Conca, Carioca, Libertadores e Nelson Rodrigues

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

. Vamos começar por Conca. As imagens do talentoso argentino treinando com bola são realmente animadoras e, não tenho nenhum tipo de dúvida de que, se ao retornar aos gramados jogando 70% do que jogava, além de acrescentar uma barbaridade ao setor de criação do time, será o responsável direto para que Diego tenha mais liberdade, pois hoje em dia, como talento isolado, Diego é vigiado o tempo todo pelos adversários. Se Conca voltar tinindo, sua simples presença em campo será um alívio para Diego.


. Esta fórmula do Campeonato Carioca, definitivamente, foi um tremendo gol contra. Não há nada pior para uma competição do que jogos que não valem absolutamente nada, como por exemplo o Fla-Flu de domingo agora.

O Fluminense já é finalista por ter conquistado a Taça Guanabara, e o Flamengo pelo somatório de pontos. Impensável, diria mesmo ridículo, um clube conquistar os dois turnos de um campeonato e não ser proclamado campeão, e isto pode acontecer, caso o tricolor conquiste a Taça Rio que, na realidade, é o segundo turno do campeonato. Ao invés de levantar a Taça, se isto acontecer, o Fluminense vai ter que disputar um outro campeonato. Ridículo…

Bom mesmo era quando o campeonato tinha dois turnos. Campeão do turno, contra o campeão do returno, saindo o campeão. Se o mesmo clube fosse o vencedor dos dois turnos, como aconteceu conosco em 96, levava o caneco.

Octávio Pinto Guimarães

Houve um caso interessante, se não estou equivocado, quando Octávio Pinto Guimarães era o presidente da Federação. O regulamento abriu uma brecha para um terceiro participante, desde que, mesmo não tendo vencido a Taça Guanabara e a Taça Rio, um clube somasse no campeonato inteiro, um número de pontos maior do que os dois vencedores de turno. Esta forma abriu uma brecha para o clube mais regular e, como só poderia entrar por mérito, ninguém contestou. O que fica claro é que este regulamento precisa ser mudado de maneira imediata. Definitivamente, não foi uma ideia feliz.


 

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

. Não há como, a partir de agora, separar o Campeonato Carioca da Copa Libertadores. Muito em breve o treinador Zé Ricardo vai ter que definir sua estratégia, pois no sábado, dia 08, ou no domingo, dia 09, haverá um jogo decisivo e eliminatório pela Taça Rio e, já no dia 12, quarta-feira seguinte, a partida contra o Atlético Paranaense, pela Libertadores, em jogo que o Flamengo não pode nem pensar em empatar, pois ficaria em uma situação muito ruim na tabela.

Para o jogo de domingo agora, contra o Fluminense, Zé Ricardo afirma que os titulares que estiverem bem fisicamente irão jogar e, disse ainda não ter se definido no que vem pela frente. Deve Zé Ricardo jogar a semifinal da Taça Rio com um time reserva, preservando os titulares para o jogo pela Libertadores?

Acho que, de cada dez rubro-negros que responderem, onze vão cravar o SIM!!!


. O nosso querido companheiro e amigo Eduardo Bisotto, para nossa tristeza um pouquinho sumido do nosso convívio diário, reaparece e, de forma espetacular!!!

Com vocês, enviado por ele, um verdadeiro poema, escrito em vermelho e preto, pelo genial tricolor Nelson Rodrigues.

 

1 Comentário

  1. Conca, grande jogador! Não tem como dar errado. Campeonato Carioca é um desperdício de tempo, recursos e dinheiro. Finais da Copa Rio não valem nada. Tem que entrar com o time reserva mesmo. Libertadores é prioridade.Poema de Nelson Rodrigues sensacional! Ao que tudo indica, Everton Ribeiro vem pro Flamengo. O Urubu vai voar alto!

