Sabem quem é o autor do título deste POST? Cuca, ex-treinador do Flamengo e, atual “professor” do Palmeiras.
No futebol, quem vive nele ou, quem vive dele, se aprende todo dia, desde que, claro, se esteja atento e, haja humildade suficiente para captar uma mensagem que seja.
De todos os treinadores com quem trabalhei, Cuca foi o mais cuidadoso e participativo quando se tratava de reforçar o time. Além de pesquisar profundamente o “alvo” e, a partir do momento em que não houvesse nenhuma dúvida quanto às partes, técnica, física e médica, interagia ele pessoalmente com o jogador pretendido e, só após vencidas todas as etapas e, estando ele convencido, dava o sinal verde para a contratação. Já houve caso do jogador que queria se contratar, estar bem, técnica e fisicamente, mas “nas entrevistas”, por este ou aquele motivo, Cuca ter desaconselhado o fechamento do negócio. Em síntese, era ele extremamente meticuloso e exigente quando se tratava de colocar alguma cara nova no grupo e, tinha com ele a verdade que inspira o título deste POST.
Entre os poucos equívocos da atual direção do Flamengo, a maioria se concentra no futebol e, o mais contundente dos equívocos têm sido exatamente as contratações.
Curiosamente, apelidaram este setor de “inteligência rubro-negra”, que fica devendo exatamente na forma como se intitula. Se fosse competente, diria, pelo título, ser pretensiosa. Pelos resultados que verificamos, diria tratar-se de um título tragicômico.
. Rhodolfo, o zagueiro que acaba de ser apresentado, diz que está clinicamente curado do problema no joelho, mas por que motivo terá jogado tão pouco após a cirurgia? Conca, segundo apurei, foi ontem para compor o banco, ainda completamente fora de forma, e, já há quem duvide que esteja ele bem até o final do campeonato.
. Donatti, o zagueiro argentino, foi contratado sem que as duas figuras máximas do futebol, presidente e vice, além do treinador, o tivessem visto jogar. Aí, sinceramente, passa a ser loteria…
. Não vou aqui me alongar nem tomar o tempo de vocês falando da quantidade de jogadores que custaram valores consideráveis e que, já haja uma unanimidade com relação ao “final do filme”. E agora, fazer o que, com esta quantidade significativa de jogadores, que já sabemos que não vai dar em nada? O pior é que, pelos nossos erros nas contratações, os outros clubes já sabem quem é quem. Acabamos sendo a vacina para possíveis equívocos dos clubes rivais.
Bem que a “inteligência rubro-negra” se não demitida for, poderia fazer um cursinho intensivo com o treinador do Palmeiras…
Mais pura verdade, agora o cara comprar com dinheiro dos outros é fácil, amanhã vão pra outro clube e as tralhas continuam, e não são poucas, Damião, Berrio, Mancuello, Gabriel, Donati.
A mulher é até mui charmosa, e não consta que ela nem fosse originalmente Palmeirense. Acontece que o cara (bem mais velho) casou com qdo ela tinha 17a. Atualmente acho que o dono do banco não tem nem mais saúde para ficar de frente como conselheiro, dai a postura dela, que aliás tem dado poucos escorregões, é bastante assertiva. Se dizem apaixonados pelo clube, mas até que ponto? Já vimos essa novela com a Parmalat, com a Unimed, qdo o dinheiro sai o clube cai na real. O Flamengo é rico como instituição, é outro nível. SRN.
Não entendi cita cuca o que o treinador do Palmeiras trouxe de bom por Flamengo qual jogador que ele indicou tirando William cuca e um bom treinador mas no flamengo não foi bem até o campeonato Carioca que ele ganhou com o flamengo o responsável pelo título foi Fábio Luciano por que os jogadores do Flamengo não gostava dele é Fábio estava se aposentando no futebol e ele pediu para os jogadores jogarem por ele. Rhodolfo não é um zagueiro que nos gostariam mas ele não é um mal jogador e bom lembrar que Donati não foi contratado sem ninguém velo joga ele foi eleito o melhor zagueiro da libertadores agora se não deu certo no flamengo aí é outra história como Edmundo que no flamengo não jogou nada.
