Começo de dúvidas

(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Já dizia Gerson, o Canhotinha de Ouro que, perder, nem em coletivo…

Respeitando a tese do mais genial camisa 8 que vi jogar, diria que, muito mais do que a derrota para o Santa Cruz por 3 a 1, o que mais me deixa tonto, é o tempo perdido.

Explico, e cito Mancuello como exemplo. Contratado como a estrela maior entre as novidades para 2016, supus que os treinamentos girariam em torno dele, isto é, a partir dele o time seria formado. Ao contrário do que me parece o óbvio, Mancuello somente entra no segundo tempo, em meio a inúmeras substituições. Como ponto para discussão, considero um erro estratégico.

No mais, um primeiro tempo bem razoável. Muralha, com três boas defesas. Arão e Gabriel, soltos e muito bem no jogo. Guerrero, se salvando com um lindo passe para o gol do Flamengo. Emerson Sheik, participativo como sempre, porém, nervosinho além da conta. Deveria ter sido expulso.

O nosso novo lateral direito, pra lá de tímido. Pelo que falam dele, vale a pena esperar.

De resto, feijão com arroz. Sem sal…

O segundo tempo, me recuso a comentar.

Está na hora de começar a mostrar a cara do time titular. O campeonato começa no próximo final de semana.

E, amanhã, Vizeu neles…

1 Comentário

  1. Também queria ver Mancuello desde o início, mas entendo o banco pelo fato de só poder estrear em fevereiro…
    Tô tentando ver o lado bom disso tudo, se é q existe!!!
    Ano passado iniciamos vencendo um torneio em Brasília e tivemos um ano de desastres!!! Perdemos agora duas taças. Que seja um aviso de que esse ano será diferente!!!

    Reply
  2. Verdade Sr. Kléber.
    Concordo com o seu texto. Inclusive o plantel está muito grande e alguns deveriam ser emprestados, até porque abre vagas para alguns jogadores da Copinha.
    Não gostei da fritada no Mancuello no 2° tempo, jogou em uma posição diferente da quarta, não foi bem junto com o time.
    O Muralha falhou..
    Saúde para seus familiares.
    Abraço de Natal

    Reply
  3. Caro Kléber! Nem em coletivo gosto de perder….imagino que cabe a todos nós esse pensamento ! Hoje perdemos o jogo, porém, ganhamos muitas certezas! Será muito raro o Jonas e Cézar Martins acertarem! São tecnicamente fracos para a grandeza do Flamengo (existem outros)! O Muralha, como estreante, me trouxe preocupação o fato dele sair jogando com as mãos muito perto da área no segundo tempo! O Ridinei precisa perder a timidez precisamos aprender a matar o jogo e depois sufocar o adversário de forma determinada! O chato é perder para um time que demorou uma eternidade para dá um primeiro chute ao gol! Outro detalhe grave: como o time do segundo tempo recuou a bola para defesa?! A gente fala de início de temporada! Sim! Serve para que? Começo duvidoso! Continua minha confiança pelo Muricy! De toda forma, são conclusões parciais! SRN

    Reply
  4. O motivo da não escalação como titular do Mancu é a falta de condição de jogo até 28/01 (jogos oficiais), assim como o Alan Patrick.
    Além deles, falta para o time titular um zagueiro. Dos que estão lá, apenas o Juan poderá ser titular, mas mesmo assim, precisa de substituto a altura, em função de sua idade. Outro ponto fraco é o 1º volante, não dá para aturar M. Araujo e Jonas. Espero que o colombiano resolva, ficando o Canteros como opção. Os nossos laterais estão muito tímidos. Assim, ficamos sem jogada de fundo pelos lados e o centroavante sofre. Ainda é cedo, mas o Rodinei está devendo muito. Sobre o Muralha, vamos esperar um pouco mais, embora tenha falhado claramente no 3º gol. Quarta tem o Galo no Mineirão, temos que abrir o olho, o restrospecto é péssimo e o time ainda não está pronto. SRN

    Reply
  5. Desisti depois do gol de empate do Santa Cruz.
    Se o time titular, teoricamente, não deu conta do recado, os reservas muito menos, pois sabia que ele trocaria o time quase todo.
    Dois jogos, seis gols tomados. A única conclusão realista que podemos tirar desses dois amistosos é que nossa zaga precisa ser 100% trocada. Não bastará contratar apenas mais um bom zagueiro, terão que ser dois.
    Dois times da série B foram suficientes para mostrar que o Muricy vai ter que tirar leite de pedra. Incrível como as coisas demoram para acontecer no Flamengo ultimamente.
    Pessoal, estou assustado para o próximo jogo. É o galo de novo. Já virou costume deles ganhar de quatro. Com essa zaga, não duvido que cheguem fácil a seis ou mais. Tenebroso.

