Hora de decisão

(Foto: AP Photo / Jorge Saenz)

(Foto: AP Photo / Jorge Saenz)

O empate contra o Paraguai, após estar perdendo por 2 a 0, caiu do céu para a Seleção Brasileira que, neste momento, ocupa o sexto lugar.

Atingimos um terço das eliminatórias e, nesta etapa a participação da Seleção foi muito ruim. Tão ruim que neste momento estamos em sexto lugar, ou seja, posição de quem vai ver a Copa do Mundo pela TV.

Dizem que a relação de Dunga com alguns jogadores azedou pelo fato do treinador insistir em não convocar Thiago Silva e Marcelo. Há quem ache que pela pífia Copa que disputou, Thiago Silva realmente deva ficar de fora. Particularmente, discordo, pois futebol é momento e, hoje, Thiago é melhor do que todos os zagueiros de área convocados por Dunga. Pior ainda é ver um jogador mediano na lateral esquerda, e Marcelo de fora. Ridículo…

Luiz Gustavo e Fernandinho, por favor…

Claro que a necessidade desesperada de empatar o jogo obrigou Dunga a sacar Luiz Gustavo e Fernandinho. A partir daí, tudo mudou e, o empate foi conseguido.

Será que ninguém conversa com o Dunga para falar de coisas óbvias como as aqui citadas?

Com todos os problemas de relacionamento que possam estar acontecendo, convocando e escalando com critério e um mínimo de competência, não há como não disputar a próxima Copa. Dunga está complicando uma guerra ganha.

Quem vai conversar com Dunga?

1 Comentário

  1. Dunga fez um bom trabalho e foi injustiçado na sua primeira passagem pela seleção. Dunga nunca gostou de injustiça, e parece dessa vez determinado a cair pelos motivos certos!

    Reply
  2. Caro Kleber.
    Infelizmente, esta é uma empreitada em que procuro opinar en passant.
    Pouco me interessa o que acontece com a Seleção Brasileira. Até porque, de brasileira não tem nada. 90% dos convocados jogam fora do Brasil.
    Talvez por isso, a pouquíssima identidade com nosso povo.
    Aquela euforia, tornou-se quase num descaso.
    Apenas quatro detalhes me chamam atenção. A barração injusta do melhor goleiro brasileiro (Jefferson), a convocação de um centroavante ex atleta em atividade, o incompreensível “esquecimento” do melhor zagueiro entre os nossos (Thiago Silva)… e, a permanência do Dunga no comando.
    Será que eles nunca ouviram falar no Sr. Adenor Leonardo???????
    Portanto amigo Kleber, estou muito preocupado é com o desaparecimento do nosso Godinho.
    Será que realmente ele existe. Ou… o Vice da Bocha está acumulando com o futebol???

    Reply
  3. O Dunga tem que ir correndo agradecer o técnico do Paraguai, se ele não desse uma de Felipão e mandasse o time recuar ia ser uma goleada histórica….a sorte foi que o Paraguai recuou e acabou deixando o Brasil dar chutão no gol..senão iria ser outro vexame . Pelo bem do futebol brasileiro a seleção brasileira não deveria se classificar para a Copa do Mundo e com o Dunga de técnico e com esse time medíocre isso não está longe de acontecer.
    Pobre futebol Brasileiro, não sei se teremos mais Romarios, Edmundos,Zicos entre dezenas de craques que ja tivemos, todos vindos da Várzea, futebol de várzea está acabando e essa nossa saudável brincadeira de criança também e aí está o resultado. Outra causa é que temos que pagar escolinha de futebol, ter empresário etc…

    É lamentável a situação do futebol Brasileiro em especial a CBF.

