Com autoridade e com golaço

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Claro que o fato do Madureira ter jogado todo o segundo tempo com dez jogadores acabou facilitando para o Flamengo, mas independente da expulsão do jogador do Madureira, a superioridade rubro-negra foi marcante.

As estratégias foram distintas, inclusive na escalação. Enquanto o Flamengo colocou em campo o seu time titular, PC Gusmão preferiu não arriscar, deixando de fora os jogadores pendurados com dois cartões amarelos.

A atuação rubro-negra, hoje, foi consistente e convincente. Não houve setor ou qualquer jogador que tivesse, mesmo por momentos, comprometido.

Diego, novamente, criativo demais. Guerrero, jogando leve, livre e solto… Mancuello e Éverton, dois motores criativos.

Para o torcedor, que vibra quando alguém da base vinga, uma tarde mágica. Vizeu, que entrou no lugar de Guerrero, na primeira jogada, deu um gol de presente para Mancuello e, Lucas Paquetá fez um gol por cobertura de deixar qualquer torcedor babando…

De negativo, a contusão de Guerrero. Mesmo com uma semana para a recuperação, em se tratando de problema muscular, preocupa.

Agora, vamos atrás da cassação desta ridícula liminar. Amanhã a Federação deve se pronunciar a respeito. Caso a liminar não seja cassada a tempo, este Flamengo x Vasco, com as duas torcidas presentes, bem que poderia ser realizado em Juiz de Fora, cidade – futebolisticamente falando – mais carioca do que mineira e, bem aqui do lado…

Enfim, aguardemos os acontecimentos. Hoje, o time convenceu. Domingo de muito calor e, de muita alegria.

1 Comentário

  1. Prezado Kleber:

    Aqui, em Juiz de Fora, estamos de braços abertos para o Flamengo_ e até para o Vasco, inegavelmente. Venham todos, serão bem recebidos, bem tratados e receberão um ” Voltem sempre” sincero e feliz.
    Mas, de qualquer forma, um recado pros brigões: aqui, nenhuma dúvida, a PM impõe respeito de uma forma ou de outra. Muitos torcedores do Botafogo sabem disso, por exemplo. Vieram protestar, certa vez, contra o próprio time, num jogo aqui, em JF, e foram escorraçados para fora da cidade, pela PM. Além disso, como povo hospitaleiro, detestamos confusões e amamos a concórdia. Venham cedo, curtam a cidade, o clima, as mulheres maravilhosas, os restaurantes excelentes, os bares sensacionais e_ se ficarem hospedados a partir do 7º andar_ apreciem a vista pro mar…( Brincadeirinha que mata o pessoal de BH de raiva!)
    Quanto ao jogo, a mim me pareceu que o time rendeu melhor com a saída do Arão_ será mera impressão?
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    PS: Aqui, em JF, o carnaval está ocorrendo agora, neste fim de semana, porque vem sendo antecipado, há alguns anos. Portanto, no próximo domingo, tranquilidade total: o que mais Flamengo e Vasco podem querer?

    Reply
  2. Tenho comentado a algum tempo e volto a falar, estamos com problemas no nosso lado esquerdo no quesito marcação na bola aérea, as 2 jogadas de perigo do madureira hoje foram 2 cruzamentos nas costas do Vaz e talvez pelo posicionamento ou altura o Trauco nao conseguiu chegar, na primeira bola na trave, na segunda o Soares perdeu. Contra grandes times este erro pode ser fatal, o Zé tem que corrigir. Outra preocupação é com nosso meio campo, pois Arão está errando muitos passes e o Romulo está muito lento, talvez pelo tempo que ficou parado. Vamos torcer para os 2 subirem de produção, porque o resto é ótimo.abraços

    Reply
  3. Caro Kléber e amigos!
    Convenceu e muito. Antes mesmo da expulsão do adversário, pouco o time do Flamengo era incomodado, salvo, uma barreira de 10 homens atrás. O time está taticamente muito consciente e tirando um passe errado ou outro, quase não sofre pressão. Destaco também que os escanteios estão sendo bem treinados, haja vista, a quantidade suprema hoje nesse quesito. Foram muitos cedidos após a cobrança sempre no primeiro pau. Hoje, o que nos falta é cobrador de falta, pois pouco acrescentamos nessa modalidade, ficando a impressão de que os treinamentos não surtem efeitos. Quanto a questão do local do jogo, imagino que se resolva bem e dentro da sensibilidade que o assunto pede. Não devemos ignorar a morte do torcedor semana passada. Vamos aguardar. E finalizando, palmas de pé para Lucas Paquetá! GOLAÇO, ACO, AÇO, AÇO…..
    Uma boa semana e Abençoada!
    SRN

