Esta goleada começa para mim no excelente programa de André Rizek, quando ouvi um comentário em que a torcida do Internacional gaúcho poderia ter uma surpresa, pois os dois principais jogadores do time – Patrick e Edenilson – poderiam passar para a reserva, já que o novo treinador era adepto do esquema posicional, no qual as duas “formiguinhas” não se adaptariam.
Ouvindo está barbaridade, pensei cá com os meus botões: se isto é verdade, o Inter contratou para ser seu treinador, gato por lebre.
Que negócio é esse? O treinador de clube não tem o direito de impor o que imagina ser a melhor tática. O treinador de clube, em função do material humano disponível, monta a sua estratégia.
Em síntese, tudo começa pela qualidade dos jogadores. Daí, surge a melhor armação tática.
Da mesma forma que o treinador do Inter, em homenagem ao que tem na cabeça, sacrificar seus dois melhores jogadores, se aplica ao Madureira, neste jogo contra o Flamengo. Como é que se joga contra um time infinitamente superior de peito aberto, como se os valores individuais estivessem equilibrados nos dois times?
Aí me veio à lembrança o treinador Fernando Diniz que, encasquetado com a ideia de plena posse de bola, queria que Digão saísse jogando…
Em síntese, o treinador não tem que ter esquema definido. Tudo depende do material humano disponível.
Levanto este tema em função da nossa goleada de 5 a 1 sobre o Madureira. O treinador do Madura, Alfredo Sampaio, gente boa e profissional sério, foi na onda da “modernidade” e tomou de 5. Como jogar contra o Flamengo, como se estivesse jugando contra, por exemplo, o Bangu?
O erro crasso, no futebol e na vida, é pedir a um comandado o que está além do seu alcance.
Tirando isso, uma delícia de jogo. Terminar o primeiro tempo vencendo por 4 a 0 é o céu…
Do meio para frente nosso time esteve muitíssimo bem. Criativo, envolvente e determinado. Lá atrás, alguns sustos preocupantes…
Para se ver, um ótimo jogo. Lindas jogadas e muitos gols.
Tomara que Gabigol esteja ligado ao que está acontecendo com Neymar que, hoje em dia, é muito mais uma celebridade do que jogador de futebol. Ser marrento, também tem limite…
Nosso time é muito bom!!!
Mais uma belíssima apresentação do Flamengo.
Não interessa que é o Madureira. Não interessa que é o Campeonato Carioca.
Entraram jogando sério, mordendo, marcando lá em cima. Time mostra apetite nesses primeiros jogos.
O Madureira que estava invicto no campeonato, achou que podia vir para a trocação com o Flamengo, levou uma surra no primeiro tempo. Os quatro gols ficaram quase de graça. Um impedimento absurdo logo no começo, fora os vários gols que perdemos (teve um lance com duas bolas na trave). Se tivesse sido 7, seria um resultado mais justo. Mestre Egon, deve ter arrancado os cabelos…
No segundo tempo, baixamos um pouco a intensidade – ainda assim, continuamos perdendo uma coleção incrível de gols e o Madureira também aproveitou para bater à vontade.
– – –
Aquelas cornetinhas básicas?
1) Apesar de ter dado um bom passe para o Diego Ribas no lance do quarto gol, o tal do Isla não tem condições de jogar nesse time. Errou TUDO.
2) O Rogerio Ceni teve a brilhante ideia de substituir nosso lateral…e botou o Vitinho. Já tinha aprontado uma dessas contra o Inter-RS no Brasileiro. Não adianta, ele gosta de uma invenção…
3) Eu já elogiei bastante o Bruno Viana. Acho que tem tudo para ser o titular do time, mas hoje entrou no meio do segundo tempo e enfeitou duas jogadas. Na primeira tentou dar uma letra na frente da área e na outra um recuo de peito para o Diego Alves dentro da área. QUASE deu merda nessas duas jogadas irresponsáveis. É bom alguém chegar ali e enquadrar o nosso zagueirão.
4) Ô golzinho besta de tomar em escanteio…falha de posicionamento. Importante corrigir.
