tem que respeitar a capacidade e a origem do jogador em campo. Tentar inventar dá no que estamos vendo. Estamos pagando o preço de um bom treinador mas sem a experiência que o momento exige. Não significa dizer que o técnico não presta, ok amigos.
Tudo bem que o flamengo não jogou bem agora não dá pra entender a reclamação sobre Zé Ricardo todos nós queríamos mancuello jogando e te que colocar sheik nas partidas que ele é jogado experiente e decisivo e etc agora vem reclamar do Zé Ricardo o Palmeiras não vem jogando bem faz tempo mas está tendo sorte nas partidas o flamengo não jogou bem mas faltou sorte no jogo de hoje mas o jogo decisivo e contra o atlético-MG se não ganha adeus brasileirão só resta a libertadores vamos mengão Aida eu acredito!!!
Sorte? Difícil ter sorte por 38 rodadas,a sorte acompanha os competentes. A pedida pelo mancuello era válida,mas Zé coloca ele como ponta! Um absurdo! Ainda se machucou coitado. Ele manteve a mesma formação com pontas:Mancuello e Sheik(lamentável),sem alternativa nenhuma,sem reportório como seu técnico,com uma semana pra trabalhar,mostrou os mesmos erros.
Daniel G, na teoria o ZR fez uma aposta válida…Emerson poderia ser a saída para a esterilidade do ataque em uma das pontas, corre como louco, recompõe bem. Mancuello poderia ser um apoio ao Diego, tanto na criação quando na chegada ao ataque.
Entretanto na prática foram péssimas escolhas…Eu diria que no caso do Sheik, um jogador velho, fora de forma, a probabilidade de erro era imensa. No caso do Mancuello, bem, o que dizer? Um jogador frio, sem alma.
O certo é que o ZR errou, e errou feio! Arriscou, e errou! O time perdeu totalmente sua característica sem Éverton e Gabriel. O Corinthians saia com enorme facilidade da defesa para o ataque. Não bastasse isso Arão não cumpria suas funções defensivas, deixando a bomba nas mãos do MA e da zaga…Eu achei empate lucro!
E o grande Diego, que fim levou…!!! Jogou de segundo volante depois da saída do Arão, alias pra que consegue enxergar o jogo, ele sempre joga por ali. No mais bate escanteios e toca a bola pros lados, não faz uma assistência, uma jogada aguda sequer, chutar a gol nem pensar. A verdade é dura, um ex jogador em atividade, duro pra turma da grife, mas é a realidade. Pro ano que vem, já nos ameaçam com Felipe Melo, pra que gosta um prato cheio….
Anca Anca, data venhas! Diego não jogou bem os 90min, mas jogou bem a maioria do jogo…Foi o único na criação, voltando para buscar o jogo junto quase no 1o. cabeça de área…Em um universo onde os dois cabeças de áreas estiveram péssimos, onde os atacantes de ponta estiveram péssimos, onde os laterais estiveram péssimos, Diego apareceu bem, excelente eu diria.
Caros, uma observação: impressiona nos últimos jogos como nossos adversários estão crescendo quando enfrentam o Flamengo!
S.R.N.
Caro Kléber!
Concordo com o seu comentário. Sempre critiquei a formação com dois pontas atuando em muitas situações como assistentes dos laterais, mas tenho que reconhecer que hoje, na falta deles, a defesa ficou exposta.
Acho que podemos sim abrir mão de um dos pontas em prol de mais um meia, mas para isso, é preciso de mais treino e de um volante que proteja melhor a defesa. Foi absurda a liberdade que deram ao Guilherme hoje. Aliás, no jogo de ida contra o Corinthians tivemos os mesmos erros.
Nosso amigo Guerrero jogou bem hoje. Ele poderia jogar sempre assim, né? Acho que ele é aquele típico jogador que joga apenas quando quer. Mais ou menos como fazia o Felipe que jogou no Vasco e no Flamengo.
O título agora ficou difícil. Gostaria de ver o Flamengo dando mais chances aos jovens como Vizeu, Paquetá, Cafu e Ronaldo.
Vamos continuar apoiando até o final!
SRN!
Acontece,que Zé Ricardo abraçou um time previsível com pontas zagueiros,sem repertório,triangulações,gerando ataque pior que a Chape com todo o investimento,não treinou jogadas e formações alternativas,ficou preso nisso e mudou justamente hoje,com uma semana pra treinar,nesse jogo decisivo,mesmo assim manteve 433 com MAncuello na ponta! Um absurdo…
Quando o campeonato se afunila o torcedor começa a perceber que jogadores de baixo nível não deveriam nem ter ficado no elenco, como Márcio Araújo, que nos últimos dois jogos falhou em não acompanhar Vitinho e Rodriguinho. O treinador não culpo, a Diretoria deveria saber que um time como o Flamengo, com toda sua grandeza, não pode ser cobaia pra treinador! Cada um tem sua opinião, a minha é que Arão é muito mal aproveitado, o time a seis rodadas do final do campeonato não tem um ataque definido, todo jogo o time tem um formação, a impressão que dá é que o treinador quer agradar a todos do elenco. Desde o início do ano, escrevo que jogadores como Márcio Araújo, Gabriel, Pará, Paulo Victor, Chiquinho não podem jogar no Flamengo! Alguém com saudades de Wallace? Não se ganha campeonato com tantos erros. Guerreiro jogou bem hoje, mas a temporada dele no Flamengo é pífia!
Esse jogo me lembrou bastante do empate contra o São Paulo em Brasília.
