O que imaginamos aconteceu. Um time bem armado, em casa, jogando o que se esperava. Resultado: Flamengo 2 x 0 São Paulo.
Tenho a clara impressão de que Zé Ricardo começa a ter um domínio geral da coisa. Do time, do elenco e dos campeonatos que disputamos. Hoje, acertou tudo, a começar pela escalação.
A partir da próxima rodada, o que vai valer será a perseguição ao líder do campeonato. Os pessimistas que me desculpem, mas não vejo como, entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, não beliscarmos pelo menos um título. E, qualquer um deles, novamente, nos colocará na Libertadores, sendo que, no Brasileiro, o critério é ainda mais favorável.
Ainda me desculpando com os pessimistas, acho que o nosso jogo de hoje, somado a tudo que temos visto, deixa claro que somos sérios candidatos ao título. Só não vê quem não quer ou, quem torce contra.
O ambiente do nosso “alçapão”, realmente, é espetacular! O lance do aconchego, aproximando o torcedor do time, é o céu. Paraíso para quem é de casa e, inferno para quem tem que jogar contra. Ao contrário do ano passado, onde viajávamos como mandante, agora mandamos como mandante e, sem pegar avião…
As notas, as atuações, deixo com vocês. Vou aqui arriscar: Hoje, começou a caçada a quem está na frente. Levo enorme fé no caçador…
Aposto todas as minhas fichas no caçador. MEENGOOOOO!!!!!!!
* Este post é dedicado a Márcio Reis, fundador da Fla Angra (junto com nosso querido amigo Carlos Egon), que hoje nos deixou. E, em dia de vitória e de alegria…
AMIGOS,CONFESSO,O ZR FICA!
Não adianta,ganhando ou perdendo,o Fla irá continuar com Zé,faz certo,trocar em julho não adianta,quem está dizendo é um dos maiores críticos de Zé no Blog.Falar sobre o Zé é ser repetitivo,pois os problemas sempre são os mesmos e a margem de crescimento COLETIVO nas mãos dele é pequena,na minha opinião isso está demonstrado desde 2016,mas ele vai continuar,portanto,não faz sentido ficar aqui pedindo sua cabeça. Disse aqui em dezembro que se o Dep. de Futebol não se profissionalizasse,contratasse um técnico preparado e Zé como auxiliar o Fla sairia com as mãos abanando em 2017 no quesito de títulos relevantes(Libertadores/Brasileiro) que não ganhamos desde 2009 e no nível internacional desde 1981,jejum duro.Poderia contratar 100 jogadores,mas o coletivo iria faltar,e isso Zé já tinha dado provas que não conseguia fazer,infelizmente não vejo um 2017 diferente disso,para mim acabou,não discuto ZR,o erro maior irá ocorrer se no final desse ano for mantido por,sei lá,ganhar uma vaguinha em 3º igual em 2016,que com esse elenco não é tarefa difícil. O talento individual de bons jogadores farão o Fla crescer,mas ficará muito longe do potencial máximo,pois não terá coletivo,atributo que se vê mais nitidamente em times como Corinthians e Grêmio,mesmo com elenco enxutos. A gota d’água para mim foi sua recente entrevista dizendo que pensou em desistir,o sujeito é técnico do Fla e não quer pressão? Tudo tem o ônus e bônus,seja ele campeão brasileiro para ver que vai virar um deus.
Afirmo isso pois Zé com a melhor estrutura da história do Fla,tempo para trabalhar,diferente dos antecessores,e o maior investimento em contratações do séc.XXI não conseguiu fazer o que mais se espera de um treinador: transformar o elenco em um time. O Fla carece de jogadas básicas ofensivas,como triangulações,infiltração de elementos surpresa,jogo apoiado,jogadas ensaiadas que fujam do óbvio,até passes rasteiros para jogadores livres vindo de trás são raríssimos,Guerrero,que já não é goleador,recebe raríssimas bolas trabalhadas na área,é sempre torpedo.O Fla se resume em toca-toca-toca,correria de pontas,ligação direta,pois os volantes não fazem a saída, Guerrero,isolado no ataque,domina as tijoladas,a bola vai pro lado e TOME CHUVEIRINHO na área para o solitário Guerrero tentar algo no meio da feroz marcação,nisso o Fla é líder segundo o FootDados, diferente disso é quando o talento individual surge,aí tem um Diego/Trauco/Cuellar para fazer golaços,ou futuramente um Ribeiro,isso é ruim,os gols carecem de aparecer e quando aparecem são do puro talento individual ou de bate/rebate,é só ver como saem os gols e comparar como são construídos os gols do Corinthians e Grêmio.Essa é a minha preocupação,não é nem o fato de Zé ficar preso num único esquema desde que chegou,de não aproveitar o Carioca para variar,fazer testes e mesclar o elenco,de fazer substituições grotescas e anular o time em campo como fez contra o S.Lorenzo,de dar parabéns após derrotas,de insistir em Araújo,Damião e cia,acreditem,para mim isso é até compreensível para um técnico que nem auxiliar na vida foi,logo tem um repertório fraco,mas a pobreza coletiva do Fla me assusta.Até a defesa calçada em pontas-laterais e em Araújo,diferente dos líderes,que possuem um treinado SISTEMA sincronizado de defesa,afinal,quem é o M.Araújo de Grêmio e Corinthians? E do Palmeiras?Com um SISTEMA TREINADO é necessário um Araújo? Se Zé fosse medalhão chamariam de ultrapassado.Enfim…. Mesmo em 2016,o Fla não apresentou um futebol convincente,foi previsível e pragmático,com vitórias na força e individualidade,não foi e não será suficiente para ser campeão,um desperdício. Vendo as dificuldades de elenco que Carille,Jair,Abel,etc,possuem,me dá antipatia de ver o Fla com um comandante verde.