    Reply
  4. Caro Kléber! Analisando sua fala, chego cada vez mais a conclusão de que o futebol brasileiro está em profunda crise. Num pais em que o técnico Tite a cada dia que passa se transforma em Deus do entendimento futebolístico e tem nas mãos um time relativamente mediano e que tem estado a frente dos demais, me dão essa evidente clareza. Num pais em que temos que buscar jogadores tipo o Marcelo como uma solução (porque o titular é muito fraco) e que temos ainda que aturar jogadores que em alguns times brasileiros não serão titulares, tipo, Fernandinho e Luiz Gustavo, nos direcionam para mais essa certeza. Num pais em que o Daniel Alves continua absoluto, que camisa 9 anda sumido, que o único craque que temos joga para a mídia e que goleiro joga de acordo com o humor do técnico, me deixa mais temeroso ainda. E o pior caro Kléber: meu time de coração, do qual sou devoto há muitos anos, me deixa sempre a impressão de que também está sem rumo. Para lembrar de coisas boas da seleção, temos que rebuscar o passado e lembrar do time de 2002 para baixo. O Flamengo, não muito distante, precisa ser lembrado de 2009 para trás, quando entre campeonatos brasileiros, copas do Brasil e cariocas, ainda nos enchia de muita esperança. Lógico que temos orgulho de estarmos pagando as contas, de talvez termos um CT, quem sabe um estádio. O que não entendo, é que podemos fazer tudo isso com um time que nos traga CONFIANÇA. Definitivamente, creio que a história do Brasil precisa ser lida dos dias de hoje para trás. Em todos os sentidos, estamos sendo mapeados ao contrário da lógica que diz: a pessoa certa no lugar certo. Acho que nem a matemática seria capaz de calcular que rumo devemos tomar. Boa sorte para CBF e Dunga! Boa sorte para o Flamengo hoje, que sabe-se lá, o que pode acontecer! SRN

    Reply
  5. Escutando o jogo ontem pela Rádio Globo:
    ANÁLISE DO DUNGA:
    – Convoca mal
    – Escala mal
    – Não sabe reagir as variações táticas do adversário durante o jogo (Comenta-se que o verdadeiro técnico em 2010 era seu ex-auxiliar técnico, Jorginho hj técnico do Vasco).
    – “Dunga involuiu de 2010 para cá”.
    ANÁLISE DA SELEÇÃO
    – Thiago Silva, eu prego que este jogador nunca mais seja convocado depois das lambaças que fez na Champions e na Copa América, coisa de maluco!
    – O que falar de uma seleção mal escalada e sem técnico no banco para comandar o time? O fato positivo é que ontem mostrou que vive sem Neymar.

    Reply
  6. Aloooooooooo Motorista…… peguei o Ônibus errado! Dá uma paradinha no próximo ponto que eu já vou descer.

    Caro Kleber. Você já deve ter ouvido falar na expressão “jogador de confiança do técnico”. Assim como eu quero o David Luis fora da seleção, quero o Thiago Silva longe também. Ambos a mim passam longe da palavra confiança.

    Mas essa é tão somente e irrisória opinião minha e muito particular.

    Mas será que o Dunga não perdeu a confiança no Thiago Silva? E se eu imagino essa possibilidade, já parou para pensar o que seria Thiago Silva aclamado pelo povo para voltar a vestir a amarelinha, mas sem devida confiança do Dunga?

    Prenúncio de desastre.

    Quanto ao Marcelo acho o encontro da solução mais fácil e viável. Pelo que sei, parece que foi algo hierárquico. Portanto a meu ver, nada que um puxão de orelha não resolva.

    Por outro lado, como é que eu, o senhor, e qualquer outra alma pode criticar o Dunga no jogo de ontem, quando na verdade tivemos 2 falhas individuais?

    Não podemos fechar os olhos quanto a parte tática. OK, um desastre. Mas foi com esse mesmo desastre que o mesmo jogadores conseguiram o empate.

    Noves fora nada, caiu um zero no chão dá até para concluir que se não tivéssemos os 2 erros individuais o Brasil ganhava fácil. Fácil e sem o Neymar.

    Então num cenário bem macro, precisamos de algumas mudanças pontuais….ok ?

    E que se façam as mudanças que o senhor sugere. Mas aí vem o que pra mim é a pior parte.

    NÃO VEJO O BRASIL COMO UM TIME !