    Reply
    • Torço para que você tenha razão, mas não levo muita fé no E. Ribeiro, se essa transação se concretizar realmente, ele nao sabe o que é jogar em um time grande, com pressão como o Flamengo, o Cruzeiro, que merece todo nosso respeito e É um grande do futebol brasileiro, mas sua torcida não tem todo o poder benéfico e maléfico da nossa naçao e esse jogador me parece que sentiria essa atmosfera.

      Que eu esteja errado!

      Abs
      SRN

      Reply
  2. Prezados,
    Animado pelo Conca, também acho que dará mais liberdade e opções para o Diego, que deixará de jogar sozinho no quesito QUALIDADE TÉCNICA e INTELIGÊNCIA, pois os pontas velocistas só sabem correr (Gabriel, Everton, Berrío…).

    No Carioca, não têm nem o que pensar. Time reserva na taça Rio, e lá na frente, nas reais finais, se também tiver jogo importante no meio da semana pode colocar até mesmo o time sub-20. Nunca vou esquecer que a nossa maior chance de conseguir o Bi da Libertadores foi desperdiçada após comemorações do Carioca de 2008. Dos times que tivemos nas últimas participações, aquele foi o que melhor se apresentou.

    Everton Ribeiro vem, Presidente?

    “Diego, Everton Ribeiro, Vinicius Jr. e Guerrero.”

    Reply
  3. O assunto não é esse, mas eu não traria o Everton Ribeiro, pois nas próximas semanas o Flamengo ganhará Ederson e Conca. Só se o clube estiver vendendo alguns jogadores da posição que a gente não saiba como Mancuello, Cirino, Gabriel e cia. Caso contrário é muita estrela para pouca vaga.

    Quanto a sua pergunta, Kleber, foco é Libertadores, pois acredito que nenhum torcedor ficará feliz com o título da taça Rio e derrota na Libertadores. Prefiro ser eliminado no Carioca a sair na Libertadores. Se tem elenco grande, bota pra jogar.

    Reply
    • Henrique,
      Conca só fica até dezembro, depois volta para a China. O Ederson, infelizmente, não se pode contar muito, considerando o histórico de lesões que tem ao longo da carreira.

      Acho que o Everton Ribeiro, com 27 anos de idade ainda, é uma enorme oportunidade de mercado, pois seria do clube por 4 anos… Para quem pagou 12 milhões no Mancuello, jogador sem qualquer poder de decisão e que só serve para compor elenco e ser um bom reserva, pagar 16 no Everton Ribeiro é até barato.

      Reply
      • Concordo, Diego!
        Tanto Conca quanto Éderson são verdadeiros pontos de interrogação.
        O argentino foi um dos grandes meias que vi jogando. Literalmente, levou por anos o Fluminense nas costas. Mas após contusão tão séria e, tendo que voltar pra China em dezembro, o Flamengo fez ÓTIMA contratação trazendo Éverton Ribeiro. Na minha opinião, um cracaço…
        Quanto ao Éderson, por incrível que pareça e, pelo tempo que está na Gávea, ainda não vimos uma sequência do jogador.
        O que me causa espanto, é que qualquer contusão, enterra o cara no DM por meses e meses.
        Até um aposentado “trabalha” mais que ele…

        Reply
  4. Não dá pra encontrar paciência pra se postar por aqui, a ideia é magnífica, mas é duro, é ruim de pegar com a mão. “O Ederson vai voltar” aí não se contrata o Everton Ribeiro, é verdade, eu li isso mesmo, não é ilusão de ótica não….

    Reply
    • Amigo KOVIC!
      Mesmo que volte! Nem assim engraxa as chuteiras do ex cruzeirense.
      Até porque, bichado e de vidro como é, pode voltar num jogo e ficar fora do time 1 ano.
      De mais a mais, com a volta do Conca e a suposta contratação do Éverton, não tem vaga no time.
      Se der mole, cai do banco… e, mais um ano no DM… kkkkkkkkk

      Reply
      • Grande Egon

        Fato é que, se está contratacão for sacramentada e o jogador fizer por merecer a sua titularidade, o que eu tenho lá minhas dúvidas, já expliquei acima a razão, ZR terá que mudar o esquema do time, pq conca, Diego e o E. Ribeiro, jogam mais por dentro… mas em condições normais de pressão e temperatura e um grande quebra cabeças que todo técnico gostaria de montá-lo.