Mancuello nesse esquema atual do Flamengo não tem vaga desde o começo e o Sheik, pra mim, é o novo titular. Gostei muito dele no 2º tempo. Rever tem sido o melhor do time há alguns jogos e hoje novamente foi bem.
Arão, Pará e Jorge muito mal.
Não sei se o Flamengo chegou ao seu limite, mas agora é brigar para ficar entre os três primeiros e garantir a vaga direto na Libertadores.
Kleber, faço esse meu segundo comentário para falar sobre o Maracanã. Num post anterior, relatei minha dificuldade sobre ir ao Maracanã já que moro em Florianópolis e com essa sede da torcida do Flamengo, fica complicado comprar passagem, pagar hotel e não ter a garantia de ingresso.
Causou-se me estranheza ver diversas cadeiras vazias no estádio mesmo com todos os ingressos vendidos. Não falo das reservadas pela PM, mas da que tinham torcedores mesmo. Ao ver o borderô, vi que 54 mil pessoas pagaram ingresso. Foram 59 mil colocados à venda, logo cadê os demais 5 mil?
E outra coisa, a torcida do Corinthians quebrou tudo e como prêmio ficaram no estádio vendo o jogo. Trocentos torcedores queriam estar lá e não puderam, mas quem briga tem como prêmio ver o jogo até o final.
Vice? Se bobear vai para 5º. Já afirmei aqui que não acreditava nesse título e que também não pagaria nem placê. Vai pegar, já no próximo jogo, o Atlético. Depois, encara o Botafogo que está em ascensão. Ainda tem o Santos (c) e o A. Paranaense (F).
Num post anterior, você, Kleber, disse que a diretoria do Flamengo deveria ser cirúrgica nas contratações. Discordo, em primeiro lugar tem que alugar, não uma barca, mas, um navio. Em seguida, aprender a contratar, pois, até agora só fez besteira e jogou dinheiro fora.
Precisamos de um goleiro experiente que dê tranquilidade ao time.
Um lateral esquerdo. Não aguento mais ver esse Jorge Bóia Cabeça Baixa jogar ( e quem é o reserva? Chiquinho!).
Um meio campo que saiba marcar e sair jogando. Como está mal o Arão.
Um outro meia que saiba lançar, meter uma bola (não precisa ser um Canhotinha) e não ficar lutando e correndo atrás da bola (Diego).
Atacantes mais incisivos e com habilidade.
Contrataram alguns jogadores que até deram um alento ao time. Mas, só em alguns jogos. Depois…….(Ederson, Mancuello, Cuellar, Diego)
PS.: Rafael Vaz está voltando a jogar como jogava no Vasco.
Um abraço,
Luiz Carlos
Kleber,
Vou repetir o que já venho dizendo há muito tempo e entendo que defina o que aconteceu hoje e vem acontecendo durante todo o campeonato:
NÃO TEMOS TÉCNICO !!!
Simplesmente isso, hoje foi um show dos horrores, o “grande Zé” conseguiu a proeza de escalar mal e ainda, fazer substituições erradas…
Porque escalar o Sheik de início, totalmente fora forma, fora de ritmo, simplesmente fora de jogo, sem nenhuma condição de disputar um jogo profissional, principalmente um jogo decisivo. Com ele e Macuello, o “grande Zé” conseguiu perder o meio de campo e ficar com o time totalmente desguarnecido, com isso sobrou para o Márcio Araújo e o Arão terem que marcar um meio de campo com 5 homens e claro, ainda deixaram expostos o Réver e o Vaz, aí, mais um problema ficou claro, como é frágil no combate direto o Rafael Vaz…
Para piorar, quando o Corinthians ficou com menos um jogador, o “grande Zé” fez mais um besteira, colocou o Damião (que não tocou na bola) no lugar do Arão e aí, mais expostos ainda ficamos, a ponto de o Corinthians ainda perder duas boas oportunidades de gol, mesmo com um jogador a menos…
Enfim, COMO TÉCNICO DE FUTEBOL O FLAMENGO TEM UM BOM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA !!!
Acabamos de perder a oportunidade, talvez única, de ganharmos um campeonato de nível tão fraco, quando será que teremos outra???
Para finalizar, mais um ano de gestão Bandeira de Mello e mais um ano de DECEPÇÕES, até quando teremos que passar um ano inteiro sem uma única conquista, quatro anos só de DECEPÇÕES, até quando???
SRN
Paulo, na mesma medida que como entendido em futebol vc seja um bom torcedor, aff!
Nino,
Das duas hipóteses não tenha a menor dúvida…
SRN
Creio que a meta agora seja ficar entre os três primeiros para entrar direto na fase de grupos da Libertadores. Embora esse negócio de Libertadores não seja uma competição que o Flamengo vá bem. De nada adianta o esforço para se classificar e logo em seguida ser eliminado, como tem acontecido.
Título já não dá, mesmo porque o time tem mais dois jogos encrencados: Atlético MG e Atlético PR…
Cada um comenta uma situação, mas eu penso é no Atlético. Se ganharmos e o Palmeiras perder para o Santos na Vila, o que é normal, aliás acho o Santos favorito,estaremos de novo na briga de novo. Até acho o atlético favorito por jogar em casa, mas no futebol pode acontecer de tudo, é aquele velha frase “Flamengo é Flamengo” Outra coisa, falei há umas 5 rodadas atrás que o Galo estava jogando com vários desfalques, que o time completo é um timaço, e agora até o Luan e o Cazares voltaram, apesar de perder o grande zagueiro Leonardo Silva para o restante do campeonato, e se eles ganham da gente e o Palmeiras perde para Santos, eu acho que eles podem perfeitamente e tem time para isso ainda ganhar o campeonato, até porque pegam o Palmeiras em casa também!