Cansei,admito que virou pessoal,sei que isso é inadequado,peço perdão,mas vejo sua manutenção como um mal para o Fla.NÃO PEDIREI MAIS A TROCA DE TREINADOR.Me conformei com esse 2017 que previ já em Dezembro: Sem Libertadores e sem Brasileiro.
Ficarei aqui,torcendo e esperando o salto de qualidade no quesito futebol,pois o mais difícil,o financeiro,já foi. Termino com o excelente Mauro:
https://www.youtube.com/watch?v=1xclzgcpEfc
Fico com o gosto de que com um técnico de verdade o Fla ganharia com folga os títulos relevantes.
É ótimo, mais a corneta continua.
Kkkkkkk
Dá até pra descofiar…
Estamos a 2 pontos do vice.
E a carruagem passa, amigo Luiz… Kkkkkkk
Torce, sim, para o Flamengo. Só não torce para que o Zé Ricardo dê certo…. kkkk
Sempre tive opinião formada que o Zé tinha inteligencia e capacidade para tocar o time principal. O que pegou mesmo na relação torcida-treinador foi a insistência exagerada e sem fundamentos para manter titulares por um certo tempo: Rafael vaz, Muralha, Arão, MA além de recuar o time quando está ganhando de 1×0, 2×0.
Outro ponto é essa rigidez do posicionamento dos jogadores em campo, sobretudo do ataque. Everton Ribeiro é pela direita e deu. Everton pela esquerda e deu. Diego (craque) centro e deu. Acho que se todos os meias ofensivos tivessem atitude e liberdade pra circular pela grande área adversaria, confundindo os marcadores seria interessante e efetivo. Hj o Everton Ribeiro foi buscar jogo pelo lado esquerdo. Gostei de ver.
Guerrero realmente grande fase. DIego: olhei o video da chegada dele em jul 2016 no aeroporto. Veio para somar, abrilhantar e o principal, segunda pele rubro-negra. Incorporou o manto, o espirito. Ah, o Rodholfo fiz minhas criticas reservadas por nao conhece-lo etc, mas jogou muitíssimo bem hj. Ganhou TODAS e algumas bem importantes. Parabéns nesse ponto pra diretoria.
Caro Kleber e amigos!
Nenhuma dúvida de que somos candidatos ao título e precisamos ir vencendo, coisa que o atual líder vem se habituando a fazer. Hoje, foi um jogo que imaginei seria complicado de vencer e certamente aquela falta que gerou o gol foi muito providencial, pois antes dela, ainda não estávamos jogando uma grande partida, mesmo que mais envolvente. Era de se esperar em função da situação do São Paulo e de uma marcação bem recuada dentro do seu campo de defesa. Precisamos ter atenção nos passes e em especial, nos lances em que a defesa adversária está aberta. Meu destaque hoje é para Guerrero, que fez pivô como ninguém. Gostei da zaga e o Everton Ribeiro logo se revela o grande jogador que é. Fica o registro de mais um jogo na ilha do urubu sem o Tiago ter sido acionado em lances de perigo.
Finalizando, entendo que precisamos ganhar jogo a jogo. Esse campeonato é muito difícil e alcançar o líder vai dá muito trabalho, mas, Flamengo é Flamengo.
SRN
Eu venho dizendo, vamos aguardar até o jogo do São Paulo, onde todos estariam à disposição (contava com Geovanio, infelizmente não deu), o resultado está aí, não precisamos jogar igual a ninguém, temos uma forma nossa de jogar, são so 4 derrotas no ano, muitas vitórias e gols, não vê quem não quer, hoje a evolução do time e notória, inclusive com triangulações em detrimento aos chuveirinhos tão criticados.
A tendência é melhorar ainda mais, pois o ER7 Ainda está entrosando com a turma.
Não temos o melhor técnico, fato! Temos um bom técnico que é muito melhor dentre todos disponíveis no mercado.
Flamengo precisa da união de todos para chegar onde queremos, vamos apoiar!
