Faltou bom senso

(Foto: Nelson Almeida / AFP)

(Foto: Nelson Almeida / AFP)

Para começar, falar da importância desta Copa Sul-Americana para o Flamengo. Na realidade, uma importância dupla. Para quem passou em branco durante todo o ano, sem conquistar nenhum título, convenhamos que esta Copa Sul-Americana, com concorrentes fracos, caiu do céu.

Além de abrir a perspectiva para conquistar um título, o prêmio é espetacular, pois quem levantar o caneco estará garantido na próxima Libertadores. Portanto, o que não falta é motivo para que todos no Flamengo encarem esta competição com seriedade e bom senso.

Não duvido da seriedade, mas, com certeza, houve uma enorme infelicidade na escalação do time. Poupar um ou outro jogador, tudo bem. Agora, trocar todo um sistema defensivo, com jogadores que estavam parados e que poucas vezes jogaram juntos, é dar muita sopa para o azar. Será que não dava para poupar só um dos laterais? Será que não dava para poupar um só dos zagueiros? E, por que voltar com um goleiro parado desde o século passado, num jogo tão importante?

Do meio para a frente, o samba do criolo doido…ninguém se entendendo, até por uma questão de entrosamento…

Será que as pessoas não conversam? Será que, dirigentes amadores, dirigentes remunerados e comissão técnica, pensaram da mesma forma? Será que houve uma pane mental?

Todos aqui sabem o que penso. Ao treinador compete a escalação. Ao dirigente, a filosofia. O treinador pode até ter tido a ideia de colocar um time reserva. Competia ao dirigente dizer não. Escalação é uma coisa. Filosofia, é outra coisa. Erramos…

O curioso é que o treinador do Figueirense foi demitido exatamente por bater pé, querendo escalar um time reserva neste jogo, poupando os titulares para o Campeonato Brasileiro, onde o clube catarinense namora o rebaixamento.

O placar de 4 a 2, de forma isolada,  convenhamos, ridículo. O placar de 4 a 2, com o regulamento na mão, não é o fim do mundo, pois uma vitória por 2 a 0 no jogo da volta, classifica o Flamengo.

Resumo da ópera: Sofrimento sem necessidade. Faltou bom senso. Faltou experiência.

1 Comentário

  1. TÉCNICO DE MERDA* HORRÍVEL! COMO PODE COLOCAR UM TIME RESERVA E COM JOGADORES VOLTANDO DE CONTUSÃO? COLOCAR UM GOLEIRO TOTALMENTE SEM RITMO DE JOGO…
    *Editado pela moderação.

    Reply
  2. Kleber,

    Como você disse faltou bom senso, faltou experiência, eu resumiria faltou Técnico…
    Repito o que já tenho dito: NÃO TEMOS TÉCNICO !!!
    Mais um vexame, perder de 4 para esse time ridículo do Figueirense, se compara a desclassificação na Copa do Brasil para o Fortaleza. E olha que 4 a 2 foi pouco…

    Agora pergunto aos que acham o Zé um bom técnico, cadê a estrutura tática, o plano de jogo, como gostam de afirmar???

    ESTAMOS CORRENDO O RISCO DE FICAR FORA DA PRÓXIMA LIBERTADORES, PELO SIMPLES FATO DE NÃO TERMOS TÉCNICO. NÃO ADIANTA TER ELENCO, SEM TERMOS TÉCNICO, SE NÃO SÓ TEREMOS ELENCO NO PAPEL !!!

    SRN

    Reply
    • Apenas para complementar…

      Chiquinho, ridículo !
      Adryan, para que renovar o contrato com ele? Dizem que para o Flamengo se garantir, garantir de que, só o “grande técnico” Zé acredita que ele ainda vai dar resultado no Flamengo, horroroso, sem sangue!
      Paulo Vitor, voltou em grande estilo, o famoso “CHAMA GOL”.

      SRN

      Reply
      • Obrigado, Rafael.