Ricardo, concordo com seu comentário.
Caro Kleber
Sera que ninguém vai tomar uma atitude quanto a essa forma de contratações? Sera que alguém ainda acha que esse centro de inteligencia seja realmente inteligente? ninguém vai pagar por isso? essa conformidade da diretoria que me assusta
Este texto também responde uma pergunta que sempre tinha, se o Zé Ricardo participa das contratações. pelo visto não.
Acredito que isso seja mais uma dos problemas da falta de experiencia. se fosse um técnico de nome como o Cuca citado, nunca aceitaria isso
Tem outra frase famosa, também.
Melhor errar por ação, do que por omissão.
SRN!
Caro Carloto,
Errar por ação tem a ver com o incompetente com iniciativa. Faz grandes estragos.
E o que fazer quando não se tem um Cuca, um treinador em formação e uma diretoria sem experiência no futebol, como fica caro Kleber? Qual a saída que você vê para esse problema que está ficando endêmico?
É o que mais me incomoda nessa diretoria, não tem como contratar tão mal. Aos poucos vamos sabendo que a cúpula do futebol realmente alem de omissa, não sabem nada de futebol. Hoje, indiscutívelmente era dia da demissão de Zé Ricardo e de Rodrigo Caetano. Era para estar apresentando um novo treinador, um gestor e um vice de futebol urgente. Louvável a mudança do clube em termos de finanças, construção de CT, grande faturamento..porém a arrogância e a soberba podem marcar negativamente essa diretoria. O que o sr. Bandeira fez ontem ao dar uma banana para torcida rubro negra, foi de uma falta de educação, de equilíbrio e de hombridade desse senhor, que jogou por terra toda suas boas obras. A torcida é o maior patrimônio e o maior gerador de renda desse clube. Nada existiria e nada se arrecadaria se o Flamengo não tivesse uma torcida tão fiel e tão apaixonada como tem. E esse sr. no ápice da arrogância e da falta de educação conseguiu agredir de forma tão absurda seu maior patrimônio e nao é a primeira vez. E olha que já tivemos momentos onde um presidente que já deu provas aqui de extrema educação e sensibilidade devolveu dinheiro ao torcedor por uma derrota para a Portuguesa em 1998.
Quanta ignorância sr. Bandeira, quanta decepção.
Liliano, o Presidente disse que o acontecido ocorreu antes da partida e foi direcionado a um torcedor específico que ofendia o Rodrigo Caetano chamando-o de 171. A Imprensa colocou como se o fato tivesse ocorrido depois da partida, com o Presidente de cabeça quente por causa do mal resultado. Também disse que foi direcionado a toda a torcida presente. O Presidente errou, explicou e se desculpou. A torcida pode criticar e protestar mas quando ofende desta forma perde a razão. Até onde se sabe, o Rodrigo Caetano não responde por estelionato em lugar nenhum. Temos que respeitar a integridade das pessoas.
Acho prudente esperar para ver o jogador atuar, se não começaremos com as lamúrias antes de mesmo saber como ficará a zaga. O certo é que o Vaz não é pra ser titular.
Concordo, temos que vê-lo pelo menos por uns três jogos. O cara nem entrou em campo ainda.
Caro Kléber e amigos!
Algumas contratações foram verdadeiros partos, citemos por exemplo os argentinos.
Agora como você citou o Cuca, me veio a dúvida: será que o próprio não faria mais da metade dos contratados jogar em alto nível?
De toda sorte, se o nosso centro de inteligência trabalhasse para a seleção brasileira, sem dúvidas, ficaríamos fora da copa.
Vamos aguardar e ver se parte deles vingam. Vou manter minhas esperanças.
SRN
Vc falou dos erros Kleber, mas é dos acertos? E o Diego, e o Rever? e o E. Ribeiro? E o Guerrero?E o Trauco? E a grande venda do Jorge e do V.Junior? Errar faz parte do processo, mas não podemos também deixar de elogiar!
