Pontos corridos ou mata-mata? Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil?

Question_mark_(black_on_white)E lá vamos nós para o final do Campeonato Brasileiro, em que já sabemos quem é o campeão, ficando a emoção por conta de quem vai para a segunda divisão, e quais serão os representantes do futebol brasileiro na Taça Libertadores da América. A discussão é se o que o povo gosta é do tal dos pontos corridos, como é o modelo do Brasileirão ou, a cada jogo uma decisão, como é Copa do Brasil.

Confesso que o formato do teste coronariano do mata-mata, para mim, é mais atraente. O modelo do Campeonato Brasileiro tem o defeito de, embora sendo todos os jogos importantes, serem raros os que tem cara de decisão. Agora, é preciso levar em consideração que, se houvesse uma modificação na forma de disputa do Campeonato Brasileiro, saindo os pontos corridos e entrando o mata-mata, acabaríamos tendo ao longo do ano duas competições iguais, que significaria uma overdose de emoções repetidas. A discussão é boa, mas pelo fato da Copa do Brasil atravessar o ano inteiro, inclusive contando com os clubes que disputam a Libertadores, não restará outra alternativa à CBF, qual não seja manter tudo como está. A discussão continuará sendo qual é a melhor competição. Para mim, a Copa do Brasil ganha de goleada.

1 Comentário

  1. Kleber,
    Indiscutivelmente o mata-mata!
    Campeonato de pontos corridos, reserva muito mais emoção na parte debaixo da tabela, que na parte de cima.
    Sem dúvida alguma, é mais “justo”. Mas não, o mais emocionante.
    Manter a regularidade, comprova que o campeão mereceu.
    Mas em termos de emoção, o mata-mata é mais divertido.
    O Cruzeiro disparou e ficou 32 rodadas na liderança.
    Pelo regulamento, mereceu!
    Se fosse mata-mata, com certeza o Atlético Mineiro seria o campeão.
    Hoje, o melhor time do Brasil.
    Portanto, sou a favor do mata-mata.
    Financeiramente, também é mais lucrativo…

    Reply
  2. Concordo, meu caro Kleber Leite, que a copa do brasil trás mais emoção. Mas, é bom lembrar, a copa do brasil só começou a se tornar realmente interessante a partir do momento que passaram a incluir os clubes participantes da libertadores, concorda. Antes isso não acontecia, ou seja, os quatro melhores do brasileirão ficavam de fora. Isso esvaziava a copa do brasil. Ainda bem que corrigiram esse erro grosseiro e essa competição ficou muito melhor. Os clássicos desse ano comprovam isso. Abraços.

    Reply
  3. Concordo que cada um tenha seu espaço e tb acho que, senão em pé de igualdade, as duas competições devem ser classificadas ao menos como de “mesma categoria”, diferente do que propõe o modelo europeu, em que claramente as ligas estão acima das copas, que se tornam uma competição secundária (que na maioria das vezes nem classificatórias para os torneios europeus são).
    Por isso e pelas características de nosso pais, creio que a melhor maneira de acharmos nosso formato ideal e tirarmos os melhores exemplos do mundo aplicando a nossa cultura seria a elaboração de um modelo próprio, em que teríamos:
    1. Copas:
    a) copas estaduais-> definiriam os campeões estaduais, onde os times das primeiras divisões fariam no máximo 9 jogos;
    b) copa dos campeões estaduais-> a fase da copa do Brasil que seria a continuação das copas estaduais, onde os 5 times ou 5 estados com melhor ranking classificam direto a segunda fase e os demais se enfrentam buscando a vaga nas oitavas de finais. Sempre em jogos únicos, confrontos e mando de campo definidos por sorteio, quem joga fora tem vantagem do empate e final em campo neutro, empate vai pros pênaltis;

    2. Ligas:
    a) duas ligas regionais com 12 a 14 times. Os times jogam em turno e returno dentro da liga;
    b) em jogos intercalados com os jogos da liga regional, os times jogam em turno único contra os times da outra liga;
    c) ao final da temporada teremos os 2 campeões de cada liga regional e o campeão da liga nacional;
    d) segunda divisão regional e terceira estadual.

    3. Super Copa do Brasil: 13 times participam:
    Os 2 campeões regionais e o campeão da copa do Brasil entram na segunda fase;
    Os vice campeões dos referidos torneios entram na primeira fase junto com os outros 7 melhores da liga nacional. Pelo grande título brasileiro.

    4. Vagas aos torneios internacionais:
    Temos vagas já pre asseguradas:
    Campeões regionais, vice e terceiro da copa do Brasil: vaga na copa sul-americana;
    Campeão da Copa do Brasil: vaga na pre libertadores;
    Campeão da liga nacional: vaga na libertadores.
    As demais vagas serão distribuídas de acordo com a campanha na super copa, em seguida na liga nacional, em seguida na copa do Brasil.

    Reply

Comente.