Pará voltando a ser Pará,Marcio Araújo fazendo suas besteiras,e Vaz mostrando o pq era reserva de time de série B. Contratado pelo desespero dos dirigentes q planejaram mal e estavam sem zagueiro para jogar,e sairam contratanto zagueiros q estavam renegados,e de certa forma até deu sorte,e, o Palmeiras corretamente foi lá e pegou o melhor zagueiro da américa latina: MINA.
Tem umas quatro rodadas que venho falando aqui que a equipe não joga bem. Talvez como disse um amigo aqui na pagina, devido estar cansado, talvez porque alguns jogadores sumiram em campo, como O Arão, o Jorge ja sumiu tem tempo e não temos reserva para jogar ali, sem esquecer que jogar pelos lados no Flamengo está dificil, exigindo muito preparo fisico. Pode ver que todo jogo seja quem for, não joga o jogo todo. Pelo menos o Guerrero disse ao que veio, o Emerson que estava muito mal no primeiro tempo, subiu de produção, mas confesso que a zaga não me convence. Cuidado porque o terceiro lugar está em disputa, pois jogamos contra Atletico, Botafogo e Santos, tres jogos dificeis. Vamos no entanto acreditar e parabenizar a torcida. Um show à parte.
Prezados,
Gostaria de saber onde estão os “Zézetes”… Agora o risco é nem ficar entre os três e entrar na pré Libertadores.
Sheik???
E ainda há quem defenda este time zoneado, já é a sétima partida ruim do Flamengo, que caiu demais após o sistema com assistentes de Lateral ficar manjado… Treinador limitado, não sabe inovar, não qualquer jogada ensaiada.
Título já era, e podem anotar: VAMOS PERDER A VAGA DIRETA para a Libertadores… Competi que caminha para mais um vexame, já que o estagiário irá se aventurar pelas Américas…
Diego, besteira falar dessa forma! Nosso time é o 5o. time em investimento no campeonato, fora que jogamos todo campeonato fora de casa. Para que nós é que tenhamos pensamentos limitados, o elenco é limitado no ataque. SRN.
Nino,
Retiro a parte do Zezete e do estagiário, estava cego pelo calor do momento.
Mantenho o restante, me preocupa demais a possibilidade de perder a terceira colocação, seria uma “derrota” para quem há pouco sentia um cheirinho… Preocupante demais a queda vertiginosa do time, técnica e fisicamente.
De fato, o ataque (elenco ofensivo) foi muito mal formado, se não corrigir isso pro próximo ano passaremos vergonha.
Mas eu acho oh nobre Diego, que o pânico esta batendo muito cedo! A água não chegou e nem vai chegar mais no pescoço! Eu vejo da seguinte forma….Se o time não chegar, é porque não deu, não fora suficiente…Falhas, deficiências? Sempre haverão…Sinceramente ainda temos chances de ser 1o. fora isso, ser 2o. 3o. ou 4o., tanto faz para mim.
Nino,
A diferença em ser 2º, 3º ou 4º está na prmeiação ($$$) e na vaga direta aos grupos da Libertadores 2017. A pré-Libertadores terá duas fases eliminatórias (mata-mata).
Salvo engano, o prêmio do 2º colocado é de 10,5 milhões, enquanto o do terceiro é 7 milhões de reais…
Amigos, tecnicamente falando, acho que a vaca tomou o caminho do brejo, com sininho e tudo…Outra, zr desse a ladeira!
Eu queria o nome de um treinador melhor que o Zé Ricardo neste momento. Um só!
Se vocês viram Palmeiras x Sport e Atlético-MG x Figueirense certamente não irão falar em Cuca e Marcelo.
Talvez Celso Roth ou Renato Gaúcho. Quem sabe o Argel.
Que tal Muricy Ramalho!
Nino, isso foi uma piada, certo???
Helder..existe outra possibilidade?
Quis dizer com isso que com nome só não é a solução…Cuca deu certo no Palmeiras, mas antes o campeão brasileiro Marcelo Araújo não deu…O campeão Levi Culpi tbm não deu certo no Fluminense…Temos um treinador sem nome que deu certo, é fato! Se alguém lembrar de onde saimos (eliminação da Copa do Brasil), vai concordar!
Aí vc pegou pesado!!! Não acredito que seja apenas uma questão de treinador. O Zé Ricardo é limitado, sim. Como todo cara inexperiente, mas pode crescer. Uma bela iniciativa essa da diretoria de patrocinar a ida dele, nas férias, à Europa para intercâmbio em grandes clubes.
O maior problema do Flamengo é a queda de produção de alguns jogadores que até vinham surpreendendo por jogar bem: Pará, Rafael Vaz, Réver, Jorge, Márcio Araújo, Patrick, etc.
Não julgo o trabalho de Cuca por apenas um jogo,no geral ele faz um ótimo trabalho,recebendo um time inchado e esfacelado levando de 4 do agua santa e dizendo,para espanto de todos, que seria campeão brasileiro.Seu time apesar das oscilações, tem repertório,variações.E ele montou um time na medida com tchetche,Roger Guedes e Moisés,nenhum deles sendo uma grife,já sabia oq queria montar.Dos titulares o caro alí foi Dudu,que nem foi indicado por ele,e é o melhor jogador do campeonato,cujo o Fla esnobou p contratar.
Analisando a qualidade dos trabalhos feitos recentemente, diria que restam poucos nomes: Cuca,ROger MAchado,Dorival Jr e Mano Menezes. Todos apresentam,e apresentaram bons trabalhos recentes como um todo.Concorda?
