Altitude, PC do B, NJ do B

(Foto: Juan Mabromata/AFP)

ALTITUDE

Um dos maiores absurdos do futebol é esta insensatez de se jogar numa altitude de 3.600 metros, como ocorre em La Paz. Ainda é bom lembrar que na chegada à cidade, no aeroporto, a altitude é de 4.000 metros.

Já vi de tudo em La Paz. Zico, em determinada ocasião, sequer conseguiu sair do hotel. João Paulo, ponta do Santos que depois foi para o Flamengo, caiu duro, no aquecimento, ao executar um polichinelo…

Certa vez, na Rádio Globo, narrei, comentei e fiz as reportagens, pois Jorge Curi, o narrador, e João Saldanha, o comentarista, sucumbiram, não resistiram ao inferno que é conviver na extrema altura.

João Saldanha, em outra viagem, se não o carregássemos para o avião, já pressurizado, certamente não teria sobrevivido.

Enfim, acho covardia submeter alguém, seja quem for, a qualquer atividade física nestas condições. Por isso, me recuso a comentar a derrota da Argentina, sem Messi, por 2 a 0.

No Flamengo tentamos acabar com isso. Quase conseguimos. Os médicos, do mundo inteiro jogaram a favor. A FIFA, que havia concordado, pipocou. Sucumbiu à política e a outros interesses… Jogar nesta altitude é uma agressão ao ser humano.


PC do B

PHILIPPE COUTINHO do BRASIL… Que jogador… Que primeiro tempo espetacular, e que categoria no primeiro gol da Seleção Brasileira.

Hoje, tive a informação de que o Barcelona tem como meta prioritária, para o ano que vem, a contratação de Philippe Coutinho. Quem contrata no Barcelona tem olho clínico…


(Foto: Nelson Antoine / Associated Press)

NJ do B

NEYMAR JR do BRASIL… Que segundo tempo… Que autoridade… Que maturidade… Que jogador…

Hoje, voltou a ser capitão e comandou o espetáculo. Alguém na televisão – acho que foi o Casagrande – afirmou que, neste momento, ninguém no mundo está jogando como Neymar. Sou obrigado a concordar, pois a colocação é pertinente. O momento, a hora, é de Neymar.

No mais, uma atuação de gala da Espanha, metendo 2 a 0 na França, em Paris. Neste jogo, a tecnologia deu show. Sem ela, o jogo seria 1 a 1. A tecnologia carimbou a verdade. Espanha 2 a 0.

Como no tênis ou no vôlei, com inteligência, disciplina e bom senso, a tecnologia também fará parte do mundo do futebol. Está chegando a hora…

 

1 Comentário

  1. Bom dia Kleber gostaria de saber se o senhor tem alguma informaçao em relaçao ao interesse do flamengo em everton ribeiro afinal ele vem ou nao vem para o nosso flamengo? Saudações Rubro Negra e desde ja agradeço a atençao.

    Reply
  2. Agora estamos tendo o prazer de ver o trabalho de um técnico competente e capaz na nossa seleção, melhor que isso só tendo esse técnico na direção da nossa maior paixão: Flamengo.

    Portanto,imagino a quase devoção, admiração, satisfação e prazer que a torcida do Corinthians teve ao ter Tite como seu técnico, é a segurança de um trabalho bem feito,um treinador que passou por cima no futebol brasileiro,recheando seu time de repertório e jogadas trabalhadas,fruto de muito estudo e estágios que fez no seu ano sabático,pois o setor defensivo sempre soube montar com maestria,o repertório ofensivo veio em 2015,no Corinthians hexacampeão, pude ter, infelizmente,o prazer de ver “inloco” numa acachapante derrota sofrida pelo Fla em pleno Maracanã(que já não era o mesmo de antes),um 3×0 que poderia ser 6,7,um baile num rendido Maracanã…..

    Aquilo era triangulação,tabelas, infiltrações tudo com toques rápidos,aquilo era jogo coletivo,aquilo era um Show de repertório,aquilo era bola no chão, aquilo era futebol……

    Ali no Maracanã quem protagonizou essa beleza montada por Tite eram Elias,R.Augusto e Jadson. Hoje mudaram as peças com Coutinho, Neymar e Paulinho, mas o estilo é o mesmo.