    Reply
  6. Após perder o amistoso contra o Santa Cruz, tomando de novo três gols, o Gabriel, na saída do campo, ainda diz: “Agora é manter a pegada para fazer um grande ano”. Que jogo ele viu/jogou? Certamente diferente da draga que eu vi…
    E é esse o tipo de “pegada” que ele quer manter? Meu Deus…
    2016 promete sim, muito sofrimento….

    Reply
  7. Por favor…. Alguem sabe de um bom site de scouts.

    Antes de fazer qualquer comentário, gostaria de tirar algumas dúvidas no scout desse jogo.

    Se alguem puder me audar, agradeço

    ABÇ#SRN

    Reply
  8. Claro e cristalino como água. PV, Wallace, Pará, Canteros, Gabriel, Everton, e outros que já se foram, nunca deram liga no FLA. Não acredito que seja agora. Insistir nisso é desprezar todo aquele sofrimento do ano passado. E, depois que Guerrero confirmou-se como bebe chorão, começo a duvidar também. Dois times série B e seis gols, faça-me o favor.

    Reply
  9. Nobres, enquanto o Rodrigo Caetano e o bonde dos cachaceiros não saírem, nada novo acontece ! Mais uma vez fomos um time medíocre e sem vontade ! Qual desculpa agora? Sol ? sono? a bola? 2º jogo do ano? Nada disso serve mais. Essa diretoria acha normal perder, fazer vexames com a camisa do Flamengo para eles é aceitável. Nesse ritmo, Muricy não chega ao final do Euricão/16….! A falta de opção de jogo é a mesma de Luxemburgo , C.Borges, Jayme. Renovação do elenco já, ainda ha tempo pra salvar do rebaixamento no brasileirão, mas se insistir com Wallace, C.Martins, M.Araujo, Canteros, Everton,Para,Jonas, etc…já era !

    Reply
    • É Fábio, todos os dias falamos isso aqui. Acredito que nesse mandato ele vai arriscar mais no futebol. Mas, ao que parece, é bem devagar.
      Bandeira é um cara inteligente para assuntos financeiros. Não tem tino para futebol. Se acertar nas pessoas que colocar para comandar o futebol, a coisa vai. Até agora ainda não foi. Mas estão mexendo no time, já é um bom sinal. Acredito que esse time ainda vai melhorar muito. É uma mudança de filosofia muito drástica que o Muricy vai tentar implantar. Isso leva tempo. Tenhamos, então, meu caro, paciência. Vamos ter de aceitar mais algumas derrotas medíocres como essas em nome da evolução tática e técnica.

      Reply
  10. Ao invés de contratar um tal de Cuellar, renovar com Márcio Araújo e repatriar Juan, o Flamengo deveria dar chances aos meninos da base como o Ronaldo e o camisa 3 que não sei o nome.

    Vejo que o Muricy quer urgente um zagueiro. Pergunto para quê? Disputar estadual e sul-minas-rio? Aposta primeiro na base e se for o caso gasta milhões num zagueiro mais a frente.

    Segundo o Muricy, o Mancuello saiu exausto do amistoso contra o Ceará. Acredito que por isso tenha começado no banco hoje, até para evitar lesões.

    Reply
    • Caro Henrique, esse Márcio Araújo é um câncer, amigo. Ele tem que sair desse time. O Cuellar veio para isso. O pior é que o substituto imediato do Márcio Araújo é o Jonas, outro que até agora não justificou sua contratação. Gente boa, amigo, tem custo alto. E, ao que parece, essa frase causa arrepios no careca.

      Reply
  11. Sinceramente, basicamente não só a defesa, mas o sistema defensivo como um todo está fraco, os meias não voltam pra marcar.Um caos.

