Este post é inspirado nos excelentes comentários do blog. Aqui, todos já entenderam que o espaço é livre e, desde que impere a educação e o respeito, discordar é absolutamente normal e, na maioria esmagadora das vezes, enriquecedor.
Nos comentários relativos ao jogo de ontem contra o Grêmio, pela Copa da Primeira Liga, dois assuntos distintos acabaram provocando em mim a vontade de “entrar na dança” e sapecar o meu pitaco.
O nosso querido NINO afirmou que, “a Primeira Liga é um embrião valioso para a libertação dos clubes”. Querido Nino: Não posso deixar de, em homenagem à própria história do futebol brasileiro, dizer que a Primeira Liga, na verdade, é a Segunda Liga.
Por favor, não esqueça que o primeiro grande passo na direção de um calendário racional e mais justo foi dado pela Liga do Nordeste, esta sim, a Liga número um que, através da Copa do Nordeste, possibilitou aos grandes clubes daquela região trocar quantidade por qualidade e, em consequência disso, proporcionando um melhor faturamento para os clubes, melhor exposição de marcas e estádios sempre cheios.
A diferença entre as duas ligas está no objetivo. A Liga do Nordeste tem como meta maximizar a qualidade do futebol em uma das regiões do país. A Primeira Liga, tem como objetivo… Sei lá. Juro que não sei.
O outro tema interessante partiu do RODRIGO que, após ver o jogo do Botafogo pela Libertadores, concluiu que o Flamengo havia bobeado, trazendo Conca, em detrimento de Montillo. Aí, entrou em cena o nosso querido HENRIQUE, afirmando que Montillo, na partida de ontem, não havia jogado nada.
A diferença entre Montillo e Conca, neste exato momento, é que um é uma realidade. Pode até não ter jogado tudo que apregoou o RODRIGO, mas pode entrar em campo, pois a saúde permite. Conca é uma mescla de dúvida e esperança. Só Deus sabe…
Enfim, bons comentários, rendem uma bela polêmica. Obrigado pela polêmica e competente participação de todos.
Prezados, na minha humilde opinião o objetivo da primeira liga é tomar o poder das mãos da CBF. Pensa comigo… … quem vota hoje pra eleger o presidente da CBF? A liga já tem quase 20 votos. Percebeu?
Alessandro se você for ver direito, as recentes reformas da legislação que rege o futebol brasileiro já deu aos clubes esse poder, ou seja, de maioria nas decisões do destino político do futebol, que por conveniência, falta de união e liderança estabelecem cooperação com a CBF.
O KL tem razão em um ponto, as competições que fazem mais sentido são as regionais, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste. Assim a 1a Liga é o embrião possível, muito carente ainda de entendimento entre seus membros, mas um embrião. O próprio Levir Culpi deu declarações desprestigiando a competição ano passado, no entanto foi campeão e viu em boa parte do ano seu trabalho ter sido suportado por essa conquista, ou será que o Sr. Renato Portaluppi prefere jogar com o time titular com o Ypirianga RS, com o São Paulo de RS, Caxias RS, Passo Fundo RS, Veranópolis, Brasil de Pelotas e outros membros do futebol gaúcho? SRN
Caro KL, venhamos e convenhamos, não se trás craque no seu auge hoje em dia no futebol brasileiro. Se trouxeram o conca agora é porque somente agora ele poderia ser trazido, na atual condição, que não é o mesmo caso do Ederson por exemplo, não tem um histórico de lesões é uma lesão grave e só, se é que pode ser “só” para algo grave. Acho que o Conca sempre foi muito mais jogador que o Montillo, mais regular até em épocas não tão brilhantes de ambos. Então creio que ambos seriam apostas, até porque Montillo já foi mal em algumas passagens pelo Brasil. Eu se vou apostar aposto no que tem mais bola, embora me leve alguns meses de espera. Até porque não estava com um elenco necessitando de um 10 pra ontem, se não houvesse Diego Ribas no elenco, concordo, alguém pra chegar e vestir a 10 era necessidade, então a condição fisica essencial, não era o nosso caso!!! Abraço!!
Alessandro, amigo,
O presidente da CBF é eleito pelos votos das 27 federações, pelos 20 clubes que disputam a primeira divisão, e também pelos clubes que jogam a Série B.
Forte abraço.
Kleber,
O Conca já trouxe um grande benefício para o Flamengo, mesmo que ele não entre em campo. A contratação do Conca vez o Zé Ricardo achar um espaço para o Macuello, que por sinal está jogando muito nesse início de temporada. Tomara que continue assim. Aí, Conca será banco de luxo.
* fez (erro de digitação)
* Mancuello (erro de digitação)
Um fator a ser analisado. O lucro que Flamengo teve com o jogo de ontem , foi quase o dobro que teve em 3 jogos no carioca. O que a federação do Rio abocanha de renda, a de Brasília pegou um terço. A primeira liga não visa lucro técnico aos times, mas visa a curto prazo um enorme lucro financeiro. Coisa impossível nos falidos campeonatos estaduais. O ideal seria mesmo um rio-sp, seria fantástico, mas os clubes paulistas não estão dispostos a abrir do seu campeonato, que parece ser lucrativo. Então vejo a primeira liga, um torneio que pode altamente lucrativo para os clubes, principalmente no primeiro semestre, que a longo prazo, pode virar perfeitamente um rio-sp, ou até mesmo a liga nacional sem a CBF mamando absurdos. É pra mim muito valida sim.