E,prepararia Zé para o futuro,para dar autonomia para seu trabalho,cursos e seria auxiliar desses FORMADOS treinadores, até estar apto e com repertório maior.
Querido Kleber,
Não tem time, não tem técnico que agrade torcedor. Cada um tem uma opinião, cada um tem um jogador e, por incrível que pareça, nas derrotas o tecnico é sempre o culpado, até mesmo qdo ele escala o jogador que a torcida e até a imprensa, quer (até matéria saiu durante a semana perguntando pelo Mancuello).
O técnico tenta o melhor, sempre apostando nas suas convicções e de acordo com o dia a dia do time, diferente de muitos comentáriimprensas com a paixão.
Já tem alguns jogos que Rafael Vaz, Jorge e Arão caíram de produção, tanto que no jogo de hoje, o primeito gol, o Vaz conseguiu perder uma jogada pelo alto para o nanico Romero. A bola sobrou para o Guilherme que de fora da área fez 1 x 0. No segundo gol, um buraco pelo lado esquerdo, cruzamento e nem M Araújo, nem Arão pra marcar Rodriguinho, q começou a jogada e chegou na área para finalizar (mas a culpa é do técnico) .
O nosso 10 (Diego) vem fazendo um papel q, na minha opinião, nao é pra ele fazer, muito atrás iniciando a saida de bola (q deveria ser feita pelo MA, Arão ou até Mancuello) e ele, Diego, ser o 10 de verdade, jogando por trás dos nossos atacantes, como jogava o Zico. Não vejo o Diego como o 10 que precisamos.
Qto a escalação do Sheick (que me surpreendeu, tb) só posso entender pelo fato de ser um jogador CASCUDO, acostumado com grandes jogos e decisões. E foi bem, criando algumas boas situações, principalmente, no 2° tempo.
Tem algo no Flamengo qur não encaixa, mas não consigo detectar. Não sei se vale aquela máxima que o time foi mal PARIDO, apesar de ter conseguido chegar onde está, algo q poucos acreditavam no inicio do Campeonato.
Matematicamente, mesmo que o Fla vença os 6 jogos e o Palmeiras perca dois (Santos e Galo) as duas equipes terminam com 79 pontos.
Sinceramente, não acredito mais.
SRN!!!
Carloto…Não tem time, não tem técnico, não tem diretoria, não tem torcida, não tem clube, não tem campeonato, não tem estado, não tem pais…aff!
Nessa minha segunda postagem, Kleber, quero abordar sobre o nosso plantel, olhando 2017.
1 – Precisamos de um goleiro. Muralha não passa confiança e P Vitor caiu muito.
2- Rafael Vaz vem demonstrando ser um zagueiro lento, pesado, sem recuperação no mano a mano. Parece q corre com 5 sacos de areia nas costas. Até hj não fez UM gol e, sequer, consegue bater faltas (uma de suas especialidades). Gostaria de ver o argentino (Donati) com o Rever. Seria mais uma opção na bola aerea, além de saber bater faltas, tb.
3 – Jorge caiu muito e parece menino criado com vó. (Aqui no Maranhão chamamos assim jovens dengosos, mufinos, meio devagar, sem vontade) Jorge passa uma falta de vontade, de garra.
4 – W Arão, após ter seu nome cogitado para a Seleção, nunca mais foi o mesmo jogador. Tem se mostrado apático e pouco tem aparecido. O Diego tem feito a função que ele deveria fazer, que e a saída de bola do time. Já o meu conterrâneo, M Araújo, demonstra ser um jogador sem ambiçao. Está contente com tudo. Faz o feijão com arroz, mas sequer dar aqueles 10% q todo jogadot pode dar.
5 – Diego, que citei no post anterior, não tem sido o 10 que precisamos. Preocupado em voltar para ajudar na saida de bola, não consegue ser o jogador que desequilibra em um passe que deixe o atacante na cara do gol, ou um drible próximo a área, para conseguir uma falta ou mesmo chegar para finalizar. Não gosto do posicionamento q ele vem tendo nos últimos jogos.
6 – Ontem, acho que o Guerrero fez sua melhot partida no Flamengo. O esquema não ajuda e sem o 10 para deixar ele na cara do gol, não vai conseguir fazer os gols que fez contra o Corinthians. Dificilmente, recebe uma bola em infiltração em condições de fazer o gol. Muito dificil.
7 – Por fim, o treinador. Com exceção do Mano Meneses e do Cuca, qual outro treinador o Flamengo pode contratar para 2017? Luxemburgo, Marcelo Oliveira, Levir, Fernando Diniz, o da Ponte (fugiu o nome dele agora)?..
Um post para refletirmos. .
SRN!!!
Li todos comentarios e honestamente não vejo motivos para troca de tecnico, aliás, a cultura de trocar treinador já nos deixou em situação dificil muitas vezes. Há mais de 50 anos torço para o Flamengo e alem do Tim, só gostei na plenitude, do Claudio Coutinho…os demais foram todos iguais ou um pouco melhor que o outro pouca coisa. Estão esquecendo que exceto a presença do Diego, o time é o mesmo do Muricy Ramalho e nosso tecnico nos leva numa posição de destaque, enquanto com Muricy estavamos de mal a pior.Falta jogador, não temos o time que falamos ter.Ficamos elogiando o Jorge, mas eu pergunto: me falem tres jogos com grande atuação dele? Ele é bom para falar, dar entrevista, gosta de uma camera e microfone, mas futebol dele é apenas mediano.Há erros em escalação, isso ha, mas não é motivo para desespero e pregarmos a calamidade. Estamos num bom caminho e mantido nossa vaga direto na libertadores, a contratação de dois ou tres jogadores, aí sim teremos time forte.