Em tempo, o poderoso e arrumado líder, tão elogiado, suou muito para ganhar do mistão do botafogo….ahhhhh se fosse o ZR, trocar um meia por outro……fecha a conta…
SRN
Agora temos jogadores diferenciados. O “estagiário”, fez o que pode sem material humano de qualidade até então.
Mais uma vitória com base na individualidade. Mesma individualidade que não apareceu em 95 (com Sávio, Romário e Edmundo). Mesma individualidade que não apareceu no início dos anos 2000 (com Pet, Edilson, Denilson e Alex). E segue a luta! Contra tudo e contra todos. Vamos apoiar, galera! Seremos campeões! SRN!!!
Sem o coletivo a individualidade nao brilha, como nos exemplos que voce citou… Nao acho que o cenario se compare. Abs!
O time hoje jogou bem, acho que nos falta um goleiro experiente para os grandes jogos, na hora do sofrimento. Acredito também que o Flamengo deveria mandar um time alternativo para disputar o copa sulamericana e assim concentrar esforços para darmos uma sonora surra no Vasco.
SRN
Concordo na questão do goleiro. Tem bons nomes no Brasil, inclusive, o do Bahia (Jean).
Qto ao time alternativo, Pará, Juan, Rhodolfo, Trauco, MA, Diego e Guerrero, não viajaram para o Chile.
SRN!
Vitória novamente com 2 golaços oriundos dos talentos de Guerrero e de Diego que acertou um belo e difícil chute,isso deu a tranquilidade para o Fla se fechar,como faz desde 2016,e a medida que o tempo passava o time recuava mais,em alguns momentos abdicando até de contra ataque,contra o SP deu certo,mas contra times mais inspirados é perigoso,era preciso matar logo,entraram Berrio,que pareceu mais um lateral que um ponta,e Renê,para se fechar ainda mais atrás. O Fla aparenta ser o único time do Brasil que em contra golpe faz chuveirinho,em tese seria correto “pifar” jogadores em velocidade em direção ao gol para aproveitar os espaços,mas dos 8 contra golpes fez isso em apenas um,o resto foi correria terminando em chuveirinho.
Além de Guerrero e Diego,gostei muito de Ribeiro que fugiu do óbvio,mostrou movimentação,tentou passes verticais,tabelas e nos brindou com assistência para Diego.Já o SP parece o Flu,cheio de meninos,elenco curto,merece estar no Z4.
Quarta tem a Sula,recomendo fazer o mesmo do Corinthians,abdicar dessa competição que é a série B da Libertadores,ganhando a Sula ou terminando em 6º no Brasileiro dá no mesmo,é usar o time reserva e focar no que interessa: Brasileiro.
Em MG,o Galo bateu com facilidade o Cruzeiro.Em SP,o Corinthians bombardeou a retranca do Bota,Gatito brilhou,vitória do timão que,merecidamente,se tornou a equipe de melhor desempenho da história dos pontos corridos e continuou como invicto da América com 90% de aproveitamento,superando o time campeão de Tite em 2011.Agora,mesmo com elenco curto e limitado,inclusive com jogadores que eram reservas do Sport,entram,e o time continua sólido,não parece ser cavalo paraguaio,tem atributos,é bem treinado, merece a liderança.
Pelo menos no Flamengo qualquer triangulacao é talento individual kkkk!! Acho que o amigo quer ver marcio araujo, rever e rodolfo fazendo triangulacao!!!
Amigo Daniel G,
não se faz omelete sem ovos.
Para se ter boas jogadas, triangulações (como no gol do Diego), onde E. Ribeiro tocou no Guerrero, recebeu de volta e deixou Diego na cara do gol, precisa ter jogador de qualidade. Não dá para fazer isso com Berrio, Everton, Gabriel, Damião, Vizeu e etc…
Abraço rubro negro…
Carloto, não adianta. O “disco” só tem um lado.
Eu sempre achei q havia um exagero da turma q crítica o Zé Ricardo aqui no espaço do Kleber. Não vou dizer q ele fez tudo certo neste período q está no comando, mas sempre achei ele coerente com suas ideias, mesmo q erradas, mas nunca deixei de acreditar q ele iria acertar o time com seu trabalho e continuo acreditando. Hj ele deu mais uma demonstração q está organizando cada dia mais o time, todos subindo de produção e com organização, vamos juntos, vem coisa boa por aí!
Kleber,
Pode parecer exagero, mas a subida de produção do time coincide com a saída de Aron e entrada de Cuellar. O atual titular é muito mais jogador. Acerta mais passes e desarma mais. Duas coisas fundamentais para quem joga nessa posição. Somam-se a subida de produção de Diego, Guerrero e as estreias de Rodolfo e Éverton Ribeiro para ver o Fla entrando nos trilhos.
O pensamento retilíneo nos mantém longe, tanto do excesso de oscilações pessimistas, quanto das otimistas, é o racionalismo.
