Fim de festa

(Fotos: Staff Images / Flamengo)

. Domingo previsível. Vitória, mesmo perdendo, e Sport,  vencendo, saíram do buraco. O Inter, que elegeu ontem seu novo presidente com mais de 90% dos votos, vai visitar pela primeira vez a segunda divisão.

. Como era de se esperar, o torcedor do Grêmio, ainda comemorando a conquista da Copa do Brasil, estava mais ligado na possível queda do Inter do que no jogo contra o Botafogo. A imagem dos torcedores gremistas e botafoguenses, comemorando juntos, um a vitória, e o outro a queda do rival, foi marcante.

. O time do Flamengo, como sempre, aplicado e – também, como sempre – carecendo de poder de fogo. De alguém para decidir…

Definitivamente, o nosso ataque é muito fraco. Já disse aqui e repito. Tivesse o Flamengo, Marinho na direita, e Keno na esquerda, hoje poderíamos estar comemorando o título. E, não estou falando em Messi e Neymar…

A verdade é que, do meio para frente, Diego é o único jogador decisivo. Antes que alguém pergunte por que não Guerrero, antecipo afirmando que ele está muito mais para “bom centroavante”, do que para “jogador decisivo”.

. Para 2017 ser um ano de títulos, no mínimo, precisamos de mais um jogador criativo no meio e, dois muito bons atacantes. Sem isso, vamos repetir 2016.

. Quem terminou o ano bem foi o goleiro Muralha que, teve hoje uma atuação seguríssima. Os quatro zagueiros, muito bem, também. O meio, o de sempre e, pior sem Diego. Forte na destruição e paupérrimo na criação. Ataque, também o de sempre: muito ruim.

. Hoje, falei com o nosso bravo Godinho. Perguntei sobre o peruano Miguel Trauco, lateral esquerdo. Godinho me afirmou ter sido indicação do treinador da Seleção Peruana. Virá sem custo e será o reserva de Jorge. Vamos torcer para dar certo…

. Aliás, não hoje e sim, há uns dias atrás, Godinho me disse algo intrigante, e ao mesmo tempo preocupante. Como todos elogiam o novo momento do Flamengo, as ações administrativas bem-sucedidas, a firmeza nas renovações contratuais, o mundo do futebol imagina que o clube esteja nadando em dinheiro, o que não é verdade e, isto vem dificultando enormemente algumas negociações.

. A última notícia é triste. Faleceu, esta manhã, o ex-locutor esportivo José Cabral, “o homem da maricota“. Tive o privilégio e a honra de com ele trabalhar durante muito tempo na Rádio Tupi. Cabral aliava emoção e humor nas transmissões. Quando o Vasco jogava, era mais emoção. Eu e Celso Garcia, muitas vezes, tiramos Cabral do sério. Também pudera. Era uma tabelinha rubro-negra contra um vascaíno.

José Cabral foi brilhante em tudo que fez e perfeito nos valores de vida. Apaixonado chefe de família, amigo de verdade, grande companheiro e baita profissional. Seu nome estará sempre presente na história do Rádio.

. E imaginar que Flamengo só no final de janeiro, é desanimador…  Enfim, como não há jeito… Vida que segue…

1 Comentário

  1. Caro Kleber,
    Corroboro como suas palavras e gostaria de acrescentar que, na verdade, encerramos o ano com o mais do mesmo do Flamengo. Sempre que precisamos vencer, na hora da decisão, não vencemos. Basta analisarmos o carioca, a liga, a copa do Brasil, a sulamericana e o brasileiro. E hoje não foi diferente. imaginar que Flamengo só no final de janeiro, se for esse Flamengo, que janeiro demore bastante pra terminar. Um grande abraço. SRN.
    PS: Saudades amigo Egon.

    Reply
  2. Espero que a diretoria abra o olho e entenda o momento especial de 2017. Estaremos em uma Libertadores sem Boca e River, sem La U, acho que sem Olimpia, o que ameniza muito a situacao.
    Concordo que com o que temos hoje nao da. E pouco! Precisamos realmente de 2 atacantes e 1 meia criativo. A aposta no meia criativo sera feita no Paqueta e Mateus Savio, talvez a volta do A Patrick se o tecnico do Shakhtar o dispensar. Essa r a aposta da diretoria. Fora isso, e a base.
    Com relacao aos atacantes, temos que buscar fora. Os da base sao novinhos.
    Lateral esquerdo peruano? Ta com cara de roubada. Tem varios jogadores que poderiam ser tentados e nos vamos atras de um peruano, reserva de uma selecao que esta no fim da fila nas Eliminatorias. Parece a cara desta diretoria mesmo.

    Reply
  3. Kleber, por mais que muitos ainda reclamem, o técnico fez milagre com esse time.