        Já tenho dito isso há muito tempo…
        Podemos até ser campeões ou mesmo chegar ao G4 com o Zé, pelo simples fato de o campeonato ser bastante nivelado por baixo, não tendo nenhum time que se destaque. Agora, estamos efetivamente correndo o risco de perder a melhor oportunidade dos últimos anos, pois com certeza temos um elenco, no mínimo, entre os três melhores do Brasileiro e, como já disse, um campeonato fraquíssimo…

        ACORDA DIRETORIA, AINDA DÁ TEMPO, CORREMOS O RISCO DE JOGAR FORA TODO O INVESTIMENTO FINANCEIRO FEITO, PELO SIMPLES FATO DE NÃO TERMOS TÉCNICO !!!

        SRN

        Reply
  3. Acompanho o blog religiosamente, apesar de pouco me expressar. Lia com frequência muitas críticas ao treinador, ao qual chamam de estagiário. Na maioria das vezes, achava que tais críticas eram exageradas e controversas, tendo em vista alguns bons jogos que o time fez. Entretanto, a atitude tomada nesse jogo foi totalmente passiva de revolta dos torcedores, pois o time vinha numa crescente e ganhar a sulamericana me parece um caminho menos difícil que a copa do brasil. Assisti um bando em campo e como consequência, perdi a confiança no treinador. Jogador se poupa quando há risco de contusão!

    Reply
  4. Vi apenas o primeiro tempo ! PATÉTICO E RIDÍCULO !!!
    Esse Zé Ricardo adora inventar, qual a dificuldade de manter o goleiro e um dos zagueiros e dar ritmo de jogo para o Jorge ??? PV já deu gente, por favor !!!!
    Uma competição boa para disputar, conforme passando de fase vai disputando jogos internacionais, já fazendo um estágio da libertadores, pegando a catimba dos sul-americanos !!! boa para o clube financeiramente !!! levar gol de rafael moura ????????
    Por favor Kleber, vc. conhece as pessoas no clube, poxa vida … falam para o Zé Ricardo parar de inventar !!!!!! faça só que tem que ser feito, o simples, o mais fácil !!!!

    Reply
  5. Kleber e amigos do blog,

    Mário Sérgio, experiente técnico e comentarista da fox, resume bem o Fla 2016: ” O flamengo está brincando com o Zé Ricardo como técnico, fazendo o investimento que fez, depois não adianta reclamar”.

    Esse jogo foi uma prova disso, mesmo com todos os erros que cito aqui, como vitórias na bacia das almas, abrindo o placar e se fechando, se começar levando não consegue recuperar nem por nada, mexendo mal, escalando mal, chuveiros exagerados na área, isso tudo com elenco recheado, sem falar na insistência em Fernandinho, chiquinho e CIA.

    Mas hoje ainda teve o fato de mudar toda linha defensiva, e o pior, o goleiro, sem ritmo nenhum, alguém aqui já viu alguém polpar o goleiro??? Erros lamentáveis! Contra um Figueirense que não prioriza copa, e sim se manter na série A.

    Pior,um time encorpado, levando de 4, baixa o astral para o brasileiro contra a chape em sua casa,difícil.

    No brasileiro nada definido com briga intensa pela libertadores com qualquer um podendo ficar de fora, e na copa, o time está se parecendo com o fiasco da copa do Brasil. Obs: O segundo gol do Fla foi um achado, e se o Figueirense quisesse faria mais pois o time estava perdido o 4×1, poderia ter virado 5×1 no início do segundo tempo.

    Flamengo, vai brincando com o Zé Ricardo, vai………..

    Reply
  6. Que o Ze Ricardo e fraquissimo todo mundo sabe. Mas a culpa nao e so dele. O elenco, que muitos aqui dizem ser otimo, e fraquissimo tambem. Salvam-se um ou outro jogador. Varios amigos aqui ja apontaram que o meio titular(antes da vinda do Diego) deveria ser Cuellar, Arao, Mancuello e A Patrick. O meio ontem foi esse e foi um desastre. Pq? Sao todos jogadores meia-boca, nao tem nenhuma fera, um talento. Sao medianos apenas, capazes de se agugantarem uma vez ou outra mas que na maioria das vezes se acovardam(como contra o Curintia) ou revelam limitacoes graves, como ontem.
    O elenco do Flamengo e fraco e agora, supervalorizado. Precisa de um comandante esperto, experiente que saiba rodar o elenco de forma inteligente para evitar o desgaste e dar ritmo, mantendo o nivel de cobranca alto. Ontem faltou isso! Entraram relaxados e tomaram uma piaba pq sao fraquinhos, o que explica 2 ex-jogadores em atividade terem deitado e rolado( Carlos Alberto e He Man).
    No mais, que diretoria ruim essa, capaz de pagar a 2a folha do pais a um elenco tao limitado como esse! Nao entendem nada do negocio, que nao e pagar impostos e divida , mas sim ganhar titulos. E isso que gera crescimento, patrocinadores, dinheiro. Sao titulos!!!