    Reply
  4. A história do Flamengo é bem sucedida com a base, estou babando sim! Sempre sou muito crítico à Diretoria por renovar com jogadores como Márcio Araújo e Gabriel e não dar chance à categoria de base. Não gosto do Zé Ricardo como treinador do Flamengo, mas o time tem tanto talento que acaba vencendo. Continuo afirmando que o nosso maior problema se encontra no setor defensivo. Quando coloca a base eles brilham! O São Paulo coloca e vende caro! Tem que colocar pra jogar, ganha título e dinheiro!

    Reply
  5. Antes de terminar meu comentário eu deveria ter lido o do Carlos Cazé, já que sou Juizdeforano também, e assino embaixo o que ele falou, já que aqui na nossa cidade não existe problemas com torcida, inclusive levamos as crianças em todos os jogos porque o o policiamento é muito bem feito e a tranquilidade é total. A cidade é muito hospitaleira e seria com certeza um grande evento.

    Reply
  6. Torço muito pela dupla Vizeu e Paqueta, por melhor que seja o time aquela maxima que o craque fazemos em casa está um tanto quanto de lado atualmente é após a saída do Jorge, ficamos totalmente órfãos, Vizeu não pode ser reserva de Damião!

    Vamos pra cima deles e vamos ganhar com autoridade, pois já são dois anos sem belesicarmos uma vitoria sobre o time do Eurico!

    SRN

    Reply
  7. KLÉBER E AMIGOS:Pois é,este,em tese,representa o fim do ciclo de adversários facílimos e que praticamente nem profissionais são,quanto ao rendimento coletivo continua com as mesmas dificuldades de sempre,sem repertório diferente de tocar,tocar,tocar e ir pro fundo e cruza,cruza,cruza pra ver no que vai dar,sem tabelas e triangulações,sem coletivo,tudo baseado no talento individual,que Diego tem e fez o 1º,gol que não foi resultado de jogadas trabalhadas.2º gol feito pela individualidade de Guerrero,nesse o fraco adversário já estava com 10 em campo.Com o Madureira entregue e espaçado,virou treino,3º feito com o talento de Vizeu e Mancuello,jogadores estes que demonstram que não faz sentido ter jogadores como Gabriel no elenco,que vai completar seu 5º ano no Fla,dá pra acreditar? 4º gol do menino Paquetá,depois de magnífico passe pra Mancu,pegou o rebote e fez,no estilo camisa 10,que é um meia de assistências e de passes de triangulação, diferente de Diego que é meia de condução.

    Individualismo vai garantindo ZR num time montado pelo mesmo,sem jogadas trabalhadas e nenhuma ensaiada de bola parada,o time continua sem gol de falta,pois não existe nada ensaiado para surpreender,sabemos que pra ser campeão precisa mais que jogar chuveirinho na área,vide 2016.O jogo acabou com o maior nº de bolas levantadas em escanteio que já vi,fora os chuveirinhos,isso enquanto estava 11×11,que é oq vale,37 jogadas aéreas,BOLA NO CHÃO JÁ!

    Repertório de campeão que Palmeiras e o Galo do Roger começam apresentar,jogaram com toques rápidos,que originou o 4º do Palmeiras de Raphael Veiga,tabelas,que originou o 4º do Galo na tabela Fred-Maicossuel,cruzamentos aéros que originou o 2º de Fred,sim não sou contra cruzamentos,contando que este não seja o único artifício como no Fla,jogadas ensaidas de bola parada,que originou o gol de Barrios no Palmeiras,lançamento de lateral para Barrios que tabelou com Dudu para Barrios e pro fundo do gol,isso além das triangulações e entradas em diagonal.

    Dá pra perceber que nesses times algum trabalho bom vem sendo feito,pelo grande repertório desses 2 grandes rivais,isso,nesse momento importa mais que os simples,pueril e banal resultados contra times que não tem parâmetro.Pois repertório dá TÍTULO!

    Reply
    • Daniel G.
      O que me impressionou é que dos 13 ou 14 escanteios batidos pelo Flamengo, NENHUM conseguiu virar uma conclusão ou jogada perigosa ao gol do adversário, nem perto disso passou.
      Isso passa por dois fatores:
      1) O Diego não sabe bater escanteio, sempre bate bola alta (=lenta),neste quesito prefiro o Mancuello, que cobra com mais força e precisão);
      2) Notória falta de treinamento e jogadas ensaiadas nos escanteios, que ocasionam o péssimo posicionamento dos nossos jogadores, embora tenhamos alguns com ótima estatura: Réver, Rômulo, Arão, Guerrero.