– – –
Curiosidade…será que o Chile não tem nenhum outro lateral direito? Como é que pode convocar sempre o valente Isla?
– – –
Que perigo a última jogada da partida. O beque inconsequente do Madureira poderia ter quebrado o Bruno Henrique. Graças a Deus não pegou em cheio.
– – –
Craque do jogo? Gerson, impressionante a categoria, a visão e a marra. Destaque também para o Arrascaeta e para o Diego Ribas.
– – –
Gabigol igualou a marca do Renato Abreu, o artilheiro desse século. Impressionante.
Gabigol: 105 jogos, 73 gols.
Renato Abreu: 271 jogos, 73 gols.
Bruno Henrique: 117 jogos, 57 gols.
Leo Moura: 519 jogos, 47 gols
Obina: 182 jogos, 47 gols.
Vágner Love: 81 jogos, 47 gols.
Edílson Capetinha: 91 jogos, 45 gols.
Hernane Brocador: 87 jogos, 45 gols.
Paolo Guerrero: 115 jogos, 43 gols.
Diego Ribas: 213 jogos, 43 gols.
Adriano Imperador: 62 jogos, 36 gols.
– – –
Domingo de manhã vamos para cima da porcalhada.
Jogo difícil, mas nós vamos chegar muito bem fisicamente e mentalmente para essa decisão – e eles tem um jogo na quarta de noite contra os argentinos. Sou mais Mengão!!
– – –
S.R.N.8
Gabigol é um artilheiro nato, um jogador diferenciado que faz o time correr e ter que jogar. Mas hoje teve um Diego como sempre desejamos ter, perfeito e o Gerson um craque consolidado. Arrascaeta jogador diferenciado, Bruno sem ser maginifico é sempre um perigo, quando ao Everton mesmo sem ser brilhante, foi eficiente. Hoje tivemos Filipe Luiis muito bem, e vejam que de dele para a frente todos muito bem e time de futebol com 5 grandes jogadores bem, não tem como segurar, seja o Madureira ou o Palmeiras.
magnifico
A instrução do Rogério com certeza foi pra equipe dar tudo nesse primeiro tempo, fazer o resultado e pouco a pouco ele rodar o elenco pra descansar pro jogo do Palmeiras.
Funcionou.
Com sobras, a melhor partida da Era Ceni até aqui.
Flamengo 5×1 Madureira
Resultado normal, melhor time do Brasil, contra um time pequeno.
Agora, a vontade desse time de correr, de brigar, o tesão pra atacar e sufocar o adversário direto, deixa uma esperança muito boa.
A prova real, será domingo, contra o Palmeiras.
Olho esperto no MANGA do Volta Redonda
Vale a pena como investimento.
Quanto ao jogo, grande exibição.
A melhor desse Carioca, até porque, o Madureira estava invicto na competição.
Éverton Ribeiro continua destoando.
Pra baixo…
Avassalador, essa é a palavra para descrever a atuação do Flamengo no primeiro tempo. Diego Ribas cada vez mais adaptado a sua nova função, sem prender a bola, com passes verticais, em profundidade e chegando na área para finalizar, atuação nota 10! Gerson também mereceu nota 10!
Acho que fica a impressão que essas duas semanas treinando foram boas para o time, parece mais entrosado, mais objetivo, fisicamente melhor. Acredito que não é sempre que jogará com essa formação, pois o time se joga todo para frente, com Arão atuando na intermediária adversária, Isla como ponta de lança e muito vulnerável aos contra ataques. Mas, no campeonato carioca, dada a diferença gigantesca entre as equipes, vale a pena jogar assim, é um espetáculo para a torcida.
Parece que Gabi está voltando a ser Gabigol, versão 2019. Ontem gostei mais, o time não tocou tanto para finalizar, foi mais objetivo e assim fez 5, com bolas na trave, defesas muito difíceis do goleiro e um show à parte. Como é bom ser Flamengo!
SRN
Amigos
Só me preocupa a recomposicao defensiva e o pouco futebol do Everton Ribeiro. Espero que nos jogos grandes ele apareça. Domingo será um grande teste, pois defensivamente o Palmeiras é muito forte e ainda tem um contra ataque muito rápido. Vamos ter que ter atenção defensiva. Gerson, Arrascaeta, BH e Gabi resolvem o resto.