Correto Sergio. Dizem que os erros foi do Rodrigo Caetano. Neste caso, por uma questão de justiça, os acertos são dele também.
O Guerrero é o maior erro de todos!! seu custo benefício é péssimo. OLha o salário monstruoso que ele ganha..fica ausente vários jogos por causa de seleção, faz poucos gols. O dono do maior salário do elenco chegará na 7a rodada do Camp Brasileiro sem marcar nenhum gol..
houve erros em contratações de alguns jogadores do flamengo? sim, porem houve muitos acertos e cá pra nós o que essa diretoria tem feito no flamengo é simplesmente espetacular é sempre bom lembrar que quando o bandeira assumiu estávamos a beira de um colapso financeiro e hoje estamos em outro patamar. Acredito que a hora é de apoio incondicional…
Prezado Kleber,
1) E pior ainda que contratar errado, é no erro persistir, não é mesmo?Sinceramente, continuo muito preocupado com esse jogo na Ilha do Urubu.Os torcedores do Flamengo, hoje, são ” um copo até aqui de mágoa…e qualquer desatenção…faça não…pode ser a gota d’água”.
2) O embrião do time campeão de 2009 nasceu com Cuca. Pra quem não lembra, aqui estão os melhores momentos do primeiro jogo ( jogaço!) do Flamengo naquele brasileiro_ contra o Cruzeiro, jogo que dominamos, mas perdemos. Apesar da derrota, um atuação cativante do rubro-negro!
https://www.youtube.com/watch?v=FyjYvARBP_A
Po jogamos com 1 a mais desde os 15 do primeiro tempo e não ganhamos.
Prezado Vili:
É preciso ver, sempre, o conjunto, não só a parte; ou seja, com inúmeras chances desperdiçadas, perdemos a batalha_mas, no final, ganhamos a guerra, não é verdade?
Abs,
Carlos Cazé.
Mancuello- Todos elogiaram a contratação e até hj cria-se uma expectativa em torno dele.
Cuellar-Mesma coisa,veio para esquecermos de Marcio Araújo e….
Donatti -Até ontem era questionado por todos o porque de não ser titular,lembro ainda que veio como o melhor zagueiro da edição anterior da libertadores.e como assim “ninguém o viu jogar” impossível!!!
Berrio -contratação anunciada de vento em polpa por ser destaque da equipe campeã da libertadores. Na minha opinião jogou muito pouco Ainda.
Vaz- No brasileiro passado foi elogiado por muitos e para mim Ainda é a dupla melhor para o Rever.
Conca – Veio de graca e até agora não custou nada e foi pego nos braços da galera no aeroporto.
E por aí vai,a verdade é que contratação de jogador não é uma conta exata e como qualquer ser humano para render depende de vários fatores,ou seja quantos jogadores foram contratados como craques na história do Flamengo e não renderam?e quantas contratações que consideramos erradas e deram certo?
Acredito que nas próximas rodadas teremos sim uma definição do filme que sinceramente espero que não seja como os roteiro e desfecho de outrora.
Mas…..
Vili Ribeiro, concordo que foram feitas contratações totalmente equivocadas, mas, concordo com você quando diz que a contratação de um jogador não é uma exata, vide ataque dos sonhos. Três atacantes de altíssimo nível, que o Kleber com a sua capacidade e dinamismo, conseguiu trazer esses dois monstros chamados Edmundo e Romário para se juntar ao Sávio. Infelizmente, não deu certo. Como diz o Kleber, vida que segue.
Um abraço,
Retificando: não é uma conta exata.
Era um ataque dos sonhos contrastando com um certo desequilíbrio do meio para trás,além disso,o time carecia de coletivo.
Repito: “Digo sempre que o COLETIVO faz a força,um time de estrelas sem coletivo não é NADA,um time limitado com coletivo é capaz de derrotar o de estrelas,frase dita pelo volante Gabriel,do Corinthians,quando questionado sobre qual seria o segredo do time paulista.Dinheiro e grife não entram em campo,o que vale é o coletivo,com o time funcionando como um organismo,no Fla temos tudo,e o que falta,faz tempo, é o COLETIVO! Elenco para se tornar um dos melhores coletivos do país e se manter no topo tem,é uma situação bem semelhante com o daquela época”. Pergunta que fica,quem é responsável por dar coletivo ao time? Em papel secundário,a diretoria,com contratações visando as características necessárias para formar a equipe,e,em plano primordial o treinador,aliás essa é sua principal função.