    Nessas horas percebemos quanto importante é um treinador capaz e sentimentos uma pequena amostra do que o corinthiano sentiu por anos em brasileiros, libertadores e mundial.

    Brasil classificado!

    Reply
  3. Intensidade, Tite gosta muito dessa palavra, e a seleção comandada por ele é isso aí. O tempo todo os jogadores se doando pelo grupo e como resultado começamos a ver o futebol vistoso e corajoso que sempre caracterizaram nossas seleções. Dá gosto ver os times de Tite jogar. Será que o nosso treinador não assiste os jogos da seleção? Pode-se aprender muita coisa vendo a maneira como Tite arma nossa seleção. E não deve-se usar a desculpa de que ele tem os “melhores” a sua disposição, pois ele fazia essa mesma movimentação dos jogadores quando comandava o Corinthians.

    Meu caro Kleber, o cara que contrata no Barcelona não tem somente olho clínico, ele tem também os milhões necessários para contratar quem quiser. Podemos nos dar a esse luxo?

    Depois que lí numa entrevista um jogador da Argentina zombando do jogador Branco por ter tomado a água “batizada” que eles deram a ele, quero mais é que a Argentina nunca mais pise numa Copa do Mundo. Além de facilitar nosso caminho, esses canalhas deixaram claro o quanto depreciam do futebol Brasileiro. Esse seu jeito gentleman de ser o impede de falar tal coisa por aqui.

    O assunto gávea voltou a tona, conforme entrevista do Presidente Bandeira. Pelo jeito esse assunto Maracanã está esgotando a paciência de nossos dirigentes que cada vez mais se convencem da necessidade de construir nossa própria “casa”. Aleluia.

    Reply
  4. Bom dia a todos! “Quem contrata no Barcelona tem olho clínico”. É o que falta no Flamengo, além de alguém que saiba treinar o time. Alguém que saiba contratar. Vide Muralha, Gabriel, Cirino, Damião, Mancuello, Donatti, Cuellar e pelo andar da carruagem: Rômulo e Berrío. Vai ser ruim lá longe, esse tal Rodrigo Caetano.

    Reply
    • Meu Caro Sidney,
      Parabens pelo comentario mas gostaria de respeitosamente, discordar. Se estamos falando da capacidade do treinador (no caso, o Tite) de transformar um elenco e mesmo “tirar agua de pedra”, poderia quase assegurar que esses mesmos jogadores que voce citou como exemplos, renderiam significativamente mais, se nas maos de um treinador experiente e mais capaz estivessem. Creio que Ze Ricardo podera se converter eventualmente em um grande tecnico, porem hoje ainda lhe falta, e muito, a necessaria vivencia para extrair dos atletas o maximo que cada um poderia produzir. E ai, voltamos a falar do Tite….
      Saudacoes Rubro-Negras!

      Reply
      • Caro Orlando Guimarães,
        Até concordo com você que com um treinador de verdade, como Tite ou Cuca, alguns destes jogadores poderiam render mais. Agora que falta DNA rubro negro ao tal Rodrigo Caetano e que ele é ruim de lascar, ah isso é. Não acerta uma. E o pior é que ele insiste nos erros, com a anuência do inexperiente treinador e da diretoria ( que é ótima na estruturação e finanças, antes que alguém me escalpele, rsrsr).

        SRN

        Reply
  5. O Tite é um excelente treinador e os jogadores que tem a seu dispor facilita e muito o seu trabalho. Agora, se fosse treinador do Flamengo e escalasse 3 volantes no time principal, a nossa torcida comeria o fígado dele vivo.

    Reply
  6. Kleber e amigos do blog,
    No comentário do Kleber e em alguns acima, ficam totalmente dissonantes dois pontos em relação ao Flamengo, “Técnico” e “Quem Contrata”.

    TÉCNICO
    Simplesmente NÃO TEMOS no FLAMENGO, que sonho ter algum próximo de um Tite !!!