Liliano, o Paulistão tbm é deficitário para os clubes, entretanto o nível técnico é bom!
Querido Kleber,
Vamos aos dois assuntos propostos:
> 1a Liga
Enquanto os clubes não se acharem mais inteligente e espertos que os outros, não tem 1a, 2a, 3a ou seja lá qual for a liga que dê certo, ou seja não importa o movimento, enquanto os clubes continuarem AMADORES, nada dará certo… Só unidos e pensando no bem comum é que uma iniciativa como está dará certo!
> Conca X Montillo
Conca é um sonho, um grande e eterno sonho rubro negro, infelizmente nunca teríamos como transformar esse sonho em realidade, ou melhor só de um jeito poderíamos realizar e o jeito foi esse, de graca, mas com um pedágio que atende pelo singelo nome de “sorte”… Agora, cabe a Nação TORCER E MUITO PARA QUE DÊ CERTO !!!
SRN
Também sou a favor do CONCA, até porque dá p esperar, pois nós temos hj um grande camisa 10, apesar de jogar com a 35. O CONCA será a cereja do bolo e volta antes do prazo previsto podem anotar!
Concordo com o Kléber Leite em relação a Primeira Liga, sou do Nordeste e realmente a Liga do Nordeste faz muito bem aos clubes daqui. A Primeira Liga pra mim serve pra avaliar melhor o time para competições realmente importantes como Libertadores e Brasileiro, pois acontece confrontos interessantes com times fortes como Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, etc.
Conca x Montillo, como Kléber Leite disse no início do ano por que não trazer os dois? Agora é tarde, é torcer pelo Conca.
Minha preocupação é o sistema defensivo, acho que devemos contratar um grande Zagueiro, um lateral direito de alto nível e mais um volante de marcação, no quesito sistema defensivo acho o Palmeiras na nossa frente em relação a zagueiros e volantes. Estamos perdendo uma oportunidade de assumir o protagonismo este ano, falta mais ousadia!
Caro Kleber, é um erro achar que a Primeira Liga nasceu unicamente para se obter lucro financeiro. Nunca foi!
A Primeira Liga nasceu com o intuito de minimizar e reestruturar os campeonatos estaduais. Parte dessa primeira necessidade já foi conseguida, ainda que não tenha atingindo a melhor forma de disputa.(minha opinião)
Não podemos esquecer de forma alguma que a Liga Nordeste também nasceu dessa necessidade. Fazer com que clubes do Nordeste tenham competições em seus calendários durante o ano todo e que tenham maior fluxo de caixa no primeiro semestre.
Só o estadual não cobre as necessidades e expectativas do primeiro semestre.
O único clube do Rio de Janeiro que não tem prejuízo com seus jogos é o Flamengo, que por sinal teve quase 50% a mais de renda num único jogo da Primeira Liga, comparado a 3 jogos no campeonato estadual.
Tivemos uma renda líquida de 455 MIl em 3 jogos do estadual contra 685 mil num único jogo da Primeira Liga.
O que deveria estar em debate aqui no Blog e no futebol brasileiro como um todo é porque a CBF faz questão de apoiar a Liga Nordeste, e faz questão de boicotar a Primeira Liga, obrigando inclusive, que a competição seja realizada em caráter amistoso.
No caso específico do Flamengo há ainda o boicote velado pela FFERJgulosa.
Fica praticamente impossível avaliar uma competição onde duas instituições contribuem negativamente e veladamente contra.
Por outro lado, não é difícil imaginar como poderia ser a Primeira Liga , se tivesse o apoio dessas instituições.
De qualquer forma caro Kleber, já que o senhor não sabe para que serve a Primeira Liga, deveremos comemorar no mínimo mais 11 milhões aos nossos cofres.
São 6 Milhões pagos pelas tvs aberta e fechada, mais 5 milhões pagos pela Primeira Liga e mais possíveis premiações.
ABÇ#SRN
Gostaria de mudar de opinião.
Havia reclamado da Primeira Liga, mas tenho que dar o braço à torcer, foi um equívoco o meu posicionamento contrário. A Primeira Liga é um negócio VANTAJOSO FINANCEIRAMENTE. Conforme o borderô publicado, o jogo contra o Grêmio reserva deu ao Flamengo um lucro líquido de R$ 466 mil.
No falido carioca da FERJ, a soma das TRÊS partidas deu lucro líquido inferior à R$ 90 mil, em jogos que confesso nem ter tido ânimo para assistir.