É o pânico da barata voa meu caro Dalmir, são os “freaks”!
Posse de bola do Flamengo: 59,9%
Posse de bola do Corinthians: 40,1%
Finalizações certas do Flamengo: 9
Finalizações certas do Corinthians: 3
Finalizações erradas do Flamengo: 11
Finalizações erradas do Corinthians: 6
Cruzamentos certos do Flamengo: 9
Cruzamentos certos do Corinthians: 1
Cruzamentos errados do Flamengo: 32
Cruzamentos errados do Corinthians: 4
Passes certos do Flamengo: 384
Passes certos do Corinthians: 203
Passes errados do Flamengo: 29
Passes errados do Corinthians: 40
Lançamentos certos do Flamengo: 20
Lançamentos certos do Corinthians: 11
Lançamentos errados do Flamengo: 22
Lançamentos errados do Corinthians: 30
Desarmes certos do Flamengo: 20
Desarmes certos do Corinthians: 20
Faltas cometidas pelo Flamengo: 13
Faltas cometidas pelo Corinthians: 18
Nada disso tem valor se a bola não entrar . O cheiro de vice está muito forte e é bom abrirmos os olhos para não sermos 4º colocado na próxima rodada, caso percamos para o Atl-MG e o Santos venã o Palmeiras.
Sorry … vença
Acho que tenho um bom olfato, o cheirinho creio ser de quarto colocado. E as notas…? Estou curioso pelas do grande craque Diego…!!!
Anca, o Diego jogou um bolão ontem…Foi a melhor partida dele que eu ví com a nossa camisa…Ontem eu fiquei preocupado com as “Muralhetes”, a muralha parecia mais uma muralha de bambús, como tremeu no 1o. jogo com Maraca lotado, afff!
Caro Kleber, me permita me alongar hoje além da conta.
Não há de fato nenhum bicho de 7 cabeças ocorrido na partida de ontem. Há sim uma limitação tática, proveniente da técnica e do físico. Explico:
É sabido pro todos, que Ewerton e Gabriel funcionam muito bem na recomposição do time. Principalmente se tratando do primeiro tempo.
Sem esses dois jogadores e sem quem faça com exatidão as mesmas funções táticas, Zé Ricardo não tem como ser crucificado.
Apostar em Emerson e Cirino, não daria certo. Mancu e Fernandinho também não.
Talvez ontem, pelas circunstâncias, eu faria 3 mudanças e mudaria o esquema tático mudando do 4-3-3 para 4-4-2.
Trocaria Ewerton e Gabriel por Cuellar e Damião.
A terceira troca, seria trocar Jorge por Pará e colocar o Rodinei na direita.
Nosso time seria então:
Muralha;
Rodinei, Rever, Vaz e Pará;
M. Araujo, Cuellar, Arão e Diego;
Gerrero e Damião.
Talvez com 2 cabeças de área, poderíamos liberar os laterais e o Arão para apoiar mais e ajudar Diego. Talvez assim pudéssemos abrir mais a defesa adversária já que os laterias virariam pontas e com a ajuda de um homem surpresa que seria Arão.
Mas depois da casa arrombada, não adianta pensar em tranca.
O fato é o seguinte: Temos um time que funciona exclusivamente com uma tática e não temos variação que garanta 100% de eficiência. Leia-se que eficiência não é ganhar a partida, mas é fazer o que foi proposto na íntegra. É diferente. ganhar u perder é do jogo.
Mas talvez toda essa queda de rendimento tática e tecnicamente se deva a queda de rendimento individual, e que de fato, mexeu com todo o time.
1 – Muralha: Já estou na centésima octogésima nona vez, assistindo o primeiro gol do Corinthians, na esperança que Muralha agarre aquela bola. Inadmissível tomar esse gol, com 400 kms de distancia. Pulou errado e atrasado.
2 – Jorge: Estou rezando que de fato tenha uma proposta para levar Jorge no fim da temporada. A julgar pelo que vem jogando, se não sair agora, não sai mais. Não marca, não apoia.
3 – Vaz e Rever: Ontem pela enésima vez, a câmera flagrou Diego fazendo cara feia, após mais um chutão desnecessário de Vaz para se livrar da bola, o que prejudica a nossa saída de bola. Por outro lado eu já contei outras setecentas vezes que Rever sai na frente dos atacantes e chega duas semanas depois.
Claro que se pegarmos o time que hoje Zé Ricardo julga titular, muito provavelmente não tem 20 partidas juntos. Ok. O time foi montado por circunstancias no decorrer do ano, e ainda que esteja sentindo a dor da distancia desse titulo sendo perdido, temos sim que comemorar a volta a libertadores.
4 – Arão: Lembro bem da preocupação de muitos aqui no blog com a possível convocação de Arão para a seleção. Como eu não acredito em coincidências é fato que depois disso, Arão despencou seu rendimento.
5 – Diego: Se o Diego tiver que ser o responsável número 1 pela saída de bola, então estaremos fritos mesmo. Portanto jé temos um perfil para alguém que em 2017 possa substituir Márcio Araujo. Um jogador roubador de bola e com boa saída de bola. Simples assim. O próprio Willians do Corinthians é um bom exemplo.
6 – Guerrero: Fez muito pouco pelo Flamengo ate hoje. Mas num único jogo, mostra do que é capaz. Brigador ao extremo e ainda que Diego seja um ótimo armador, as bolas chegam muito quebradas para Guerrero.
RESUMO DA ÓPERA.
Nossos zagueiros são muito bons no jogo aéreo, lentos no chão.