    QUEM CONTRATA
    Independente de quanto se tem para gastar, no caso o Barcelona tem muito, acho inclusive que quando se tem menos, aí sim se torna mais importante ter um “ÓTIMO OLHEIRO”, infelizmente também não temos, ou melhor nesse aspecto temos um FRAQUÍSSIMO Diretor Executivo, que foi voto contrário a contratação do Felipe Melo, por achá-lo muito explosivo…, preferindo votar pela contratação do Rômulo e além disso, todas as vezes que foram feitas contratações com desembolso financeiro NÃO ACERTOU NENHUMA, vide casos de Mancuello (12 milhões), Cuéllar (8 milhões), Donatti (5 milhões), Berrío (11 milhões) e mais, renovou o contrato do Sheik no início de 2016 sem a menor necessidade, agora tenta renovar com o “bonde” Damião por mais 6 meses, contratou o “sempre chinelinho” Ederson, enfim repito NÃO ACERTOU EM NENHUMA NEGOCIAÇÃO !!!
    OBS: Diego e Réver, que podemos considerar como boas contratações, foram oferecidos ao Flamengo, ou seja não foi o Flamengo que os procurou inicialmente para contratá-los.

    SRN

    Reply
    • Vamos colocar o Muralha nesse saco!
      Estatísticas de cobranças de pênaltis, índice de defesas por pênalti cobrado:
      – Muralha, pegou 4% dos cobrados
      – Gatito Fernandes, pegou 38% cobrados
      – PV, pegou 51% cobrados…
      Pênaltis cobrados contra nós é praticamente gol certo.
      Muralha é um goleiro bastante mediano, de baixa estatura para os goleiros atuais (1,86) que só pega as bolas possíveis. Joga mal com os pés e sai mal do gol em bolas altas.
      Então, além de técnico, gerente de futebol, estamos contestando tbm o goleiro, e faz tempo isso!

      Reply
  7. Assistir o quanto a seleção brasileira subiu de patamar com Tite nos orgulha, Parabéns pela coragem em evoluir!
    Já no Flamengo, Zé Ricardo escala mal e substitui pior ainda desde que assumiu, levar sufoco do Vasco(hoje time de terceira linha do futebol brasileiro) com dez jogadores, substituições equivocadas a casa jogo.
    Colocar dois zagueiros na primeira série de pênaltis em uma decisão foi a primeira vez que vi!
    Um time nunca ganhará título de expressão com titulares como Pará, Rafael Vaz, Gabriel(não joga por estar machucado) e Márcio Araújo, este está fazendo o mesmo que Wallace fazia, parece dono do time, não é jogador para um Flamengo grande. Alguém com saudades de Wallace? Peço que alguém nesse blog me diga o que ele fez ou faz no futebol brasileiro que mereça ser titular do Flamengo, não se sobe de patamar desse jeito.
    Zé Ricardo está voltando o mesmo time fracassado do ano passado. O Flamengo merece um treinador melhor, merece jogadores de defesa melhores que Rafael Vaz, Pará e Márcio Araújo, cadê a chance de Ronaldo? Dizer que Rafael Vaz melhora a cada cinco minutos, absurdo! Fui crítico e continuo sendo, porque amo o Flamengo!
    A Diretoria está esperando Zé Ricardo se transformar em Guardiola, mas no Barcelona Guradiola tinha Messi e os volantes eram Busquets, Iniesta e Xavi. Agora querer que Márcio Araújo seja um grande jogador, nunca foi e nem será! Rafael Vaz ser um grande zagueiro, não será! Gabriel um grande jogador, nunca será!Pará um grande lateral, nunca foi e nem será!
    É preciso mudar a mentalidade dos dirigentes do futebol do Flamengo.

    Reply
  8. Faltou o Guerrero nesse post. Jogando o que ele joga na seleção do Peru, é um dos melhores camisas 9 do mundo. Ontem fez um golaço.

    Quanto a altitude, é uma vergonha o que fazem. Na metade do 1º tempo os jogadores da Argentina já estavam mortos. A cada parada, eles abaixavam e botavam as mãos no joelho. É muita sacanagem.

    Comparo um pouco o que acontece na seleção brasileira com o que vi no Flamengo. Tinha o Muricy e o Flamengo passando vergonha. Aí veio o Zé Ricardo e o time arrancou para sua melhor campanha nos pontos corridos, superior até ao título de 2009.

    Reply
    • Acho muito diferente,com Tite a seleção ganhou repertório com todos os atributos que o futebol de hoje pede para não ficar previsível,a qualidade do trabalho feito em campo não tem comparação. Já Zé acertou minimamente o “bando” que recebeu,mas não deu repertório,o futebol após quase um ano de trabalho é o mesmo, pouco repertório e baixo repertório na base da individualidade com chuveiradas,já Tite,assim como.no Corinthians, deu repertório coletivo que melhorou o rendimento individual.