      Ademais, as bolas paradas do Flamengo são todas um extremo FRACASSO! Nem batedor oficial tem naquilo, ora bate o Vaz, ora o Guerrero, ora o Diego, ora o Mancuello… Uma zona digna de futebol de pelada, no qual quem primeiro grita vira o batedor.

      Reply
  8. Kleber,
    Gostaria ter ficado tão entusiasmado como você é tantos outros rubro negros, mas infelizmente não fiquei…
    A meu conceito, esse jogo, como preparação para Libertadores, só deve ser considerado até a expulsão do jogador do Madureira, pois até aí o Flamengo não fez nada!!!
    Diante de um time retrancado, continuamos sem opções de jogadas, sem jogadas ensaiadas e como sempre, só tentando o gol através de cruzamentos, só no 1o tempo foram quase 20…
    Não tenho dúvidas que nos jogos contra San Lorenzo e Universidad Católica, aqui no Rio, encontraremos dois times retrancados, só jogando no nosso erro através de contra ataques… A questão é a seguinte, será que esses times são piores que o Madureira e ainda, será que também terão um jogador expulso ???

    Para finalizar, continuamos frágeis na defesa, principalmente pelo lado do Trauco, o Rômulo continua muito lento, o Arão nãos acerta um passe se quer e o Macuello continua inoperante pela direita…
    CADÊ O TÉCNICO ???

    SRN

    Reply
    • Perfeito seu comentário. Esquecemos muito rápido a pessima apresentação diante do Botafogo. O jogo do Madureira foi mascarado, idem contra o Boavista que tivemos um gol contra a nosso favor, e um pênalti duvidoso.

      Perfeito 2
      “Diante de um time retrancado, continuamos sem opções de jogadas, sem jogadas ensaiadas e como sempre, só tentando o gol através de cruzamentos, só no 1o tempo foram quase 20…
      Não tenho dúvidas que nos jogos contra San Lorenzo e Universidad Católica, aqui no Rio, encontraremos dois times retrancados, só jogando no nosso erro através de contra ataques… ”

      Perfeito 3
      “Continuamos frágeis na defesa, principalmente pelo lado do Trauco, o Rômulo continua muito lento, o Arão nãos acerta um passe se quer e o Macuello continua inoperante pela direita…”

      Reply
    • Paulo Edson Santos, suas análises foram bem sensatas, e ratificada por muitos aqui, vide que, esse jogo foi parecido com o do Boavista que teve um gol contra e um pênalti duvidoso, que como esse do Madureira acaba uma goleada mascarando o jogo.

      Não dá para ficar entusiasmado, já esqueceram o jogo contra o Botafogo?

      Diante de um time retrancado e de maior investimento, esse negócio de ponta construtor, com Mancuello, não é eficiente em jogos decisivos de mata mata, onde os contra ataques serão a melhor arma. Deixe o ponta construtor para o brasileirão.

      Trauco, o Rômulo e Arão ainda estão a desejar, este na saída de bola e aqueles na marcação.

      O técnico e a comissão não assumindo certas coisas, não pode reclamar depois que a torcida pegue no pé, pois ela apenas enxergar a figura do treinador como representante da sua indignação e de tantas coisas repetidamente já ditas aqui por inúmeras rodadas.

      Reply
  9. Agora é que o ano vai começar, pois até o momento o Flamengo só teve testes fáceis. Claro que neste mesmo cenário estamos vendo os tropeços de Santos, Grêmio, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, no entanto, 2017 começa no sábado.

    Reply
    • Exato, nesse período oq menos importa é o resultado contra esses projetos de times profissionais, o que se tem de analisar é o trabalho feito em campo,oq tem melhorado,quais são os repertórios apresentados,formas de atacar,ensaiar jogadas e diferentes estilos de jogo etc…

      Até pq não podemos esquecer de ÁGUA SANTA 4 X 1 PALMEIRAS,o resultado pouco importou,o que ficou era oq estava sendo montado por Cuca,que cansamos de ver o repertório criado que tornou o time campeão.