    Reply
  7. Prezados, permita discordar das criticas ao treinador. Ele fez exatamente o que pediamos a muito tempo. Tirou Marcio Araujo, colocou Cuellar, colocou dois meias juntos Alan Patrick e Mancuello, colocou o time em 4.4.2., colocou a zaga Donati e Juan que muitos pedem aqui, ou que seria a zaga titular para muitos, voltou o Rodinei no lugar do Pará, colocou Adrian que muitos pedem aqui para jogar e lançou o Ronaldo (boa partida do garoto). Então, tudo que sempre pediamos aqui o Zé Ricardo fez. E sem contar que vivemos falando que temos bom plantel. Ficou provado porque Márcio Araujo é titular, porque Pará ganhou a posição, porque Everton não pode sair do time, porque Muralha é titular, porque o esquema é 4.3.3, dentre outras varias situações. Sem contar que as chances do Flamengo vencer a Sul Americana não sao tao grandes assim. Nosso futebol está hoje bem abaixo de vários na América do Sul. Sem contar que é um time desacostumado com competiçoes internacionais, onde geralmente vai sempre mal. Precisamos focar no brasileiro. Não vi culpa nenhuma no Zé Ricardo nesse jogo, fez o que pediamos a muito tempo. Colocar toda defesa reserva, é a quem treina junto, tem mais entrosamento que mesclada. A culpa realmente é hoje dos jogadores, individualmente muito mal, principalmente: Donati, Paulo Victor, Juan, Arão , Mancuello e Guerrero, os piores em campo. (um fato, aproveitem o final de ano: Chiquinho, Cirino, Fernandinho, juan, todos já sabem como sao. Acabou contrato, libera. (E digo de carteirinha, porque me incluo em meio a tantos que pediram esses jogadores que atuaram hoje como titulares). Deixa o Zé Ricardo,ele realmente faz um bom trabalho. Percebi que não é bobo. Por isso aquele time que vem jogando o brasileiro é titular e está a 3 pontos do primeiro lugar.

    Reply
  8. Esse sub estagiário, não é o único culpado, diretoria que o efetivou, torcedores que apoiaram. Enfim o que aconteceu foi produto do “técnico” sub estagiário do Flamengo. Quem vai responder no caso de eliminação? Colocar em campo jogadores parados, sem ritmo, foi uma tragédia anunciada ! E preço? Quem vai pagar ? E a vergonha ? Não foi uma noite para ser esquecida, foi uma noite para ser lembrada. QUEM COLOCOU O SUB ESTAGIÁRIO, PARA COMANDAR UM TIME DA GRANDEZA DO FLAMENGO ?

    Reply
  9. Grande Zé Ricardo. Valeu treinador, ótima visão de jogo. Que nó tático ele deu no treinador do Figueirense, hein. Uma aula de futebol. Parabéns Zé, você é o cara.

    A propósito, Mozer faz o quê no Flamengo?

    Reply
  10. O zagueiro Donatti,vamos excluir a sua escorregada,me parece um zagueiro absolutamente fraco o cara parece que tem uma âncora nas pernas ,muito lento.Willian Arao não está jogando nada,Mancuello ausente em campo,Adryan é patético.Nao entendi o porque do Diego não jogar pelo menos um tempo.Murallha era pra estar em campo,não se polpa goleiro,a insistência com Fernandinho é irritante.Se essa diretoria não trazer um técnico de ponta pro ano que vem(esse ano vai com o ZR)vamos passar mais um ano sem títulos e com um elenco caro .