ZR retoma o viés de alta do seu trabalho, mesmo não sendo fá do cara, eu o parabenizo e saúdo pela vitória.
A nota negativa é o velha mania dele em recuar o time no 2o. tempo, intolerável, isso aqui é Flamengo afinal, poderíamos ter tomado 2 gols na etapa final e estaríamos falando de que a estas horas?
Outra nota brilhante é de Paolo Guerrero, aquilo tudo de cobramos dele, de ser decisivo, o gringo fez hoje com méritos, bravo!
SRN.
Aleluiaaaaaaaaaaaaa
A Cezar o que é de Cezar, nada mais natural e justo!
Mas o curioso do Guerrero é que ele esta sempre brilhando em atribuições secundárias, ou seja, pelas quais não se dedicam tanto os camisas 9.
Suas atribuições secundárias ontem:
Ontem sofreu a falta, cobrou e fez um golaço.
Depois foi garçom no passe para o ER7 no lance do gol do Diego.
Depois tocou a bola e fez o pivô com a categoria de sempre.
Agora vamos para sua atribuição primária (no singular).
Ser oportunista e fazer gols, ser artilheiro, definidor, goleador.
Ontem ele estava fora a área trocando passe como pivô no gol do Diego. Tudo ok parabéns, mas ele não deveria estar na posição do Diego no gol?
Seguiu-se dois lances no segundo tempo em sequência, dois rebotes chutados pelo Guerrero! Eu disse chutes? Sim, pois é ai que esta o problema. Guerrero é muito grosso nas finalizações com os pés. Chutou as duas bolas na zaga, sozinho, sem ninguém a lhe acossar, dois gols perdidos na mesma sequência.
Eu particularmente, como muitos, acho não que seja indevido, mas nem tanto desejável esse trabalho de pivô do Guerrero, mas o de finalizador sim.
Como é certo que definitivamente essa não é a praia do gringo ele se vira, ou compensa com outras atribuições.
Seja como for, com Cuellar vindo de trás, Diego, ER7, Geuvânio e eventualmente Éverton, todos bons finalizadores (Éverton mais ou menos), a média de gols (principal problema da fase ZR) tende a melhorar, e muito. SRN.
O Mauro Cezar Pereira trouxe dados depois da partida e hoje Márcio Araújo e Cuellar bateram, cada um, seus recordes de desarmes nessa competição. Com a marcação funcionando bem, fica fácil para o ataque criar.
Há um tempo, comentei aqui que o Guerrero treinava muitas faltas pelas imagens que passam na Fla TV e novamente hoje mostrou o quão importante é um jogador se dedicar. Ele, aos 33 anos, consagrado, milionário fica após o treino lá trabalhando faltas. E segundo ele mesmo disse no pós-jogo, é algo novo pra ele.
Agora, Kleber, é viajar com o time reserva (eu não levaria nem o Zé Ricardo para ficar treinando os titulares pra sábado) na Copa Sulamericana e se preparar para a guerra do sábado. Na outra rodada jogam Flamengo x Grêmio na Ilha. Será o jogo para assumir a 2ª posição.
O time titular do Flamengo é este que jogou hoje. Sem tirar nem por ninguém.
Berrio hoje voltou a ser Berrio.Gostei do time,estava com receio do jogo mais deu tudo certo.O ZR poderia deixar o time titular aqui treinando com ele e mandar o time reserva junto com o auxiliar para Santiago,não faz sentido agora que estamos embalando colocar nem Time misto.
Kleber aquela promoção de acertar o placar nao vai rolar esse ano ?Saudacoes Rubro Negras .
Analisando a tabela,e se nada catastrófico acontecer,o Corinthians tem chance de abrir uma margem enorme sore seus rivais,pois Grêmio e Palmeiras estão focados na Libertadores e o Fla ainda não possui um time sólido o suficiente para ultrapassar.Vejam:
CORINTHIANS X PONTE PRETA
PALMEIRAS X CORINTHIANS
CORINTHIANS X ATLETICO-PR
AVAÍ X CORINTHIANS
Vejo o time paulista ganhando todos e empatando com o Palmeiras,o verdão estará focado na Libertadores.Se isso se confirmar,será difícil segurar,pois o time deles não dá sinal de fragilidade coletiva.Até reservas do Sport,contratados pelo Corinthians,entraram e foram bem,mostra que é um time bem treinado.
Já o Fla só vai começar a ser testado agora,pois até aqui só pegou times teoricamente fáceis,como esse SP,Chapecoense,Avaí,Sport,Ponte,etc. Agora é que vem o teste verdadeiro! Vejam:
VASCO X FLAMENGO
FLAMENGO X GRÊMIO
CRUZEIRO X FLAMENGO
FLAMENGO X PALMEIRAS
CORINTHIANS X FLAMENGO
SANTOS X FLAMENGO
Ainda assim o Fla se favorece pois pegará um Grêmio e Palmeiras focados na Libertadores,se o Fla quiser título vai ter que fazer os 12 pontos e depois vencer o Corinthians em Itaquera e o Santos na Vila,torcendo pro Timão tropeçar,de todos os listados,tirando o Palmeiras,temos o melhor elenco,se o time adquirir jogadas coletivas vai vencer com louvor,caso contrário a distância vai passar de 10 pontos.Vejamos como vai se sair pois até agora só pegou adversários que não são parâmetro.