PRIMEIRA LIGA, ou, Segunda Liga, como chama nosso querido KL
Como já foi comentado aqui, se os próprios protagonistas não a valorizam, como esperar que ela se valorize? Nino a descreve como um “embrião para libertação dos clubes”. Como Nino, se os próprios clubes não a valorizam? Um “embrião” para se desenvolver precisa, necessariamente, ser alimentado, correto? Não vemos isso acontecendo na prática na Primeira Liga. A mentalidade precisa mudar para que, como dizia minha vovó, “o caldo engrosse”.
CONCA X MONTILLO
Acho que vale o risco. Conca vai mudar a postura do time quando entrar, aposto nisso. O Zé é que vai ter uma baita dor de cabeça para encaixar o Diego e o Conca no mesmo time. Até agora não ví o Montillo jogar essa bola toda, é diferenciado sem dúvida, mas também não deixou de ser uma aposta. No modesto time do Botafogo ele tende a ser mais produtivo e criativo do que seria no Flamengo que tem muito mais opções. Trazer os dois como já foi sugerido aqui por alguns, inclusive por tí meu caro Kleber, seria acreditar que nós estamos com um bom fluxo de caixa, o que, na verdade, não ocorre segundo aqueles que controlam as riquezas do Mengão.
Também gosto muito das polêmicas, é nelas que vemos a criatividade e a imaginação dos amigos do blog florescerem.
Vou levantar uma: Dado o alto custo de manutenção do Maracanã, é viável ao Flamengo assumi-lo? Qual a real participação do Flamengo nesse consórcio que o envolve na aquisição do Maracanã?
Sinceramente, caro KL, esse assunto ainda é muito obscuro para nós torcedores.
Kleber,sabemos o quanto é deficitário um estadual, não existe o mínimo interesse de nós,torcedores, de ver o Fla jogar com times semi-profissionais,que muitas vezes tem como alimentação pão com mortadela e água,como o Barra Mansa em 2014/2015,que ganhamos de 4×0,mais tarde estávamos na zona de rebaixamento no BR, é uma competição tão pequena,sem credibilidade,que não serve de parâmetro para nada,o campeão carioca foi rebaixado,o mineiro e o gaúcho também,é uma competição que brilhantemente jornalistas chamam de “me engana que eu gosto”, errado está quem comemora algo e se anima com goleadas nessa competição,ela também não leva para lugar nenhum,ñ classifica para nada.A única graça é eventuais clássicos,e pq? Pois são times grandes,dão algum parâmetro, e são times desse tamanho que se enfrenta em uma Liga.
Isto posto, financeiramente e tecnicamente a Liga só traz benefícios,com rivais competitivos, o que atrapalha não é ela,e sim o estadual,ele que é o intruso indesejável que temos que jogar,e aí?Então qual é o problema? Simples,é a imensa dificuldade dos dirigentes se moverem e agirem com maturidade,na própria Liga tiveram brigas entre os mineiros sobre a presidência,cada um quer puxar mais para o seu lado,divisão de cotas,enfim, muitos entraves que a rivalidade em campo é levada para fora,que resulta em uma situação em que os clubes são os que mantém essa situação caótica,são os mesmos que podem mudar isso.Só depende deles……….
A verdade é que Conca no Flamengo é o All in com um par de Azes na mão. Para desempenhar a função dele temos Diego, Mancuello e Paquetá, se ele não der resultado esportivo em nada nos prejudicará, visto que a aposta financeira nele foi baixa. Mas, se ele jogar o futebol de outrora, pode entregar a taça!
Até onde eu sei,Montillo viria sem custos tbm.
Essas federações deveriam ser regidas por um código idêntico de atuação em todos os estados com taxas e direitos pré-definidos por regulamentação editada pela própria CBF ou outro órgão regulador, evitando esses abusos e desmandos desse câncer que não para de “roubar” dos clubes o que de direito é gerado tão somente por eles.
A FERJ abusa dos seus federados extorquindo dos clubes grandes para dar aos pequenos em troca de favores eleitorais. Nosso país não tem jeito mesmo não. É corrupção para todo lado.
Helder, o futebol é “um sub-comando” que espelha a cultura política da sociedade brasileira, ou seja, como mostram as páginas policiais, parafraseando o Dr. Ribas Paiva, “um governo de criminosos”, que tem por fim a usurpação do direito do povo em benefício próprio, segundo o governo indireto que é o establishment internacional. Somos pobres, mas na verdade somos os mais ricos do mundo. SRN.
Prezados,
E o Vizeu, destaque no sulamericano, já chama a atenção dos clubes europeus…
E no Flamengo o cara é terceira opção, perdendo vaga para o horroroso Damião… Só por aqui mesmo!!!
Aposto em mais uma venda à preço de banana.
Diego, esse é o sistema do establishment do futebol internacional. Eles não querem vir aqui e pagar um Neymar por ano, eles querem vir aqui e levar jogadores jovens antes que atinjam a sua maturidade esportiva. É claro que esse sistema tbm conta com a colaboração dos clubes, veja o caso do nosso querido clube, existe um interesse intenso por negociações e pouquíssimas oportunidades a base, quando elas deveriam estar mescladas com a subida do pessoal da base, mas não, esse pessoal tbm é matéria de manobras para outras negociações e outras negociações! Mas quem ganha e quem perde com isso? SRN.