    Reply
  11. Bom dia amigos. O Zé Ricardo roubou o título de ” professor pardal” do técnico Caio, quem se lembra dele, treinou até Flamengo tempos atrás. Estou me referindo a isso para dizer que o Zé Ricardo também com o tempo irá sumir como o outro sumiu. Que papelão. Que falta de planejamento. Que coisa horrível. Foi uma verdadeira sessão torra-torra. O Paulo Vitor, quando finalmente estamos livres dele, ressurge das trevas para uma noite patética. Donatti e juan. Os dois sem ritmo algum de jogo, que escolha totalmente infeliz do Zé Ricardo. Chiquinho horrível como sempre. Mancuello ontem uma grande decepção. Não vou mais falar do cirino, não perco mais tempo. Agora o guerrero. Meu Deus do céu, o guerrero esqueceu de jogar futebol, esqueceu de atuar, não tem empatia com a gente, definitivamente a camisa do Flamengo não cai bem nele, aliás o manto nele não pega bem. É o Zé professor pardal, a culpa é dele realmente pelo papelão de ontem e também de quem o efetivou, brincam com o Flamengo, brincam com coisa séria. Zé pardal peça seu banquinho e saia de mansinho. Abraços amigos e SRN.

    Reply
  12. O Zé tem o melhor treino do Brasil, porém não escala ou substituiu bem.
    Mas não concordo com as críticas, antes do jogo ninguém falaria que seria uma temeridade escalar Donatti e Juan, o uruguaio foi mal demais, pelo menos 2 gols por culpa dele, poderia ter o melhor zagueiro do mundo ao seu lado, que não iria adiantar.
    Achei o Arão bem abaixo do normal, Chiquinho vinha de boas partidas mas não foi bem, e o PV, uma hora teria que jogar, né?
    O que aconteceu foi uma fatalidade, e iremos virar no jogo de volta.

    Reply
  13. Caro Kleber e amigos! Logicamente que você é um homem fino e muito educado e usou a expressão “bom senso” para não dizer falta de competência. O que mais me chamou à atenção foi como o Paulo Vitor foi pouco participativo no jogo, ou seja, pouco chamou para si alguma responsabilidade, sem contar, que no primeiro lance do ressuscitado Rafael Moura, ele tomou um frangaço bizarro. Não temos muito o que falar, mas, se o Flamengo não passar para a próxima fase, imagino que o Zé Ricardo começará a encontrar o caminho de volta para casa. Foi inacreditável ver o quase ex jogador Carlos Alberto fazer o que bem quis, assim como, o lateral direito Airton que passou por aqui e foi insignificante. E mais, esse time do Figueirense não ofende a ninguém no campeonato brasileiro. Foi um desastre, foi uma inconsequência gigante. Faltou tudo. Além de tudo isso, algumas poucas chances nos pés do Arão ele jogou para longe, aliás, esse jogador está em queda livre e já faz alguns dias. Quero crer que o elogio do Carlos Alberto Torres fez mal a saúde dele.
    Lamento profundamente que uma equipe gigante com o Flamengo se submeta a laboratórios como o de ontem. Lamento profundamente que o espirito de ser Flamengo fique adormecido em algumas partidas. E na próxima quarta-feira? O Figueirense recua e pode ser que novamente o renomado He-man volte a levantar sua espada. Péssima noite e péssima decisão de escalação, mesmo considerando que o time que jogou é superior ao Figueirense. Vamos lá aos sem ritmo: PV, Rodinei, Juan, Donatti e Chiquinho sempre Chiquinho. Por ai já basta. SRN para todos e certamente a diretoria do Figueirense está feliz com o Zé Ricardo.

    Reply
  14. Jogo passado, contra o grêmio, critiquei a falta de experiência de Zé Ricardo, pois é nítido que se o Flamengo tivesse um treinador com mais “bagagem” seria líder do campeonato brasileiro, apesar de tantos erros de arbitragem contra a gente. Torço pelo Flamengo e por Zé Ricardo, torço por qualquer jogador, embora acho que no elenco têm jogadores de baixo nível. Ontem, como disse Kléber Leite, está na hora dos dirigentes começarem a mandar em algumas situações de campo, não dá pra ficar só olhando o treinador “agradar” alguns jogadores com escalações pra motivar e o Flamengo perder o título do brasileiro ou da sul-amaricana! PROFISSIONALISMO! Acho que Kléber Leite lembrou do América do México, o que deu a todos muita experiência, menos aos atuais dirigentes que não buscam na história fatos pra não errarem tanto!