    Detalhe: O galo, do Aguirre, está bem mais preparado, manteve a base e contratou pontualmente, soube segurar os bons jogadores que tem, somados com um técnico moderno.É,do Brasil, o favorito para a libertadores atualmente.

    Se esse time levou 3 gols de um que quase foi para a série C, imagina do melhor time brasileiro no momento,sem contar que nos últimos jogos não perdemos de menos de 4, uma vergonha para a grandeza do Flamengo.Agora é torcer para não levar mais de 4 ou 5 gols, pra não virar um verdadeiro vexame.

    Reply
    • Xará, acho que vamos entrar com 3 volantes contra o Galo… Márcio Araújo, Arão, Canteros e Éverton ajudando a marcação. Ainda mais sem Alan Patrick e Mancuello com condições de jogo. Se ainda assim perder de goleada…

      Reply
      • Realmente, seria uma formação mais precavida, o problema é os volantes que você falou: Marcio Araújo e Canteros, infelizmente, não tem mínimas chances no combate com Dátolo, Rafael Carioca, Leandro Donizete, e lá na frente Lucas Pratto.
        E quanto ao nosso ataque, acho difícil fazer gol contra, uma zaga organizada com Jemerson(melhor zagueiro atualmente do Brasil,pois Gil foi embora) e o também ótimo zagueiro cabeceador, Leo silva(aliás olha a bola aérea…..). Pelo menos é um amistoso. Espero que o Fla se arrume, principalmente defensivamente, com o que tem. E no meio que tenham pelo menos jogadas de triangulação de passes rápidos(que abrem espaços no campo) e um mínimo de tabelas, pra não ficar uma troca de bola interminável na defesa sem objetivo,só tocando pro lado(com Marcio Araujo—– que não sabe sair com a bola—–Wallace e Juan) com o rival fechado, como o Ceará e Santa Cruz, em que se perdia a bola e levava gol de contra golpe, com o time voltado desesperado e sem organização pra recompor, ou dava um chutão direto pro ataque em vão.

        Reply
  12. Honestamente? Acho muito difícil e até injusto julgar nosso elenco por 2 jogos, tanto contratados como remanescentes. Canteros, Éverton, PV e Gabriel foram destaques do time em 2014, principalmente naquela arrancada quando o Luxa chegou. Todos atribuíram a derrota pro Atlético-MG para a contusão do Gabriel, que era o destaque do time, junto com Eduardo da Silva e Éverton.

    Ano novo, treinador novo, jogadores novos, filosofia nova, 2 semanas de treino e imaginavam o Fla trocando passes como o Barcelona? Tem muita coisa pra mudar e aperfeiçoar. Jogamos contra equipes que jogavam em casa com motivação extra.

    Só quem tem que sair MESMO são Wallace e Márcio Araújo, que jamais demonstraram bom futebol. Mas de resto, acho que o time precisa de outro zagueiro, entrar em plena forma física e treinar muito.

    Reply
    • Daniel, só uma pequena observação nessa sua colocação: “Ano novo, treinador novo, jogadores novos, filosofia nova, 2 semanas de treino e imaginavam o Fla trocando passes como o Barcelona?”.
      Essa sua colocação vale para todos, não só para nós.
      Todos aqui concordaram que não houve nenhuma evolução até agora. O time, no papel, está melhor. No papel, somente. Como letra não ganha nada, e analisando os nossos concorrentes, estamos à deriva, amigo. Temos de evoluir muiiiiiiiiiito. E como você bem colocou, Com Wallace, Márcio Araújo, Jonas, entre outros, não vamos a lugar nenhum. Contratar é preciso. É urgente, urgentíssimo. É para ontem.

      Reply
      • Hélder, poucos times apresentaram um futebol vistoso nos amistosos de início de ano, principalmente as equipes que se reforçaram. Quem aparece em melhor estágio são Atlético-MG e Grêmio, que mantiveram suas bases e terminaram bem o ano. Nesse início o lado físico conta muito, além do entrosamento. Quando o Fla tiver todo elenco à disposição, treinado e em plena forma física, aí sim se poderá fazer uma avaliação. Até lá, fica difícil…
        A não ser pra alguns que, mesmo em forma física, JAMAIS apresentaram bom futebol.