Então amigo é o que sempre falo,analisamos resultado ou desempenho?como torcedores resultados.
Eu costumo olha o desempenho também é na minha opinião até antes do jogo combo San Lourenzo mesmo as partidas que perdemos tínhamos o controle do jogo ou seja tínhamos um bom desempenho.
Agora narrar o filme depois de ver o final fica fácil.
Abraços.
Vili, não adianta. Respeito a opinião de todos nesse blog, mas, quando o coração e a paixão do torcedor falam mais alto que a razão, acontece o que aconteceu com o Inter. Trocaram vários técnicos e deu no deu.
Mais não entendi seu comentário….acho que estamos falando a mesma coisa.
SRN.
Mancuello – elogiado por todos?? será? ou elogiado por quem tinha interesse em convencer a torcida que esse cara era bom? Jogador argentino, atuando no futebol local, meia canhoto com 28 anos…pelo perfil, se fosse razoável já estaria na Europa há muito tempo! Pode acreditar que quem elogiou Mancuello foram os mesmos que elogiaram Canteros, Botinelli, Sambueza, Mugni.
Cuellar – vale o mesmo raciocinio do Mancu, só é um pouco mais jovem. E outra, trouxeram ele pra jogar de 1o volante, sendo que ele não tem essa caracteristica.
Berrío – Ele não foi destaque do Atlético Nacional. Começou na reserva, depois da pausa para Copa América com a venda de atacantes titulares (Ibarbo, Moreno) começou a ter mais chances..fez sim um gol decisivo contra o Rosário. Mas quem acompanhou minimamente a campanha já sabia que se tratava de um jogador razoável. Em um time bem arrumado, todos sobem de nível.
Vaz – É um bom zagueiro, porém se acha muito melhor do que é realmente..aí quer enfeitar, fazer lançamento,etc e se complica. Logo que o Flamengo o trouxe saiu uma matéria no GE com ex treinadores do vasco que alertavam o motivo dele ter sido pouco aproveitado por lá. Tudo se confirmou na prática.
Conca – Veio de uma contusão séria. Já chegou nitidamente acima do peso. Incógnita total.
Em resumo, o rendimento dos atletas citados é exatemente o previsto antes de suas contratações. Quem esperava outra coisa ou foi enganado ou agiu de má fé.
Concordo com quase tudo que vc escreve. Acho que falta um pouco de humildade para nosso querido EBM, tudo que ele fez pelo clube, pode queimar seu filme, se continuar dando carta pra esse Rodrigo Caetano, que só contrata kogador machucado e o Sr. EBM, tem que reconhecer que pra lidar com números ele é fora de sério, agr em relação ao futebol é um ignorante. Essa Pirraça dele em manter esse estagiário que é chamado de técnico já passou dos limites e o gesto que ele fez no jogo contra o Avaí? Foi o fim da picada. Eu sou torcedor de um time e não de uma “empresa”. Se tivesse que escolher entre um time não tão bem financeiramente, mas que jogue bonito, jogue com raça, com respeito ao manto e faça contratações pontuais e ganha títulos. Contra um time, que contrata, contrata e contrata, (70% Jogadores machucados ) com um diretor executivo, fraco, e que o time acumula mais são vexames. Tinha nem dúvidas, optaria pela a primeira opção!
Esse Rhodolfo se estiver bem fisicamente vai ajudar e muito. Ele tambem sofreu uma lesao quando estava no Sao Paulo, o gremio o contratou e ele foi o melhor defensor do brasileirão 2013 jogando pelo grêmio.
Já estamos em 2017
“A Ilha do Urubu poderá virar a Ilha do Inferno” (Resenha Coluna do Flamengo)
Opinião: Esperemos que não, esperamos uma vitória para virar essa situação.