SOLUÇÃO – Povoar a cabeça de área com no mínimo 3 jogadores. Não necessariamente 3 cabeças de área. É aqui que a recomposição se faz necessária.
Nossa lateral é desequilibrada. Temos Pará e Rodinei na direita que significa força, regularidade e recomposição. Na esquerda não temos nada com Jorge e Chiquinho.
SOLUÇÃO – Laterais que apoiem e marquem. Temos centenas para escolher.
Portanto, 2017 começa hoje, ou teremos problemas sérios para a libertadores e para toda a temporada. Precisamos muito mais do que 5 ou 6 nomes. Precisamos mandar embora muito mais do que 10 ou 12.
Alooooooooo Bandeira…………… Abre o olho agora para salvar 2017 dentro de campo.
ABC#SRN
Para complementar, segue minha Barca
Goleiro – PV
Zagueiro – Juan, Donatti
Lateral-esquerdo – Jorge, Chiquinho
Volantes – Cuellar
Meia – Alan Patrick, Ederson
Atacantes – Marcelo Cirino, Gabriel, Emerson, Fernandinho, Leandro Damião.
TOTAL – 12 JOGADORES .
Depois aperta a descarga pls…
Caros amigos,”MUITA CALMA NESSA HORA”
1o. O time engatou uma má fase na reta final, quando não podia…
2o. O Palmeiras tem demonstrado força, sorte e alguma ajuda dos árbitos, méritos deles…
3o. O campeonato ainda não terminou
4o. Não nos esqueçamos de lembrar da lama de que saímos no inicio do ano, no início do campeonato.
5o. O elenco possuía falhas absurdas, nem todas puderam ser corrigidas.
6o. Temos de fato um excelente grupo e comissão técnica…
7o. Não é porque estamos em má fase, que o elenco como um todo não preta, que o ZR é mau treinador, que não serve para o Flamengo.
Sejamos mais equilibrados….SRN.
Se terminarmos o campeonato em terceiro pra mim está ótimo, vide nosso inicio de campeonato.
Bom dia,
As críticas a alguns jogadores e ao Zé Ricardo são lamentaveis!!!
Não temos um time competitivo há anos e a cada resultado adverso temos que mandar todos embora?Críticas ao Rever? Uns pedindo a improvisação do Para na esquerda. Outros pedindo até a dispensa de jogadores como Donatti, Cuellar e JORGE. Lamentável… Se ganharmos do Galo sábado e o Palmeiras perder para o Santos, que seria normal pelo time que temos, todos que hoje criticam o time estarão aqui elogiando o Zé e dizendo novamente que estão sentindo cheiro de Hepta. O momento é de apoiar independente de qualquer coisa. Vamos Flamengo!!!
Eu e alguns amigos,mesmo nas vitórias fazíamos críticas ao rendimento do time treinado por Zé Ricardo,muitas vitórias na base da sorte,e, evidentemente uma hora a sorte acaba.É preciso experiência,competência e repertório.
Caro Nino, tá de gozação com a atuação do Diego ontem, acho que é um ex jogador. O Muralha falhou feio no primeiro gol, estava mal colocado…
A verdade é que perdemos o jogo antes do apito inicial do árbitro. Primeiro o oba-oba pesou, depois o cansaço(???) E por último a escalação do Zé.
Na minha opinião errou em colocar o Argentino. Zé claramente não teve peito, foi na onda da imprensa e da torcida e deixou pra lá a importância tática do Fernandinho.
Sheik eu até entendo já que aturar o Gabriel é fogo mas o problema foi ter iniciado com ele. Deveria seguir os critérios criados por ele mesmo. Já que Gabriel é titular, que ele siga sendo principalmente em um jogo importante como esse. Gabriel é um jogador ruim! Mas cumpre seu papel tático ajuda muito Arão e Pará que sofreram pelo lado direito.
Agora, ainda dá?
Muito difícil, perdermos o fôlego. Teríamos que fazer mágica e ganhar do Atlético lá e o palmeiras perder ou empatar com Santos, Atlético e Vitória (desesperado) na ultima rodada. E só valeria a pena se nós jogassemos diferente do que fizemos nas últimas rodadas. Teríamos que não inventar e ganhar por meio a zero de Santos, Coxa e Atlético Paranaense. Acredito nos tropeços do Palmeiras o duro é desacreditar dos nossos tropeços. SRN
Nos últimos 4 jogos, o Palmeiras teve Santa Cruz, Cruzeiro, Figueirense e Sport. Venceu Santa Cruz no sufoco, empatou com o Cruzeiro só Deus sabe como, venceu o Figueirense roubado e ontem venceu o Sport roubado e com gols incríveis perdidos pelos pernambucanos. 10 pontos.
O Flamengo perdeu para o Internacional (time grande, estádio lotado apesar da má fase), empatou com o Corinthians (time grande, jogadores experientes), venceu o Fla-Flu e passou fácil pelo Santa Cruz. 7 pontos.
Em termos de futebol, Palmeiras e Flamengo não têm apresentado nada muito diferente. A dificuldade dos adversários e as ajudas externas têm feito a diferença.
Não esqueça que ontem tivemos uma mãozinha da arbitragem no primeiro gol do Guerrero… Poderia ter sido pior.
Já percebi que a mecânica é a seguinte: “Uma mãozinha para o Flamengo e uma mãozinha para o Palmeiras”, até então era só para o Palmeiras, agora estão nos dando um cala boca, visto que a vantagem é do Palmeiras, entendeu?