Saudações
AMIGOS
Para quem não assinou a FlaTV e a roubalheira da Sky com a Record, vai aqui minha sugestão tanto pra o celular quanto para o computador.
Entrem no site FUTEMAX…
Não trava em nenhum momento.
Obrigado Egon, não assinei a FlaTV, e, inacreditavelmente, a Record não transmite o jogo para cá.
Vou ver esse site.
Egon, querido irmão,
Melhor assinar o PPV do carioca, canais 717 e 718. Rob e Dudu, narram e Tita, comenta. Imagem, ótima, sem qualquer susto ou interrupção.
Abração.
Meu querido Guru!
Já assino o PPV há mais de 12 anos (R$122,00), além de ser assinante da Sky há 23 anos… em Débito Automático.
A empresa não cumpriu o acordado entre cliente x empresa e perdeu a Libertadores e Carioca para Conmebol e Record respectivamente.
Além de não ter dado nenhuma satisfação ao assinante, também não descontou um centavo do que pago pelo Premiere.
Hoje, para assistir ambos, temos que pagar…
Claramente uma decisão unilateral, em que só o assinante foi enrabado…
Não só fiz denúncia ao Procon, como esculhambei a empresa num chat.
A Sky… continua transmitindo as duas competições.
Não seria o caso da empresa descontar do nosso PPV o equivalente ao que a Record cobra pelo Carioca?
Mesmo sendo uma merreca (R$49,90 / mês) me nego a pagar só pela canalhice da SKY.
Por isso vejo tranquilamente no site FUTEMAX com Rob transmitindo e sem travar…
Tô vendo os jogos e utilizando a merreca em doses de papinhas. kkkkkkk
SÓ NO NOSSO, AMIGO GURU!!!!
Foi quase Brasil x Alemanha
Não me iludo com Estadual. Aguardo o jogo de domingo até por que não pago PPV para ver o Carioquinha.
O que achei de muito bom no jogo de ontem foi a vontade e a intensidade demonstrados mesmo no segundo tempo. O adversário não importava.
Apesar de terem tirado um pouco o pé do acelerador não diminuíram a pressão na saída de bola, o que demonstrou uma grande evolução do preparo físico, nosso calo no ano passado.
Quantas vezes não fomos avassaladores no primeiro tempo, perdíamos um caminhao de gols e morriamos no segundo?
Domingo é a prova definitiva. O Portuga vai armar o ferrolho, como armou contra o River na Argentina. Se acharem um gol numa das falhas defensivas que cometemos ontem o jogo pode complicar.
Mas confio na nossa artilharia pesada, na conversão de pelo menos metade das chances criadas. Não podemos deixar os caras respirarem, têm um enjoado na Argentina amanhã, estão sem jogar há muito tempo. O jatinho da D. Leila só foi buscar o Portuga há apenas cinco dias.
Tudo conspira a favor, vamos ver…
Flamengo fez 5 mas poderia ter feito 8 ou 9, porem levou 1 e poderia ter levado 3. A diferença técnica entre os times é gigantesca, por enquanto ainda é difícil avaliar o nosso time. Mas apesar dos buracos no meio campo , a equipe parece com mais apetite com as vitórias.
Destaques para Gerson e Arrascaeta, já BH ficou devendo e ainda parecia fora de sintonia, pois arranjou uma briga infantil no fim…
Agora teremos uma semana de jogos com grandes, se é que o Vasco ainda é grande?? Mas é clássico ainda….E o jogo contra Palmeiras vai dizer se as “férias” foram útil ou não….
Time principal do Flamengo na temporada 2021:
2 jogos
8 gols
1 gol sofrido
45 finalizações
1112 passes completos
27 desarmes
38 faltas recebidas
Esse é sem dúvida um recorte muito pequeno para uma temporada. Quanto a isso não há a menor dúvida.