        ABS e bom domingo
        SRN

        Reply
  5. *CONCA é um grande jogador vai ajudar muito o mengão. Mais um “problema” pra Zé Ricardo que tenta agradar a todos no elenco;
    *Fórmula do Campeonato é muito complicada, mas os clubes aceitam! Há muitos anos perdemos para os paulistas na organização e montagem dos elencos que são mais competitivos;
    *Zé Ricardo sendo prata da casa tem sobrevida! Todos torcem pra ele dar certo, inclusive eu, mas na realidade não estar dando, perdemos um campeonato nacional pela sua falta de experiência e na Libertadores vai no mesmo caminho, embora a qualidade do elenco possa superar isso;
    *Nelson Rodrigues foi genial, mas faltou admitir que também torcia pelo Flamengo.

    Reply
  6. Nobre Presidente, craque dificilmente não dá certo, portanto, acredito em grandes atuações do argentino.
    Quanto o regulamento do campeonato carioca, fica claro que é para beneficiar o Vasco, Robinson é um serviçal do Eurico. É simples, o Va2co não tem time para ganhar nenhum dos dois turnos, numa classificação de três clubes, teria muito menos para ter o maior número de pontos, por isso esse regulamento ridículo, que coloca o va2co nas semifinais. Quanto a Libertadores, honestamente não sei se temos time, mas fatalmente não temos técnico para isso.
    Que venha Everton Ribeiro!

    Reply
  7. Conca foi uma grande jogador há 02 anos atras…hoje é icognita, tomara que consiga repetir o futebol no Flamengo, se recupere e possa brilhar, aumentará muito o poder ofensivo do time.
    Poema de Nelson Rodrigues é sensacional!
    Quanto ao zoneado campeonato carioca, digo e repito o Flamengo deveria jogar todos jogos com o time sub 20, mesclado com os de reservas , já passou da hora de parar, de ficar sustentando a FFERJ e sua mafia. Pra que jogar com o time titular nesse Fla x Flu de Cariacica ?? Arriscar perder pro juvenil do FlorminenCe?? De que vale a taça Rio ??? Será que o marajá do R.Caetano não enxerga o perigo de se lesionar um jogador como Rever, Diego, Guerrero ou Arão !!Será que essa comissão técnica não conversa entre si ? Não tem planejamento ? Vamos nos concentrar na Libertadores e depois no brasileirão…pensar grande !!

    Fora R.Caetano !!

    Reply
  8. Se Everton ribeiro vier será a segunda grande contratação do Flamengo na gestão Bandeira, um grande jogador, com poucas lesoes, a 5 anos jogando em altíssimo nível, juntamente com Diego e Conca, teríamos grandes jogadores. Como citado acima não sei ainda porque Ederson não teve o contrato rescindido, um dos maiores prejuízos que o Flamengo já teve. Em três anos não completará nem 50 partidas e o seu histórico já mostrava que não era boa ideia. Sem contar que o preterido para Ederson vir, foi o Nenê que foi para o Vasco. Coisas do fraquíssimo Rodrigo Caetano. Conca é também um incógnita. Geralmente,jogadores que voltam de cirurgias em joelho, demoram muito para entrar em forma. E as competições que enfrentará exigem que esteja pronto. Brasileiro e libertadores. Então torcermos muito para que vá bem, mas sabemos que o risco é grande também em termos de jogar, pois no caso financeiro foi um bom negócio sim.
    Carioca uma piada e pensar que em 2004 a 2013 tínhamos um único campeonato estadual atraente do país, onde até os paulistas aplaudiam a fórmula. Aí veio 2014 e acabaram totalmente com o campeonato. Mas como o Eurico disse na ESPN, é a tv que manda.