Aqui ao invés de se cobrar dos medalhões, se cobra dos modestos. É como construir um prédio, quando o mesmo está quase pronto, ele desaba. Aí, ao invés de cobrarem do engenheiro, vão cobrar dos operários , dos serventes e pedreiros. Ora porque não cobrar do medalhão Diego, do sempre supervalorizado W.Arão, do talentoso Jorge, do grande Réver, do cracão hermano Macuello , mas não, cobram do operário M.Araújo, que parou no lance do segundo gol, ora bolas, o Mancu mais próximo ao lance tb parou e ficou trotando na pontinha do pé como sempre. Cobram do treinador ZÉ RICARDO, responsável direto pela surpreendente campanha neste brasileirão, não fosse o treinador ZR e estaríamos pra lá do meio da tabela. Adoradores de ídolos de barro isso sim.
Não acho nada de surpreendente o time que mais gastou no futebol em 2016 fazer uma “boa” campanha,o vergonhoso é ter um técnico professor municipal que procura obter experiência no fla(O Fla não tem de ser escola p técnico,tem que ter técnicos formados atualizados),e possuir mesmo com elenco milionário ataque pior que a Chapecoense.
Bom dia a todos. Passando a ressaca de mais uma pessima apresentacao do time tenho tres consideracoes a fazer. Primeiro maracana nao tem culpa pelo futebol do time, comecarem a reclamar jogadores de anciedade, peso e outras coisas nao cola, e o empate so saiu pela pressao da torcida. Segundo o time vem aos trancos e barrancos desde o jogo da ponte preta, assisti todos e so analisar jogo a jogo com calma para chegar a esta conclusao, ou seja o rendimento coletivo e individual despencou. E por ultimo algumas escolhas erradas la tras estamos pagando agora. Vaz por juan estamos pagando o preco. Abrir mao da capacidade e do futebol do juan, sem ao menos tentar recuperalo, foi um erro grotesco da comissao tecnica, como tambem do sheik, escalado agora de afogadilho e sem preparo. O que estao fazendo com o vizeu e os meninos da base so se resume em uma frase ” sacanagem”. Perderemos uma safra de ronaldos, paquetas e etc para privelugiar marcios araujos da vida, jogadores rodados e conhecidos, mas que estao na descendente. Por fim nao ganhamos nada esse ano, so eliminacoes vexatorias e nunca entendi esta empolgacao criada pela imprensa corneteira do rio e alguns amigos aq ate deste blog. Caldo de galinha e pe no chao nao fazem mal a ninguem. Abs e SRN.
“O fator Sheik”
É somente pura coincidência, mas desde que o Sheik começou a ser relacionado para o banco o time caiu! 1o jogo foi lá no Chile com o Palestino, com vitória nossa, depois disso, uma eliminação da Sul Americana, e no Brasileirão, dos 16 pontos disputados nas últimas 4 partidas, conquistamos 5, dois empates, 1 vitória e 1 derrota…ai esta a diferença!
Corrigindo as contas:
– Disputados 12 pontos
– Ganhos 5 pontos..
“O fator Guerrero”
Pasmeem os Srs…Guerrero em tarde de artilheiro deixou 2 gols…Afinal gols são gols e isso não se discute…Eu apenas pondero…1o. Gol, impedido, sem marcação, cabeceia na trave e o goleiro se enrola com bola, trave, rede e etc…2o. Gol, oportunismo, praticamente cabeceia na linha do gol…ok…
Porém, mas porém! Com a bola nos pés o Guerrero de sempre!
E o pior é notar a com que reverência o ZR se refere a Paolo Guerrero, quando o melhor dentre os três centro-avante é o Vizeu. Se o Guerrero continuar metendo 2 gols por partida até o final, td ok, eu boto a viola no saco e engulo a minha língua!
Com a bola nos pés? Como ele recebe a bola nos pés,se tem um time mal treinado que só sabe levantar 41 bolas? Ele deve realmente até ter esquecido como é finalizar com os pés, pq Mano e Tite usavam ele muito bem,com um jogadas treinadas,passes curtos e cruzamentos rasteiros com ele vindo de trás da 1ªlinha de defesa,ele fica e os zagueiros continuavam e batia pro fundo do gol,cansou de fazer isso.
Muito bem servido pela engrenagem montada por Jadson,R.Augusto e Elias. O Fla tem nomes que podem fazer isso,falat um treinador que saiba montar.
Chegou a pegar uma fama de goleador graças ao trabalho desses 2 técnicos,que ao menos curso da UEFA,experiência,capacidade e repertório possuem.
Daniel, Guerrero é isso mesmo ai! As estatísticas dele mostram isso, mesmo com aquele timaço do Corinthians ano passado, a média de gols do Gerrero era menos de gol a cada três jogos. Tá bom para vc?
Amigos do blog e querido Kleber : sempre esteve claro que o nosso ZR tem méritos indiscutíveis. Mas tb está claro que ele AINDA não tem tamanho para dirigir o Flamengo , principalmente numa Libertadores. Escalar o Mancu fora de posição novamente é covardia. A mesma que ele fez escalando o Cuellar de ponta. Desvaloriza e queima patrimônio do clube.
Como tb está muito mas muito claro que não temos um goleiro bom suficientemente para segurar o rojão de Libertadores.
Amigos , o restante é chover no molhado : aos defensores do Márcio Araújo, sugiro que vejam atentamente o segundo gol deles, como ele desiste da jogada e deixa o Rodriguinho livre.
Saudações.
Exatamente amigo Drummond! Pedíamos Mancuello,para ajudar a compor o meio,mas ele fez igual Cuellar,colocando ele na ponta!Lamentável…
Aí depois dizem que estávamos enganados de pedir Mancu no time,claro! mas na sua posição né?