    E nesse caso a mudança pontual começaria com a saída do Dunga, sua comissão técnica e a estrutura da CBF.

    Mas isso não aconteceu para disputarmos uma Copa em terras tupiniquins, nao creio que acontecerá na terra da Vodka

    Conclusão !

    Quem for de rezar, que reze.
    Quem for de orar, que ore.
    Quem for de curimba, que se energize.

    VAI SER TENSO ATÉ O FINAL

    ABÇ#SRN

    Reply
  7. Caro Kleber.
    Ótima análise sobre este time do Dunga. Mas irei discordar em relação a lateral esquerda. O Marcelo nunca foi um lateral esquerdo. Afinal lateral que não marca, não pode ser considerado lateral de verdade. O Alex Sandro sim, tem feito boas partidas pela Juventus e creio que será o lateral dessa seleção pois tem muito potencial. Já em relação ao meio-campo, concordo com sua opinião. Esses volantes são péssimos. O zagueiro do Grêmio Geromel merece ser observado pois tem um grande potencial e tem jogado demais.

    Mas o que essa seleção precisa mesmo, é de um líder. Alguém bem ao estilo Dunga e/ou Mauro Silva. Alguém que nos momentos difíceis saiba controlar os ânimos dos mais “frágeis”. Um verdadeiro capitão. Neymar não podé ser capitão desse time. É um excepcional jogador, mas destemperado. E principalmente não é um líder!

    A verdade é que está seleção não tem respeito. Vi a entrevista coletiva do Douglas Costa e Neymar. Os caras estava com boné pra trás, com brincos… Pareciam moleques… E ainda querem que torçamos por isto?!

    Reply
  8. Presidente,

    Ja passou da hora de termos um tecnico de verdade, que entenda de futebol a frente da seleção! O que se viu ontem foi brincadeira, um bando em campo.

    Acho que teremos q ficar de fora da copa para a CBF enxergar isso!

    Reply
  9. Caros amigos, seleção nunca foi e nunca será unanimidade.
    Concordo com o Egon ao chamar nossa seleção de “estrangeira”, mas nesse caso a culpa não é do jogador e sim de quem os escala. Nesse caso, Dunga não tem muita alternativa. Nossos melhores jogadores estão quase todos fora do Brasil. Mas isso ocorre também com a maioria das seleções que disputarão a copa do mundo, portanto, não é desculpa. Tirando a Espanha, Itália e Alemanha, quase todos os países sofrem com esse êxodo de jogadores. Não por acaso, são os três últimos campeões mundiais.
    Aquela arrogância que marcou Dunga na primeira passagem parece estar voltando aos poucos. Dunga não aceita ser pressionado. Quer paz para trabalhar. Na seleção isso é impossível. Acho que pressão similar ocorre com quem dirige qualquer time grande no nosso país. Dunga nunca passou por essa experiência. Daí, acho que o melhor a fazer é agradecer a ele pelo medíocre trabalho até agora e chamar urgentemente o TITE.

    Reply
  10. Confesso que jogo da seleção brasileira é uma chatice. Até porque , assim como no Flamengo atual, os jogadores sempre estão desmotivados e jogam somente por dinheiro. Dunga e Gilmar RInaldi são aberrações da CBF ! Gostava do tempo que a seleção era para os melhores jogadores e técnicos. Penso que , em breve, TITE será o técnico da seleção, não creio que Dunga chegue ao final do ano. E , também , não acredito que Brasil ficará de fora da proxima Copa, até porque se não der na bola , vai no apito, pois , a imagem da seleção ainda rende muito dinheiro a todos, muito mais que EQUADOR, PARAGUAI, etc…

    Reply
  11. Tem horas que veja a seleção muito parecida com o nosso flamengo. Técnico confuso, diretoria em silêncio, jogadores com falta de comprometimento, algumas estrelas que não rendem. Situação difícil. Como no flamengo, a falta de um líder, um verdadeiro capitão faz falta. Como tb um diretor que faça o meio de campo com bastante inteligência, entre o técnico dunga ou o próximo e os jogadores.

    Reply

Comente.