      Reply
    • Henrique, acho que desde do jogo contra reservas do Grêmio e contra o Botafogo, já tivemos o início do processo de teste do elenco, entretanto obviamente entraremos em outro nível de competição agora, mas o que deu para perceber até o momento?
      – 1o. e acima de tudo, a elogiável postura competitiva, focada do elenco. O time começou a 1000 o ano, tendo em vista o alto nível técnico da Libertadores. Parabéns ao elenco e a comissão técnica.
      – 2o. até onde foi provado, o elenco mostrou as mesmas virtudes e dificuldades mostradas em 2016, com ligeiras melhorias com as entradas de Rômulo e Trauco! No ataque, onde sonhávamos com uma melhor desenvoltura ofensiva, nada mudou e nada me parece que vá mudar, esse é o problema!
      SRN.

      Reply
  10. Será que tem alguém, na diretoria do Flamengo, com SENSATEZ suficiente para PROIBIR que os jogadores deem declarações provocando o rival?
    Não percebem que isso motiva, traz para o jogo, um time já cabisbaixo?

    Reply
    • Pois é, Carlos Cazé.
      E o pior, declaração vindo do Guerrero, que em todos os clássicos contra ao Vasco conseguiu ser anulado pelo péssimo zagueiro Rodrigo – em jogos psicológicos – no qual o peruano cai igual a um juvenil.

      Reply
  11. “A matemática da decisão”
    1o. Em minha opinião, a queda da liminar seria uma desmoralização do judiciário.
    2o. O mando de campo é do Flamengo, se bem que a FFerj é quem mande o local e determine igualdade de torcidas.
    3o. O Vasco diz que com torcida única não joga, solução? Jogar fora do Rio seria uma concessão ao Vasco e aos interesses comerciais da competição para que haja jogo.
    4o. Para contrabalançar ao interesse do Vasco, o Flamengo deveria ter direito a determinar onde será a partida. Uma matemática simples assim, obviamente eu sugiro norte ou nordeste, na pior das hipóteses Brasília!
    Ressalto que o jogo esta marcado para o Engenhão, assim a mesma matemática deve determinar que o estadio fora do Rio tenha a mesma capacidade de público do Engenhão. O Flamengo não pode aceitar menos que isso, caso contrário não jogaremos tbm. SRN.

    Reply
  12. Guerrero reclama demais da arbitragem.E fora de campo fala muito,(Contra o Vasco o Fla é favorito…!!!)

    Não vejo vantagens nenhumas em acirrar ânimos.Desestabiliza ao arbitro e cria desafios aos adversarios,tornando os mais competitivos.

    Reply
  13. Prezados,
    Voltando ao jogo. Como é bom ver jovens promessas da base tendo chances, é de animar qualquer torcedor pelo fato de que pratas da casa dão ESPERANÇA e RENOVAÇÃO. Diferente de ver jogadores já passados e que sabemos que em nada irão evoluir, como nos casos de Marcio Araújo, Gabriel, Leandro Damião.

    E é para isso que serve o fraco Carioca, para dar rodagem e experiência para essa molecada… Os outros eu até entendo a grande disputa no atual elenco, mas acho um CRIME o Vizeu ser reserva do Damião, como foi no ano passado.

    1) Ronaldo, Paquetá, Matheus Sávio e Vizeu PODEM vir a ser grandes jogadores.
    2) Marcio Araújo, Gabriel, Leandro Damião NUNCA serão grandes jogadores.

    Reply
  14. Pois é, estamos no tempo do politicamente correto. Jogador não pode dar declaração, não pode provocar adversário…. pior é ter gente com medo de provocar o Vasco. SOMOS SIM FAVORITOS E MUITO FAVORITOS. É só olhar a folha salarial de um e do outro.
    Parabéns Guerrero , o Flamengo tem que sempre ser favorito em tudo. Futebol, basquete, voley.
    Tenho dito.
    Saudações

    Reply
  15. Estamos no caminho certo, elenco , time e treinador em sintonia. Se dirigisse o Flamengo traria um goleiro bom com experiência pra ser reserva do Muralha e mais um segundo atacante ( temos o Éverton improvisado ali e o Berrio ) o resto não me convence, Gabriel, Thiago Santos não tem “caixa” pra virar um jogo de Libertadores por exemplo. Enfim ,estamos quase com um elenco ideal, o ano promete mas precisamos dar uma sapatada no Vasco senão toda essa euforia e otimismo vai por agua a baixo, essa semana promete !!!

    Reply
  16. “maior nº de bolas levantadas em escanteio que já vi”
    A grande PÉROLA do Daniel G nos comentários.
    Acho que ele prefere que os escanteios sejam cobrados rasteiros…. kkkkkkkkk
    SRN!!!

    Reply

Comente.