    Vamos esperar as contratações, porque agora é libertadores.

    1° Espero ver um Flamengo contratando jogadores pra ser titular: e não mais medalhões e nem aqueles que estejam no estaleiro por motivo de contusões.

    2° Preocupa me muito o poder de reação do Flamengo, por isso pela lógica, eu buscaria titulares, e na seguinte ordem: dois pontas, finalizadores; centroavante e meia atacante. E abrindo o leque de contratações: LE e Goleiro.

    No mais, vamos aguardar a semana e as comemorações. SRN

    Reply
  4. Amigos, vamos falar o português claro? 3o. lugar não deixou de ser uma grande decepção! Aliás dentro de campo, mais uma da administração EBM, que só nos tem dado alegrias fora das quatro linhas…Ano que vêm? Ah ano que vêm!!! Mais uma ano de expectativas, mais outro desa administração, a julgar por grandes expectativas acumuladas e represadas 2017 será um ano de grandes expectativas ao quadrado, ou seja, muita pressão! Só um Brasileirão ou uma Libertadores, nada menos que isto!

    Reply
  5. Fechamos 2016 muito bem. Depois de bastante tempo, o torcedor teve orgulho do time do Flamengo. Antes falava da gestão profissional, da torcida, da história ou até de ser o melhor do Rio. Em 2016, a a coisa foi diferente e o Flamengo orgulhou seu torcedor dentro e fora de campo. Voltamos a ser respeitados por todos.

    Celebro 2016, pois começamos o Campeonato Brasileiro sem treinador, sem estádio, sem zagueiros e vindo de derrotas na Copa do Brasil para Confiança e Fortaleza, além de tropeço no Carioca e Primeira Liga.

    Agora, iremos para 2017 com um treinador promissor, zaga afinada, um maestro no meio, uma ou duas casas, credibilidade no mercado, time entrosado e contratações pontuais. Disputaremos Libertadores a partir de abril com reais chances de título, a mesma coisa com o Campeonato Brasileiro a partir de maio.

    Quanto ao jogo de hoje, 2 times em ritmo de férias. Apesar do jogo ter sido pegado, veloz, não vi ninguém muito afim de vencer. Diego >>>>>>> Alan Patrick.

    Reply
  6. Caro Kléber e amigos!
    O jogo de hoje foi solidário e com a torcida de certa forma fria, exceto pelos palavrões muito bem ouvidos na transmissão do premier. Eu sempre disse aqui que o Inter nos tirou do caminho do título e esta semana o Zico deu entrevista e falou a mesma coisa. Aquela derrota eu vi no Muralha o grande responsável, concordando no entanto, que hoje ele foi bem. Não faço coro ao Kléber quando cita que com Marinho e Keno teríamos melhor sorte no campeonato. Acredito que o Keno poderia ser bom reserva e talvez o Marinho também. Precisamos lembrar do tamanho do peso do MANTO. Como se fala muito no Marinho, espero que ele venha e nos traga na mala muitas alegrias. No corrente ano o saldo foi positivo, mesmo sem títulos. Fizemos um bom campeonato brasileiro e renovamos as esperanças para que se faça uma grande libertadores e para que isso aconteça, é preciso que se trate cada jogo como uma grande decisão. Esse foi o segredo do Palmeiras. Que em 2017 o nosso espírito seja bem mais aguerrido. Abraço a todos. Hoje o futebol foi sem a graça de antes. A bola hoje estava triste!

    Reply
    • Caro Targino, Marinho e Keno sempre foram protagonistas em seus clubes nesse campeonato ao passo que Gabriel, Cirino, Sheik, Mancuello, Fernandinho e Damião (veja que a lista é grande) sempre foram coadjuvantes sem indicação para nada. Concordo 100% com o KL, teríamos tido melhor sorte com os dois nomes citados.

      Reply
  7. Estou preocupado é com nosso treinador..que mexidas terríveis e ridículas foram as de hoje..aliás não só as de hoje..mas muitas ao longo do campeonato. O Flamengo precisa não só contratar bem, mas principalmente dispensar bem. Saber que muitos que estão ali, exemplo Leandro Damião, Márcio Araújo, Chiquinho, sheik, estão causando um prejuízo imensurável a formação e aproveitamento de muitos jogadores de grande potencial, onde o maior prejudicado foi Felipe Vizeu e pq não o próprio Flamengo. 2017..as perspectivas para títulos…penso que a própria diretoria tem que pensar mais alto…

    Reply
    • Zé Ricardo raras vezes foi feliz em suas substituições. Parece ser seu ponto fraco. Isso significa dificuldades de fazer a leitura do jogo quando em andamento. É o preço que se paga por apostar em treinador ainda sem a necessária experiência. Mas nenhum de nós vai negar que ele melhorou muito o time e nos fez esquecer rapidamente o “grande” Muricy Ramalho”.