      Zé teve as vitórias na bacia das almas em 2016, e saiu merecidamente com as mãos abanando em 2016 aumentando o jejum de títulos mesmo com tanto investimento.

      E,por favor,chega de.comparar com Muricy, daqui a pouco em 2019 vamos continuar comparando com o ultrapassado medalhão aposentado,a avaliação é o trabalho de Zé,que está devendo dentro de campo, pois como em 2016 não mostra repertório pra título,ganhar de San Lorenzo sem jogar 4 meses e de Macaés é fácil.O Fla precisa de títulos relevantes.

      Reply
  9. Engraçado amigo Henrique , pelo jeito arrancamos na hora errada, na hora do pega pra capar, tendo o Maracanã como palco engatamos a marcha ré. O mesmo vimos nos dois clássicos cariocas desse ano não foi diferente, um time com menos gana e vibração que os oponentes. E outra essa de comparar com o Muricy já deu , poxa o divisor de aguas do Flamengo foi a contratação do DIEGO ( assistiu o ultimo jogo?) Eu particularmente cansei desse Flamengo que tudo esta sempre certo mas tem gosto de picólé de chuchu .Respeito os amigos mas estou preocupado, ainda mais que agora sempre temos alguma desculpa. ALOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

    Reply
  10. “O TCE e Maracanã”
    Pivô do atual entrave envolvendo o estadio, o TCE do estado do Rio materializou a tal da insegurança jurídica que envolve o atual contrato de concessão do estádio.
    Por conta dela, a CSM/GL Events pularam fora. Por conta dela a Lagarderè oferece 50% a menos do que pede a construtora baiana. Então a nossa maior dúvida era? Mas quem são de fato as figuras que compõem o TCE do estado?
    Andei pesquisando no site do TCE, encontrei algumas diligências mais recentes, mas a dúvida continuava.
    Hj de manhã lemos a notícia de que 5 dos 7 conselheiros que compõem o TCE são alvos de investigação da Polícia Federal por recebimento de propinas.
    Eu lá atrás, na semana passada antevi em que a Lagarderè pudesse fornecer os tais “milhões de motivos” para que o TCE validasse o atual contrato em vigor, e pelo visto, eu não estava enganado. SRN.

    Reply
    • A situação me lembro um pouco uma cena ridícula, quase de uma metáfora, coisa de desenho animado infantil:
      – Vem a formiguinha e come o verme
      – Vem o besouro e come a formiguinha
      – Vem o passarinho e come o besouro
      – Vem uma ave maior e come a menor
      Ressaltando minha gente que a Polícia Federal não é a última instância, ela só investiga ou prende, mas quem condena mesmo é o Judiciário. SRN.

      Reply
      • Em que pese alguns desvios aqui e acolá (que pelo bojo processual do pais são na verdade milhares), é bom lembrar meus Sr.s, que até bem pouco tempo atrás, em virtude do alto grau de “criminalidade” notar o grau lastimável dos outros poderes da nação (Executivo e Legislativo), o Judiciário manteve-se de pé, e mais ambicionando uma nova casta política para este pais, antes que os militares o façam! Confiar nas garras da justiça é nossa última esperança no Maracanã. SRN.

        Reply
        • Os militares são meus Sr.s esta última ave no céu, eles detém o poder pela força, força necessária para o mantenimento da unidade e defesa territorial do pais. Os militares tbm não agem por si, são a última instância do interesse do povo, da nação, conforme reza a nossa Constituição.
          Membros dos poderes do Executivo e Legislativo das esferas federal, estadual e municipal, eleitos pelo povo, tornaram-se ilegítimos dado o grau de CRIMINALIDADE que estamos verificando. E quando poderes ilegítimos e criminosos possuem mecanismos de perceptualização no poder, não é de se esperar que eles legislem contra causa própria, faz necessário um “poder moderador” de força, que force a mudança do sistema. O Judiciário tenta sua derradeira cartada de salvação da nossa democracia de interesses.

          Reply
  11. Kleber, como já estive na Bolívia, concordo totalmente com sua posição sobre a altitude. A ironia da derrota da Argentina é que Maradona se posicionou a favor da altitude.

    Onde consigo mais informações sobre a decisão da Fifa sobre a questão?

    SRN!

    Reply

Comente.