    Reply
  15. Falto muito mais além de bom senso. Inexplicável.
    Só tenho duas justificativas para isso:
    1º – Ou menosprezaram o adversário;
    2º – Ou não querem disputar a Sul-Americana.
    Vergonhoso ontem.
    Ai me pergunto: Praticamente todos os times da série A jogaram esse meio de semana e apenas o Flamengo escalou os reservas. Só nós que cansamos? Só nós que desgastaremos para o fim de semana? Não aguentamos 3 jogos seguidos?
    Absolutamente acho que não, achei muita incompetência.
    Ah, se tivessemos um treinador (Cuca)…

    Reply
    • Lau, menos…Só lembrando que o treinador de 2009 era o Cuca, estávamos em 16o. na tabela nessa época, o o tão falado Cuca nunca tinha ganho nada como treinador, naquele ano foi campeão estadual com o Flamengo, seu 1o. título. Continuou sem títulos até as Libertadores com o Atlético, digamos que deu muita sorte…Cuca sempre foi assim, montou times excepcionais mas ganha pouco títulos…esse ano vai ser igual, aguarde!

      Reply
      • Nino,
        Época e circunstâncias bem diferentes. Em 2009 Muricy tbm figurava entre os melhores e não deu certo conosco. Cuca pegou em 2009 um time sem estrutura e que dependia de um jogador, o qual não aceitava treinar, e Cuca não aceitou esse privilégio. O Flamengo sim deu muita sorte. Esse ano foi muito atípico, não dá pra comparar.
        E tomara que realmente ele não ganhe o título esse ano, que seja nosso, mas que atualmente ele é um dos 3 melhores técnicos em atividade, isso é.

        Reply
    • Fala Lau….sem justificativa para ontem,realmente fomos muito mal.

      Mais só lembrando somos o único time que estamos desde o início do ano sem casa,ou seja somos visitantes em todos os jogos e pior,sem jogar no Rio,não é fácil viajar toda semana então acho incoerente comparar o Flamengo com outros times.

      Mais não justifica o futebol apresentado ontem.

      Abraços e tmj.

      Reply
      • Concordo Vili, estamos sem casa.
        Mas comparando com o Santos, que colocou os jogadores que disputaram aquela decisão pra lá de desgastante, colocou o time completo e deu show no vasco.
        Ele poupar 2 ou 3 jogadores ainda vai, mas ele poupou o sistema defensivo completo.
        Achei muita irresponsabilidade.
        Mas vamos torcer por essa virada, temos futebol pra isso.
        Tmj.

        Reply
  16. Zé Ricardo peca pela inexperiência e por estar cercado de fantoches. Auxiliar serve pra argumentar, ponderar, debater pontos de vista. Será que não havia ninguém na comissão técnica capaz de ver o tamanho da bobagem?
    Goleiro não se poupa, Jorge sem jogar há 30 dias poderia ter entrado, Diego precisando de ritmo de jogo, Damião idem.
    Uma coisa que me chamou atenção: a escalação de ontem era a de Muricy: PV, Rodnei, Juan, Cuellar, Arão, Mancu, Cirino, Guerrero.
    Sigo acreditando no Zé Ricardo mas ele precisa ser melhor amparado pela comissão.
    Aos que criticam Zé Ricardo, quais nomes estão disponíveis?

    Reply
  17. Em que pese esse campeonato ser a 2a divisão da Libertadores das Américas, a execução deste “teste de elenco” foi um desastre! Bom, são 10 vitórias e 300mil dólares e acesso a pré-Libertadores, ou seja, “pouca merda”, isso não é campeonato que se prese, nem deveria existir! Meu dado concreto de análise se chama WILLIAN ARÃO! Ai sim, mais do que essa merda de campeonato, WILLIAN ARÃO me preocupa! Péssimo no apoio ao ataque, péssimo no meio de campo, péssimo na defesa! Já é o 5o. jogo desde do seu encontro com seu ex-clube Botafogo, a partir daquele jogo na Ilha, Arão acabou, sumiu! E olha que o Tite esta vendo aquele jogo, até então Arão era convocação quase certa na cabeça do treinador da seleção, pois bem! Pior do que a má fase do Arão é o tempo que levará na cabeça do ZR em tomar alguma atitude no elenco. ZR parece ter algo pessoal contra Cuellar…Os únicos que se salvaram ontem eram justamento o Cuellar e o AP, e quem foi substituído? Cuellar!