      Reply
      • Helder, o Zé Ricardo precisa de forma URGENTE de um bom Auxliar Técnico… O Jayme de Almeida também era horroroso para substituir, apostaria em alguém com boa carreira, ou, não tendo outro, no Petkovic.

        Reply
        • Isso, ao que parece Diego, já está sendo visto pela Diretoria.
          E não pensam em efetivar o Jayme como Auxiliar Técnico. Se não me engano alguém já comentou isso por aqui.

          Reply
  8. Kleber e amigos! Me preocupa é as escolhas do treinador. Incrivél como Vizeu é a terceira opção o Mancuello poderia ser testado de forma consistente como terceiro jogador de meio de campo. Jogadores da base e estrangeiros no clube são poucos aproveitados de forma regular por que sera que no clube se tem aproveitado tão poucos jogadores da base? Jogador só sabemos se vai dar certo se colocar pra jogar, mas de forma consistente e o clube ja ganhou em 5 anos duas copas SP. Mas se aproveita muito mas muito pouco, até chegar no ponto de alguns dar certo em outros clubes ou precisar pagar pra ter de volta como foi o caso do Kaike. Acho o Marinho bom jogador mas não esquecemos que a campanha do Vitoria foi
    ruim ou seja achar que seria titular absoluto pra mim ta cedo, acaba muitas vezes tirando a chance de outros jogadores que sobem, Vitinho como esta sendo especulado pra mim poderia atrapalhar ascenção de alguns jogadores. Guerrero foi decisivo no Corinthians e jogou muito bem no segundo turno. Sou a favor de contrataçoes, mas que sejam indiscutiveis, e que os jogadores que sobem possa ter mais espaço.

    Reply
    • Fabiano, a conversa é que serão contratações só pontuais, ou seja, de caráter indiscutível e necessário. Só vendo para crer. A julgar pelo lateral esquerdo anunciado, Trauco, fica difícil acreditar.

      Nosso amigo Egon e nosso presidente KL vem fazendo coro para a contratação do Marinho pois melhor que Gabriel ele é disparado. É audacioso, veloz e chuta bem com as duas pernas. Mas não é marcador.

      Agora é aguardar amigo. Fiquei preocupado com informação dada pelo KL de que a condição financeira não é tão boa quanto parece.

      Reply
    • É Luiz, não ví ninguém da imprensa até agora concordar com aquela expulsão. Erro primário. Como nossos juízes desandaram a errar grosseiramente nesse campeonato. Acho que não escapou nenhum.

      Reply
  9. Amigos, é o tal negócio do copo meio cheio ou meio vazio : terceiro lugar num campeonato com 20 times ? copo meio cheio.
    Terceiro lugar com a caríssima folha do Flamengo ? copo meio vazio;
    Conclusão : está mais que na hora de sair da transpiração e usar um pouco de inspiração, como sempre disse nosso Presidente KL.
    Chega de sheik, chiquinho, alan patrick, damião, márcio araújo ( por mais dois anos), fernandinho e outros;
    É hora de ser inteligente. Chega de desculpas.

    Reply
  10. Por favor amigos, futebol é um detalhe no Flamengo, parem de perder tempo. Viramos acionistas pacientes e impotentes de um projeto de reestruturação financeira e patrimonial .Eu cansei faz tempo. OBS: alguém consegue fazer a conta de quanto de dinheiro perdemos só nas eliminações este ano, ontem foram mais 3,4 milhões, aloooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    Reply
    • Pedro, notou a manchete do Globoesporte.com?
      O Zé Ricardo disse: “O Saldo é positivo”.
      Deve ser o tal “copo meio cheio” mencionado pelo amigo Octavio Drummond.

      Reply
  11. Nada animador.
    E 2017 já “começa” com a desanimadora notícia de que irão trazer um lateral esquerdo peruano… Se já sofremos com a inoperância do “craque” do Peru (Guerrero), imagine com uma cara que nem titular é??? Mas a contratação é “sem custos”, ai a Diretoria gosta demais!

