A dor de cada um

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Definitivamente, estamos diante de uma transformação nos hábitos e costumes da humanidade.

A internet virou o mundo de cabeça para baixo, onde, como que num passe de mágica, parte significativa da humanidade – acho que a maioria – ficou dependente, quase que escravo, deste fenômeno.

Confesso que fiquei assustado ao ouvir o excelente apresentador André Rizek criticar os atuais jogadores da Seleção Brasileira, pelo fato de não terem se manifestado publicamente sobre o falecimento de Carlos Alberto Torres. Rizek, fez questão de elogiar a única exceção, que foi o palmeirense Gabriel Jesus.

Tudo bem que não há como se dançar qual não seja no ritmo da música que está tocando. Reconheço ser mesmo complicado, mas há um limite para tudo nesta vida, inclusive para as “obrigações” impostas pela modernidade.

Tostão, em seu livro recente, afirmou que, no caso dele, telefone celular só serve para fazer e receber ligações, pois o restante do “cardápio” oferecido pela engenhoca, ele não domina. Tostão, não tem “Face” e, outras novidades do gênero.

Embora a maioria das pessoas não haja como o tricampeão mundial, uma quantidade razoável de seres humanos age e pensa como ele.

Portanto, não pode ser obrigação de ninguém, inclusive dos jogadores de futebol da Seleção Brasileira, postar pensamentos ou sentimentos.

O fato de Gabriel Jesus ter se manifestado merece uma pergunta. Será que a iniciativa foi realmente dele, ou de sua assessoria de imprensa?

Além do aqui colocado, há ainda o argumento definitivo de que cada um sente a dor de uma forma, inclusive em silêncio. E, há ainda quem prefira se esconder, como se a fuga amenizasse a dor.

Enfim, com todo respeito à modernidade, ninguém é obrigado a se manifestar publicamente, seja por estar feliz, seja por estar infeliz, seja para exaltar, seja para lamentar.

A cobrança soa injusta e impertinente. Rizek, apesar de ser um craque, também perde pênalti. Tem direito, como todo ser humano, falível por natureza ou, por demais influenciado pelo novo mundo da internet.