    Reply
  9. Bom jogador é sempre bem vindo. Como já dito por ti, caro Kleber, um time não se faz só com 11 jogadores, ter elenco para disputar múltiplas competições sempre se faz necessário. O time será reforçado com a volta de Ederson, que se não machucasse tanto é um bom jogador, e teremos enfim a estréia de Conca. Vai ser muito bom para o time rodar os jogadores, isso fortalece o elenco e não desgasta tanto os principais jogadores, os chamados títulares. Um grande clube não pode se dar ao luxo de ter somente 11 jogadores de bom nível técnico, haja vista as muitas competições que disputa. Sendo assim, sou sempre favorável a que se contrate o que tem de melhor no mercado. Precisamos, urgente, de dois bons zagueiros para revezarem com Rever e Rafael Vaz, e urgentemente de um goleiro, pois Muralha não é nem de longe um goleiro inquestionável.

    Reply
  10. Boa noite aos amigos do blog, e o Everton Ribeiro, vem mesmo ? Tomara … Não dá pra contar com o Ederson, infelizmente …
    Tenho uma ideia sobre o Cirino pouco convencional , o que acham ?
    Minha sugestão ,seria o Fla adquirir os outros 50% dele, com troca de jogador , como Léo e Adryan, e , dono de 50% do Cirino, oferecer pra Doyen em troca dos 50% que teremos que pagar a eles, aí eles ficariam com 100% do Cirino, poderia coloca-lo em outro clube , e de quebra , o Fla se livraria desse bonde é dessa fortuna a pagar , por favor comentem , abraços .

    Reply
    • Thiago,
      A Doyen tem garantido 19 milhões no final do ano.
      Hoje o Cirino não deve valer nem 5 milhões, e nem nunca mais valerá algo mais, pois é ruim de bola.
      Pela sua proposta, então, eles aceitariam os outros 50% e abririam mão de certos 19 milhões (QUE NUNCA MAIS VÃO CONSEGUIR NESTE CABEÇA DE BAGRE). Um negócio desses só se os investidores desta empresa odiarem dinheiro. kkkk

      Reply
      • Amigos Thiago e Diego!
        Minha proposta sobre Girino é um pouco diferente da dos amigos…
        1º caminhão de lixo que estacionar na Gávea, joga o cara dentro e manda entregar na Doyen!
        De brinde, ainda manda Damião…

        Reply
  11. Sinceramente me espanta muito a incompetência da direção de futebol do Flamengo. Num jogo que não vale nada, como esse Fla x Flu, para que escalar Diego e Arão ?? Porque não escalar a zaga mais entrosada com Donati e Juan? Parece que Ze Ricardo esta com medo de deixar o Juan jogar e , logicamente, com isso ,tomar a vaga desse bonde do Rafael Vazco…..
    Por que não escalar o Ronaldo ?
    Tomara que não tenhamos lesões nessa pelada de hoje !
    Fora R.Caetano !!

    Reply
  12. Os 10 motivos para o Flamengo não ganhar nada em 2017:
    1- Zé Ricardo
    2- Vaz
    3- Pará
    4- Damião
    5- Gabriel Peteleko
    6- Muralha
    7- MA
    8- Rodrigo Caetano
    9- Cirino
    10- EBM