    Reply
    • Nino,
      O Willian Arão é o tal do “volante moderno” criado pela mídia nos idos de 2005, com a mediana dupla “Mineiro e Josué” no São Paulo. Ou seja, é o jogador que é ruim para defender e ruim para atacar, ai acaba fazendo as duas funções meia boca…
      Interessante observar que o declínio do futebol brasileiro também teve início após o surgimento desa inútil figura do futebol, já foram inúmeros “volantes modernos” na Seleção Brasileira, todos sem sucesso!

      Reply
  18. Caro Kleber , coincidência ou não e não querendo ser leviano , esse ano melhoramos com a saída do Muricy( que só dava desculpa e reclamava) e a entrada de alguns jogadores , principalmente a dupla de zaga e o goleiro Muralha . Ze Ricardo tem seu méritos ? Óbvio que tem , mas o que nos alavancou foi a qualificação do elenco e principalmente sacar o goleiro medíocre que ontem provou mais uma vez que não é goleiro de time grande !!!! Pra mim , e ai vou contra a ideia da maioria, o Flamengo deve priorizar o Brasileiro , nosso elenco hoje é muito bom mas está em formação , precisamos treinar mais e disputar cada jogo como uma final e esquecer dessa copa Sul Americana . No entanto nada justifica a incoerência e os erros da nossa comissão técnica e a falta de sintonia com a diretoria . Como uma diretoria que vai a Brasília e cobra o ingresso mais barato a 80 reais , desprestigiando a maioria da nossa torcida permite time misto em torneios eliminatórios como aconteceu na Liga e ontem ?Ja que decidimos participar pra ganhar esse era o momento de entrar forte inclusive pela questão financeira !!!! Esse tipo de coisa realmente não entendo !!!! Agora falando de futebol , pra mim o Guerreiro atrapalha inclusive emocionalmente o time , o Juan infelizmente já deu e está provado que o Marcio Araújo é importante nesse time , já que não temos outro primeiro volante experiente no elenco . Afinal , qual foi a pior contratação dessa gestão…. Guerreiro , Ederson ou Cadu? SRN e que domingo voltemos ao caminho das vitórias!!!!

    Reply
    • Predro Cesar,
      Quanto à pior contratação, não há como colocar o Ederson, pois o cara nem jogou! Talvez tenha a função de deixar motivada e em forma a equipe do Departamento Médico.

      Reply
  19. Então, todos de certa forma tem suas razões,a minha é que independente do desentrosamento e das falhas individuais,o time não me passou a vontade de se empenhar dentro do jogo,estava lento preguiçoso achando que poderia ganhar a qualquer instante.
    Certos jogadores estavam lentos e com sono, com destaque para o Willian Arão que técnicamente e individualmente foi um desastre.

    Reply
    • Mário, o problema ontem eram os volantes….o time só jogou com o Cuellar na marcação, e as vezes Arão e Cuellar estavam lá, na frente dos atacantes, assim não dá…Td estorou na defesa, que aliás, estavam os 3 péssimos PV, Juan e Donati…
      Mas o que dizer de Mancuello? Cirino? Guerrero? Chiquinho?

      Reply
  20. Treinador muito fraco ! A diretoria fez o mais difícil, montou um belo time no papel (No papel não perdemos para nenhum time no cenário nacional). Agora falta um treinador pra por o time pra jogar. Sem padrão de jogo nenhum. Até quando vamos contar com a sorte (o jogo de ontem como exemplo). Hoje demos uma Mercedes para um recém habilitado.

    Reply
    • Luam, o treinador não é fraco não, ele tem é o que chamaríamos de “limite de aplicações”, ou seja, quando o bicho pega, quando a barata voa, ou quando precisa mudar radicalmente, ai ferrou!

      Reply
  21. Boa lembrança Dr Carioca não tinha percebido,realmente era o time do Murici com exceção do Chiquinho,esse time já vimos que não anda,vcs já repararam o tanto de ataque que o Fla perde com o Guerreiro em campo ,ou ele reclama de falta ou faz a falta é impressionante ,com o Vizeu e o Damião no jogo passado eles se preocupam em dar sequência na jogada ao contrário do peruano,infelizmente não deu liga o peruano no Fla.