Não dá para acreditar que o Fla trouxe esse zagueiro….
Ele se encaixa bem no perfil das recentes contratações,vem de um futebol inferior,que ninguém aqui acompanha para ver seu desempenho,sofreu lesão recentemente e é RESERVA!!! Aliás,ser reserva é obrigação,vide Vaz e Réver.
Me digam,qual foi a última contratação que o Fla fez de um jogador com bom desempenho aqui no Brasil,onde podemos acompanhar e analisar?A última tentativa foi Dudu,o verdão pegou. Contratem realidades do Brasil! A chance de erro é muito menor! Palmeiras,Corinthians e Grêmio cansaram de fazer isso com Gabriel,Rodriguinho,Barrios,Jô,Dudu,Jean,Keno,será que é tão difícil assim? Vale gastar tanto dinheiro com jogadores sem ritmo vindos de fora?
E o time fica cada vez mais desequilibrado do meio para trás. Assim fica difícil.Essa é a solução dos nossos problemas defensivos? A cúpula de futebol se esquece que um time começa a ser montado pela defesa,inclusive o goleiro! No ataque temos um avião,do meio para trás temos um fusquinha.
O caso do Keno é o melhor,que vimos de perto seu bom desempenho no Brasil,o Fla não pegou, e preferiu ir lá fora pagar 12 milhões por Berrio.
Meu caro presidente, a relação é de histórico x competência. Rodrigo Caetano não tem nada de expressivo em sua carreira. Foi jogador medíocre de times de 2a. e 3a divisões do futebol gaúcho. Iniciou na carreira de gerente de futebol em 2004 no Grêmio. No ano seguinte, a equipe foi rebaixada para a série B. Ingressou no Vasco da Gama em 2009, ficando até 2011, período em que o time estava na série B. Saiu em 2011 e em 2013 o Vasco voltou a cair, ou seja, não plantou nada que pudesse germinar. Em 2012 foi para o Fluminense e ao final de 2013, foi demitido pelo Peter Siemsen, pela péssima gestão e campanha ruim do time naquele ano. No fim de 2014 foi para o Flamengo e em 2015, fez 13 contratações (Guerrero, Emerson Sheik, Marcelo Cirino, Ederson, Jonas, César Martins, Pará, Armero, Alan Patrick, Ayrton, Almir, Rodinei e Kayke). Desses, salvam-se Guerrero, Pará e Rodinei, ou seja, apenas 23,08% de aproveitamento. Em 2016/17, foram 17 contratações, sendo que o zagueiro Antônio Carlos e o lateral esquerdo Arthur Henrique, não entraram em campo uma vez sequer. Além desses, vieram Arão, Muralha, Diego, Mancuello, Cuellar, Trauco, Réver, Donatti, Rafael Vaz, Chiquinho, Fernandinho, Damião, Ederson, Berrio e Conca. Salvam-se Diego, Mancuello, Cuellar e Trauco, ou seja, 23,5% de acerto. É um percentual baixo, quando falamos de milhões em investimentos para contratações. Para uma avaliação mínima de competência, esse número deveria ficar, pelo menos em 50%. Além dos jogadores mal contratados, temos ainda a questão dos jogadores errados para as posições erradas. Chegamos a ter 16 jogadores do meio pra frente, para 4 posições. Lembro que em 1977, no início da gestão da FAF (Márcio Braga e cia.), o Flamengo tinha levado um sapeca para o Gremio de 5 x 1 no Olimpico. O time tinha problemas na defesa, no meio e no ataque. Foi aí que surgiu a idéia de se montar uma espinha dorsal, para suprir esses 3 setores. Contratamos Carlos Alberto Torres para a zaga central, Carpegiani para o meio e Cláudio Adão (ex- companheiro de Pelé, no Santos), para o ataque. A partir dali, o time ganhou tudo, tornando-se campeão carioca de 1978 e 1979 e campeão brasileiro de 1980.
Para contratar, não precisa de quantidade. Precisa, antes de mais nada, de competência para diagnosticar as necessidades e, em seguida, com o caixa que o Flamengo tem, ir ao mercado, com contratações pontuais e indiscutíveis.