        Reply
  13. O Muricy já tem o time na cabeça montado, e claro, falta um zagueiro bom! Na lateral, acho que o Pará ganha a posição do Rodnei que esta muito tímido! Na cabeça de área já deu para ver que Jonas é carta fora do baralho definitivamente! Na lateral esquerda Chiquinho tem boas chances sim de botar o Jorge no bolso, que tem apoiado pouco e falhado na marcação…No gol até agora muitas dúvidas, mas vou de PV! Os dois 2os voltantes com Arão e Canteros não vejo problemas. Já no ataque começo a constatar a realidade de uma grande decepção em potencial que se materializa a cada dia, Guerrero não esta dando certo no Flamengo, acontece!

    Reply
    • Mas estou de acordo que não foi um bom início, afinal Fortaleza e Ceará tbm estão em início de temporada…Notícias ontem na Rádio Glgo dão conta que Muriciy chutou o balde do Ninho do Urubú, disse que não treina mais lá enquanto não houver mais estrutura! Parece que os treinos serão mesmo na Gávea, não que lá haja estrutura, mas que estão previsto melhoras….É sem dúvida um revés no plano inicial de deixar o ninho do Urubu minimamente operacional já no início do ano, e uma ponta de atrito séria com a comissão técnica. Não sei em que nível isso ocorreu, mas mesmo minimamente é preocupante.

      Reply
      • Nino, acho difícil o Muricy ter chutado o balde, como disse a Rádio Globo e dizer que ‘não treina mais lá’, visto que ele nunca treinou lá (A reapresentação foi na Gávea e em seguida Mangaratiba e depois Gávea de novo) e não tem esse feitio de chutar o balde em questões administrativas. O que deve ter rolado é que as obras podem ter atrasado devido as chuvas aqui no Rio (tá chovendo faz 2 semanas), impedindo o Ninho de receber treinos ainda. Mas acredito que os treinos devem ir pra lá depois do carnaval. Apesar que a estrutura completa só em Dezembro…

        Reply
  14. É muita corneta pra dois jogos amistosos… Calma gente!! Evolução é aos poucos… Nosso foco é o Brasileiro… Então, paciência até lá, o trabalho do Muricy não pode ser avaliado em duas semanas e dois jogos.

    Reply
  15. Muito pessimismo e muitos “tecnicos”.. Até entendo, analisam com o coração.
    Paulo Vitor, que já foi pedido por muitos na Seleção, hj já não serve. Igual fizeram com o Lomba, que vem se destacando nas duas últimas temporadas. Time não se faz da noite para o dia. Ou acham q o Barcelona começou a jogar assim?
    Boa notícia: acabamos de conquistar a Copinha vencendo o Corinthians (nos penáltis) e o apito amigo.
    Parabéns a garotada. E calma pra não queimar os garotos,achando q já podem ser titulares no time de cima.
    Egon, Klebinho quase nos mata. Kkkkk
    SRN!!!

    Reply
  16. Eu sei que pode parecer maldade, mas ninguém do Fla me chamou a atenção nessa copinha. Achei alguns bons jogadores, mas não tenho perspectiva nenhuma de qualquer um desses jogadores um dia serem considerados craques, jogar na seleção brasileira ou mesmo chegarem ao nível do Ibson (2004-2008).

    Reply
  17. Grande Kleber e amigos,
    Sei que nunca é bom começar o ano com derrotas, mesmo sendo nos pênaltis, mesmo sendo amistoso, mesmo sendo qualquer coisa. Porém, está muito cedo para avaliações. Não podemos começar nenhum processo de opinião por esses dois jogos. Os jogadores e treinador não ficaram sequer 15 dias consecutivos treinando!!!
    Sei que temos nossas preferências e algumas parecem ser unanimes, vide Marcio Araujo e Wallace, mas, temos que aguardar o elenco ser montado.
    Se o nosso time tivesse goleado os dois jogos, estaríamos comentando o quão pronto o time estaria (mesmo sabendo que não estava), então calma…
    O que nos falta é termos um pouco mais de calma e aguardar os reforços estrearem (Mancu e Cuellar), o time criar um conjunto e entender a opção tática do treinador.
    Já sabemos que podemos começar a contar com bons talentos do sub 20. Isso, tornará o processo de contratação até melhor.
    SRN

    Reply

Comente.