    Márcio Araújo renovando. Ainda que ele seja esforçado e “aplicado”, o que faz com que muito colegas do blog o considerem o melhor do mundo, o acho um péssimo jogador, não sabe passar. Precisamos de alguém que saiba jogar futebol e que na eventualidade saiba fazer uma assistência em um contra-ataque rápido, que saiba chutar de fora da área… Sem falar que barra oportunidades para os jovens da base;

    Manutenção de Gabriel Peteleco (também por ser “aplicado”), eis um dos caras mais IMPRODUTIVOS do Flamengo. Está em sua quarta temporada e nunca conseguiu deslanchar. Um time com Gabriel não pode querer ter grandes pretensões na Libertadores. Mais uma vez confundem aplicação com qualidade;

    Manutenção do Zé Ricardo com um auxiliar que nada auxilia: Sr.Jayme de Almeida. Se for para manter o Zé, que tragam um bom auxiliar técnico, a exemplo do que fará o São Paulo com o Rogério Ceni que trouxeram um auxiliar com muita bagagem pela Europa. Qual a função de Jayme de Almeida no Flamengo???

    A não demissão sumária de DAMIÃO, que já pode ser considerado pior do que o Negreiros. Inacreditável que Vizeu seja reserva dele…

    Que tragam BONS NOMES para serem TITULARES, e com histórico de CAMPEÃO, pois a maioria do nosso elenco é formado por jogadores perdedores.

    Reply
  12. E que fim de festa. Um misto de tristeza (Chapecoense) e decepção (perdemos o folego no final).

    Amigos, muitos aqui acreditavam que o Maracanã seria nosso diferencial e nos levaria a lutar pelo título. De fato o Maracanã foi um divisor, porém, negativamente. Aqueles treis empates mais a derrota para o Inter nos tiraram de vez qualquer chance de lutar pelo título. Justamente quando voltamos para casa as vitórias minguaram. Nas últimas 8 rodadas fizemos só 11 pontos, isso explica nossa posição final na tabela. (2V – 5E – 1D) Muito pouco para quem pretendia ganhar o título, não acham? Bem, alguns vão dizer que o ano cheio de viagens cobrou seu tributo no momento mais decisivo.

    A verdade é que o Flamengo que sempre cresce nas finais, dessa vez falhou, e falhou feio. Foram só 45% de aproveitamento na reta final. O lado bom é que sabemos onde estão nossos problemas, do meio para frente. Tomara que nossos dirigentes estejam iluminados e consigam trazem boas peças para o ataque.

    E que em 2017 possamos ficar roucos de emoção de tanto gritar:
    “É CAMPEÃO”.

    Reply
  13. Parabéns Pedro Cesar, Helder e Diego Oliveira pela lucidez. Essa diretoria nao tem cara de Flamengo. A restruturacao e um sucesso ao que parece, mas o que interessa que e campeonato, NADA!!! A maioria do elenco e de jogadores perdedores. Como ganhar assim? Isso sem falar na comissao visivelmwnte inadequada

    Reply
  14. Reforços como Marinho e Trauco só nos farão repetir 2017. Ano razoável, não fizemos contas pra não cair, porém não ganhamos nada. Por que motivos o Cruzeiro não ficou com Marinho? Bem, vejamos! Prá mim chega de reforços meia-boca. Isso é Flamengo. Porque não partimos logo para contratações inquestionáveis. Tevez está sai não sai do Boca. Ontem fez dois no River. Isso sim, seria uma contratação de peso. Para jogar o time pra cima, impor respeito, aumentar bilheteria. Renato Augusto, Tardelli, outros dois bons nomes. Mais um volante e só.
    Que tal nos recordarmos da coragem para contratações de um certo presidente chamado Kleber Leite!

    Reply
  15. AMIGOS DO BLOG e
    Kleber,quando vc diz que com Marinho e Keno seríamos campeões,ok…

    Mas é muito empírico,pois quem diria que Marinho,perto de seus 28 anos,que já rodou por Flu,Cruzeiro,Ceará e nunca foi bem,protagonizando cenas grotescas,iria ter esse ‘lampejo’ no Vitória? Não é um jogador constante,sem falar na fama de festeiro,me lembra exatamente o Cirino voando no Atlético/PR.O mesmo digo de Keno,com seu lampejo no Santa.

    Reply
    • Daniel G.
      Acompanho seu comentário. Penso no Marinho como jogador para fazer parte do plantel, mas não com essa moral e $$$$ todo que estão colocando em jogo. A carreira dele é mais de insucessos do que de sucessos, e um jogador de 28 anos já está la linha decrescente da carreira.

      Reply
  16. “O Camisa 9”
    Como nosso guru KL já definiu, “Guerrero é um bom camisa 9, entretanto não é um artilheiro”.
    Isto posto, só uma conclusão nos é possível, Guerrero não serve para o que necessitamos, nunca serviu!
    Mas o curioso foi a cavadinha da vinda do Farfan ao Rio de Janeiro semana passada. Será que o peruano falou com alguém da direção do clube? Não sabemos…Sabemos ao certo é que com 32a e ganhando 1mi me parece que sua vinda atenderia mais aos interesses de Paolo Guerrero do que propriamente aos nossos!

    Reply

Comente.