Acontece que esse time atual comandado por Ceni conseguiu aglutinar ainda mais. Se lembrarmos que com as saídas de Pablo Mari e Rafinha, o Flamengo conseguiu manter a base do seu time principal em 81%.
Ceni deu um passo a mais nesse quesito ao trazer Arão para a zaga e, ‘’encaixar ‘’ o Diego Ribas no meio campo jogando ao lado de Gérson.
Então 90% desse time joga junto a 20 meses, e a única exceção é o Isla.
Ainda assim, o lateral já está a quase 8 meses jogando no Flamengo!
A partir daí, as expectativas e as perspectivas para toda a temporada tendem a ser muito altas. Natural!
Nesses dois jogos, (Bangu e Madureira) Ceni deixou muito claro o modelo de jogo que pretende usar na temporada. Agora basta todos os ajustes finos para o sucesso na temporada.
Em via de regra, acho que se não todos os amigos do blog, a grande maioria acha Ceni despreparado para o Flamengo. E eu também acho. Mas Ceni é sem dúvida muito inteligente. Entendeu que o time tem uma formatação e é em cima dela, que o seu modelo de jogo há que criar as suas variações táticas e técnicas. Se ele for por esse caminho, hora ou outra, vai ganhar a torcida e, se assim for, tende a ter vinda longa no Flamengo. Viciado em trabalho, pode ser que aprenda tudo sobre Flamengo numa velocidade maior. É o que eu espero!
Gostei muito da justificativa que Ceni deu na entrevista coletiva, ao colocar Vitinho no lugar do Isla. Há que se treinar para isso e muito, para que não seja uma substituição desastrosa nos jogos. Mas eu gostei muito da ideia. Será que a mesma ideia pode ser feita com outro jogador do lado esquerdo da lateral?
Quanto ao jogo, o Flamengo fez do que dele se espera e, com louvor! Mordeu, sufocou, amassou como nos tempos de JJ. Pobre do Madureira que não conseguiu respirar por 45 minutos!
Por várias vezes a expressão facial dos jogadores do Madureira era de pânico. Me lembrou aquele famoso áudio do jogador do Boa Vista.
Domingo tem mais uma decisão e, dessa vez, contra o Palmeiras. Adrenalina já está altíssima. Muito mais pelo desejo do Flamengo apresentar um bom futebol, do que propriamente levantar ou não mais uma taça. Esse é um embate que pode dar ao Ceni a certeza do seu modelo de jogo. E é exatamente isso que eu quero e espero.
E aí eu me pego pensando que temos um Thiago Maia, a princípio, no banco. Que Bruno Viana vai brigar feio por essa posição do Arão. Que talvez, essa seja a melhor fase do Diego Ribas.
E com isso, mesmo Bruno Henrique e ER7 longe do que apresentaram em 2019, sentimos pouco essa queda. Porque o bloco que vem da defesa, fazendo sempre uma boa saída de bola, está muito bem.
Domingo, 11 da manhã. . . . . . . . Falta muito ainda ! ! !
Vou ter que dar um jeito na minha ansiedade ! ! !
Força nos bastidores não ganha jogo mas ajuda, e muito.
E não é que a Conmebol adiou o jogo do Grêmio contra o Del Valle para sexta feira por conta de dois(eu disse DOIS)casos de Covid-19 no plantel, além do Renato Gaúcho, claro.
Mas ainda não tava bom: conseguiram mudar o jogo da altitude de Quito, de triste lembrança para nós, pra Assunção, ali do lado do Rio Grande, tchê!
Que maravilha!
Esses caras do Grêmio poderiam fácil, fácil, montar um MBA em bastidores de Futebol Sul Americano.
Garanto que ia fazer sucesso com muito dirigente por aqui.
Lembrando que contaram ainda com a coincidência da proibição de jogos no Equador.
Corrigindo a informação que agora saiu completa: governo do Equador proibiu a saída dos jogadores do Grêmio do hotel após dois casos de Covid detectados lá.
Romperam o acordo que tinham com a Conmebol que valia quando jogamos lá em 2020 que determinava que jogadores com Covid ficariam isolados no hotel e haveria jogo.
Cancela o MBA mas…que sorte do Grêmio!