Outro fato impressionante é o Fla estar 9 pontos do rebaixamento e a 9 pontos do líder,o que mostra que o único diferenciado do campeonato,mesmo com elenco curto, é o Corinthians.
O Corinthians esta fazendo uma campanha que impressionaria ate nas ligas europeias… 9v e 2e? Isso eh um absurdo. O Fla tem que fazer sua parte e tb esperar que o Corinthians oscile, pq se eles nao oscilarem fica bem dificil. Nem RM e Barcelona tem esses numeros.
85% de aproveitamento, como vc disse, nem Barcelona! Vamos ver como eles se comportam com o 1o. tropeço…SRN.
Calma!! Nem 40% do campeonato disputado!!! Voce ja ta falando em corrida pelo titulo?? Time do corinthians tem o elenco fraco!! 2 lesoes e a oscilacao aparece!!
A meta estipulada pelo Flamengo era de 4 pontos a cada 6 disputados, ou seja, 2 pontos por jogo. Dessa forma, o Flamengo deveria ter 22 pontos hoje. Tem 20.
Essa campanha do Corinthians é muito fora da curva.
Brilhante Mauro Cezar!
https://www.youtube.com/watch?v=1xclzgcpEfc
Kleber,deixo esse vídeo aqui para nossa reflexão sobre o que o Fla apresenta em campo.
Daniel, o próprio discurso do Mauro César já o é muito contraditório.
Quando ele Mauro diz que desde 2015 pra cá muitas peças mudaram, é claro que qualquer técnico tende a fechar a casinha no primeiro momento.
Acontece que com tudo isso, o Zé Ricardo tem um aproveitamento superior a 60% o que de forma alguma pode ser chamado de retranqueiro, o que de certa forma o Mauro dá a entender.
De certo Daniel, há uma total inversão de valores. Ma minha opinião cabe a qualquer jornalista julgar e analisar esse ou aquele sistema de jogo. Agora fazer pressão para que o time jogue no sistema de jogo que ele Mauro julga ideal, é SURREAL.
Quando ele Mauro, abrir precedentes, e me der a chance de corrigir os erros grotescos por ele cometido, sejam em TV ou nas linhas do seu blog, teremos aí um pé de igualdade.
Não é por aí.
Anderson, com toda franqueza caríssimo amigo, corrigir o Mauro Cezar é uma ousadia que nem os seus pares se atrevem. Aliás qdo ele abre a boca, figuras como Juca Kfouri se ajoelham para dizer AMÉM! Para corrigi-lo teríamos que ter uma bagagem técnica e jornalisticas que não temos…Uma ou outra discrepância dele aqui e acolá, mas no conjunto é quase irretocável.
Mas para fazer coro ao seu discurso, MC justifica o injustificável recuo do time no 2o. tempo a uma provável economia física do elenco, tendo em vista os futuros compromissos. Eu discordo dele, afinal conhecemos o ZR não é de hoje não é mesmo? Essa covardia faz parte do DNA dele, assim como algumas virtudes, fato! Em tempo, é bom o ZR se lembrar que o Olimpo Rubro-Negro não se sobe como medo, mas com ousadia. SRN….
Meu caro e valoroso Daniel G, ter opiniões próprias e verdadeiras é uma ousadia, então eu o parabenizo.
Entretanto o link do Mauro Cézar que vc postou esta desatualizado, veja o atual: https://www.youtube.com/watch?v=-s3wkMyg26w
Essa história de taxar quem tem uma visão crítica do time ou do clube como anti rubro negro é um argumento fascista, uma visão menor de idéias curtas, institucionalizado pelo nosso querido EBM, lamentável!
O jogo de ontem mostrou mais uma vez um ZR em duas faces, um 1o. tempo firme, estrategista, perfeito…e um segundo tempo lamentável, covarde, recuando o time e tando todas as ações para o SPFC, neste cenário poderíamos ter tomados 2 gols, ou feito 1. Pelo que jogou no 1o. tempo nota 10, pelo que jogou no segundo tempo nota 0 para o ZR, ISSO NÃO É FLAMENGO! SRN.
Prezados,
Abrir o olho com o jovem goleiro do Bahia. Ótimo nome para 2018.
To mais de olho no ter stegen brasileiro que apareceu no avai!! 2 jogos de titular fechou tudo!!
Po, time ganhando bem, numa sequência boa, e ainda tem gente cornetando. São sempre os mesmos. Aliás, é sempre o mesmo. Daniel G, você realmente gosta de ser Flamengo? Parece que ser Flamengo pra você é um carma, nunca está bom! Desfrute está vitória, aliás, está sequência de 4 vitórias seguidas…. e que venham mais!!!