Precisamos de um goleiro e existem 3 excelentes no mercado: Valter do Corinthians, Jailson, do Palmeiras e Rafael do Cruzeiro, ambos reservas. Mas não vejo nenhuma ação para se contratar um goleiro, posição mais carente do time atualmente.
Precisamos de um zagueiro. Se juntar o investimento feito em Berrio, Rodolfo (que me parece ser bom zagueiro. Não jogou muito após a cirurgia no joelho porque foi para a reserva) e o que vai se gastar com a desnecessária contratação de Geuvânio, daria para contratar o Miranda, que não vai renovar com o Milan e é um zagueiro indiscutível.
A gestão Bandeira de Melo já fez 59 contratações e o índice piora, contando 2013 e 2014, caindo para míseros 12,8%.
Convenhamos, é muito pouco para o que chamaos de administração profissional de futebol e para quem diz que temos um “Centro de Inteligência” (sic).
Podem me contratar a custo zero, que faço melhor e tenho certeza de que qualquer um dos amigos aqui do blog, também o fariam, sobretudo você, meu nobre Kleber, cuja façanha trazendo o Romário do Barcelona para o Flamengo, sempre será lembrada.
Abraços a todos.
Rever, Donatti, Rhodolfo
Trauco, Rodinei
Wiliam Arão, Diego
Everton Ribeiro, Conca
Guerrero
200 milhoes em venda de jorge e vinicius jr.
Isso sem citar
Muralha, Rafael Vaz, Rene,
Que se nao sao unanimidade, vieram a custo zero e pra compor elenco são válidos!!
Ano passado muitas de suas alegrias Rever, Ratael Vaz e Muralha foram responsaveis!
A zaga tinha Rafael Dumas, Wallace, Leo Duarte, PV no gol!! Isso na terceira rodada do Brasileiro!!
Os mesmos que erram tambem acertaram, muito!! Olhar so os erros em má fase chama-se oportunismo!!
Vender Wallace por 3,5 milhoes tambem foi acerto nao?
O elenco do Flamengo ta entre os 5 melhores do Brasil, ano passado nao estava entre os 5 e ficou em 4º…
Se ganhar quarta e domingo, a confianca volta, a organizacao deve voltar, os desfalques devem ficar todos disponiveis, se o mimimi acabar e a torcida apoiar, é possivel salvar o ano!!
Perfeito Rick, assino em baixo.
Pensamento positivo sempre!
Sua escalação com três zagueiros me parece uma boa opção para equilibrar esses laterais bons ofensivamente e nem tanto defensivamente, bem como o meio campo de
Muito talento e DNA ofensivo gostei bastante.
Acho que o momento tem que ser de união de todos, vamos dar força a quem está lá, pois, acredito que, os dois próximos jogos definirão muita coisa internamente.
SRN
Terminou em TERCEIRO, Rick… Se é a colocação do Brasileiro que vc se referiu.
SRN!
E com a mesma pontuação do segundo colocado.
Concordo com o Rick,a hora é de união.Temos que apoiar o time,seja qual fôr a escalação,tudo é FLA.Com as vitórias o clima melhora.As coisas se ajeitam.Internamente,a direção de futebol,os preparadores têm que cobrar,incentivar, colocar ordem na casa,esquecer o confronto com parte da torcida,principalmente àqueles torcedores profissionais ou engajados na política clubística.Calma,paciência,trabalho,foco nos melhores resultados,e sobretudo respeito a esta entidade chamada FLAMENGO.Diz o ditado,”os cães ladram mas a caravana passa”. !!!
Eliel meu caro, jais disse que que Rodrigo Caetano é estelionatário. Agora não posso negar que é incompetente, pois é o que responde pela pasta, mesmo talvez não sendo quem concretize. Quanto ao presidente, pelo cargo que exerce tem que ter equilíbrio e educação. Quem bate e se desculpa é muito fácil de esquecer, quem recebe a pancada nem sempre se esquece, então aquela banana não foi apenas para um torcedor em especial, mas sim pra toda nação que viu aquela cena. E falta ao presidente em questão equilíbrio, educação e reconhecimento de erros. Afinal não o vejo dando bananas pra Torcida quando elogiado.