    Reply
  22. Prezados,
    Acho que 99% da torcida do Flamengo comunga do mesmo pensamento, que PÉSSIMO PLANEJAMENTO e que ideia de jerico escalar o time reserva, recheado de jogadores sem ritmo de jogo e sem entrosamento.

    TODOS os outros clubes jogaram a Copa BR e Sulamericana com times titulares, e só o Flamengo com essa frescuragem de polpar jogadores. Impressionante que EM TODO O PLANETA times grandes jogam competições nacionais no domingo e continentais na quarta-feira, mas só a comissão técnica do Flamengo considera cansativo…

    Embora não saibamos de quem foi a ideia genial, o negócio é que o estagiário que treina a equipe a adotou. Agora corremos o risco de ficar sem a Sulamericana (importante para reerguer a moral do clube) e sem o Brasileiro (ficaremos, no máximo e com muita luta, com a 4º posição).

    Quanto ao jogo, algumas certezas:
    1)Paulo Victor é fraco e azarado, como foi em toda a sua carreira de reserva, tirando os 6 meses de boa fase após a sorte de ter ganho a titularidade por causa de birra entre Luxa e Felipe;
    2) Juan não dá mais – obrigado pelos serviços e adeus!;
    3) Não vamos queimar o bom Donatti, como fizemos com o Erazo;
    4) Chiquinho e Cirino não podem jogar no Flamengo. Péssimos!!!
    5) Dá raiva de ver o Tuta Peruano com a camisa do Flamengo, só sabe reclamar e fazer faltas – um desanimo total. Não deu e não dará certo no Flamengo, acho que o fim da relação seria o melhor para os dois. Parece um casal que não se ama mais, dois infelizes que não tomam iniciativa do término da relação.
    6) Por fim, com lágrimas no olhos, reconhecer que apesar de horroroso, por falta de opções no elenco, o Márcio Araújo acaba sendo fundamental para o sistema defensivo. kkkk

    Reply
  23. O jogo….
    Time reserva nunca é treinado pelo treinador….
    Time reserva com jogadores sem ritmo e entrosamento…
    O resultado do jogo saiu até barato….
    O time perdeu gols incríveis, um bola na trave…
    O triste foi ver a desorganização tática do time e a apresentação de alguns nomes do elenco…
    Mas convenhamos, esse campeonatinho de buesta, de mierda, não merecia mais do que isso!

    Reply
  24. Querido presidente. KL…
    Quem diria que iríamos sentir saudades do Pará, M Araújo e Gabriel, ontem… kkkk
    Mas falando sério, comentar jogo após o resultado é a melhor coisa que existe. Temos a solução para todos os problemas.
    Ontem o ZR cometeu um erro de planejamento, o que acabou saindo caro para nós.
    Do meio para frente, entendo que ele escalou o que muitos aqui no Blog gostaria de ver. Eu mesmo, quando vc lançou a pergunta sobre o time ideal, o meu meio campo foi o de ontem.
    Mas o erro de planejamento se deu o setor defensivo e sou obrigado a concordar com vc. Faltou equilíbrio na escalação deste setor. Escalar 3 jogadores que estavam retornando de lesões (PV, Rodinei e Juan). juntamente com um que não vem jogando (Donati) e outro (Chiquinho) que jogou mal nas últimas partidas, tanto que ZR chegou a colocar Everton no setor.
    Não tem como voltar atrás, mas o ideal teria sido mesclar. Mantinha Muralha, Rafael Vaz com Donati; Rodinei e Jorge nas laterais.
    Concordo com o Nino (que acrescentou o sobrenome Nascimento), o W Araão preocupa e muito. Já não jogou bem contra o Sport (o time todo não jogou); ficou fora contra o Grêmio e, ontem, se arrastou em campo. O cartão amarelo deve ser a única explicação para o ZR ter tirado o Cuellar e não o Arão. E olha que não temos vencido jogos com 2 gols de diferença. Vai ser um Deus nos acuda.
    Uma note para esquecer.
    SRN!!!