Pois eh Paulo. Eu tb prefiro aproveitar o ano vibrando com as vitorias e me envolvendo com o time do que sofrendo de vespera. Mas cada um sabe de si.
Ariel, minha proposição é que não sejamos um blog de torcida “Block Bustter”, ou seja, tira-se o cérebro e põe-se no lugar um saco de pipocas, afinal a diversão é o que conta!
Comemorar a vitória sem no entanto aderir ao oba oba é uma postura sofisticada de pensamentos refinados de difícil equilíbrio. SRN.
Do Flamengo, ele gosta. O mesmo não podemos falar em relação ao Zé Ricardo…. kkkkkk
Amigo Paulo Assis,creio que o texto e o vídeo do brilhante Mauro,flamenguista como eu,responda sua pergunta.Afinal, do que adianta criticar depois de perder? É chover no molhado,valioso é elucidar os problemas enquanto ainda se tem tempo de corrigir,pois,avaliando apenas o resultado,ganhou hoje,amanhã perde.Já avaliando o desempenho apresentado dá para projetar o que se pode esperar no futuro,e,no momento,o elenco ainda não virou um time pois carece de jogadas trabalhadas coletivas que fujam do óbvio,no nível de Corinthians e Grêmio,por exemplo.
“Continuamos distantes de um futebol avançado, que evolua, que mostre inovações, agarrados aos clichês como “importam os três pontos” e “futebol é resultado”. Esquecemos que jogando bem, crescem as chances de três pontos.E de bom resultado.E das vitórias.E dos títulos.Nos contentamos com pouco.”
P.S= Claro que comemoro 3 pontos,mas e o desempenho que dá garantia de,no final do ano,sermos campeões? Ou será normal,com um bom elenco de opções,terminar igual 2016,além de colecionar eliminações? SRN.
Segue:
http://espn.uol.com.br/post/707331_nos-contentamos-com-pouco
https://www.youtube.com/watch?v=1xclzgcpEfc
Tudo indo bem ? Mais ou menos, e por dois motivos diferentes.
O primeiro deles é que por incrível que pareça, e ao menos dentro da Ilha da Nação, a zaga do Flamengo parece mais ajustada do que o ataque.
A entrada de Rodolfo fez com que aparentemente tenhamos uma zaga que se não excelente, vem demonstrando força e muita disposição.
E,quando isso acontece, tende o lado individual crescer, e a mim isso fica muito visível quando aconteceu o gol de Everton, com passe de Guerrero e que contou com a saída de bola e o passe de Rever. Ou quando o mesmo Rodolfo já salvou duas bolas praticamente dentro do gol, o que mostra muita visão de jogo e antecipação de jogada.
Mas é fato que quando a zaga funciona bem é sinal que todo o sistema defensivo anda bem. Nesse caso nossos 2 volantes até certo ponto tem funcionado bem. No jogo de hoje jogaram Cuellar e Marcio Araujo. Contra o Bahia e a Chape , Marcio Araujo e Arão. Contra o Fluminense e Ponte Preta, jogaram Marcio Araujo e Cuellar. Contra o Avaí Marcio Araújo e Mancu.
Nos últimos 6 jogos, fizemos 13 gols e sofremos.
Esses números mostram que o sistema defensivo anda bem, e o ataque também. Mesmo assim e apesar de Zé Ricardo ter rodado bastante as duplas de volante, temos todos a sensação que a saída de bola está sempre abaixo do esperado.
Ta aí uma excelente pauta a se discutir aqui no blog. E se de fato a dupla de ataque pode nos dar mais na saída de bola, seja lá qual for a escalada, temos sim um motivo para acreditar em títulos, uma vez que o sistema defensivo seja com que dupla for, também mostra certa eficiência.
Faltam então dois detalhes a esse time. O primeiro é ER7 pegar um ritmo de jogo mais intenso. O segundo é Zé Ricardo definir em sua cabeça se Geuvânio pode nos dar mais do que o Everton vem dando no ataque e na defesa. Se não puder Geuvânio será um excelente banco.
O segundo motivo de preocupação tem nome e sobrenome. Chama-se Dario Conca.
Logo após o jogo surgiram rumores na Fla TT que Conca não jogará mais pelo Flamengo. O motivo é que Conca ficou decepcionado em não ser relacionado para o jogo de ontem. Há quem diga que a falta de um dia de treinamento a mês atras, teria minado o ambiente do jogador no Ninho do Urubu.
Eis a pergunta que não quer calar. SERÁ!?!?!?!?!
Vamos ter que esperar.
Como eu esperava que o jogo de ontem tinha que ganho a qualquer custo, não posso eu ser hipócrita e esperar espetáculo. Ganhamos, até com certa facilidade, corremos pouquíssimos riscos e tiramos o pé no segundo tempo. Por tudo isso, esperava um pouco mais do jogo.