Quanto ao M.Araújo,me entristece que nenhum jogador campeão na base possa ser minimamente caaz de substituir M.Araújo ou Gabriel,Cirino,Sheik e cia.
Meu amigo Octavio!
E onde estava o tão idolatrado e valorizado Jorge, que na verdade, nem saiu na foto? O cara pegou a bola na direita, passeou 50 metros sozinho, centrou como quis e onde quis…
Enquanto estiver perdendo gols como estamos, sempre estaremos na corda bamba.
Time nenhum no universo perde tantas oportunidades claras como nós.
A muito imploro que Jorge seja reserva e coloque o Pará no seu lugar e o Rodinei na direita
Caríssimo Kleber e amigos do blog: entendo a frustração da grande massa rubro-negra, mas me parece que todas as análises banhadas de tristeza pelo vice ignoram a realidade do futebol dos pontos corridos. Nosso futebol brasileiro nasceu, cresceu e se desenvolveu com a cultura do mata-mata e ainda não aprendemos a analisar os resultados segundo um modelo esportivo radicalmente distinto (e para mim superior), que é o dos pontos corridos.
Vejamos: ano passado o Flamengo fechou o campeonato com 49 pontos, na 12ª colocação. Em 2014, o clube fechou em 10º, com 52 pontos. Em 2013, ano da conquista da Copa do Brasil, a classificação foi o 11º lugar, com os mesmos 49 pontos do ano passado. Mantendo a extrema regularidade que vinha desde 2012, ano em que o time fechou em 11º lugar, com 50 pontos.
O quê isso mostra? Que o torniquete financeiro aplicado pelos azuis desde o início de sua gestão teve efeitos claríssimos dentro de campo. A Copa do Brasil de 2013, como todo mata-mata, apenas serviu para mascarar isso.
Agora, em 2016, o time apostava tudo na reconstrução que deveria ter sido comandada por Muricy. Sejamos francos: durante sua curta gestão, o multi-campeão Muricy não conseguiu criar um padrão tático e nem definir um time titular em nenhum momento. Com problemas de saúde, acabou deixando o projeto no meio e Zé Ricardo, um técnico sem qualquer experiência profissional prévia, pegou a bucha.
2016 foi o ano dos maiores investimentos dos Azuis. Mas foi só o primeiro ano em que os Azuis de fato investiram. É o começo da reestruturação. Ou seja: Zé Ricardo assumiu um time sem padrão, sem titulares definidos, em crise e com jogadores caros e de salários altos. E conseguiu levar este time, com todos estes problemas, para a disputa do título. Algo que não acontecia DESDE 2009!
Dias atrás, Kleber postou um senhor post que aplaudi em pé, mesmo não comentando, em que afirma que Zé Ricardo só pode ser adequadamente avaliado ao final do primeiro semestre do próximo ano. Kleber está certíssimo. Zé Ricardo não montou o atual elenco, não deu qualquer palpite em nenhum contratação e apenas conduz uma obra que não é sua. Conduz magistralmente, registre-se, diante das limitações.
No livro “Guardiola Confidencial”, o melhor técnico da história do futebol deixa claro: nos padrões europeus, o primeiro ano de um técnico em qualquer novo trabalho é apenas para se ambientar. No segundo ano ele monta o elenco com suas feições. E os resultados, segundo sua concepção, devem ser cobrados no TERCEIRO ANO!
É claro que no Brasil a rotatividade, especialmente dos anos 1990 para cá, se tornou algo culturalmente aceito como natural. Mas não deveria ser assim. Diante deste cenário, Kleber dar ao menos o primeiro semestre do próximo ano pra uma avaliação mais consistente do Zé Ricardo já é um senhor avanço.
Concluo: a Nação Rubro-Negra deveria estar em festa. A última vez que o Flamengo fechou no G4 foi justamente no título de 2009. Lá se vão sete temporadas. É tempo demais para o maior clube do Brasil. O vice é o primeiro passo para voos maiores.
E, quem sabe?, o título não vem justamente na Libertadores do próximo ano, título aguardado com ansiedade desde 1981? Meu Inter perdeu o Brasileirão de 2005 da forma mais doída possível, com a roubalheira admitida pelo próprio presidente corintiano da época em um grampo telefônico divulgado. Um ano depois, conquistávamos a América e o Mundo diante do todo poderoso Barcelona.
Forte abraço a todos!
Comentário excelente caro Bisotto. Não tem o que por ou tirar. O pensamento do Guardiola esta certíssimo, mas os dirigentes e torcida brasileiros nainda ão conseguiram alcançar este nível e pra ser sincero não sei se conseguirão. Os Blues estão tentando mudar esta realidade mas estão levando paulada de todo lado. O teu Colorado, como o nosso Flamengo, é incaível! Saudações RN!
EBisotto,reconheço os feitos de Zé,mas pergunto: Com toda a tragédia tática do início do ano, tinha como piorar? Acho que não,um técnico,mesmo que limitado,fecharia a casinha e o time(como foi feito) já iria melhorar,ainda mais com um elenco desses,o mais caro de 2016.
E,corrigindo, em 2011 o Fla terminou no G4,com o ultrapassado Luxa,com um time tbm milionário com Ronaldinho/T.Neves….
Libertadores? Com esse rendimento cairá para Palestinos e Am. do México da vida,passando vexame mais um vez. Imagino um professor municipal na Bombonera… Tenebroso. É uma competição diferente,o buraco é mais embaixo.
Daniel G, qual mesma a posição do Mancuello?
Ele jogou na Argentina como segundo volante pela esquerda, as melhores atuações dele foram jogando ao lado de arão com Diego na frente,onde tivemos o jogo mais produtivo do ano,ao meu ver,contra a chapecoense