    Reply
  13. Caro presidente e amigos,
    Entramos no mês de Abril e com ele ventos assustadores ameaçam vir sobre nosso querido Flamengo. Teremos jogos que poderão decidir o destino do Flamengo em 2017. O elenco, que já é um dos dois melhores do país, está à deriva, sem comando, principalmente ali ao lado das quatro linhas! É mister que algo seja feito com a máxima urgência, já que se torna cada vez mais nítido que, por conta da estratégia que vem sendo utilizada pela comissão comandada por Zé Ricardo, o elenco apresenta cada vez mais jogadores sem ritimo de jogo e, consequentemente, com absoluta falta de confiança, o que, bem sabemos, é requisito fundamental para alta performance.
    Não é mais possível toda essa condescendência com jogadores tais como Vaz e Márcio Araújo (que, pasmem, o que vemos hoje já é o maximo que podem oferecer), enquanto se veda aos atletas como Cirino (sim ele!), Berrío, Donatti e Rómulo à mesma oportunidade e paciência para adquirirem o tão necessário ritmo, JOGANDO, podendo assim apresentar o que tem de melhor. Simplesmente um critério equivocado pra dizer o mínimo! Ou será que a comissão está correta e todos esses jogadores e alguns outros desaprenderam a jogar?!?!?
    E o que dizer da total falta de opções de jogadas treinadas em bolas paradas????
    Penso que o Zé Ricardo se adequaria bem à posição de elo de ligação entre a estrutura profissional e a base do clube. Jamais (nesse momento), como o líder da comissão técnica do maior clube da América do Sul. Com ele, a equipe se mostra sem dinâmica, consistência, previsível e incapaz de mudar a maneira de jogar dentro do próprio jogo.
    Então resta a pergunta: qual o preço o Flamengo ainda deverá pagar em 2017 até que esses erros estratégicos e práticos sejam corrigidos???
    Espero sinceramente estar totalmente equivocado…
    SRN

    Reply
  14. Prezados,
    Por anos vi o Flamengo com treinadores TOP, porém, com elencos horríveis, estrutura física amadora e caos financeiro.. Agora que tem um ótimo elenco, estrutura de time grande e salários em dia, é “treinado” por um amador.
    Lembro que da seleção de Dunga diziam que o Brasil não tinha mais bons jogadores, que a safra era horrível.. Bastou trocar de treinador para mudar tudo. É o que o Flamengo precisa, em primeira atitude, demitir esse inútil e fraco Zé Ricardo!
    Ainda tem torcedor iludido que diz “mas ele ficou em terceiro no BR”. Meu amigo, que outro treinador teve tão bom elenco e tão boas condições de trabalho nos últimos 17 anos? NENHUM!
    Infelizmente, esse erro grave no comando só será visto pela Diretoria após eliminação precoce na Libertadores + perda de pontos importantes na reta inicial do Brasileiro, culminando em mais um ano sem títulos!

    LEVIR CULPI continua desempregado!

    Reply
  15. Olá, amigos da Nação Rubro-Negra. Ando meio sumido dos comentários, mas passo aqui diariamente para degustar das pérolas de sabedoria daquele que é certamente um dos mais qualificados espaços de debate sobre o futebol brasileiro.

    Sobre os assuntos do post e pela ordem. Conca: craque, jogou muito e jogar não se desaprende. Resta saber qual será o tempo para retomar o nível físico. Detalhe: Ronaldo Fenômeno foi para a Copa de 2002 bichado, sem ter completado a recuperação e o resto, sabemos, é história. Naquela ocasião, Felipão apostou no talento e no potencial. Deu muito certo.

    Carioca: há uns dois ou três anos o Atlético Paranaense tem mandado o time sub-20 ou sub-23 jogar, enquanto arma pré-temporada na Europa e na Ásia com torneios amistosos. Não é nada, não é nada, mas o time (de porte médio) já faz uma Libertadores digna, gera temor quanto à próxima partida contra o Flamengo e tem feito Brasileirões hiper regulares. Os estaduais perderam sua razão de ser. São a principal causa da nossa defasagem com relação à Europa. Só servem para desgastar elenco, eliminar a chance de pré-temporada e gerar pressão na hora errada, em começo de trabalho. Já pensaram se Vinícius Jr. tivesse um carioca inteiro para amadurecer? Nesta altura já poderia estar jogando como titular na Libertadores.

    Por fim, Nelson, certamente o maior tradutor dos sentimentos do futebol brasileiro: fiquei muito feliz de encontrar este post em minhas coisas antigas no Face. Mostra que o Brasil já foi muito melhor, em todos os aspectos. Quando o maior dos tricolores consegue traduzir de forma tão brilhante o sentimento que perpassa o maior rival, notamos a pobreza em que nos encontramos atualmente.

    Mais uma vez, forte abraço a todos e saudações de um colorado sumido!

    Reply

Comente.