Talvez ontem o coletivo tenha falado mais alto.
Próximo sábado pedreira pois pegaremos o Vasco em São Januário. Zé Ricardo vai poder jogar no contra ataque e com Berrio. Acho eu que dá pé.
ABÇ#SRN
*Nos últimos 6 jogos, fizemos 13 gols e sofremos 4 gols.
Mais um detalhe positivo.
RENDA – R$ 1.182.167,00
PÚBLICO – 16.084 pagantes – 17.302 presentes.
É a primeira vez que temos renda bruta acima de 1 milhão de reais.
Vamos esperar o borderô para saber quanto foi a renda líquida.
A Suderj informa!
O grande problema é a supervalorização do técnico de futebol aqui no Brasil. Marcelo Oliveira ganhou 2 brasileiros recentemente e está na fila do Inss. A diretoria tem feito um bom trabalho e conseguiu montar um elenco de respeito. Coisa que há muito não se via na Gávea. É só continuar pagando em dia e administrar o ego dessa galera que virá coisa boa por aí! SRN!!!!
“Márcio Araújo”
O pessoal da Fox questiona a baixa estatística de 2.1 desarme no último jogo. Se comparado com o Cuellar o gringo fez 5 desarmos no último jogo.
Para mim o questionamento é válido sim, assim como a sua justificativa.
Acontece que jogando com um 2o. volante como Cuellar, eminentemente um CÃO DE GUARDA, é natural que ele dê o 1o. desarme e tire o o excesso de tarefas que tinha o MA jogando com W. Arão, então é natural que nr. de desermes do MA, caia em função do 1o. combate do Cuellar.
O outro lado da moeda tbm é verdadeiro, se temos 2 cães de guarda, então é desejável que os dóis cães de guarda saibam sair jogando, que tenham essa habilidade, o que não é caso do Márcio Araújo.
Resumindo a história, em minha visão MA é imprescindível com W. Arão, sem o cabeludo MA é dispensável, desejavelmente dispensável. SRN.
Nosso principal problema é não ter estabilide e constância de resultados nos jogos dentro e fora de casa. Recordo-me que ano passado, em alguns momentos do campeonato, tivemos o melhor aproveitamento fora de casa. Até por não jogarmos no Rio, sofriamos como mandante. Isso, sem duvidas, nos impediu de, no minimo, brigar com o Palmeiras até a ultima rodada. São “detalhes” que fazem toda a diferença e que levam um presidente a ser realmente diferenciado e marcar uma era.
Depois do erro cometido ano passado (lembro que o Kleber cansou de alertar aqui que o estádio no Rio era primordial),parece que fizeram bem o dever de casa esse ano.
Agora precisamos corrigir a deficiência técnica como visitante, fazemos o resultado em casa e sofremos para empatar com adversários medíocres (Avaí, por exemplo). Desde a libertadores estamos com essa dificuldade.
Agora o Zé tem tudo na mão para fazer o time render tanto em casa quanto fora, se não conseguir temos que trocá-lo enquanto é tempo.
Bom dia! Vitória justa e tranquila, com destaque para Guerrero e Diego Ontem me surpreendi com a declaração do Sormani na Fox em relação ao MA. Segundo ele, nas últimas partidas, a quantidade de desarmes deste jogador foi de 2,1 por jogo, enquanto a do Cuellar, de 6,5. Considerando que o MA não sabe o que fazer com a bola nos pés, o que continua fazendo como titular do time?
Vitoria tranquila , contra um adversário muito limitado ! O importante do campeonato brasileiro é vencer em casa. Agora teremos uma sequencia de jogos difíceis,mas o time esta jogando melhor e com mais raça, elemento essencial pra quem veste o manto sagrado. Campeonato brasileiro é uma corrida de resistência, devemos se manter entre o cinco primeiros até a 22ª rodada e depois partir pra arrancada final.
Quanto ao jogo, ainda vejo o Trauco deixando muitos espaços na marcação e o time segue perdendo muito gols…isso precisamos melhorar ! Mas estamos indo bem !
Na sul-americana, pelo nível do adversário, penso que poderemos levar Muralha, Arão, Damião, Paquetá, Ronaldo e Vizeu, etc ,que estará ótimo!
Quero me solidarizar com parte da torcida em relação ao alto preço dos ingressos. Diretoria precisa rever seus conceitos gananciosos e enxergar que o Flamengo é povão! O “geraldino” , que tanto nos ajudo em décadas atras, hoje não consegue ir ao estadio. Também E impressionante a quantidade de cambistas nos jogos na “Arena R.Caetano”…
Fábio caro amigo,
O SPFC depois que tomou o 1o. mostrou-se evidentemente um CACHORRO MORTO!
Contudo isso o 1o. tempo foi 2×0 para nós em oportunidades (e gols).