Excelente a colocação do Rick, tanto nos comentários, como na escalação proposta, assino embaixo!
Concordo plenamente…
http://espn.uol.com.br/video/702997_mauro-fala-em-torcida-do-fla-generosa-com-a-administracao-do-presidente-bandeira-de-mello?utm_content=bufferc793b&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer
Ave Cesar! É um filósofo contemporâneo sobre Flamengo.
Carissimo presidente,
Em primeiro lugar,por favor perdoe a ausencia de acentuacao propria.
Com toda a venia devida, nao creio que o bravo Cuca seja uma referencia quando o assunto e Flamengo. Desnecessario dizer que sua passagem pelo clube nao foi das mais vitoriosas. Quanto a avaliacao de atletas, creio ser o Murici Ramalho um profissional de grande qualificacao para a tarefa e, como sabemos, ele teve grande participacao na escolha de muitos do atletas que ai estao. Nao vejo as escolhas necessariamente equivocadas (talvez um ou outro caso, o que e perfeitamente normal em se tratanto do volume de jogadores contratados recentemente). Nao podemos, no entanto, desconsiderar que os atletas sao essencialmente humanos e, portanto, tem o seu proprio “timing” para uma adaptacao completa a um ambiente novo. Importante lembrar tambem que ha muitos exemplos de contratacoes recentes e que ja estao dando o retorno tecnico esperado mas que, conscientemente ou nao, insistimos em deixar de fora quando avaliamos o conjunto da obra. Casos de Diego, Guerrero, Trauco, Rever (including o proprio Muralha que ate a selecao chegou) entre outros. Enfim, ha que se ter um pouco mais de paciencia e esperar os resultados que certamente virao. Ja, nas categorias inferiores, onde ha enormemente menos pressao e midia, os resultados se mostram incontestaveis e, muito, em breve, ja poderemos uma vez mais, soltar os pulmoes e dizer em alta voz: Craque o Flamengo nao so contrata (porque tem recursos para isso) mas tambem faz em casa!
SRN
Prezados,
Tenho por mim que a parte mais frágil da equipe é o ineficiente ataque.
O principal jogador é o mediano e supervalorizado Guerrero, que não tem nem 200 gols na carreira;
Everton tem 49 gols em toda carreira;
Gabriel não sabe fazer gols;
Berrío era reserva no time da Colômbia;
Damião é Damião.
E agora chega mais um ineficiente, o tal do Geovanio…
É se livrar de alguns deles e trazer GOLEADORES.
Geuvânio e Éverton Ribeiro jogam pela mesma faixa de campo!
Falta velocidade nos homens de defesa que o Flamengo contrata, por isso o Márcio Araújo nunca sai. Rodolfo também é pesado. Cuellar é lento, Rômulo é lento e assim vai.
Boa sorte ao Rodolfo e que o Flamengo finalmente volte a vencer.
O Regulamento de Transferência de Atletas da FIFA (FIFA RSTP) prevê desde 2008 que “nenhum clube poderá firmar contratos com qualquer outra parte contratante ou qualquer terceira parte para fins de adquirir a capacidade de influência na relação de emprego e nas transferências, e ainda em questões relacionadas a sua independência, suas políticas ou performance de seus times” (artigo 18 bis). Logo, não pode o Santos tentar influenciar, muito menos pretender exclusividade em negociação entre o jogador Geuvânio, de saída do clube chinês Tianjin Quanjian para o Flamengo
Isso é o que diz a Fifa…Recentemente a OAB tbm deu parecer bastante favorável ao jogador! Nasce um CEP II, mas ainda bem que esse é de outro estado.
Kleber, além de contratar, o Flamengo precisa dispensar. Não fiz as contas, mas creio que o elenco tenha quase 50 jogadores. Haja folha salarial para tanta gente.
A exceção do Diego, afirmo que a diretoria do Flamengo investiu muito mau nas contratações….fato rotineiro, pois nessa diretoria, ninguém entende de futebol !