    Reply
  25. Mostrou Q Juan não pode mais jogar, Q PV tá de má vontade, q rodinei é muito fraco, Chiquinho lamentável, Donati não sei o Q falar…
    Cuellar de 5 não joga bem, abandona a cabeça da área, Q Arao é apenas esforçado um jogador nota 5 Q não joga bem a uns 10 jogos, particularmente acho ele fraco prefiro como no jogo contra o Grêmio Cuellar de segundo volante, o time fica mais pegada e o colombiano sabe sair P jogo.
    Mancu e Cirino são jogadores golfinhos, um jogo bom e três quatro horríveis.
    Guerrero vai mostrando Q tá no time errado na hora errada, lamentar o Q ele joga, NADA!!
    AP o mais lúcido do time, o único Q sabe tratar a bola, poderia ter um pouco mais de garra P ser titular absoluto.
    De resto , sonhar C Q Diego mude o ritmo do time, Q Damião faça os gols Q GUERRERO nunca fez, e saber Q Marcio Araujo faz falta😳😳
    Vamos ganhar da Chapecoense e vamos sofrer P continuar na quarta-feira, mais vamos passar⚫️🔴⚫️🔴

    Reply
  26. Não crítico p ZR, mas ontem ei concordo c o Kleber ele vacilou, não se pode colocar vários jogadores que estão parados junto,principalmente na defesa, mas aqui para nós antes do jogo ninguém criticou, todos os rubro-negros que conversei encheram a bola do time escalado dizendo que era melhor q quase todos os times do Brasil, eu fui um q falei isso antes do jogo, inclusive ouvi comentários de jornalistas dizendo isso, mas estávamos errado!

    Reply
  27. Não foi de todo ruim ,do ponto de vista de que enfim conseguimos enxergar algumas coisas que só quem ´vive o dia a dia do clube vê :
    1. Paulo Victor é quase um ex goleiro
    2. Donatti não se adaptou ainda ou não está nas suas melhores condições físicas.
    3. Pará atravessa um bom momento e deve ser mantido no time titular.
    4. Chiquinho é totalmente descartável
    5. Arão vive péssima fase e deve ser reserva.
    6. Guerrero : Este é um capítulo a parte , pois suas atuações há muito estão abaixo do que se espera e um banco de reservas lhe cairia muito bem. China por favor levem o Tuta Peruano com grife.

    Reply
  28. Acho injusto criticar o ZR, pois se perguntar para 10 aqui qual competição prefere, os 10 vão falar que ser Campeão Brasileiro! Achei certo poupar uma vez que os reservas do Flamengo são melhores que os titulares do Figueirense!!
    Apenas algumas ressalvas:
    1- Todo jogo é importante, logo falar que o PV não poderia entrar num jogo importante ele não volta a jogar nunca mais.
    2- Fizeram um gol claramente impedido. É culpa do ZR ou do árbitro???
    3- Donatti escorrega feio, é culpa do Donatti ou do ZR???

    Aqui neste blog tenho visto que qualquer coisa que acontece a culpa é ZR. Daqui a pouco vão falar que ele tem que olhar a trava da chuteira que o jogador entra em campo para não escorregar. É demais….

    O fato é que muito se critica Pará, Márcio Araújo, Everton… quando na verdade existem dois jogadores que não tem condições mais de jogar no Flamengo: PV (mão de alface) e Juan (craque aposentado), que desde a última lesão, nunca mais jogou bola. Portanto, a falha do ZR foi ter escalado estes dois jogadores apenas, não o time todo reserva. Mas, falar depois do ocorrido é fácil.

    Reply
  29. Kleber, moro em Florianópolis e a última razão para a saída do Argel do Figueirense foi por não querer colocar time titular na Sul-Americana.

    Se esse time não jogou junto, ele treina todos os dias junto.

    Ontem ficou claro porque Rever, Rafael Vaz e Márcio Araújo não saem do time titular.

    Não posso botar a culpa do fracasso toda nas costas do Zé, pois não foi ele quem escorregou, quem marcou errado o zagueiro do Figueirense, quem colocou duas bolas para dentro como o goleiro, etc.

    Agora aumenta a pressão.

    Reply
  30. Mestre Kleber.
    Faltou dirigentes experientes, não sei como o Mozer não interferiu nesse processo. Serve de aprendizado. 2 x 0 é um placar comum.
    Vamos em frente. Domingo tem jogo..

    Reply

Comente.