Já o segunto tempo foi 2×1 para eles em oportunidades (sem gols).
No resumo de oportunidades foi 3×2 para nós. Levando-se em consideração a imprevisibilidade do futebol, resultados como 2×0, 2×1, 2×2, 3×2 seriam resultados perfeitamente factíveis. Lembrando que estamos falando de um péssimo SPFC, que o Flamengo trouxe a vida no 2o. tempo. SRN.
Prezados,
A mudança significativa no time foi a saída do inoperante W.Arão, que já vinha em péssima fase desde o segundo turno do BR/2016…
Agora, quanto tempo perdido com Cuellar no banco!!!
Hoje Cuellar é bom, mas antes disso fazia parte do GRINGOS que não serviam que o “tal” Centro de Inteligência tinha indicado a contratação.
Da mesma forma foram Rever, Vaz e, até o Trauco (este antes mesmo de estrear).
Por último, Rhodolfo, que bastaram duas partidas como titular para mostrar que os cornetas “entendem” muito de futebol.
Ainda acredito que Mancuello e Conca possam dar retorno, se tiverem paciência e os jogadores tiverem uma sequência.
SRN!
Carloto meu caro, Rhodolfo fantástico, que segurança, que personalidade! Mas ia “garoteando” ontem contra o Pratto , que conseguiu um perigosa finalização em uma bola dominada pelo nosso zagueiro. O comentário é só para fazer justiça ao Rafael Vaz, um belo zagueiro mas mestre em “garotear”. SRN.
“Garotear”, um termo usado em referência a “ser garoto”, ou bobear, dar mole!
Carloto,
Quanto ao Cuellar, dos gringos ele sempre foi o mais pedido pela torcida.
Gostaria muito de ver o Mancuello na real posição dele (2º Volante), por onde foi ídolo e capitão de um dos maiores times da Argentina. Não deve ser tão ruim assim, não é possível!!!
Já o Conca não me anima (nunca me animou, em verdade) acho pouco provável, como dar “ritmo” para um jogador que vem de grave lesão, em meio ao equilibrado Campeonato Brasileiro e Copa BR??? Contra ele pesa o fator lesão + idade + expectativa pelo que ele fez há 5 anos atrás e, para piorar, desempenho nada animador nos jogos treino (pelo menos os que vi na FlaTV).
Verdade!! Incrivel como o centro de inteligencia que nao serve pra nada montou um time tao bom!!
Primeiramente, acho que o Márcio Araújo não vai se manter como titular durante muito tempo mais. O Zé Ricardo deve utilizar a Sulamericana para dar ritmo ao Rômulo e tentar recuperar o Arão. Cuellar demorou a entrar no time e permanecer. Muricy já vislumbrava que o garoto tem futuro e não por acaso o escalava como titular. Quando entrou no time ano passado deu assistências e jogou bem. Tem passe melhor que o Arão e, apesar de não ter a velocidade do Márcio Araújo consegue ser um bom combatente. Com mais alguns jogos irá ter mais ritmo e ousar mais. A Sulamericana também será importante para dar ritmo ao Conca, que pode ser uma peça valiosa no decorrer da temporada, apesar que acho difícil ele se tornar titular nesse time, exceto em casos de suspensão de Diego e Éverton Ribeiro. Por falar em Diego, que belíssima contratação! Todos gostam de criticar as contratações que não deram certo e fazem bem isso, mas devemos exaltar. Diego é liderança técnica, tem raça, tem carisma, tem talento, tem tudo para se tornar um grande ídolo, falta apenas um grande título, que pode vir com a Copa do Brasil ou o Brasileiro. Sobre o Brasileiro, Corinthians está numa situação muito confortável e um desempenho inacreditável. Está jogando um futebol muito competitivo e também tendo um pouco de sorte. Nos jogos contra Botafogo, Cruzeiro e Grêmio venceu, mas contou com esse elemento para sair vencedor. Resta saber se a sorte continuará acompanhando e se não cairá o rendimento, que beira os 90% de aproveitamento.
Confio no Flamengo mais na Copa do Brasil do que no Brasileiro, mas, sem dúvida, estará entre os 3 primeiros.
SRN
Feliz, muito feliz com o nosso Mengão, que já mostra sinais claros de evolução tática e de conjunto. Todos brigaram pela posse de bola, principalmente no primeiro tempo. Acho que o time principal é esse que foi escalado pelo Zé Ricardo, talvez com a inclusão futura do Geovânio no lugar do Éverton e o Rômulo no lugar do Márcio Araújo, desde que desempenhando as mesmas funções táticas e com a entrega deles.
Quanto ao desempenho de cada um, Vamos às notas:
Raphael – 7
Pará – 7
Rodolfo – 8
Réver – 8
Trauco – 8
Márcio Araújo – 7
Cuellar – 8
Diego – 9,5
Éverton Ribeiro – 8
Guerrero – 10
Éverton – 8
Abraços e saudações rubro-negras